ACCIONA P+D+i

36
P+D+i INOVAÇÃO TECNOLOGICA
  • date post

    19-Oct-2014
  • Category

    Documents

  • view

    167
  • download

    4

description

Prospecto sobre a atividade de P+D+i de ACCIONA em todo o mundo e outras informações úteis. Atualizado jun 2014

Transcript of ACCIONA P+D+i

Page 1: ACCIONA P+D+i

P+D+iinovaçãotecnologica

Page 2: ACCIONA P+D+i

04.inovação

06.energias

tecnológica

renováveis

1infr

6.aestruturas

24.tecnologias

e transporte da águasustentável

índice

Page 3: ACCIONA P+D+i

acciona, pioneira em desenvolvimento e sustentabilidadeA ACCIONA é uma das principais empresas espanholas, líder na promoção e gestão de infraestruturas, água, serviços e energias renováveis. Com um século de trajetória e mais de 30.000 profissionais comprometidos, ela está presente em mais de trinta países nos cinco continentes e alcançou, em 2013, 6.607 milhões de euros em vendas. A ACCIONA está listada no seletivo índice da bolsa Ibex-35 e é uma referência no mercado.

A ACCIONA centra sua estratégia no crescimento econômico, no equilíbrio ambiental e no progresso social como eixos de sua Política de Sustentabilidade e se apresenta como modelo de empresa orientada para o longo prazo, cujos negócios a vinculam estreitamente com os desafios e oportunidades do Desenvolvimento Sustentável. Entre seus desafios mais marcantes, ela desenvolveu suas práticas avançadas de Sustentabilidade, estruturadas através de um Plano Diretor (PDS 2015), cujos objetivos buscam contribuir para melhorar a competitividade da organização e para consolidar sua posição como líder em práticas sustentáveis.

A criação de valor dos negócios da ACCIONA não são concebidas sem a inovação, cuja cifra alcançou 173,2 milhões de euros em 2013, destacando o esforço de internacionalização dos processos de inovação para seus principais mercados.

Um de seus principais compromissos é reduzir gradualmente sua pegada de carbono e liderar a transição para uma economia de baixo carbono. Assim, as atividades e negócios da ACCIONA evitaram, em 2013, a emissão de 15 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera. Este compromisso é ratificado pela sua inclusão em famosos índices de sustentabilidade, como o Dow Jones Sustainability Index, o FTSE4Good, o MSCI ESG Index, o STOXX®Sustainability, o Carbon Disclosure Leadership Index (CDLI) e o Carbon Performance Leadership Index (CPLI) Iberia 2013.

Page 4: ACCIONA P+D+i

4 // 5 INOvAçãO TECNOLóGICA

inovação tecnológicaEm um mundo globalizado, competitivo e onde o desenvolvimento sustentável é fundamental, a Inovação e sua aplicação aos desenvolvimentos, processos e negócios estão estreitamente ligadas ao objetivo de agregar valor. Consciente dessa realidade, a Inovação é o motor propulsor da evolução da ACCIONA, em âmbito nacional e internacional.

O compromisso com a P+D+i tem uma longa trajetória em recursos humanos e financeiros dentro de nossa Empresa, tendo mantido

estáveis os valores de investimento ao longo do tempo, com um objetivo de investimento de €500 milhões no PDS 2010-2015.

A excelência e a qualidade de sua execução na ACCIONA têm recebido o mais alto grau de reconhecimento, sendo pioneiros na certificação de seu Sistema de Gestão da P+D através da norma de referência UNE 166002:2006.

Além disso, a ACCIONA tem um modelo de gestão que promove:

A proteção da propriedade industrial e intelectual.

A Inovação Aberta através da busca no mercado de oportunidades tanto tecnológicas como empresariais. A colaboração interna, as

sinergias e a transferência de tecnologia. Um dinamismo em sua

ampla presença internacional em programas nacionais, europeus e mundiais.

A ACCIONA possui três centros tecnológicos em Madri, Barcelona e Pamplona, dedicados à Construção Sustentável, Tecnologias da Água e Energias Renováveis, respectivamente.

Rodovia A-63, trecho Grado-Doriga. Astúrias (noroeste da Espanha).

