Acontece em Hortolandia agosto 2010

16
SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO Ano IV • Nº 48 • Hortolândia, Agosto de 2010 Dia dos Pais Herói, companheiro, trabalhador, brincalhão, amigo. Agosto é o mês de homenagear nossos pais, essa pessoa especial que tanto amamos e nos orgulha a cada dia. Eles foram na mesma direção e fizeram a mesma carreira. Nas quadras, fizeram proezas e encantaram o Brasil e o mundo com suas acrobacias no solo e nos aparelhos. Dois irmãos, uma história. Disciplina, graça e encanto no solo, trave, paralelas assimétricas e nos saltos. Brilho e exemplo de dedicação para os nossos atletas que começam em nossas escolinhas de esporte. Veja mais sobre os irmãos Diego e Daniele Hipólito na página 09. Lance de Craque | Irmãos Hipólito

description

Acontece em Hortolandia, ano 4 n48. Agenda Cultural da cidade de Hortolandia, no interior de Sao Paulo.

Transcript of Acontece em Hortolandia agosto 2010

Page 1: Acontece em Hortolandia agosto 2010

SECRETARIA DE CULTURA,ESPORTE E RECREAÇÃO

Ano IV • Nº 48 • Hortolândia, Agosto de 2010

Dia dos PaisHerói, companheiro, trabalhador, brincalhão, amigo. Agosto é o mês de homenagear nossos pais, essa pessoa especial que tanto amamos e nos orgulha a cada dia.

Eles foram na mesma direção e fizeram a mesma carreira. Nas quadras, fizeram proezas e encantaram o Brasil e o mundo com suas acrobacias no solo e nos aparelhos. Dois irmãos, uma história. Disciplina, graça e encanto no solo, trave, paralelas assimétricas e nos saltos. Brilho e exemplo de dedicação para os nossos atletas que começam em nossas escolinhas de esporte. Veja mais sobre os irmãos Diego e Daniele Hipólito na página 09.

Lance de Craque | Irmãos Hipólito

Page 2: Acontece em Hortolandia agosto 2010

EditoEditorial

Agosto lembra algumas datas importantes em nosso calendário. A começar pelo fim da censura no Brasil, e isso é muito significativo, pois ficamos mais livres. Também temos o dia do combate à poluição. E que tal um mundo mais limpo e sem tabaco? E o Brasil que estuda? Fala aí, estudante. Em agosto, é a sua vez! No Especial do mês, o folclore está na linha com essas coisas do fundo do baú, mas que estão sempre presentes no dia a dia das pessoas e nas rodas de cantoria. Ainda nesta edição, homenageamos uma pessoa para lá de especial: o Pai, essa figura que dá um duro danado para segurar nossa onda.

Nos Vídeos Mais Procurados desenterramos um pouco de cultura pra você ficar por dentro enquanto vê seus filmes ou seus livros. Você também pode matar sua curiosidade quanto ao que as pessoas estão lendo, em Livro de Cabeceira – o que você está lendo? Tudo ao seu gosto.

O seu Acontece não para de inovar. A seção é a mesma, mas o assunto mudou. Estamos agora com palavras que são difíceis na pronúncia e que têm significados ainda mais distantes, e ainda por cima demos um toque de humor. Confira em Cultura – nossa raiz está aqui. Nos Pontos de Cultura, o Choca mudou e virou Ponto. O Acontece Serviço chegou. É vivendo e acontecendo... Veja tudo sobre os nossos Pontos de Cultura. Um passeio à Caixa de Luzes, na Samest, Arte Por Toda Parte, como sugere o próprio nome e o Nós na Pauta, todos com muita programação para você.

No esporte, a cada mês, estamos nos superando e surpreendendo você. Pois é, Hortolândia vai para o Mega Open Internacional de Tae-kwon-do. Você não vai se orgulhar por isso? Quer mais? Então vamos nos encantar com nossas meninas que são pura graça em Hortolândia – RX do Esporte, não perder a sintonia com a sua saúde em Atividade Física – sua saúde em primeiro lugar e ver as dicas mais descomplicadas para o seu dia a dia.

No nosso Giro Cultural, quem está na tela, encontramos o maestro Deivid Wesley. Saiba tudo sobre o compositor do Hino de Hortolândia e os irmãos Diego e Daniele Hipólito, que estão no Lance de Craque.

Não custa lembrar, mas tudo aqui é pura vibração com a Cidade. O nome carinhoso de Jacuba está no coração das pessoas, que também se encantam com Hortolândia, que renasce e floresce. É o que estamos testemunhando a cada mês em Aqui é meu lugar. O testemunho desse mês é da Eliana Kandratoski, moradora no Jardim Santana. Seu depoimento é de pura entrega à sua cidade. É um tempo de mais entusiasmo. Veja isso também na apreciação dos leitores do Acontece em Linha com o leitor – Opinião.

Para nós, do Acontece, é um orgulho trabalhar e contribuir para o fortalecimento da Cultura e do Esporte nessa cidade. E lembre-se, você pode acessar o Acontece por meio do site www.hortolandia.sp.gov.br. É só clicar e acontece!

