ACORDES DO FUTURO - Anglo American...

8
ACORDES DO FUTURO MINERODUTO MAR/ABR/MAIO DE 2012 PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 3 . N° 16 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Convênio com a Anglo American prevê reformas na Fundação Monique Leclercq, beneficiando crianças e adolescentes de São Domingos do Prata (MG).

Transcript of ACORDES DO FUTURO - Anglo American...

ACORDES DO FUTURO

MINERODUTOMAR/ABR/MAIO DE 2012

PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 3 . N° 16

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Convênio com a Anglo American prevê reformas na Fundação Monique Leclercq, beneficiando crianças e adolescentes de São Domingos do Prata (MG).

EDITORIAL

Publicação destinada às comunidades de relacionamento Anglo American - Unidade

de Negócio Minério de Ferro Brasil | Coordenação: Comunicação Empresarial | Comitê

de Comunicação com Comunidades Mineroduto: Fernanda Zebral, Lucas de Oliveira

Gomes, Berenice Braga, Carlos Heinisch, Paulo Borges, Mateus Alvim, Guilherme

Pereira e Gustavo Castro Oliveira | Produção editorial: BH Press Comunicação

| Projeto gráfico e diagramação: AVI Design | Foto de Capa: Ronaldo Guimarães |

Tiragem: 15.000 exemplares

EXPEDIENTE

02

NOVAS PARCERIAS

Nos 32 municípios onde implantamos o mineroduto trabalhamos com o compromisso de manter o público informado sobre nossa atuação e de trazer no Diálogo um pouco das iniciativas que desenvolvemos em parceria com as comunidades que nos acolhem.

Prova disso são as boas notícias desta edição sobre iniciativas que apoiamos nas cidades de São Domingo do Prata e Nova Era, em Minas Gerais, para melhorias na saúde e na educação dos jovens. Desde o início de abril, o Hospital São José, único da cidade de Nova Era, passa por uma consultoria administrativa que prevê a avaliação do atendimento, das condições dos equipamentos e das áreas que demandam investimentos.

Em São Domingos do Prata, um convênio firmado entre a Anglo American e a Prefeitura vai garantir reformas na Fundação Monique Leclercq, com a melhoria no espaço físico e a compra de equipamentos para apoio das atividades desenvolvidas pela entidade.

Você ainda vai saber um pouco sobre o “Cabeça de Boi”, um charmoso vilarejo no município de Itambé do Mato Dentro (MG) e sobre o “Encontro de Culinária Mineira e Resgate Cultural de Carangola e Região”, promovido por uma equipe de cozinheiros da região de Carangola e Alto Caparaó.

Boa leitura!

Arq

uivo

Ang

lo A

mer

ican

FALE CONOSCO

FIQUE ATENTO ÀS OPORTUNIDADESCom o avanço da construção do mineroduto, novas oportunidades aparecem para atender às obras no trecho de Alvorada de Minas (MG) a Antônio Dias (MG).

Se você tem interesse em se candidatar a vagas de emprego da construtora Fidens envie seu currículo por e-mail para ([email protected]).

Para ter acesso a vagas de outras empresas contratadas consulte o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de seu município.

As vagas da Anglo American estão em nossa página na internet (www.angloamerican.com.br). Lá você poderá cadastrar o seu currículo e conhecer as vagas abertas. Clique no link Carreira, no canto superior direito da página e escolha a opção “Trabalhe Conosco”.

Lembre-se de manter o seu cadastro sempre atualizado. Para quem não têm acesso à internet, o currículo pode ser enviado pelo correio para o escritório da Anglo American em Conceição do Mato Dentro: Rua Raul Soares, 159, Centro, CEP 35.860-000, Conceição do Mato Dentro (MG).

Telefone: 0800 941 7100E-mail:[email protected]

Carlos Heinisch

Coordenador de Relacionamento com Comunidades

PASSO A PASSO

SINAL VERDE PARA O AVANÇO

DAS OBRAS DO MINERODUTO

O Projeto Minas-Rio conquistou uma importante licença para realização das obras do mineroduto. Trata-se da Autorização de Supressão Vegetal do trecho que compreende o município de Alvorada de Minas (MG) até o município de Antônio Dias (MG). A licença, concedida em março pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é a última autorização necessária para o emprendimento na fase de implantação.

