Adolescencia e Mec Defesa

25
Desenvolvimento Físico e Cognitivo na Adolescência A adolescência é definida não apenas como um período de mudança da puberdade, mas como um período de transição entre a infância e a adoção completa de um papel adulto. As mudanças físicas da adolescência são desencadeadas por um conjunto complexo de mudanças hormonais, iniciadas por volta dos 8 ou 9 anos.

Transcript of Adolescencia e Mec Defesa

Page 1: Adolescencia e Mec Defesa

Desenvolvimento Físico e Cognitivo na Adolescência

A adolescência é definida não apenas como um período de mudança da puberdade, mas como um período de transição entre a infância e a adoção completa de um papel adulto.

As mudanças físicas da adolescência são desencadeadas por um conjunto complexo de mudanças hormonais, iniciadas por volta dos 8 ou 9 anos.

Page 2: Adolescencia e Mec Defesa

Pesquisadores descobriram evidências definitivas dessas formas avançadas de pensamento em, pelo menos, alguns adolescentes. No entanto, o pensamento operacional formal não é universal, nem é consistentemente utilizado, mesmo por aqueles que tem capacidade.

Uma nova faceta do pensamento do adolescente é o desenvolvimento de novos níveis de raciocínio moral.

A moralidade convencional baseia-se em regras e normas ditadas por grupos externos, a família, a igreja ou a sociedade. É essa forma dominante de raciocínio moral entre adolescentes e adultos.

Page 3: Adolescencia e Mec Defesa

O ambiente escolar é um dos mais educativos, na experiência do adolescente. O s que se saem bem, academicamente, no segundo grau, são aqueles com QI mais elevado e os que provêm de famílias com uma figura de autoridade. Os que abandonam a escola estão mais propensos a empobrecer ou a se sair precariamente na escola.

Comportamento Social e Personalidade na Adolescência

No início da adolescência, a auto-estima reduz-se um pouco, vindo a aumentar com constância, ao longo dos anos do mesmo período.

Page 4: Adolescencia e Mec Defesa

Os conceitos sobre relações também sofrem modificação, tornando-se mais flexíveis, as amizades são cada vez mais, entendidas como adaptáveis e mutáveis.

As interações dos adolescentes com os pais costumam ficar um tanto quanto conflitantes, no início da adolescência, fenômeno que possivelmente pode ter relação com as mudanças físicas da puberdade.

As relações com os companheiros passam a ser mais importantes.

Os adolescentes são mais vulneráveis à pressão do companheiros.

 

Page 5: Adolescencia e Mec Defesa

Adolescência NormalNormal

““Devemos considerar a adolescência como um fenômeno Devemos considerar a adolescência como um fenômeno específico dentro de toda a história do desenvolvimento do ser específico dentro de toda a história do desenvolvimento do ser humano, e por outro lado estudar a sua expressão humano, e por outro lado estudar a sua expressão circunstancial de caráter geográfico e temporal histórico-circunstancial de caráter geográfico e temporal histórico-social.”Aberastury e Knobel, p. 24)social.”Aberastury e Knobel, p. 24)

A adolescência está caracterizada fundamentalmente por A adolescência está caracterizada fundamentalmente por ser um período de transição entre a puberdade e o estado ser um período de transição entre a puberdade e o estado adulto de desenvolvimento e que nas diferentes sociedades este adulto de desenvolvimento e que nas diferentes sociedades este período pode variar.período pode variar.

Page 6: Adolescencia e Mec Defesa

As mudanças psicológicas que ocorrem nesse período, e que As mudanças psicológicas que ocorrem nesse período, e que estão relacionadas às mudanças corporais, levam a uma nova estão relacionadas às mudanças corporais, levam a uma nova relação com os pais e com o mundo. Isto só é possível quando relação com os pais e com o mundo. Isto só é possível quando se elabora, lenta e dolorosamente, o luto pelo corpo de se elabora, lenta e dolorosamente, o luto pelo corpo de criança, pela identidade infantil e pela relação com os pais da criança, pela identidade infantil e pela relação com os pais da infância.infância.

