ACIAS promoverá ‘Café da Manhã – Clube dos Empresários’ · Manhã – Clube dos...

12
1 ACIAS promoverá ‘Café da Manhã – Clube dos Empresários’ De olho no dia das mães, PAE-Sebrae ministrou palestras gratuitas Networking Dicas de vendas Páginas 4 Páginas 4 Páginas 5 Páginas 6 Páginas 7 Páginas 8 Confira nesta edição Óticas Lucca sumareense está em novo endereço Drogaria Bertoli Rede Pratika: jubileu de prata Bazar CCA: tradição de quem entende Posto Ipiranga Nota 10 inaugura Padaria ampm Mak Colchões: qualidade e conforto Gera Educacional Profissionalizante 21 de abril, Dia de Tiradentes: feriado nacional A ideia é realizar o Café da Manhã mensalmente no decorrer do ano, e reunir em cada edição, grupos de 30 empresários Ainda neste mês o órgão vai promover dois cursos fundamentais para o empresário e com custo acessível: Inova Vitrinismo e Visual Merchandising e Na Medida Certa. Mais sobre empreendedorismo na Pagina 3. A ACIAS comunica que devido à falta de acor- do entre os Sindicatos Patronais e o Sincomer- ciários para finalizar as negociações com o obje- tivo de celebrar Conven- ção Coletiva de Trabalho 2015/2016 – o que inclui o calendário deste ano – os empresários devem manter o acordo firma- do anteriormente. Nesse caso, no que se refere aos feriados conforme de- cisão proferida em sede provisória no processo nº 0012734-41.2015.5.15.0122 da Vara do Trabalho de Sumaré, ficou reconhecida a aplicação da Ultrativida- de Súmula 277 do TST à Convenção Coletiva que terminou sua vigência em 31/08/2015. Até decisão em contrário ou até que se firme nova convenção coletiva de tra- balho, fica estendida a apli- cação da cláusula 41 da CCT 2014/2015 (que trata do Trabalho nos Feriados) para os outros feriados que sucederem o dia 31/08/2015, implicando na possibilidade do tra- balho desde que obede- cidas às regras da cláusu- la 41, exceto os feriados em que são vedados o trabalho, como esse do dia 21 de abril – quando se comemora o Dia de Tiradentes. Portanto, está proibida a abertura do comércio neste feriado de Tira- dentes.

Transcript of ACIAS promoverá ‘Café da Manhã – Clube dos Empresários’ · Manhã – Clube dos...

1

ACIAS promoverá ‘Café da Manhã – Clube dos Empresários’

De olho no dia das mães, PAE-Sebrae ministrou palestras gratuitas

Networking

Dicas de vendas

Páginas 4

Páginas 4

Páginas 5

Páginas 6

Páginas 7 Páginas 8

Confira nesta edição

Óticas Lucca sumareense está em novo endereço

Drogaria Bertoli Rede Pratika: jubileu de prata

Bazar CCA: tradição de quem entende

Posto Ipiranga Nota 10 inaugura Padaria ampm

Mak Colchões: qualidade e conforto Gera Educacional Profissionalizante

21 de abril, Dia de Tiradentes: feriado nacional

A ideia é realizar o Café da Manhã mensalmente no decorrer do ano, e reunir em cada edição, grupos de 30 empresários

Ainda neste mês o órgão vai promover dois cursos fundamentais para o empresário e com custo acessível: Inova Vitrinismo e Visual Merchandising e Na Medida Certa. Mais sobre empreendedorismo na Pagina 3.

A ACIAS comunica que devido à falta de acor-do entre os Sindicatos Patronais e o Sincomer-ciários para finalizar as negociações com o obje-tivo de celebrar Conven-ção Coletiva de Trabalho 2015/2016 – o que inclui o calendário deste ano – os empresários devem manter o acordo firma-do anteriormente. Nesse caso, no que se refere aos feriados conforme de-cisão proferida em sede

provisória no processo nº 0012734-41.2015.5.15.0122 da Vara do Trabalho de Sumaré, ficou reconhecida a aplicação da Ultrativida-de Súmula 277 do TST à Convenção Coletiva que terminou sua vigência em 31/08/2015.Até decisão em contrário ou até que se firme nova convenção coletiva de tra-balho, fica estendida a apli-cação da cláusula 41 da CCT 2014/2015 (que trata do Trabalho nos Feriados)

para os outros feriados que sucederem o dia 31/08/2015, implicando na possibilidade do tra-balho desde que obede-cidas às regras da cláusu-la 41, exceto os feriados em que são vedados o trabalho, como esse do dia 21 de abril – quando se comemora o Dia de Tiradentes.Portanto, está proibida a abertura do comércio neste feriado de Tira-dentes.

