AB‟SABER, A Amazônia: do discurso CIÊNCIAS … processo econômico que tem contribuído na...

21
AVALIAÇÃO 3º s ANOS PROVA G1 2 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES FORMANDO PARA A VIDA Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju SE Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005 29/07/2017 (3º Ano) Formar para a vida INSTRUÇÕES Para cada questão a seguir, apenas uma alternativa estará correta. Portanto o aluno deverá marcar apenas uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 30 Questão 01 ================================= No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica: (A) Desertificação das áreas afetadas (B) Poluição dos rios temporários (C) Queimadas dos remanescentes vegetais (D) Desmatamento das matas ciliares (E) Contaminação das águas subterrâneas Questão 02 ================================= A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado. AB‟SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996. Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é: (A) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras. (B) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas. (C) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país. (D) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta. (E) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras. Questão 03 ================================ Levando-se em consideração a paisagem selecionada, a única característica climática correta para a região destacada é: (A) inexistência de pluviosidade. (B) elevada evapotranspiração. (C) reduzida taxa de insolação. (D) alta amplitude térmica. (E) intensa umidade relativa do ar.

Transcript of AB‟SABER, A Amazônia: do discurso CIÊNCIAS … processo econômico que tem contribuído na...

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

2 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

INSTRUÇÕES

Para cada questão a seguir, apenas uma alternativa estará correta. Portanto o aluno deverá marcar apenas uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA.

ATENÇÃO

Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 01 a 30

Questão 01 =================================

No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica:

(A) Desertificação das áreas afetadas

(B) Poluição dos rios temporários

(C) Queimadas dos remanescentes vegetais

(D) Desmatamento das matas ciliares

(E) Contaminação das águas subterrâneas

Questão 02 =================================

A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.

AB‟SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.

Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:

(A) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.

(B) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.

(C) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.

(D) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.

(E) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.

Questão 03 ================================

Levando-se em consideração a paisagem selecionada, a única característica climática correta para a região destacada é:

(A) inexistência de pluviosidade.

(B) elevada evapotranspiração.

(C) reduzida taxa de insolação.

(D) alta amplitude térmica.

(E) intensa umidade relativa do ar.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 04 =================================

Estabeleça a relação entre as duas colunas, considerando as principais formações vegetais do planeta.

1) Floresta equatorial

(__) Própria de verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos. No sul da Europafoi intensamente desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras.

2) Mediterrânea

(__) Ocorre em altas latitudes do hemisfério Norte, típica de clima subpolar. Bastante exploradas para a utilização de madeira e fabricação de papel.

3) Pradaria (__) Composta basicamente por gramíneas, ocorre em áreas de climasubtropical e solos ricos em matéria orgânica.

4) Taiga (__) Ocorre em áreas delimitadas pelos trópicos, com temperaturas e pluviosidade elevadas. Concentra a maior biodiversidade entre os demais domínios.

5) vegetação de altitude

(__) caracteriza-se como um bioma azonal com predomínio de um estrato herbáceo com aparente atrofia pela baixa concentração de O² e CO².

A ordem correta da relação estabelecida está na opção:

(A) 1, 4, 5, 2, 3.

(B) 2, 4, 3, 1, 5.

(C) 2, 1, 3, 5, 4.

(D) 2, 1, 5, 3, 4.

(E) 3, 5, 4, 1, 3.

Questão 05 =================================

O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados "pontos quentes", ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.

PINTO, PP: DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade Cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado)

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a:

(A) intensificação da atividade turística.

(B) implantação de parques ecológicos.

(C) exploração dos recursos minerais.

(D) elevação do extrativismo vegetal.

(E) expansão da fronteira agrícola.

Questão 06 =================================

Considerando-se o mapa e os conhecimentos das estratégias geopolíticas para um melhor controle da Amazônia brasileira, é correto afirmar que o

Do G1, 2014

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

4 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(A) Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) tem por finalidade a integração das forças armadas, visando à defesa da região.

(B) Estado brasileiro, através dos projetos Calha Norte e Sipam/Sivam, tem total controle das vastidões da Região Amazônica.

(C) Projeto Calha Norte teve origem no governo militar, na década de 70 do século passado, e visava, inicialmente, povoar as fronteiras do norte do país.

(D) Projeto Jari, localizado nos limites dos estados de Roraima e do Amazonas, empreendimento de assentamento agrícola que reforça a soberania amazônica.

(E) Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) promove informações sobre meio ambiente, que são enviadas aos órgãos governamentais atuantes na região.

Questão 07 =================================

Nem cinco, nem três – quatro Brasis.

A proposta de divisão regional é uma síntese sedutora de um discurso geográfico sobre o Brasil e a globalização. O seu ponto de partida é o anacronismo dos discursos elaborados há mais de três décadas. A regionalização sugerida por Milton Santos e Maria Laura Silveira pretendia registrar a difusão diferencial do meio técnico-científico-informacional. [...]A principal diferença está na elucidação do conceito pela sua conexão implantada das infra estruturas e das redes que veiculam a atual revolução tecnológica no Brasil. [...]A região concentrada corresponde a soldagem do Sul e Sudeste reflete a descentralização industrial recente e a implantação de infra estruturas técnicas que a sustentam.

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Adaptado.

A temática abordada permite relacionar ao padrão regional citado como:

(A) Área de povoamento antigo onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa.

(B) Região marcada pela rarefação demográfica, baixa densidade técnica sistemas informacionais insipientes nacionalmente.

(C) Base, Infra estruturas e redes informacionais descontínua com padrão sócio espacial engessado tecnologicamente”.

(D) Ambiente de intenso fluxo de mercadorias, capitais e informações que desempenha funções de globais na economia.

(E) Área de ocupação periférica, fundada na especialização agropecuária e na industrialização subordinada.

Questão 08 =================================

Quero ver do Sul ao Norte

O nosso caboclo forte

Trocar a casa de palha

Por confortável guarida

Quero a terra dividida

Para quem nela trabalha

[...]

