Acesso ao Manual

23
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA – INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected] MANUAL DE ACESSO DE EMPREENDIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA AO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA INBATEC UFLA/MG 2011

Transcript of Acesso ao Manual

Page 1: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

MANUAL DE ACESSO DE EMPREENDIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA AO PROGRAMA DE

INCUBAÇÃO DA INBATEC

UFLA/MG 2011

Page 2: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

2

APRESENTAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem seu plano de pesquisa

alicerçado na captação de recursos e na vocação institucional de fazer ciência e aplicá-la, com grande envolvimento dos docentes da Instituição em pesquisas voltadas para a inovação tecnológica.

A implantação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IBT) da UFLA, denominada Inbatec, é decorrente da ação do Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC, criado em 2007, com base na Lei de Inovação. É uma estrutura criada para coordenar ações empreendedoras, oferecendo apoio e orientação para o desenvolvimento de empresas inovadoras.

As Incubadoras são facilitadoras de novos empreendimentos, apoiando a transformação de empresas potenciais em empresas sólidas, e contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias, serviços e produtos, além de prestarem importante contribuição para a fixação de mão de obra de alto grau de escolaridade, geração de empregos e para a criação e desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

A Inbatec tem como missão apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica, como forma de promover o bem estar social e desenvolvimento econômico da região na qual está inserida e do Estado de Minas Gerais. O presente Manual foi elaborado para orientar os interessados quanto às normas de acesso de empreendimentos de base tecnológica ao Programa de Incubação da Inbatec.

Page 3: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

3

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 4 2. OBJETIVO ............................................................................................................... 4 3. O QUE É BASE TECNOLÓGICA? ............................................................................. 4 4. O QUE É INOVAÇÃO? .............................................................................................. 4

5. O QUE É O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO? .............................................................. 5

6. PRINCÍPIOS BÁSICOS DO PROGRAMA ................................................................... 5

7. OBJETIVOS DO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO ......................................................... 6

8. TIPOS DE EMPREENDIMENTOS HABILITADOS ...................................................... 7

9. PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO À INBATEC ................................................... 7

10. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO ....................................................................................... 8

11. COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO ................................................. 9

12. O QUE O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO OFERECE .................................................. 10

13. OBRIGAÇÕES DOS EMPREENDEDORES APOIADOS .............................................. 12

14. ENTREGA DOS DOCUMENTOS ............................................................................... 12

15. CHAMADA PARA OCUPAÇÃO DE VAGA .................................................................. 13

16. CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS .............................................................................. 13

17. PRAZO DE INSTALAÇÃO ........................................................................................ 13

18. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................... 14

19. CONTATO ................................................................................................................ 14

20. ANEXOS .................................................................................................................. 20

Page 4: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

4

1 – INTRODUÇÃO

Incubadora de empresas é uma estrutura disponibilizada a empreendedores para auxiliar na criação e no fortalecimento de empresas, de modo a estimular o desenvolvimento sócio-econômico de uma região. Sendo assim, as incubadoras são iniciativas coordenadas e apoiadas por diversas instituições, públicas e privadas, cujo interesse é promover o desenvolvimento regional.

Neste contexto, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), denominada Inbatec, tem como objetivo geral, apoiar as iniciativas empresariais de empreendedores que estejam comprometidos com a concepção e desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica e dar vazão às idéias empreendedoras que surgem entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e servidores públicos da UFLA bem como de outras instituições de ensino superior públicas e/ou privadas, e ainda de empreendedores da iniciativa privada, auxiliando-os na transformação de idéias em negócios de sucesso.

