Acontece ABC #69

12
E-mail liga Prefeitura e empreiteira em suposto crime ambiental O POSIÇÃO RESPONSÁVEL página 04 Rio Grande da Serra | Ribeirão Pires | Mauá | Santo André | São Caetano do Sul | São Bernardo do Campo | Diadema - 27 de fevereiro à 05 de março 2013 - Ano III/IV - Edição 69/55 Troca segundo o Código do Consumidor Direito Para Todos página 08 Polêmica na Câmara página 03 Vereadores discutem pessoalidades Campeonato Brasileiro São Paulo está na liderança página 10 sabem explicar uma troca de e-mails onde o assunto é discutido. Do lado da Prefeitura, Melissa Duaik, secretária-adjunta de Obras, nega ter qualquer envolvimento. Já no lado da Eplan, a arquiteta Maira Borges Um novo capítulo foi revelado com relação a um dos piores crimes ambientais já cometidos em Rio Grande da Serra. Até o ano passado havia pouca informação sobre as denúncias de um suposto crime em diz sequer conhecer Melissa, no entanto as duas (via e-mail cuja cópia foi obtida com exclusividade por nossa equipe de redação) conversam sobre o bota-fora buscando conclusão do caso. que a Prefeitura de Rio Grande, em parceria com a construtora Eplan, teriam criado um aterro clandestino no Parque América. Apesar de negar qualquer envolvimento, ambas as partes não Eplan e Prefeitura de Rio Grande negam provas contundentes

description

Edição de 27 de fevereiro à 05 de março de 2013

Transcript of Acontece ABC #69

Page 1: Acontece ABC #69

E-mail liga Prefeitura e empreiteira em suposto crime ambiental

Op

Osi

çã

O r

esp

On

sáv

el

página 04

Rio Grande da Serra | Ribeirão Pires | Mauá | Santo André | São Caetano do Sul | São Bernardo do Campo | Diadema - 27 de fevereiro à 05 de março 2013 - Ano III/IV - Edição 69/55

Troca segundo o Código do Consumidor

Direito Para Todos

página 08

Polêmica na Câmara

página 03

Vereadores discutem pessoalidades

Campeonato BrasileiroSão Paulo está na liderança

página 10

sabem explicar uma troca de e-mails onde o assunto é discutido. Do lado da Prefeitura, Melissa Duaik, s e c r e t á r i a - a d j u n t a de Obras, nega ter qualquer envolvimento. Já no lado da Eplan, a arquiteta Maira Borges

Um novo capítulo foi revelado com relação a um dos piores crimes ambientais já cometidos em Rio Grande da Serra. Até o ano passado havia pouca informação sobre as denúncias de um suposto crime em

diz sequer conhecer Melissa, no entanto as duas (via e-mail cuja cópia foi obtida com exclusividade por nossa equipe de redação) conversam sobre o bota-fora buscando conclusão do caso.

que a Prefeitura de Rio Grande, em parceria com a construtora Eplan, teriam criado um aterro clandestino no Parque América.

Apesar de negar qualquer envolvimento, ambas as partes não

Eplan e Prefeitura de Rio Grande negam provas contundentes

Page 2: Acontece ABC #69

EXPEDIENTE

EDITORIAL

ARTIGO

Acontece ABCAT&T Acontece Comunicação Jornalística Ltda. MECNPJ 15.039.934/0001-04Avenida Fortuna, 132 - sala 04 - Centro - Ribeirão Pires, SPCEP: 09400-320 Telefone: (11) 4822.4272 / [email protected]@aconteceabc.com.br

ImpressãoDiário Lance!Tiragem e Distribuição10 mil exemplares distribuídos gratuitamente

Jornalista ResponsávelYgor Andrade - MTb 69.406

RedaçãoAliny Marcelino - MTb 60.672

Arte finalistaCaio C. Perez (InfoCPC) (11) 9-9559-5709

Diretor ComercialAntonio Vida Leal (11) 9-9743-7814

ColaboradoresPaulino Paiva

Clóvis Volpi (Ex-Prefeito de Rib. Pires)

RealizaçãoA TRIBUNA DA SERRA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Editor ChefeMarcio Prado (Peninha) MTB: 60.608

Denúncias (Peninha) 7526-3748

e-mail: [email protected]

Depto. JurídicoDr. Ivo Pinheiro Nunes

Não sabe de nada?

Conselho para o Conselheiro aconselhar

Clóvis VolpiEx - Prefeito de Rib. Pires

Estar funcionário público significa servir, por isso “Servidor Público”. Quando se está servidor pú-blico e, ainda mais, se está em um cargo de con-

fiança, o chamado comissionado, a responsabilidade aumenta, e muito.

Quando o funcionário público usa a atribuição de sua função, para cometer atos ímprobos e crimino-sos, e se dá ao “luxo” de combinar tais atos, através de e-mail da própria Prefeitura, só pode significar uma coisa: a certeza da impunidade, que causa o conforto de sequer esconder suas atividades, devido à segu-rança de se sentir entre pessoas do mesmo “quilate”.

É desta forma que muitos caem.

Caem porque subestimam a índole daqueles que os rodeiam, e não conseguem imaginar que o ato im-probo ou criminoso, normal a ele e a muitos, sempre encontrará quem não compactua o mesmo quadro, a mesma foto. Muitas histórias, todos negam, mas as provam surgem, para serem averiguadas, apuradas.

A verba do DADE (Departamento de Apoio ao De-

senvolvimento das Es-tâncias) é de 4,4 milhões em 2013.

O Prefeito, segundo Assessores, ainda não definiu onde aplicar essa verba. Em 2005 essa verba era ± 1,5 milhão. Todo ano foi subindo e agora é de 4,4 milhões.