Page 5: ACCIONA P+D+i

A ACCIONA situa-se na colocação 461 entre as empresas com maior cifra de P+D+i anível mundial

Esta colocação supõe umaascenção da colocação 620, onde estava em 2012,posicionando-se assim entre as primeiras empresas espanholas nesta classificação.

Trabalhamos nas linhas tecnológicas mais inovadoras, que abarcam todas aquelas relacionadas à produção de energias renováveis: eólica, solar termoelétrica e fotovoltaica, biomassa; na construção, como as infraestruturas realizadas com novos materiais, melhoria de processos e construções sustentáveis; assim como em dessalinização de água e depuração de águas residuais.

O esforço e o trabalho da ACCIONA no campo da Inovação Tecnológica foi reconhecido através da classificação anual elaborada

pelo Directorate General Research da Comissão Europeia (R&D Industrial Scoreboard) que, em sua edição de 2012, situou a ACCIONA à frente das empresas dos setores elétricos e de construção incluídas em sua lista. Paralelamente, os inúmeros reconhecimentos, como o Prêmio à Inovação em Materiais Compostos e a distinção dos prêmios Global Water Intelligence, que se somam a outras homenagens recebidas, ressaltam, junto com a participação nas principais plataformas tecnológicas europeias, a qualidade de sua P+D+i.

Por esse motivo, a ACCIONA se situou na vanguarda do desenvolvimento de soluções e alternativas que combinam a inovação e a sustentabilidade.

Page 6: ACCIONA P+D+i

Centro de Controle de Energias Renováveis. Sarriguren. Navarra (norte da Espanha).

energias renováveisA ACCIONA realiza seu trabalho de pesquisa em energias alternativas em seu Centro Tecnológico de Pamplona e nos parques experimentais onde faz os testes de seus novos desenvolvimentos em turbinas eólicas. Além disso, as diversas estações de geração de energias renováveis de sua propriedade são a plataforma ideal para as implantações piloto de inovação da Empresa, melhoria de processos e engenharia de manutenção, assim como a

certificação pelos organismos de nossa tecnologia.

Em inovação aplicada, a ACCIONA faz ensaios e caracteriza as melhores tecnologias disponíveis no mercado, colabora com diversos fabricantes em novos produtos para melhorar o custo e a confiabilidade da energia gerada.

Entre as linhas de pesquisa desenvolvidas, destacamos:

biomassa energias eólicarenováveis

solar integração fotovoltaica e eerr à rede termoelétrica elétrica

6 // 7 ENERGIAS RENOvÁvEIS

Page 7: ACCIONA P+D+i
Page 8: ACCIONA P+D+i

8 // 8 LOREM IPSUM8 // 9 ENERGIAS RENOvÁvEIS8 // 21 A ACCIONA NO MUNDO

Page 9: ACCIONA P+D+i

a.- tecnologia eÓlica

As pesquisas em energia eólica concentram boa parte do esforço inovador da ACCIONA e abarcam os interesses da Empresa em todas suas áreas, desenvolvimento e promoção de parques eólicos (sustentabilidade), operação e O&M (integração em rede), design, produção de turbinas e instalação (novas máquinas de multimegawatts e parques off-shore).

Os parques experimentais concedidos à ACCIONA permitem testar as turbinas AW3000 em todas suas

variantes e modelos, assim como os designs e protótipos de torres de concreto.

A turbina 3 MW e a torre de concreto representam a última conquista tecnológica da equipe de engenharia da ACCIONA Windpower. Uma turbina de 3 MW de potência nominal com a maior área varrida em seu segmento de mercado e que incorpora inovações que a tornam uma máquina de grande confiabilidade e robustez.

Dentro do contexto dos projetos CENIT Eolia e

Azimut, desenvolveram-se novos sistemas de ensaio e ferramentas in house de análise estrutural das soluções flutuantes. Tudo isso destinado a resultar no projeto demonstrativo HIPRWind, que concluirá com a instalação de monitoramento da primeira turbina sobre plataforma flutuante na costa espanhola.

A tecnologia eólica off-shore representa, em muitos campos, um desafio tecnológico, com dificuldades significativas de design e

análise de posicionamentos viáveis, métodos construtivos específicos, turbinas robustas e eficientes que estão sendo pesquisadas pela ACCIONA.