2- OBJETIVO Definir as normas de acesso dos Empreendimentos de Base Tecnológica aos interessados em se instalar na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Inbatec, da UFLA. 3 – O QUE É BASE TECNOLÓGICA? Uma Empresa de Base Tecnológica é aquela que se utiliza da aplicação sistemática dos conhecimentos científicos e tecnológicos em diversas áreas, usados isoladamente ou em combinações entre si, para o desenvolvimento da inovação tecnológica ou de novos produtos, processos e serviços. Por exemplo, uma empresa que irá desenvolver softwares (“a tecnologia”) é considerada de base tecnológica. No entanto, uma empresa que prestará um serviço que apenas utilizará um software não é considerada de base tecnológica, pois não desenvolve tecnologia - apenas a utiliza. 4 – O QUE É INOVAÇÃO? 4.1 - Inovação – Conforme estabelece a Lei n⁰ 10973/2004 (Lei de Inovação), inovação é a introdução, com êxito, no mercado, de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente, ou contendo alguma característica nova e diferente do padrão em vigor. Compreende diversas atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras, comerciais e mercadológicas. A exigência mínima é que o produto/serviço/ processo/método/sistema inovador deva ser novo ou substancialmente melhorado para a empresa em relação aos seus competidores.

Page 5: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

5

4.2 - Inovação Tecnológica: Considera-se inovação tecnológica a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade resultando maior competitividade no mercado. 5 – O QUE É O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO? A Incubação é um programa de desenvolvimento que permite às empresas crescerem e aumentarem sua capacidade competitiva durante o período que permanecerem incubadas. Esse programa normalmente consiste em ter acesso à: espaço físico, cursos, palestras, treinamentos, serviços de orientação gerencial (consultorias, assessorias), rede de contatos empresariais, entre outros benefícios. O Programa de Incubação da Inbatec/UFLA compreende o conjunto de atividades que objetivam o fortalecimento de empresas nascentes com ênfase na formação do empreendedor e estruturação de seu negócio. 6- PRINCÍPIOS BÁSICOS DO PROGRAMA Para participar do processo de seleção não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída, mas, uma vez selecionado, o empreendedor tem o prazo de 30 (trinta) dias para fazê-lo. Na Incubação, o empreendedor já deve ter a idéia detalhada do negócio a ser criado. Deve ter definido os recursos necessários, as etapas a serem seguidas e o prazo de execução. 6.1 - Poderão inscrever-se no Processo Seletivo da Inbatec: I – alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA e de outras instituições de ensino superior públicas e/ou privadas; II – servidores públicos, na forma da lei.

III – docentes inativos e pesquisadores inativos da UFLA e de outras instituições de ensino superior públicas e/ou privadas;

“As incubadoras são ambientes dotados de capacidade técnica, gerencial, administrativa e infra-estrutura para amparar o pequeno empreendedor. Elas disponibilizam espaço apropriado e condições efetivas para abrigar idéias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso” (Fonte: Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - ANPROTEC).

Page 6: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

6

IV – empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária, através de instrumentos de parceria público-privada.

6.2 - O empreendimento deve configurar-se como Empresa de Base Tecnológica, nas áreas de interesse da Inbatec, prioritariamente sendo:

• Agronegócio; • Biotecnologia; • Gestão Ambiental e • Tecnologia da Informação.

Outras áreas de atuação poderão ser incorporadas no escopo de atuação da

Inbatec, mediante aprovação do Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC da UFLA.

O interessado deve ainda ter um Plano de Negócios estruturado para a gestão de sua empresa e muito entusiasmo para colocá-lo em prática. 7 – OBJETIVOS DO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO

São objetivos do Programa de Incubação da Inbatec:

• Dar suporte às empresas vinculadas ao Programa, com o intuito de capacitá-las para que atinjam o sucesso, alicerçadas em produtos e serviços de qualidade, além de bases sólidas de conhecimento em gestão e comercialização;

• Consolidar a imagem das empresas incubadas no mercado, por meio do vínculo à Inbatec;

• Promover o acesso às agências de fomento, de forma a facilitar a obtenção de recursos para investir no negócio;

• Estabelecer parcerias, redes de relacionamento que sejam importantes competitivamente;

• Ampliar o grau de sucesso comercial das empresas vinculadas ao Programa;

• Dar vazão às idéias empreendedoras, estimulando as empresas a desenvolver novas tecnologias inovadoras;

• Levar as empresas a atingir um grau de amadurecimento que viabilize sua sustentabilidade e crescimento fora do ambiente da Incubadora;

• Difundir a cultura empreendedora e os modernos instrumentos de gestão;

• Criar condições para fixar população de alto nível de escolaridade, promovendo e colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Minas Gerais e especialmente para a região de Lavras/MG.

