ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito...

20
Terça-feira 3 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1789 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Papel electrónico chega em Abril Nova tecnologia da LG é leve, flexível e resistente. DIGITAL PÁGINA 10 Benfica não ganha desde 1990 em Londres DESPORTO PÁGINA 08 Primavera Sound já tem bandas por datas ARTE & LAZER PÁGINA 9 Centro de Genética vai custar 15 mil euros por mês ARTE & LAZER PÁGINA 09 The Black Keys com concerto marcado em Portugal, em Novembro ACTUALIDADE PÁGINA 05 Jovem prova que nem a doença é impeditiva para se tentar mudar o mundo Despedimento colectivo cada vez mais usado em Portugal Nos primeiros meses do ano duplicou o número de trabalhadores à beira do despedimento colectivo. ACTUALIDADE PÁGINA 06 GRANDE PORTO PÁGINA 02 ACP rejeita a descriminalização dos condutores ACTUALIDADE PÁGINA 04 O camaleão Ivo Canelas FAMA & TV PÁGINA 12 No cinema, ele é o irmão querido de Florbela Espanca. Mas nos palcos ou na TV o seu encanto também é evidente. SUSANA JANUÁRIO SANTOS

Transcript of ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito...

Page 1: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

Terça-feira 3 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1789 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

PUB

Papel electrónico chega em AbrilNova tecnologia da LG é leve, flexível e resistente.

DIGITAL PÁGINA 10

Benfica não ganha desde 1990 em Londres

DESPORTO PÁGINA 08

Primavera Sound já tem bandas por datas

ARTE & LAZER PÁGINA 9

Centro de Genética vai custar 15 mil euros por mês

ARTE & LAZER PÁGINA 09 The Black Keys com concerto marcado em Portugal, em Novembro

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Jovem prova que nem a doença é impeditiva para se tentar mudar o mundo

Despedimento colectivo cada vez mais usado em PortugalNos primeiros meses do ano duplicou o número de trabalhadores à beira do despedimento colectivo.

ACTUALIDADE PÁGINA 06

GRANDE PORTO PÁGINA 02

ACP rejeita a descriminalização dos condutores

ACTUALIDADE PÁGINA 04

O camaleão Ivo Canelas

FAMA & TV PÁGINA 12

No cinema, ele é o irmão querido de Florbela Espanca. Mas nos palcos ou na TV o seu encanto também é evidente.

SUSANA JANUÁRIO SANTOS

Page 2: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

que o Centro de Saúde Pública Gonçalves Ferreira, para onde estão a ser transferidos os laboratórios do CGM, paga uma renda de mais de 15 mil euros.

À margem de uma visita rea-lizada ao CGM pelos deputados socialistas do Porto, o delegado sindical adiantou que, apesar do Centro de Saúde Pública Gonçalves Ferreira ter sido alvo de obras de reabilitação no valor de «milhões de euros», houve «situações chumbadas pela Autoridade de Saúde».

Trabalhar é um «milagre» O presidente do Instituto Ricar-do Jorge, também presente na visita, recorda que o edifício onde está instalado o CGM, na Praça Pedro Nunes, «é patrimó-

O deputado do PS Manuel Pi-zarro apela ao ministro da Saú-

de para suspender, por inexistên-cia de plano, a transferência do CGM, falando em «risco» de «o País, doentes e região» perderem «um serviço de excelência dissol-vido em torno de contingências financeiras de curto prazo».

Os laboratórios de ras-treio neonatal do Centro

de Genética Médica (CGM) do Porto estão a ser transferidos para um espaço alugado, que custa cerca de 15 mil euros por mês ao Estado, alertou ontem um representante sindical.

O delegado do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado Francisco Laranjeira informou

Titan do molhe Sul tem revelado um elevado grau de corrosão

SAÚDE Laboratórios de rastreio neonatal estão a mudar para um espaço alugado

Centro de Genética vai custar 15 mil euros/mês

PS pede suspensão da transferência

Transferência para espaço alugado em curso. Actual edifício é do Estado, mas tem «condições difíceis».

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

PEDRO CATARINO/CM

nio do Estado», mas é um «edi-fício antigo», com condições «di-fíceis para trabalho» e para «acreditação dos próprios labo-ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui-rem realizar o trabalho.

DR

Espaço que vai receber os laboratórios foi alvo de obras de requalificação

Ex-libris do porto de Leixões vai ter uma nova localização

O guindaste Titan do molhe sul do porto de

Leixões, peça única de ar-queologia industrial e verda-deiro ex-libris de Leixões, vai sofrer obras de reabilitação que vão obrigar ao seu des-mantelamento temporário e consequente «desapareci-mento» do horizonte da linha de praias de Matosinhos Sul.

Os dois gigantescos guin-dastes movidos a vapor do século XIX, que encabeçam cada um dos molhes do por-to de Leixões, foram peças fundamentais na construção do mesmo e tornaram-se num dos principais símbolos do porto pela forma como dominaram a paisagem de

REABILITAÇÃO

Matosinhos durante mais de um século. Quando ressurgir na pai-sagem de Matosinhos, previsto para final de 2013, o Titan esta-rá já numa nova posição, 300 metros mais próximo das praias e da população. A operação de desmontagem começa hoje.

Centro do Vidro pretende revitalizar sector no concelho

A Câmara de Olivei-ra de Azeméis está

a preparar um concurso público para adjudicação da empreitada do Centro de Interpretação do Vidro, que visa «recordar e revi-talizar» a indústria que te-ve neste concelho o seu pri-meiro polo de actividade.

A obra integra o projec-to de requalificação do Par-que de La Salette e, em con-junto com a beneficiação do núcleo central deste espaço verde e a melhoria das suas

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

vias de acesso, envolve um investimento global de 3,2 milhões de euros, dos quais 653 mil são suportados pela autarquia e 2,6 milhões têm comparticipação comunitária.

Hermínio Loureiro, presi-dente da Câmara Municipal, afirma que «Oliveira de Aze-méis é o berço da indústria vidreira em Portugal», pelo que «o projecto para a criação do Centro de Interpretação do Vidro vem revitalizar esse sector no concelho e dignifi-car a história local».

VCI

Mulher atropelada mortalmente Uma mulher foi ontem de manhã mortalmente atro-pelada na Via de Cintura Interna (VCI), junto ao Es-tádio do Dragão, segundo fonte do INEM. No local estiveram uma ambulân-cia do INEM e uma viatura de emergência Médica do Hospital de S. João, mas a mulher, com cerca de 70 anos, morreu no local.

ERMESINDE

Rastreios gratuitos na junta de freguesia O Hospital Privado de Al-fena, do Grupo Trofa Saú-de, «seguindo uma polí-tica de responsabilidade social», vai efectuar ras-treios gratuitos na Junta da Freguesia de Erme-sinde nos dias 12, 13 e 14 de Abril. Os rastreios des-pistarão factores de risco da diabetes, analisarão o colesterol, problemas respiratórios e audição. No último dia, serão ainda feitos rastreios dentários.

HOSPITAL S. JOÃO

Venda de ovos a favor do ‘Joãozinho’ A loja Cunha Rodrigues, na Rua Passos Manuel, no Porto, realiza hoje a ven-da de uma colecção especial de ovos de Pás-coa decorativos a favor do projecto Um Lugar Pró Joãozinho, que visa a construção da nova ala pediátrica do hospital de de S. João. Os ovos foram produzidos pelas mães, crianças e educadoras da Unidade Educativa do Serviço de Pediatria do S. João.

SOLIDARIEDADE

Cabazes para 510 famílias carenciadas Até 5 de Abril, 510 famí-lias do Porto receberão cabazes alimentares no âmbito da acção da Legião da Boa Vontade «Páscoa, Solidariedade Para Todos». Entre Porto, Lisboa e Coimbra, serão 720 as famílias apoiadas.

10 SEGUNDOS

Administração da Cerâmica quer retomar produção dia 9

A administração da Cerâmica de Valada-

res garantiu aos trabalha-dores que estes vão regres-sar aos seus postos de trabalho já a partir do dia 9 e admitiu que nessa altu-ra já haverá matéria-prima para ser trabalhada.

Num comunicado distri-buído aos trabalhadores, a administração «prevê que no dia 9 de Abril arranque a preparação de pastas e moldes e no dia 16 arran-

VALADARES

que a preparação de vidros e produção».

