ACTUALIDADE Macau é um bom destino de fuga para portugueses · baixar ainda mais Para muitos ... a...

16
Quarta-feira 4 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1726 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Cardozo ‘salta’ para a vitória Benfica bateu Vitória (4-1) em Guimarães na Taça da Liga. DESPORTO PÁGINA 08 Paco Bandeira conta com página de apoio FAMA & TV PÁGINA 15 Moscovo traz o seu Ballet a Portugal ARTE & LAZER PÁGINA 13 Verbas dos jogos sociais para tratar as dependências GRANDE PORTO PÁGINA 04 Trabalhadores dos STCP dispostos a assumir controlo da empresa ACTUALIDADE PÁGINA 06 Estado pode passar a pagar renda das famílias com Rendimento Social Macau é um bom destino de fuga para portugueses Macau é a região que mais vai crescer em 2012 e nós temos vantagens únicas face a outros países. ACTUALIDADE PÁGINA 07 ACTUALIDADE PÁGINA 06 Prazos para entrega do IRS sem alterações ACTUALIDADE PÁGINA 06 Restaurantes de Matosinhos com menus em braille GRANDE PORTO PÁGINA 04 Há mais pessoas a conduzir sob efeito do álcool ACTUALIDADE PÁGINA 06 Força de viver EM DESTAK PÁGINAS 02 E 03 Têm pressa em vir ao mundo e, por isso, são acrescidos os desafios que os prematuros têm que enfrentar. E que muitos conseguem levar de vencida. 123RF ESTELA SILVA/LUSA

Transcript of ACTUALIDADE Macau é um bom destino de fuga para portugueses · baixar ainda mais Para muitos ... a...

Quarta-feira 4 Janeiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1726 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Cardozo ‘salta’ para a vitóriaBenfica bateu Vitória (4-1) em Guimarães na Taça da Liga.

DESPORTO PÁGINA 08

Paco Bandeira conta com página de apoio

FAMA & TV PÁGINA 15

Moscovo traz o seu Ballet a Portugal

ARTE & LAZER PÁGINA 13

Verbas dos jogos sociais para tratar as dependências

GRANDE PORTO PÁGINA 04

Trabalhadores dos STCP dispostos a assumir controlo da empresa

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Estado pode passar a pagar renda das famílias com Rendimento Social

Macau é um bom destino de fuga para portuguesesMacau é a região que mais vai crescer em 2012 e nós temos vantagens únicas face a outros países.

ACTUALIDADE PÁGINA 07

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Prazos para entrega do IRS sem alterações

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Restaurantes de Matosinhos com menus em braille

GRANDE PORTO PÁGINA 04

Há mais pessoas a conduzir sob efeito do álcool

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Força de viver

EM DESTAK PÁGINAS 02 E 03

Têm pressa em vir ao mundo e, por isso, são acrescidos os desafios que os prematuros têm que enfrentar. E que muitos conseguem levar de vencida.

123RF

ESTELA SILVA/LUSA

4ª Feira · 4 de Janeiro de 201202 ·

Em Destak

BEBÉS PREMATUROS Estudo comprova que os prematuros enfrentam dificuldades acrescidas que se prolongam até à idade pré-escolar

Desafios que vão além do e Maria João Seabra-Santos, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

Com base numa avaliação feita a 37 crianças nascidas pre-maturamente com muito baixo peso e respectivas mães, três a quatro anos após o seu nasci-mento, foi possível verificar que os que tiveram pressa em vir ao mundo «apresentam um de-senvolvimento mais pobre e al-guns problemas de comporta-mento, sobretudo dificuldades relacionadas com o baixo nível de atenção e excesso de activi-dade, enquanto as suas mães apresentam mais característi-cas de humor depressivo».

O que permite concluir «que a condição de prematu-ridade com muito baixo peso ao nascer tem ainda um im-pacto psicológico considerável na criança e na mãe três a qua-tro anos após o nascimento, o que põe em destaque a ne-cessidade de implementar in-tervenções que se prologuem pelo período pré-escolar».

Apesar de algumas limi-tações identificadas no estudo, os investigadores salientam a necessidade «de serviços com-plementares que apoiem estas famílias e a importância de in-tervenções dirigidas à saúde mental materna e à qualidade das interacções mãe-criança».

Limites em discussão Todos os anos 13 milhões de be-bés antecipam a sua chegada,

A esperança mistura-se com o medo, sempre

presente. Os pequenos avanços são celebrados como gigantes-cas vitórias, que apenas os pais dos prematuros conseguem compreender. Foi assim com a mãe de Beatriz, nascida às 26 semanas de gestação e com apenas 615 g de peso. O teste-munho, facultado pela Asso-ciação XXS, é só mais um en-tre vários que mostram as di-ficuldades enfrentadas por es-tes pais. Dificuldades que vão além do nascimento, prova um estudo nacional.

«Os prematuros, como qual-quer criança, necessitam de ser acompanhados regularmente, no sentido de rastrear desvios no desenvolvimento normal. Contudo, os riscos associados à prematuridade obrigam a que esta vigilância seja mais rigorosa nos prematuros, pelo menos, até à idade escolar», confirma Glória Carvalhosa. E confirma também o traba-lho publicado na Acta Pediátri-ca Portuguesa por Ana Sofia Valente, da Câmara de Soure,

No mundo, 13 milhões de bebés nascem todos os anos antes do tempo. Um milhão não sobrevive.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

um milhão dos quais não resis-te à passagem do primeiro ani-versário. Mas são cada vez mais os que sobrevivem. «Os avanços da medicina têm per-mitido diminuir os limites da viabilidade fetal», confirma Gló-ria Carvalhosa, neonatologis-ta do Hospital Cuf Descober-tas. «Actualmente, estão nas 23-25 semanas de idade gesta-cional e no peso ao nascer aci-ma das 500 g», mas há quem o queira baixar, como aconteceu no Japão, que reduziu o limite possível de partos para as 22 semanas.

«É um assunto em aberto, muito analisado e debatido na comunidade científica, mas porque o tema não é fácil, qual-quer revisão tem de passar pri-meiro por um estudo porme-norizado sobre a morbilidade e sobrevivência das crianças que nasceram no limiar da via-bilidade.»

Até porque, acrescenta Jo-nathan Muraskas num artigo da revista Pediatrics, é perigo-so para os pais e os médicos apoiarem-se nos casos de su-cesso, como o de duas norte- -americanas (ver texto ao lado), já que este sucesso pode criar «falsas expectativas». É que, se é verdade que alguns bebés nascidos de 23 semanas ou pe-so inferior a 500g sobrevivem e têm um desenvolvimento normal, «infelizmente», rema-ta Glória Carvalhosa, «isto não é verdade para a maioria».