Page 7: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

7

Assim, ao término do Programa de Incubação, a empresa deve estar preparada para enfrentar as dificuldades do mercado e aumentar sua capacidade competitiva. 8- TIPOS DE EMPREENDIMENTOS HABILITADOS Estão habilitados os empreendimentos que se enquadrem nas categorias de Empresa criada por Pessoa Física (oportunidade ao pesquisador/profissional que tenha uma idéia/projeto/produto e que deseja criar na Inbatec a sua própria empresa de base tecnológica) ou Spin-off (empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa acadêmica ou industrial, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia) e atendam as demais exigências do presente documento.

9- PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO À INCUBATEC

A entrada de uma empresa no Programa de Incubação da Inbatec depende da disponibilidade de vaga e da aprovação no processo seletivo, regido por edital público. 9.1 - No ato da inscrição no processo de incubação, o proponente deverá realizar os seguintes procedimentos: a) pagamento de uma taxa de inscrição por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), cujo valor será especificado no edital; b) entrega do Formulário de Inscrição (Anexo A) devidamente preenchido e c) entrega do Plano de Negócios, no modelo adotado pela Inbatec (Anexo B).

O Edital deverá explicitar as formas e meios de efetuar a entrega destes documentos.

O Processo de Seleção é dividido em duas etapas, sendo a 1ª de caráter eliminatório e a 2ª eliminatório e classificatório, conforme é colocado a seguir. 9.1 - 1ª ETAPA: PRÉ-SELEÇÃO. ANÁLISE DO PLANO DE NEGÓCIOS. Com base nas informações fornecidas no Plano de Negócios, e do cumprimento de todas as condições do Edital para seleção de empreendimentos, a Coordenadoria da Inbatec realizará uma pré-qualificação de caráter eliminatório. 9.1.1 - Passarão para a 2ª etapa, os candidatos que atingirem no mínimo 70% da pontuação total desta fase. 9.1.2 - É uma etapa eliminatória no processo de seleção e somente os candidatos aprovados nesta fase serão convocados para a etapa posterior. 9.2 - 2ª ETAPA: APRESENTAÇÃO ORAL DO PLANO DE NEGÓCIOS E ENTREVISTA PESSOAL: Os candidatos aprovados na etapa anterior serão

Page 8: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

8

submetidos à avaliação oral do Plano de Negócios do empreendimento, perante Comissão Examinadora, composta por consultores ad hoc designados pela Inbatec, que emitirão seus pareceres. Esta avaliação consta de 30 (trinta) minutos para apresentação e perguntas e 20 (vinte) minutos para entrevista pessoal. 9.2.1 – A critério da Comissão Examinadora poderão ser solicitados outros pareceres técnicos de especialistas, a fim de dirimir eventuais dúvidas na avaliação de quaisquer dos critérios mencionados no Edital. 9.2.2 - Da pontuação obtida nesta etapa, será eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 70% da pontuação total. 10 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 10.1 – Na 1ª etapa, as propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: I – Viabilidade técnica e econômica da proposta; II – Capacidade técnica e gerencial dos empreendedores; III – Conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos, processos e serviços a serem ofertados, assim como seu impacto modernizador na economia; V. Adequação e atendimento aos objetivos da Incubadora de Empresas Inbatec; VI. Potencial de interação com as atividades de ensino e pesquisa da UFLA; VII. Potencial de desenvolvimento econômico e social; VIII. Viabilidade mercadológica do empreendimento; IX. Potencial de risco ao meio ambiente. 10.2 – Na 2ª etapa, serão avaliadas a apresentação oral do Plano de Negócios e a entrevista pessoal. 10.3 - A avaliação das propostas obedecerá aos seguintes procedimentos: 10.3.1 – 1ª Etapa: I. Cada membro da Comissão Examinadora atribuirá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) a cada critério citado; II. A nota de cada critério será a média aritmética das notas conferidas pelos examinadores, com apenas duas casas decimais, sem arredondamento; III. A nota final da proposta será a média aritmética das notas dos critérios citados, com apenas duas casa decimais, sem arredondamento; IV. Será reprovada a proposta que obtiver média geral inferior a 7 (sete). 10.3.2 – 2ª Etapa:

Page 9: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

9

I – Cada membro da banca atribuirá nota de o (zero) a 10 (dez) na apresentação oral e na entrevista pessoal; II – A nota final da proposta será a média aritmética da nota atribuída por cada avaliador, com apenas duas casas decimais, sem arredondamento; III – Será reprovada a proposta que obtiver média geral inferior a 7 (sete). IV - No caso das propostas aprovadas com a mesma média geral, terá prioridade, para efeito de classificação, a que tiver, pela ordem, maior nota nos critérios I e III da 1ª etapa. 10.4 – Resultado final I – O resultado final será a média aritmética das notas obtidas nas 1ª e 2ª etapas, sendo as propostas classificadas pela ordem decrescente da pontuação total; II - No caso das propostas aprovadas com a mesma média geral, terá prioridade, para efeito de classificação, a que tiver, pela ordem, maior nota nos critérios I e III da 1ª etapa. 10.5 - Homologados os projetos pelo Conselho de Administração da Inbatec, os empreendedores serão notificados, por ordem de classificação.

11. COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO

Uma vez aprovado, o empreendedor deve ficar atento às seguintes informações: 11.1 - Formalização / criação da empresa: os empreendedores têm 30 (trinta) dias para constituir legalmente a empresa; 11.2 - Tempo de Incubação: o Contrato de Incubação tem a vigência de 3 (três) anos, podendo ser prorrogado, à vista das especificidades do projeto, mediante a aprovação do Conselho Deliberativo. 11.3 - Custos da Incubação: Das empresas participantes do Programa de Incubação é cobrada uma taxa mensal de serviços, que deve ser paga até o dia 10 (dez) de cada mês, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). 11.3.1 - A referida taxa é usada para cobrir os gastos com a manutenção da Incubadora, sendo seu valor designado pelo Conselho Deliberativo da Inbatec, onde neste considera-se o uso das instalações, utilidades comuns e serviços prestados.

11.3.2 – O valor da taxa indicada no item 11.3 possui um caráter de incentivo à incubação, prevalecendo apenas para as empresas selecionadas no Edital 001/2011.

Page 10: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

10

11.3.3 - No caso de utilização de serviços específicos prestados pela Inbatec, os custos destes serão apurados com base nas solicitações efetuadas por cada empresa incubada e serão cobrados à parte do valor da taxa mensal de serviços.

11.4 - Desligamento da Empresa Incubada: ocorrerá o desligamento da empresa incubada quando: a) Vencer o prazo estabelecido no CONTRATO DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA COMPARTILHADO DE INCUBAÇÃO; b) Houver desvio dos objetivos; c) Houver insolvência da empresa incubada; d) O empreendimento apresentar riscos à segurança humana, ambiental e patrimonial da Inbatec ou da UFLA; e) Apresentar riscos à idoneidade da empresa incubada, da Inbatec ou da UFLA; f) Houver infração a quaisquer das cláusulas do CONTRATO DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA COMPARTILHADO DE INCUBAÇÃO; g) Houver uso indevido de bens e serviços da UFLA; h) Houver iniciativa da empresa incubada, da Inbatec ou da UFLA, devidamente fundamentada e comprovada para o desligamento, por decisão do Conselho Deliberativo da Inbatec; i) Indicadores de avaliação forem considerados incoerentes com o Plano de Negócios. 12 – O QUE O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO OFERECE

O Programa de Incubação da Inbatec oferece suporte administrativo e operacional, tais como:

12.1 – Em termos de apoio/benefícios:

• Consultoria na elaboração de projetos para captação de recursos junto às

agências de fomento, quando se tratar de projetos voltados para apoiar incubadoras, empresas incubadas e de base tecnológica;

• Cursos, palestras, seminários nas áreas técnicas, administrativas e

mercadológicas, ministrados por profissionais convidados e consultorias especializadas sobre comercialização, gestão empresarial, transferência tecnológica e temas correlatos à atividade empreendedora1;

• Consultoria sobre gestão de desenvolvimento de novos produtos,

aconselhamento e acompanhamento das atividades de desenvolvimento de produtos realizadas pela empresa;

1 Investimentos condicionados à disponibilidade financeira da Incubadora.

Page 11: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

11

• Interface com a UFLA para integração com pesquisadores e acesso a laboratórios (este item fica condicionado à disponibilidade de pesquisadores e laboratórios).