Eu quero o agregado isento

Do terrível sofrimento

Do maldito cativeiro

Quero ver o meu país

Rico, ditoso e feliz

Livre do jugo estrangeiro

Patativa de Assaré/ Antônio Gonçalves da Silva

Os fragmentos acima estão associados fundamentalmente à seguinte característica brasileira:

(A) Expansão acelerada da violência urbana.

(B) Retração produtiva dos setores industriais.

(C) Disparidade econômica entre as regiões nacionais.

(D) Crescimento desordenado das áreas metropolitanas.

(E) Dinâmica populacional da sub-região Agrestina.

Questão 09 =================================

Sobre o complexo regional agrestino, podemos concluir que

(A) nas áreas do Nordeste onde predominam o substrato cristalino e o clima úmido e solo arenoso.

(B) os solos nordestinos são autóctones, não havendo solos transportados pelos agentes erosivos.

(C) o Agreste apresenta uma grande diversidade de paisagens e de cultivos, por ser uma zona de transição.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

5 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(D) as caatingas apresentam vegetação xerófita, solos ricos em sais minerais e fauna diversificada.

(E) o Meio-norte confere a transição entre a floresta amazônica e a e a floresta de araucárias.

Questão 10 =================================

'MONOPÓLIO' BRASILEIRO DO NIÓBIO GERA COBIÇA MUNDIAL,

CONTROVÉRSIA E MITOS’

Com 98% das reservas, Brasil não tem política específica para o mineral.

Exportações cresceram 110% em 10 anos e somaram US$ 1,8 bi em 2012.

Darlan Alvarenga

Do G1, em São Paulo

Sobre o mineral nióbio podemos afirmar:

(A) Corresponde a um mineral metálico encontrado nas estruturas de crótons.

(B) Trata-sede um recurso mineral ferroso típico de estruturas geológicas modernas.

(C) Relaciona-se a classe dos minerais fosseis amplamente utilizado para geração de energia.

(D) Encontra-se facilmente nas principais unidades de bacias sedimentas brasileiras.

(E) Trata-se de um recurso mineral não ferroso encontrado em estruturas geológicas ressentes.

Questão 11 =================================

A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança de quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevações coloniais:

(A) Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates.

(B) Guerra dos Mascates, Motim do Pitangui e Revolta dos Malês.

(C) Conspiração dos Suassunas, Inconfidência Mineira e Revolta do Maneta.

(D) Confederação do Equador, Revolta de Felipe dos Santos e Revolta dos Malês.

(E) Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.

Questão 12 =================================

A Guerra dos Emboabas (1707-1709) e a Inconfidência Mineira (1789) foram revoltas ocorridas no Brasil. Sobre elas, assinale a alternativa correta:

(A) Ambas tinham o objetivo de separar o Brasil de Portugal e ocorreram na região da mineração.

(B) A primeira e considerada uma revolução separatista e mais radical do que a segunda, tendo ocorrido na região de São Paulo e liderada pelos Bandeirantes.

(C) Tanto a primeira como a segunda foram influenciadas pelas ideias iluministas e pela independência das Treze Colônias inglesas, mas só a segunda teve êxito nos seus objetivos.

(D) A primeira foi bem-sucedida, garantindo aos paulistas a posse da região da mineração, enquanto a segunda foi reprimida pela Coroa portuguesa antes de acontecer.

(E) Ambas ocorreram na mesma região do Brasil, contra a dominação portuguesa na área da mineração, no entanto, somente a segunda teve influência das ideias iluministas europeias.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

6 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 13 =================================

"A confrontação entre a loja e o engenho tendeu principalmente a assumir a forma de uma contenda municipal, de escopo jurídico-institucional, entre um Recife florescente que aspirava à emancipação e uma Olinda decadente que procurava mantê-Io numa sujeição irrealista. Essa ingênua fachada municipalista não podia, contudo, resistir ao embate dos interesses em choque. Logo revelou-se o que realmente era, o jogo de cena a esconder uma luta pelo poder entre o credor urbano e o devedor rural."

(Evaldo Cabral de Mello. A fronda dos mazombos, São Paulo, Cia. das Letras, 1995, p. 123).

O autor refere-se:

(A) ao episódio conhecido como a Aclamação de Amador Bueno.

(B) à chamada Guerra dos Mascates.

(C) aos acontecimentos que precederam a invasão holandesa de Pernambuco.

(D) às consequências da criação, por Pombal, da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco.

(E) às guerras de Independência em Pernambuco.

Questão 14 =================================

A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:

(A) movimentos isolados em defesa de ideias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;

(B) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;

(C) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português;

(D) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.

(E) manifestações separatistas de ideologia liberal contrárias ao domínio português.

Questão 15 =================================

(...) o número de refinarias, na Holanda, passara de 3 ou 4 (1595) para 29 (1622), das quais 25 encontravam-se em Amsterdã, que se transformara no grande centro de refino e distribuição do açúcar na Europa.

Elza Nadai e Joana Neves

A respeito do aumento de interesse, por parte dos holandeses, não apenas na refinação do açúcar brasileiro, mas também no transporte e distribuição desse produto nos mercados europeus, acentuadamente no século XVII, é correto afirmar que:

(A) com a União Ibérica (1580-1640), os holandeses desejavam conquistar militarmente o litoral nordestino para obter postos estratégicos na luta contra a Espanha.

(B) a ocupação de Salvador, em 1624, por tropas flamengas, foi um sucesso, do ponto de vista militar, para diminuir o poderio de Filipe II, rei da Espanha.

(C) a criação da Companhia das Índias Ocidentais foi responsável pela conquista do litoral ocidental da África, do nordeste brasileiro e das Antilhas, visando obter mão-de-obra para as lavouras antilhanas.

(D) o domínio holandês, no nordeste brasileiro, buscava garantir o abastecimento de açúcar, controlando a principal região produtora, pois foi graças ao capital flamengo, que a empresa açucareira pode ser instalada na colônia.

(E) a Companhia das Índias Ocidentais, em 1634, na luta pela conquista do litoral nordestino, propõe a proteção das propriedades brasileiras submetidas à custódia holandesa, porém, em troca, os brasileiros não poderiam manter sua liberdade religiosa.