«Os riscos associados à prematuridade obri-gam a que a vigilância seja mais rigorosa» GLÓRIA CARVALHOSA NEONATOLOGISTA

São necessários «ser-viços complementa-res que apoiem» as famílias com bebés nascidos antes do tempo, avança estudo

Limites da viabilidade têm estado cada vez mais no centro do debate. Há quem defenda que deviam baixar ainda mais

Para muitos prematuros, mais do que desejável é obrigatório esperar vários

A viabilidade é considerada extrema antes das 30 semanas

123RF

Definidos que estão os limites da viabili-

dade (23-25 semanas de ida-de gestacional e peso ao nascer acima das 500 g), há diferentes níveis de prema-turidade. À limite, que se situa entre a 37ª e a 38ª se-mana de gestação, segue-se a moderada, quando o nas-cimento ocorre entre a 31ª e a 36ª semana e, finalmen-

Viabilidade que pode ser extrema

te, a extrema. Aqui, os bebés vêm ao mundo com menos de 30 semanas, aumentando os desafios para as equipas mé-dicas que os acompanham e o tempo de permanência nas unidades de saúde.

A hipertensão na grávida pode dar origem ao parto prematuro

LUIS ANICETO

A pré-eclampsia, ou hi-pertensão arterial na

grávida, é um dos principais motivadores do parto prema-turo. São as estatísticas que o confirmam, mas Gisela não precisa delas. Sabe, por expe-riência, que assim é, ou não ti-vesse sido a pressão elevada a responsável pelo nascimento prematuro da filha. «Tinha os sintomas, mas só quando fui parar ao hospital é que perce-

«Não foi o parto com que sempre sonhei»

beram», recorda ao Destak. No mesmo dia, com 33 semanas de gestação e 1375 g, nascia Leonor. «Fiquei muito nervo-sa, em choque. Ela era muito pequenina, frágil, fechada na incubadora», conta. «Não foi o parto com que sempre sonhei e nem estava prepara-da», acrescenta. Durante mais de um mês, os dias foram pas-sados no hospital. A espera foi longa, o percurso difícil e o re-

TESTEMUNHOS, CASOS E MAIS INFORMAÇÕES

STEVIE WONDER O cantor norte-americano deixou de poder ver na sequência de um problema associado à prematuridade. Mas nem o facto de ter nascido antes do tempo ou de ter sido privado da visão o impediu de alcançar o sucesso.

ceio uma constante, mesmo após a tão desejada alta. «De início não é fácil», confirma. Todos os cuidados pareciam

poucos e hoje, oito meses de-pois, continuam, com consul-tas no pediatra e também em especialistas diversos.

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

4ª Feira · 4 de Janeiro de 2012 · 03

nascimento Bebés que cabiam na palma da mão

D.R.

CORREIO DA MANHÃ

meses na incubadora antes de poderem dar o salto para o berço ou para o colo dos pais

Bebé alemã consegue bater mais um recorde

Chama-se Frieda Man-gold, é alemã e nasceu a

7 de Novembro de 2010 com 453 g de peso e 27 centímetros de comprimento, quase qua-tro meses antes do tempo (às 21 semanas). Números que a tornaram o bebé europeu mais prematuro de que há registo a sobreviver. A sua gémea, Ki-lian, foi incapaz de resistir à fragilidade resultante de um parto muito prematuro e mo-rreu, apenas alguns dias após

EUROPA

o nascimento. Frieda mante-ve-se mais forte e, ao jornal Daily Mail, os médicos alemães da Clínica Infantil Fulda não tiveram dúvidas em classificar a sua sobrevivência como um «milagre médico». Até porque, ainda segundo a mesma fonte, normalmente os bebés nasci-dos antes das 22 semanas não têm os pulmões, coração e o cérebro suficientemente de-senvolvidos. Por isso, foram precisos cinco meses nos cui-dados intensivos, ligada a um ventilador e alimentada atra-vés do umbigo, num ambiente completamente esterilizado, antes que Frieda pudesse ir para casa.

A cidade alemã de Marburg testemunhou o «milagre»

D.R.

SIDNEY POITIER Nasceu prematuro, em 1927, durante uma viagem no mar e ninguém esperava que conseguisse sobreviver. Mas ultrapassou os obstáculos e tornou-se o primeiro actor negro a ser nomeado para um Óscar.

Rumaisa Rahmam pesava apenas 280 g quando nasceu

manas ligada a um ventila-dor que lhe substituiu a res-piração e já com dois quilos de peso, rumou a casa. Sete anos depois, é uma criança normal.

Por cá, podem não se ba-ter recordes, mas os médicos estão também habituados a lidar com a prematuridade. E cada vez mais, uma vez que, numa década (1999- -2009), passou-se de uma ta-xa de 6,1% para 8,8%. E nem a meta traçada pelo Plano

Nacional de Saúde, que defi-nia os 5,5% para o ano passa-do, conseguiu contrariar o que se torna cada vez mais uma tendência. Muito sem se saber porquê.

«As causas da prematuri-dade são múltiplas e nem to-das conhecidas», explica ao Destak Glória Carvalhosa. «Podem resultar de factores maternos ou fetais, que, se detectados atempadamente, muitos podem ser preveni-dos», acrescenta, reforçando a necessidade de «vigilância da gravidez, essencial para minimizar os riscos e dimi-nuir a prematuridade».

As diferenças entre Madeleine Mann e

Rumaisa Rahmam são muitas. Mas mais do que aquilo que as separa está o que as torna semelhantes: a força e a capacidade de sobrevivência. Já fazem parte da história e, alguns anos após se terem torna-do os bebés nascidos com menor peso no mundo – menos de 300 g e o ta-manho de um telemóvel –, recorde entretanto supera-do, voltam a saltar para a ribalta como prova de que é possível vencer as adver-sidades. E contrariar as probabilidades.

Foi em 1989 que o Cen-tro Médico da Universida-de de Loyola, Estados Uni-dos, viu nascer Madeleine Mann, recorda a revista Pediatrics. Incapazes de contrariar a sua pressa em vir ao mundo, os médicos foram forçados a lidar com os seus 280 g de peso e ape-nas 26 semanas de ges-tação. Cento e vinte e dois dias passados na unidade de cuidados intensivos neo-natais e Madeleine tinha al-ta. Hoje, com 22 anos, es-banja saúde e é estudante universitária.

Rumaisa Rahman vol-tou a bater recordes quan-do, em 2004, decidiu que era hora de sair do útero materno com apenas 25 semanas de gestação e 260 g de peso. Aos 142 dias de vida, depois de se-

«As causas da prematuridade são múltiplas e nem todas conhecidas» GLÓRIA CARVALHOSA NEONATOLOGISTA

ALBERT EINSTEIN

Ultrapassar todas as adversidades

O nome dispensa apre-sentações. Albert Eins-tein, conhecido pela con-tribuição em várias áreas científicas, nasceu antes do tempo, em 1879, na Alemanha. Isto numa época em que os cuida-dos neonatais eram quase inexistentes.