A empresa está parada há mais de duas semanas, estan-do apenas a ser vendido o ma-terial que têm em stock. Os trabalhadores foram manda-dos para casa durante este pe-ríodo porque os responsáveis da empresa não têm consegui-do arranjar verbas para com-prar matérias-primas, fican-do pendentes uma série de en-comendas que, normalmente, estariam já fechadas.

Padre paga parte das dívidas do vereador falido

O vereador do CDS/PP com mandato suspenso

na Câmara do Porto, Manuel Gonçalves, pagou através de terceiros 102 mil euros de dívi-das no processo de falência, ten-do recebido o perdão de quase metade dos créditos reclama-dos. As informações constam dos autos do processo do Tribu-nal de Comércio de Gaia.0

A Fleet Properties, que re-clamava 122,2 mil euros, rece-beu no fim de Fevereiro 48 mil

CÂMARA DO PORTO

euros de um padre de Rio de Mouro, cujo apelido é igual ao do vereador.

Os dados estão num dos qua-tro recibos de quitação apresen-tados pelo vereador para com-provar em tribunal o pagamen-to «dos créditos devidamente reconhecidos» no processo, com vista à «cessação dos efeitos da declaração de falência».

Manuel Gonçalves está des-de 8 de Fevereiro com o man-dato suspenso na Câmara do Porto, «por 30 dias, renováveis por idênticos períodos, até que a reabilitação esteja comprova-da», devido à alegada inelegibi-lidade nas autárquicas de 2009, por se encontrar falido.

Mandato de Manuel Gonçalves suspenso desde 8 de Fevereiro

CM

Page 3: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

PUB

Page 4: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

O estrangeiro e a movida de Beja

Imagine-se, o vice-pre-sidente da Ryanair, Michael Cawley, disse que o aeroporto de Beja «é muito longe

de Lisboa». O País ficou chocado. Longe de Lisboa, mas longe como? A avaliar pelo desprezo com que um taxista nos recebe no aero-porto da Portela quando pedimos para ir até ao Saldanha, uma “corrida” de Beja ao Marquês de Pombal é um saltinho que se faz em menos de nada.

Mas o senhor, já apelidado de arrogante nos blogues deste canto à beira-mar plantado, não se fica por aqui. Atreveu-se a dizer que o dito aeroporto «não interessa» à companhia. Não interessa? Mas quem é o vice-presidente da empresa para saber o que interessa à empresa?

Pior, o estrangeiro, essa raça com que temos uma relação de amor e ódio, foi ao ponto de afirmar que em Beja «não existe nada além do aero-porto». Mais uma vez, não passa de um infundado juízo de valor, que só pode resul-tar da preguiça reconhecida aos povos do Norte: está bom de ver que o senhor em lugar de lá ter ido pelo seu pé, se limitou a uma vista aérea via Google Earth, não entendendo o potencial turístico para as máquinas fotográficas dos japoneses daqueles hectares de cam-pos sem uma casinha, nem

tão pouco a atracção irresistível das oliveiras em jovens em busca de copos e de lugares onde possam abanar o capa-cete. Aliás, foi a afirmação que mais revolta provocou nos blogues, em que portugueses indignados recordam a beleza da Igreja matriz e do pelourinho, sem deixar de refe-rir a mítica agitação social do Grande Lago. Decididamente só a má-fé podia levar o senhor Cawley a não perceber a movida em Beja, ou a fechar os olhos às praias banhadas pelo oceano,

com as suas ondas boas para surfar, tal e qual vem descrito nos sites de turismo local. Que na realidade a extrema do distrito seja em Odemira, prati-camente tão distante do aero-porto de Beja como o de Lisboa, agora não interessa nada! Mas como se tudo isto não chegasse o vice-presidente dá a macha-dada final, alvitrando que o aeroporto «não deveria» ter sido construído. Mas o que é isto? Então o governo português gasta 33 milhões de euros a criar um aeroporto destinado às linhas low cost, e as linhas low cost têm a lata de vir dizer que não querem voar para lá? Agora, nem que a Ryanair conti-nue a prometer que traz cinco milhões de turistas para Lisboa, não deixamos, ora essa!

Quem se julga o tipo da Ryanair para dizer que gastamos mal 33 milhões de euros?!?

PUB

Os quase 24 mil casos de condução sob efeito do ál-

cool registados em 2011, mais 5,5% que em 2010, podem ter sido um incentivo para a su-gestão do Procurador-Geral da República (PGR), que numa circular pede aos elementos do Ministério Público que, em vez de julgamento, optem pela sus-pensão provisória do processo dos condutores alcoolizados, propondo ao arguido trabalho comunitário, donativo pecuniá- Pinto Monteiro enviou a medida, por carta, para o Ministério Público

ESTRADA PGR quer aliviar tribunais do julgamento de condutores alcoolizados

ACP rejeita medida do PGR e pede «castigos»Bastonário dos advogados aplaude a ideia e pede que seja aplicada a outros tipos de crime.

SÉRGIO LEMOS/CM

CARLA MARINA MENDES [email protected]

rio ou a frequência de uma acção de formação. Uma medi-da que não convence o Automó-vel Club de Portugal (ACP).

Isto porque, explicou à agên-cia Lusa o presidente do ACP, não está previsto a cassação da carta. «Qual a pena que a pessoa leva?», questiona, adiantando não estar de acordo com uma medida que «não evita» a con-dução sob o efeito de álcool. Isto embora, segundo a circular do PGR, se preveja a adopção de um compromisso de não con-dução de veículos por determi-nado período de tempo.

Embora não se tenha reve-lado contra, o presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados considera esta me-dida «difícil de aplicar na práti-ca. E arrisca-se, como todas as boas ideias que não são pensa-das e planeadas, a ter um efei-to contrário, que é o de conti-nuar a contribuir para os sen-timentos de impunidade.»

Já o bastonário da Ordem dos Advogados aplaudiu a ideia, que considera dever ser esten-dida a outros tipos de crime, que, segundo a ministra da Jus-tiça, está consignada na lei.

O director-geral da Saúde diz que portu-

gueses com cancro não são todos tratados da mesma maneira e que os rastreios oncológicos não funcionam da mesma forma ao longo do País. O que, segundo um grupo de oncologistas ouvi-dos pela Rádio Renascença, torna necessário reorgani-zar os cuidados de saúde, já que «não existe um plano oncológico colocado em prática» nem «uma rede de referenciação oncológica».

SAÚDE

Portugueses com cancro não são tratados da mesma forma

O Governo vai enfrentar forte contestação das

centrais sindicais na intenção de baixar os valores atribuí-dos no subsídio de doença. Na proposta enviada aos parcei-ros sociais, é dito que a baixa nos primeiros 90 dias passa-rá a ser paga entre 55 e 60% da remuneração de referên-cia em vez dos actuais 65%. A CGTP fala em «enormíssima insensibilidade social» e a UGT recorda que as baixas são pagas com os descontos feitos pelos trabalhadores.

SEGURANÇA SOCIAL

Centrais sindicais contestam redução das baixas por doença

Francisco George diz ainda que rastreios não estão a funcionar

SÉRGIO LEMOS/CM

Arménio Carlos, da CGTP, não perdeu tempo a criticar medida

CM

Page 5: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

Actualidade · www.Destak.pt · 053ª Feira · 3 de Abril de 2012

audição pensei em desistir nes-sa noite. Mas como se desiste?»

Adepta do optimismo, defi-ne-se como «uma sonhadora». Mesmo quando as coisas não são fáceis. «Tive realmente de erguer a coragem para ser fe-liz», admite. E a receita? Essa é simples: «foquei-me no que interessava e ignorei o resto».

Nita junta-se aos dez oradores confirmados do TEDx O’Porto (28 de Abril), em que se contam um holandês que atravessou África de bicicleta para angariar dinheiro em prol da aposta na energia solar; uma brasileira que é craque mundial em economia criativa ou um poliglota que já correu meio mundo. Todos diferentes, mas que partilham o desejo de mu-dar o mundo, através da troca de ideias e experiências.

Mais um desafio que quer superar. Até porque, diz, toda a sua vida tem sido partilha. E é isso que pretende quando, no fim do mês, subir ao palco pa-ra contar a sua experiência. «Espero que as pessoas não se esqueçam do que é a vida, de quão preciosa é e de que nada é impossível quando vemos o mundo com as lentes certas.»

Chama-se Tânia Domin-gos, mas é por Nita que

gosta que a tratem. Aos 21 anos, quase tantos quantas as ope-rações a que já foi submetida, cortesia de uma doença – neu-rofobromatose – que não a con-seguiu derrotar, prepara-se para falar no TEDx O’Porto. E mostrar que não é a doença que nos tem que definir.