Questão 16 =================================

No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção... Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de

(A) igualdade jurídica.

(B) direitos de herança.

(C) liberdade de movimento.

(D) privilégios coletivos.

(E) garantias de propriedade.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

7 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 17 =================================

O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela algumas características de uma determinada corrente de pensamento.

“Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.”

(Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991)

Do ponto de vista político, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar

(A) a existência do governo como um poder oriundo da natureza.

(B) a origem do governo como uma propriedade do rei.

(C) o absolutismo monárquico como uma imposição da natureza humana.

(D) a origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.

(E) o poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.

Questão 18 =================================

Na sua obra clássica, publicada em 1776, “A Riqueza das Nações”, o escocês Adam Smith descrevia o funcionamento de uma formada produção de alfinetes: “um homem puxa o arame, o outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto o afia, um quinto o esmerilha na outra extremidade para a colocação da cabeça; para se fabricar a cabeça são necessárias duas ou três operações distintas; a colocação da cabeça é muito interessante, ao polimento final dos alfinetes também; até a sua colocação no papel constitui, em si mesma, uma atividade.,,’

Smith dizia que 10 homens, dividindo o trabalho, produziam ao fim de um dia 48 mil alfinetes. Se a produção fosse artesanal, um homem produziria apenas

20 alfinetes por dia e os dez homens juntos somente 200 alfinetes.

Assim, a forma histórica de trabalho descrita por Smith, as principais consequências econômicas dessa nova forma de produção, e o real avanço para a sociedade são, respectivamente a

(A) divisão manufatureira do trabalho - o aumento da produção e a liberdade de comércio.

(B) produção artesanal - a industrialização e a liberdade de comércio.

(C) a divisão manufatureira do trabalho - o aumento da produção e o monopólio do comércio.

(D) a produção artesanal - o aumento da produção e a liberdade de comércio.

(E) a cooperação fabril - a industrialização e o monopólio do comércio.

Questão 19 =================================

Robespierre - Que se passa por aqui? III Cidadão - Que pode se passar? Passa-se que aquelas poucas gotas de sangue de agosto e setembro não deram para as bochechas do povo ficarem coradas. A guilhotina anda muito devagar. Precisamos de um bom aguaceiro! I Cidadão - Nossas mulheres e filhos bradam por pão; queremos cevá-los com carne da aristocracia. Vamos! Mata os que não têm casaco esburacado! Todos- Mata! Mata!

(BÜCHNER, Georg. A Morte de Danton. Quadros dramáticos da época do Terror na França. Trad. Mario da Silva, Clássicos de Bolso, Ed. Tecnoprint S.A. s/d)

O drama, escrito entre 1834/35, retrata o momento da Revolução Francesa em que os jacobinos estão no poder, tentando varrer da França os "traidores" da Revolução, e assim o período retratado

(A) permitiu o atendimento das demandas populares e preservou os privilégios do clero e da nobreza.

(B) garantiu a permanência da alta burguesia (gironda) e da nobreza em aliança pela defesa da revolução.

(C) preservou os direitos feudais e garantiu os privilégios da nobreza francesa conciliados com os avanços burgueses.

(D) conservou uma Constituição de feição liberal e defendeu o voto censitário garantindo participação política da burguesia.

(E) foi o momento mais radical do processo revolucionário e teve ampla participação popular.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

8 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 20 =================================

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. “Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis”, dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevêa existência de distinções sociais, ainda que “somente no terreno da utilidade comum”. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começava sem empecilhos, pressuponha-se como fato consumado que os corredores não terminariam juntos. A declaração afirmava (posição contrária à hierarquia da nobreza ou absolutismo) que “todos os cidadãos têm o direito de colaborar na elaboração das leis”; mas “tanto pessoalmente como através de seus representantes”. E a assembleia representativa que ela vislumbrava como o órgão fundamental de governo não era necessariamente uma assembleia democraticamente eleita, tampouco, no regime que estava implícito, pretendia-se eliminar os reis.

(Eric Hobsbawm.)

Segundo Hobsbawn, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um marco da história ocidental, pois

(A) inaugurou a era das perseguições políticas.

(B) adotou e generalizou um novo calendário.

(C) propôs o universalismo dos direitos humanos.

(D) foi a primeira revolução a instituir o Estado de Direito.

(E) efetivamente instituiu um modelo democrático de governo.

Questão 21 =================================

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.

SANTOS M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado).

O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio:

(A) Das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.

(B) Das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.

(C) Das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.

(D) Dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.

(E) Da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.

Questão 22 =================================

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos Homens: a geografia. São Paulo: Contexto,2010 (adaptado)

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:

(A) Política de apropriação efetiva do espaço.

(B) Econômica de uso de recursos do espaço.

(C) Privada de limitação sobre a utilização do espaço.

(D) Natural de composição por elementos físicos do espaço.

(E) Simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Questão 23 =================================

Segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inúmeras gigatoneladas de gases do efeito estufa de origem antropogênica (oriundos de atividades humanas) vêm sendo lançadas na atmosfera há séculos. A figura mostra as emissões em 2010 por setor econômico.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

9 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Com base na figura e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

(A) Os setores econômicos de Construção e Produção de outras energias, juntos, possuem menores emissões de gases do efeito estufa antropogênicos do que o setor de Transporte, tendo como principal exemplo ocorrências no sudeste asiático.

(B) As maiores emissões de CH4 de origem antropogênica devem-se ao setor econômico da Agricultura e outros usos da terra, em razão das queimadas, principalmente no Brasil e em países africanos.

(C) As maiores emissões de gases do efeito estufa de origem antropogênica vinculadas à Produção de eletricidade e calor ocorrem nos países de baixo IDH, pois estes não possuem políticas ambientais definidas.

(D) Um quarto do conjunto de gases do efeito estufa de origem antropogênica lançados na atmosfera é proveniente do setor econômico de Produção de eletricidade e calor, em que predomina a emissão do CO2, ocorrendo com grande intensidade nos EUA e na China.

(E) A Indústria possui parcela significativa na emissão de gases do efeito estufa de origem antropogênica, na qual o N2O é o componente majoritário na produção em refinarias de petróleo do Oriente Médio e da Rússia.