Eu construí, ano a ano: o Terminal Turísti-co Rodoviário, os Por-tais, Reforma de Praças, Hotel Escola, em fase de acabamento, Iluminação Central da Av. Humberto de Campos, Iluminação Central da Av. Princesa Izabel (Parque Aliança), Recuperação Capela do Pilar, Obras de Recapea-mento das Av. Humberto de Campos, Av. Santo André, Trecho da Cap. José Gallo, Reforma do Jardim Japonês e do Pá-teo da Prefeitura, Cons-trução do Centro His-tórico de Ribeirão Pires (Torre do Relógio).

Eu sugiro e é possível, com parte desse dinheiro que se ilumine os Trevos da SP 31 (Jardim Caçula, R. 7 de setembro mais a Entrada da R. Francisco Tometich), Ponte Seca, Santa Luzia, Trevo do São José de Lata (Santa Luzia), Trevo Ouro Fino Paulista divisa com Pal-meiras (Suzano), além do Trevo da IV Divisão.

Sugiro ainda a compra de mobiliário para o Ho-tel Escola, que também é possível e necessário.

Como em 4 anos essa

Independente das histórias contadas, das justifica-tivas dadas, a apuração de uma troca de e-mail, onde o teor é combinação daquilo que hoje é o câncer que terrivelmente consome Rio Grande da Serra, deve ser feito. A cidade está indefesa dos criminosos ambien-tais, e as informações levam à seguinte reflexão:

Quando o Poder Público, que tem o dever de fisca-lizar, controlar, constatar, denunciar e punir participa do papel de facilitador, fechando os olhos dos fiscais, e tramitando nas “entranhas”, no “intestino grosso” da máquina pública, e-mails para combinar a destruição da maior riqueza de nossa região, só há um futuro no horizonte: desolamento.

É dever de o Ministério Público apurar.

É dever do prefeito se envolver na apuração, para que as suspeitas de conivência não resvalem em sua imagem, visto que era o chefe da Pasta de Obras, na época. O que não parece colar é que, ambas, arqui-tetas, não se conheciam. Veja detalhes na página 04.

verba somará 20 Mi-lhões, o Prefeito poderá construir o Zoológico no Parque Municipal Mil-ton Marinho de Moraes (Camping), o Teleférico e a Cidade Encantada.

Assim cumprirá seu Plano de Governo para o Turismo. Peço desculpas para dar essas suges-tões ao Conselheiro para aconselhar. Nós não temos uma Faculdade Pública.

A FATEC (Faculdade de Tecnologia do Esta-do de São Paulo) seria a solução. Eu tentei, mas não consegui trazer para Ribeirão Pires uma FA-TEC. Consegui em 2005 a ETEC (Escola Técnica Estadual).

Hoje são mais de 1000 alunos que estudam na ETEC. Aconselho o Con-selheiro a aconselhar o Prefeito a concentrar seus esforços em pedir ao Governo Estadual uma FATEC em Ribeirão Pires.

Sugiro FATEC com cursos de Gastronomia e Hotelaria para aproveitar o prédio do Hotel Escola que está quase pronto.

Fatec... Fatec... Fa-tec...

27 de fevereiro à 05 de março de 2013ACONTECE EM TRAÇOS02

Page 3: Acontece ABC #69

0327 de fevereiro à 05 de março de 2013 POLÍTICA

Anderson Benevides buscaincentivar esporte e cultura

Anderson quer incentivos ao Graffiti

Clima esquenta em sessão e vereadores ‘trocam farpas’

O vereador An-derson Benevi-des durante a

última sessão da Casa de Leis em Ribeirão Pires, re-alizada na manhã de on-tem, ao contrário de seus colegas, que utilizaram a Tribuna para discorrer sobre Segurança Pública, promoveu um requeri-mento visando incentivos ao Esporte e à Cultura. O mais novo vereador do ABC pelo PNM requereu junto à mesa ao prefei-to, Saulo Benevides, um estudo visando a cons-trução de uma quadra poliesportiva, academia ao ar livre e playground

Na sessão de on-tem (26), mais uma discussão

sobre Segurança Públi-ca resultou em um clima bastante caloroso entre alguns vereadores.

Na sessão anterior, no dia 19 de feverei-ro, um requerimento da vereadora Cléo Meira (PTN) onde a mesma solicitava a instalação de uma agência bancá-ria no bairro da Quar-

em área pública no cru-zamento das ruas Japira e Viçosa, no Jardim dos Eucaliptos (Ouro Fino).

“Está provado que ações sociais voltadas para o esporte tem dado bons resultados, não so-mente quanto a desco-berta de novos talentos, como também na trans-formação de jovens, en-quanto bons cidadãos”, disse o jovem vereador que completa seus argu-mentos, dizendo que na cidade existem inúmeras quadras de futebol de areia, futebol society e que beneficiam apenas a

pratica de um esporte: o futebol.

Segundo o vereador existem também as impli-cações na área da Saúde, onde muitas bactérias são formadas por urinas e de-jetos de animais existen-tes nas quadras de areia. “Essa situação pode oca-sionar no adoecimento de algumas crianças que visitam estes locais, por isso meu pedido”, disse.

Anderson também citou em outro requerimento um pedido de incentivo à cultura, apresentando o Graffiti como o início. De

acordo com o nobre edil, o Graffiti, há muito já dei-xou de ser taxado como vandalismo e já não se compara mais à pichação. “Existem inúmeros locais onde podem ser doados pela Prefeitura para a re-alização deste projeto. Cabe à nós incentivarmos e colaborarmos para o crescimento artístico-cul-tural de nossa cidade”, finalizou o vereador que agradeceu ao presidente do PMN, Julio maria, o Ju-lião, pelo trabalho realiza-do e parabenizou-o pelos projetos elaborados.

ta Divisão. A vereado-ra sugeriu ainda que a Prefeitura de Ribeirão Pires doasse um ter-reno para que o banco interessado instalasse por lá um ponto para os moradores. Com isso o vereador Renato Foresto (PT) discordou apenas da doação do terreno, alegando que os bancos tem condi-ções de pagar pelo ter-reno. “Não sou contra a instalação do banco no

bairro, mas a Prefeitura doar terreno para esses donos de bancos, isso eu não concordo mes-mo”, disse o vereador que recebeu de volta a resposta da vereadora que disse não se intimi-dar e que vai continuar com os pedidos junto à Prefeitura.

