Aços para Construção de moldes

4
AÇOS O aço, usado para a construção do molde plástico deve ser resistente ao desgaste. Aresistência ao desgaste esta diretamente ligada a dureza da superfície, especialmente a cavidadedo molde e às partes do molde duras e resistentes ao atrito. O aço necessita ser bastante tenaz (duro) e resistente contra esforços e fadiga, porque énecessário uma compressão em torno de 1000 a 2000 Kgf/cm². Para a moldagem de injeção dealguns termoplásticos ou termofixos, as pressões são um pouco menores, variando de 300 a1400 Kgf/cm². Outro requisito básico e importante é que os aços não tenha distorção para prejudicar o paralelismo dos produtos, principalmente para a construção das cavidades. O material das cavidades deve ser de fácil usinagem, porém, se for muito macio, seespalhará e será difícil de se polir. Por outro lado se for muito duro, somente poderão ser usinadas com baixa velocidade de corte, aumentando consideravelmente o tempo d e construção. O molde deve ser de fácil polimento, especialmente para a moldagem de materiaistermoplásticos transparentes sendo que as superfícies com alto teor de carbono não são boas para polimento. Uma consideração final consiste na característica do aço suportar a ação química decertos materiais plásticos, (particularmente o PVC), conseguidos freqüentemente p e l a utilização de aços normais de molde que, posteriormente são cromados.Uma prática alternativa consiste no emprego de aços inoxidáveis que têm a vantagemde permitir modificações posteriores no molde, sem a retirada de qualquer revestimento,contornando a dificuldade de deposição de cromo (ou metalização). E m g e r a l , o s a ç o s inoxidáveis são de usinagem mais difícil que os aços-liga. AÇOS PARA CONSTRUÇÃO DAS CAVIDADES

Transcript of Aços para Construção de moldes

Page 1: Aços para Construção de moldes

AÇOS

O aço, usado para a construção do molde plástico deve ser resistente ao desgaste. Aresistência ao desgaste esta diretamente ligada a dureza da superfície, especialmente a cavidadedo molde e às partes do molde duras e resistentes ao atrito.

O aço necessita ser bastante tenaz (duro) e resistente contra esforços e fadiga, porque énecessário uma compressão em torno de 1000 a 2000 Kgf/cm². Para a moldagem de injeção dealguns termoplásticos ou termofixos, as pressões são um pouco menores, variando de 300 a1400 Kgf/cm².

Outro requisito básico e importante é que os aços não tenha distorção para prejudicar o paralelismo dos produtos, principalmente para a construção das cavidades.

O material das cavidades deve ser de fácil usinagem, porém, se for muito macio, seespalhará e será difícil de se polir. Por outro lado se for muito duro, somente poderão ser u s i n a d a s c o m b a i x a v e l o c i d a d e d e c o r t e , a u m e n t a n d o c o n s i d e r a v e l m e n t e o t e m p o d e construção.

O molde deve ser de fácil polimento, especialmente para a moldagem de materiaistermoplásticos transparentes sendo que as superfícies com alto teor de carbono não são boas para polimento.

Uma consideração final consiste na característica do aço suportar a ação química dece r tos ma te r i a i s p l ás t i cos , ( pa r t i cu la rmen te o PVC) , consegu idos f r eqüen temen te pe la utilização de aços normais de molde que, posteriormente são cromados.Uma prática alternativa consiste no emprego de aços inoxidáveis que têm a vantagemde pe rm i t i r mod i f i cações pos te r i o res no mo lde , sem a re t i r ada de qua lque rreves t imen to , con to rnando a d i f i cu ldade de depos i ção de c romo (ou me ta l i zação ) .

Em ge ra l , os aços inoxidáveis são de usinagem mais difícil que os aços-liga.AÇOS PARA CONSTRUÇÃO DAS CAVIDADES

Como as cav idades t êm como p r i nc ipa l f unção se r o e l emen to f o rmado r da peça desejada, o material para sua construção tem de ser o melhor possível.As classes de aços normalmente empregadas para moldes são:10  A. AÇOS CROMO-NÍQUEL E AÇOS NÍQUEL-CROMO MOLIBDÊNIO

Estes aços, endurecidos diretamente no óleo, no ar, ou cementados, são os mais usados para os moldes de injeção. São encontrados em lingotes ou barras, normalmente recozidos, etambém termicamente tratados para usinagem direta e utilização imediata.

O s a ç o s c r o m o - n í q u e l d e f a d i g a . A l i g a d e 1 , 5 % é d e m e l h o r u s i n a g e m , m a s a s variações de 2,5 a 3% de níquel têm maior tenacidade.Os aços cromo-níquel de 4 a 4,5% de níquel têm ótima resistência à tração, e portanto,são os mais usados.Os aços cromo-níquel mais usados são:VCO

– Aço cromo-níquel-molibdênio (0,55C-1, OCr-3, 5Ni-0,30Mo) grande tenacidade. Suatêmpera é f e i t a ao a r pa ra ev i t a r de fo rmações . É f o rnec ido recoz ido , com du reza máxima 255 Brinell.

Page 2: Aços para Construção de moldes

V M O –   Aço cromo-níquel-molibdênio (0,55C-0, 70Cr-1, 5Ni-0, 35Mo) alta tenacidade eresistência ao desgaste.

