Abrir Rosca Trapezoidal (Externa Ou Interna

3
TORNEIRO MECÂNICO OPERAÇÃO ABRIR ROSCA TRAPEZOIDAL (EXTERNA OU INTERNA DEFINIÇÃO: É produzir uma rosca sobre a superfície cilíndrica externa ou interna de um material através da ação de ferramentas que dão forma trapezoidal ao perfil do filete. Aplica-se na construção de parafusos e porcas que resistem a grandes esforços e nos que transmitem movimentos, quais sejam os de tornos, fresadores e plainas limadoras. Processo de execução: Passo: Monte e prepare o material. Passo: Prepare o torno para roscar. Passo: Monte a ferramenta e abra um sulco retangular (figs. 1 e 2). a) Tome referência no anel graduado do carro transversal. b) Inicie o corte como para rosca quadrada externa. c) Dê os passes necessários até completar a rosca. Observações: 1. Para as roscas externas é recomendável usar suporte flexível, a fim de evitar trepidações no material. 2. Usar fluido de corte adequado. 3. A largura do bedame deve ser ligeiramente menor do que a da ferramenta de perfil trapezoidal. WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 1

Transcript of Abrir Rosca Trapezoidal (Externa Ou Interna

Page 1: Abrir Rosca Trapezoidal (Externa Ou Interna

TORNEIRO MECÂNICO OPERAÇÃO

ABRIR ROSCA TRAPEZOIDAL (EXTERNA OU INTERNA DEFINIÇÃO: É produzir uma rosca sobre a superfície cilíndrica externa ou interna de um material através da ação de ferramentas que dão forma trapezoidal ao perfil do filete. Aplica-se na construção de parafusos e porcas que resistem a grandes esforços e nos que transmitem movimentos, quais sejam os de tornos, fresadores e plainas limadoras. Processo de execução: 1º Passo: Monte e prepare o material. 2º Passo: Prepare o torno para roscar. 3º Passo: Monte a ferramenta e abra um sulco retangular (figs. 1 e 2).

a) Tome referência no anel graduado do carro transversal. b) Inicie o corte como para rosca quadrada externa. c) Dê os passes necessários até completar a rosca. Observações:

1. Para as roscas externas é recomendável usar suporte flexível, a fim de evitar trepidações no material.

2. Usar fluido de corte adequado.

3. A largura do bedame deve ser ligeiramente menor do que a da ferramenta de perfil trapezoidal.

WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 1

Page 2: Abrir Rosca Trapezoidal (Externa Ou Interna

4º Passo: Monte a ferramenta e torneie os flancos da rosca. a) Posicione e fixe a ferramenta com o auxílio de um verificador de ângulos (figs.3 e

4 )

b) Engate o carro e posicione a ferramenta no centro do canal (figs. 5 e 6).

c) Tome referências no anel graduado. d) Dê os passes necessários até completar a rosca.

WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 2

Page 3: Abrir Rosca Trapezoidal (Externa Ou Interna

Observações: 1. Em roscas de passos maiores, é preferível o uso de duas ferramentas, para perfilar

os flancos da rosca, um de cada vez (figs. 7 e 8).

2. Para abertura da rosca à direita, deve-se utilizar primeiro a ferramenta B (figs. 7 e

8). 5º Passo: Verifique a rosca com um calibrador ou com a contra-peça. 6º Passo: Termine, fazendo chanfro (figs. 9 e 10) eliminado as rebarbas.

WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 3