Expediente

Acontece em Hortolândia é uma publicação da Cidade de Hortolândia (Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação)Av. Olívio Franceschini, 2.500 | Remanso Campineiro3965-1400

Informativo da Prefeitura da Cidade de HortolândiaDepartamento de Comunicação Social

Diretor de Comunicação e Jornalista responsável | Josemil Rodrigues – MTB 29271Jornalismo | Elisabeth SoaresEquipe | Isabela Santos, Juliana Vieira, Sandra Alyne e Valéria Oliveira Publicidade | Patrícia BanharaEquipe | Miro Baghin e Yuri de MeloFotos | Ary GoianoColaboração | Adriane Tognolo, Cleuzer Marques de Lima e Izael Sicomandi Concepção Editorial e Textos | Ary GoianoDiagramação e Arte | E3 Comunicação Integrada

Page 3: Acontece em Hortolandia agosto 2010

ÍndicÍndice

Pág

04

04

05

06

07

07

08

08

09

10

10

11

11

11

12

12

13

13

14

14

15

16

16

16

16

Literatura e Filmes

Os 10 vídeos mais procurados

Biblioteca UNASP/IASP | Os 10 livros mais procurados

Livro de Cabeceira | O que você está lendo?

Cultura

Giro Cultural | Quem está na tela?

Programação Cultural

Ponto de Cultura “Nós na Pauta” | Concertos para a comunidade

Cultura | Nossa raiz está aqui

Hortolândia | Escola Viva

Esporte

Lance de Craque | Irmãos Hipólito

Esporte | Hortolândia entra em campo

Programação Esportiva

Hortolândia | RX do Esporte

Liga Hortolandense de Futebol

Taekwondo

Especial do mês

Folclore

Dia dos Pais

Saúde

Atividade Física | Sua saúde em primeiro lugar

Projeto Hortolândia Viva Mais

Social

Conhecendo Nossos Espaços | Campo do Remanso

Educação

Acontece Retrô

Em Linha com o Leitor | Opinião

Aqui é meu lugar

Acontece Serviço

@lô Acontece

Page 4: Acontece em Hortolandia agosto 2010

LiteratuLiteratura e Filmes

Os 10 vídeos mais procurados

Biblioteca UNASP/IASP | Os 10 livros mais procurados

O Lobisomem

Assim como no clássico original de 1941, estrelado por Lon Chaney Jr., esta refilmagem também é ambientada na Inglaterra Vitoriana. Na história, Del Toro faz o papel de Lawrence Talbot, um homem que retorna da América para sua terra ancestral e no caminho é mordido por um lobisomem. Talbot começa sua assustadora transformação sob a lua cheia.

O desafio de incentivá-lo à leitura é nosso. Estamos felizes com essa boa tarefa. A explicação é simples: já temos colecionado muita gente lendo a partir das dicas da sessão Livro de Cabeceira – o que você está lendo? Dessa vez, fomos ver os melhores livros na Biblioteca do UNASP/IASP, que estão aqui para você escolher:

1 – Histologia Básica L.C. Junqueira 2 – Dança Educação Dionísia Nanni 3 – Basquetebol, técnicas e táticas Aluísio Elias Xavier Ferreira (Lula); Dante De Rose Jr. 4 – Natação 1000 exercícios Fernando Cabral 5 – A criança em desenvolvimento Helen Bee 6 – Desenvolvimento psicológico da educação César Coll, Jesús Palacios, Álvaro Marchesi 7 – Atletismo José Luis Fernandes 8 – Comportamento organizacional Stephen P. Robbins 9 – Filosofia da educação Maria Lúcia de Arruda Aranha10 – História da educação Maria Lúcia de Arruda Aranha

12 3 4 5

6 7 8 9 10

Legião Decisões extremas

Encontro de casais

Simplesmente complicado

Amor sem escalas

O solista Um olhas do paraíso

Sherlock Holmes

A Princesa e o Sapo

Pág 4 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 5: Acontece em Hortolandia agosto 2010

Livro de Cabeceira | O que você está lendo?

Abrimos essa sessão há cinco anos e sempre colocamos três leitores que estão motivando outros no hábito de ler. Eles escolheram o caminho do saber. Estamos esperando você e buscando incentivar com esses títulos. Temos certeza que você se encantará por um desses. Veja quem e o que estão lendo:

Daniel Romangnoli: Gerente de vendaObra: 25 Maneiras de valorizar as pessoasAutor: John C. MaxwellEditora: SextanteSinopse: Os 25 princípios desse compêndio têm o potencial de mudar a sua vida. Eles podem ajudá-lo a se tornar um tipo de pessoa que ilumina o ambiente com sua chegada. São habilidades que podem ser aprendidas com facilidade. Não são dádivas exclusivas de alguns felizardos. Estão ao alcance de todos que as desejarem e são cruciais para aqueles que querem conquistar os outros. Você obtém o melhor dos outros quando dá o melhor de si.

Sirlene Garcia: MicroempresáriaObra: Ensaio sobre a cegueiraAutor: José SaramagoEditora: Companhia das letrasSinopse: Um motorista, à espera do sinal verde, fica cego de repente e sem motivo aparente. Logo, a cegueira se espalha pela cidade como uma epidemia devastadora. Sem conseguir determinar a causa da doença, as autoridades decidem isolar as pessoas acometidas de cegueira em um antigo manicômio. O “Ensaio Sobre a Cegueira” é a fantasia de um autor que nos faz lembrar a ‘responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam’.

