áCidos nucleicos

16
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim Ronnielle Cabral Rolim Todos os Direitos são Reservados 2008. Atualizado em: 28/09/08 Número: 14 Livro Virtual Livro Virtual 1º CIENTIFICO 1º CIENTIFICO

Transcript of áCidos nucleicos

Page 1: áCidos nucleicos

Criado e Desenvolvido por:

Ronnielle Cabral RolimRonnielle Cabral RolimTodos os Direitos são Reservados 2008.

Atualizado em: 28/09/08Número: 14

Livro VirtualLivro Virtual

1º CIENTIFICO1º CIENTIFICO

Page 2: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCA

O núcleo celular, descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22.25 μm.

FONTE: http://www.contestado.com.br

Page 3: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCACariotecaCarioteca

Page 4: áCidos nucleicos

O envoltório nuclear possui dupla membrana e poros (de natureza protéica) para a passagem de íons, moléculas e complexos moleculares, nos dois sentidos. Entre as duas membranas há uma região denominada: espaço perinuclear.

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCACromatinaCromatina

O envoltório nuclear apresenta poros ou annulli. A função do complexo do poro é o transporte seletivo de moléculas para fora e para dentro do núcleo. No poro, as duas membranas que constituem o envoltório nuclear são contínuas. O envoltório nuclear é impermeável a íons e moléculas, de modo que o trânsito entre o núcleo e o citoplasma é feito pelo complexo do poro.

Page 5: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCA CromatinaCromatina

Em biologia, chama-se cromatina ao complexo de DNA e proteínas (que juntas denomina-se cromossomo )que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.

Conhecem-se dois tipos de cromatina:

• Eucromatina (E), que consiste em DNA ativo, ou seja, que pode-se expressar como proteínas.

• Heretocromatina (H), que consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular.

Page 6: áCidos nucleicos

Diferentes níveis de condensação do DNA. (1) Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina (DNA com histonas). (3) Cromatina condensada em interfase com centrómeros. (4) Cromatina condensada em prófase. (Existem agora duas cópias da molécula de DNA) (5) Cromossoma em metáfase.

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCACromatinaCromatina

Page 7: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCANucleoplasmaNucleoplasma

O nucleoplasma, é constituído de substâncias (íons, enzimas, ATPs) dissolvidas em água; nele estão presentes imersos os filamentos de cromatina e o nucléolo.

Page 8: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCANucléoloNucléolo

È um corpúsculo denso, não delineado por membrana, presente no interior do núcleo. È uma região de intensa síntese de ácido ribonucléico ribossômico (RNAr) na região organizadora do nucléolo.

Page 9: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCADuplicação do DNADuplicação do DNA

Cada fita do DNA é duplicada formando uma fita híbrida,

isto é, a fita original (metade do DNA) pareia com a fita nova formando um novo

DNA. De uma única molécula de DNA formam-se duas

iguais a molécula original. Cada DNA recém formado possui uma das cadeias da

molécula mãe, por isso o nome semi-conservativa.

FONTE: http://www.rincon.com.br

Page 10: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCASíntese de RNA: TranscriçãoSíntese de RNA: Transcrição

Para que ocorra o processo de transcrição é necessária a presença de uma enzima - a RNA polimerase. Esta enzima reconhece o sítio de iniciação do gene, identifica a cadeia do DNA em que está contido e inicia a transcrição. Durante este processo, o pareamento dos nucleotídeos de RNA na cadeia de DNA, segue um padrão determinado. A adenina se pareia com uracil (uma vez que a molécula de RNA apresenta esta base no lugar de timina), a timina do DNA se pareia com adenina, citosina com guanina e guanina com citosina.

FONTE: http://www.odnavaiaescola.com

Page 11: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCASíntese de RNA: Transcrição - RNAmSíntese de RNA: Transcrição - RNAm

A transcrição é o processo pelo qual uma região do DNA é copiada, resultando num RNA.

O RNA mensageiro, ou mRNA, transporta informação genética do DNA ao citosol, onde é usado como molde para síntese de proteínas.

De uma maneira bem simplificada, podemos dizer que, nos procariotos a transcrição é feita pela enzima RNApolimerase que separa os pares de base do DNA, desenrolando o DNA, dando início a síntese de RNA, formando uma bolha de transcrição no DNA.

O RNA será então uma cadeia de nucleotídeos complementar ao molde do segmento do DNA de interesse, porém a base que complementa Adenina será a Uracila.

FONTE: http://www.enq.ufsc.br

Page 12: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCASíntese de Proteínas: TraduçãoSíntese de Proteínas: Tradução

O Código GenéticoO Código Genético

Toda a atividade celular, a própria Vida, depende da presença de proteínas.

A função das proteínas depende da sua conformação tridimensional que, por sua vez, é determinada por uma seqüência de aminoácidos.

Quem contém a informação para especificar a seqüência de aminoácidos das diferentes proteínas é o DNA.

Tem de haver um sistema de correspondência entre a linguagem do DNA e a linguagem das proteínas - um código genético.

Cada aminoácido é codificado por um conjunto de três nucleotídeos - um tripleto ou códon - originando 64 combinações possíveis.

FONTE: http://www.enq.ufsc.br

Page 13: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCASíntese de Proteínas: Tradução - RNAtSíntese de Proteínas: Tradução - RNAt

Page 14: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCASíntese de Proteínas: Tradução - RNAtSíntese de Proteínas: Tradução - RNAt

Page 15: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCASíntese de Proteínas: Tradução - RNArSíntese de Proteínas: Tradução - RNAr

Page 16: áCidos nucleicos

O NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCAO NÚCLEO E A SÍNTESE PROTEÍCASíntese de Proteínas: Tradução - RNArSíntese de Proteínas: Tradução - RNAr