Aos 3 anos começou a per-der alguma visão; aos 6 foi-lhe diagnosticada neurofibromo-tose tipo II, uma doença do sis-tema nervoso; aos 9 anos deu início a uma série de operações e aos 17 perdeu por completo a audição, tendo colocado um implante no tronco cerebral. Hoje, vive com um tumor na ca-beça e outro na garganta, mas isso não a impediu de lançar um livro e uma agenda com frases e pensamentos.

«Não me lembro de alguma vez ter visto com os dois olhos», refere ao Destak. «Quando per-di a audição, também não foi fácil, mas o que ganhava eu em lamentar-me? É claro que cho-rei, e após a notícia da perda de

DR

VOLUNTÁRIOS PRECISAM-SE A Fundação Rui Osório de Cas-tro, instituição que pretende informar e esclarecer as famí-lias das crianças com cancro, promove uma campanha de voluntariado para obter apoio na realização das suas activida-des, alertando para a causa e para a necessidade de cola-boração do público em geral. O apoio dos voluntários pode abarcar desde actividades lúdicas, venda da mascote, campanhas várias ou eventos de angariação de fundos. Para

BREVES SOBRE SAÚDE

Nita Domingos está habituada aos desafios colocados por uma doença, que não deixa que a derrote.

ser voluntário basta preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site www.fund-ruiosoriodecas-tro.org/homepage.aspx. ESCLARECER OS POLÍTICOS Para assinalar o Dia da Artrite Reumatóide, na próxima quinta--feira a Sociedade Portuguesa de Reumatologia organiza uma sessão na Assembleia da Repú-blica, com o objectivo de sensibi-lizar a comunidade política para a prevalência das doenças reu-máticas em Portugal. Recorde-

-se que a artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica que atinge cerca de 50 mil portugueses e pode afec-tar qualquer pessoa, embora a maioria sejam mulheres. ‘NÃO MORRA DE VERGONHA’ “Não morra de vergonha” é o título da campanha nacional de prevenção do cancro colorrectal da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), num ano espe-cialmente dedicado à promoção de iniciativas de sensibilização para este tipo de doença. Isto

Nita junta-se aos dez oradores confirmados do TEDx O’Porto, marcado para dia 28

Saúde Sofre de uma doença grave que lhe roubou por completo a audição e quase totalmente a visão. Mas recusa-se a deixar que a doença a defina. Por isso, aos 21 anos, é presença confirmada numa conferência que tenta mudar o mundo.

porque , em Portugal, o cancro colorrectal é a principal causa de morte por cancro na mulher (já ultrapassou o cancro da mama) e a segunda principal causa no homem (a primeira é o cancro do pulmão), com incidên-cia e mortalidade superiores à média europeia. Calculam-se cerca de sete mil novos casos (19 por dia) e 3900 falecimentos por ano (11 mortes por dia), números que, associados ao facto de ser possível prevenir e mesmo curar a doença, justificam a forte campanha.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

CANCRO DE PELE Gostava de saber sobre as causas do cancro da pele, sobretudo porque ultima-mente tenho lido artigos que não apontam a expo-sição aos raios solares como causa primária. As partícu-las que circulam na baixa atmosfera estarão também relacionadas com este cancro? Luísa Diogo A exposição excessiva ao sol (raios ultravioleta) é conside-rada a causa mais frequente de cancro da pele (cerca de 90% dos casos), no entanto há outros factores que podem aumentar o risco de cancro da pele: exposição a radiação ionizante, como a radioterapia, exposição crónica a quantidades de arsénio, síndromes genéticas como xeroderma pigmen-tosa, feridas crónicas na pele, como úlceras e queimaduras, o tabagismo aumenta o risco de carcinoma espinocelular, infecção por HPV (papiloma vírus humano) está asso-ciado com carcinoma de células escamosas das áreas genitais e ao redor das unhas; factores genéticos (história familiar de cancro da pele, etc). A consequência imediata da exposição pro-longada à radiação ultravio-leta é a degeneração celular que originará um cancro da pele nos seres humanos. Com o buraco na camada de ozono, os raios ultravioletas conseguem penetrar pelo filtro de protecção (camada de ozono) e chegam até à atmosfera, provocando o aumento das taxas de cancro da pele, cegueira, alergias e afectando todo o sistema imunológico. No final da década de 1990, os casos de cancro da pele registados devido ao buraco na camada de ozono tiveram um aumento de 1000% em relação à década de 1950. Segundo o Programa da ONU para o Ambiente, a redução

PERGUNTE...A LPCC-NRN RESPONDE

Cancro em Destak Pergunte em

www.destak.pt e o Núcleo Norte da Liga

Portuguesa Contra o Cancro esclarece.

de apenas 1% na espessura da camada de ozono é sufi-ciente para a radiação ultra-violeta aumentar os casos de cancro da pele em 3%. CANCRO DO PULMÃO Acham que o acréscimo de casos de cancro do pulmão nos últimos anos pode estar directamente relacionado com o aumento do tráfego aéreo? Nélson Rosa O tabagismo é o principal factor de risco para o cancro de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O cancro pulmonar primário é raro em não fumadores. Entre os outros factores estão a exposição a certos agentes químicos (asbesto, arsénico), a metais pesados (níquel, cromo), os factores genéti-cos, a presença de doença obstrutiva crónica, como enfisema pulmonar e bron-quite, bem como história familiar de cancro de pulmão. Entre os carcinomas associados a exposição ocu-pacional, de facto, o cancro do pulmão apresenta-se como dos mais comuns. Os resultados de estudos rela-cionam cancro do pulmão com exposição ambiental a determinados agentes, cujo risco pode variar entre 9 a 15%. A associação entre poluição atmosférica e can-cro do pulmão tem vindo a ser estudada desde os últi-mos 10 anos. Desde 2003, vários estudos confirmaram a relação causal entre poluição atmosférica e carci-noma do pulmão. Estudos mais recentes avaliaram o impacto de inalação de partí-culas mais pequenas presen-tes na poluição atmosférica e demostraram o aumento do risco relativo anual de mortalidade por neoplasia pulmonar em cerca de 13%, constituindo ainda um factor de risco para doenças cardio-vasculares (Lewtas, 2007).

O desejo de mudar o mundo através da perseverança

123RF

DR

Page 6: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

deste ano. E se face ao perío-do homólogo de 2011 são 2037 os funcionários que podem fi-car sem trabalho (um cresci-mento de 116%), já o número de empresas à beira de fechar passou de 114 para 207 (uma subida de 82%).

Crise generalizada Lisboa e Vale do Tejo (94) e Norte (78) são as regiões com mais processos de despedi-mento colectivo abertos em Janeiro e Fevereiro de 2012, uma realidade que afecta mais as micro (73) e pequenas (91) empresas, mas que é transver-sal às médias (27) e grandes: 16.

Nos primeiros dois meses do ano, 159 empresas concluí-ram processos de despedi-

O Eurostat colocou o desem-prego em Portugal no valor

mais alto (15%) desde que tem registos, tal como na Zona Euro: 10,8%. Esta percentagem é ainda mais alta entre os jovens, onde 35,4% dos portu-gueses activos com menos de 25 anos estão sem trabalho.

Mais uma ‘acha’ para a ‘fogueira’ do mercado la-

boral que parece afastar o ce-nário do desemprego começar a baixar no final deste ano. Se-gundo os dados da Direcção- -Geral do Emprego e das Re-lações de Trabalho, o número de trabalhadores em risco de despedimento colectivo mais do que duplicou até Fevereiro

DESPEDIMENTO COLECTIVO Cada vez mais empresas e trabalhadores afectados

Número de vítimas dispara para o dobro no espaço de um ano

Um em três jovens não têm emprego

Lisboa e Norte são as regiões mais afectadas por uma realidade que está a agravar-se face a 2011.

JOÃO MONIZ [email protected]

MIGUEL VETERANO JÚNIOR/CM

mento colectivo, pelo que a manter-se este ritmo 2012 fecharia com aproximada-mente 950 empresas a termi-narem este expediente. Um aumento de quase 50% face aos 641 processos em 2011.