2

Expediente Jornal da ACIASPublicação mensal da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré, filiada à Facesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e à CACB (Con-federação das Associações Comerciais), localizada à Rua Antonio Jorge Chebab, 1.212 – Centro – Sumaré/SP.Fone: (19) 3873.8701E-mail: [email protected]: www.acias.com.brDiretoria Executiva – Biênio 2015/2016Presidente: Rodolfo Azevedo Germano (G2 Contabilidade)Vice-Presidentes: Gustavo Caron (Ótica Caron) e Domingos Guerreiro (Guerreiro Locadora)Tesoureiros: Eduardo Cesar Padovani (Ferreira e Padovani Soc. de Advogados) e Cidney Frizzarin Jr (Escritório Veneza & Objetivo)Secretários: Rafael Thiago de Paula (D&D Revestimentos) e Claudio Padovani (Imo-biliária Dom Barreto)

CONSELHO FISCALAparecido A. Gonçalves, o Cido do Valle (Do Valle Veículos)Antonio Celso Nardi (Transportadora Nevalma)Roberto Cordenonsi (Cordenonsi Ass. Imobiliária Ltda)

COMISSÃO DE SINDICÂNCIALuiz Carlos Armidoro (Luck Pel Papelaria)Marissa Nardini Dias (Marissa Presentes)Silvio Cesar Coltro (C.P.C. Central Proc. Contábeis)

DIRETORIA ADJUNTAAlexandre José Cecílio (Faculdade e Colégio Network)Angelo Ongaro (Posto Ongaro)Ataíde Siconha Zague (Eletro Santa Rita)Carlos Alberto Ravagnani (Grafismo Artes Gráficas)Divino Donizete Romão (Filadélfia Assessoria Empresarial)Eduardo Gigo (Supermercados Good Bom)Helena Pereira Rosário (Global Viagens e Turismo)José Roberto dos Santos (Strategic Cont. Cons. e Assessoria)Juarez Pereira da Silva (Transição Consultoria)Laércio Siqueira (Concessionárias Carlos Cunha)Marcos Rodrigo de Souza (Clínica é o Bicho)Mario Antonio Maiale (Farmácia do Gildo)Wander Lousada Junior (Cebrac Cursos Profissionalizantes)

Jornalista Responsável: Alzeni Maria Duda GambetaDiagramação: Alef SilvaFotos: Alzeni Maria Duda GambetaTiragem: 5 mil exemplaresImpressão: Editora Grupo O Liberal Depoimentos dos entrevistados e artigos assinados refletem o pensamento de seus autores.

ExpEdiEntE | Jornal da ACiAS

É lamentável como a política bra-sileira caminha de mal a pior. Que sempre houve corrupção é inegável. Mas a atual é calamitosa, evidente e apresenta rombos incalculáveis. E esse justamente é o tema do nosso editorial. Afinal, a corrupção brasi-leira é uma doença crônica que pare-ce não ter cura. A corrupção, os po-líticos e seus sofismas têm provocado esse dano aos cofres públicos, caído no descrédito e sendo motivo de cha-cota até no exterior.A corrupção no governo atual atin-giu índices tão alarmantes que o povo está pedindo um basta. Confor-me o contabilista - atuante na área de auditoria independente há mais de 15 anos, com enfoque em contro-

da pela corrupção! Esperamos que a partir de agora a maioria dos casos seja descoberto, venha a público e te-nha um desfecho digno: punição aos envolvidos, independente de partido. E mais: que tudo o que foi ‘furtado’ da Nação, seja devolvido. Precisamos de uma vez por todas co-locar a Lei acima dos interesses des-ses políticos, da compra de votos, das ameaças ao bom senso, enfim, dar um basta para que a política suja não ofereça o outro lado: corromper os cidadãos menos instruídos ou ig-norantes.Porque infelizmente é isso que tem acontecido. Muitos são corrompidos por pouca coisa, em detrimento de algo muito maior: a moralidade do país, a seriedade, o desenvolvimento e a geração de empregos; e os serviços públicos de qualidade. Mas para isso

les internos, contabilidade e tributos, e integrante da equipe de colabora-dores do Portal Tributário, Mauricio Alvarez da Silva - estamos novamen-te em meio a um turbilhão de escân-dalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o adágio popular vivemos na “casa da mãe Joana”.Uma coisa puxa a outra. E puxando o fio da meada muitos outros polí-ticos parecem compor o cenário es-druxulo e que tem feito a economia degringolar, com o aumento diário do desemprego, empresas fechando as portas, inflação aumentando nos supermercados e postos de gasolina.Isso tudo é reflexo de uma crise gera-

é preciso acabar com a roubalheira!Não basta o salário altíssimo e as mordomias dos políticos, em espe-cial, os deputados, senadores e mi-nistros? Pasmem! É muito dinheiro que sai do nosso bolso para sustentar essas mordomias. O Brasil carece de políticos sérios, ho-nestos, homens que trabalham pelo bem da Nação! Chega de sangues-sugas, de corruptos, de bandidos! Porque, inegavelmente, é assim que caminha a nossa política.Precisamos colocar o Brasil nos ru-mos do desenvolvimento, para daqui alguns anos começar a colher os fru-tos novamente. Porque do jeito que tudo caminha, a classe empresarial que sobreviver vai levar um bom tempo para pagar as contas do rom-bo deixado por esse governo incom-petente!

