Abrir a Rosca Quadrada Interna

2
TORNEIRO MECÂNICO OPERAÇÃO ABRIR A ROSCA QUADRADA INTERNA DEFINIÇÃO: Consiste em dar forma quadrada ao filete com uma ferramenta de perfil, conduzida automaticamente pelo carro. O avanço deve ser igual ao passo da rosca por volta completa do material; o avanço de profundidade de corte da ferramenta atua no sentido do centro do material para a sua periferia. Utiliza-se preliminarmente na abertura de vãos, na construção de roscas trapezoidal e dente de serra. Embora esteja em desuso, ainda aplica-se em peças sujeitas a pancadas e grandes esforços. Processo de execução: Passo: Prepare o material. a) Fure (fig.1). b) Broqueie (fig.2). c) Faça o canal de saída e o rebaixo de referência (fig.3). Passo: Prenda a ferramenta de roscar interno (figs. 4 e 5). Observação: Pode-se trabalhar com a ferramenta em posição normal, em cujo caso a profundidade se dá avançando-a em direção ao operador. WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 1

Transcript of Abrir a Rosca Quadrada Interna

Page 1: Abrir a Rosca Quadrada Interna

TORNEIRO MECÂNICO OPERAÇÃO

ABRIR A ROSCA QUADRADA INTERNA

DEFINIÇÃO: Consiste em dar forma quadrada ao filete com uma ferramenta de perfil, conduzida automaticamente pelo carro. O avanço deve ser igual ao passo da rosca por volta completa do material; o avanço de profundidade de corte da ferramenta atua no sentido do centro do material para a sua periferia. Utiliza-se preliminarmente na abertura de vãos, na construção de roscas trapezoidal e dente de serra. Embora esteja em desuso, ainda aplica-se em peças sujeitas a pancadas e grandes esforços. Processo de execução: 1º Passo: Prepare o material. a) Fure (fig.1). b) Broqueie (fig.2). c) Faça o canal de saída e o rebaixo de referência (fig.3).

2º Passo: Prenda a ferramenta de roscar interno (figs. 4 e 5). Observação: Pode-se trabalhar com a ferramenta em posição normal, em cujo caso a profundidade se dá avançando-a em direção ao operador.

WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 1

Page 2: Abrir a Rosca Quadrada Interna

Observação: Marque na ferramenta uma referência para indicar a profundidade que ela deve atingir (fig.6).

3º Passo: Prepare o torno. a) Disponha as alavancas para o avanço ou monte as engrenagens. b) Determine a rotação (tabelado). 4º Passo: Ligue o torno, aproxime a ferramenta até que a mesma toque no material e tome referência no anel graduado. 5º Passo: Inicie a rosca. a) Desengate o carro ou desligue o torno quando a ferramenta chegar ao canal. b) Volte à posição inicial de corte e dê novo passe. c) Repita os ítens a e b até chegar ao final da rosca. Observação: Usar fluido de corte. 6º Passo: Faça a verificação com calibrador ou com a peça-macho.

WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 2