Número de trabalhadores a ficar no desemprego de uma só vez e a recorrer ao Estado está a aumentar

Agricultores com redução na Segurança SocialOs agricultores vão ter uma redução de seis me-

ses nos pagamentos à Segu-rança Social, medida inscrita no pacote de decisões para mitigar os efeitos da seca, disse ontem a ministra da Agri-cultura. Segundo Assunção Cristas, dos cofres do Estado vão sair, no âmbito das inicia-tivas motivadas pela seca, 40 milhões de euros, 20 milhões dos quais para a ajuda directa

SECA

aos produtores de animais. Um anúncio feito numa altura em que, segundo dados do Institu-to de Meteorologia, mais de metade do continente continua em situação de seca meteoro-lógica extrema (57%), a que se juntam 41% do território em se-ca severa. A culpa é da falta de chuva, que tem caído, ainda que de forma insuficiente nos últimos dias, situação que se deve manter até quarta-feira.

Ministra da Agricultura anunciou ajuda de 40 milhões de euros

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

SÍRIA

Kofi Annan presta contas sobre trabalho realizado na Síria

O Conselho de Segu-rança da ONU ouviu

ontem Kofi Annan, o enviado especial para a Síria, que prestou contas sobre os avanços no sentido da paz. Para já, o Conselho de Segu-rança vai apenas ouvir, mas espera-se que envie uma missão de observadores para comprovar o cumprimento de um eventual cessar-fogo que, no entanto, todos acre-ditam que tarde a chegar. AFEGANISTÃO

Mortes de soldados da NATO resultaram de falhas de segurança

Os incidentes em que soldados da NATO

foram mortos por polícias ou militares afegãos deveram-se a «falhas de segurança» e não a talibã infiltrados, disse ontem o porta-voz da força da Aliança Atlântica no Afeganistão. Isto no dia em que se registaram mais dois atentados, o primeiro em Baghlan, que causou 23 feri-dos, e o segundo em Kanda-har, matando uma pessoa.

MALVINAS

Trinta anos depois e as Falklands querem ser argentinas de vez

Há 30 anos que os habitantes das ilhas

Malvinas são cidadãos britânicos, mas em aberto está a possibilidade de volta-rem a ser argentinos. É que o desejo local de indepen-dência é grande, que se junta à ambição de Buenos Aires, que se encontra de olhos postos na perspectiva do dinheiro do petróleo.

ESTADOS UNIDOS

Tiroteio num colégio em Oakland, EUA, com várias vítimas

Um homem disparou no interior de uma

universidade privada em Oakland, California, fazendo várias vítimas, de acordo com a polícia local. À hora de fecho desta edição, os media norte-americanos avançavam com dois mortos e seis feridos, e o atirador da Oikos University tinha estado em fuga mas já fora detido.

HUNGRIA

Presidente húngaro demite-se devido a acusação de plágio

Pal Schmitt, o presi-dente húngaro, anun-

ciou ontem a sua demissão do cargo, depois de lhe ter sido retirado o título de doutor por plágio numa tese. No seu discurso, Schmitt, de 69 anos, assegurou que devido ao facto de o caso ter dividido a opinião pública decidiu demitir-se. PAQUISTÃO

Mulheres e filhas do Bin Laden condenadas por estadia ilegal

As três viúvas e duas das filhas de Bin

Laden, que se encontravam em prisão domiciliária há 11 meses, foram condenadas a 45 dias de prisão por estadia ilegal no Paquistão. Depois de cumprida a pena, serão expulsas do país, juntamente com os seus filhos, rumando às nações de origem.

SIBÉRIA

Avião despenha-se e mata pelo menos 32 dos 43 passageiros

Um avião ATR-72 com 43 pessoas a bordo

despenhou-se ontem na região da Sibéria, causando a morte a 32 pessoas e ferimentos graves a outras 11, que se encontravam hospitalizadas, informaram as autoridades russas.

Esperança para 2012 O Comissário Europeu para

os Assuntos Económicos prevê que a UE regresse ao

crescimento ainda este ano.

NO

GLOBO

EPA

EPA

EPA

Os funcionários esperam a manutenção de todos postos

A comissão de tra-balhadores do BPN

mostrou-se satisfeita com o fim da reprivatização do banco, ocorrido na semana passada, mas alertou que aguarda soluções para a ma-nutenção de todos os 1.580 postos de trabalho. Em con-ferência de imprensa no Porto, o coordenador da co-missão, Nuno Linhares, afir-mou que se congratularam «por este longo processo ter chegado ao fim (...) de uma forma satisfatória» estando com «expectativa e entusias-mo» a aguardar que sejam criadas condições para que os funcionários fiquem.

BANCA

Hipermercados lideram no abastecimento

Os postos de abaste-cimento dos hiper-

mercados ganharam clien-tes no quarto trimestre de 2011, tendo fechado o ano com uma quota de 31,4% das vendas em volume, de acor-do com um estudo da Kan-tar World Panel, divulgado pela APED.

Segundo a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição as bombas dos hipermercados registaram um crescimento em volume e em valor no quarto trimes-tre de 2011, ultrapassando a Galp tanto nas vendas de gasolina como de gasóleo.

COMBUSTÍVEIS

LA

Postos fecharam o ano com uma quota de 31,4%

LUSA

Trabalhadores do BPN satisfeitos com a venda

Page 7: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

PUB

Page 8: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Sem Garay, Jardel, Miguel Vítor e com Luisão em dúvi-da, será com uma defesa de re-curso (com Javi García e/ou Emerson) que as águias pro-curam voltar às meias-finais, que fogem há 22 anos. O Ben-fica procura assim a 12ª revi-ravolta da sua história euro-peia e a segunda em recinto alheio. Para a agência Lusa, o Benfica tem 21% de hipóteses de vencer e se apurar (por só ter três vitórias em 14 jogos),

Com o Bayern praticamente apurado para a meia-final

com o Real Madrid, depois de bater em França o Marselha por 0-2, o aliciante de hoje na Champions é a recepção do Barça ao Milan, após o empate a zero de Milão. Nas apostas online, o Barça é “super” favorito – uma vitória do Milan dá, por cada euro apostado, 11 euros. O técnico do Milan admite que «é o melhor Barça da época» e será duro. Os “blaugrana” tentam a 5.ª pre-sença consecutiva nas meias- -finais, para igualar o recorde do Real Madrid (1956-1960).

Só um Benfica histórico poderá eliminar o Chel-

sea amanhã, em Stamford Bridge. A história tem sido pouco favorável paras as equi-pas portuguesas em solo inglês. Em 14 jogos em terras de Sua Majestade, o Benfica só ven-ceu três e conta com um úni-co empate. Foi preciso perder sete vezes seguidas para as águias estrearem-se a vencer em Inglaterra, em 1990, quan-do bateram, em Londres, o Arsenal – graças a Isaías – por 3-1 após prolongamento e se apuraram para as meias-finais da principal prova europeia. Foi a última presença nas meias-finais.

Só houve mais duas vitórias em Inglaterra: em 2005/06 frente ao Liverpool (por 2-0), que apurou as águias para os quartos-de-final da Champions, e em 2009/10, com o Everton (2-0), na fase de grupos da Liga Europa.

LIGA DOS CAMPEÕES Encarnados têm de repetir vitória em Londres de 1990 para voltar às meias-finais

Só Benfica histórico pode eliminar Chelsea

Barça ultrafavorito para bater Milan

Jogo de amanhã será o 200.º na prova europeia. Benfica só tem três vitórias em 14 jogos em Inglaterra.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

Isaías foi fulcral para bater o Arsenal e seguir para as meias-finais

Minhotos recebem o FC Porto e Cajuda dá-lhes vantagem

«O Sp. Braga é o mais forte candidato ao

título.» Quem o diz é o téc-nico Manuel Cajuda, que acredita que os minhotos estão em melhor posição que FC Porto e Benfica na corrida ao título, apesar de ocuparem a 3ª posição da Liga. Entretanto, um grupo de adeptos do Sp. Braga está a organizar um cordão humano para a recepção ao FC Porto, no sábado, para acompanhar o percurso do autocarro da equipa até ao estádio.

LIGA

Henrique Nunes está de volta ao “seu” Feirense

Henrique Nunes é o treinador escolhido

pelo Feirense para substi-tuir Quim Machado no comando da equipa, actual-mente no último lugar da Liga, a cinco jornadas do fim. É um regresso ao Feirense do técnico, que saiu em 2008 e estava de-sempregado, depois de uma passagem pelo Arou-ca. «Treinar o Feirense é um grande orgulho. Nunca conheci outro clube en-quanto jogador e, em 28 anos como treinador, pas-sei aqui cerca de 50% do meu tempo», disse.