• Orientação no registro de propriedade intelectual.

• Capacitação gerencial, orientação jurídica, empresarial e mercadológica.

• Assessoria de comunicação e imprensa; (divulgação em jornais de C&T e

em todos meios de comunicação espontâneos);

• Estabelecimento de parcerias com outras instituições visando atender as necessidades e interesses das empresas incubadas;

• Outros serviços julgados necessários, quando solicitados pelas empresas.

12.2 – Em termos de infra-estrutura

• Sala individual de aproximadamente 40 m2; equipada com uma bancada e

mesa de computador com cadeira; • Internet banda larga 24 horas; • Ramal telefônico para ligações internas; • Compartilhamento de secretaria, sala de reuniões, auditório equipado com

recurso audiovisual, copa, recepção e banheiros (masculino e feminino); • Segurança, conforme oferecido às demais estruturas da UFLA; • Limpeza das áreas comuns.

12.3 – Aproveitamento dos apoios/benefícios

A continuidade das empresas na Inbatec e sua certificação ao término do período de Incubação, estão condicionados à participação nos cursos e palestras, bem como a continuidade do Programa de Capacitação será definida pela análise semestral do perfil e necessidade do grupo de empresas incubadas.

Em geral os temas abordados são: • Estratégia de Marketing e Comercialização; • Elaboração de Projetos; • Gestão do Conhecimento; • Gestão de Pessoas; • Gestão da Produção; • Gestão Comercial; • Gestão Financeira; • Logística;

Page 12: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

12

• Empreendedorismo, dentre outros. 13 – OBRIGAÇÕES DOS EMPREENDEDORES APOIADOS 13.1 - Para que o Programa atinja resultados satisfatórios para os empreendedores e para a Inbatec, devem ser respeitadas algumas obrigações, como:

• Participação em todas as reuniões; • Participação em todos os cursos oferecidos; • Participação nas atividades desenvolvidas ou apoiadas pela Incubadora

(exposições, feiras, palestras e café empresariais); • Fornecimento de todas as informações requeridas pela Incubadora, para

viabilizar o acompanhamento da evolução da empresa e orientar os serviços a serem oferecidos aos incubados;

• Pagamento da Taxa de Incubação (no caso de pagamento em atraso será cobrada multa de 2% (dois por cento) do valor do custo da incubação, mais 0,033% de juros por dia de atraso).

13.2 - Além destas, os empreendedores deverão atender às seguintes exigências, consignadas em termo de compromisso assinado: a) desenvolver os produtos ou atividades produtivas constantes da proposta apresentada para seleção; b) submeter ao Conselho Deliberativo da Inbatec outros produtos ou atividades produtivas não previstas na proposta. O não cumprimento das obrigações poderá levar à exclusão do empreendedor do Programa de Incubação da Inbatec. 14- ENTREGA DE DOCUMENTOS 14.1 – Os candidatos selecionados no processo seletivo devem entregar uma cópia dos seguintes documentos:

I - Pessoa Jurídica: a) Contrato Social ou Estatuto; b) Comprovante de regularidade fiscal para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal da sede da empresa, expedidas pelos órgãos abaixo relacionados:

- Secretaria da Receita Federal; - Secretaria da Fazenda Estadual; - Secretaria de Finanças Municipal.

c) Cartão atualizado do CNPJ; d) Cadastro de Inscrição Estadual e/ou Municipal; e) Regularidade relativa à Seguridade Social (FGTS e INSS);

Page 13: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

13

f) Demais documentos exigidos conforme o ramo/natureza do empreendimento.