Silvia Maria Lopes Pinto: AdvogadaObra: Mulheres Ousadas Chegam Mais LongeAutor: Lois P. FrankelSinopse: A autora, executiva de renome internacional, viu muitas profissionais talentosas naufragarem ao longo de seus 25 anos de trabalho. Determinada a encontrar a resposta para esse mistério, ela passou a observar mais atentamente o comportamento de homens e mulheres no universo corporativo, e concluiu que, na verdade, é a própria mulher quem sabota inconscientemente sua carreira. Neste livro revelador, você encontrará os 101 erros que as mulheres cometem no ambiente de trabalho e saberá exatamente o que fazer para evitá-los. Os obstáculos que impedem seu sucesso profissional desaparecerão de uma vez por todas e sua carreira ganhará novo impulso.

Pág 5ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 6: Acontece em Hortolandia agosto 2010

CulturaCultura

Giro Cultural | Quem está na tela?

Quando era criança, ele gostava de sopinha de macarrão feito de notinhas musicais e lençóis estampados com partituras. Brincadeiras à parte, ele nasceu e cresceu mesmo nesse ambiente. Melhor para família e melhor para Hortolândia, que o recebeu em 1990 para estudar no IASP. Ele veio meio contrariado, mas como os pais foram transferidos pelo trabalho para cá, ele veio na mudança. Sua declaração de amor por Campinas foi transferida para a cidade de Remansos, Taquaras, Mirantes e Ypês.

Ao concluir o Ensino Médio, foi estudar música na USP-SP. Ainda garoto, sofreu forte influência com a música erudita, e com voz de tenor, foi construindo, ainda jovem, sua carreira de músico. Ele diz que “a música move sobre a arte, a arte poética. Enxerguei o futuro da cidade por meio do olhar artístico”. Foi com esse requintado toque artístico e poético que o Maestro Deivid Wesley, em parceria com Maurício Vioto, compôs letra e música do hino de Hortolândia. Concluídos os trabalhos de emancipação do distrito e feita a primeira eleição, a Prefeitura lançou um concurso para escolher os símbolos da Cidade – Brasão, Bandeira e Hino – para que essas insígnias dessem o colorido à nossa imagem. Eles ganharam o prêmio do hino. O interessante é que o Maurício tinha predileção para a música popular e Deivid para a música erudita. A mescla deu no que deu: um hino que retratou e contemplou os bairros e os anseios do seu povo, num contraponto. Deivid diz que procurou passar poeticamente a trajetória da cidade em três tempos verbais: a 1ª estrofe se refere ao passado, aspectos históricos e contrastantes deste lugar; a 2ª estrofe conta a realidade da emancipação do distrito desunido, espalhado e mal cuidado, falando do nosso autovalor, da consciência de que temos beleza, sim! Essa estrofe está contida em um sonoro arco ligando bairros com nomes da natureza e a cidade de uma ponta à outra. A 3ª estrofe, ‘a minha predileta’, a que faz a gente olhar para frente, pro alto, para cima, despertando a vontade de participar dessa construção iminente do nosso futuro, que já começou. E isso se faz com ética e busca da cidadania, frutos naturais do verdadeiro amor pelo próximo que é o nosso cocidadão, pelo nosso vizinho e pelo ambiente, compartilhado por todos.

O refrão é puro sentimento. A tônica do canto é o privilégio de desfrutarmos deste abençoado lugar e da certeza invadindo o coração a dizer que, com amor, já somos parte desse triunfo e do reconhecimento de nossas capacidades, importância e serviços para o nosso estado e nação.

Entre outras perguntas que fizemos ao maestro, guardamos essa para o final: Como o cidadão Deivid Wesley ouve o hino de Hortolândia? A resposta veio com um encantamento e toque poético: “Ouço da mesa do café da manhã a execução do hino e as vozes das crianças cantando no pátio escolar quase em frente da minha casa. Não poderia ter um presente maior”!

Hoje, o maestro Deivid Wesley mora com o seu bem maior – a família – no sossego de sua chácara, no Loteamento Adventista. Mas Deivid não está ausente da cidade grande, pois tem compromissos profissionais como maestro do Coral do SBT e do Hospital Alemão Osvaldo Cruz. Para relaxar, nos fins de semana, dirige o Chorus Dei do IASP e ainda atua como produtor musical, com o selo SOMMUS.

Pág 6 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 7: Acontece em Hortolandia agosto 2010

Programação Cultural

Ponto de Cultura “Nós na Pauta” | Concertos para a comunidade

Agora é a hora e a vez do Coral Criança EnCanto, que está cantando e encantando. As crianças estão sempre nas programações das escolas municipais e eventos oficiais. No comando, está a professora Mirian Sella, acostumada ao canto desde menina.Em agosto, acompanhe as audições que o coral fará para os pais, nos auditórios:

O Centro de Educação Musical tem agenda para agosto, mas como alguns concertos ficam sujeitos a alterações de data, a cidade não perde as apresentações agendadas. Além do que, algumas apresentações externas são certas, tornando Hortolândia uma referência também na área da música.