LIGA

DR

Técnico substitui Quim Machado, que se despediu

DR

Manuel Cajuda dá favoritismo ao Braga na Liga

A oficialização da classi-ficação no Rali de Portu-

gal, depois da desclassificação de Mikko Hirvonen devido a uma inconformidade na em-braiagem, deverá ser tomada no espaço de três semanas, an-tes do Rali da Argentina, até porque entretanto a Citroën já anunciou que vai recorrer da decisão. «A lógica aponta para que antes do Rali da Ar-gentina, que se disputa entre 27 e 29 de Abril, a decisão ofi-cial esteja tomada, mas não existe um prazo determina- Hirvonen chegou a comemorar, mas a vitória poderá ir para Ostberg

RALI DE PORTUGAL

Classificação oficial só no final de Abrildo», explicou à Lusa Fernan-do Petronilho, responsável pela comunicação do rali.

O finlandês Mikko Hirvo-nen (Citroën DS3), que domin-go se sagrou vencedor do ra-li, foi excluído já ao final da noi-te da classificação devido a uma inconformidade na em-braiagem, passando o 2º clas-sificado, o norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta), a ser vencedor virtual. A Citroën garante que o erro não lhe deu nenhuma vantagem e já pediu desculpa ao seu piloto.

LUSA

MUNDIAL DE MOTOS

Rodrigues em 2.º no Desert Challenge O piloto português Hélder Rodrigues (Yamaha), actual campeão Mundial de todo-o-terreno, termi-nou ontem em 2.º a 1.ª etapa do Abu Dhabi De-sert Challenge, primeira prova do mundial da especialidade, que teve o espanhol Marc Coma (KTM) como vencedor.

INGLATERRA

Plantel do City contra Balotelli Depois de discutir com Kolarov, Mario Balotelli terá lutado com Yaya Touré no balneário e, se-gundo a imprensa inglesa, o plantel do City está «far-to» das cenas do italiano e culpa Mancini por não disciplinar o jogador.

ÓBITO

Morreu herói do triatlo luso Jourdan O antigo seleccionador português de triatlo António Jourdan morreu domingo, aos 41 anos, julga-se de enfarte. Jour-dan é considerado um dos responsáveis pelos triun-fos do triatlo português, incluindo a medalha de prata de Vanessa Fernandes em Pequim.

TÉNIS

Gil passa a ser o melhor no ranking Frederico Gil passou a ser o melhor português no ranking ATP, já que subiu para 84.º lugar e Rui Machado saiu do top 100. Del Potro, que estará no Estoril Open, subiu para o 10.º lugar do ranking.

10 SEGUNDOS

2 anos de prolonga-

mento do contrato de Robben com o

Bayern, que é ago-ra até 2015.

QUARTOS-DE-FINAL

HOJE 2.ª MÃO 1.ª MÃO BAYERN M. • MARSELHA 19H45 2-0 BARCELONA • MILAN 19H45 0-0 AMANHÃ R. MADRID • APOEL 19H45 3-0 CHELSEA • BENFICA 19H45 1-0

mas para o domínio das apos-tas o cenário não melhora: a vitória do Benfica dá cinco eu-ros por cada euro apostado.

Uma meia-final por definir Curiosamente, só uma das meias-finais está por decidir, a outra deverá ser Bayern-Re-al Madrid. O Chelsea leva van-tagem para se juntar ao Barça ou Milan no outro jogo. Mas se o Benfica vencer, repete his-tória com 22 anos.

Page 9: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 2012 · 09

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Era esperado: os con-certos dos Ornatos

Violeta nos Coliseus de Lisboa e Porto, agendados, respectivamente, para os dias 25 e 30 de Outubro, es-gotaram em 3 dias. Peran-te a resposta do público, a celebração Ornatos Viole-ta 1991-2002 estendeu-se a novas datas: 26 de Outubro no Coliseu dos Recreios em Lisboa e 31 de Outubro no Coliseu do Porto. Os bilhe-tes serão colocados à ven-da hoje, 3 de Abril, nos lo-cais habituais. Preços: 25 a 35 euros.

O lendário Dr. John, inscrito no Rock and

Roll Hall of Fame, edita Nonesuch Locked Down. Para produzir este seu no-vo álbum – o 25º da sua ca-rreira – Malcolm Reben-nack (a.k.a. Dr. John) con-vidou um dos artistas do momento, nada menos que o front-man dos Black Keys, Dan Auerbach, que também participa. Revolu-tion é o tema a não perder.

LANÇAMENTO

Dr. John, o disco

PUB

Certamente já terá visto num dos canais

nacionais de TV uma das maiores campanhas do momento. A banda sonora do filme, de mais de um mi-nuto, é da autoria do pro-jecto Awolnation e tem si-do alvo da maior curiosida-de e interesse de muitos dos fãs de musica. De tal forma que o tema Sail é já o mais descarregado no iTunes. Agora, sai o disco.

DISCO

Awolnation em estreia

O quarteto de Port-land prolongou a

espera aos fãs pelo último disco, mas valeu a pena. Johnny Jewel, Ruth Rade-let e companhia, os Chro-matics, têm em Kill For Lo-ve, um dos melhroes discos deste primeiro semestre, misturando a pop electró-nica a soar a anos 80 com um charme e uma sensua-lidade sem igual. Os singles surgem em catadupa.

EUA

Chromatics, ‘Kill for Love’The Black Keys em Portugal

A espera foi longa, mas terminou. A banda

mais solicitada pelos meló-manos portugueses estreia--se finalmente ao vivo em terras nacionais: The Black Keys actuam dia 27 de No-vembro, no Pavilhão Atlânti-co. Dan Auerbach e Patrick Carney, os dois The Black Keys, não são um caso de su-cesso instantâneo, construí-ram a carreira de forma ci-mentada, sem pressa, nem preocupação com o estrela-

2 7 NOVEMBRO

to. El Camino é o último dis-co, e tal como o que o antece-deu, Brothers, é pleno de sin-gles de um rock misturado com blues que prova que o

DR

Suede, Explosions in the Sky, The Rapture, Yann Tier-sen, The Drums, Atlas Sound, Bigott e Stopestra! são as ban-das que tocam no primeiro dia do festival, a 7 de Junho.

Na sexta-feira, sobem ao palco do Parque da Cidade do Porto The Flaming Lips, Wil-co, Rufus Wainwright, M83, The Walkmen, Yo la Tengo, Beach House, Black Lips, Co-deine, Neon Indian, Shellac, Other Lives, The War on Drugs, Chairlift, Tennis, Tall Firs Wolves in the Throne Room, Thee Oh Sees, Ultra-magnetic MC’s, Numbers Showcase: Jackmaster, One-man, Deadboy, Spencer, Re-dinho, Linda Martini, We Trust, Esperit! e Rafael Toral.

A 9 de Junho, o festival apresenta Bjork, The XX, Death for Cutie, The Weeknd, The Afghan Whigs, Spiritua-

O festival Optimus Pri-mavera Sound, que

acontece entre 7 e 10 de Junho, no Porto, anunciou on-tem a sua programação diá-ria para o Parque da Cidade e Casa da Música. Os bilhetes diários já estão à venda pelo valor de 35 euros para quin-ta-feira e 50 euros para sex-ta-feira e sábado. Os concer-tos do dia de encerramento têm lotação limitada e o acesso será exclusivo para detentores de passe geral.

PRIMAVERA SOUND Festival de 7 a 10 de Junho, no Parque da Cidade do Porto

Suede abre, The Olivia Tremor Control fecha Bilhetes diários já estão à venda. Primeiro dia custa 35 euros, sexta e sábado custam 50.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

É possível adquirir bilhetes na página de Facebook do festival

lized, Saint Etienne, Wavves, Washed Out, Erol Alkan, Death Grips, John Talobot (Li-ve), Baxter Dury, Veronica Falls, I Break Horses, Sleepy Sun, Dirty Three, Lee Ranal-do, Forest Swords, Siskiyou, Demdike Stare, James Ferra-ro and the Bodyguard, Muje-res, Gala Drop e The Right Ons.

Acesso limitado No último dia do festival, Jeff Mangum (Neutral Milk Hotel) e The Olivia Tremor Control tomam conta da Casa da Música, espaço que recebe o encerramento do Primavera Sound e que permite apenas a entrada de detentores de passe geral, que está à venda por 99 euros. Mais infor-mações sobre o festival em www.optimusprimavera-sound.com.

COLISEUS

Mais datas de Ornatos

Bilhetes à venda hoje nos locais habituais

DR

Rock ‘n’ Roll está bem vivo e recomenda-se. Os bilhetes estão à venda a partir de quarta-feira e oscilam entre os 29 e os 39 euros.