Não diferente da se-mana passada, o ve-reador Renato Fores-to também entrou em

uma conversa mais afiada; desta vez com o vereador José Maria Adriano do PMDB que disse que seu colega era ex-banqueiro e não ex-bancário. Ao ouvir tal colocação, Foresto manifestou-se imedia-tamente e ouviu as des-culpas de Adriano, mas que parecem não ter surtido efeito nas mes-mas proporções do que o considerado insulto. Ouviu-se dizer também

que o vereador Rena-to Foresto estava tão zangado que ameaçou ‘levantar-se’ na próxima vez que fosse insultado na Casa de Leis. Para os que ouviram, sen-tiram tons de ameaça na frase dita pelo nobre edil, mesmo sabendo que estava de cabeça quente.

Aos mais esperanço-sos, os boatos de que a reforma administrativa

da Prefeitura de Ribei-rão Pires seria votada ontem não passaram de meras especulações e ao que parecem fi-caram mesmo para a próxima semana, o que, segundo informações não impedirá que os comissionados a serem contratados assumam seus cargos no dia 1º de março.

Ygor Andrade

Ygor Andrade

Page 4: Acontece ABC #69

27 de fevereiro à 05 de março de 201304 RIO GRANDE DA SERRA

Troca de e-mails revela suposto crime cometido entre Prefeitura e Empreiteira

Se comprovado, caso pode parar no Ministério Público Estadual

Chegou a nossa re-dação, uma denún-cia sobre um su-

posto esquema de “bota fora” em Rio Grande da Serra.

De acordo com a in-formação, a Prefeitura de Rio Grande da Serra te-ria combinado a prática do crime ambiental jun-tamente com uma cons-trutora de Ribeirão Pires, a EPLAN Construtora. O Município de Rio Grande está localizado em área de 100% manancial e também obedece à Lei da Billings, o que impossibili-ta a cidade de implantar áreas de descarte (botas fora) ou aterro de lixos, entulhos ou terra, confi-gurando grave crime am-biental a sua prática.

A denúncia aponta uma relação entre a então se-cretária-adjunta de obras da Prefeitura de Rio Gran-de, Melissa Zimpeck Duaik e a arquiteta Maira Gra-ciele Borges de Lima, da EPLAN Construtora, que teriam combinado uma reunião final, para acer-tarem detalhes do “Bota--Fora do Parque América” (bairro de Rio Grande, sob

houve conversa entre ela e a Secretária de Obras, Melissa, para implantação de um bota fora ilegal em Rio Grande da Serra, ficou nervosa, negou e descon-versou sobre o assunto, se retirando. Em seguida, o Diretor de Novos Negó-cios, Carlos Naste, apare-ceu para falar em nome da empresa e negou qualquer envolvimento de Maira Graciele com o suposto esquema de bota fora: “A Maira trabalha com a gente, é arquiteta, e não tem nada a ver com esta história”, explica, mas diz que já conhecia o caso.

Segundo Carlos, na época, a EPLAN era con-tratada da Prefeitura e realizava uma obra pró-xima ao Parque América e ficaram sabendo que tinha muita gente jogando terra na área, que seria o bota fora, e que a ação tinha autorização do pró-prio Nelson: “...e aí, acabou virando não só um bota fora, acabou virando um lixão...”, explica Carlos.

“Estive lá, na época, com a nossa engenheira, que era a Luciana, responsável pela EPLAN, juntamente

Abaixo: reprodução do e-mail entregue a redação. Em destaque,

o nome dos envolvidos

com a adjunta Melissa (...) e ficamos sabendo que ele (Nelson) foi autuado pelo Meio Ambiente”, re-vela o diretor da EPLAN, afirmando também que a empresa, atendendo ao pedido da Prefeitura, ins-talou a cerca no terreno do morador, mas enfatiza que nunca autorizou ne-nhum dos colaboradores ou funcionários a fazer descarte de materiais nesta área.

Durante a conver-sa, Carlos revelou o que poderia ser uma irregu-laridade, cometida pela Municipalidade, que teria intermediado a defesa do morador, autuado por crime ambiental, junto à CETESB, e deixa claro que todas as tratativas, a nível de secretária e adjunto, passam por ele (Carlos), e pelo engenheiro respon-sável pela obra, que seria a Luciana, na época.

Finalizando, Carlos rei-tera que a EPLAN apenas instalou a cerca de ara-mes na propriedade de Nelson, a pedido da se-cretária Melissa, sem re-ceber financeiramente por esta ação.

E-MAIL MOSTRA RE-LAÇÃO E DESMENTE

VERSÕES DAPREFEITURA E EPLAN

Juntamente com a de-núncia, recebemos a re-produção de uma troca de mensagem, via e-mail, que comprovaria a liga-ção entre a Secretária de Obras Melissa Duaik e a arquiteta Maira Graciele Borges de Lima. No e--mail, endereçado à Se-cretaria de Obras, espe-cificamente à Melissa, a arquiteta Maira relata que esteve no local do bota fora, juntamente com quatro pessoas, dentre elas: Luciana. Cabe lem-brar que Carlos, diretor da EPLAN, cita Luciana como engenheira responsável da empresa. Veja deta-lhes abaixo.

Ainda diz que conta com a presença de Melissa em nova reunião agendada, para “definir os últimos detalhes”

No título do e-mail, fica bem clara a intenção da conversa: Agendamento da reunião no Bota Fora do Parque América. (R)

DIZ QUE NÃO TRATOU SOBRE BOTA-FORA

Procurada pela reporta-gem do Tribuna da Serra/Acontece ABC, Melissa Duaik negou ter contato com Maira: “Nunca a vi e nunca dei tal ordem de bota-fora irregular”.