MARIZA

Nascimento aos seis meses de gestação

A fadista portuguesa nasceu em Moçambique, com apenas seis meses e meio, sem qualquer justi-ficação clínica aparent, revela a Associação XXS. E quis o destino que fosse também ela mãe de um bebé prematuro.

WINSTON CHURCHILL

Pressa não impediu grandes realizações

Este ex-primeiro-ministro inglês também dispensa quaisquer apresentações. O que talvez muitos não saibam é que veio ao mundo dois meses antes do tempo. Mas apesar de um início de vida difícil, acabou por ultrapassar todas as dificuldades e conquistar um lugar, que é seu de direito, na histó-ria mundial.

FAMA APESAR DA PREMATURIDADE

4ª Feira · 4 de Janeiro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Trabalhadores da STCP prontos para privatização

Os trabalhadores da Sociedade de Trans-

portes Colectivos do Porto (STCP) estão dispostos a assumir o controlo da em-presa, caso o Governo de-cida pela sua privatização, por acreditarem que a mes-ma é viável e sustentável. «Verificámos que é possí-vel a empresa ser susten-tável e que a STCP seria um bom negócio», disse on-tem um membro do conse-lho de quadros, adiantan-do ainda ter já sido entre-gue uma proposta ao con-selho de administração e pedida uma reunião com o secretário de Estado dos Transportes.

TRANSPORTES

Funcionários interessados em gerir a empresa no futuro

LUÍS ANICETO

Vinte e oito restaurantes de Matosinhos vão pas-

sar a disponibilizar as respec-tivas ementas na linguagem própria para portadores de de-ficiências visuais. A iniciativa é apresentada a propósito do Dia Internacional do Braille, assinalado hoje.

Esta novidade – explica Jor-ge Leite, da Associação de Ce-gos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) – vai «diminuir as Ementas estão agora acessíveis a todos os clientes dos restaurantes

RESTAURAÇÃO Novidade apresentada no Dia Internacional do Braille

Restaurantes com menus em braille Tradução «diminui as desigualdades». Associação de Cegos e Amblíopes reclama mais ideias do género.

LUSA

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

desigualdades». «Agora, nes-tes restaurantes que já têm as ementas em braille, já terei uma autonomia e uma maior independência que me possi-bilita ler o menu e saber o que tenho à minha disposição e quanto custará», acrescenta.

Esta é uma iniciativa que a ACAPO «saúda e felicita». Ain-da assim, Jorge Leite lamenta que ideias como esta surjam apenas nos dias internacionais do braille, quando «deveriam surgir ao longo de todo o ano».

A adaptação das ementas foi realizada no sentido de «dar um passo importante» para que «as pessoas saibam que por todas as razões vale a pe-na comer em Matosinhos», adianta ainda Rui Sousa Dias, presidente da Associação de Restaurantes (ARM).

DESPEJO

Câmara cumpre vontade do escritor

A Câmara do Porto diz que o espólio de Eugénio de Andrade é da autarquia, que se tem limitado a «cumprir escrupulosa-mente» o acordado e a «vontade do escritor», quanto à casa onde este viveu. Os herdeiros do es-critor querem contestar a notificação para abandona-rem o segundo andar da casa, mas o município ga-rante ter a tutela da casa e do espólio do autor.

GAIA

Cerâmica fará «todos os possíveis» Os trabalhadores da Cerâmica de Valadares, em Gaia, obtiveram on-tem da administração a garantia de que fará «todos os possíveis» para regularizar os salários de Novembro e Dezembro e de que a laboração reco-meçará na segunda-feira.

ROUBOS

Quatro suspeitos detidos pela PJ Duas mulheres e dois ho-mens foram ontem deti-dos no Porto pela Polícia Judiciária (PJ) por sus-peita de serem autores de roubos em casas de mas-sagens, com recurso a réplicas de “shotgun” e crachás falsos da PSP.

VILA DO CONDE

Criança de 10 anos foi amordaçada Um assaltante entrou ontem numa casa em Vila do Conde, manietando e amordaçando uma criança de 10 anos que se encontrava no interior, a quem roubou um tele-móvel. O homem fugiu quando a proprietária do imóvel entrou em casa.

10 SEGUNDOS

PUB

Para já, são 28 os estabelecimentos de Matosinhos que aderiram à iniciativa

O presidente da ARM consi-dera que o custo da tradução

das ementas «não é muito alto». Segundo Rui Sousa Dias, o dinheiro gasto na iniciativa «vale a pena porque propor-ciona um maior conforto» aos clientes portadores de deficiên-cias visuais que visitam os res-taurantes de peixe e marisco da cidade de Matosinhos.

Custo da tradução a cargo dos aderentes

Hospital de Santo António duplica taxas

Os valores pagos nas urgências do Hospi-

tal de Santo António, no Porto, quase duplicaram no primeiro dia de 2012 após a introdução das taxas mo-deradoras, passando da média de 2,66 euros por utente para a de 4,93 euros. Os valores foram ontem di-vulgados pelo hospital, que no último domingo do ano de 2011 respondeu a 207 episódios de urgência, que resultaram em 550 euros. Já no primeiro domingo de 2012, no dia 1 de Janeiro, acorreram ao Santo Antó-nio 270 pacientes urgentes, que resultaram na quantia de 1330 euros.

SAÚDE

Face a 2011, foram à urgência do hospital menos 79 pessoas

LUÍS ANICETO

LUÍS ANICETO

PUB

4ª Feira · 4 de Janeiro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

firma a portaria publicada em Diário da República.

O que pode significar boas notícias para as comunidades terapêuticas que, como o Des-tak noticiou, se debatem com dificuldades associadas à fal-ta de pagamento do Estado, correndo mesmo o risco de vir a ter que fechar portas.

Os restantes 17% de verbas vão financiar programas no âmbito do VIH/Sida (8%), saú-de mental (3,5%), doenças on-cológicas (0,8%) e cardiovas-culares (0,7%) – quase 4% vai para outras áreas.

Limites em discussão Ontem foi ainda o dia em que entrou em vigor a baixa no preço dos medicamentos, si-

É oficial: os medicamentos já são mais baratos, o que

garante aos utentes uma pou-pança anual de 56,8 milhões de euros. Os números, avançados pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, con-templam ainda o que o Estado deixa de gastar: 50 milhões.

A parte dos resultados lí-quidos da exploração dos

jogos sociais que cabe ao Mi-nistério da Saúde já tem des-tino. Enquanto metade será aplicado no financiamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados, o restante é dis-tribuído por várias áreas, ca-bendo 33% à prevenção e tra-tamento de dependência, con-

SAÚDE Rede Nacional de Cuidados Continuados fica com a maior fatia

Dependências contam com 33% das verbas dos jogos sociais

Poupança chega aos 50 milhões de euros

Os medicamentos já são mais baratos, mas Apifarma alerta para risco da subida da contrafacção.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

LUÍS ANICETO

tuação que motivou um alerta da indústria farmacêutica. Is-to porque, segundo a Apifar-ma, tem causado rupturas no abastecimento, o que deixa os doentes sem tratamento e au-menta o risco de contrafacção.