Questão 24 =================================

Estamos acostumados a pensar o que é a cidadania a partir de seu vínculo com a questão dos direitos e muitas vezes dos direitos políticos apenas. Mas, a cidadania é muito mais que isso.

A partir da análise da charge e dos conceitos relativos à cidadania, é possível concluir que:

(A) A cidadania coloca-se à exigência do interesse e cuidado com a coisa pública e não à afirmação de direitos civis e sociais.

(B) Ser cidadão é saber conciliar direitos e deveres sociais para o bem comum da coletividade e preservação do ambiente em que se vive.

(C) A preservação do meio ambiente é um problema de educação política e não de cidadania, já que esta se refere aos direitos que devemos ter dentro de uma sociedade.

(D) A prática cidadã impõe deveres civis às pessoas que compõem uma dada sociedadee tais deveres explicam nossa ação ao ambiente, pois cada pessoa procurando seus direitos esquecem de preservar a natureza.

(E) A consciência cidadã implica numa tomada de atitudes referentes aos direitos civis e políticos, cabendo somente ao Estado a responsabilidade pelo lixo produzido nas cidades.

Questão 25 =================================

A Carta da Terra Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que o meio de uma diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (...)

Preâmbulo da Carta da Terra. Em: www.eartcharter.org.

Fonte: http://karlacunha.com.br/tag/charges/, acesso em 20/11/2012.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

10 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

A partir da análise do texto e da charge é possível concluir acerca da ética ambiental que:

(A) O conceito de desenvolvimento sustentável começou a fomentar ideias errôneas entre as pessoas, associando a poluição do meio ambiente com economia e pouco contribuiu para a solução de problemas.

(B) Em 2012, o Brasil foi o palco do encontro da maior conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Foram discutidas nessa ocasião a Agenda 21 e economia verde. Infelizmente, devido à crise econômica, países da União Europeia não participaram do evento.

(C) Um ato que demonstra o que o texto aborda foi o acordo de Paris em 2015 queteve como objetivo fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e capacitar os países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.

(D) Apesar de termos feitos vários acordos globais a efetiva ação por parte dos países membros da ONU pouco resultou em mudanças gerais para o meio ambiente e nenhuma atitude foi tomada até agora com um intuito de diminuir os impactos das mudanças climáticas.

(E) A charge e o texto apontam apenas para um fim trágico para a humanidade, ou seja, não há esperança para a humanidade e todos estamos fadados ao fracasso com a possível extinção da vida no planeta.

Questão 26 =================================

Milhares de manifestantes se reuniram na capital do Quênia, Nairóbi, em apoio a uma mulher que foi agredida e teve suas roupas arrancadas por um grupo de homens em um ponto de ônibus, sob a justificativa de usar uma minissaia “tentadora”. Na sequência do incidente, grupos tradicionais pediram às mulheres locais para se vestirem “decentemente”.

“Há muitas situações em que as mulheres são humilhadas em público por supostamente usarem roupas indecentes. Isso acontece com muita frequência no Quênia”, afirmou WambuiNgige, responsável pela campanha “Meu vestido, minha escolha” (#MyDressMyChoice), que viralizou no Twitter, à Deutsche Welle. “Desta vez, nós decidimos que não vamos mais ficar em silêncio. Uma mulher no Quênia deve ter o direito de se vestir como ela quiser. Isso faz parte da nossa Constituição”, completa.

DICHTCHEKENIAN, Patrícia. “Meu vestido, minha escolha”: manifestação pede fim da violência contra mulher no Quênia. Opera Mundi, São Paulo, 17 nov. 2014. Disponível em: <http://operamundi.uol.com.br>. Acesso em: 12 dez. 2015. (adaptado)

O protesto gerou repercussão em outros países do continente, como Etiópia e África do Sul, que demonstraram apoio à causa. O episódio relatado denuncia um exemplo de

(A) discriminação racial.

(B) violência de gênero.

(C) preconceito social.

(D) choque de gerações.

(E) intolerância homofóbica.

Questão 27 =================================

A charge apresentada faz alusão a um importante conceito das Ciências Sociais conhecido como

(A) etnocentrismo.

(B) nacionalismo.

(C) evolucionismo.

(D) racismo.

(E) individualismo.

Questão 28 =================================

Fotografia tirada durante os eventos que mobilizaram os estudantes da Universidade de Berkeley, Califórnia, Estados Unidos, em 1964. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 25 maio 2013. Tradução : “Liberdade de expressão”.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

11 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

A década de 1960, chamada de “década da rebeldia”, foi caracterizada por uma efervescência cultural e política em nível mundial, em que surgiram novos sujeitos históricos em busca de espaço e liberdade, impulsionando importantes movimentos sociais, identificados, nos EUA, com as lutas dos

(A) operários, em função da ausência de leis trabalhistas.

(B) negros por direitos civis e reconhecimento social.

(C) estudantes universitários por privilégios políticos e profissionais.

(D) ecologistas pelos direitos dos animais diante do aquecimento global.

(E) jovens pela intervenção imediata do país na Guerra do Vietnã.

Questão 29 =================================

A verdade é que o acesso mais intenso das mulheres à educação escolar não tem garantido de fato uma igualdade de oportunidade a toda e qualquer mulher, bem como a experiência da coeducação; isto é, meninos e meninas, rapazes e moças não vivenciam o mesmo currículo, pois a antiga segregação sexual escolar, com seus currículos diferenciados, deixou suas marcas.

PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. p. 352.

Ao ler o excerto, pode-se perceber que as mulheres

(A) têm as mesmas possibilidades de acesso aos mecanismos de cidadania.

(B) enfrentam dificuldades ao acesso de diferentes patamares sociais.

(C) alcançam benefícios sociais semelhantes aos do universo masculino.

(D) defendem que a educação as insere em igual medida na sociedade.

(E) apoiam as diferenças curriculares como mecanismo de ascensão inclusiva.