Todos os desenvolvimentos têm um objetivo comum, a maior integração das energias renováveis para a rede, além de contribuir para aumentar sua estabilidade.

A turbina de 3 MW de potência nominal conta com a maior área varrida em seu segmento de mercado

AW3000. Parque Eólico Peñablanca. Tafalla. Navarra (norte da Espanha).

Page 10: ACCIONA P+D+i

Usina Solar Termoelétrica. Majadas. Cáceres (oeste da Espanha).

B.-tecnologias solares, csP

Atualmente, a ACCIONA é uma das maiores operadoras, projetistas e construtoras de usinas termosolares com tecnologia cilindro-parabólica do mundo, com 314 MW na Espanha e nos EUA. Ela opera usinas termosolares desde 2007 e trabalha para obter o maior rendimento, de forma a aumentar a produção, assegurando, ao mesmo tempo, as condições operacionais mais seguras.

A otimização das curvas de arranque das turbinas de vapor para conseguir um aproveitamento melhor da radiação solar, a melhoria da operação e automatização das usinas através da integração de ferramentas avançadas de prognóstico da DNI (Direct Normal Irradiance), assim como a modelização da usina são as principais áreas de melhoria em que a ACCIONA trabalha.

10 // 11 ENERGIAS RENOvÁvEIS

Page 11: ACCIONA P+D+i
Page 12: ACCIONA P+D+i

12 // 13 ENERGIAS RENOvÁvEIS

c.- Melhoria Do custo De geração eM BioMassa

A ACCIONA opera três grandes usinas de produção de energia elétrica alimentadas com culturas energéticas e resíduos agrícolas e florestais que totalizam uma potência instalada de 56 MW.

A flexibilidade nos combustíveis e o aproveitamento do resíduo com maior disponibilidade são dois dos elementos essenciais para a operação desse tipo de usina. O desafio da ACCIONA consiste em otimizar o rendimento em cada usina e, ao mesmo tempo, flexibilizar a matéria prima. Para isso, ela trabalha nas seguintes áreas:

Page 13: ACCIONA P+D+i

Usina de Biomassa em Sangüesa. Navarra (norte da Espanha).

Incorporando sistemas de caracterização de biomassa e sistemas avançados de controle para conseguir um funcionamento estável da caldeira. Melhorando o controle dos

parâmetros da combustão em função das características do combustível, utilizando o modo de operação que assegure a melhor eficiência na ocasião. Analisando os efeitos da

combustão utilizada na caldeira de cada tipo de biomassa e desenvolvendo técnicas de prognóstico de falhas.

Ela também inova na otimização da gestão e operação, dando uma atenção especial à: Inovação dos sistemas de

produção de cultivos para aumentar a sustentabilidade da matéria prima produzida. Caracterização de

novas tecnologias de pré-tratamentos para tornar a biomassa mais densa. Otimização da cadeia de

abastecimento, logística de transporte e avaliação de sua sustentabilidade, assegurando o fornecimento e redução de seu custo.

Page 14: ACCIONA P+D+i

14 // 15 ENERGIAS RENOvÁvEIS

Page 15: ACCIONA P+D+i

Usina Solar Fotovoltaica. Tudela. Navarra (norte da Espanha).

D.- integração Das energias renováveis À reDe elétrica

A ACCIONA projetou uma usina que, alimentando-se com energias renováveis, é capaz de seguir os mesmos padrões operacionais de uma usina convencional com combustíveis fósseis.

O sistema implementado permite atender diretrizes de regulamentação enviadas pelo operador da rede, facilitando, assim, a gestão do sistema elétrico. A tecnologia aplica-se aos países onde a regulamentação mediante acumulação é, ou será, obrigatória em um futuro próximo.

A usina fotovoltaica de Tudela, propriedade da

ACCIONA, serviu para a instalação do primeiro sistema de armazenamento de mais de 1MW na Europa(PROJETO ILIS). O armazenamento energético e a gestão das energias renováveis constituem uma das principais linhas depesquisa no campo da energia.

O objetivo global é desenvolver e aplicar soluções de gestão e armazenamento que permitam uma integração melhor das EERR à rede e uma melhoria da rentabilidade das infraestruturas de geração renovável.