Corrupção, os políticos e seus sofismas

3

ACIAS promoverá ‘Café da Manhã – Clube dos Empresários’

Networking

Dentro da proposta de ampliar o le-que de produtos e serviços e manter um networking com a classe em-presarial, a ACIAS realiza a partir de abril o ‘Café da Manhã – Clube dos Empresários’. Esse primeiro e inaugural será no dia 20. A ideia é realizar o Café da Manhã mensal-mente no decorrer do ano, e reunir em cada edição, grupos de 30 em-presários dos variados ramos da economia local. Na ocasião do café da manhã, com início marcado para as 8h30, será proferida uma palestra curta sobre a importância da inovação no meio empresarial, bem como apresenta-dos os novos produtos e serviços

oferecidos pela entidade. “Será uma experiência, e caso dê certo – já que o foco é o empresário – vamos passar a realizar o Café da Manhã quinzenalmente. Queremos trazer os empresários cada vez mais próximos da ACIAS, que é a enti-dade que existe para apoiá-los em todos os momentos. Sabemos que a situação econômica do país tem mexido com os ânimos de todos, e acaba nos deixando meio que de mãos atadas, mas dentro do pos-sível vamos procurar mecanismos para tentar reverter tudo isso e be-neficiar, em especial, o nosso asso-ciado”, explica o gerente executivo da ACIAS, Fernando Montecautti.

De olho no dia das mães, PAE-Sebrae dá dicas em palestrasAumentar as vendas

De olho no Dia das Mães, o PAE (Posto de Atendimento ao Empre-endedor) do Sebrae/SP promoveu no último dia 07, no auditório da ACIAS uma palestra gratuita e com dicas de vendas. Com o tema “Como vender mais e melhor”, a palestrante Daniela Cria orientou o empresário quanto às técnicas para gerar mais vendas nesta data importante para o comércio varejista, além de sen-sibilizá-lo sobre a importância de aproveitar períodos comemorativos para aumentar o faturamento, por meio de esforços promocionais.

A outra palestra gratuita “Aumente suas vendas” também atraiu mui-tos empreendedores à ACIAS no último dia 23. A ideia do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae é orientar os em-presários sobre as principais ferra-mentas de marketing, com ênfase na produção e divulgação, com a finalidade de estimular o aumento das vendas, a identificação do públi-co alvo e os meios de comunicação adequados para as ações. O tema foi ministrado pelo palestrante Samuel Costa Aguiar de Souza.

NA MEDIDA CERTA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS

* Curso de 16h presenciais e 2h de consultoria por empresa;* Consultoria individual com cada participante para auxiliar na aplicação do Planejamento de Vendas em seu negócio;* Voltado ao microempreende-dor individual, micro e peque-nas empresas;* Visa ajudar no aprimoramento de posturas e capacidade de ne-

gociação a fim de aumentar a qua-lidade do relacionamento com os clientes;* Abordará questões práticas e te-óricas que auxiliarão os profissio-nais a vender com mais eficiência.* Investimento de R$ 240,00 (par-celados em até 8x).Inscreva-se já no endereço eletrô-nico [email protected] ou ligue 3399-5641 ou 0800 570 0800.

Dias: 25 e 27/04 e 02 e 04/05, das 17 às 21h, no Posto do ‘É Pra Já’ Municipal

Inova Vitrinismo e Visual Merchandising

* Sebrae Inova Vitrinismo - 05/04, das 8h30 às 17h30. O cur-so abordará conceito, percepção visual e estética, técnicas de ex-posição e composição, além de produção de material para as datas comemorativas e promo-ções. A vitrine é responsável direta pela maior parte das ven-das, pois ela atrai o cliente para dentro da loja.* Sebrae Inova Visual Mer-chandising – 05/05, das 8h30 às

17h30. O curso tem por ob-jetivo apresentar aos micro e pequenos empresários a im-portância do visual merchan-dising como estratégia para ambientar seu estabelecimento comercial, dispondo mobiliá-rios e equipamentos de forma estratégica, visando exposição dos produtos para aumentar as vendas.Mais informações pelo fone 3399.5641.

A palestrante Daniela Cria falou sobre "Como vender mais e melhor"

Samuel Souza ministrou a palestra "Aumente suas Vendas"

4

Unidade da Óticas Lucca sumareense está em novo endereço

Drogaria Bertoli Rede Pratikacomemora jubileu de prata

Mais comodidade

25 anos

Com atendimento ímpar e diferen-ciado feito por profissionais capa-citados, a unidade da Óticas Lucca sumareense está em novo endereço desde fevereiro último: Rua Dom Barreto. A mudança se deu em fun-ção da necessidade de oferecer mais conforto e comodidade aos clientes, já que o prédio atual – amplo e mo-derno – conta até com estaciona-mento próprio. “O ponto é bem me-lhor”, explica a gerente Sueli Brito, com 41 anos de experiência.A Óticas Lucca de Sumaré é a antiga Iris, e foi adquirida pelo técnico em ótica, Paulo Brito, em sociedade com Clóvis Presence. Eles, com conheci-mento no ramo e tino empreende-dor, expandiram os negócios. Hoje, a rede conta com outras quatro lojas, sendo uma na cidade de Santa Bár-bara D´Oeste e três na capital (Pi-nheiros, Imirim e Santana).Na Óticas Lucca os clientes encon-tram as marcas top do mercado, en-tre elas, Coca Cola, Forum, PlayBoy,