A atual secretária de Obras também negou ter sido procurada, na época, pelo senhor Nelson, mo-rador que foi multado em quase R$ 1 milhão e diz: “Rio Grande inteirinha é irregular, isso é um caso de falta de fiscalização por parte da Prefeitura, que tem que arcar com as fiscalizações e ser mais rigorosa mesmo”.

Detalhe: segundo a pró-pria Melissa, seu departa-mento é quem comanda a fiscalização.

MAIRA DESCONVER-SA E NEGA CONHECER MELISSA. DIRETOR DA EPLAN FALA EM DEFESA

DA FUNCIONÁRIA

Estivemos na EPLAN Construtora, para con-versar com Maira Graciele que, ao ser perguntada se

intervenção da justiça de-vido ao loteamento ilegal). Em setembro de 2012, um morador acusou a Prefei-tura de Rio Grande de ter autorizado um aterro em seu terreno, rendendo-lhe multa de quase R$ 1 mi-lhão de reais. Na época, o morador declarou que a ordem para o aterro par-tira da secretária-adjunta, da época, Melissa Duaik.

“Para fazerem esse aterro, pediram também para derrubar meu muro, que era de concreto, sob a justificativa de viabilizar o acesso às máquinas e caminhões. Disseram que deixariam tudo como an-tes, mas no lugar do muro, fizeram uma cerca de ara-me...”, declarou o mora-dor.

Também, no mesmo bairro, outro morador foi autuado pela Polícia Am-biental, pelo mesmo cri-me, na rua Xavantes, justi-ficando que a autorização partiu da Prefeitura de Rio Grande, se dizendo enga-nado, achando que teria seu problema de esgoto resolvido.

MELISSA NEGA CONHECER MAIRA E

Page 5: Acontece ABC #69

0527 de fevereiro à 05 de março de 2013 ESPECIAL

Hercules busca recursos comparceiros do Governo do Estado

Police e Gerson articulamfortalecimento do PSD em Rio Grande da Serra

Com o objetivo de promover ações necessárias para

ampliar programas de meio ambiente em Ri-beirão Pires, o vereador Hercules Giarola (PR) aproveitou o início desta semana para se encon-trar com figuras estraté-gicas. A principal delas foi o secretário esta-dual de Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB). O encontro aconteceu du-rante uma palestra que o deputado estadual li-cenciado apresentou na sede do partido em São Paulo, na noite de terça--feira.

Hercules esclareceu que o objetivo é levantar experiência e parcerias para fomentar projetos relevantes para a cida-de. “Viemos aqui para abrir uma porta para nosso Município. Que-remos crescer no índi-ce que concede o Selo Município Verde Azul”, destacou o republicano. Ano passado Ribeirão ficou em 48º lugar no

ranking que classifica a gestão ambiental dos municípios do Estado de São Paulo.

O atual secretário ad-junto de Meio Ambiente de Santos, Mauro Hadad, que até o ano passado atuava como Diretor do programa Município Ver-de e Azul esteve no mes-

mo encontro. Hercules manteve diálogo com Mauro que lhe garantiu uma agenda em seu ga-binete só para discutir ações específicas para Ribeirão Pires. A secre-tária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Bezer-ra dos Santos, também se mostrou favorável em unir forças para alavan-

car ações ecológicas na região e se comprome-teu em abrir espaço em sua agenda .

“Vejo esses contratos estratégicos com entu-siasmo. Estamos bus-cando agilizar recursos e propostas para melho-rar a qualidade de vida de nossa população e já encontramos muitas portas abertas para nos ajudar”, destacou Gia-rola antes de comple-tar: “Queremos ajudar nosso prefeito Saulo a governar e vamos con-tinuar correndo atrás de recursos para nossa ci-dade”.

Redação

O vereador paulis-tano Police Neto, coordenador me-

tropolitano do PSD, acompanhado de Ger-son Constantino (PSD), esteve em Rio Grande da Serra na tarde des-ta última segunda-feira para estreitar relações com atuais e futuros fi-liados do Partido Social Democrático da cida-de. O encontro acon-teceu na Câmara Mu-nicipal e contou com a participação dos vere-adores Claurício Bento (DEM), Valdir Marques (PSDB), Edvaldo Fran-cisco Guerra (PV), além da Secretária de Meio Ambiente, Samara Pa-vani Estanqueira, hoje presidente municipal do PSD.

“Estamos aqui para um diálogo visando o fortalecimento do par-tido”, declarou Police Neto que aproveitou a oportunidade para se interar da estrutura do PSD de Rio Grande da Serra e dos planos do partido para alcançar a expansão necessá-ria. Police revelou que atualmente existe uma pretensão dos social-democratas em lançar um nome para disputar o Governo do Estado em 2014 e, por conta disso, “é necessário come-çarmos nosso trabalho de fortalecimento da

legenda agora”.

O vereador Valdir Marques vem sendo assediado pela pre-sidência do PSD para abandonar o ninho tucano, no entanto, apesar de demons-trar grande simpatia com novo partido, o ex-presidente da Câ-mara alega que “ainda existe alguns detalhes que precisam ser re-solvidos antes”. Mar-ques aguarda apenas um sinal positivo para confirmar o cortejo e se filiar no PSD. Mesmo assim, não perdeu a oportunidade de soli-citar ajuda da lideran-ça social-democrata para conquistar recur-sos para a cidade em temas como a constru-ção de uma nova esta-ção férreo-rodoviária e da sede do Legislativo.

Samara se mostrou otimista em estruturar o partido e garantiu que sua tarefa ago-ra será filiar mais ho-mens. “Temos um tra-balho planejado para estruturar o partido. Em Rio Grande infeliz-mente não consegui-mos montar o partido a tempo para disputar a eleição. Felizmen-te agora temos tempo de filiarmos ‘mais ho-mens’”, brincou a pre-sidente.