EMEF Tarsila do Amaral

E.E. Professora Paulina Rosa

EMEF Villagio Ghiraldelli

EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre

Colégio Adventista de Hortolândia

EMEF Patrícia Maria Capelatto Basso

Comunidade Jardim Campos Verdes

EMEF Jardim Nova Europa

EMEF Jardim Nova Hortolândia

Rua Visconde do Rio Branco, 160Jardim AmandaDia: 4/8Horário: 19 horas

Rua Padre João de Almeida, 211Jardim Santa Rita de CássiaDia: 6/8Horário: 10 e às 16 horas

Rua Gabriel Costa Camargo, 60Jardim Villagio GhiraldelliDia: 21/8Horário: 17h30

Pioneiros do Catira apresentam-se na Comunidade N. Sra. Auxiliadora

1º Encontro de Bandeira de Santos Reis com Companhias da RegiãoMetropolitana de Campinas | Início do desfile de Tropeiros

Comunidade LocalDia: 7/8

Horário: 20 horas

Dia: 8/8Local: Centro de Referência de Educação Ambiental Parque Escola | CREAPE

Horário: 8 horas

Rua João Gastaldi, 430Jardim AdelaideDia: 5/8Horário: 17 horas

Rua Rodrigo de Carvalho, 200Parque OrtolândiaDia: 7/8Horário: 16h30participação dos corais das EMEFs Patrícia Capelatto e Tarsila do Amaral

Rua Lírio do Campo, 155Residencial São SebastiãoDia: 5/8Horário: 19 horas

Rua Benedito Cândido Reis, 156Bairro Campos VerdesDia: 8/8Horário: 9 e às 19 horas

Rua São Luiz, 276Jardim Nova EuropaDia: 6/8Horário: 8 e às 13 horas

Rua Aurora P. Tanachi, 995Jd. Nossa Senhora AuxiliadoraDia: 9/8Horário: 19 horas

Pág 7ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 8: Acontece em Hortolandia agosto 2010

CulturaCultura

Cultura | Nossa raiz está aqui

Hortolândia | Escola Viva

Quando criamos essa sessão, o motivo maior foi trazer essas curiosidades super interessantes que a nossa linguagem oferece. Antes, trouxemos expressões que usamos e precisávamos saber a origem e esclarecemos tudo. Agora, vamos para outra direção. Vamos trazer palavras que às vezes nem pronunciamos bem, nem sabemos o significado, mas talvez soframos com elas.

Veja:

Ablutofobia Medo irracional de lavar roupa ou tomar banho.

Acrofobia Medo irracional de altura.

Agarofobia Medo de se achar sozinho em espaços abertos, de multidões, de atravessar locais públicos ou de sair de um lugar seguro.Ailurofobia Medo de gatos.

Alectorofobia Medo de frangos.

Antropofobia Medo de pessoas.

Anuptafobia Medo de ficar solteiro.

Aracnofobia Medo de aranhas.

Atiquifobia Medo do fracasso.

Autofobia Medo de si mesmo ou de ficar sozinho.

Aviotofobia Medo de voar.

Caliginefobia Medo de mulheres bonitas.

Coulrofobia Medo de palhaços.

Cinofobia Medo de cachorros.

Gamofobia Medo de casamento.

O Programa Escola Viva inaugurou o Ponto de Cultura Choca. Esse mais novo espaço funciona no local da própria Ong e tem parceria com a EMEF Lílian Cristiane M. de Araújo. Local: Rua Serra dos Carajás, 30 | Jardim Stefania.

Pág 8 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 9: Acontece em Hortolandia agosto 2010

EsporteEsporte

Lance de Craque

Irmãos Hipólito

Diego nasceu em Santo André–SP em 1986, mudando-se para o Rio de Janeiro ainda criança. Tudo começou aos sete anos, e como bem se sabe, a disciplina sempre precisa falar mais alto. Assim, com treinos cada vez mais intensos, foi colecionando várias vitórias. Especializou-se em Ginástica Artística de Solo. Seu técnico e treinador é Renato Araújo, e é importante dizer que nessa modalidade não se costuma mudar de técnico. Assim, com as grandes conquistas que começavam acontecer, a partir das competições nacionais, começou a ser visto pelo mundo, e vieram as conquistas de medalhas de bronze, prata e ouro.

No Pan-Americano da República de Santo Domingo, em 2003, ganhou prata. No Pan seguinte, no Rio de Janeiro, Diego levou três medalhas, das quais, duas foram de ouro.

Em 2007, foi indicado ao Prêmio Brasil Olímpico, concedido às estrelas nacionais que brilham no esporte. Em 2004, após competições no pan-americano e no mundial, Diego participou da etapa da Copa do Mundo de Stuttgart, ficando em sétimo lugar. Na etapa seguinte, realizada no Rio de Janeiro, ganhou ouro em salto e solo. No mundial seguinte, foi ouro no solo e bronze no salto. Na etapa escocesa, em Glasgov, foi novamente ouro no solo. Na final, disputou a Copa do Mundo de Birminghan, levando ouro nos exercícios de solo. Mais adiante, mesmo lesionado, competiu no Mundial de Melbourne. Em Pequim, nos Jogos Olímpicos, foi novamente ouro, e na final da Copa do Mundo de Madrid, levou mais uma vez o metal precioso ao qual já estava acostumado. Sua vida tem uma marca: a marca da disciplina e das conquistas. Foi e é assim também com sua irmã,

Daniele Hipólito, filha de um motorista de ônibus e de uma costureira, começou seus primeiros treinos no SESI de Santo André. Mudou-se para o Rio de Janeiro. Contratada pelo

Flamengo, recebeu salário, moradia e escola para si e para seus dois irmãos.