Page 16: ACCIONA P+D+i

infraestruturas e transporte sustentávelO centro tecnológico de Madri dirige seus esforços para a inovação nas áreas de Infraestruturas, Meio Ambiente e Transporte. Ele se estende sobre uma superfície de 3.500 m2 entre escritórios e laboratórios, aos quais se acrescentam mais 1.200 m2 de oficinas destinadas à fabricação e testes de elementos de construção em escala real. Além disso, possui outros 14 laboratórios

equipados com as últimas tecnologias e especializados no desenvolvimento de materiais avançados e processos de construção mais sustentáveis.

Neles também são desenvolvidas pesquisas sobre áreas como edificação ecoeficiente e a biotecnologia, infraestruturas em materiais compostos e melhoria de processos, entre outras.

As linhas de pesquisa desenvolvidas estão voltadas para a agregação de tecnologia que ofereça uma capacidade diferencial à nossa empresa, tentando se aproximar o mais possível ao negócio, conseguindo vantagens competitivas dentro desse setor.

Para isso, ela se concentra em uma série de linhas estratégicas.

infraestruturas infraestruturas em materiais infraestruturas para a mineraçãocompostos

melhoria de edificaçãoprocessos infraestruturas sustentável

para o transporte

16 // 17 INFRAESTRUTURAS E TRANSPORTE SUSTENTÁvEL

Auditório de Tenerife. Ilhas Canárias (Espanha).

Page 17: ACCIONA P+D+i
Page 18: ACCIONA P+D+i

a.- agregação De novas tecnologias aos Processos De construção

A ACCIONA está aplicando com sucesso a integração de novas tecnologias em processos e materiais que levam à otimização dos custos e melhoria da qualidade nas obras. Em resultado disso, estão sendo aplicadas tecnologias de materiais compostos e sustentáveis, biorremediação, redução de emissões de CO2 e descontaminação, assim como a melhoria dos processos.

Dentro da integração de novas tecnologias, cabe destacar a metodologia Building Information Modelling (BIM), adaptada pela ACCIONA e que permite a detecção de falhas

de execução, a otimização de tempos e custos através do uso de realidade virtual aplicada às obras, com o consequente aumento da satisfação dos clientes, que podem fazer alterações e ver o resultado final das obras.

Por outro lado, a aplicação das Tecnologias da Informação (TIC) nas obras e processos proporciona um valor agregado maior, contribuindo com dados e ferramentas de ajuda na tomada de decisão. Na ACCIONA estão sendo desenvolvidas várias aplicações de tecnologias TIC, como a otimização da construção subterrânea e sistemas de prognósticos.

18 // 19 INFRAESTRUTURAS E TRANSPORTE SUSTENTÁvEL

Passarela de CuenCa A passarela tem 216 m de

comprimento, com três vãos de 72 m cada, cada estribo foi

cimentado com quatro alinhamentos de

7 microestacas inclinados de 200 mm de diâmetro, totalizando 1.547 m

de microestacas.

Page 19: ACCIONA P+D+i
Page 20: ACCIONA P+D+i

20 // 13 LINHAS DE NEGóCIO20 // 21 INFRAESTRUTURAS E TRANSPORTE SUSTENTÁvEL

Page 21: ACCIONA P+D+i

B.- DesenvolviMento De leitos De vias De terceira geração

A ACCIONA continua avançando tecnicamente em relação aos materiais utilizados para a construção de leitos de vias, com o objetivo de reduzir seus custos de construção e manutenção. Para isso, ela está trabalhando em sua modificação através de nanocargas de natureza distinta que possam otimizar e melhorar as características mecânicas e sua resistência ao envelhecimento diante dos diversos agentes ambientais e químicos, conseguindo aumentar a durabilidade das estradas e, dessa forma,

atender às necessidades atuais e futuras da indústria do transporte.

Também continuam a ser desenvolvidos novos tipos de asfalto que incluem materiais reciclados que, de outro modo, seriam transferidos a depósitos de lixo ou usados como combustível, contribuindo, pois, com o meio ambiente. Concretamente, no novo acesso a Alcalá de Henares, na estrada M-300, foi utilizado de forma pioneira um tipo de material

procedente da reciclagem de plásticos e borracha de pneus. Dentro desse projeto, a M-300 foi a primeira via onde foi aplicado de forma experimental esse novo tipo de asfalto.