“Significa que estamos autorizados a realizar todas

03

as obras necessárias para a instalação do mineroduto, com a devida permissão para remoção da cobertura vegetal em todo o trecho. As equipes já estão trabalhando para o início da terraplenagem”, explica o coordenador de Meio Ambiente do Mineroduto, Rodrigo Gontijo.

Rodrigo reforça que após as obras, uma empresa contratada pela Anglo American ficará responsável pela recuperação da área desmatada, que vai receber uma cobertura vegetal apropriada para o terreno.

ALVORADA DE MINAS

ANTÔNIO DIAS

Há dois anos, quando Anelize Alves Tuler assumiu a administração do Hospital São José, único no município de Nova Era (MG), a instituição enfrentava dificuldades com capacitação de profissionais, equipamentos antigos, necessidade de reformas e contratação de médicos. Hoje, a situação do local já evoluiu, mas ainda há o que melhorar.

Para dar início às mudanças, em abril, a Prefeitura do município e a Anglo American firmaram um

convênio para a realização de uma consultoria administrativa no Hospital

que prevê a avaliação do atendimento, das condições dos

equipamentos e das áreas

ENTRE NÓS

UM NOVO FUTURO PARA O HOSPITAL SÃO JOSÉ

Consultoria para único hospital de Nova Era (MG) busca melhorias

de especialização médica que mais precisam de investimentos.

“Na época, a notícia era de que o hospital iria fechar. Muitos moradores se deslocavam para João Monlevade em busca de atendimento. Hoje temos condições de acolher muitas pessoas aqui e até mesmo de estabilizar um paciente grave e encaminhá-lo, mas precisamos de recursos para evoluir mais”, conta Anelize.

Com o trabalho da consultoria, já iniciado, o objetivo é fazer com que o hospital da cidade possa se sustentar com recursos próprios e tenha melhores condições de atender aos 18 mil habitantes do município. Para isso, a equipe de consultores realiza um relatório com as necessidades evidentes.

04

Localização: 130 Km de Belo Horizonte, fazendo divisas com os municípios de Bela Vista de Minas, Antônio Dias, São Domingos do Prata, Itabira e Santa Maria de Itabira.

Emancipação: 1938

População (2010): 17.528 habitantes

Principais atividades econômicas: comércio, prestação de serviços, agricultura e pecuária de pequeno e médio porte, indústrias de pequeno porte, produção de eucalipto, geração de energia elétrica (Rio Piracicaba) e garimpo de esmeraldas em Capoeirana.

Fonte: IBGE e Prefeitura de Nova Era

NOVA ERA

A prefeita de Nova Era, Laura Maria Carneiro de Araújo, assina convênio durante cerimônia realizada no Hospital

São José é o único hospital para atendimento dos 18 mil de habitantes de Nova Era (MG)

Ronaldo Guimarães

Arquivo Hospital São José

05

ACONTECE NO MINAS-RIO

BASES PARA UM FUTURO MELHORConvênio prevê reformas na Fundação Monique Leclercq, que atende jovens em São Domingos do Prata

“Educar para Crescer’’. Com esse lema, a Fundação Monique Leclercq trabalha para oferecer uma vida melhor para crianças e adolescentes da cidade de São Domingos do Prata (MG). Com 14 anos de atuação, hoje a entidade assiste cerca de 300 jovens dos bairros mais carentes do município. “Nosso foco não é a profissionalização, mas a formação do cidadão. Queremos dar a oportunidade de a criança se ocupar com atividades educativas”, explica o presidente Wilson Liberato de Abreu.

Na Fundação, são cinco departamentos de aprendizagem que incluem três sítios, um prédio sede e uma loja, onde os participantes desenvolvem atividades diversas. No dia 12 de abril, a Anglo American, a Prefeitura do município e a instituição firmaram um convênio para melhorar a infraestrutura da entidade, com a reforma de espaços e a compra de equipamentos para apoio às atividades já executadas, como a produção de hortifrutigranjeiros, melado, açúcar mascavo e rapadura.