Bilhetes estão à

venda no próximo dia 4 de

Abril

Page 10: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDigital

JOÃO TOMÉ [email protected]

TESTE | HTC

Titan é o maior smartphone com o sistema Windows Phone 7

DR

62% dos portugueses tem o smartphone enquanto janta

Mais de dois terços dos utilizadores portu-

gueses confessam que prefe-riam estar um mês sem cer-veja, vinho, chocolate, TV ou carro do que sem o seu smartphone, quando 62% não prescindem de ter o equi-

pamento à mão enquanto janta, 19% levam o telefone para a cama e são 88% que têm um smartphone. Os da-dos fazem parte de um rela-tório feito pela Kaspersky a 500 portugueses em Dezem-bro, que procurou avaliar «hábitos e riscos» dos utili-zadores de equipamentos móveis e informáticos na Eu-ropa, mais concretamente os smartphones, tablets e PC.

ESTUDO DR

Smartphones à frente da TV

Não é tão grande quan-to o Samsung Note,

mas o HTC Titan, tal como o nome indica, é de dimensões que impõe respeito, para um smartphone, e também não é propriamente leve. O ecrã táctil impressiona, com 4,7 polegadas, que só se notam mais quando vemos vídeos, já que o sistema operativo Windows Phone 7, com qua-drados e rectângulos, nem sempre aproveita todo o ecrã. Apesar das dimensões, o Titan é surpreendentemen-te elegante e tem caracterís-ticas razoáveis para um topo de gama: os 512MB de memó-

HTC Titan traz Windows XL

que o distingue é o facto de po-der ser dobrado até um ângu-lo de 40 graus, ter espessura de 0,7 milímetros e pesar cer-ca de 14 gramas, algo com que nenhum tablet pode compe-tir, tanto a nível de flexibilida-de, peso ou resistência (o apa-relho resiste a várias quedas).

“Tinta electrónica” À semelhança do que aconte-ce com o Kindle (o iPad tem um ecrã mais próximo dos computadores), o e-paper da LG vai apresentar a mesma tecnologia, a chamada “tinta electrónica” para que a expe-riência seja mais próxima do papel e se possa ler em plena luz do dia sem esforço. Ainda não se sabe que tipo de siste-ma operativo, software e ace-sso terá este novo aparelho.

A tecnologia há muito que procura a melhor

combinação entre o papel e os ecrãs de televisão, computa-dores e, nos últimos anos, dos tablets. Até agora, a experiên-cia mais parecida com o pa-pel era o Kindle, da Amazon, um tablet pensado para a lei-tura de livros digitais com um visual próximo das letras impressas. Este mês, o grupo sul-coreano LG vai lançar na Europa um aparelho dife-rente e que promete ser revo-lucionário, tanto para os e-books como para os jornais.

O e-paper (EPD, electronic paper display) flexível da LG tem 15,2 centímetros e uma resolução de 1024x768, mas o Novo aparelho flexível, leve e resistente da LG promete revolucionar a forma como lemos livros e jornais

E-PAPER Flexível como o papel e electrónico como o iPad ou o Kindle, a LG lança a nova tecnologia este mês na Europa

Papel electrónico chega em AbrilDR

Permite dois cartões SIM e dois números de telefone

A Samsung acaba de lançar em Portugal na

gama Galaxy o seu primeiro smartphone Dual SIM, com capacidade de ter dois cartões e dois números de te-lemóvel e que permite juntar mais facilmente num só smartphone o mundo profis-sional e pessoal. O novo Ga-laxy Y Duos é o primeiro Dual Sim totalmente táctil,

SMARTPHONE SAMSUNGDR

Galaxy Y Duos dois cartões

é alimentado pelo proces-sador de 832 MHz, tem câmara e vem com o sis-tema operativo Android 2.3 Gingerbread.

CÂMARA DIGITAL SLR

Canon lança nova EOS 5D Mark III A Canon lançou em Portu-gal a nova EOS 5D Mark III, que procura levar mais longe a performance da EOS, oferecendo mais velocidade, melhor reso-lução (22.3 MP), capaci-dade de processamento e mais opções criativas para a fotografia e o vídeo Full HD.

TABLETS

Novo iPad bate recorde de vendas O novo iPad da Apple vendeu até agora mais de três milhões de unidades, desde que começou a ser comercializado no pas-sado dia 16 de Março (em Portugal está à venda em retalho ou pela Optimus e Vodafone desde 23 de Março) e é já o mais «forte» lançamento de um iPad até ao momento.

APLICAÇÕES

Carris já é aplicação no Nokia Lumia Os utilizadores da Carris que tenham um Nokia Lumia têm agora a possi-bilidade de descarregar a aplicação da transporta-dora e, assim, ter acesso a toda a informação que diga respeito aos trans-portes públicos de Lisboa. A app gratuita permite ainda planear qual o melhor percurso.

Kinect para Windows chega a Portugal em Junho, permitindo jogar sem comando (com os ges-tos) no computador.

TOME

NOTA

Conan O’brien ocupou o site Mashable O site de tecnologia Mashable levou o Dia das Mentiras ao limite ao publicar este domingo, através do Twitter, vídeos do “novo” dono Conan O’Brien e as suas sugestões tecnológicas.

O MELHOR DO TWITTERDR

ria RAM, a câmara principal de 8 MP (e frontal de 1,3MP) e o processador de 1.5GHz – grava vídeos em HD. É um bom exemplo de que o siste-

ma da Windows tem poten-cial, embora os fãs de An-droid e do iOS da Apple pre-cisem de tempo para se habi-tuar aos modos da Microsoft.

Page 11: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

Não foi por acaso que a apresentação pública

da nova imagem da cerveja Sa-gres, marca líder de mercado, foi feita no Padrão dos Desco-brimentos, em Lisboa. É que tanto o monumento, como a “primeira” cerveja Sagres, da-tam da Exposição do Mundo Português de 1940, e ambos fi-caram para a posteridade. Mas crescer é mudar, e é por isso que a Sagres surge agora com um novo visual, reforçando o protagonismo do escudo, com as quinas, que está presente na marca desde a primeira garra-fa, garantindo maior visibilida-

SAGRES Criada há 72 anos, a marca vai apostar mais no mercado externo

Como descrevem a nova imagem da cerveja Sagres? Emocional, consistente, con-temporânea, dinâmica, orgu-lhosa, inovadora, ícone nacio-nal e portuguesa. Valoriza ainda mais o ADN de portugali-dade da marca e a sua lide-rança no mercado nacional. O que manteve? Tem como enquadramento a modernidade, a actualidade e a maior proximidade aos consumidores, mas reafirma o orgulho de ser a verdadeira cerveja de todos os portugue-ses, quer vivam em Portugal, quer por esse mundo fora. Qual o investimento da marca nesta mudança de visual? Aproximadamente meio milhão de euros.

O que distingue as novas campanhas publicitárias da Sagres? O espirito positivo, a alegria, a conviavilidade, a abrangên-cia e o orgulho de ser Portu-guês. Em 2008, atingimos, ao fim de cerca de 20 anos, a liderança do mercado nacional e no ano passado apresentámos publicamente uma nova assinatura que é transversal a todas as gamas: “Sagres Somos Nós”. Apesar do volume do mercado cervejeiro ter recuado no ano passado, a Sagres mantém a liderança. Qual a estratégia que justifica estes valores? Foco, inovação, o apoio ao futebol e a interacção com o consumidor.

EM DIRECTO

NUNO PINTO DE MAGALHÃES Director de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

ESCOLHAS PARA A SUA PÁSCOA

Sagres lança nova imagem

3ª Feira · 3 de Abril de 2012 · 11

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptMarcas em Destak

PARA ADOÇAR ESTA ÉPOCA ESPECIAL Já um hábito na mesa de Páscoa, os pudins Boca Doce disponibili-zam no seu Facebook receitas inovadoras.

500€ EM CUPÕES A Toys ‘R’ Us lançou um guia com conselhos e dicas úteis para os mais pequenos e ainda 500 euros em cupões para os próximos 3 meses.

de através do dourado e das cores nacionais, o verde e o en-carnado. «Esta nova imagem apela aos valores de Portugal e a mensagem que queremos transmitir é que a Sagres é a verdadeira cerveja dos portu-gueses», diz Alberto da Ponte, presidente da Sociedade Cen-tral de Cervejas. Em termos de futuro, refere que a marca vai virar-se cada vez mais para o estrangeiro. «Queremos manter a liderança nacional, mas a grande aposta será no mercado externo, nomeada-mente em Angola e no conti-nente americano.»

