Adelaide

3
funções ecossistêmicas Sao servicos e beneficios que os homens tiram no ecossistema que sao constantes interações existentes entre os elementos estruturais de um ecossistema, incluindo transferência de energia, ciclagem de nutrientes, regulação de gás, regulação climática e do ciclo da água (ODUM, E., 1975.). serviços ecossistêmicos são os benefícios directos e indirectos obtidos pelo homem a partir dos ecossistemas que sao provisão de alimentos, a regulação climática, a formação do solo, fluxos de materiais, energia e informações derivados dos ecossistemas naturais e cultivados que, combinados com os demais tipo capital (humano,manufaturado e social) produzem o bem-estar humano(King, 1966; Helliwell, 1969). As funções ecossistêmicas sao classificadas em quatro categorias primárias, funções de regulação; funções de suporte; funções de produção; e funções de informação (De Groot et al., 2002). As duas primeiras classes proporcionam suporte e manutenção dos processos e componentes naturais, contribuindo para a provisão das demais funções. Funcao de ecossistema Funcao de Regular reflete a capacidade que os ecossistemas tem de regular processos ecologicos essenciais, contribuindo para a saude do ecossistema e a sustentabilidade ambiental economica de uma regiao. Sao estas as funcoes regulação de gás, regulação climática, regulação de distúrbios,regulação e oferta de água,

description

fisiologia vegetal

Transcript of Adelaide

Page 1: Adelaide

funções ecossistêmicas

Sao servicos e beneficios que os homens tiram no ecossistema que sao constantes interações existentes entre os elementos estruturais de um ecossistema, incluindo transferência de energia, ciclagem de nutrientes, regulação de gás, regulação climática e do ciclo da água (ODUM, E., 1975.).

serviços ecossistêmicos são os benefícios directos e indirectos obtidos pelo homem a partir dos ecossistemas que sao provisão de alimentos, a regulação climática, a formação do solo, fluxos de materiais, energia e informações derivados dos ecossistemas naturais e cultivados que, combinados com os demais tipo capital (humano,manufaturado e social) produzem o bem-estar humano(King, 1966; Helliwell, 1969).

As funções ecossistêmicas sao classificadas em quatro categorias primárias, funções de regulação; funções de suporte; funções de produção; e funções de informação (De Groot et al., 2002). As duas primeiras classes proporcionam suporte e manutenção dos processos e componentes naturais, contribuindo para a provisão das demais funções.

Funcao de ecossistema

Funcao de Regular reflete a capacidade que os ecossistemas tem de regular processos

ecologicos essenciais, contribuindo para a saude do ecossistema e a sustentabilidade ambiental

economica de uma regiao. Sao estas as funcoes regulação de gás, regulação climática, regulação

de distúrbios,regulação e oferta de água, retenção do solo, formação do solo,regulação de

nutrientes, tratamento de resíduos, polinização,controle biologico e outras.

Funcao de suporte

Reflectem a capacidade de promover espaco e substrato adequado para actividade humanas

como habitacao, cultivo(agricultura,pecuaria, aquaculture, e outro.).

Funcao producao

Capacidade de prover ou produzir recursos que variam desde alimentos, matéria orgânica em geral,recursos genéticos, recursos ornamentais basta aplicar tempo e energia para exploracao.Producao do oxigenio de agua alimentos (frutas silvestres,pesca) e recursos medicinais.

Page 2: Adelaide

Funcao de informacaoE capacidade de fornecer informacao ,oportunidades no hambito de conhecimento, informacao historica,desenvolvimento de caracteristicas culturais,informacoes cientificasRecreação, informação estética, informaçãoartística e cultural, informação histórica e espirutal,ciência e educação.

Referencia

DE GROOT, R.S., WILSON, M.A.. BOUMANS, R.M.J., 2002. A typology for theclassification, description, and valuation of ecosystem functions, goods and services.Ecological Economics 41, 393-408.ODUM, E., 1975. Ecology: the link between the natural and social sciences.University of Georgia, 2a edição.HUETING, R., REIJNDERS, L., de BOER, B., LAMBOOY, J., JANSEN, H., 1998.The concept of environmental function and its valuation. Ecological Economics