São 25 anos de credibilidade junto à comunidade da região da Área Cura. Estamos falando da Dro-garia Bertoli – a mais tradicional do bairro - que a pouco menos de uma década passou a fazer parte da Rede Pratika. E os proprietários Alair Bertoli e Rosana comemoram o jubileu de prata, já que ao longo desse período conta com clientes fieis, e já na terceira geração. “So-mos gratos, porque nossa clientela que começou com a gente está pas-sando de pai para filho, e em bre-ve atenderemos o neto”, comenta Alair. A ideia de incorporar a essa rede é pela facilidade de compras e pelos convênios. Na Drogaria Ber-toli os clientes encontram milhares de itens em medicamentos de mar-ca, genérico e similar, perfumaria, higiene pessoal, maquiagem e até linha fitness. Alair Bertoli, que é técnico em far-mácia, recorda que quando fundou a empresa o bairro ainda era pe-queno. Cresceu muito nos últimos

raspadão. A gente conhecia todo mundo, mas com aumento popu-lacional hoje fica mais difícil. Mes-

Kipling, Michael Kors, Carrera, Ana Hickmann, Lisieux e etc. “Trabalha-mos com a linha infantil, como a Disney, e algumas vêm até com mo-chilas”, diz Sueli.Segundo a gerente, a loja terá muitas novidades em breve, e sem perder a qualidade. “Primamos por manter a loja sempre inovada, com preços competitivos e a qualidade que to-dos merecem por atendentes quali-ficadas”.“Aproveitamos para convidar os clientes e amigos para conhecer a nova Óticas Lucca, que está mais bo-nita e com muitas variedades, e to-mar um cafezinho conosco”.A Óticas Lucca fica no número 1.439 da Rua Dom Barreto – na quadra entre a Taty Pan e Piso Tintas – na região central de Sumaré. Aceita cartões de crédito e cheque sob con-sulta. A loja funciona de segunda a sexta, das 9 às 18h, e aos sábados, das 9 às 13h. Mais informações pelos fo-nes 3873.7185 e 9.8106.9326 (Tim).

e vem melhorando diariamente. “Naquela época, a parte de cima aqui do Jardim Denadai era só um

mo assim ainda temos aqueles an-tigos clientes, e muitos ainda usam o sistema da famosa ficha”.E essa tradição somada a confiança e credibilidade rendeu uma cartei-ra com milhares de clientes fideli-zados. “Procuramos tratar a todos como amigos, e fazer com que se sintam bem. E esse atendimento especial é um dos nossos diferen-ciais”, garante.A Drogaria Bertoli Rede Pratika funciona de segunda a sábado, das 8 às 20h; e domingos e feriados, das 8 às 12h. Fora as ‘chamadas de emergência’, ou seja, o fato de os Bertoli morarem praticamente ao lado faz com que os moradores que necessitam de um medicamento fora do expediente recorram na re-sidência. “Vez em quando aparece um fora do horário, e aí nós aten-demos”, comenta sorridente.Anote o endereço: Rua Samuel Te-les de Mendonça, 201 – loja 205, no Jardim Denadai. Mais informa-ções pelo fone 3864.0201.

Estacionamento próprio e mais comodidade aos clientes

Drogaria incorporada à rede Pratika pela facilidade de compras e convênios

5

6

Posto Ipiranga Nota 10 inaugura franquia Padaria ampm

Mudanças nas regras do INSS

Regulamentação aguarda sanção

Novo conceito

Perícia médica

Empresas juniores

Conveniência na medida certa! É a Padaria ampm, da Rede Ipiranga, que foi inaugurada recentemente no Posto Nota 10 – um lugar que ofere-ce tudo e a qualquer hora do dia! Na Padaria ampm tem pão quentinho o tempo todo, e os clientes contam com um mix completo de produtos: pães, tortas, salgados, lanches, pão de queijo, chipa, croissants e até pi-zzas, além de sobremesas deliciosas. O destaque fica por conta do Beer Cave, com vários rótulos de cerve-ja nacional e importada, que assim como o próprio nome, o cliente en-tra numa espécie de ‘caverna’ – só que muito clara e geladérrima – pra escolher a cerveja que deseja beber. De acordo com Gisele Ribeiro Ver-ticchio, trata-se de um novo conceito em loja de conveniência. O estabele-cimento que fica ao lado do Posto Nota 10 tem 140 metros, com mesas internas para acomodar os clientes. “Decidimos oferecer mais essa op-ção aos nossos clientes, que podem saborear um café quentinho com grãos moído na hora, cappuccino ou cerveja gelada a qualquer momento, e tudo isso acompanhado de um de-

Por meio do Decreto nº 8.691/16, publicado no último dia 15, o go-verno alterou as regras relativas à realização de perícias médicas e à concessão de auxílio-doença pelo Instituto Nacional do Seguro So-cial (INSS). Com isso, o funcioná-rio afastado do trabalho por pe-ríodo superior a 15 dias pode ser submetido à avaliação pericial de médico do próprio INSS ou de ór-