É um momento contraditório, doloroso, confuso, É um momento contraditório, doloroso, confuso, caracterizado por conflitos com o meio social e com a família. caracterizado por conflitos com o meio social e com a família. Este quadro freqüentemente é confundido com crises e Este quadro freqüentemente é confundido com crises e estados patológicos.estados patológicos.

Page 7: Adolescencia e Mec Defesa

Não só o adolescente sofre com esse processo, mas os pais Não só o adolescente sofre com esse processo, mas os pais também têm dificuldade em aceitar crescimento como também têm dificuldade em aceitar crescimento como conseqüência do sentimento de rejeição que experimentam frente conseqüência do sentimento de rejeição que experimentam frente a genitalidade e à livre manifestação da personalidade que surge a genitalidade e à livre manifestação da personalidade que surge dela.dela.

Ocorre que também os pais tem que fazer um luto, pelo filhos, Ocorre que também os pais tem que fazer um luto, pelo filhos, precisam fazer um luto pelo corpo do filho pequeno, pela sua precisam fazer um luto pelo corpo do filho pequeno, pela sua identidade de criança, pela sua relação de dependência infantil.identidade de criança, pela sua relação de dependência infantil.

Page 8: Adolescencia e Mec Defesa

A Síndrome da Adolescência NormalA Síndrome da Adolescência Normal

Sintetizando as características da adolescência, podemos Sintetizando as características da adolescência, podemos descrever a seguinte sintomatologia que integraria esta descrever a seguinte sintomatologia que integraria esta síndrome:síndrome:

1. Busca de Si Mesmo e Da Identidade1. Busca de Si Mesmo e Da Identidade  

Aqui é de fundamental importância o luto com relação ao Aqui é de fundamental importância o luto com relação ao corpo infantil perdido, que obrigam a uma modificação do corpo infantil perdido, que obrigam a uma modificação do esquema corporal e do conhecimento físico de si mesmo.esquema corporal e do conhecimento físico de si mesmo.

Para Sorenson, a identidade é a criação de um sentimento Para Sorenson, a identidade é a criação de um sentimento interno de semelhança e continuidade, uma unidade da interno de semelhança e continuidade, uma unidade da personalidade sentida pelo indivíduo e reconhecida por outro, personalidade sentida pelo indivíduo e reconhecida por outro, que é o “saber quem sou”. que é o “saber quem sou”.

Page 9: Adolescencia e Mec Defesa

Tudo isso mencionado é o que pode levar o adolescente a adotar diferentes identidades. As identidades transitórias que são adotadas durante um certo tempo, como por exemplo, o machismo no rapaz ou da precoce sedução na moça, descrita com precisão em Lolita de Novokof.

Identidades circunstanciais , são as que conduzem a identificações parciais transitórias e que costumam confundir o adulto, surpreendido, às vezes, ante as mudanças da conduta de um mesmo adolescente que recorre a esse tipo de identidade, por exemplo, quando o pai vê seu filho adolescente no clube, no colégio etc. e não habitualmente como o vê em casa e na sua relação com ele.

Page 10: Adolescencia e Mec Defesa

A presença externa dos pais, nessa fase começa a ser desnecessária. Agora que a separação não só é possível como necessária. As figuras parentais são internalizadas, incorporadas à personalidade do sujeito, e este pode começar o seu processo de individuação.

Page 11: Adolescencia e Mec Defesa

2. Tendência Grupal2. Tendência Grupal

Na busca da identidade, o indivíduo, nessa etapa da vida, Na busca da identidade, o indivíduo, nessa etapa da vida, recorre como comportamento defensivo à busca de recorre como comportamento defensivo à busca de uniformidade. Essa é a razão que surge o espírito de grupo, pelo uniformidade. Essa é a razão que surge o espírito de grupo, pelo qual o adolescente mostra-se tão inclinado.qual o adolescente mostra-se tão inclinado.