Questão 30 =================================

Reprodução

“Na primeira vez que estive aqui, em 1987, fiquei chocado ao ver na TV, em revistas, não havia negros. Melhorou um pouco. Mas havia muito a fazer. Quem nunca veio ao Brasil e vê a TV brasileira via satélite vai pensar que todos os brasileiros são loiros de olhos azuis.”

Spike Lee. In: Márcia Pereira Leite, “Preconceito racial e racismo institucional no Brasil”, ed nº 60, Le Monde Diplomatique. p. 24.

A respeito do comentário do cineasta, que visitou o Brasil recentemente e problematizou uma temática que sempre revisita os debates democráticos em nosso país, podemos inferir que

(A) a nação brasileira já alcançou a pretendida paridade de direitos entre as diferentes etnias que fazem a composição de nossa pluralidade racial e o olhar do cineasta é distante da realidade democrática hoje vivenciada.

(B) o Brasil é um exemplo de país que venceu suas disparidades sociais fundamentadas na cor da pele, o que demonstra como nossas instituições democráticas estão amadurecidas.

(C) a revolução negra brasileira se expressa em nossa democratização, quando a sociedade brasileira escolheu pela abertura liberal, consolidada pela Constituição de 1988, na qual o racismo é tido como crime inafiançável.

(D) o comentário do cineasta reverbera na consciência democrática brasileira que tem alcançado a democracia racial por meio do sistema de cotas, da igualdade de voto e da popularidade da cultura negra.

(E) o comentário do cineasta se enquadra na percepção crítica de que o Brasil, muito embora tenha avançado na ampliação da cidadania, como demonstrado por uma série de mecanismos inclusivos, ainda necessita de melhor distribuição de oportunidades, como nos meios de comunicação.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

12 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 31 a 40

Questão 31 ================================

O esquema a seguir apresenta partes do aparelho digestivo humano com órgãos numerados de I a V.

As gorduras tem sua digestão realizada no duodeno realizada por enzimas chamadas de lipases, que são facilitadas pela bile, líquido verde escuro, amargo, responsável por emulsificá-las, sendo produzida no órgão

(A) II e armazenada no órgão I.

(B) I e armazenada no órgão II.

(C) I e secretada para o órgão IV.

(D) II e secretada para o órgão IV.

(E) I e contém enzimas que digerem as gorduras.

Questão 32 ================================

“POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?”

Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão. A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida. Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado.

(Superinteressante, ed .177, julho 2002, pág. 31)

A pergunta acima foi enviada à revista, e a respeito desse assunto poderíamos complementar a resposta afirmando que a saliva

(A) contém enzimas, como as lípases, que digerem gorduras.

(B) possui ptialina e sua função é realizar a digestão das proteínas.

(C) digere o amido e sua digestão realiza-se exclusivamente na boca.

(D) contém uma enzima, a ptialina, que inicia a digestão do amido formando maltose.

(E) possui ptialina e sua ação ocorre em meio com pH ácido, tanto na boca quanto no estômago.

Questão 33 ================================

O esquema a seguir apresenta um conjunto de órgãos, numerados, do aparelho digestivo.

A absorção de água e sais minerais no trato digestivo ocorre no órgão indicado por

(A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) IV.

(E) V.

Questão 34 ================================

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

13 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

O esquema se refere ao órgão respiratório típico de

(A) ave.

(B) peixe.

(C) réptil.

(D) inseto.

(E) mamífero.

Questão 35 ================================

(A) alvéolos, onde o gás CO2 reage com água e forma o bicarbonato, este se dissocia e forma ácido carbônico e ânions hidrogênio.

(B) alvéolos, onde a maior parcela do gás CO2 é eliminada no sangue e conduzida na forma de bicarbonato, que deixa o sangue ácido.

(C) alvéolos, onde uma pequena parcela do gás CO2 é captada e conduzida na forma de ácido carbônico para ser eliminada pelos tecidos.

(D) tecidos, onde a maior parcela do gás CO2 é captada e transportada na forma de bicarbonato para ser conduzida até os pulmões.

(E) tecidos, onde o gás CO2 é transportado livre no plasma ou pela hemoglobina, formando um composto instável, chamado carboemoglobina.

Questão 36 ================================

Em certa fazenda, foram encontradas, de forma ilegal, cinco aves em cativeiro. Após serem minunciosamente examinadas por um ornitólogo, a listagem abaixo foi elaborada com os nomes científicos de cada uma delas.

I. Dacnis cayana.

II. Piaya cayana

III. Tangara cayana

IV. Tangara seledon

V. Myozetes cayanensis.

Para cada espécie diferente, o proprietário das aves deverá pagar uma cesta básica como multa. Sendo assim, ele irá pagar

(A) apenas uma cesta básica, já que todos os animais são aves.

(B) três cestas básicas, uma vez que Dacnis cayana, Piaya cayana e Tangara cayana são de uma mesma espécie.

(C) três cestas básicas, já que há apenas três espécies representadas (cayana, seledon e cayanensis).

(D) quatro cestas básicas, já que há apenas quatro espécies representadas (Dacnis, Piaya, Tangara e Myozetes).

(E) cinco cestas básicas, já que todas as aves pertencem a espécies diferentes.

Questão 37 ================================

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de Brasília estudaram duas populações de saguis (soins), denominadas 'Callithrixjacchus' e 'Callithrixpenicillata', com a finalidade de melhor entender os mecanismos de especiação neste grupo taxonômico. Descobriram que as duas populações são morfológica e cariotipicamente diferentes e ocupam extensas e distintas áreas de distribuição, no Recôncavo Baiano. Há, no entanto, uma área de contato entre as duas populações, uma faixa de terra com cerca de 50km, onde foram encontrados indivíduos e grupos familiares de híbridos entre elas. Outros pesquisadores relataram que obtiveram, em cativeiro, três gerações férteis de híbridos entre 'C.jacchus' e 'C. penicillata'. Aplicando-se o conceito biológico de espécie ao estudo anterior, é possível concluir então que 'C.jacchus' e 'C. penicillata':

(A) são duas espécies diferentes, pois recebem nomes científicos diferentes.

(B) são duas espécies diferentes, pois apresentam diferenças morfológicas e cariotípicas.