Para Wilson de Abreu, a parceria trará muitos benefícios. “Vamos implantar aquecedor solar, captação de água da chuva, melhorar o engenho, a iluminação da quadra, que é um espaço importante de socialização, e passar a usar materiais alternativos”, detalha. “Estamos muito felizes”, resume.

As amigas Victória Caroline Fagundes e Débora dos Santos, 12 anos, estão na Fundação há cerca de seis anos. Todos os dias, após a escola, elas vão à sede da entidade onde participam de oficinas variadas. “É muito melhor vir para cá do que ficar à toa em casa. Aqui eu faço coisas boas e aprendo cada dia mais. Participo de várias oficinas diferentes”, conta Débora.

ATUAÇÃO

A orquestra formada pelos jovens já se apresentou em diversos eventos no estado

Ronaldo Guimarães

• Reforço escolar e alimentar• Artesanato• Teatro• Dança• Esportes• Jogos• Música • Práticas agropecuárias• Preservação Ambiental

• Parcerias com instituições de ensino para formação técnica e superior dos jovens• Inclusão digital• Projeto Jovem Aprendiz• Projeto Moradia• Curso Florais realizado em parceria com o Instituto Florais de Minas

ATIVIDADES PROMOVIDAS NA INSTITUIÇÃO

Com a capacitação de multiplicadores e ações de conscientização, o Projeto Grandes Obras pela Infância trabalha para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas comunidades de abrangência do mineroduto da Anglo American. Em 18 de maio, dia de reflexões por causa do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as ações foram intensificadas com o lançamento de uma campanha que envolve os trabalhadores do Projeto Minas-Rio e a comunidade em geral.

Nos municípios de influência do Projeto Minas-Rio, a Camargo Corrêa, empresa contratada para a construção do mineroduto, promove palestras, discussões do tema nos diálogos diários de segurança, blitzes e campanhas frequentes de conscientização. “Essas iniciativas estão contribuindo para o fortalecimento da rede de profissionais que trabalham com a causa da infância e da adolescência”, afirma Berenice Braga, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Camargo Corrêa. “Temos vários exemplos de pessoas engajadas e essas discussões poderão ser desdobradas em ações muito positivas no enfrentamento de uma questão tão séria”, diz.

Em Abre Campo (MG), as ações de combate estão sendo desenvolvidas pela ONG Terra dos Homens, por meio do Projeto Fios de Proteção. Uma equipe técnica formada

ENTRE NÓS

COMPROMISSO COM A INFÂNCIAAções de conscientização buscam proteger jovens contra a violência sexual

06

Arquivo Camargo Corrêa

Disque 100 para denunciar abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

O canal funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

DISQUE 100

Projeto Fios de Proteção promove capacitação em Abre Campo (MG)

por 32 profissionais de diversas áreas participa de um curso de capacitação para o trabalho com as famílias. Ao final dos encontros, a equipe desenvolverá um Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil da cidade.

O sargento Wanderson de Souza é o representante da Polícia Militar de Abre Campo no grupo e conta que até o momento participou de quatro encontros dos multiplicadores e teve a oportunidade de conhecer as características específicas do problema na cidade. “Está sendo muito importante, pois estamos criando vínculos com outros órgãos que lidam com o assunto e estabelecendo contatos”, conta.

O trabalho já começou a dar resultados. No fim de semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Polícia Militar promoveu uma blitz educativa na região, com distribuição de panfletos para conscientização dos motoristas.

O programa Grandes Obras pela Infância é uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Anglo American e a organização Childhood Brasil. Em todas as ações do projeto, o Disque 100 é divulgado para denúncias de exploração sexual contra menores.

07

Quadrilha é uma das manifestações resgatadas no Encontro

DA JANELA DE MINAS AO RIO

Entre as montanhas do Parque Nacional da Serra do Cipó e a Serra do Lobo, no município de Itambé do Mato Dentro (MG), um vilarejo se destaca por suas belezas naturais e clima bucólico.

Santana do Rio Preto, mais conhecido como Cabeça de Boi, reúne montanhas, como o Pico Itacolomy do Itambé, segundo mais alto da região, cachoeiras, como a do Intancado, além de uma cultura local preservada.