33. Necessidade de Intelectualizar e Fantasiar. Necessidade de Intelectualizar e Fantasiar

A necessidade que a realidade impõe de renunciar ao corpo, ao A necessidade que a realidade impõe de renunciar ao corpo, ao papel e aos pais da infância, assim como a bissexualidade que papel e aos pais da infância, assim como a bissexualidade que acompanha a identidade infantil, enfrenta o adolescente com acompanha a identidade infantil, enfrenta o adolescente com uma vivência de fracasso ou de impotência frente a realidade uma vivência de fracasso ou de impotência frente a realidade externa.externa.

Page 12: Adolescencia e Mec Defesa

4. Crises Religiosas4. Crises Religiosas

Quanto a religiosidade, fenomenologicamente se observa que Quanto a religiosidade, fenomenologicamente se observa que o adolescente tanto pode se manifestar como um ateu o adolescente tanto pode se manifestar como um ateu fervoroso como um místico muito exacerbado, como situações fervoroso como um místico muito exacerbado, como situações extremas.extremas.

5. A Deslocalização Temporal5. A Deslocalização Temporal

Do ponto de vista da conduta, é possível dizer que o Do ponto de vista da conduta, é possível dizer que o adolescente vive com uma certa deslocalização temporal; adolescente vive com uma certa deslocalização temporal; converte o tempo em presente e ativo, numa tentativa de converte o tempo em presente e ativo, numa tentativa de maneja-lo.maneja-lo.

Aparecem dificuldades no adolescente de diferenciar externo-Aparecem dificuldades no adolescente de diferenciar externo-interno, adulto infantil, presente – passado-futuro.interno, adulto infantil, presente – passado-futuro.

Page 13: Adolescencia e Mec Defesa

6. A Evolução Sexual desde o Auto-Erotismo até a 6. A Evolução Sexual desde o Auto-Erotismo até a HeterossexualidadeHeterossexualidade

Na evolução do auto-erotismo à heterossexualidade que se Na evolução do auto-erotismo à heterossexualidade que se observa no adolescente, pode-se descrever um oscilar observa no adolescente, pode-se descrever um oscilar permanente entre as atividades de caráter masturbatório e o permanente entre as atividades de caráter masturbatório e o começo do exercício genital.começo do exercício genital.

O amor apaixonado é também um fenômeno que adquire O amor apaixonado é também um fenômeno que adquire características singulares na adolescência e que apresentam características singulares na adolescência e que apresentam todo o aspecto dostodo o aspecto dos

Page 14: Adolescencia e Mec Defesa

7. Atitude Social Reivindicatória7. Atitude Social Reivindicatória

Nem todo o processo da adolescência depende do próprio Nem todo o processo da adolescência depende do próprio adolescente, como uma unidade isolada no mundo. Não há adolescente, como uma unidade isolada no mundo. Não há dúvidas que a constelação familiar é a primeira expressão da dúvidas que a constelação familiar é a primeira expressão da sociedade que influi e determina grande parte da conduta do sociedade que influi e determina grande parte da conduta do adolescente.adolescente.

A mesma situação edípica vivida pelos adolescentes, vivem os A mesma situação edípica vivida pelos adolescentes, vivem os próprios pais do mesmo. O aparecimento da genitalidade na próprios pais do mesmo. O aparecimento da genitalidade na vida destes também é percebida pelos pais. vida destes também é percebida pelos pais.

A juventude revolucionária tem em si o sentimento místico da A juventude revolucionária tem em si o sentimento místico da necessidade de mudança social.necessidade de mudança social.

Page 15: Adolescencia e Mec Defesa

8. Contradições Sucessivas em Todas as Manifestações da 8. Contradições Sucessivas em Todas as Manifestações da CondutaConduta

A conduta do adolescente está dominada pela ação, que A conduta do adolescente está dominada pela ação, que constitui o modo de expressão mais típico nestes momentos da constitui o modo de expressão mais típico nestes momentos da vida, em que até o pensamento precisa tornar-se ação para vida, em que até o pensamento precisa tornar-se ação para poder ser controlado.poder ser controlado.