II - Pessoa Física (De todos os sócios da futura empresa) a) Curriculum Vitae

b) Cópia do CPF c) Cópia da cédula de Identidade d) Certidão Negativa de CPF e) Comprovante de Residência 14.2 - Após a verificação dos documentos, somente se todos esses estiverem regulares é que a empresa será chamada efetivamente para ocupação da vaga. Caso alguma empresa selecionada estiver com algum documento irregular ou pendente, esta terá o prazo de 30 (trinta) dias para regularização e somente após poderá ocupar a vaga. 15 - CHAMADA PARA OCUPAÇÃO DE VAGA Serão chamados a ocupar as vagas existentes na Inbatec os candidatos com melhor pontuação no processo seletivo, de acordo com item 10.4 do presente documento. Após informado pela Coordenação da Incubadora do empreendimento selecionado, o empreendedor deve de imediato providenciar a documentação descrita no item 14.1 deste Manual. 16 - CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS 16.1 - Os Empreendedores selecionados assinarão dois contratos com a Inbatec, sendo:

- CONTRATO DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA COMPARTILHADO DE INCUBAÇÃO e

- CONTRATO DE COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS INSTITUCIONAIS.

16.2 - Estes deverão ser celebrados no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a divulgação dos resultados do processo seletivo, os quais definirão todos os prazos, valores, apoios e responsabilidades junto ao programa. 17 - PRAZO DE INSTALAÇÃO Após disponibilizado o espaço, o empreendedor classificado terá 30 (trinta) dias para sua instalação. Após este prazo, se não ocupar a área, o empreendedor

Page 14: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

14

terá os valores dos custos da área acrescidos em 30% (trinta por cento) mensalmente. 18 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 18.1 - Qualquer alteração nos itens descritos neste documento, somente poderá ser elaborada pela Coordenadoria da Inbatec. 18.2 - Todas as informações prestadas pelos candidatos ao Programa de Incubação à Inbatec serão tratadas pela Inbatec e integrantes da Comissão Avaliadora como estritamente confidencial. 18.3 - Situações omissas sempre serão dirimidas pela Coordenadoria da Inbatec. 19 – CONTATO Para informações adicionais, entre em contato com a Inbatec/UFLA ou acesse o site. Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA - INBATEC Campus Universitário da UFLA (Antigo Restaurante Universitário) Caixa Postal 3037 Lavras/MG – CEP: 37200-000 Telefone: (35) 3829:1079 E-mail: [email protected] Site: www.prp.ufla.br/nintec/incubadora.html Elke Carvalho Teixeira Prof. Wilson Magela Gonçalves

Page 15: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

15

20 – ANEXOS ANEXO A – Ficha de Inscrição

Formulário de Inscrição e Apresentação da Proposta de Negócio para o Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica

INBATEC/UFLA Data: / / Referência: Edital 001/2011

1 – Pessoa Jurídica (Em caso de empresa já constituída): RAZÃO SOCIAL:

NOME FANTASIA:

CNPJ: DATA DE CRIAÇÃO:

SETOR DE ATIVIDADE: 2 – Representante Legal da Empresa NOME:

CPF: RG:

ENDEREÇO (RUA/AV./NO.): BAIRRO: CEP:

CIDADE / ESTADO:

TELEFONE/DDD: CELULAR: ENDEREÇO ELETRÔNICO:

FORMAÇÃO: DATA DE NASCIMENTO: / /

ENDEREÇO ELETRÔNICO:

NACIONALIDADE NATURALIDADE

3- Sócio1 ( caso haja mais sócios duplicar a planilha) : NOME:

Prezado Empreeendedor,

1) Complete o formulário de forma sucinta e objetiva. Se for necessário incluir referências, expor conceitos e/ou outros detalhes, inclua como anexo. Mantenha o formulário e suas respostas no formato eletrônico original.

2) As informações estratégicas relativas ao produto, processo ou serviço, serão tratadas de forma sigilosa pela Coordenação da INBATEC/UFLA.

Page 16: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

16

CPF: RG:

ENDEREÇO (RUA/AV./NO.): BAIRRO: CEP:

CIDADE / ESTADO:

TELEFONE/DDD: CELULAR: E-MAIL:

FORMAÇÃO: DATA DE NASCIMENTO: / /

ENDEREÇO ELETRÔNICO:

NACIONALIDADE NATURALIDADE

4- Recursos Humanos (incluir empreendedores e colaboradores - caso necessário duplicar a planilha) NOME

FUNÇÃO

FORMAÇÃO

VÍNCULO

CARGA HORÁRIA SEMANAL ( ) 20 hs ( ) 40 hs

( ) Outra. Especificar: EXPERIÊNCIA RELATIVA À ÁREA DE ATUAÇÃO DO EMPREENDIMENTO (MÁX. 10 LINHAS)

CURRÍCULUM VITAE RESUMIDO (MÁXIMO 15 LINHAS) OU LINK PARA ACESSO À PLATAFORMA LATES

5- Do que se trata a oportunidade do negócio?