O Senado Federal aprovou, dia 10 de março, o Projeto de Lei nº 437/12, que normatiza a criação de empresas juniores e seu funcionamento junto a universidades brasileiras. Confor-me define o texto aprovado, empre-sas juniores são entidades organiza-das “sob a forma de associações civis

a procura pela Padaria ampm vem crescendo diariamente. Como temos um amplo espaço, pretendemos ino-var um pouco mais e ampliar a Pada-ria ampm, o que vai beneficiar ainda mais no período de calor, principal-mente para a galera que deseja curtir um happy hour ao ar livre”, diz.A Padaria ampm funciona de do-mingo a quinta, das 6 à meia-noite, e sextas e sábados, das 6 às 2h da ma-drugada.

O POSTOO Posto Ipiranga Nota 10 foi fun-dado no ano de 1993, no balão da

seja prorrogado mediante a simples apresentação de atestado emitido por médico da rede pública ou da particular. Ainda de acordo com o texto, se não puder ser avaliado por um perito do INSS, o segura-do pode retornar ao trabalho um dia após o término do período de afastamento indicado pelo médico que acompanha seu caso. Este pro-fissional pode, inclusive, dar alta ao

Na prática, são empresas montadas dentro das universidades, mas com gestão independente destas, nas quais alunos voluntários, supervi-sionados por professores, prestam serviços para a sociedade, inclusive para outras empresas. Embora tenha fins eminentemente

licioso salgado, lanche ou Donut´s. Enfim, temos uma variedade em gu-loseimas”, explica ela que é formada em Fisioterapia, porém expert em administração.E apesar de estar funcionando há apenas 5 meses, a Padaria ampm ofe-recerá, em breve, um point exclusivo para happy-hour. Ou seja, além das mesas internas, a direção do Posto Nota 10 vai construir um deck de madeira do lado externo, que será uma grande atração no fim do dia. A ideia é formatar um novo serviço de happy hour. “Graças a Deus já es-tamos com um movimento bom, e

gãos integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, quan-do o segurado estiver internado em unidade de saúde, a incapacidade pode ser reconhecida por meio de documentação médica. Antes, tan-to a concessão quanto a prorroga-ção do auxílio-doença dependiam de perícia feita exclusivamente por médicos do INSS.A norma possibilita que o benefício

geridas por estudantes matriculados em cursos de graduação de institui-ções de ensino superior com o pro-pósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvi-mento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho”.

Praça do Rotary, antes de chegar ao viaduto Comendador Aristides Mo-ranza – de acesso à região central de Sumaré. É conhecido, inclusive, como ‘Posto do Balão’ – pela tradi-ção e idoneidade. O Posto começa a atender uma hora mais cedo do que a Padaria ampm (abre as 5 horas da manhã). Está com promoção na tro-ca de óleo – um sistema exclusivo Ipiranga Jet Oil de serviços automo-tivos. Num espaço reformado recen-temente e totalmente moderno, os clientes acompanham em monitores a execução dos serviços, bem como recebem orientação do que será feito no veículo. Contam também com a promoção KM de Vantagens - programa de fidelidade da rede. Ao abastecer, trocar o óleo ou comprar no Posto Ipiranga Nota 10, juntam pontos que podem ser trocados por descontos, viagens aéreas e benefí-cios em mais de 80 parceiros e diver-sas lojas exclusivas.O Posto Ipiranga Nota 10 e a Padaria ampm estão localizados na Rua Qui-rilio Ravagnani, 55 – Jardim São Do-mingos. Mais informações pelo fone 3873.6762.

empregado antes do prazo estipu-lado na concessão ou na prorroga-ção do auxílio-doença.Nos casos em que o benefício tenha sido concedido por meio de ates-tado médico, a Previdência Social poderá convocar o empregado a qualquer tempo para avaliação pe-ricial. O INSS fará publicar Instru-ção Normativa para regulamentar as novas medidas.

educacionais, servindo como uma espécie de estágio ao aluno, as em-presas juniores podem cobrar pelo trabalho realizado. A renda obtida, no entanto, deve ser totalmente re-vertida para o desenvolvimento de suas atividades-fim. O texto foi en-caminhado à sanção presidencial.

Espaço, ao lado, terá deck de madeira visando os famosos happy hours

7

Durma bem com a qualidade e o conforto da Mak Colchões

Aprovados mais dois motivos para faltas justificadas

Agricultores reivindicam melhorias

Fábrica e show room

Sem prejuízo

Solicitações

Um bom dia começa com uma boa noite de sono. É pensando na qua-lidade do sono que a Mak Colchões produz colchões e camas box em variados modelos com qualidade , superando os conceitos de conforto e propiciando uma melhor qualida-de de vida. São Colchões de Molas dos mais variados modelos, cores, elementos e diferentes níveis de con-forto. Além da beleza, ainda propor-cionam uma perfeita sustentação do corpo para garantir boas noites de sono. “Produzimos o melhor e nas medidas que encaixam perfeitamen-te naquilo que o cliente busca. São colchões confortáveis que garantem tranquilidade e descanso”, comenta o alagoano Jackson Dias Feitosa, que deixou sua terra natal no ano de 2000 em busca de novas oportunidades no Estado de São Paulo.Depois de trabalhar por dez anos no ramo, ele decidiu montar o próprio negócio. Há 6 anos ele inaugurava na região do Matão a Mak Colchões. A fabricante especializada em colchões visa sempre à satisfação e bem-estar de seus clientes. A necessidade de um