9. Separação Progressiva dos Pais9. Separação Progressiva dos Pais

Um dos lutos básicos que o adolescente tem que fazer é o Um dos lutos básicos que o adolescente tem que fazer é o luto pelos pais da infância. Assim, uma das tarefas básicas luto pelos pais da infância. Assim, uma das tarefas básicas concomitantes à identidade do adolescente é a de ir concomitantes à identidade do adolescente é a de ir separando-se dos pais, o que está favorecido pelo separando-se dos pais, o que está favorecido pelo determinismo que as mudanças biológicas impõem neste determinismo que as mudanças biológicas impõem neste momento cronológico do indivíduomomento cronológico do indivíduo

Page 16: Adolescencia e Mec Defesa

Os pais não são alheios às ansiedades que despertam a Os pais não são alheios às ansiedades que despertam a genitalidade e o desprendimento real, e aos ciúmes que isto genitalidade e o desprendimento real, e aos ciúmes que isto implica nos filhos e neles mesmos.implica nos filhos e neles mesmos.

A presença internalizada de boas imagens parentais, com os A presença internalizada de boas imagens parentais, com os papeis bem definidos, permitirá uma boa separação dos pais, e papeis bem definidos, permitirá uma boa separação dos pais, e facilitará a passagem à maturidade, para o exercício da facilitará a passagem à maturidade, para o exercício da genitalidade num plano adulto.genitalidade num plano adulto.

Por outro lado, figuras parentais, não muito estáveis nem bem Por outro lado, figuras parentais, não muito estáveis nem bem definidas em seus papéis podem aparecer ante o adolescente definidas em seus papéis podem aparecer ante o adolescente como desvalorizadas e obriga-lo a procurar identificação com como desvalorizadas e obriga-lo a procurar identificação com personalidades mais consistentes e firmes, pelo menos em um personalidades mais consistentes e firmes, pelo menos em um sentido compensatório e idealizados. sentido compensatório e idealizados.

Page 17: Adolescencia e Mec Defesa

10. Constante Flutuações do Humor e do Estado de Ânimo10. Constante Flutuações do Humor e do Estado de Ânimo

Observa-se que os fenômenos de depressão e luto acompanham o Observa-se que os fenômenos de depressão e luto acompanham o processo identificatório da adolescência. Um sentimento básico processo identificatório da adolescência. Um sentimento básico de ansiedade e depressão acompanhará, o adolescente.de ansiedade e depressão acompanhará, o adolescente.

As oscilações de humor são típicas dessa fase, como uma defesa, As oscilações de humor são típicas dessa fase, como uma defesa, ao falharem na utilização dos mecanismos de defesa como ao falharem na utilização dos mecanismos de defesa como projeção e de luto pela perda.projeção e de luto pela perda.

Page 18: Adolescencia e Mec Defesa

Dentro desse contexto, somente quando o mundo adulto o Dentro desse contexto, somente quando o mundo adulto o compreende adequadamente e facilita, a sua tarefa evolutiva compreende adequadamente e facilita, a sua tarefa evolutiva o adolescente poderá desempenhar-se correta e o adolescente poderá desempenhar-se correta e satisfatoriamente, poderá gozar de sua identidade.satisfatoriamente, poderá gozar de sua identidade.

“ “ A identidade alcançada no final da adolescência, embora A identidade alcançada no final da adolescência, embora tenha a sua relação com as identificações do passado, inclui tenha a sua relação com as identificações do passado, inclui todas as do presente e também os ideais para os quais todas as do presente e também os ideais para os quais tende.”(p.71)tende.”(p.71)

Page 19: Adolescencia e Mec Defesa

MECANISMOS DE DEFESAMECANISMOS DE DEFESA

É o conjunto de operações efetuadas pelo Ego perante os perigos que É o conjunto de operações efetuadas pelo Ego perante os perigos que procedem do Id, do Superego e da realidade exterior.procedem do Id, do Superego e da realidade exterior.