Indústria veio a público chamar a atenção para uma ruptura no regular abastecimento dos medicamentos

Prazos para entrega do IRS sem alteraçõesEste ano repetem-se os prazos para a entrega do

IRS referente a 2011. De acor-do com o calendário definido pela Direcção-Geral dos Impos-tos, os rendimentos que dizem respeito à categoria A, ou seja, trabalhadores por conta de ou-trem, ou ainda H, o mesmo é di-

IMPOSTOS

zer pensionistas, podem pensar em fazer as contas já a partir de Março se pretenderem fazer a entrega do imposto em papel. No caso de preferirem a via electrónica, esta realiza-se um mês depois, em Abril.

Para as restantes categorias – ou nos casos de rendimentos

de mais do que uma –, o perío-do é também o mesmo: Abril, se optar pelo papel, Maio se a preferência recair na via elec-trónica. Quanto aos reembol-sos, o Jornal de Negócios ten-tou perceber se o prazo se man-teria (20 dias), mas ontem ain-da não tinha obtido resposta.

Quase metade das detenções foram por excesso de álcool

D.R.

Há cada vez mais pessoas a conduzir sob efeito de álcool

A Polícia de Seguran-ça Pública (PSP) efec-

tuou 1098 detenções duran-te a operação Festas Segu-ras 2011, em que 463 foram por condução sob o efeito de álcool. Durante os 25 dias da operação e em comparação com o ano anterior, a PSP deteve «mais 11 pessoas» por condução sob o efeito do álcool, fiscalizou um total de 83 795 viaturas e detectou 13 320 infracções, das quais 4210 se referem a excesso de velocidade.

Já a Guarda Nacional Republicana registou nas operações de Natal e de Ano Novo, e comparando

PSP

com as operações do ano pas-sado, um total de 1507 aciden-tes nas estradas (menos 348 que em 2010), 18 mortos (idên-tico ao ano passado), 53 feri-dos graves (mais 20) e 460 fe-ridos ligeiros (menos 93).

Famílias carenciadas podem ter renda paga pelo Estado

Os beneficiários do Rendimento Social

de Inserção e ainda as fa-mílias com rendimento igual ou inferior ao salário mínimo podem vir a bene-ficiar de renda de casa pa-ga pela Segurança Social. De acordo com a Rádio Re-nascença, a medida de aju-da aos mais carenciados in-tegra a proposta de lei so-bre o novo regime de ar-rendamento.

As famílias com baixos rendimentos não conse-

LEI DO ARRENDAMENTO

guem evitar o despejo, mas passam a dispor até cinco me-ses de intervalo para poderem encontrar uma solução.

Fiscalização de cortes dos subsídios divide socialistas

Nomes de peso da bancada socialista, co-

mo Isabel Moreira, Vitalino Canas e Alberto Costa, estão contra os cortes dos subsídios de férias e de Na-tal e pretendem mesmo re-meter o Orçamento do Es-tado (OE) de 2012 para a fis-calização sucessiva do Tri-bunal Constitucional. No en-tanto, essa não é a posição oficial da bancada socialis-ta, que sublinha a opção pe-la fiscalização política, ten-do-se já manifestado contra

ORÇAMENTO DO ESTADO

a iniciativa. A minoria que está contra deve contar com o apoio da restante esquerda do hemiciclo (BE e PCP).

Segurança Social alarga apoio que já dá a alguns beneficiários

ANDRÉ NACHO

Alguns deputados querem remeter OE para fiscalização

LUÍS ANICETO

Onovo ano começa sem-pre com uma mistura de sen-timentos. Num

bolso temos uma lista de boas resoluções, que jurámos a nós mesmos cum-prir, e no outro as desilusões e cansaços acumulados, que vão funcionando, mesmo contra vontade, como areia na engrenagem, levando- -nos a hesitar, a protelar e até a desistir de ir mais longe. É sempre assim, mas em 2012 é ainda mais assim, porque há sempre alguém a anunciar que não vamos chegar a lado nenhum, por muito grande que seja o esforço. Não admira que dê vontade de hibernar, com instruções precisas de que só nos acordem quando a crise tiver passado de vez.

Manter os pés na terra, sem deixar de ir à lua, é o meio- -termo ideal que todos bus-camos. E é esse o compro-misso que o Destak aqui vem assumir consigo: não podemos, nem queremos, fugir à realidade, e dare-mos-lhe conta dela da maneira mais correcta e imparcial possível, para que possa fazer os seus próprios juízos, mas queremos mais do que isso, convictos de que há vida para lá da depressão económica em que vivemos, e o leitor merece sabê-lo! É por isso que, na edição de hoje, a primeira do novo ano, decidimos começar pelo princípio, colocando Em Destak a luta que os bebés prematuros travam para sobreviver, revelando uma resiliência extraordiná-ria. Com a ajuda da ciência, o cuidado de médicos e enfermeiros dedicados, e sobretudo o toque e o colo dos pais, trocam as voltas às probabilidades, crescendo e deixando definitivamente para trás incubadoras, sofrimentos e ansiedades. Cabe-nos fazer o mesmo.

O Destak que vamos ser em 2012

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Actualidade · www.Destak.pt · 074ª Feira · 4 de Janeiro de 2012

europeu na China, esta região asiática volta a estar no hori-zonte dos portugueses. Segun-do as previsões do Economist Intelligence Unit, Macau de-verá registar o maior cresci-mento económico a nível mun-dial em 2012, com o PIB a su-bir 15%, e só o jogo em casino teve no ano passado uma re-ceita bruta de 25 890 milhões de euros, o que representa uma média superior a 70,9 milhões de euros por dia.

Mais de 500 anos depois dos portugueses chega-

rem a Macau e criarem o pri-meiro entreposto comercial

ECONOMIA Região de administração chinesa será a que vai crescer mais em 2012

As vantagens económicas de viver e trabalhar em Macau

Emigrantes em Macau trabalham sobretudo como jornalistas e advogados.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

D.R.

Lusos com direitos exclusivos Seguindo os conselhos de Pas-sos Coelho – que sugeriu a emigração como saída para o desemprego –, o Destak resol-veu descobrir as vantagens que os portugueses têm em emigrar para uma região com um crescimento económico tão intenso como Macau e com raízes tão lusas. A auto-rização de residência – exclu-siva para os emigrantes por-tugueses – é o primeiro bene-fício apontado por Inês Gon-çalves, jornalista a viver na-quela região desde Agosto de 2011. «Enquanto os outros es-trangeiros têm ‘blue card’, nós temos autorização de residên-cia e ao fim de sete anos somos considerados residentes com todas as regalias que isso im-plica.»

Entre as áreas profissionais com mais empregabilidade para os portugueses, a jovem destaca jornalismo, direito, ar-quitectura e engenharia e fri-sa os benefícios da existência de estruturas que ficaram da administração portuguesa, co-mo três jornais diários, uma rádio, uma televisão e a matriz da lei, que ainda é dominada pelos portugueses em Macau.