(C) são duas espécies diferentes, pois estão isoladas em áreas distintas.

(D) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento reprodutivo entre as populações.

(E) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento geográfico entre as populações.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

14 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 38 ================================

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus da gripe suína deverá dar três voltas ao mundo. Isso significa que nos próximos dois invernos o Brasil e os demais países do planeta poderão ter novamente que enfrentar o problema.

As „voltas ao mundo‟ ocorrerão se o vírus da gripe suína (H1N1) sofrer mutações – o que é muito comum nos vírus causadores de gripes – e ficar mais facilmente transmissível.

Quem já teve a doença, não pode ser infectado de novo. Mas, se o vírus sofrer mutação, o paciente volta a ser passível de contaminação numa próxima „temporada‟.

Disponível em: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia-old.php?c=182652&e=7. (Adaptado) Acesso em: 08 jul. 2016

Joãozinho já teve a gripe suína. Ele poderá adquirir essa doença novamente?

(A) Sim, desde que seja infectado por uma mesma versão do vírus.

(B) Não, pois seu organismo está imunizado de forma vitalícia contra o patógeno em questão.

(C) Sim, desde que seja infectado por uma nova versão do vírus – resultante de mutações.

(D) Não, desde que seja infectado por uma nova versão do vírus – resultante de mutações.

(E) Depende. Caso tenha sido vacinado, não; se não foi vacinado, certamente sim.

Questão 39 ================================

A charge faz referência a doenças que

(A) são transmitidas pelo mesmo vetor – o mosquito Aedes aegypti –, mas enquanto a gripe é uma virose, a dengue é uma protozoose.

(B) que possuem como medida preventiva o combate ao mosquito vetor, o Aedes aegypti.

(C) são causadas por agentes procarióticos transmitidos tanto pela saliva humana quanto pela saliva do Aedes aegypti.

(D) não respondem a tratamentos realizados com antibióticos, pelo fato de que ambas são causadas por microrganismos acelulares.

(E) são causadas por vírus dotados de capsídeo e carioteca delimitando seu material genético.

Questão 40 ================================

Diante de um surto de uma doença desconhecida que tenha causado a morte de dezenas de pessoas, médicos conseguiram isolar o agente causador da doença, deparando-se com organismos unicelulares e procariontes. Na tentativa de tratar a doença, os médicos devem administrar aos pacientes

(A) vacinas.

(B) antivirais.

(C) antitérmicos.

(D) analgésicos.

(E) antibióticos.

Questão 41 ================================

Um experimento para se determinar se a energia interna de um gás ideal depende ou não do volume foi realizado por Joule (1818-1889). O sistema utilizado por ele está esquematizado na figura a seguir. No estado inicial, o compartimento da esquerda está cheio de gás e o da direita está evacuado. Os dois compartimentos estão ligados por uma torneira que, no início do experimento, está fechada. O sistema todo está termicamente isolado das suas vizinhanças por paredes rígidas, de modo que não há troca térmica entre o sistema e o exterior. Quando a torneira é aberta, o gás escoa para o compartimento evacuado e, consequentemente, não realiza trabalho. Depois de certo tempo, o gás atinge o equilíbrio termodinâmico com o sistema. Baseado na primeira lei da termodinâmica e na equação dos gases ideais, ao final do experimento, Joule conclui, corretamente, que:

(A) o volume ocupado pelo gás diminui.

(B) a temperatura do gás diminui.

(C) a pressão exercida pelo gás diminui.

(D) a energia interna do gás diminui.

(E) o número de mols do gás diminui.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

15 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 42 ================================

A Termodinâmica faz nítida distinção entre o objeto de seu estudo, chamado sistema, e tudo aquilo que o envolve e pode interagir com ele, chamado meio. Considere um sistema constituído por certa quantidade de um gás ideal contido em um recipiente de paredes móveis e não adiabáticas e indique a alternativa incorreta.

(A) Para que o gás realize uma expansão isobárica, é necessário que o sistema receba certa quantidade de calor do meio.

(B) Para que o gás sofra uma expansão isotérmica, é necessário que o sistema receba calor do meio, o qual é convertido em trabalho.

(C) Em uma compressão adiabática do gás, o meio realiza trabalho sobre o sistema, com consequente aumento da energia interna do gás.

(D) Para que o gás sofra um aumento de pressão a volume constante, é necessário que o sistema rejeite certa quantidade de calor para o meio.

(E) Em uma compressão isobárica, o gás tem sua temperatura e sua energia interna diminuída.

Questão 43 ================================

Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores à combustão e reduzir suas emissões de poluentes são a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar.

Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010 (adaptado).

No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante

(A) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumo não renovável, em algum momento estará esgotado.

(B) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual o rendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal.

(C) o funcionamento cíclico de todo os motores. A repetição contínua dos movimentos exige que parte da energia seja transferida ao próximo ciclo.

(D) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer material à fadiga e ruptura.

(E) a temperatura em que eles trabalham. Para atingir o plasma, é necessária uma temperatura maior que a de fusão do aço com que se fazem os motores.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

16 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 44 ================================

Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma.

CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).

De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de a

(A) liberação de calor dentro do motor ser impossível.

(B) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável.

(C) conversão integral de calor em trabalho ser impossível.

(D) transformação de energia térmica em cinética ser impossível.

(E) utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.

Questão 45 ================================

Fazer vácuo significa retirar o ar existente em um volume fechado. Esse processo é usado, por exemplo, para conservar alimentos ditos embalados a vácuo ou para criar ambientes controlados para experimentos científicos. A figura abaixo representa um pistão que está sendo usado para fazer vácuo em uma câmara de

volume constante CV 2,0 litros. O pistão, ligado à

câmara por uma válvula A, aumenta o volume que

pode ser ocupado pelo ar em PV 0,2 litros. Em

seguida, a válvula A é fechada e o ar que está dentro

do pistão é expulso através de uma válvula B, ligada à

atmosfera, completando um ciclo de bombeamento.

Considere que o ar se comporte como um gás ideal e que, durante o ciclo completo, a temperatura não variou.