Em 1996, foi a primeira no Campeonato Brasileiro na categoria individual. No ano seguinte, foi a primeira por equipe nas barras assimétricas e no solo, no Pan-Americano. Um acidente, que deixou sua técnica Georgette Vidor paraplégica, tirou forças para os Jogos Olímpicos de Sidney, mas mesmo assim, teve a melhor atuação como brasileira nesse evento. Teve dengue e recuperada, foi ao Pan de Santo Domingo, trazendo duas medalhas por equipe. Retornando a Curitiba, treinou duro para as Olimpíadas de Atenas e teve destaque como a melhor colocação brasileira. Na Copa do Mundo, em São Paulo, foi medalha de Prata na trave, e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro ganhou medalha de prata por equipe.

Dois irmãos, uma história. Disciplina, graça e encanto no solo, trave, paralelas assimétricas e saltos. Brilho e exemplo de dedicação para nossos atletas que começam. A Prefeitura de Hortolândia está seguindo o exemplo dos irmãos Hipólito. Veja nossa atuação em Belém–PA, no mês de junho, que nos levou à vitória. Estamos fazendo a nossa parte. Desejamos que nossa equipe tenha inspiração com os estes dois irmãos e também com Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Lais Souza, Ana Claudia e Ethiene Franco.

Pág 9ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 10: Acontece em Hortolandia agosto 2010

EsporteEsporte

Esporte | Hortolândia entra em campo

Programação Esportiva

Data Modalidade Equipes Local

1/ago Tênis de Mesa Torneio com várias equipes Piracicaba

2/ago Tênis de Mesa Torneio com várias equipes a definir

2/ago Vôlei masc. adulto Cerquilho x Hortolândia Cerquilho

9/ago Vôlei masc. adulto Hortolândia x Itu Hortolândia

9/ago Malha Sta Rita Passa Quatro x Hortolândia Sta Rita Passa Quatro

15/ago Vôlei masc. adulto Vinhedo x Hortolândia Vinhedo

16/ago Handebol infantil fem. Botucatu x Hortolândia Botucatu

16/ago Handebol masc. Hortolândia x Botucatu Hortolândia

16/ago Handebol Cadete fem. Valinhos x Hortolândia Valinhos

16/ago Handebol junior fem. Louveira x Hortolândia Louveira

16/ago Handebol junior masc. Peruíbe x Hortolândia Peruíbe

21/ago Vôlei masc. adulto Sta Bárbara D’Oeste x Hortolândia Sta Bárbara D’Oeste

22/ago Tênis de Mesa masc. Torneio com várias equipes Piracicaba

22/ago Ginástica Artística Torneio com várias cidades Salto

23/ago Handebol masc. fem. Botucatu x Hortolândia Botucatu

23/ago Handebol junior masc. Botucatu x Hortolândia Botucatu

23/ago Vôlei de Praia masc. Torneio com várias cidades Americana

29 e 30/ago Ginástica Artística Torneio com várias cidades Praia Grande

30/ago Vôlei masc. Adulto Hortolândia x Bragança Paulista Hortolândia

30/ago Vôlei de Praia masc. Torneio com várias equipes Hortolândia

Mega Open Internacional de Tae-Kwon-do de Itajaí-SC receberá trinta e cinco atletas de Hortolândia. O evento também conta com a presença de atletas do Uruguai, Argentina, Paraguai, México, Irã e Brasil, país anfitrião.

Dias: 28 e 29 de agostoLocal: Itajaí/SC

Pág 10 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 11: Acontece em Hortolandia agosto 2010

Momento laboral | Servidor na vitrine

Hortolândia | RX do Esporte

Liga Hortolandense de Futebol

Taekwondo

A cada mês estamos assistindo a uma aula. Dessa vez fomos para o “Gino Bernardini”, uma quadra coberta e emborrachada, para acompanhar os trabalhos da professora Izabele Regina Scheffer em companhia das suas alunas da Ginástica Rítmica. A disciplina, como em todos os esportes, precisa ser primorosa. Na Ginástica Rítmica, parece ser mais ainda em virtude dos movimentos trabalhados, que são de pura graça, com expressões corporais que realçam a beleza, graça e toques de feminilidade.

Um dos movimentos mais destacados é a flexibilidade, que trabalha a amplitude do movimento. Há também o pivot (giros), equilíbrio, saltos e ondas, com manipulação de pequenos aparelhos, a saber, arco, bola, fita e corda.

A Ginástica Rítmica é realizada com movimentos de muita plasticidade, e a parte estética é muito importante, pois exige muita expressividade das alunas.

A Ginástica Rítmica nasceu a partir dos movimentos ginásticos europeus, com o nome de Ginástica Moderna, como uma mescla entre o Ballet e a Dança Teatral. A Bulgária foi o berço desse movimento que começou a se espalhar pelo mundo, chegando ao Brasil na década de 50, quando a atleta Deise Barros representou nosso país no Mundial de Copenhagen. Hortolândia está sonhando alto e já tem sua escolinha preparando nossas meninas para o futuro.