  

Defesa expressa pela conduta NormalDefesa expressa pela conduta Normal

  

    PatológicaPatológica

Intervém no equilíbrio, ajustamento e adaptação da personalidadeIntervém no equilíbrio, ajustamento e adaptação da personalidade

A patologia depende da Freqüência, Intensidade e Duração da defesa A patologia depende da Freqüência, Intensidade e Duração da defesa utilizada e levando-se em conta a situação vivida.utilizada e levando-se em conta a situação vivida.

Page 20: Adolescencia e Mec Defesa

Defesas:Defesas:

1. Repressão1. Repressão

•Mecanismo básico do sistema defensivo.Mecanismo básico do sistema defensivo.

•Consiste na manutenção fora do ego consciente, ou na expulsão do mesmo, Consiste na manutenção fora do ego consciente, ou na expulsão do mesmo, de uma idéia ou afeto desprazeroso.de uma idéia ou afeto desprazeroso.

•A função da repressão é manter longe da consciência determinados A função da repressão é manter longe da consciência determinados

elementos, mediante um esforço contínuo e permanente.elementos, mediante um esforço contínuo e permanente.

2. Regressão2. Regressão

•É um retorno a um estágio ou funcionamento anterior do É um retorno a um estágio ou funcionamento anterior do desenvolvimento, a fim de evitar as ansiedade ou hostilidades envolvidas desenvolvimento, a fim de evitar as ansiedade ou hostilidades envolvidas nos últimos estágios.nos últimos estágios.

•Retorno a pontos de fixação primitivos;Retorno a pontos de fixação primitivos;

•Depende do nível fixação;Depende do nível fixação;

Page 21: Adolescencia e Mec Defesa

3. Projeção

•É uma defesa que atribui aos outros próprios sentimentos não admitidos; incluindo preconceito, rejeição da intimidade por meio da suspeita, excessiva cautela contra os perigos externos.

•É uma forma de deslocamento, se dirige para fora e atribui a outras pessoas aqueles traços de caráter, atitudes, motivos e desejos contra os quais existem objeções e se quer negar.

•A projeção às vezes se associa com a Negação;

•É um mecanismo comum, mas seu uso sistemático impede de que a pessoa se veja como realmente é, e dificulta os relacionamentos.

4. Introjeção

•Defesa na qual a criança introjeta ou percebe experiências de prazer ou dor, das quais derivam boas ou más imagens internalizadas.

•A introjeção de um objeto temido serve para evitar a ansiedade pela internalização das características agressivas do objeto.

Page 22: Adolescencia e Mec Defesa

5. Identificação5. Identificação

•É um processo de estruturação ativa, que acontece dentro do ego, através do É um processo de estruturação ativa, que acontece dentro do ego, através do qual o ego constrói os constituintes internos do controle regulador à base de qual o ego constrói os constituintes internos do controle regulador à base de elementos selecionados, derivados do modelo.elementos selecionados, derivados do modelo.

•É tido como o mecanismo mais importante par o crescimento do ego.É tido como o mecanismo mais importante par o crescimento do ego.

•O que motiva a identificação é a satisfação dos seus desejos, através da qual O que motiva a identificação é a satisfação dos seus desejos, através da qual a criança admira ou aspira a força e as qualidades dos mais velhos (pessoas) e a criança admira ou aspira a força e as qualidades dos mais velhos (pessoas) e tenta obter para si mesma seus padrões de sucesso, adquirindo sua maneira tenta obter para si mesma seus padrões de sucesso, adquirindo sua maneira de se comportar.de se comportar.

•Uma identificação significativa requer contínuo esforço, através da Uma identificação significativa requer contínuo esforço, através da constante presença das pessoas com quem a criança se relaciona e através do constante presença das pessoas com quem a criança se relaciona e através do ganho, por parte da criança, de um senso de competência e crescente auto-ganho, por parte da criança, de um senso de competência e crescente auto-estima a partir do emprego das ações identificadas.estima a partir do emprego das ações identificadas.

6. Isolamento6. Isolamento

•Divisão intrapsíquica ou separação entre o afeto e seu conteúdo, resultando Divisão intrapsíquica ou separação entre o afeto e seu conteúdo, resultando em repressão da idéia ou afeto, ou no deslocamento do afeto para um em repressão da idéia ou afeto, ou no deslocamento do afeto para um conteúdo diferente ou substituto.conteúdo diferente ou substituto.

