Access Conheça o Microsoft Access - tvprudente.com.br · Microsoft Access L Confira agora uma...

2
Access Conheça o Microsoft Access L Confira agora uma visão geral sobre os conceitos e ferramentas do Access idar com o Access pode ser muito mais fácil do que se imagina, mas para tirar o máximo proveito do pro- grama, é bom ter pelo menos um conhecimento bá- sico sobre planejamento e estruturação de banco de dados. Quem já está acostumado a lidar com isso, por mais simples que eles sejam, vai se sentir à vontade ao trabalhar com o Access, já que a maioria dos programas do gênero utilizam a mesma estrutura e comandos. Não podemos negar que sua interface chega a assustar muitos usuários domésticos e que suas funções parecem ser destinadas apenas ao ambiente mais corporativo. Aliás, existem diversas em- presas que utilizam apenas os bancos de dados criados neste pro- grama, o que faz dele um bom investimento para quem quer en- trar nessa área. A seguir, você confere os comandos básicos para operar o software e também dicas importantes de como criar seus projetos. Compatibilidade: Uma das vantagens do Access é a sua compatibilidade com outros bancos de dados, como, por exemplo, o MySQL (My System Query Language). Isso permite que você use a mes- ma estrutura na hora de criar um banco de dados.

Transcript of Access Conheça o Microsoft Access - tvprudente.com.br · Microsoft Access L Confira agora uma...

Page 1: Access Conheça o Microsoft Access - tvprudente.com.br · Microsoft Access L Confira agora uma visão geral sobre os conceitos e ferramentas do Access idar com o Access pode ser muito

Access

28 OneClick

Conheça oMicrosoftAccess

L

Confira agora uma visão geral sobreos conceitos e ferramentas do Access

idar com o Access pode ser muito mais fácil do quese imagina, mas para tirar o máximo proveito do pro-grama, é bom ter pelo menos um conhecimento bá-

sico sobre planejamento e estruturação de banco de dados.Quem já está acostumado a lidar com isso, por mais simplesque eles sejam, vai se sentir à vontade ao trabalhar com oAccess, já que a maioria dos programas do gênero utilizama mesma estrutura e comandos.Não podemos negar que sua interface chega a assustar muitosusuários domésticos e que suas funções parecem ser destinadasapenas ao ambiente mais corporativo. Aliás, existem diversas em-presas que utilizam apenas os bancos de dados criados neste pro-grama, o que faz dele um bom investimento para quem quer en-trar nessa área.A seguir, você confere os comandos básicos para operar o softwaree também dicas importantes de como criar seus projetos.

Compatibilidade:Uma das vantagens do Access é a sua compatibilidade comoutros bancos de dados, como, por exemplo, o MySQL (MySystem Query Language). Isso permite que você use a mes-ma estrutura na hora de criar um banco de dados.

access.p65 6/1/2004, 14:3628

Page 2: Access Conheça o Microsoft Access - tvprudente.com.br · Microsoft Access L Confira agora uma visão geral sobre os conceitos e ferramentas do Access idar com o Access pode ser muito

29OneClick

Conceitos básicosAprenda agora como criar um banco de dados em branco e os

principais comandos utilizados para trabalhar seus projetos. Noteque o procedimento é um pouco diferente da criação de umnovo documento no Word ou no Excel. Na verdade, você cria umprojeto cada vez que decide iniciar um novo banco.

Novo Arquivo

1 Para criar um novo arquivo, você deve acessar a guia lateral chamadaNovo arquivo e clicar na opção Banco de dados em branco.

ComandosAgora você confere a função de cada uma das op-

ções na caixa de criação de bancos de dados. A princí-pio, tudo pode parecer um pouco vago, pois nestes ca-sos, o melhor aprendizado vem com a prática. Masnão se preocupe, pois este assunto também será vis-to nas próximas páginas. Em primeiro lugar, vamosespecificar os comandos principais e suas funções, paraque não haja quaisquer dúvidas.Estrutura:Ao clicar neste ícone, você será levado ao modo estrutu-ra, no qual é possível editar tabelas, consultas, formulá-rios, relatórios, etc.Tabelas:Tabelas são os componentes principais de um banco dedados, nas quais são especificados todos os elementosque o compõem.Consultas:Aqui são definidos todos os tipos de consultas para re-cuperar os dados de uma tabela existente no banco.Formulários:Podemos definir os formulários como a interface quecontrola o conteúdo de uma tabela, sendo possível fa-zer alterações.Relatórios:Gera informações a respeito de todos os aspectos doseu banco de dados, como inclusões, alterações, consul-tas e exclusões.Páginas:São documentos de acesso a dados de um banco.Macros:São comandos que, quando programados, realizam fun-ções de maneira automática.Módulos:Aqui você faz a programação necessária para criar umbanco de dados. Para isso, é preciso ter conhecimentosem programação.

2 Ao clicar nessa opção, uma tela com o nome Novo arquivo de bancode dados irá aparecer. Salve o arquivo com o nome que desejar.

3 Após salvar o novo projeto, uma janela com diversas opções para a cria-ção do banco de dados aparecerá na tela.

4 Agora você está pronto para criar o seu banco. Explicaremos a seguircada uma das opções existentes no projeto.

access.p65 6/1/2004, 14:3629