Os campeonatos não param e em agosto, estamos na 2ª Rodada do Campeonato Amador da 1ª e 2ª divisões. Os clubes estão fazendo a festa. É importante dizer que tudo acontece em todos os campos da Cidade. Lembrando ainda que a 1ª divisão é federada, junto à FPF – Federação Paulista de Futebol, na qual o campeão representará a cidade no Campeonato Estadual.

Como incentivo à esportividade e desempenho técnico, o vencedor receberá o prêmio de 2 mil reais, regulamentado pela própria Liga.

As equipes que estão no páreo direto para conquistar o prêmio são: Canarinho do N. Senhora de Fátima, CVI do Rosolen, Inter do Amanda, Cruzeiro do Jardim Adelaide, entre outros. Os preparativos estão sendo feitos para o início das categorias de base das Escolinhas da Cidade: Pré Mirim, Mirim e Infantil. Gente que cresce com olho no esporte!

6ª Etapa do Campeonato Paulista em Osasco-SP. Hortolândia já é bicampeã Paulista, e nessa etapa fomos o 1°colocado.

Pág 11ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 12: Acontece em Hortolandia agosto 2010

EspecialEspecial do mês

Folclore

Dia dos Pais

Saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça são folclore ou lenda? Aqui para nós são lendas, mas no Brasil muita coisa vira estória, mito ou folclore. Na verdade, o Folclore é um conjunto de mitos e lendas passados de geração para geração ou nascidos da pura imaginação, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Muitas deram origem a festas populares que ocorrem em todos os cantos do país.

No Brasil, é comemorado no dia 22 de agosto e tem relação com o dia 31 de outubro, Dia do Saci, que também se relaciona com a cultura e influência representada pela festa do Halloween.

No Folclore, temos lendas e contos bizarros transmitidos oralmente, que misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. Os mitos possuem

um forte componente simbólico, e como os povos da antiguidade não conseguiam explicar cientificamente certos fenômenos da natureza, criavam mitos para atribuir sentido às coisas do mundo. Esta também era uma forma de passar conhecimento. Entre os componentes que formam o folclore, temos uma verdadeira colcha de retalhos. Entre tantas, temos as cantigas de roda, cirandas e outras formas de expressar essa cultura. Algumas canções você pode lembrar e cantar: Boi da Cara Preta, Ita do Norte, Prenda Minha, Bota Aqui o Teu Pezinho, Balaio, Meu Bem, Balaio, Mulher Rendeira, Samba lelê, Nesta Rua, Atirei o Pau no Gato, Terezinha de Jesus, Sapo Cururu e tantas mais. O Brasil, com sua grande extensão continental, recebe uma carga variada de influências regionais, ficando com essa cultura múltipla.

No túnel do tempo, encontramos sinais de que há mais de quatro mil anos, na antiga Babilônia, um jovem fez em argila, um

cartão desejando muita sorte, saúde e uma vida plena e cheia de alegria ao seu pai. Nos Estados Unidos, uma moça criou o Dia dos pais em 1909, pelo grande carinho que nutria pelo seu pai. Em 1972, Nixon oficializou o dia, que virou festa nacional. Cerca de vinte e cinco países comemoram o dia em junho e outros dezoito, em outros meses. O motivo, além do

comércio, é a valorização desse guerreiro, que ora é o herói, ora é o que segura a barra e vai atrás do ganha pão, e ora ainda se faz amigo da meninada. Com ele, não é só gravata

no pescoço, pois se tem que empinar pipa, ele vai. Ele sabe quanto valor têm essas brincadeiras.

O seu Acontece foi atrás de uma história de relacionamento pai e filho e encontrou. É verídica, claro! “Um pai quando chegava ao final do dia, cansado

do trabalho, abria o nó da gravata e a pedido do filho, brincava de Lego com o garotinho. Hoje, o ‘moleque’ é

simplesmente o gerente geral da empresa no Brasil”. Vale a pena brincar com o filho. Os benefícios virão com certeza!

Pág 12 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 13: Acontece em Hortolandia agosto 2010

SaúdeSaúde

Atividade Física | Sua saúde em primeiro lugar

Projeto Hortolândia Viva Mais

Convido você para começar uma vida de qualidade. Comece tendo hábitos saudáveis na sua alimentação, praticando atividades físicas e criando vínculos desejáveis de relacionamento com as pessoas e com você mesmo. Seja pleno. Seja saudável. Atente para as dicas desse mês:

1 As carnes vermelhas demoram mais tempo para serem digeridas, além de conter doses elevadas de antibiótico e hormônios. Diminua o seu consumo. Prefira mais peixe, castanhas, vegetais e frutas.

2 Inclua em sua rotina meia hora de sono após o almoço. Esse cochilo relaxa e faz bem, podendo reduzir em 30% os riscos de doenças do coração.

3 Repense o uso do seu carro. Deixe-o ‘descansar’ um pouco mais. Acabe com a dependência desse que é um dos amigos do sedentarismo.

4 Consuma chás; adote esse hábito. Alecrim, camomila e hortelã ajudam a relaxar. Nessa vida moderna, você precisa desses aliados. Lembre que a sálvia trata dores de garganta, amidalite e até cortes na mucosa bucal. A prevenção pode estar na natureza

5 Tome cuidados com a sua pele ao fazer uso de materiais tóxicos, principalmente de limpeza e construção.

6 Acompanhe o desenvolvimento de uma árvore, pois isso funciona como calmante. Adote uma, defenda-a, veja-a crescer e acompanhe seu ciclo de uma estação para outra. É um excelente coadjuvante na prevenção do stress e da ansiedade.