Vem forjado, assegurando máxima durabilidade em trabalho.Podem ser fornecidos em duas diferentes condições de tratamento térmico.1. Recozido, com dureza entre 220 a 250 Brinell, facilmente usinável, para ser para ser  posteriormente endurecido.2. Com dureza integral conforme solicitado, pelo usuário.

U H B I M P A X – Aço c romo-n íque l -mo l i bdên io (0 ,36C-14Cr -1 , 4N i -0 ,20Mo) pa ra endurecimento à tempera.

A B N T P 2 0 –   A ç o s c r o m o - n í q u e l - m o l i b d ê n i o ( 0 , 3 6 C - 1 , 8 C r - 1 , 0 N i - 0 , 3 0 M o ) p a r a endurecimento à tempera.

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ABNT P20

1. Para matrizes grandes que tenham acabamento texturizado ou polimento espelhado.2. Para outras aplicações: postiços pequenos, peças que façam o interno do produto, cavidade para produtos de médias ou pequenas solicitações.OBS: Em toda compra deste aço deve ser solicitado o envio de certificado de qualidade, ondeconstem composição química e o resultado do teste de ultra-som.

TRATAMENTO TÉRMICO RECOMENDADOS

1. Têmpera e revestimento com 50-52Rc.2. Têmpera por chama com 42-44Rc.3. Beneficiamento com 32.34Rc (300-320 HB).ABNT H12 – Aço cromo-níquel (0,35C-5Cr-1,5Mo), endurecido por têmpera.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

1 . U t i l i z a d o c o m o s u b s t i t u í d o d o a ç o S a e 1 0 5 0 n a c o n s t r u ç ã o d e : a p o i o s p a r a e x t r a t o r e s , limitadores de cursos para extração e conjuntos de extração para moldes pequenos.2. Utilizado também na construção de: bico de injeção, buchas para canal, postiços pequenos,lâminas ou pinos postiços que façam o interno do produto com pequenas solicitações deacabamento e buchas extratoras especiais.3. Por ser um aço de grande resistência, quando temperado, e alta estabilidade dimensionalquando aquecido, é empregado também na construção de gavetas e postiços de grandedimensões, porém nunca em superfícies que requeiram texturização e alto brilho superficial.

TRATAMENTOS TÉRMICOS RECOMENDADOS1. Têmpera e revenimento com dureza 52-54Rc.2. Têmpera por chama com dureza 42-44Rc.A B N T 8 6 2 0 – A ç o c r o m o - n í q u e l - m o l i b d ê n i o ( 0 , 2 3 - 0 , 6 0 C r - 0 , 7 0 N i -0 , 2 5 M o ) , t r a t a m e n t o térmico por cementação.

RECOMENDAÇÕES GERAIS1 . U t i l i z a d o n a c o n s t r u ç ã o d e p i n o s d e r e t o r n o , c o l u n a e b u c h a d e g u i a p a r a a s p l a c a s extratoras, colunas e guias do bloco do molde, pinos inclinados para gavetas e tiranteslimitadores por placas.2. Aço de média temperabilidade, boa resistência ao desgaste na camada cementada, núcleo tenaz e com limite de resistência entre 70 a 110 kgf/mm².

Page 3: Aços para Construção de moldes

TRATAMENTO TÉRMICO RECOMENDADO

Cementação com camada de 0,5 a 1,5 de profundidade e dureza entre 58 a 60 Rc.Aços equivalentes ao ABNT 8620:Villares..................................VB2012  Eletrometal............................E 8620SAE.......................................8620

B. AÇOS DE ALTO TEOR DE CARBONO E CROMOEstes aços possuem geralmente 1,25 a 2,5% de carbono e 12 a 14% de cromo, não sãotão extensamente usados para a usinagem de moldes, como a variedade de cromo-níquel, mass ã o a d e q u a d a s p a r a o s m o l d e s q u e n e c e s s i t a m d e m í n i m a d i s t o r ç ã o e a l t a d u r e z a p a r a resistência as abrasões (atrito).Os aços de alto teor de carbono e cromo mais utilizados são:VC-130– Aços cromo-vanadio (1,8C-12Cr-0,20V) indeformável, podendo ser temperado emóleo e banho de sal para dureza até 63 a 65Rc. É fornecido recozido com durezamáxima de 240 Brinell (24Rc).VC-131– Aços cromo-vanadio (2,0C-12Cr, 5Cr-0,2V), indeformável. Quando temperado emóleo ou banho de sal alcança dureza de 63 a 65Rc. É fornecido recozido com durezamáxima de 250 Brinell (25Rc).

U H B S V E R K E R 3– A ç o d e A l t a l i g a c r o m o - t u n g s t ê n i o ( 2 , 0 5 C - 1 , 3 W - 1 3 C r -0 , 7 5 M n ) indeformável de grande resistência ao desgaste.Endurecido em óleo, pois apresenta maior dureza superficial.VW3– Aço de alta dureza (0,46C-1, 0CR-0, 2Mo-2, 0W-0, 1V) podendo atingir dureza entre56-58Rc, quando temperado em óleo. É fornecido recozido com 191 a 219 Brinell (9 a21Rc).