Ademi PE › wp-content › uploads › 2016 › 0… · Web view2016/12/01  · A comissão deste...

Click here to load reader

Transcript of Ademi PE › wp-content › uploads › 2016 › 0… · Web view2016/12/01  · A comissão deste...

NEWSLETTER 01/12/2016  / EDIÇÃO 5816

View this email in your browser

CBIC divulga iniciativas em sustentabilidade da construção em Fortaleza

 

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CMA/CBIC) está reunida hoje e se reunirá amanhã para a sua última reunião do ano na sede do Sinduscon-CE. A programação da reunião conta com a correalização do Senai Nacional.  O resultado da reunião de hoje (01/12), que contou com a participação da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza, Águeda Muniz, será divulgado amanhã, no CBIC Mais. Também amanhã, os representantes da cadeia produtiva da Indústria da Construção farão uma visita técnica ao porto da Companhia Siderúrgica do Pecém.  

Na foto: 

O vice-presidente da Área Imobiliária Sinduscon-CE José Carlos Gama Braide ,a vice-presidente de Sustentabilidade Sinduscon-CE Paula Frota , Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC Nilson Sarti. (Crédito: Divulgação Sinduscon-CE)

Share

Tweet

Forward

Reunião em Paris define pauta do seminário da Confederation of International Contractors’ Associations (CICA)

José Carlos Martins, Ricardo Platt, Jorge Mas, Jean-Louis Marchand e  Sergio Torreti

Os preparativos para o seminário “Mirada Mundial a la Construcción. Traspaso de Mando CICA”, que irá ocorrer em Santiago do Chile, entre os dias 15 a 17 de janeiro de 2017, já estão sendo discutidos entre os dirigentes da CICA (Confederation of International Contractors’ Associations). A última reunião aconteceu, em Paris, na França, no dia 23 de novembro, com a presença do novo presidente da CICA, Jorge Mas; do presidente da CBIC e vice-presidente da CICA, José Carlos Martins, e de Sérgio Torreti, presidente da Câmara Chilena da Construção. Alguns temas já estão na pauta do seminário, como a inserção das médias empresas no mercado internacional; evolução e práticas das Parcerias Público Privadas (PPPs); desafios do financiamento para a infraestrutura. Além disso, haverá uma solenidade de posse da nova presidência da CICA. Leia amanhã (02/12), no CBIC Mais, a entrevista do novo presidente da CICA, Jorge Mas Figueroa. 

Share

Tweet

Forward

Sinduscon-MG completa 80 anos de contribuição para o setor da Construção em Minas

Foto: Gladyston Rodrigues/Sinduscon-MG

Na última terça-feira (29/11), o Sinduscon-MG completou 80 anos de história e conquistas em benefício da Construção Civil.  Para comemorar a data especial, a entidade reuniu cerca de 700 empresários, jornalistas, representantes de classe e autoridades em uma solenidade no, no The One Business, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia, entidades do setor e gestores públicos ressaltam a atuação do Sindicato para o aprimoramento do setor produtivo e para o desenvolvimento socioeconômico. Em seu pronunciamento, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, lembrou da capacidade de articulação e a postura visionária dos gestores mineiros. “Minas tem cumprido seu papel com competência e liderança aglutinando o setor e transmitindo exemplos de que tanto precisamos no esforço continuado para expansão da nossa representação”, complementou José Carlos. Na ocasião ocorreu a entrega do Prêmio Sinduscon-MG de Jornalismo e da Medalha Wady Simão à Direcional Engenharia. O presidente do Sinduscon-MG, Andre de Sousa Lima Campos, destacou a importância da Construção Civil para a economia de Minas Gerais e o papel da entidade no desenvolvimento do setor. “A representatividade do Sinduscon-MG é consequência da capacidade empreendedora dos empresários e das construtoras mineiras”. O dirigente também apesentou um balanço das ações implementadas e os novos projetos do Sinduscon-MG. Logo em seguida, o presidente do Seconci-MG, Eduardo Henrique Moreira, reafirmou o compromisso social das empresas do setor da Construção Civil. Dando início às premiações, o presidente Andre Campos, juntamente com o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Kerison Lopes, anunciou a matéria “Inovação é antidoto para efeitos de crise / Venda focada no produto é estratégia ultrapassada” como a vencedora do 1º Prêmio Sinduscon-MG de Jornalismo. A jornalista Thaíne Belissa, do Jornal Diário do Comércio, foi agraciada com um cheque de R$ 10 mil e uma viagem no valor de R$ 5 mil. Na sequência, subiu ao palco o diretor-presidente da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo, para receber a Medalha Wady Simão que homenageia empresas que se destacam empreendedorismo e pela contribuição com o setor. “Ser reconhecido no meu Estado, onde as melhores e as maiores empresas do setor da construção nasceram e aqui estão é uma grande honra. Isso faz crescer os desafios que a gente tem pela frente. Isso me dá mais força e mais energia” disse Ricardo Valadares Gontijo.