Bruno Covas abre portas para investimentos estaduais em Ribeirão Pires

Page 6: Acontece ABC #69

27 de fevereiro à 05 de março de 2013CLICK ESPECIAL06

Page 7: Acontece ABC #69

27 de fevereiro à 05 de março de 2013 07CLICK

Da Silva, Dj Thiago e Lila Ana Paula, Dj Thiago, Thais e Erica

Débora, José Roberto e Telma Jussara em passeio na Vila do Doce

Felicidades ao amigo Valdir, mesmo que atrasado

Ricardo e Marcel em show noChão Selvagem (Suzano)

Page 8: Acontece ABC #69

27 de fevereiro à 05 de março de 2013ESPECIAL08

Falta de vagas e uniformes são as principais deficiências na Educação

Para suprir as vagas nas creches , Leonice Moura divulga construção de novas unidades em Ribeirão Pires

Devolução e troca de mercadorias conforme o CDC

A nova secretá-ria de Educa-ção, Leonice

Moura, terá um grande desafio pela frente. Ao fazer a análise sobre a situação da Secretaria de Educação, a vice--prefeita constatou as prioridades e deman-das emergenciais que a cidade necessita.

Leo assumiu a Pas-ta no período de férias escolares e encontrou a maioria dos profis-sionais de educação em férias e a primeira ação da secretária foi a verificação e aqui-sição de uniformes, materiais escolares, merenda e transporte. Como as aulas já foram iniciadas a merenda já foi distribuída, contra-taram os professores aprovados no proces-so seletivo para assu-mir o cargo por um ano e os kits escolares e uniformes estão sendo adquiridos.

Outro fator destaca-do pela secretária foi

Nesta semana trata-remos sobre o di-reito que consta no

CDC (Código de Defesa do Consumidor) de troca e devolução de produtos com defeitos. Neste arti-go falaremos especifica-mente sobre as compras realizadas diretamente no estabelecimento comer-cial, ou seja, das compras realizadas dentro das lo-jas.Assim, primeiramente é

preciso conhecer os pra-zos para poder reclamar sobre o defeito encontra-do em alguma mercado-ria.O CDC esclarece que

os defeitos aparentes ou de fácil constatação pos-suem dois prazos. Primeiro prazo - trata

dos bens não duráveis, que são exemplos: alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, roupas, etc.. Para estes bens o prazo para reclamar de algum defeito é de 30 dias contados da data da compra.Segundo prazo - refe-

re-se aos bens duráveis, que são exemplos: carros, casas, motos, eletrodo-mésticos, etc.. Já para es-tes bens o prazo para re-clamar sobre defeitos é de 90 dias, também contados da data de sua compra.Além, dos defeitos apa-

rentes e de fácil consta-tação existem também os defeitos que não são de-tectados facilmente, que não são aparentes e que somente com a utiliza-ção do produto é possível constatar. Para estes os prazos são os mesmos, mas começam a valer no momento em que o defei-to é detectado pelo con-sumidor.Desta forma, constata-

do o defeito o consumidor dentro daqueles prazos deve reclamar ao forne-cedor da mercadoria para que o mesmo apresente

a falta de manutenção nos prédios das esco-las. Segundo Leo, o es-tado mais crítico visto foi o prédio que abriga a merenda e 90% das escolas apresentam telhados quebrados, goteiras, infiltrações, além de problemas na rede elétrica. Algumas escolas foram refor-madas recentemente e apresentavam pro-blemas, nestes casos a construtora foi noti-ficada para refazer as reformas sem custo por ainda estarem em perí-odo de garantia.

Uma reclamação constante dos muníci-pes é a falta de vagas nas creches da cida-de, atualmente são 500 crianças de zero a três anos na fila de espera. Aprioridade é a construção de novas unidades, a primeira no Jardim Caçula já está em construção e será entregue no próximo semestre.

O projeto mais am-

bicioso da secretária é a reestruturação do Centro de Apoio.

Em parceria com a APRAESPI (Associação de Prevenção, Aten-dimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ri-beirão Pires) a equipe multidisciplinar atua-

rá permanentemente nas escolas. “A equipe pedagógica será for-mada por orientadores graduados em educa-ção especializada, de acordo com a Legisla-ção”, finaliza.

uma solução. O prazo que a lei confere ao fornecedor para a solução do proble-ma é de 30 dias.Após estes 30 dias, caso

o fornecedor do produto não tenha apresentado uma solução a Lei diz que o consumidor pode exigir uma das três opções se-guintes: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em per-feitas condições de uso; II - a restituição imedia-ta da quantia paga, mo-netariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o aba-timento proporcional do preço.É importante destacar

que nas compras feitas diretamente no estabe-lecimento comercial o fornecedor apenas está legalmente obrigado a trocar o produto em caso de defeito. Nos casos em que houve arrependimento do consumidor quanto a cor, modelo, tamanho do produto entre outras hipó-teses o fornecedor não há a obrigação da troca. Entretanto, no Brasil

existe o costume, princi-palmente quando falamos de roupas, das lojas efe-tuarem a troca da merca-doria sem que estas apre-sentem qualquer defeito. Esta nos parece ser uma estratégia muito inteligen-te do fornecedor, pois com esta atitude ele consegue estabelecer junto ao con-sumidor uma relação de confiança e fidelidade.

Dennis F. Nunes FernandesOAB/SP 276.411

Leo anuncia criação de novas creches para atender demanda escolar

Aliny Marcelino

Page 9: Acontece ABC #69

0927 de fevereiro à 05 de março de 2013 RIBEIRÃO PIRES

Depois de sete anos de espera,Autoposto São José é inauguradoEm 19 de março de

2006 seria aber-to o Auto posto

São José, localizado na Avenida Francisco Mon-teiro, próximo à Pista de Skate. No entanto, de-núncias impediram que a inauguração aconte-cesse no dia e, como dizem por aí, ‘a justiça caminha a passos de tartaruga’, longos setes anos se passaram após o fato que fora vencido em primeira e segunda instâncias nos anos de 2009 e 2012, fosse en-

cerrado.

