Access Criando um simples banco de dados - TV Prudente · Confira agora tudo o que é necessário...

2
Chave primária Segundo a definição do MS-Access, a eficácia de um sistema de banco de dados relacional como o Microsoft Access vem de sua capacidade de locali- zar e reunir rapidamente informações armazenadas em tabelas separadas utilizando consultas, formulários e relatórios. Para fazer isso, cada tabela deve incluir um campo ou conjunto de campos que identifique de forma exclusiva cada registro armazenado na tabela. Essas informações são chama- das de chave primária da tabela. Uma vez designada uma chave primária, o Access impede que qualquer valor duplicado ou nulo seja inserido nos campos de chave primária. Um campo AutoNumeração pode ser definido para inserir automaticamen- te um número seqüencial conforme cada registro é adicionado à tabela. Designar tal campo como chave primária para uma tabela é a maneira mais simples de criar uma chave primária. Se você não definir uma chave primá- ria antes de salvar uma tabela recém-criada, o Microsoft Access perguntará se você deseja que ele crie uma. Se você responder Sim, o Microsoft Access criará uma chave primária AutoNumeração. Access Criando um simples banco de dados Q Confira agora tudo o que é necessário para desenvolver um banco de dados confiável e organizar os seus negócios de forma clara com ajuda do Access ue tal organizar a lista de cli- entes e fornecedores da sua loja? Ou então, ter sempre in- formações atualizadas sobre os seus estoques? Com o MS-Access, você pode ter controle absoluto sobre es- toque, preços e qualquer outro tipo de informação que possa ser armaze- nada para ser consultada mais tarde. Ao comprar o pacote Office, você não está adquirindo apenas um editor de texto e uma planilha de cálculos, mas sim uma solução completa para uma empresa ou para a sua casa. O Access é a prova disso. Você pode criar ban- cos de dados sob medida para o seu negócio sem ter que contratar al- guém para criar um sistema. Se você trabalha com setor financeiro, por exemplo, será capaz de montar ban- cos já com dados específicos sobre o as- sunto que domina, evitando a perda de tempo ao ter que explicar isso para um programador externo. Nesta matéria, você aprende a criar a estru- tura de um banco de dados que pode ser facilmente adaptado às suas necessidades.

Transcript of Access Criando um simples banco de dados - TV Prudente · Confira agora tudo o que é necessário...

Chave primáriaSegundo a definição do MS-Access, a eficácia de um sistema de banco dedados relacional como o Microsoft Access vem de sua capacidade de locali-zar e reunir rapidamente informações armazenadas em tabelas separadasutilizando consultas, formulários e relatórios. Para fazer isso, cada tabeladeve incluir um campo ou conjunto de campos que identifique de formaexclusiva cada registro armazenado na tabela. Essas informações são chama-das de chave primária da tabela. Uma vez designada uma chave primária, oAccess impede que qualquer valor duplicado ou nulo seja inserido noscampos de chave primária.Um campo AutoNumeração pode ser definido para inserir automaticamen-te um número seqüencial conforme cada registro é adicionado à tabela.Designar tal campo como chave primária para uma tabela é a maneira maissimples de criar uma chave primária. Se você não definir uma chave primá-ria antes de salvar uma tabela recém-criada, o Microsoft Access perguntaráse você deseja que ele crie uma. Se você responder Sim, o Microsoft Accesscriará uma chave primária AutoNumeração.

Access

30 OneClick

Criando um simplesbanco de dados

Q

Confira agora tudo o que é necessário para desenvolver um banco de dadosconfiável e organizar os seus negócios de forma clara com ajuda do Access

ue tal organizar a lista de cli-entes e fornecedores da sualoja? Ou então, ter sempre in-

formações atualizadas sobre os seusestoques? Com o MS-Access, vocêpode ter controle absoluto sobre es-toque, preços e qualquer outro tipode informação que possa ser armaze-nada para ser consultada mais tarde.Ao comprar o pacote Office, você nãoestá adquirindo apenas um editor detexto e uma planilha de cálculos, massim uma solução completa para umaempresa ou para a sua casa. O Accessé a prova disso. Você pode criar ban-cos de dados sob medida para o seunegócio sem ter que contratar al-guém para criar um sistema.Se você trabalha com setor financeiro,por exemplo, será capaz de montar ban-cos já com dados específicos sobre o as-sunto que domina, evitando a perda detempo ao ter que explicar isso para umprogramador externo.Nesta matéria, você aprende a criar a estru-tura de um banco de dados que pode serfacilmente adaptado às suas necessidades.

access.p65 6/1/2004, 14:3630

31OneClick

Incluindo tabelasAs tabelas são o item principal do seu banco de dados, pois, graças a elas, é possível armazenar as informações necessárias para mon-tar fichas cadastrais, lista de produtos e relatórios de negócios. Confira a seguir como inclui-las rapidamente no seu banco de dados

7 Na tela seguinte, selecione a opção para in-serir dados usando um formulário criado

pelo assistente. Dessa forma, o sistema criará um formu-lário simples para a inclusão.

8 Um formulário automático vai aparecer evocê poderá inserir os dados. Clique no bo-

tão seta que possui um asterisco para gravar as entra-das no seu banco de dados.

4 Na tela do assistente, você pode escolherentre criar bancos pessoais ou comerciais,

com campos personalizados dependendo do tipo deprojeto que você pretende fazer.

5 No exemplo, escolhemos Funcionários eadicionamos os campos que serão a base de

pesquisa. Mantenha seu banco enxuto e selecione ape-nas aquilo que você acha necessário.

1 Abra um novo banco de dados no MS-Access como vimos anteriormente, nomeie-

o como “cadastro”, ou qualquer outro nome que pos-sam ser identificado facilmente.

2 A tela com as opções de criação dobanco de dados vai aparecer. Vamos cri-

ar uma tabela simples para começar. Note que exis-tem várias opções para isso.

9 Na guia tabelas, clique duas vezes em fun-cionários para abrir a tabela. Você pode

inserir dados diretamente nela preenchendo os cam-pos. Novas entradas aparecem automaticamente.

6 Clique em Avançar. Agora você terá que es-colher um nome para a tabela e escolher

quem definirá a chave primária. Por enquanto, vamosdeixar que o computador decida isso.

3 Dê dois cliques em Criar tabela usando oassistente para que o assistente seja o seu

guia no processo de criação da tabela. Isso será neces-sário para lidar com o modo de estruturação.

access.p65 6/1/2004, 14:3631