Share

Tweet

Forward

CNI, CBIC e Sinicon preparam Nota Técnica sobre pontos para aprimoramento do PLS 559/2013

O parecer do senador Fernando Bezerra, substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 559/2013, que cria novo marco legal para licitações e contratos da Administração Pública, será votado pelo plenário da Casa. O projeto já foi aprovado na Comissão de Infraestrutura (CI) e na de Desenvolvimento Nacional (CEDN) do Senado Federal. Além das propostas e emendas ao texto que a Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COP/CBIC) vem defendendo no Senado, foi elaborada uma Nota Técnica da CNI (feita em conjunto pela CBIC e Sinicon) tratando de 14 pontos do projeto que merecem e precisam de aprimoramento. De acordo com o presidente da COP/CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, sem prejuízo do trabalho da Comissão, as três entidades (CNI, CBIC e Sinicon) partem juntas para um trabalho no Senado a fim de demonstrar os riscos da aprovação do texto na forma atual. A Nota reforça que a criação de novo marco legal para licitações e contratos da Administração Pública é adequada para melhorar a qualidade das contratações com o Poder Público e criar novas oportunidades de negócios. Reforça também que a unificação dos diplomas legais é oportuna na medida em que traz para uma só lei o regime do pregão, o RDC, o registro de preços e de pré-qualificação, conferindo maior segurança jurídica aos intérpretes de uma legislação que passará a ser consolidada. No entanto, destaca a necessidade de aprimoramentos no que se refere a adequação dos valores ofertados como garantia; previsões mínimas acerca do licenciamento ambiental e desapropriações. A íntegra da nota foi enviada nesta quinta-feira pela COP/CBIC aos associados da entidade.

Share

Tweet

Forward

PIB da Construção deve ficar em -5,3% em 2016

O Produto Interno Bruto (PIB) da construção deve fechar 2016 com queda de 5,30%, projetou o Sinduscon-SP nesta quinta-feira (01/12) em encontro com a imprensa. A estimativa é 0,3% acima da anterior, realizada no início do ano e foi modificada após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre do PIB nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a terceira queda consecutiva do PIB da construção (-2,14% em 2014 e -6,52% em 2015), perfazendo um total de - 13,4% de 2014 a 2016. Para 2017 o Sinduscon-SP estima alta de 0,5%. Segundo o presidente do Sinduscon-SP, José Romeu Ferraz Neto, a projeção de alta não se refere a uma melhoria das condições do setor, mas há uma base deprimida. “Esta é uma projeção que só vai acontecer se houver a aprovação de medidas macroeconômicas, como a PEC dos gastos, a reforma da previdência e a reforma trabalhista.” Segundo análise do sindicato, a perspectiva para 2017 é de redução lenta da taxa de juros, mercado de trabalho e renda ainda em queda, baixa taxa de investimento e consumo das famílias fraco. “A melhora da confiança empresarial deve começar a se refletir nas decisões de investir a partir do segundo semestre”, complementa o vice-presidente de Economia, Eduardo Zaidan. Clique aqui para mais informações. 

Share

Tweet

Forward

Construção Civil realiza seminário sobre Ética e Compliance no dia 6 de dezembro no Rio Grande do Sul

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza no próximo dia 6 de dezembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o seminário “Ética e Compliance para uma gestão eficaz” para discutir como o compliance pode modernizar a gestão de entidades e empresas da construção civil no Brasil. Promovido pela CBIC e pelo SESI Nacional, o evento terá participação de representantes do Judiciário e especialistas para debater como fortalecer mecanismos internos de controle, assim como as normas de conduta que tornam mais difícil a prática de desvios.  Estão confirmadas as presenças do cientista político Leonardo Barreto, do economista Gesner Oliveira, do procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos, do diretor de Integridade, Acordos e Cooperação Internacional, da secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), do ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Renato Capanema, e do consultor da Siemens, Lino Sidney. Realizado pelo Sinduscon-RS, o evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea). Na ocasião, a CBIC vai lançar em Porto Alegre o Guia de Ética & Compliance da construção civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e iniciativas de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas. O volume é composto por um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. São documentos que apontam o que pode ou não ser feito no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores. O seminário e a apresentação dos documentos são o desfecho de um trabalho iniciado em 2015, em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC decidiu atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área para a construção civil. Clique aqui para acessar a programação do seminário. 