“Hoje estamos respal-dados pela lei e pode-mos atuar funcionando livremente e podendo oferecer o melhor ser-viço para nosso consu-midor”, disse Cristiana Roncon que comemora a conquista junto aos familiares.

O posto que hoje con-ta com a colaboração de 14 funcionários ca-pacitados para atender da melhor forma pos-sível a todos, tem um

diferencial entre tantos outros. Único posto da cidade a abastecer com Gasolina Podium. Este combustível tem o mais novo sistema tec-nológico do mundo que mantem limpos o siste-ma de combustão, bicos injetores e as válvulas do motor reduzindo a manutenção do veícu-lo e pode ser utilizada em qualquer veículo a gasolina e /ou flexfuel (que aceita tanto gaso-lina como álcool). Além do combustível de úl-tima geração, o posto oferece em sua inaugu-ração uma ducha grá-tis por abastecimento e também conta com Diesel S10, também um dos mais modernos no mercado. O novo die-sel possui menor teor de enxofre e provoca menos danos ao meio ambiente.

“Dentro em breve te-remos também a inau-guração da BR Mania, loja oficial dos postos

BR que vão trazer muito mais facilidades e op-ções para o cliente”, comentou a proprie-tária. O posto possui duas entradas, uma pela Avenida Francisco Monteiro e outra pela

Avenida Valdírio Prisco (antiga Av. Brasil).

“Estamos felizes por podermos trabalhar e administrar o sonho da nossa família. Infeliz-mente tivemos que es-

perar por tantos anos, mas agora é bola para frente e seguir que a vida não para”, finalizou Cristina.

Ygor Andrade

Equipe de frentistas pronta para o trabalho

Ducha grátis para quem abastecer

Page 10: Acontece ABC #69

27 de fevereiro à 05 de março de 2013ESPORTE10

São Paulo assume liderança do Paulistão ao lado da Ponte Preta

Conmenbol condena Corinthians a jogar sem torcida por 60 dias na Libertadores

O fim de sema-na foi eletri-zante e cheio

de gols no Paulistão Chevrolet 2013. O São Paulo é agora o mais novo líder da com-petição com 19 pontos seguido de perto pela Ponte Preta com a mes-ma pontuação perden-do apenas no número de vitórias.

O tricolor-paulista recebeu o Linense no Estádio do Morumbi no sábado à noite e mesmo com o seu artilheiro, Luis Fabiano, sem nenhuma inspiração conseguiu o placar de 3 X 0 sobre o bem montado time do interior paulista.

Os gols do São Pau-lo foram marcados por Jadson, Oswaldo e Fá-bio Lima contra. Luis Fabiano esperança de gols da equipe de Ney Franco não estava em noite inspirada e viu passar pelos pés várias oportunidades de gols. Jadson foi mais uma vez

o melhor jogador do São Paulo em campo. Pre-ciso na armação e nos passes, o meio-campis-ta ainda fez o primeiro gol da equipe são-pau-lina. O segundo gol foi marcado pelo atacante Oswaldo que recebeu passe de Luis Fabiano que aparentemente ti-nha desistido de marcar e passou a armar jun-to com o camisa 10 da equipe.

Chances foram criadas mas incrivelmente des-perdiçadas. Luis Fabia-no tentou marcar mas parou na excelente de-fesa do goleiro Leandro Santos. O arqueiro do Elefante defendeu chute de Jadson e em seguida mandou para escanteio o rebote do ‘Fabuloso’ que parecia não acredi-tar no que estava acon-tecendo. “O São Paulo é uma equipe muito gran-de para depender do Luis Fabiano. Tem joga-dores de altíssima qua-lidade e os gols saíram com eles”, comentou o

próprio atacante.

Já o Santos conse-guiu sua primeira vitória no Paulista sem a pre-sença do craque Ney-mar e com 17 pontos é o quarto colocado. O Camisa 11 estava sus-penso após se envolver em uma confusão na última partida e ser ex-pulso. Com dois gols de André, a equipe da bai-xada venceu de virada o ‘XV’ (de Piracicaba) e agora espera o retorno do melhor jogador bra-sileiro em atividade. O Palmeiras venceu aper-tado o confronto con-tra o União Barbarense. Com gol do jovem Lean-dro aos 36 minutos do segundo tempo a equi-pe alviverde conquistou mais três pontos e as-sume a quinta posição do campeonato com 16

pontos.

Já o Corinthians, ain-da com uma ressaca gigante por causa da altitude e também dos problemas ocorridos lá, não passou de um em-pate contra o Braganti-no. Depois de um pri-meiro tempo de muitas oportunidades o Timão levou o primeiro gol aos 55 segundos do segun-do tempo em bela joga-da da equipe bragantina que não conseguiu co-memorar muito porque Alexandre Pato dominou chute de Renato Au-gusto e mandou a bola para o fundo das redes empatando a partida. Mas parece que a equi-pe ainda sente falta de ritmo e o goleirão Cás-sio, um dos herois do bi mundial no ano passa-do cometeu a segunda

falha na competição ao empurrar para dentro do gol cabeçada de Lincom resultando no segundo gol do Bragantino. O técnico Tite fez algumas alterações que surtiram efeito e deram maior poder de ataque ao Co-

A punição divul-gada na sex-ta-feira (22),

pela morte do garoto Kevin Espada na parti-da de quarta –feira (20) contra o San José , determinou que o time alvinegro jogue de por-

rinthians que literalmen-te aos 49’ do segundo tempo encontrou um pênalti e Paolo Guerrero converteu dando o em-pate ao timão que agora é o oitavo colocado com 14 pontos.