As receitas brutas do jogo dos casinos de Macau ascenderam a mais de 25,8 mil milhões no ano passado

ESPANHA

Badajoz reclama 2,3 milhões por partos

Portugal deve mais de 2,3 milhões de euros às

autoridades da Estremadura espanhola por atrasos no pa-gamento da assistência às grá-vidas do Alentejo no Hospital de Badajoz. «Não foi recebido o pagamento de qualquer montante em dívida em 2008 e 2009», tendo sido liquidado um montante «praticamente simbólico em 2010».

LÍBANO

Confrontos armados em Trípoli deixam 2 mortos

Um tiroteio abalou o cen-tro da capital Líbia ontem

de manhã junto ao edifício dos serviços secretos, desactivado desde a queda do regime de Khadafi e ocupado por milícias naquele bairro de Trípoli. O con-fronto armado fez pelo menos duas vítimas mortais.

EGIPTO

Arranca última fase das eleições dos deputados

A terceira e última fase da eleição de deputados

egípcios decorreu ontem num terço do país. Estas eleições são as primeiras desde a queda do presidente Hosni Mubarak.

ESTADOS UNIDOS

Acupunctura estimula fertilidade feminina

A acupunctura ajuda a re-duzir o stress, aumenta o

fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e ainda permite normalizar a ovulação, factores necessários para o sucesso da concepção e para estimular a fertilidade nas mulheres. As con-clusões são de um estudo divul-gado pela Cornell University e Meridian Medical, em Nova Ior-que, Estados Unidos.

NO

GLOBOPresidente alemão pressionado para demitir-se

O presidente alemão, Christian Wulff, está a ser alvo de pressões para se afastar do cargo depois de ter sido reve-

lado que tentou impedir a publicação de um artigo num jornal, ameaçando o diário Bild, com «uma guerra».

VENEZUELA

Chávez declara que está curado do cancro

O presidente da Vene-zuela diz que se sente

«curado» do cancro que lhe diagnosticaram em Junho de-pois de ter passado por qua-tro sessões de quimioterapia. «Graças a Deus, à ciência e a vocês, hoje sinto-me curado.»

ESPANHA

Três membros da ETA condenados em França

Três membros da orga-nização basca ETA, en-

tre os quais um dos organiza-dores do atentado de Madrid- -Barajas em 2006, foram con-denados em Paria a penas de sete a nove anos de prisão.

Casinos de Macau facturaram em média 70,9 milhões de euros por dia durante 2011

Trabalhadores portugueses explorados no estrangeiro

O Sindicato da Cons-trução de Portugal

reuniu-se ontem com o Go-verno, alertando para a emigração de trabalhado-res da construção que, re-crutados por “redes mafio-sas”, depois são tratados como escravos nos países de acolhimento. «Estão a emigrar todos os dias tra-balhadores da construção. Contratados por angaria-dores de mão-de-obra, en-contram condições terrí-veis em alojamento e ali-mentação.» As situações mais graves estão a acon-tecer na Alemanha, na In-glaterra e na França.

CONSTRUÇÃOLUÍS ANICETO

Sindicato alerta para escravidão além-fronteiras

Comissão Europeia já veio negar saídas da Zona Euro

Os líderes europeus começaram a prepa-

rar uma solução definitiva para a crise da Zona Euro a tempo de ser aprovada na primeira cimeira deste ano, a 30 de Janeiro. O objecti-vo é acalmar de vez os mer-cados, até porque a Zona Euro, entre os Estados e os bancos, tem cerca de 500 mil milhões para amortizar no primeiro trimestre. Pa-ra piorar o cenário, o Cen-tre for Economics and Bu-siness Research previu on-tem que, pelo menos, um país deixe a Zona Euro es-te ano, o que a Comissão Europeia já veio recusar.

UNIÃO EUROPEIADR

Líderes estudam como ‘arranjar’ 500 mil milhões

Ogoverno devia publi-car em todos os jornais, em publici-

dade paga pelos bolsos dos contribuintes, o acordo da Troika na sua totalidade, mas de preferência tra-duzido para algo que o cidadão comum compre-endesse, isto é, nada de lin-guagem de economista. Talvez assim os portugue-ses compreendessem o que é evidente: os sacrifí-cios que estamos a fazer são os acordados com a Troika pelo senhor enge-nheiro Sócrates. O mesmo que negou durante mais de dois anos que necessi-tássemos de apoio, que se não nos emprestassem dinheiro ficaríamos na bancarrota, sem poder pagar os ordenados aos funcionários públicos, aos reformados, etc, etc. Vamos a ver se nos enten-demos. Os mesmos senho-res que agora andam para aí a gritar e a tentar fazer levantamentos na rua são aqueles que não abriram a boca enquanto durante dez anos o PS delapidou o Estado. Vamos a ser claros. Fosse quem fosse que esti-vesse hoje sentado no lugar de primeiro-ministro teria que fazer exacta-mente a mesma coisa. O principal culpado está, segundo parece, em Paris, onde aprendeu no curso que tirou que a dívida de um País não é para pagar! Valha-nos Deus! E já agora, para todos os que lêem este artigo em viagem de comboio para o trabalho, a greve que os funcionários da CP fizeram foi pela inacreditável razão de não aceitarem que quem não cumpriu a lei em greves anteriores e obedeceu aos serviços mínimos não deve ter pro-cessos. E se pensam que os trabalhadores da CP per-deram dias de trabalho com a greve, desenganem-se. Os sindicatos pagam. A nós é que ninguém nos devolve o dinheiro do passe.

INSTANTES

Acordo

*HTTP://LUISACASTELBRANCO. BLOGS.SAPO.PT/ CONSULTORIOLUISACA STELBRANCO.BLOGS.SAPO.PT

LUÍSA CASTEL- -BRANCO*

D.R.

D.R.