Publicada no último dia 9, a Lei nº 13.257/16 acrescenta mais duas ra-zões para faltas justificadas dos fun-cionários. Com isso, sem prejuízo de salário, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço por um dia por ano para levar filho de até seis anos ao médico e por até dois dias para acompanhar exames e con-sultas médicas durante o período de

Agricultores sumareenses se reu-niram no dia 3 de março, no Ga-binete do Paço Municipal, para reivindicar melhorias ao poder público. Na ocasião do encontro com a prefeita Crista Carrara, eles entregaram uma pauta de reivin-

ou box, não há problema, pois essas peças não ficam mais que uma sema-na em exposição. Graças a Deus a sa-ída é rápida”.Como fabricante, a Mak Colchões trabalha com flexibilidade para aten-der todas as medidas e característi-cas solicitadas pelos clientes. A Mak Colchões atende Sumaré e região, e está com preços imperdíveis: conju-gado casal a partir de R$ 599,00; box + colchão padrão (1.38 x 1.88) só R$ 899,00. Além dos colhões e box, a loja

de falta que não acarretam desconto no salário do empregado, além dos elencados acima:• em caso de falecimento do cônjuge, pais, filho, irmão ou pessoa que viva sob sua dependência econômica (até dois dias consecutivos);• em virtude de casamento (até três dias consecutivos);• em caso de doação de sangue (por

asfalto”, e que foram ainda mais prejudicadas pelas intensas chu-vas registradas recentemente.A prefeita e os moradores – en-tre eles representantes da Estân-cia Árvore da Vida, na região das chácaras Cruzeiro do Sul, e da

espaço maior fez com que ele transfe-risse a fábrica para a região do Maria Antônia, onde montou ainda o show room com belas peças em exposição.Jackson faz questão de acompanhar de perto a produção. Contratou um gerente para ajudar na confecção. E a experiência conta e muito. Um col-chão box Queen, por exemplo, ele deixa acabado em apenas três horas. E a vantagem é que na Mak Colchões, os clientes escolhem o tamanho e a cor. “Um colchão confortável é im-prescindível na vida de todas as pes-soas, principalmente aquelas que tra-balham o dia todo e precisam de uma boa noite de sono para recuperar suas energias. Temos um catálogo de co-res à disposição, e o mais importante, preservamos a filosofia de trabalho - de atender o mais rápido possível”, comenta.No show room há inúmeros modelos e tamanhos à pronta entrega e com descontos de até 15%. A qualidade somada ao custo acessível e parcelado em até 10x garante maior rotativida-de de mercadoria. “Se o cliente chega aqui e quer levar um desses colchões

gravidez da esposa ou companheira.A medida faz parte da Política Na-cional Integrada para a Primeira In-fância, que também prevê a amplia-ção da licença-paternidade, de cinco para 20 dias, para trabalhadores de empresas inscritas no Programa Empresa Cidadã.O artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho elenca outros tipos

dicações. O presidente da Asso-ciação dos Moradores do Parque Dante Marmirolli e Adjacentes, Odinei Bassi, também pediu “atenção especial para a situação das estradas que dão acesso aos bairros, as quais não contam com

revende puffs, travesseiros e cabecei-ras. A Mak Colchões funciona de segun-da a sexta, das 8h às 18h, já o show room também abre aos sábados, das 8 às 16h. A fábrica e loja ficam na Rua Mario Coleta, 23, esquina com a Avenida Ângelo Campo Dall´Orto, quase em frente ao Good Bom Super-mercados na Região do Maria Antô-nia. Mais informações pelos fones 3854.7652 e 9.9628.0864 (whatsApp).

um dia, a cada 12 meses);• para fins de alistamento eleitoral (até dois dias consecutivos ou não);• em caso de cumprimento de exi-gências do serviço militar;• para a realização de provas de ves-tibular para o ingresso em ensino superior; • para comparecer a juízo.

Escola Municipal Rural “Dona Augusta Ravagnani Basso” – mar-caram um novo encontro, que deverá acontecer em dois meses, para discutir os avanços no aten-dimento das solicitações apresen-tadas à Administração.

Amplo prrédio abriga fábrica e show room, quase em frente ao Good Bom Supermercados

8

Gera Educacional Profissionalizante apresenta nova metodologia

19 despesas para deduzir do IR

Capacitação e desenvolvimento

Fique atento!