O uso desses materiais inovadores oferece vantagens ao serem usados em infraestruturas viárias, pois melhoram a resistência do asfalto, diminuindo o consumo de energia e reduzindo a manutenção.

A Empresa realiza um trabalho intenso no desenvolvimento de materiais para a construção

Page 22: ACCIONA P+D+i

c.- novos Materiais

O objetivo do desenvolvimento e aplicação de materiais tão inovadores como os materiais compostos ou mistos é melhorar a eficiência dos materiais tradicionalmente utilizados na construção, como o concreto.

Destaca-se o uso de materiais mistos de fibra de vidro e fibra de carbono em uma matriz de resina polimérica, combinados com um design estrutural que aproveita as excelentes propriedades desse tipo de material.

As vantagens dos materiais compostos são sua alta eficiência, seu peso reduzido,

a facilidade de aplicação na obra e meios logísticos e seu caráter inalterável e impermeável. Além disso, não necessitam manutenção por não sofrer oxidação, corrosão nem degradação, permitindo reduzir o tempo de construção. Definitivamente, esses materiais resolvem problemas nas obras que, com os materiais tradicionais, não poderiam ser solucionados.

Outro tipo de uso de materiais avançados consiste na aplicação de concreto autocompactante como aquele utilizado no Projeto Madrid Río.

22 // 23 INFRAESTRUTURAS E TRANSPORTE SUSTENTÁvEL

Page 23: ACCIONA P+D+i

MadrId rÍO A ACCIONA Infraestruturas

já construiu para o Projeto Madrid Río duas passarelas tipo casco. Essas

passarelas se caracterizam por ter uma coberta com dupla curvatura

com dimensões de 49,08 m de comprimento e iluminação entre

apoios de 43,46 m.

Page 24: ACCIONA P+D+i

24 // 25 TECNOLOGIAS DA AGUA

Page 25: ACCIONA P+D+i

tecnologias da águaA estratégia de Inovação na ACCIONA Agua está focalizada na liderança tecnológica, tanto nacional como internacional, para fornecer água de qualidade através do desenvolvimento de tecnologias eficientes e sustentáveis para a melhoria do bem-estar social, econômico ambiental e da saúde.

É considerando essa estratégia, onde as atividades do Centro Tecnológico de Barcelona adquirem importância fundamental, que são desenvolvidas as atividades de P+D+i e um conjunto de usinas-piloto que permitem a experimentação em campo. O centro possui as instalações mais

avançadas para o estudo e desenvolvimento de tecnologias da água, incluindo nossos laboratórios de pesquisa. Estas instalações são uma referência tecnológica, pois contam com as mais modernas técnicas analíticas e de caracterização de membranas, técnicas de cromatografia de última geração, caracterização da porosidade, caraterização da formação de sujeira orgânica, medida do potencial de fluxo das membranas, assim como para o estudo de novos processos. Da mesma forma, contamos com o laboratório de microbiologia, com os últimos progressos nessa área.

Liderança Tecnológica, com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e com ampla experiência desde a pesquisa básica de laboratório, até seu estudo em usina-piloto e sua aplicação industrial. Tudo isso complementado pela ajuda de poderosos programas de modelização que posicionam a Empresa na vanguarda e nos confirmam como líderes no setor.

tecnologias Da água

dessalinização

reutilização

depuração

Centro Tecnológico P+D+i. Barcelona (nordeste da Espanha).

Page 26: ACCIONA P+D+i

26 // 27 TECNOLOGIAS DA AGUA

a. DessaliniZação

As características da água a ser dessalinizada são diversas nas diferentes localizações das estações dessalinizadoras, por isso, cada projeto é um desafio, visto que os tratamentos serão diferentes e projetados conforme o entorno local.

Durante os últimos anos, alcançou-se um alto grau de integração da inovação com os negócios, buscando soluções que tragam a melhor alternativa técnica com o mínimo custo de implantação e operação.

A ACCIONA apresenta diversas soluções, dependendo da problemática e da melhoria dos processos de dessalinização. Entre esses processos, podemos mencionar a remineralização da água dessalinizada na usina de Beckton (Inglaterra), as melhorias da tecnologia associada à melhoria da

etapa de membranas de osmose reversa das dessalinizadoras de Adelaide (Austrália) e Fouka (Argélia), pré-tratamentos avançados para a eliminação de algas em dessalinizadoras como Copiacó, onde tratamos água para empresas de mineração.