Page 23: Adolescencia e Mec Defesa

7. Anulação7. Anulação

•Atua junto com a negação , como meio de livrar-se da ansiedade causada no Atua junto com a negação , como meio de livrar-se da ansiedade causada no ego pela situação vivida.ego pela situação vivida.

8. Negação8. Negação

•Altera a percepçãoAltera a percepção

•Mecanismo de defesa intrapsíquico por meio do qual pensamentos, desejos, Mecanismo de defesa intrapsíquico por meio do qual pensamentos, desejos, fatos e dúvidas conscientemente intoleráveis são repudiados por uma fatos e dúvidas conscientemente intoleráveis são repudiados por uma negação inconsciente de sua existência.negação inconsciente de sua existência.

•Ao contrário da repressão, afeta, mais do que a realidade intern, a Ao contrário da repressão, afeta, mais do que a realidade intern, a percepção da realidade externa.percepção da realidade externa.

9. Formação Reativa9. Formação Reativa

•A formação reativa leva o ego a efetuar aquilo que é totalmente oposto às A formação reativa leva o ego a efetuar aquilo que é totalmente oposto às tendência do Id que se quer rechaçar.tendência do Id que se quer rechaçar.

•Traços de caráter perfeccionistas e descompromissados constituem com Traços de caráter perfeccionistas e descompromissados constituem com freqüentemente formação reativa contra tendências, desejos e impulsos freqüentemente formação reativa contra tendências, desejos e impulsos proibidos.proibidos.

Page 24: Adolescencia e Mec Defesa

10. Racionalização10. Racionalização

•Mecanismo que proporciona explicações intelectuais racionais do Mecanismo que proporciona explicações intelectuais racionais do comportamento que foi, na realidade determinado por motivos não comportamento que foi, na realidade determinado por motivos não reconhecidos. reconhecidos.

•Nosso raciocínio defende o nosso sentimento.Nosso raciocínio defende o nosso sentimento.

11. Somatização11. Somatização

•Com prejuízo orgânicoCom prejuízo orgânico

•Conversão defensiva de derivados psíquicos em sintomas corporais, ou Conversão defensiva de derivados psíquicos em sintomas corporais, ou seja, o que deveria ser sentido no ego, é transferido e vivenciado no corpo.seja, o que deveria ser sentido no ego, é transferido e vivenciado no corpo.

•Na somatização, há uma predisposição orgânica para o uso da função Na somatização, há uma predisposição orgânica para o uso da função corporal eleita para a descarga psíquica.corporal eleita para a descarga psíquica.

12. Dissociação12. Dissociação

•Mais regressivo; cisão da consciência.Mais regressivo; cisão da consciência.

•Modificação temporária, mas drástica, do caráter ou do seno de Modificação temporária, mas drástica, do caráter ou do seno de identidade individual afim de evitar angústia;identidade individual afim de evitar angústia;

Page 25: Adolescencia e Mec Defesa

13. Sublimação13. Sublimação

•É o mais elaborado dos mecanismos de defesa.É o mais elaborado dos mecanismos de defesa.

•O mecanismo pelo qual a energia psíquica retida no material reprimido é O mecanismo pelo qual a energia psíquica retida no material reprimido é transformada e dirigida a objetivos socialmente úteis é conhecido como transformada e dirigida a objetivos socialmente úteis é conhecido como sublimação.sublimação.

•Sublimação é a adaptação lógica e ativa as normas do meio ambiente, com Sublimação é a adaptação lógica e ativa as normas do meio ambiente, com proveito para si mesmo e para a sociedade, dos impulsivos do Id, rechaçados proveito para si mesmo e para a sociedade, dos impulsivos do Id, rechaçados como tais pelo ego, um funcionamento harmônico com o superego. Há uma como tais pelo ego, um funcionamento harmônico com o superego. Há uma satisfação indireta.satisfação indireta.