Ygor Andrade

Autor do primeiro gol, Jadson foi destaque

tões fechados pela Taça Libertadores por 60 dias até que o caso da morte do boliviano seja resolvido.

O Corinthians entrou com recurso nesta se-gunda-feira (25), o re-

curso foi negado e já nesta terça-feira(26) no jogo contra o Milio-nários o time já deverá jogar com os portões fechados. O Corin-thians está orientando a torcida a não se con-centrar na entrada do

estádio do Pacaembu para evitar mais con-fusão, os valores dos ingressos desta partida que já tinham sido ven-didos serão devolvidos aos torcedores.

Aliny Marcelino

Page 11: Acontece ABC #69

Resumo da SemanaSalve Jorge

NOVELAS

Quinta-feira, 28/02/2013 Raquel conta para Lívia que ela e Helô perseguiram Wanda pelo shopping. Carlos repreende Antônia pela displicência com os negócios. Ricardo e Helô conversam sobre a boate onde Morena estava presa. Russo localiza onde supostamente Morena teria sido enterrada e avisa a Lívia. A notícia da morte de Morena é publicada nos jornais e se espalha rápido no Alemão, e todos temem pela reação de Lucimar. Helô acredita que podia ter evitado a morte de Morena.

Sexta-feira, 01/03/2013 Sheila conta para Lucimar que Wanda e Russo estavam escravizando Morena. Stenio defende Lívia para Helô. Lívia avisa a Russo que pode eliminar Wanda, caso seja necessário. Morena conta sobre Theo para Murat. Lucimar leva Sheila para falar o que sabe para Helô. Lívia implica com Theo. Érica não atende o telefonema de Celso. Isaurinha repreende o filho por manipular Raissa contra Antônia.

Sábado, 02/03/2013 Lucimar orienta Sheila a marcar um encontro com Wanda. Stenio instrui Lena a mentir para Celso. Isaurinha evita falar com Arturo sobre a amizade com a família Flores Galvão. Leonor diz que visitará Lucimar, e Thompson reprova sua atitude. Aída conta para Raquel que viu Lívia e Élcio juntos. Érica evita Celso, e Márcia estranha.

Quinta-feira, 28/02/2013 Roberta enfrenta Veruska. Vânia afirma a Charlô que conseguirá desmascarar Carolina. Felipe culpa Lucilene pelo sumiço de sua pasta. Nenê aproveita a distração de Dino para esconder os recibos. Felipe acredita que Nando tenha roubado sua pasta. Nenê consegue enganar Nieta. Veruska conta para Roberta que foi amante de Vitório. Ulisses e Frô riem de Nando.

Sexta-feira, 01/03/2013 Charlô culpa Otávio pelo ataque a Nenê. Felipe compra os recibos de Veruska. Nando consola Roberta. Juliana pensa em Nando e ignora Vânia. Charlô fica intrigada com um telefonema que recebe. Isadora deixa Ronaldo sozinho em uma festa. Felipe marca de entregar para Roberta os recibos que comprovam a venda da Positano. O empresário esbarra em Fábio ao sair de sua sala e troca de pasta com ele sem perceber.

Sábado, 02/03/2013 Carolina convence Felipe a sabotar o desfile de Roberta. Kiko afirma a Analú que não deixará Nando desfilar. Isadora briga com Frô e manda Dalete limpar a diretoria. Carolina tem uma ideia para sabotar o desfile. Nieta pede para Semíramis falar com o médico em seu lugar. Dalete pega a pasta com os recibos de Vitório e dá para Frô. Nieta ouve o médico falando com Semíramis sobre uma paciente terminal e acredita ser ela. Frô sugere que Zenon se candidate à vaga de motorista de Charlô.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

www.coquetel.com.br

NAS BANCAS e livrAriAS

TUDO O qUe a ciência SaBe SOBre cOMO prOlOngar a jUvenTUDe

BANCO 24

TGORBOBODACORTE

POLEMICOSPAISOMP

ZSTFLEIDISTRIBUIRBOAAREAA

BUMAOÇMANJERICÃO

LUTOUTUBO

SIRSESCINCOMUMACAISTABA

OMLIMBOESTATISTICA

Artista cô-mico quedivertia anobreza

Situação criminosa,na socie-dade inca

Os temasque ren-

dem bonsdebates

Instânciajulgadorado "men-

salão"

(?) eforte:

de modoinabalável

Recapitu-lação oralde liçõesescolares

É medidaem hecta-

res, nafazenda

Classe socioeco-nômica domilionário

(?) Vista,capital deRoraima

Beneficiá-rios dosdireitosautorais

Tema dasreuniões

do Copom(Econ.)

Cadaartigo docontrato

Base domolho"pesto"genovês

Enfrentouo adver-sário, nocaratê

ServiçoSocial doComércio

(sigla)

Anormal;extraor-dinário

Setor dedescargano porto

Negra (?),cantora

de "Amarem Vão"

Partelateral emóvel da

mesa

Coleta de dados quantita-

tivos

Significa"Mundial"na sigla

OMC

Contornoluminoso

de umastro

Bebida de fruta

Congrega jornalistas

Aprovou afundaçãode Israel

Cume

Manobra do surfe em que o atleta fica

"dentro" da ondaQuase imperceptíveis

Meta nofutebolMão

direita

Pedra de joiasRiquezapecuária

Herói dofilho

Repartir;dividir

Norma;preceitoUrso, em

inglês

De (?): dememóriaSatéliteda Terra

Socorro imediato emcasos de afogamentoMarisa (?), atriz de"Meu Primo Vinny"

4/bear. 5/limbo — tomei. 7/topázio. 10/manjericão.