A culinária também tem suas peculiaridades. No Cabeça de Boi, a banana caturra é ingrediente de pratos variados: sopa, salada, farinha e banana chips (banana verde frita).

Nos fins de semana e feriados são muitos os turistas que alugam uma casa no local para aproveitar a tranquilidade. Para quem prefere as pousadas, a região também possui opções de variados preços.

Para chegar ao vilarejo, são 9 Km partindo do centro de Itambé do Mato Dentro. O acesso à cidade é feito pela BR-381 no trevo de Bom Jesus do Amparo, passando pelas cidades de Ipoema e Senhora do Carmo.

O CHARME DO INTERIOR

RECEITAS DAS ANTIGAS

Janice Gomes, dona do restaurante Spaço Solar, em Carangola (MG), já trabalha no planejamento da próxima edição do Encontro de Culinária Mineira e Resgate Cultural de Carangola e Região, que será realizado em julho, durante a 63ª Exposição Agropecuária da cidade. Para este ano, além das tradicionais receitas para a degustação, a ideia é trazer apresentações de cantigas de roda e mostrar a tradição das benzedeiras e rezadeiras da região, costumes que, segundo Janice, estão desaparecendo.

Dona de restaurante de comida mineira há mais de 10 anos, Janice valoriza a tradição caseira e as receitas antigas. Mais do que isso, ela sabe que a culinária é mais uma aliada na preservação da cultura local. Pensando nisso, em 2010, a moradora de Carangola reuniu os amigos cozinheiros e donos de estabelecimentos para a realização de um encontro anual. “Nossa ideia era resgatar as receitas e envolver a comunidade”, explica.

Em 2011, o evento contou com oficinas do Senac, atividades de resgate de manifestações culturais, como folia de reis e quadrilha, shows e um roteiro gastronômico com tendas de estabelecimentos da região. “Muitas receitas e tradições antigas estão se perdendo, hoje as pessoas estão sempre no ‘lanche rápido’. Nosso evento veio para resgatar essas receitas que muitos já não fazem. Foi um sucesso, todos elogiaram a iniciativa”, conta Janice.

Para o segundo encontro, outra novidade são as oficinas que terão foco no reaproveitamento de alimentos. Todo o lixo gerado durante a festa será disponibilizado para a reciclagem, incluindo o óleo de cozinha.

Arquivo Secretaria de Turismo de Itambé do Mato Dentro

Vilarejo Cabeça de Boi é muito procurado por turistas

Arquivo E

ncontro de Culinária M

ineira

Quando se trafega em estradas que cortam áreas rurais é comum se deparar com animais pastando nas margens ou cruzando a pista. Tal situação pode ser extremamente perigosa, principalmente quando o condutor do veículo está distraído ou em alta velocidade.

“Um acidente nessa situação pode ter consequências graves ou mesmo fatais”, alerta Paulo Borges, da área de Saúde e Segurança Ocupacional da Anglo American. Segundo ele, muitos motoristas, ao se depararem com tal circunstância, desviam dos animais, principalmente quando estão trafegando em alta velocidade. A atitude pode provocar a perda do controle do veículo, resultando em acidente.

08

CUIDADO: ANIMAIS NA PISTA

LEIA E USE

• Execute varreduras visuais frequentes da condição do tráfego à frente, incluindo as laterais da via e os acostamentos;

• Preste atenção às placas de advertência de animais na pista;

• O cinto de segurança é obrigatório e uma grande proteção. Não deixe de usá-lo.

• Ao avistar um animal andando próximo à pista, reduza preventivamente sua velocidade e prepare-se para frear (“cubra o freio”);

• Respeite os limites de velocidade;

• Fique atento em rodovias com canteiro central;

• Se um animal atravessar a estrada, preste muita atenção, pois outros podem vir em seguida. Diminua sua velocidade e observe seu entorno.

• Não tente adivinhar para que lado o animal irá, pois a reação deles costuma ser imprevisível;

• Reduza sua velocidade para o mínimo possível;

• Ao se aproximar de um animal de grande porte à noite, baixe os faróis para não ofuscá-lo;

• Não chegue muito perto do animal. Mante-nha uma distância que o permita sair do caminho ou fugir.

Veja mais algumas dicas