PUB

INSPIRAÇÃO EM HOLLYWOOD Os acessórios de moda utilizados

pelas estrelas de cinema foram a fonte de inspiração para

a nova Colecção da Biju.

SUGESTÕES PRÉNATAL PARA A PÁSCOA

Até dia 8 de Abril estará disponível em todas as lojas e online uma linha especial

com artigos temáticos, ideais para oferecer e surpreender!

Page 12: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

los. Que, em conjunto com o trabalho do actor, são deter-minantes para reconstituir um período histórico. É um registo que lhe agrada ou simplesmente acontece? Tem acontecido assim. Gosto de vários registos. Ou melhor, o que eu gosto mesmo é de mudar de registo. Realmente participei em alguns projectos históricos como por exemplo

No filme biográfico de Florbela Espanca, actual-

mente em exibição nas salas de cinema nacionais, faz de irmão da célebre poetisa. Como se preparou para tal personagem? A Fotobiografia de Florbela Espanca (Rui Guedes) e a cor-respondência entre os dois irmãos foi central para mim. O restante processo foi muito partilhado e construído em conjunto com o Vicente [Al-ves do Ó] e a Dalila [Carmo]. A Florbela criada pela Dalila influenciou muito o desenvol-vimento do meu personagem. Houve uma cumplicidade ime-diata na contracena com a Dali-la Carmo? Já tínhamos trabalhado jun-tos no filme anterior do Vicen-te, o Quinze Pontos na Alma, e tínhamos ficado com vonta-de de repetir a experiência. Ti-vemos essa oportunidade em Florbela. Um trabalho que re-queria uma enorme cumplici-dade entre os personagens, que foi sendo criada ao longo de muitos ensaios e conversas. É maravilhoso trabalhar com colegas que se entregam 110%, como é o caso da Dalila. Foi difícil encontrar a medida certa entre o amor fraternal e a alegada atracção incestuosa? Foi sem dúvida delicada de executar, mas o Vicente tinha as ideias muito claras sobre esse aspecto da intimidade de-les. Foi desafiante a experiên-cia de representar essa ténue fronteira. Para um rapaz com um look tão moderno (sim, estamos a falar de si) não lhe parece curiosa a quantidade de papéis históri-cos/épicos que já viveu no cine-ma e na televisão? Nunca tinha pensado nisso. Mas é para isso mesmo que serve o trabalho do guarda- -roupa, maquilhagem e cabe-

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

O Mistério da Estrada de Sin-tra, do Jorge Paixão da Costa, ou O Segredo de Miguel Zu-zarte, de Henrique Oliveira, e agora Florbela. Apesar de serem todos filmes de época os personagens são muito dis-tintos e com looks muito dife-rentes. No seu currículo há um equilí-brio entre trabalhos para cine-ma, TV e teatro. Como consegue conciliar tantas vertentes? É uma questão de princípio? Gosto de diversificar as expe-riências e tento aceitar os pro-jectos que me parecem desa-fiantes, independentemente do meio. Nos palcos, um dos seus papéis mais recentes foi na peça Ama-

Ivo Canelas Na película biográfica de Florbela Espanca ele é Apeles, o irmão querido da poetisa. Oportunidade para reincidir no registo de época, curiosamente uma constante na carreira deste rapaz dos tempos modernos que hoje parte para os EUA, «só com bilhete de ida», à procura do futuro.

«O que eu gosto mesmo é de mudar de registo»

SUSANA JANUÁRIO SANTOS

deus, na qual era o próprio protagonista. Como foi essa experiência? Foi muito interessante. Um bom exemplo de um processo desafiante, uma vez que já não fazia teatro há bastante tem-po. O que mais me marcou ao longo do processo de tra-balho, foi tentar imaginar co-mo seria viver com tamanha genialidade e inquietação co-mo a de Mozart. O seu talento já foi reconheci-do diversas vezes em Portugal, mas também lá fora. Até que ponto são importantes esses prémios? Penso que independentemen-te da área de trabalho, é sem-pre gratificante vermos o nosso trabalho reconhecido.

«Foi desafiante representar essa ténue fronteira [entre o amor fraternal e a atracção incestuosa]»

‘GÉMEOS’

Schwarzenegger e DeVito fazem sequela Lembra-se de Arnold Schwar-zenegger e Danny DeVito no filme Twins (Gémeos, no título português)? Segundo o Hollywood Reporter, 24 anos depois esta comédia está prestes a ganhar uma sequela. Os dois actores terão assinado contrato para participar na película. A trama da fita intitulada Triplets apresentará um irmão desconhecido, papel que caberá a Eddie Murphy. A película narra precisamente a forma como os gémeos concebidos através de uma experiência, descobrem que têm mais um irmão.

ADAM LEVINE

Vocalista dos Maroon 5 acaba relação de 2 anos

Adam Levine e Anne Vyalitsyna terminaram o seu namoro de dois anos. «Aca-bámos de forma amigável. Ainda nos amamos e respei-tamo-nos como amigos. Desejo-lhe o melhor», comen-tou a modelo em exclusivo à revista People. O vocalista dos Maroon 5, de 33 anos, e a

manequim russa, de 26 anos, conheceram-se na festa de lançamento da edição de fatos-de-banho da revista Sports Ilustrated, no início de 2010. O PIOR DO CINEMA

Adam Sandler faz história nos Razzies

Adam Sandler e a sua comé-dia Jack and Jill fizeram his-tória nos prémios Razzies, que assinalam o que de pior se fez em cinema em cada ano. O projecto estabeleceu um novo recorde na cerimó-nia “antiÓscares” ao arreca-dar os 10 prémios. Nesta 32.ª edição, Jack and Jill era favorito com 12 nomeações, pois nas categorias de Pior Actor e Actriz Secundários bisava. O mentor do filme obteve 11 nomeações para os Razzies, outro recorde.

‘GQ’ INGLESA

Sara Sampaio entre as mais escaldantes

Na semana em que se tornou oficial que a modelo portuguesa é a cara da nova campanha de biquínis da Calzedonia, Sara Sampaio foi também eleita pela revista GQ inglesa «uma das mulheres mais escaldantes da semana».

NAS

ESTRELASActor doa cabelo

O actor Pedro Carvalho (‘Remédio Santo’) cortou

o cabelo e doou ao IPO para a confecção de perucas.

«A TVI não é a minha galinha dos ovos de ouro»

MIGUEL GUILHERME ACTOR

Page 13: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

Fama & TV · www.Destak.pt · 133ª Feira · 3 de Abril de 2012

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

Desde o início que o comediante foi a sensação do programa

A Praça da Alegria estará em directo, en-

tre as 10h00 e as 13h00, a partir da cidade de Braga, na próxima quinta-feira, para acompanhar as cele-brações da Semana Santa, altura em que a cidade se enche de milhares de pere-grinos nacionais e estran-geiros. Os Mistérios da Paixão, Morte e Ressur-reição de Cristo, comemo-rações únicas em Portugal e no mundo, celebram-se nesta cidade desde o sécu-lo IV. A gastronomia típica da Páscoa e o artesanato também marcarão pre-sença na emissão apresen-tada por Sónia Araújo.

DIRECTO DE BRAGA

demostrou todo o seu fair--play ao dividir o prémio de 3 mil euros com Romana, a 2ª classificada. A verba será entregue a duas insti-tuições de solidariedade social.

A 2ª edição deste pro-grama de entretenimento da TVI estreia já no próxi-mo domingo, 8 de Abril, com um novo “elenco”. Luciana Abreu – num re-gresso à lide artística adia-do por duas gravidezes – Merche Romero, Sílvia Rizzo, Dora, Micaela, José Raposo, FF e Manuel Melo são os concorrentes.

O júri, composto por Alexandra Lencastre, Luís Jardim, António Sala e Jo-sé Carlos Pereira mantém--se. O mesmo acontece com a dupla apresentadora que, após o convite lançado a vá-rias figuras públicas, tam-bém decidiu tentar a sua própria imitação. Os Homens da Luta serão o seu desafio.

Entoando o clássico When a Man Loves a

Woman, na versão de Michael Bolton, João Paulo Rodrigues arrecadou o 1º lugar do con-curso A Tua Cara Não Me É Estranha. Mas o humorista

IMITAÇÕES 2.ª edição de ‘A Tua Cara Não Me É Estranha’ estreia já no domingo

João Paulo Rodrigues vence concurso da TVI

Com ‘When a Man Loves a Woman’, o humorista confirmou o seu favoritismo. Mas dividiu o prémio de 3 mil euros com Romana (2.º lugar).