Fidel está fazendo um dos seus famosos discursos na Praça da Revolução: - E a partir de agora temos de fazer mais sacrifícios! - Ouve-se uma voz na multidão: - Trabalharemos o dobro! - O Comandante continua: - E temos de entender que haverá menos alimentos! - A mesma voz: - Trabalharemos o triplo! - Fidel prossegue: - E as dificuldades vão aumentar! - Trabalharemos o quádruplo! - Fidel vira-se para o chefe da segurança e pergunta: - Quem é esse idiota que vai trabalhar tanto? - O coveiro, meu comandante.

PIA

DA

HORÓSCOPO

Mistérios, sinais. Entregue-se ao fluxo da contemplação e da observação. O momento atual enfatiza a saúde, não somente do corpo físico, mas do psiquismo, ariano. Mui-to além do ego, é a alma que está no comando agora. Não lute contra, nativo de Áries.

A insatisfação pode ser um sinal de que não está envol-vido de corpo e alma no que faz. Trabalho e saúde são temas importantes. Interesses criativos, espirituais e artís-ticos enfatizados. Momento em que pode estar perceben-do a necessidade de mudar o seu estilo de vida, libriano.

Romance, amor, criatividade. Um momento fecundo para os escorpianos. Questões muito importantes envol-vendo a vida afetiva e o contato com crianças ou filhos. Devote-se ao que lhe inspira o coração. Entregue-se. Mas cuidado com as ilusões, escorpiano.

Você está vivenciando o final de um ciclo e deve absorver as preciosas lições. Questões íntimas, familiares e emo-cionais são a base de tudo agora. Volte-se para dentro. Percepção das bases que regem a sua vida, do que lhe sustenta interiormente, sagitariano.

Observe como a sua percepção está mais aguçada e suti-lizada, capricorniano. O momento atual pede observação da linguagem não-verbal, dos sinais, das sincronicidades. Sua capacidade de expressão deve ser matizada pela cria-tividade e sensibilidade.

Este é um período precioso para perceber o que realmen-te tem importância na vida. Momento interessante para desenvolver seus talentos criativos e sensíveis, aquariano. Evite negociações que pareçam muito atraentes, mas tal-vez não se sustentem materialmente.

Você está com a energia e a sensibilidade afloradas, com tantos planetas em seu signo. Este é um momento muito raro, especial. Utilize-o positivamente. Canalize a criati-vidade. Imaginação, inspiração, devoção. Um momento sagrado. Honre-o como tal, pisciano.

Os sonhos mais loucos podem agora serem os mais lúci-dos, taurino. Una-se às pessoas com quem percebe a sin-tonia necessária para realizar sonhos. Intensos aprendiza-dos de afeto incondicional. Cuidado com culpa, martírio e ilusão. Encontre sua turma.

Entregue-se ao chamado interior, vocacional, espiritual, nativo de Gêmeos. Perceba a forma mais grandiosa de colaborar com a evolução coletivo, por meio do trabalho. Você busca agora por uma realização mais profunda, in-terna, emocional, espiritual.

Facilidade de perceber os sinais, detectando rumos da historia individual e coletiva. Conhecimento e sabedoria que lhe cabe disseminar, usando as mais variadas lingua-gens. Chamado ao desenvolvimento espiritual. Viagens a locais sagrados para você, canceriano.

Foco no que é compartilhado intimamente com as pes-soas e que promove mudanças. Percepção dos valores essenciais. Mergulho nos mistérios e na transcendência. Poder da fé, da intimidade emocional. E das curas que estão ocorrendo. Morte e renascimento.

Tudo agora ocorre por intermédio das pessoas, das re-lações, dos vínculos. Aprendizados sobre a diferença entre amor incondicional e respeito aos próprios limites e alheios. Finais necessários nos relacionamentos, princi-palmente de atitudes e energias nefastas.

Guerra dos Sexos

GIRO CULTURAL

ARGO - suspense dramático baseado em fatos reais que acompanha uma operação secreta de vida ou morte para resgatar seis americanos, ocorrida nos bastidores da crise

no Irã. O vencedor do Oscar® Ben Affleck (Atração Perigosa) dirige e estrela o filme, que tem estreia prevista para o segundo semestre de 2012. A história de Argo se passa em novembro de 1979, quando a revolução iraniana atinge seu ápice e militantes surpreendem a embaixada dos EUA em Teerã, fazendo 52 reféns americanos. Mas, no meio do caos, seis americanos conseguem escapar e encontrar refúgio na casa do embaixador canadense. Sabendo que é apenas uma questão de tempo até os seis serem encontrados e provavelmente mortos, Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em fugas da CIA, sugere um plano arriscado para retirá-los do país em segurança. Um plano tão incrível que só poderia acontecer nos filmes.

LINCOLN - Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

1127 de fevereiro à 05 de março de 2013 DIVIRTA-SE

Page 12: Acontece ABC #69

Infra começa recuperação daEstrada da Colônia

27 de fevereiro à 05 de março de 2013RIBEIRÃO PIRES12

A Secretaria de Infraestrutura Urbana de Ri-

beirão Pires deu início

às obras de recupera-ção de algumas vias da cidade. A Estrada da Colônia, uma das mais

Redação

deterioradas e que dá acesso à UPA (Unida-de de Pronto Atendi-mento), foi a primeira a receber melhorias por conta de um compro-misso assumido pela SPMar, concessioná-ria responsável pelas obras do Rodoanel.

Caminhões da SPMar utilizavam a Estrada da Colônia para transpor-te de terra, por conta do constante tráfego de caminhão pesa-do, o asfalto em toda sua extensão cedeu. “Conversamos com a

SPMar que se compro-meteu com a recupe-ração dessa via”, afir-mou Crispim dos Reis Santana, secretário de Infraestrutura. Crispim e representantes da concessionária se re-únem na manhã desta quarta-feira para fir-marem outros convê-nios. “Eles vão recu-perar outras ruas como parte da compensação pelo que estão fazendo na cidade”, completou Crispim.

Recuperação de via - Estrada da ColôniaFoto Gabriel Mazzo

Recuperação de via - Estrada da ColôniaFoto Gabriel Mazzo