7 Faça alongamentos antes de todas as atividades físicas. Seus músculos vão agradecer.

8 Caminhe sempre. Vá ao parque com os amigos e pratique alguma modalidade esportiva, nem que seja frescobol.

9 Faça piquenique com a família. Isso fortalece os laços familiares, que são agentes promotores de saúde.

10 Não pratique a raiva, o ódio. Lembre-se que o ódio é o veneno que eu tomo, esperando que o outro morra. Viver é o que mais queremos e melhor se for com qualidade.

O Projeto Hortolândia Viva Mais tem compromisso com sua saúde e a cada mês está trazendo algumas pitadas da área para você encontrar-se com a qualidade de vida. Nesse mês, estamos apostando nas fibras.

Elas estão ocultas na consistência crocante de uma cenoura e no sabor levemente adocicado de uma maçã. Na soja e na lentilha, aparecem aos montes e ainda emprestam suas qualidades ao arroz integral, aveia e folhas. Diferentemente de micronutrientes como a vitamina C, que dá aos alimentos um toque cítrico, as fibras não alteram o sabor da comida, pois interferem muito mais na textura.

Você certamente já ouviu falar dos seus benefícios, especialmente para o bom funcionamento do intestino. Agora a ciência acaba de revelar outro mega favor que as fibras prestam à nossa saúde: ajudar a “esvaziar pneus” do abdome. Quanto maior o consumo de fibras, menor o acúmulo de gordura visceral, que fica entre o intestino e outros órgãos abdominais.

Pág 13ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 14: Acontece em Hortolandia agosto 2010

SociSocial

Conhecendo Nossos Espaços | Campo do Remanso

Educação

O gramado é um tapete verde e o local é na área mais central da cidade, tudo para propiciar comodidade para os amantes do esporte mais divulgado no país. É nesse tapete que rolam os grandes jogos de futebol comandados pela Liga Hortolandense de Futebol, e o local ainda atende outros eventos esportivos da Melhor Idade, como caminhadas, gincanas e grandes aulas de ginástica localizada, entre outras competições.

Situado no coração de Hortolândia, próximo ao atual prédio do Legislativo, esse espaço parece ser a vedete do esporte.

O espaço está equipado com vestiários e sala de apoio administrativo, além de contar com uma arquibancada, onde os torcedores aficionados se posicionam com suas cornetas, enquanto vibram com o futebol arte que nasce aqui. No exterior, temos pratas que saíram desse gramado e muito reconhecidos lá fora.

Estamos crescendo na construção e manutenção dos nossos espaços, e você cresce junto conosco, pois, afinal, é um novo tempo.

A Lei n° 1.320, de 5 de dezembro de 2003, instituiu a Semana Educativa “Pipas sem cortes – Pipa Legal”. Assim, toda a Rede Escolar da Cidade de Hortolândia, na semana de 2 a 6 de agosto, estará inserida nessa campanha com o objetivo de proporcionar a realização de atividades pedagógicas e educativas em todas as unidades escolares do município, para uso da pipa como brincadeira, utilizando-se da orientação e informação.

Pág 14 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 15: Acontece em Hortolandia agosto 2010

AconteAcontece Retrô

Ginástica Rítmica, Artística e Localizada

Trabalho Educativo

Meio Ambiente

XX Torneio Nacional de Ginástica Artística em Belém/PA

Internacional

Melhor Idade

Secretaria de Habitação

Realização do V Fórum Internacional de Ginástica Geral, organizado pela Unicamp/SESC-Campinas, apresentando trabalho de pesquisa científica sobre a Ginástica, intitulada “A Ginástica no Contexto Cultural do Município de Hortolândia–SP”, que foca a ginástica desde o início da organização administrativa do Município, quando houve grande interesse de incluir esta modalidade na programação do Esporte para Todos.

Polícia Militar realiza a 1ª Formatura da Educação Infantil com as EMEIs do Jardim Santa Amélia e Jardim Santa Emília, do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

O plantio de 6.217 mudas faz parte dos esforços da Prefeitura na recuperação da mata ciliar no Jardim Terras de Santo Antonio, em Áreas de Preservação Permanente. O projeto total tem como objetivo chegar a 15 mil mudas, plantadas em mais 10 bairros. Some-se a tudo isso mais 120 palmeiras, 6 mil mudas de espécies nativas e tantas outras que já podem ser vistas, como ipês, ingás, jacarandás, pitangueiras e várias espécies frutíferas, que florescem em áreas de recuperação ambiental.

A delegação de Hortolândia comandou nossos atletas mirins na capital paraense que de lá trouxeram na bagagem muito ouro e troféus. Nas várias categorias que competiram, não faltaram medalhas de bronze, prata e ouro, bem como também os justos troféus, trazendo mais peso na aeronave. A recepção no aeroporto internacional de Cumbica foi justa. Mas antes do retorno, os atletas tiveram um merecido passeio para conhecer o maior mercado aberto no cais da capital paraense, a jóia e orgulho paraense, o “mercado ver o peso”, com suas comidas típicas, com direito a cupuaçu, açaí, taperebá, tacacá, o cobiçado pato no tucupi e a maniçoba. O artesanato está presente nos quiosques, misturado com todo tipo de bugigangas. Nossos atletas vibraram em conhecer esse ponto turístico do norte do Brasil.