Na fase de pré-tratamento da água, a ACCIONA desenvolveu tecnologias como o sistema de filtragem ultrarrápida (ULTRAFLOT®), sistemas de filtragem submersa (SEPAFLOC) e o sistema ACTIDAFF® de flutuação contra a corrente, todos patenteados e que contribuem com uma vantagem competitiva para a ACCIONA.

Esses desenvolvimentos representaram importantes avanços em nosso know-how, ao qual foram incorporados e serão utilizados em futuros projetos.

Estação Dessalinizadorade Beckton. Londres.

empresa na vanguarda das tecnologias de dessalinização e depuração da água

Page 27: ACCIONA P+D+i
Page 28: ACCIONA P+D+i

28 // 29 TECNOLOGIAS DA AGUA

Page 29: ACCIONA P+D+i

Estação Depuradora de Águas Residuais. Arroyo Culebro. Madri (centro da Espanha).

B. DePuração

Em relação à depuração, a ACCIONA está trabalhando em duas linhas estratégicas, ou seja, a minimização e o processamento de lodos e a otimização energética de usinas.

Com a minimização e processamento de lodos em estações depuradoras, a ACCIONA pretende, por um lado, conseguir reduzir o consumo energético das operações que lhe são associadas e, por outro, aumentar a sustentabilidade da depuração.

A melhoria dos processos e a resolução de problemas nas estações é um objetivo permanente. Entre os últimos processos desenvolvidos, podemos mencionar a aplicação da tecnologia de membranas a processos de depuração (MEMPACK®) e o processo ELFA®, para a eliminação de nitrogênio via nitrito na água de retorno das lamas.

Page 30: ACCIONA P+D+i

30 // 31 A INOvAçãO DA ACCIONA

© J

ESÚ

S RE

NED

O ‘A

CC

ION

A 1

00%

Eco

pow

ered

a inovaçãoda acciona em números

cifra de inovação(milhões de euros)

39 71,3 92,2 88,1 93,6 166,2 173,2

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

intensidade inovadora

investimento P+D+i investimento P+D+i /eBitDa (%) /vendas (%)

11,6 14,1 2,37 2,62

2012 2013 2012 2013

cifra de inovação por negócio(%)

3% 2%

20% 20%

30% 44%

OUTROS47% 34% ÁGUA

INFRAESTRUTURAS ENERGIA

2012 2013

Page 31: ACCIONA P+D+i
Page 32: ACCIONA P+D+i

32 // 33 INTERNACIONAL

internacionalização da inovação

REINO UNIDOCANADÁ POLôNIA

20112011 2005

2011

EUA ITÁLIAESPANhA2011 2011

E. ÁRABES

2013MéxICO

COLôMBIA2010 A. SAUDITA 20132011 2013

NâMBIAPERU2013

2011 BRASIL

2011 AUSTRÁLIA

2009ChILE

ÁFRICA DO SUL 20092011

2012 20102011

UNIDADE DE APOIO TECNOLóGICO ÁGUA INFRAESTRUTURAS ENERGIA EóLICA

projetos de PERU Paísinovação Divisão 2011 Ano Desenvolvimento

Projeto Inovação

Page 33: ACCIONA P+D+i

A ACCIONA está realizandoa valorização da inovação realizada fora da Espanha. Essas inovações aparecem

em projetos que estão sendo desenvolvidos no Canadá, EUA, México, Brasil,Chile, Polônia e Austrália

e que são distribuídos da seguinte maneira, por

divisões.

Distribuição de Projetos de inovação por negócio (%)

2%outros

44%infraestruturas

20%água

34%energia

carteira de projetos

128 105

167 80 2012 2013

Projetos de Projetos pesquisa de inovação

no negócio

Page 34: ACCIONA P+D+i
Page 35: ACCIONA P+D+i
Page 36: ACCIONA P+D+i

Avda. de Europa, 18Parque Empresarial la Moraleja28108 Alcobendas(Madri). Espanha

Twitter: @acciona

facebook.com/acciona

www.acciona.es

© Junho de 2014 ACCIONA S.A. Todos os direitos reservados.