Share

Tweet

Forward

Prêmio Sinduscon de Jornalismo de Pernambuco chega a sua 19ª edição

Nesta sexta-feira, 02, serão conhecidos os trabalhos vencedores do Prêmio Sinduscon de Jornalismo, que completou em 2016 19 anos de realização contínua. O anúncio será feito durante a confraternização de final de ano do Sinduscon-PE que ocorrerá a partir das 19h, na casa de recepções Arcádia Paço Alfândega. Na ocasião, serão premiados os primeiros colocados de cinco categorias: Telejornalismo, Jornalismo Online, Fotojornalismo, Impresso Série e Impresso Isolada. Nesta edição, foram inscritos 31 trabalhos publicados em veículos de comunicação pernambucanos. A média anual nessas quase duas décadas de existência é de 20 a 25 trabalhos. Para o vice-presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simón, à frente da organização do certame, a participação dos jornalistas e fotojornalistas é fruto do trabalho de relacionamento com a imprensa que vem sendo feito pelo Sinduscon-PE ao longo desses anos, sempre buscando atender à demanda da mídia, se posicionando sobre os mais diversos temas que impactam direta e indiretamente no setor da construção civil. "Construímos uma relação de diálogo. Hoje a imprensa sabe que estamos à postos para nos posicionarmos, e ainda estamos cada vez mais atentos ao que os veículos publicam sobre nosso setor e a como a sociedade interpreta essas informações", considera ele. Os trabalhos são escolhidos a partir do debate desenvolvido pelos membros da comissão julgadora, que não emitem notas e sim entram em um consenso. A comissão deste ano foi formada por dois jornalistas, dois arquitetos e um representante do Sinduscon-PE. Cada trabalho vencedor é contemplado com o valor de R$2 mil. Desde o ano passado, tanto as inscrições quanto o envio dos materiais são feitos unicamente por meios digitais, evitando o uso de papel. Uma atitude consonante não só com as novas plataformas de informação em uso como também com a visão de sustentabilidade disseminada pela entidade através do Movimento Vida Sustentável. A confraternização do Sinduscon-PE é o coroamento de mais um ano de luta pelo desenvolvimento do setor construtivo. Para a vice-presidente da CBIC e representante do Sinduscon-PE na Câmara, Betinha Nascimento, é um momento importante para todos celebrarem as conquistas e se renovarem para os novos desafios que 2017 trará. Esta será a última confraternização conduzida pelo presidente do Sinduscon-PE, Gustavo de Miranda, cuja gestão chega ao final após seis anos à frente da entidade. 

Share

Tweet

Forward

Decreto lista empreendimentos que participarão do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 28 de novembro o Decreto nº 8.916, de 25 de novembro de 2016, que dispõe sobre a qualificação de empreendimentos

públicos federais de transportes para implantação de investimentos por meio de novas parcerias com o setor privado”, que traz a lista de empreendimento elegidos para participarem do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Segue a lista:I - Rodovia BR-364/365 GO/MG (Jataí/Uberlândia), Estados de Goiás e de Minas Gerais;II - Rodovias BR-101/RS, BR-116/RS, BR-290/RS e BR-386/RS (compreendendo trechos da divisa SC/RS até Osório, de Porto Alegre até Camaquã e de Porto Alegre até Carazinho), Estado do Rio Grande do Sul;III - Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul;IV - Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, localizado em Salvador, Estado da Bahia;V - Aeroporto Hercílio Luz, localizado em Florianópolis, Estado de Santa Catarina;VI - Aeroporto Pinto Martins, localizado em Fortaleza, Estado do Ceará;VII - Terminal de Trigo do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro;VIII - Terminais de Combustíveis de Santarém (STM 04 e STM 05), Estado do Pará;IX - Ferrovia EF-151 SP/MG/GO/TO (trecho entre Porto Nacional e Estrela D'Oeste - Ferrovia Norte-Sul), Estados de Tocantins e de São Paulo;X - Ferrovia EF-170 MT/PA (trecho entre Sinop e Miritituba - Ferrogrão), Estados de Mato Grosso e do Pará; eXI - Ferrovia EF 334/BA - Ferrovia de Integração Oeste- Leste (trecho entre Ilhéus e Caetité), Estado da BahiaClique aqui para acessar a íntegra do Decreto. 