4ª Feira · 4 de Janeiro de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

1.ª JORNADA GRUPO A GIL VICENTE 2-1 MOREIRENSE RIO AVE 1-1 SPORTING JOGOS PONTOS

GIL VICENTE 1 3 SPORTING 1 1 RIO AVE 1 1 MOREIRENSE 1 0 GRUPO B MARÍTIMO 2-0 SANTA CLARA V. GUIMARÃES 1-4 BENFICA JOGOS PONTOS

BENFICA 1 3 MARÍTIMO 1 3 V. GUIMARÃES 1 0 SANTA CLARA 1 0 GRUPO C PORTIMONENSE 0-1 PENAFIEL NACIONAL 1-2 SC BRAGA JOGOS PONTOS

SP. BRAGA 1 3 NACIONAL 1 3 PENAFIEL 1 0 PORTIMONENSE 1 0 GRUPO D P. FERREIRA 1-2 FC PORTO V. SETÚBAL 3-1 ESTORIL PRAIA JOGOS PONTOS

V. SETÚBAL 1 3 FC PORTO 1 3 P. FERREIRA 1 0 ESTORIL PRAIA 1 0

Douglas El Adoua Santana João Paulo N’Diaye Alex Pedro Mendes Nuno Assis (Faouzi, 86’) Toscano (Olímpio, 63’) Paulo Sérgio (Targino, 72’) Edgar Silva Técnico: Rui Vitória

Eduardo Emerson Luisão Maxi Pereira Garay Javi García Nolito Pablo Aimar (Rodrigo, 71’) Axel Witsel N. Oliveira (Cardozo, 46’ ) Saviola (B. César, 46’) Técnico: Jorge Jesus

Disciplina: Amarelos: P. Sérgio (21’), P. Mendes (26’ e 60’), J. García (28’), J. Paulo (32’), Alex (45+1’), Nolito (47’) Golos: Witsel (11’), J. Paulo (48’), Cardozo (65’ e 78’), Rodrigo (88’)

V. GUIMARÃES 1 - 4 BENFICAEstádio D. Afonso Henriques

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

PUB

Um Vitória aguerrido mas pouco eficaz acabou

por perder em Guimarães frente a um Benfica que só despertou com a entrada de Cardozo e após a expulsão de Mendes. As águias lideram o grupo B, com o Marítimo.

Jorge Jesus fez mudanças na equipa habitual, dando a ti-tularidade na baliza a Eduar-do e apostando no jovem Nél-son Oliveira no ataque (esteve ao lado de Saviola). O Benfica entrou melhor e chegou cedo à vantagem. Depois de um be-lo passe longo de Nolito, Witsel (sem marcação) inaugurou o marcador no D. Afonso Hen-riques aos 11’. O que se seguiu foi uma reacção energética, do-minadora e motivada do Vitó-ria. N’Diaye, Nuno Assis e Edgar Silva estiveram perto

Witsel abriu o marcador a passe de Nolito cedo, logo aos 11 minutos

TAÇA DA LIGA Benfica iniciou defesa do título com vitória e Cardozo foi fulcral

Cardozo salta do banco para derrotar o Vitória

Cardozo entrou na 2.ª parte e bisou, dando o triunfo. Vitória acusou a expulsão de Pedro Mendes.

ESTELA SILVA/LUSA

JOÃO TOMÉ [email protected]

do empate, mas a ineficácia manteve-se na 1.ª parte.

Ao intervalo, Jesus substi-tuiu os dois atacantes, que es-tiveram desinspirados, por Bruno César e Cardozo, mas os papéis inverteram-se e foi o Vitória a chegar ao golo três minutos depois do reatamen-to, por João Paulo, na sequên-cia de um livre. O jogo ficou aberto e o Benfica chegou mes-mo ao golo da vitória aos 65’, já depois de Pedro Mendes ter sido expulso. Cardozo, à entra-da da área rematou em arco para o golo da noite e da vitó-ria. O paraguaio ainda bisou, após passe de Maxi, e Rodrigo consumou a goleada. Um Ben-fica mais eficaz levou de ven-cido um Vitória aguerrido.

RALI

Lusos sobem na 3.ª etapa do Dakar A 3.ª etapa do Dakar trou-xe mudanças. Nos auto-movéis, o polaco Holowc-zyc (Mini) assumiu a lide-rança, mas quem venceu a etapa foi o espanhol Nani Roma (Mini). Carlos Sousa (Great Wall) termi-nou a etapa em 11.º e é 9.º na geral. Nas motos, o francês Cyril Despres (KTM) venceu e subiu à liderança. Paulo Gonçal-ves e Hélder Rodrigues ficaram em 3.º e 4.º lugar e Rodrigues é agora 5.º da geral.

FUTEBOL EUROPEU

City goleia Liverpool e Real dá a volta Na Liga inglesa, o Man. City goleou ontem o Liver-pool por 3-0 e tem mais três pontos e um jogo que o United. Reviravolta viu- -se em Madrid, na 1.ª mão dos ‘oitavos’ da Taça do Rei: o Real esteve a per-der 0-2 com o Málaga mas venceu (3-2) graças aos suplentes Khedira, Higuain e Benzema.

DISTINÇÃO

Tabarez e Xavi foram os melhores Óscar Tabárez, técnico do Uruguai, foi o melhor seleccionador de 2011 para a Federação de His-tória e Estatística do Fute-bol. O espanhol Del Bos-que foi 2.º e Fernando Santos (treina a Grécia) foi o melhor luso (15.º). Xavi, do Barça, foi eleito o melhor criador de jogo.

10 SEGUNDOS

Nos jogos de ontem, desta-que para a vitória do Sp.

Braga no terreno do Nacional, por 2-1, na 1.ª jornada do Grupo C, no Funchal. A equipa de Leo-nardo Jardim chegou ao inter-valo em vantagem, por 1-0, com golo de Lima. Hugo Viana aumentou e Candeias reduziu na 2.ª parte. Os minhotos comandam o grupo em igual-dade com o Penafiel, que ven-ceu o Portimonense (1-0). Nos grupos com jogos já disputa-dos, o Gil Vicente lidera o grupo A e o V. Setúbal e o FC Porto lideram o grupo D.

Sp. Braga triunfa na Choupana

«Foi uma partida complicada, mas a vitória é justa. Soubemos tirar partido das situações de jogo» JORGE JESUS TREINADOR DO BENFICA

FALTAM

3 DIAS

James Rodríguez es-tá lesionado e falhou

o treino de ontem do FC Porto. Para já não é conhe-cido o problema físico que o impediu de estar no trei-no orientado por Vítor Pe-reira – o técnico portista viu segunda-feira, em Vila do Conde, o Sporting em-patar com o Rio Ave na Taça da Liga. O colombia-no está em dúvida para o clássico com o Sporting, em Alvalade, no sábado. Já Walter também não este-ve no treino e está a tra- tar da transferência para o Cruzeiro. Entretanto, o passe do avançado colom-biano do Chiapas, Jackson Martínez, cobiçado pelos dragões, desceu para os 8,5 milhões de euros.

FC PORTO

James lesionado e Walter está de partida do Dragão

CURIOSIDADE FC PORTO SEM VENCER em Alvalade desde a época 2008/09. Nem mesmo a equipa de André Villas-Boas conseguiu vencer em Alvalade a época passada.

James pode ser baixa para os portistas no jogo de sábado

D.R.

PUB

10 4ª Feira · 4 de Janeiro de 2012

4ª Feira · 4 de Janeiro de 2012 11

PUB

4ª Feira · 4 de Janeiro de 2012 · 13

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Hard Rock busca talentoO Hard Rock Cafe dá a oportunidade a uma

banda portuguesa de actuar no festival Hard Rock Calling, em Julho no Hyde Park, em Londres. As bandas só têm de se inscrever no Hard Rock Ri-sing – The Global Battle of the

HARD ROCK CALLING 2012

Bands, de 6 a 17 de Janeiro. Os nove grupos mais votados actuam em Março. Serão apu-radas três bandas para a ba-talha final, da qual sairá uma vencedora. Inscrições em facebook.com/hardrockcafe-lisboa.