6 - Inovação Tecnológica em : PRODUTO: PROCESSO: MODELO DE

NEGÓCIO:

Page 17: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

17

7-Tipo da Inovação Tecnológica : INCREMENTAL:

RADICAL:

8- Inovação Tecnológica pretendida e sua finalidade:

9- Cite os principais produtos e/ou processos, especificando-os:

10- Grau de desenvolvimento do produto, processo ou serviço: GRAU DE DESENVOLVIMENTO SIM NÃO Possui patente ou registro

Já existe prova que o produto/processo ou serviço possa ser realizado

Protótipo/ Escala laboratorial

Já esta pronta para comercialização

Já foi comercializado alguma vez

• Caso seja mais que um produto/processo ou serviço duplicar planilha 11- Existe algum risco tecnológico que inviabilize a empresa: ( ) SIM . Qual? ________________________________ ( ) NÃO 12- Que ameaças podem inviabilizar a ou dificultar o desenvolvimento ou colocação do produto ou serviço no mercado?

Page 18: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

18

13- Que ameaças podem inviabilizar a ou dificultar a disseminação ou manutenção do produto no mercado após sua introdução?

14 - Indique, em tópicos, qual competência necessária a empresa precisa para desenvolver, produzir e comercializar os produtos, indicando quais ela domina:

15- Evolução em números dos Recursos Humanos da Empresa:

ÁREA DE ATIVIDADE 2009 2010 2011 Pesquisa e desenvolvimento

Produção

Provimento (Implantação de Serviços)

Marketing (Estratégia Geral e de Produto)

Comercial (vendas diretas,parceiros e canais)

Administrativo financeiro

Outras. Especificar: 16- Justificativa do Interesse em vir para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica INBATEC/UFLA

Page 19: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

19

17- Liste as dificuldades esperadas: (relacionar todos os fatores que poderão dificultar na operacionalização da empresa - recursos financeiros, humanos, estruturais, etc)

18 – Quais os recursos necessários para operação da empresa: ESPAÇO FÍSICO: EQUIPAMENTOS: SERVIÇOS: 19- De onde você pensa obter recursos financeiros para implantação e funcionamento da empresa?

20 - A empresa já possui algum cliente? Quantos? Cite os mais importantes Cidade em que comercializa Tipo de produto comercializado Variedade de produtos comercializados Volume de produtos comercializados/mês Tempo de relacionamento com o parceiro 21 - Apoios pretendidos da Incubadora

( ) Instalações Físicas ( ) Rede de Relacionamento ( ) Utilização de equipamentos da Incubadora ( ) Apoio para a utilização de laboratórios da UFLA.

Page 20: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

20

Especificar o laboratório: ( ) Instalações Físicas ( ) Cursos. Especificar ( ) Consultorias : Especificar ( ) Assessorias : Especificar 22 - Tomou conhecimento da Incubadora através: ( ) Cursos. Especificar ( ) Eventos : Especificar ( ) Folder ( ) Site da UFLA ( ) Amigos ( ) Cartaz e banners ( ) Jornais. Especificar ( ) Professores ( ) Boletim eletrônico da UFLA ( ) Palestra do NINTEC ( ) Outros Especificar 23- Anexar cronograma de atividades para o período de incubação (3 anos) 24 - Declaração do Representante Legal da Empresa: Declaro, para os devidos fins, que as informações contidas nesse formulário são

verdadeiras e estou de acordo com os termos estabelecidos no EDITAL DA

INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA, INBATEC/UFLA –

PROCESSO SELETIVO DE EMPREENDIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA NO

PROGRAMA DE INCUBAÇÃO Nº 001/2011

Lavras, / / _________________________________________ Representante legal da Empresa

Page 21: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

21

ANEXO B – MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS2

Capa ..................................................................................................................................