Share

Tweet

Forward

Seconci-SP premia melhores práticas em saúde e segurança do trabalho da construção civil do Estado de São Paulo

Os engenheiros e técnicos responsáveis pela SST das obras premiadas; à esquerda, agachado, Walter Vicioni Gonçalves, do Sesi-SP/Senai-SP, eleito Personalidade do Ano. Atrás, em pé, Sergio Porto, presidente do Seconci-SP (segundo à esquerda). Crédito: Divulgação Seconci-SP.

Premiação pioneira em homenagear práticas bem-sucedidas em canteiros de obras, a quarta edição do Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho apresentou no último mês de novembro os cases vencedores das empresas da construção civil do Estado de São Paulo. Na ocasião, o presidente do Seconci-SP, Sergio Porto, destacou que, apesar da crise econômica, houve ampla participação das construtoras no certame. “No Brasil que lida com tantos problemas de saúde e acidentes de trabalho, essas empresas estão dando um banho de cidadania. Mostraram que a nossa indústria faz questão de construir em um ambiente de trabalho saudável e seguro”, afirmou. Empresas da construção civil de todo o Estado de São Paulo, divididas em sete regiões, inscreveram seus cases em três categorias: Controle de Perigos e Riscos no Canteiro (trabalhos em prol da segurança dos trabalhadores); Controle da Saúde no Canteiro (práticas exemplares de manutenção da saúde coletiva dos trabalhadores); e Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra (ações para minimizar os transtornos causados na vizinhança e que tem como objetivo diminuir o impacto no meio ambiente). O Comitê Organizador concedeu ainda dois prêmios especiais: Trabalhador ou Trabalhadora Modelo, que escolheu o profissional mais comprometido com a saúde e segurança do trabalho e exemplo para os demais. O premiado nesta categoria foi Demerval Rodrigues de Oliveira, Mestre de Obras da Even Construtora. Já na categoria Personalidade do Ano, destinada a uma pessoa com grande representatividade no setor da Saúde e Segurança do Trabalho, selecionada pelo Conselho Deliberativo do Seconci-SP, o vencedor foi Walter Vicioni Gonçalves, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, além de membro do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Realizado pelo Seconci-SP em parceria com o Sinduscon-SP e organização da Garrido Marketing, as obras premiadas podem ser conferidas, clicando aqui.

Share

Tweet

Forward

Panorama Jurídico: perspectivas para a indústria da construção em 2017 serão apresentadas no dia 12 de dezembro

O Sinduscon-GO, com apoio da Advocacia Arthur Rios e do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, realiza no próximo dia 12 de dezembro, das 14h30 às 19h, em sua sede, em Goiânia, o “3º Panorama Jurídico: Perspectivas para a Indústria da Construção 2017”. O presidente da OAB/GO, Lúcio Flávio, mestre em Direito; Relações Internacionais e Desenvolvimento; especialista em Direito Empresarial e em Direito Processual Civil, participará realizando a abertura do evento, que prossegue com diversas palestras e debates. Às 15h30, o advogado Arthur Rios, especialista em Direito Civil e Processual Civil, em Direito Corporativo e em Direito Tributário, árbitro na 2ª Corte de Conciliação e Arbitragem de Goiânia, e presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Aparecida de Goiânia, abordará o tema “Grandes discussões contratuais na crise - distratos, corretagem, taxas cartorárias e outros temas de interesse setorial”. Em seguida, o advogado Klaus E. Rodrigues Marques, especialista e mestre em Direito Tributário, falará sobre “Princípio da seletividade para o ICMS - redução da alíquota para energia e comunicação”.  Às 17h20 o tema será “Compliance, Lei Anticorrupção e Integridade Corporativa”, apresentado por Adriana Velloso, bacharel em Direito e especialista em Compliance - Multinacional Alemã e Americana. Na sequência, serão abordadas as “Parcerias Público-Privadas”, pelo procurador do Estado de Goiás, Bruno Moraes Faria Belém, mestre em Ciências Jurídico-Políticas; especialista em Direito Constitucional e diretor do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Goiás. Também está prevista palestra com o tema “Crédito de Floresta como Fundo Garantidor das PPP’s”. Fechando as apresentações do evento, o advogado Arthur Rios retornará para tratar do tema Arbitragem. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Share

Tweet

Forward

08 de Dezembro de 2016Reunião do Banco de Dados da CBICLocal: sede da CBIC – SCN Qd.01 Bloco E Edifício Central Park 13º andar – Brasília-DF 

YouTube

Email

Website

Twitter

Facebook

Flickr

SoundCloud

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park - 13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013

unsubscribe from this list    update subscription preferences Inscreva-se aqui para receber nossos informativos