Preparar o profissional por meio de ferramentas educacionais visando o desenvolvimento de suas potencia-lidades e criar oportunidades para que ele possa atuar no mercado de trabalho. Com esse foco o Gera Edu-cacional Profissionalizante - escola de capacitação e desenvolvimento profissional acaba de inaugurar em Sumaré a primeira unidade da rede. É que a matriz foi fundada na cidade mineira de Belo Horizonte, há três anos. Com nova metodologia de en-sino, tem como proposta o plano de carreira. “Oferecemos cursos focados, principalmente para o profissional que almeja crescer dentro da empresa onde trabalha”, explica a pedagoga e diretora do Gera Educacional Profis-sionalizante, Ana Paula Lousada.O Plano de Carreira, segundo ela, visa qualificar o profissional de acor-do com as necessidades da empresa, com cursos dentro do perfil de cada um. “O método de ensino Gera torna o estudante único! O aprendizado é individual, e o aluno Gera faz o cur-so de acordo com o seu ritmo e com atenção dedicada de um instrutor qualificado”.Para tanto, a escola conta com 45 cur-sos profissionalizantes em sua grade,

Antes de declarar o Imposto de Renda é preciso organizar a pa-pelada, ou seja, os recibos e com-

ra de oferecer uma educação indivi-dualizada, de qualidade, e que atenda as necessidades daqueles que querem entrar com o pé direito para o merca-do de trabalho ou se aprimorar nele, tanto do ponto de vista de quem está à procura do 1º emprego, como para quem está à procura de uma recoloca-ção ou deseja mudar de área, e princi-palmente pelo Plano de Carreira, que é direcionado àqueles que querem crescer dentro da empresa”, garante Ana Paula. Para tornar-se um aluno Gera, o can-didato é entrevistado e orientado a escolher o curso mais adequado a seu

É importante que essas despesas possam ser comprovadas para a Receita Federal, caso ela solicite. “Principalmente os comprovan-tes relacionados à saúde, já que a Receita cruza as informações com dados que recebe dos médicos. Neste ano, esses profissionais são obrigados a informar o CPF de clientes”.Além dos comprovantes, é preci-so prestar atenção na despesa que pretende deduzir. A Receita per-mite o abatimento de gastos com escola e curso universitário, mas não com curso de inglês. Permite a dedução de despesa com nutró-logo, mas não com nutricionista. E isso confunde bastante a cabeça do contribuinte na hora de declarar. Neste ano o sistema está mais so-fisticado e capaz de cruzar ainda

entre eles, nas áreas administrativas, Informática e Comercial. O destaque fica para a Carreira em Gestão Empre-sarial, que envolve Gestão de Pessoas e Liderança, Assistente Administrati-vo, Contábil, de Recursos Humanos e de Crédito e Cobrança; Operador de Caixa; Hotelaria e Turismo e Gestão de Pessoas.Na área comercial, além de Vendas e Práticas de Varejo, o curso ensina como tornar-se um Agente de Ven-das ou ser um Operador de Telema-rketing. Já em Informática o pacote oferece 17 módulos – de Windows a Redes e Cabeamento. “Os nossos cur-sos duram até 1 ano e meio. Só que as pessoas têm a opção dos combos, por exemplo, no pacote de informá-tica, podem escolher três módulos ou o que mais desejam para sua área de atuação”, comenta Ana Paula.Todos os cursos oferecidos pelo Gera focam o mercado de trabalho. Tanto é que em breve vai estar no ar o Portal de Empregos, com banco de dados, e opção para quem está à procura de uma colocação profissional, que po-derá cadastrar seu currículo, assim como as próprias empresas disponi-bilizarem as vagas. “Chegamos com a proposta inovado-

provantes de despesas que podem ser deduzidas do cálculo e que po-dem elevar o imposto a restituir.

perfil e objetivos, podendo a qualquer momento rever sua escolha e transi-tar entre as diversas opções da escola. Com aulas presenciais, o estudante precisa obter 70% de aproveitamento, caso contrário ele não avança de mó-dulo. As aulas apostiladas são duas horas semanais, podendo ser segui-das, ou alternadas. O Gera Educacional Profissionalizan-te funciona as segundas, das 8 às 20h; de terça a sexta, das 8 às 18h, e aos sá-bados, das 8 às 17h. A escola fica na Rua Ipiranga, 507 – sala B, no piso superior. Mais informações pelo fone 3396.1490.

mais os dados dos contribuintes. Quem solicita o abatimento de uma despesa indevida com o ob-jetivo de reduzir o imposto a pa-gar corre o risco de arcar com uma multa de 75% sobre a parcela so-licitada erroneamente, se consta-tado dolo ou má fé e se não tiver os comprovantes dos gastos em questão. Entre as despesas que podem ser deduzidas estão Pensão Alimentí-cia, gasto com empregado domés-tico, implante dentário (desde que haja comprovação dessa despesa, esse item permite fazer a dedução do Imposto de Renda, nos gas-tos com saúde - que são criterio-samente analisadas), gastos com saúde no exterior, plano de Previ-dência Privada, cadeira de rodas, fisioterapia e psicólogo.