‘O Quebra-Nozes’ no Coliseu do Porto

Depois de ter levado O Quebra Nozes ao Tea-

tro Tivoli, em Lisboa nos pri-meiros dias de Janeiro, o Bal-let do Teatro Nacional Russo de Moscovo actua no Coliseu do Porto, amanhã, às 21h30.

O célebre ballet de Tchai-kovsky estreou em Dezem-bro de 1892 no lendário tea-tro Marinsky de São Peters-burgo, com a coreografia ori-ginal de Lev Ivanov e o libre-to de Marius Petipa.

A digressão ainda passa este mês por Faro, dia 10, Guimarães, no dia 11 e Sintra, no dia 14. Preços de 25 a 45 euros

BALLET

Não perca esta fábula que fala da saudade da infância perdida

D.R.

O Lago dos Cisnes é uma obra-prima do ballet

clássico, retratada por inúme-ras companhias, um pouco por todo o mundo. Este mês, chega-nos da Rússia, a versão do Ballet do Teatro Nacional de Moscovo, que representa a obra, captando a essência, a beleza da história e a harmo-nia da música de Tchaikovsky. Mais de 40 bailarinos pisam o palco, nesta versão coreogra-fada por Alexei Fadeechev. O mês de Janeiro fica marcado pela magia à volta de Odette – Odile

DANÇA O Ballet do Teatro Nacional de Moscovo está em Portugal para uma digressão de Norte a Sul

Beleza russa em ‘Lago dos Cisnes’ Um clássico do ballet a ver hoje em Estarreja, dia 6 no Porto e no fim de semana em Lisboa.

D.R.

FILIPA ESTRELA [email protected]

O conto de fadas é o mes-mo de sempre, e descreve a história da jovem rainha Odet-te, vítima do feitiço do bruxo Von Rothbart, que a converte em cisne. Apenas quando um homem lhe jurar amor eterno, o feitiço pode acabar. Sigfrido apaixona-se por Odette, mas o bruxo coloca-lhes obstácu-los para impedir o seu amor. – – TOME NOTA Cine Teatro de Estarreja, dia 4, às 22h Coliseu do Porto, dia 6, às 21h30 Teatro Tivoli, em Lisboa dia 7, às 21h30 e dia 8, às 18h Teatro Aveirense, dia 13, às 21h30 Preços de 25 a 45 euros

LIVROS POR FILIPA ESTRELA

Terra Abençoada Pearl S. Buck Clube do Autor

Medos, paixões, ambições, êxitos e recompensas, que marcam o inevitável ciclo da vida, são retratados nesta obra universal. Um clássico belo e intemporal da literatura do século XX, que vendeu mais de 10 milhões de exemplares e ganhou o Prémio Pulitzer e a Howells Medal. Escrita pela primeira mulher norte-americana a ganhar o Prémio Nobel da Litera-tura, a obra relata o destino envolvente e inesquecível de uma família no reinado do último imperador da China. Editada pela pri-meira vez em 1931, a obra foi adaptada ao cinema.

Escândalo Therese Fowler Asa

Um livro sobre a dinâmica fami-liar, preocupações sociais, desa-fios pessoais, e diferenças cultu-rais, inspirada na história do filho da autora, preso por enviar fotos explicitas à namorada.

Em Casa Bill Bryson Bertrand

O autor faz uma viagem pelas divisões da casa, para descobrir como começam os acontecimen-tos banais, e relata com humor as ligações que descobre.

No Meu Peito Não Cabem Pássaros Nuno Camarneiro Dom Quixote

As figuras de Kafka, Pessoa e Borges pairam de forma poderosa nesta homenagem à literatura, que é ainda um romance de estreia invulgar.

Anjo de Cristal Beatriz Lima Alphabetum Editora

Aos 13 anos, Beatriz Lima estreia-se com um livro que relata uma história de amor durante a II Guerra Mundial.

Nasceu uma nova editora

Chama-se Raiz Edi-tora e é a nova desig-

nação da Lisboa Editora, que surge agora com um novo posicionamento na área da edição escolar. Ao mesmo tempo, esta aposta do Grupo Porto Editora propõe entrar na área da literatura infanto-juvenil. As novas apostas editoriais são conhecidas no próximo mês. raizeditora.pt/esta-crescer-nova-editora

LETRAS

UAU compra Teatro Tivoli

Conhecida por ofere-cer ao público espec-

táculos de qualidade, a UAU dá mais um passo pa-ra divulgar a cultura. Com mais de 20 anos de expe-riência, a produtora com-prou o Teatro Tivoli. Esta aquisição permite à UAU aumentar a sua produção de teatro e manter o emble-mático espaço da capital uma sala de acolhimento.

CULTURA

Prémio para Meryl Streep

Meryl Streep, que acaba de encarnar

no cinema o papel de Mar-gareth Thatcher, vai ser distinguida em Fevereiro no Festival de Cinema de Berlim. A actriz norte-ame-ricana vai receber o Urso de Ouro de Honra na 62ª edição da Berlinale, para distinguir a carreira e o seu talento multifacetado.

FESTIVAL DE BERLIM

A actriz vai receber o Urso de Ouro de Honra em Fevereiro

D.R.

As melhores capas vinil

A Art Vinyl anunciou a lista que premeia as

50 melhores capas em 2011. Em 27º está pela primeira vez uma banda nacional. A capa de Explode, dos The Gift, encontra-se ao lado de artistas como Bright Eyes (1º), Cults (2º), Bon Iver (3º), Coldplay ou Red Hot Chili Peppers. Com uma tour marcada, a banda lança Primavera dia 9.

THE GIFT

Capa de “Explode” na lista mundial das melhores do ano

D.R.

4ª Feira · 4 de Janeiro de 201214 ·

Destak.pt

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Jacob e a capa falsa. Um anónimo colocou na Internet uma capa falsa da People com uma foto de Taylor Lautner, de Twilight, e o título “Out and proud”, dando a entender que o actor ‘saíra do armário’... e choveram apoios, saiba mais em destak.pt

Construamos a Paz!

Construamos a Paz,/com justiça e amor!/Construamos a Paz,/ /com compreensão na opinião!/ /Construamos a Paz,/sem vio-lência ou guerra,/sem ódios, ar-rogância, mentira ou egoísmo!/ /Construamos a Paz,/dando o pão aos que sofrem de fome!/ /Construamos a Paz,/sem a ga-nância do dinheiro,/sabendo tra-tar dos doentes!/Construamos a Paz,/dando tecto aos que dor-mem ao relento!/Construamos a Paz,/com conforto aos mais velhinhos,/carinho às crianças, não “matando” a vida”!/Cons-truamos a Paz,/com generosida-de e amor!/Construamos a Paz,/

/sentindo que cada um, é nosso Irmão!/Construamos a Paz,/Co-mo a simplicidade de uma ora-ção!/Construamos a Paz,/como se fosse uma flor!/Construamos a Paz,/com o coração,/fazendo, todos os dias, PAZ,/alicerçada na Liberdade e na Justiça!

