Actos Ilocutórios

2
ACTOS DE FALA ACTO ILOCUTÓRIO: aquele em que um acto discursivo não só produz um enunciado, mas realiza também uma acção. 1. ACTOS ASSERTIVOS: expressam a relação entre o locutor e a verdade do enunciado, por outras palavras, no acto assertivo, o locutor acredita que aquilo que diz é verdade. São assertivos os seguintes actos: afirmar, negar, informar, descrever, concordar, discordar, responder... Exs: a) A Maria fez o almoço. b) O dia amanheceu cinzento. 2. ACTOS DIRECTIVOS: quando o locutor pretende levar o interlocutor a realizar uma acção. Pode traduzir-se em sugestões, perguntas, ordens, avisos, pedidos, etc. São directivos os seguintes actos: perguntar, ordenar, pedir, implorar, convidar, permitir, aconselhar, avisar, atrever-se a, desafiar... Exs: a) Seria melhor fazeres o exame. b) Despacha-te! c) O que achaste do encontro? 3. ACTOS COMPROMISSIVOS: quando o locutor se compromete com o desenrolar futuro de uma acção expressa no enunciado. São compromissivos os seguintes actos: prometer, comprometer-se, garantir, assegurar, afiançar, jurar, apostar... Exs: a) Vou realizar uma grande viagem! b) Lá estarei à hora combinada. 4. ACTOS EXPRESSIVOS: quando o locutor expressa as suas atitudes ou o seu estado psicológico. São actos expressivos: agradecer, congratular, pedir desculpa, dar boas-vindas, apresentar condolências, felicitar, saudar... Exs: a) A reunião correu bem! b) Bom dia! 5. DECLARAÇÕES: quando o locutor faz com que o conteúdo do enunciado coincida com a realidade.

description

Todos os actos ilocutórios

Transcript of Actos Ilocutórios

Page 1: Actos Ilocutórios

ACTOS DE FALA

ACTO ILOCUTÓRIO: aquele em que um acto discursivo não só produz um enunciado, mas realiza também uma acção.

1. ACTOS ASSERTIVOS: expressam a relação entre o locutor e a verdade do enunciado, por outras palavras, no acto assertivo, o locutor acredita que aquilo que diz é verdade.São assertivos os seguintes actos: afirmar, negar, informar, descrever, concordar, discordar, responder...Exs: a) A Maria fez o almoço. b) O dia amanheceu cinzento.

2. ACTOS DIRECTIVOS: quando o locutor pretende levar o interlocutor a realizar uma acção. Pode traduzir-se em sugestões, perguntas, ordens, avisos, pedidos, etc.São directivos os seguintes actos: perguntar, ordenar, pedir, implorar, convidar, permitir, aconselhar, avisar, atrever-se a, desafiar...Exs: a) Seria melhor fazeres o exame. b) Despacha-te! c) O que achaste do encontro?

3. ACTOS COMPROMISSIVOS: quando o locutor se compromete com o desenrolar futuro de uma acção expressa no enunciado.São compromissivos os seguintes actos: prometer, comprometer-se, garantir, assegurar, afiançar, jurar, apostar...Exs: a) Vou realizar uma grande viagem! b) Lá estarei à hora combinada.

4. ACTOS EXPRESSIVOS: quando o locutor expressa as suas atitudes ou o seu estado psicológico.São actos expressivos: agradecer, congratular, pedir desculpa, dar boas-vindas, apresentar condolências, felicitar, saudar...Exs: a) A reunião correu bem! b) Bom dia!

5. DECLARAÇÕES: quando o locutor faz com que o conteúdo do enunciado coincida com a realidade.Exs: a) Está aberta a sessão. (Só é uma declaração, se uma reunião ou uma

assembleia for a iniciar e for proferida pela pessoa que preside à reunião.)b) Vão aquecer até eu vos chamar.

6. DECLARAÇÕES ASSERTIVAS: o locutor, pelo seu estatuto social ou profissional, está em condições de criar uma nova realidade, mas surge directamente implicado na verdade do enunciado que produz.Exs: a) É a resposta do João que está certa. (é uma declaração assertiva se o

enunciado for proferido, por exemplo, por um professor.)b) É fundamental que deixe de fumar. (médico)c) Declaro-vos marido e mulher. (padre)