Nem tudo pode ser abatido na declaração, o que leva muitos contribuintes a cair na malha filha

Ana Paula ao centro com Janisley de Oliveira e Acacia Antonio

9

10

O empresário do ramo imobili-ário Roberto Cordenonsi sente--se realizado por ter sido um dos fundadores da ACIAS no ano de 1969, e de ter participado de quase todas as gestões - em quase cinco décadas de exis-tência da entidade. Ele recorda que o fato de não ter havido reeleição no início da entidade, chegou a presidir a Associação Comercial por seis anos conse-cutivos (de 1972 a 1978). Sem-pre colaborou com a entidade, seja como presidente, diretor ou conselheiro. Atualmente

Roberto Cordenonsi é membro do Conselho Fiscal. Também foi presidente da Comissão da festa de 40 anos da ACIAS, que culminou com o lançamento do livro da entidade. Sumare-ense de coração – já que mora no Município há 52 anos - é proprietário da DSZ Imobiliária, que trabalha apenas com venda de imóveis atendendo clientes de Sumaré e região. A empresa está no mercado há dez anos e oferece o que há de melhor a fim de transformar os sonhos dos clientes em realidade.

CONHEÇA SEU DIRETORROBERTO CORDENONSI

11

“Neste mandato a responsabili-dade é muito maior, assim como a disponibilidade de tempo ne-cessária”. Dessa forma o contabi-lista Rodolfo Azevedo Germano resume a missão do presidente da ACIAS. Ele que no mandato passado ocupou o cargo de te-soureiro avalia que há uma de-fasagem enorme de representa-tividade. Não há demanda local e, quando há, o empresário, na maioria das vezes, busca resol-ver os problemas por seus pró-prios meios. “A demanda que existe é num aspecto macro, que

a própria entidade se impõe pelo estatuto, porém, torna-se algo de efeito indireto para a catego-ria, ou seja, são poucos ou mui-to pontuais, os reais benefícios”. Além da área de contabilidade, é tecnólogo em Informática e ba-charelando em Direito. Rodolfo é proprietário do G2 Contabili-dade, empresa que está no mer-cado há 19 anos e presta servi-ços no ramo da gestão contábil, fiscal e de recursos humanos. Atende Sumaré e região, mas está aberta para quem necessita de serviços de qualidade.

CONHEÇA SEU DIRETORRODOLFO AZEVEDO GERMANO

12

Desde 1989

Bazar CCA: a tradição de quem entende e tudo o que você precisa

No ano de 1989 a vendedora de rua e funcionária de uma loja em Cam-pinas Clarice Bertozze dava um pas-so importante: inaugurava no Balão do Bom Retiro, na região da Área Cura, o Bazar CCA. Ela que até en-tão morava em Campinas e já tinha um terreno em solo sumareense, de-cidiu juntamente com o esposo Adão Ribeiro erguer o prédio para montar a loja, e ambos abraçaram Sumaré de vez, mudando para a Cidade Orquí-dea. E 27 anos depois a loja continua firme, com clientela fidelizada. Afi-nal, quando tudo começou, só havia uma loja no bairro. “Decidimos in-vestir em Sumaré e aqui fincamos ra-ízes. O bairro era pequeno e a ACIAS foi o primeiro lugar que procurei. Filiamos o Bazar para ter apoio de alguma entidade. E justamente pela necessidade do bairro, passamos a oferecer de tudo”, comenta Clarice.

balha com todas as numerações mas-culinas – até o plus size. Tem preço bom nas mercadorias e atendimento ímpar. O casal simpático está sem-pre sorridente e isso já garante uma clientela fidelizada. Claro, a varieda-de com valores convidativos também destacam o Bazar CCA. São vestidos,

O Bazar CCA continua oferecendo de tudo: roupas masculina e femini-na, aviamentos, papelaria, acessórios em geral, e o forte – retalhos e teci-dos. “Nesse período de crise, o que mais tem saído é tecido e retalhos para confecção própria”, garante.A vantagem é que o Bazar CCA tra-

saias, calças, blusinhas e muitas op-ções para a ala feminina. Já os ho-mens contam com belas camisetas a partir de R$ 15,90. “Aqui vestimos a família inteira, e isso é gratificante, porque logo atenderemos a quarta geração de clientes. Pessoas jovens que viraram clientes e que amadure-ceram junto comigo”, afirma.Clarice diz que em quase três déca-das passou por coisas boas e ruins, mas o importante é continuar firme e oferecendo qualidade aos clientes. O Bazar CCA já ganhou o Prêmio ACIAS (antigo Troféu Fufo), algo que ela considera muito especial. O Bazar CCA abre de segunda a sába-do, das 8 às 18h. Está localizado na Avenida Eng. Jaime P. Uchoa Cunha, 1.650 – esquina com Rua Lysi Lara Lopes Diniz, no Balão do Bom Reti-ro, na Área Cura. Mais informações pelo fone: 3864.2588.

Uma das lojas mais antigas do Bom Retiro

Associados em Foco

Jackson Dias Feitosa Mak Colchões

Luma Miquelino, Sueli Brito e Fabiana Macedo Óticas Lucca

Alair Bertoli com Rosana e a filha Quettna Drogaria Bertoli Rede Pratika

Clarice Bertozze com o esposo Adão Ribeiro Bazar CCAGisele com as colaboradoras Ana e Bruna

Conveniência ampm - Posto Nota 10