Se a pressão inicial na câmara é de iP 33 Pa, a

pressão final na câmara após um ciclo de bombeamento será de:

(A) 30,0 Pa

(B) 330,0 Pa

(C) 36,3 Pa

(D) 3,3 Pa

(E) 33,0 Pa

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

17 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 46 ================================

Embora abrigue toda uma floresta, o solo amazônico constitui uma fina camada fértil. Após uma temporada de chuvas, um caminhão ficou atolado no solo desmatado. Rapidamente, providenciaram alguns cabos de aço e quatro roldanas.

Aproveitando-se da enorme inércia de uma colheitadeira, montaram a máquina simples da figura.

A solução encontrada permite que uma força resistente FR seja vencida por uma força potente FP=?.

(A) duas vezes menor.

(B) quatro vezes menor.

(C) seis vezes menor.

(D) oito vezes menor.

(E) dezesseis vezes menor.

Questão 47 ================================

Dispondo-se de uma régua milimetrada, uma roldana fixa e um cronômetro, um estudante realizou o seguinte experimento para determinar o valor de uma massa desconhecida, conforme mostrado abaixo:

Nessa montagem, o estudante liberou os corpos, mediu a distância percorrida pela massa de 5,00 kg e o correspondente intervalo de tempo, calculou a aceleração e encontrou 5,00 m/s². A partir desses resultados e, desprezando os atritos e a massa da roldana, o valor da massa X encontrado, em kg, foi igual a:

(A) 0,50

(B) 1,00

(C) 1,50

(D) 2,00

(E) 2,50

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

18 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 48 ================================

O conjunto abaixo, constituído de fio e polia ideal, é abandonado do repouso no instante t = 0 e a velocidade do corpo A varia em função do tempo segundo o diagrama dado, onde a mB = 2kg.

Desprezando o atrito e admitindo g =10m/s2, calcule

a

massa do bloco A.

(A) mA= 0,8 kg

(B) mA= 1,3 kg

(C) mA= 2,5 kg

(D) mA= 3,6 Kg

(E) mA= 5,0 kg

Questão 49 ================================

Na Amazônia, devido ao seu enorme potencial hídrico, o transporte de grandes cargas é realizado por balsas que são empurradas por rebocadores potentes. Suponha que se quer transportar duas balsas carregadas, uma maior de massa M e outra menor de massa m (m<M), que devem ser empurradas juntas por um mesmo rebocador, e considere a figura abaixo que mostra duas configurações (A e B) possíveis para este transporte. Na configuração A, o rebocador exerce sobre a balsa uma força de intensidade FA, e a intensidade das forças exercidas mutuamente entre as balsas é fa. Analogamente, na configuração B o rebocador exerce sobre a balsa uma força de intensidade FB, e a intensidade das forças exercidas mutuamente entre as balsas é fb.

Considerando uma aceleração constante impressa pelo rebocador e desconsiderando quaisquer outras forças, é correto afirmar que

(A) FA=FB e fa=fb

(B) FA>FB e fa=fb

(C) FA<FB e fa>fb

(D) FA=FB e fa<fb

(E) FA=FB e fa>fb

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

19 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 50 ================================

Um vagão gôndola, mostrado na figura a seguir, transportando minério de ferro, deve descer uma rampa inclinada para entrar em uma mina a certa profundidade do solo.

Para controlar a velocidade de descida do vagão, um cabo de aço é amarrado a esse vagão e a uma máquina que está na parte superior da rampa. Esse cabo aplica, no vagão, uma força paralela à rampa e orientada para a máquina. Essa situação pode ser descrita em um diagrama vetorial em que as forças aplicadas possuem as seguintes notações:

• T é a força feita pelo cabo de aço na gôndola;

• fa é a força de atrito na gôndola;

• P é a força peso da gôndola;

• N é a força normal na gôndola.

Adote os conceitos da Mecânica Newtoniana e as seguintes convenções:

O valor da aceleração da gravidade: g = 10 m/s2;

A resistência do ar pode ser desconsiderada.

Nesse contexto, a situação descrita está corretamente reproduzida no diagrama vetorial:

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

20 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 51 ================================

Com a nova Lei Seca, as penas estão mais rígidas. Agora, pequenas quantidades de etanol no sangue (por exemplo, a ingestão de um único copo de cerveja) são suficientes para um resultado positivo no teste de bafômetro.

Considerando o resultado do teste de bafômetro indicado na figura, é correto afirmar que a quantidade, em mol, de moléculas de etanol (C2H6O) presentes em 1,0 litro de sangue da pessoa testada é:

Dados: Massas atômicas (g/mol): H = 1; C = 12; O = 16.

(A) 5,0 ⋅ 10–3

(B) 5,0 ⋅ 10–6

(C) 5,0 ⋅ 10–2

(D) 5,0 ⋅ 10–4

(E) 5,0 ⋅ 10–5

Questão 52 ================================

Testes com a utilização de cebolas têm sido recomendados por agências internacionais de proteção ambiental para verificação do nível de toxicidade de misturas complexas como resíduos de uma indústria, pois a cebola é sensível mesmo em concentrações consideradas aceitáveis aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo realizado, em águas, mostrou que uma concentração de 0,03 mg/L de cobre (Cu) dissolvido provoca uma inibição de 40% no crescimento das raízes de cebolas. Para o experimento da toxidade de metal frente a um organismo (a cebola) o pesquisador preparou 100mL de uma solução de sulfato de cobre (CuSO4 · 5 H2O) para obter a concentração de 0,1 mol/L (desprezar as possíveis diluições). Assim, a massa utilizada no preparo desta é:

Dados: (Cu = 63,5; S = 32; O = 16 e H = 1g/mol)

(A) 2 495 mg

(B) 2 4900 mg

(C) 240 mg

(D) 4 980 mg

(E) 480 mg

Questão 53 ================================

O coeficiente de solubilidade pode ser definido como sendo a quantidade máxima de um soluto capaz de ser dissolvida por uma determinada quantidade de solvente, sob determinadas condições de temperatura e pressão. Sabendo-se, então, que o coeficiente de solubilidade do K2Cr2O7 é de 12,0 gramas em 100 mL de água à T=20°C, que tipo de sistema será formado quando forem adicionadas 120 gramas de K2Cr2O7 em 600 mL de água à T=20°C?