Sumário Executivo .............................................................................................................

Índice .................................................................................................................................

1.Oportunidades Vislumbradas e Abordagens Propostas .................................................

2.Histórico e Contexto Atual do Negócio ...........................................................................

2.1.Equipe técnica e gerencial ...........................................................................................

2.2.Tecnologia e suas aplicações ......................................................................................

2.3.Evolução da tecnologia e da organização da equipe ..................................................

2.4.Descrição do negócio e de sua missão .......................................................................

2.5.Visão do negócio e metas de longo prazo ...................................................................

3.Análise do Mercado ........................................................................................................

3.1.Contexto de Mercado e suas Tendências ...................................................................

3.2.Regulamentação .........................................................................................................

3.2.1.Legislação e certificação ..........................................................................................

3.2.2.Tendências da regulamentação ...............................................................................

3.3.Sistema de valor do mercado ......................................................................................

3.3.1.Cadeia de Valor ........................................................................................................

3.3.2.Potenciais Clientes ...................................................................................................

3.3.2.1.Necessidades ........................................................................................................

3.3.2.2.Segmentação ........................................................................................................

3.3.3.Concorrentes e substitutos .......................................................................................

3.3.4.Novos entrantes .......................................................................................................

3.3.5.Fornecedores ...........................................................................................................

3.3.6.Complementadores ..................................................................................................

2 Fonte: Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI)

Estrutura – Plano de Negócios

O empreendedor deve elaborar seu Plano de Negócios com objetividade e clareza, devendo obedecer a sequência dos tópicos.

Page 22: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

22

3.3.7.Influenciadores .........................................................................................................

3.3.8.Relações de força .....................................................................................................

4.Plano de Faturamento e Captação de Recursos ............................................................

4.1.Definição e caracterização do público-alvo .................................................................

4.2.Identidade institucional ................................................................................................

4.3.Modelo de negócio e estratégia de entrada.................................................................

4.3.1.Modelo de entrega ....................................................................................................

4.3.1.1.Objeto de comercialização ....................................................................................

4.3.1.2.Distribuição ............................................................................................................

4.3.2.Modelo de cobrança .................................................................................................

4.3.3.Precificação ..............................................................................................................

4.3.4.Promoção .................................................................................................................

4.3.4.1.Vendas ..................................................................................................................

4.3.4.2.Divulgação .............................................................................................................

5.Plano Organizacional .....................................................................................................

5.1.Estrutura jurídica .........................................................................................................

5.2.Estrutura organizacional ..............................................................................................

5.2.1.Organograma ...........................................................................................................

5.2.2.Estrutura Administrativa ............................................................................................

5.2.2.1.Corpo Executivo ....................................................................................................

5.2.2.2.Financeiro ..............................................................................................................

5.2.2.3.Contábil .................................................................................................................

5.2.2.4.Jurídico ..................................................................................................................

5.2.2.5.Recursos Humanos ...............................................................................................

5.2.3.Estrutura de marketing .............................................................................................

5.2.3.1.Comercial ..............................................................................................................

5.2.3.2.Comunicação .........................................................................................................

5.2.4.Estrutura de produção ..............................................................................................

5.2.5.Estrutura de P&D ......................................................................................................

5.3.Estrutura física .............................................................................................................

6.Plano de Ação ................................................................................................................

Page 23: Acesso ao Manual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA –

INBATEC Campus Universitário - Cx.Postal 3037 - Lavras – MG

CEP: 37200-000 Tel.: (35) 3829-1079 E-mail: [email protected]

23

7.Análise de Riscos ...........................................................................................................

8.Plano Financeiro .............................................................................................................

8.1.Investimentos ..............................................................................................................

8.2.Produção, vendas e faturamento .................................................................................

8.3.Estrutura de custos e despesas ..................................................................................

8.4.Demonstrativos financeiros e análise de cenários .......................................................

8.4.1.Fluxo de caixa ..........................................................................................................

8.4.2.Demonstrativo do resultado do exercício ..................................................................

8.4.3.Balanço patrimonial ..................................................................................................

8.4.4.Análise de cenários ..................................................................................................

9.Anexo .............................................................................................................................