Atletas do Horto vôlei chegaram de um torneio na Bolívia e já fizeram as malas para a Estônia. Mais vôlei de praia de Hortolândia no circuito internacional. Torneio realizado entre os dias 1 e 7/7.

II Open Western de tae-kwon-do em Buenos Aires. A equipe de Hortolândia, formada por 12 atletas, trouxe 12 medalhas, sendo 8 de ouro e 4 de prata, nas categorias de Faixa Preta com troféu de Melhor Equipe nessa categoria.

Encontro dos Grupos de Ginástica fazendo a festa, numa espécie de congraçamento das atividades do primeiro semestre.

O Projeto “Rede Social de Desenvolvimento Local: O Lugar Onde eu Moro” apresentou a 1ª Mostra de vídeo, reunindo o 1°, 2° e 3° Setores de Hortolândia.

1°Concurso Literário na modalidade escrita da frase que melhor descrevesse o bairro onde mora. As frases vencedoras foram:• 3° lugar: “Em julho de 1974, nesse

bairro vim morar, gostei tanto desta rua, que daqui não pude me ausentar; gosto de Hortolândia inteira, mas é no Fátima que eu vou ficar”.

• 2° lugar: “A rua onde eu moro é repleta de alegria e solidariedade, aqui até a tristeza pula de felicidade”.

• 1° lugar: “A rua onde eu moro é abençoada por Deus, onde tudo começa e tudo prospera”.

A 2ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente apresentou: Circuito Tela Verde, numa promoção dos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente. Hortolândia foi agraciada por esse projeto que foi exibido no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, no Jardim N. Senhora de Fátima, de 27 a 30 de julho.

Pág 15ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • AGOSTO DE 2010

Page 16: Acontece em Hortolandia agosto 2010

@lô AconteceRedação: [email protected] Jogos e Campeonatos: [email protected]ção e Eventos: [email protected] e [email protected] Escolinhas de Formação Esportiva: [email protected] de Luzes: [email protected]ós na Pauta: [email protected] Arte Por Toda Parte: [email protected]

Em Linha com o Leitor | Opinião

Acontece Serviço

Aqui é meu Lugar

“Venho acompanhando com frequência as edições mensais da Revista Acontece, folheando-a por meio do portal da Prefeitura de Hortolândia. Oportuno é o momento para congratular a toda equipe de produção da revista, não só pelo visual moderno e de extremo bom gosto, mas notadamente, pelo conteúdo informativo e atualizado, sempre em dia com os eventos e acontecimentos da cidade, da região e do mundo. Parabéns”!

Tadeu José Machado Faria – Advogado - Juiz de Fora-MG

“Acho que a revista poderia focar um pouco mais a parte cultural: livros, teatro, cinema, exposições, não só de Hortolândia, mas também da região”.

Melissa Moura Lopes – estudante

“A revista é muito interessante, útil para termos sugestões de leitura, filmes... Parabéns.” Joice Aparecida dos Santos – jornalista

A Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil alertam para que a população tenha cuidado com as queimadas. É tempo de baixa umidade, com riscos de incêndio e consequências na qualidade do ar que respiramos. Também, com a chegada do frio, a fumaça compromete ainda mais as nossas crianças e os da melhor idade. Vamos preservar nossa Hortolândia. Esta é mais uma campanha Hortolândia Viva.

A Cia. de Teatro São Genésio está no Espaço “Casa da Mãe Joana”, e oferece aulas para todas as idades, além de uma biblioteca com diversos títulos. Além disso, oferece saraus todas as sextas-feiras, a partir das 19 horas. Nos saraus teremos teatro, música, exposições de fotos, café, pão de queijo, sanduíches e refrigerantes. Avenida Santana, 491 – Parque Ortolândia. (19) 3897-5262, 3809-1508 e 9236-2651 ou www.ciasaogenesio.com.br

Minha família chegou aqui em 1980, vinda da pequena Pérola, no Paraná. Na época, tudo era muito difícil, pois era apenas um distrito de Sumaré. Não havia investimentos na área social e sofríamos com a falta d’água, que era de péssima qualidade. Nas ruas, sem asfalto, às vezes, era necessário colocar saco plástico nos sapatos para se proteger do barro, enquanto se esperava pelo transporte coletivo. Foi um tempo difícil. Tudo estava por fazer, incluindo os serviços básicos de saúde, educação e segurança. Hoje, Hortolândia sai na frente das grandes cidades brasileiras, atraindo investidores que apostam no crescimento e nos lucros de um mercado cada dia mais atrativo. O comércio cresce a cada dia, a rede bancária atende bem a população e os investimentos em infraestrutura são vistos em cada bairro e, por tudo isso, conferindo as grandes transformações que estão acontecendo nesses 19 anos da minha cidade, Hortolândia tem ocupado um espaço especial no meu coração e já vejo como o melhor lugar para meus filhos e para as novas gerações. Tenho orgulho da Cidade que me acolheu. Tenho vaidade de ser Hortolândia!

Eliana Kandratoski – Assistente administrativo