(A) Um sistema heterogêneo, com 48 gramas de K2Cr2O7 como precipitado (corpo de fundo).

(B) Um sistema homogêneo, com 48 gramas de K2Cr2O7 dissolvidas completamente.

(C) Uma solução insaturada.

(D) Um sistema heterogêneo, saturado, com volume final igual a 820 mL.

(E) Um sistema homogêneo onde 120 gramas de K2Cr2O7 foram completamente dissolvidas.

Questão 54 ================================

No dia 18.02.2014, ocorreu um grave acidente na rodovia Castello Branco, envolvendo dois caminhões, um dos quais transportava ácido clorídrico, HCℓ. Houve vazamento de grande quantidade do ácido, o que levou à interdição da rodovia por várias horas. Os técnicos da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) utilizaram cal hidratada, Ca(OH)2, para a neutralização do ácido.

2 HCℓ + Ca(OH)2 → CaCℓ2 + 2 H2O

A massa de cal hidratada necessária para neutralizar completamente cada mol do ácido é, em gramas, aproximadamente:

Massas molares em g/mol: H = 1,0; O = 16,0; Ca = 40,0.

(A) 19

(B) 37

(C) 56

(D) 74

(E) 93

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

21 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

Questão 55 ================================

Umairbag é uma bolsa que infla rapidamente e que, num acidente de carro, ajuda a prevenir lesões graves, como mostra a figura [abaixo].

Quando se produz a desaceleração repentina do carro, é conectado automaticamente um interruptor, que inicia uma reação química, liberando o gás nitrogênio em quantidade suficiente, conforme a equação a seguir:

6 NaN3(ℓ)+ Fe2O3(s)→ 3 Na2O(s)+ 2 Fe(s)+ 9 N2(g)

Considere que o volume de um mol de gás, nas CNTP, corresponda a 22,4 litros. Nessas condições, de acordo com a equação química, quando reagem 3 moles de NaN3, o volume de nitrogênio gasoso que se obtém é, aproximadamente:

(A) 15 litros

(B) 45 litros

(C) 56 litros

(D) 202 litros

(E) 101 litros

Questão 56 ================================

O químico Woodward, no período de 1945 a 1958, sintetizou os alcaloides quinina (1), estriquinina (2) e reserpina (3). Alcaloides são compostos orgânicos nitrogenados que possuem um ou mais átomos de nitrogênio em seu esqueleto carbônico, de estrutura complexa e de caráter básico.

Observe a fórmula estrutural dos alcaloides.

Sobre as estruturas das substâncias químicas descritas acima, assinale a alternativa incorreta.

(A) As estruturas 1, 2 e 3 apresentam pelo menos um anel aromático.

(B) Na estrutura 1, há uma hidroxila caracterizando a função álcool, ligada a um átomo de carbono secundário.

(C) Na estrutura 3, existem átomos de oxigênio entre átomos de carbonos, como heteroátomos, relativos à função éter e à função éster.

(D) A estrutura 2 é uma função mista, na qual existem os grupos funcionais relativos à amida, ao éter e à amina.

(E) Na estrutura 3, tem-se um sal orgânico formado pela substituição da hidroxila do grupo carboxila de um ácido orgânico por um grupo alcoxila proveniente de um álcool.

Questão 57 ================================

A lignina é um polímero de constituição difícil de ser estabelecida, por causa não somente da complexidade de sua formação, baseada em unidades fenilpropanoides (figura abaixo), como também, porque sofre modificações estruturais durante seu isolamento das paredes celulares das plantas. Eles são altamente condensados e muito resistentes à degradação. A sequência em que as unidades p-hidroxifenila (1), guaiacila (2) e siringila (3), em proporções diferentes são condensadas, é o que define a origem da lignina, ou seja, a planta de origem.

Sobre os compostos fenilpropanoides, analise as afirmativas abaixo.

I. Os compostos 1 e 2 são isômeros de função.

II. Os compostos 2 e 3 são isômeros de posição.

III. O composto 3 não possui carbono quiral.

IV. O composto 1 possui isomeria cis e trans.

V. Os compostos 2 e 3 não são isômeros.

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

22 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

29/07/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

(A) I e II

(B) I e III

(C) II e IV

(D) II e V

(E) III e V

Questão 58 ================================

A melanina é o pigmento responsável pela pigmentação da pelee do cabelo. Em nosso organismo, a melanina é produzida a partir da polimerização da tirosina, cuja estrutura está representada a seguir.

Sobre a tirosina foram feitas algumas afirmações:

I. A sua fórmula molecular é C9H13NO3

II. A tirosina contém apenas um carbono quiral (assimétrico) em sua estrutura.

III. A tirosina apresenta as funções cetona, álcool e amina.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões)

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) I.

(E) III.

Questão 59 ================================

Determinado composto orgânico apresenta as seguintes características:

I. Cadeia carbônica alifática, saturada, ramificada e homogênea.

II. Possui carbono carbonílico.

III. Possui enantiômeros.

IV. É capaz de formar ligações de hidrogênio.

O composto orgânico que apresenta todas as características citadas acima está representado em:

Questão 60 ================================

No olho humano, especificamente na retina, o cis-11-retinal se transforma no trans-11-retinal pela ação da luz e, assim, produz impulso elétrico para formar a imagem; por isso, o ser humano precisa de luz para enxergar. Esses dois compostos são isômeros. Observe as 4 moléculas a seguir:

No que diz respeito às moléculas apresentadas, assinale a afirmação verdadeira.

(A) As moléculas I e II são isômeros de cadeia e I e IV são isômeros de posição.

(B) As moléculas II e III são isômeros de posição e a molécula I pode apresentar isomeria geométrica trans e isomeria óptica.

(C) As moléculas I e III são tautômeros, e a molécula IV pode apresentar isomeria geométrica cis e isomeria óptica.

(D) As moléculas I e IV não são isômeros.

(E) A molécula IV apresenta atividade óptica.