DUARTE RORIZ/CM

PUB

Vítor Fonseca grava CD e regressa à ficção O ex-D’ZRT está a gravar o 2.º CD do projecto ‘Amor Vilão’, mas entretanto também não terá mãos a medir com o regresso às novelas em ‘A Trama’, escrita por Maria João Mira para a TVI.

CLICKDUARTE RORIZ/CM ‘Praça da Alegria’

prepara emissão sobre a Páscoa

NAS

ESTRELASOUTRA MENINA

Bruce Willis já foi pai pela quarta vez. A actual mulher do actor – Emma Heming, de 33 anos – deu à luz no domingo, em

Los Angeles. A primogénita do casal chama-se Mabel Ray Willis. Bruce Willis já era pai de três raparigas, fruto do seu casa-mento com a actriz Demi Moore.

‘GRANDE ENTREVISTA’

Um ano depois de ter ganho as eleições, Godinho Lopes, presidente do Sporting, vai à Grande Entrevista. Todas as per-

guntas e todas as respostas – nomeadamente quais as futu-ras contratações – esclarecidas neste Especial com Sandra Sousa. Hoje, às 21h00, na RTP1.

Rummer, Scout e Tallulah têm hoje 23, 20 e 18 anos, respecti-vamente. Casados há 3 anos, Bruce e Emma estão «deliciados com o novo membro do clã».

Page 14: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to
Page 15: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

Classificados · www.Destak.pt · 153ª Feira · 3 de Abril de 2012

Page 16: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

Classificados · www.Destak.pt · 16 3ª Feira · 3 de Abril de 2012

Page 17: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

PUB

Page 18: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

PUB

Page 19: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

3ª Feira · 3 de Abril de 2012 · 19

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Escapada de sonho

A cidade do Porto é o melhor des-tino turístico da Europa, conforme distinção da European Consumers Choice, deixando para trás cidades como Berlim, Londres, Paris e a capital do império à deriva!

A procura turística do Porto cresce de ano para ano e o núme-ro de passageiros no aeroporto Sá Carneiro não pára de aumentar, pelo que é necessário continuar o trajecto no sentido de alcançar a “escapada de sonho”!

Seguramente que, com a jun-ção de Porto e Gaia, será ainda mais apelativa e potenciará o des-tino turístico desta Grande Cidade, porque Gaia trará uma mais valia ao centro histórico portuense [...]. Sou um defensor da união das duas cidades e estou certo que, com Luis Filipe Menezes na con-dução deste processo e a presidir a esta cidade, haverá todas as con-dições para a criação de riqueza de que tanto carece este país.

Será uma boa iniciativa para começar com a reforma da admi-nistração administrativa e da des-centralização tão necessária.

Renato Oliveira

Governo corrupto?

O coordenador do BE acusou o Governo de “destruição da econo-mia” numa operação de “favoreci-mento e corrupção”, referindo-se

à venda do BPN, que é assinada hoje. E eu pergunto: pode chamar--se corrupto ao primeiro-ministro, mas é proibido aos árbitros de fu-tebol?

Jorge Morais

Metro da Trofa

Será a 20/04/12 o debate no Par-lamento da “Petição Metro Trofa”, a qual visa que se corrija uma in-justiça de 12 anos, quando foram arrancados os carris via estreita, do Ismai até à Trofa, para se insta-lar o Metro.

Neste período de tempo, fica-ram assim as populações privadas de um transporte fundamental, populações essas que não são só da Trofa, mas todas aquelas que usam a Trofa para as suas activida-des [...]. É pois um problema de toda uma região, em que a Trofa é um centro nevrálgico.

O concurso já esteve aberto e depois anulado por problemas financeiros. Compreende-se que estamos num período económi-co/financeiro difícil, e que o Gover-no esteja atento, conforme anun-cia o Ministério da Economia, ao rácio custo/benefício, mas haven-do vontade política, há muitas soluções que podem ser adopta-das, assim haja abertura mental para as ponderar.

O fundamental é que se una o Ismai a Paradela, cortando os custos onde for necessário para

os minimizar, mas buscando uma solução pelo menos equiparada às mais-valias que o Metro existente proporciona a outras populações.

Henrique Cayolla AUTOR DA PETIÇÃO

Ainda existe seriedade

Actualmente e desde sempre adquirimos por hábito “dizer mal” de tudo que seja instituição. Dia-riamente, uso o comboio para me deslocar para o trabalho, indo de carro até à estação de Oeiras. No início do ano, ao estacionar na es-tação, o parquímetro não só não me “deu” o recibo como também não me devolveu a moeda de 1€. Procurei outra máquina e lá re-solvi o problema, mas depois de “perder” o comboio. Nesse dia en-viei um email à Parques Tejo, sem esperança de resposta.

Mas..., a empresa respondeu- -me, muito atenciosamente, pe-dindo desculpas pelo sucedido e solicitando a minha morada para posterior envio da devolução da quantia em causa (1€). Poucos dias depois, recebo um cheque com o referido valor.

De facto se somos tão rápidos a “mal dizer”, também devemos usar a mesma rapidez para “falar bem”. A Parques Tejo foi uma “pessoa de bem” e isso deve ser dito. Afinal ainda existe seriedade em Portugal. [...]

João Fernandes

BRAGA

AMANHÃ 5º MÍNIMA

15º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA

20º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 10º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

18º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 8º MÍNIMA

19º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

17º MÁXIMA

FARO

HOJE 11º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 9º MÍNIMA

18º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 11º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

16º MÁXIMA

PORTO

HOJE 10º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

16º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE****

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. O chefe da Igreja Católica. Adicionar. 2. Certo benefício de que gozam as comunidades indianas. Anteparo de madeira colocado por fora da janela. 3. Transferira para outro dia. Carta de jogar. 4. Contr. da prep. em com o art. def. a. Extraordinária. Ovário dos peixes. 5. Mostrar gratidão por. 6. Serviu-se de. Respeitante à uva. 7. Bater com o martelo. 8. Observar. Damas de companhia. Letra grega correspon-dente a p. 9. Fluido gasoso, transparente e invisível que consti-tui a atmosfera. Prevenir. 10. Pequena embarcação de dois mastros e velas latinas. Planta gramínea. 11. Gorduroso. Incli-nação da alma e do coração Verticais: 1. Instrumento musical de cordas e teclado cuja percussão é feita por intermédio de teclas. Avarento. 2. Dá passos. Relativo ao úmero. 3. Homem ou animal, em relação àqueles que procriou. Guarnecer de asas. A si mesmo. 4. Sabor amargo. Vazio. 5. Planta marantácea. Aquelas. 6. Altar cristão. Emprega-se para excitar ou animar (interj.). 7. Contr. da prep. de com o art. def. a. Bajulava. 8. Jornada. Subterfúgio com que se pretende sair de uma dificuldade. 9. A tua pessoa. Esvaziar. Designativa de carência ou ausência (prep.). 10. Cortês. Variedade de enchido de lombo de porco em tripa larga. 11. Nivelar. Fitar a vista em

CRUZADAS Horizontais: 1. Papa, Aditar. 2. Inama, Adufa. 3. Adiara, Ás. 4. Na, Rara, Ova.

5. Agradecer. 6. Usou, Uval. 7. Amartelar. 8. Ver, Aias, Pi. 9. Ar, Avisar. 10. Rasca,

Aveia. 11. Oleoso, Amor Verticais: 1. Piano, Avaro. 2. Anda, Ume-

ral. 3. Pai, Asar, Se. 4. Amargor, Oco. 5. Araruta, As. 6. Ara, Eia. 7. Da, Adulava. 8. Ida, Evasiva. 9. Tu, Ocar, Sem. 10. Afá-

vel, Paio. 11. Rasar, Mirar

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Kutcher é Jobs no grande ecrã. Ashton Kutcher é apontado como protagonista da longa-metragem diri-gida por Michael Stern que contará a história de Steve Jobs, o falecido fundador da Apple, avança a revista Variety. O filme, intitulado Jobs, narra a fundação da empresa na década de 70. Saiba mais em destak.pt

DR

Page 20: ACTUALIDADE SUSANA JANUÁRIO SANTOS Despedimento … · ratórios» e onde as pessoas têm feito «milagres» para consegui- ... meiro polo de actividade. A obra integra o projec-to

PUB