José C. Almeida LISBOA

Um político ultrapassado

O ministro Passos Coelho já é um político do passado, pois a ideologia capitalista ultra-liberal, que segue, está a dar provas de não ser futuro, nem sequer pre-sente, para a Humanidade!

Manuel Coimbra PORTO

BRAGAAMANHÃ 5º MÍNIMA 12º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA 16º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 6º MÍNIMA 13º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA 15º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 5º MÍNIMA 15º MÁXIMA

HOJE 3º MÍNIMA 16º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 9º MÍNIMA 18º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA 19º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 8º MÍNIMA 15º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA 16º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 11º MÍNIMA 14º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA 16º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: André Nacho;

Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barba-do, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Mar-garida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pin-to; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Ana Júlia (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

NOVOS CONTACTOS

O Destak mudou de instalações, a nova morada é Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, n.º 3 – 1549-023 Lisboa. Para contactar o Departamento Comer-cial, ligue: ANA SILVEIRA – tel.: 210 494 134 e JOANA SANTANA – tel.: 210 494 136 (Coordenadoras de Agências) LUÍS FILIPE – tel.: 210 494 214 (Coordenador de Directos).

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau,

N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

D.R.

4ª Feira · 4 de Janeiro de 2012 · 15

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

antes de transitar em julga-do», adianta ainda.

Na página do Facebook – à qual já aderiram mais de 740 amigos, o actor Guilherme Lei-te incluído – Paco Bandeira agradece «o interesse» alheio. «Peço, porém, o favor de não se precipitarem em julgamen-tos baseados em notícias de jornal e que aguardem pela decisão do tribunal, o qual possui os verdadei-ros factos do processo.» Sublinhe-se que a se-gunda audiência em tribunal realiza-se já no dia 10.

«Lembrem-se, por favor, que a minha filha tem 12 anos, está a assis-tir a tudo isto e que os meus ami-gos, mais familia-res e até admira-dores, estão tam-bém a ser atingidos. Não fujo a nada e no sítio e na hora certos, es-tarei onde for preciso de cabeça muito erguida», garante Paco.

‘Paco Bandeira em Legítima Defesa’ é o

nome da página criada na rede social Facebook na tarde de sábado, em jeito de reacção à notícia divulgada pelo Correio da Manhã e o jornal Sol sobre o processo a decorrer no Tribunal de Oeiras no qual o cantor é acusado pela sua segunda mulher (Maria Roseta) de violência doméstica ao lon-go de 12 anos, entre 1997 e 2009. Para aumentar a polémica, foi recuperada a tragédia da sua primeira esposa, encontrada morta na residência do casal com um tiro na cabeça, prove-niente de uma arma alega-damente do músico.

Neste espaço na Inter-net, o cantor publicou o seu direito de resposta a am-bas as publicações, comen-tando o facto dos artigos que «tresandam a ódio, maldade, inveja» coincidi-rem com o lançamento de um novo álbum. «Não vou cair na armadilha de falar sobre o referido processo,

TRIBUNAL ‘Paco Bandeira em legítima defesa’ reage às notícias sobre processo de violência doméstica

Página do Facebook apoia músicoSegunda mulher do cantor terá vivido 12 anos de medo. No dia 10 decorre a 2.ª audiência.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

COR

REI

O D

A M

AN

D.R.

Irmã de Ronaldo como nunca a vimosElma Aveiro, irmã mais velha de Cristiano Ronal-

do, posou em lingerie para a edição de Janeiro da Hot Magazine. Trata-se de uma revista masculina apenas dis-ponível online. No ensaio foto-gráfico assinado por Pedro

REVISTA MASCULINA ONLINE

Melin a madeirense de 36 anos – casada e mãe de uma meni-na – surge em poses sensuais, envergando lingerie vermelha e preta. «A irmã de Cristiano Ronaldo como nunca a viu» é o título da chamada na capa da revista mensal. «Quando ele

me convidou, achei que esta-va a brincar. Decidi fazê-lo por ser uma experiência nova e também para ajudar o Pedro na promoção da revista. Não pedi cachê. Mais tarde, ele aju-da-me com uma promoção da loja», disse ao JN.

«Lembrem-se que a minha filha tem 12 anos, está a as-sistir a tudo isto»,

pede Bandeira

Elma Aveiro tem 36 anos, é casada e tem uma filha pequena

BILHETEIRAS

Brad Pitt é o actor mais rentável em Hollywood Brad Pitt é o actor mais rentá-vel de Hollywood, ocupando o trono antes nas mãos de Johnny Depp que, desta feita, ficou em terceiro lugar na lista das estrelas que mais espec-tadores levam às salas de cinema. Trata-se da primeira vez que Brad Pitt integra a lista. Em segundo lugar surge George Clooney, logo seguido de Leonardo DiCaprio e Matt Damon. Sandra Bullock é a única mulher a alinhar no top 10 de celebridades. Bradley Cooper, Robert Downey Jr., Meryl Streep e Ben Stiller são outros dos actores que atraem mais público.

‘SECRET STORY’

Concorrentes voltam à casa já no domingo

Secret Story já acabou, mas se quiser matar saudades do formato tem duas opções. A primeira é assistir ao regresso dos concorrentes à casa que os acolheu durante 3 meses, na gala É Tudo por Agora, a exibir pela TVI no próximo domingo. Então, serão recor-dados os piores e os melhores

momentos. Outra ideia é comprar uma t-shirt com as mais célebres calinadas de Cátia, Fanny, Marco e com-panhia num projecto da Zap-T-shirts/TVI.

GUARDA-REDES

Rui Patrício separado ao fim de seis meses

O guarda-redes titular do Sporting e da selecção e a mulher Joana Pereira estão separados e já deram entrada com o pedido de divórcio. O casal havia tro-cado votos há apenas seis meses, numa cerimónia na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, Lisboa, pelo que tal notícia constitui uma verdadeira surpresa. Rui Patrício e Joana Pereira já namoravam há mais de seis anos quando decidiram dizer ‘o sim’.

RTP1

Mário Soares conduz série documental

Uma viagem pelo século XX, num projecto coordenado e conduzido por Mário Soares, é a proposta da RTP1 para este serão. Pelas 22h30, o canal estatal promove a estreia da série documental Memórias do Portugal Futuro.

NAS

ESTRELASDiva do soul vai casar

Aos 69 anos, Aretha Franklin casará pela 3.ª vez

no Verão, numa festa privada num iate em Miami.

«Eu chegava a pagar 2 mil euros de electricidade

por mês» HERMAN JOSÉ

(sobre vida de luxo)

D.R.

PUB