Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao...

36
Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e cidadão capaz, e ajuda e proteção aos proteção aos anciãos e anciãos e incapacitados. Não se pode incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático“. por um Poder Democrático“. Louis Blanc Louis Blanc

Transcript of Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao...

Page 1: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

SOCIALISMO UTÓPICOSOCIALISMO UTÓPICO

““O Estado está obrigado a O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e cidadão capaz, e ajuda e proteção aosproteção aos anciãos e anciãos e

incapacitados. Não se pode incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não obter tais resultados a não

ser por um Poder ser por um Poder Democrático“.Democrático“.Louis BlancLouis Blanc

Page 2: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• SOCIALISMO: reforma da sociedade beneficiando as classes mais numerosas. Os mais pobres, ou seja, o proletariado...é uma ideologia ligada a Revolução Industrial.

• SOCIALISMO UTÓPICO ou Romântico: primeira corrente do pensamento socialista, criticava a sociedade de sua época, expunham os princípios de uma sociedade ideal, mas sem indicar os meios de torná-la real.

Page 3: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Robert Owen (Falanstério): inglês.

Foi um reformador social galês, e um filósofo socialista libertário.

É considerado o pai do movimento cooperativo.

Page 4: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Louis Blanc, Pierre Joseph Proudhon (falanstérios): franceses

Page 5: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• Saint Simon, Charles Fourier (franceses): Falanstérios

Page 6: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Falanstérios - edifícios-cidades. As pessoas trabalham apenas no que querem, cada um com sua vocação. Os bens são distribuídos conforme a necessidade. A divisão das riquezas produzidas seria feita considerando-se a quantidade e qualidade do trabalho de cada indivíduo.

Page 7: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• SOCIALISMO CIENTÍFICO OU MARXISMO:

Friedrich Engels e Karl Marx – Século XIX

Page 8: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

O MANIFESTO COMUNISTA:

“proletários do mundo inteiro, uni-vos”.

Page 9: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Page 10: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• CAPITAL, expuseram as idéias básicas do Socialismo.

• "De cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades".

Page 11: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

LUTAR PELA IMPLANTAÇAO DO SOCIALISMOATÉ O ÚLTIMO DIA DAS NOSSAS VIDAS.

Page 12: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Idéias Marxistas

Page 13: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• DIALÉTICA: natureza em permanente processo de transformação, move-se pela luta de forças contrárias: o explorado e o explorador, essa luta promove mudanças quantitativas e qualitativas na realidade.

Page 14: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• CONCEPÇÃO MATERIALISTA DA HISTÓRIA: importância do trabalho, na produção - toda sociedade possui uma estrutura representada pelas forças de produção econômica ( terras, máquinas, capital, tecnologia e etc) e pelas relações sociais de produção (servidão, assalariados ), em todas elas relação de exploração.

Page 15: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• LUTA DE CLASSES: motor da História humana, só terminaria com o aparecimento da sociedade Comunista, onde não haveria exploração de classes e injustiças sociais.

Page 16: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• MAIS-VALIA: o capitalista explora o trabalhador assalariado, não lhe pagando de forma integral. Essa quantia é a mais-valia. Isto devido ao exército industrial de reserva.

Page 17: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Page 18: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

ESTADO COMO INSTRUMENTO DE DOMÍNIO: o Estado nunca é neutro, é uma arma de domínio das classes proprietárias: no Feudalismo o Estado nasceu para assegurar o domínio político da Nobreza, o Estado Capitalista para garantir o domínio da burguesia sobre o proletariado.

Page 19: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO: haveria desenvolvimento naturalmente na humanidade, num estágio bem avançado, a economia não conseguiria mais se desenvolver, provocando crises cíclicas quase sem solução- recessão, fome , miséria, desemprego.

Page 20: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

IRRACIONALIDADE DO CAPITALISMO: a busca desenfreada do lucro levaria às grandes produções, e como o trabalhador tem

pequeno poder aquisitivo não consegue consumir

geraria crises sem precedentes.

Page 21: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

A superprodução- Mamãe estou com fome. Por

que não tem pão?- Porque seu pai foi despedido

da padaria onde ele trabalhava.

- Por que mandaram ele embora?

- Por causa da crise.- Por que tem crise?- Porque há pão demais!

Page 22: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Page 23: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

PARA RESOLVER ESSE IMPASSES: SOMENTE UMA

SOCIEDADE SEM PROPRIEDADE PRIVADA,

SEM LUCROS, SEM CLASSES, SEM EXPLORAÇÃO.

Page 24: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• Para se chegar a isso, os proletários deveriam tomar o poder através de revolução, implantar uma ditadura proletária, socializar os meios de produção (socialismo), e finalmente acabar com o estado e chegar ao comunismo.

Page 25: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• Letra: Eugène Pottier (1871)Música: Pièrre Degeyter (1888) De pé, ó vitimas da fomeDe pé, famélicos da terraDa idéia a chama já consomeA crosta bruta que a soterra Bem unidos façamosNesta luta finalUma terra sem amosA Internacional Crime de rico a lei cobreO Estado esmaga o oprimidoNão há direitos para o pobreAo rico tudo é permitido 

À opressão não mais sujeitosSomos iguais todos os seresNão mais deveres sem direitosNão mais direitos sem deveres Pois somos do povo os ativosTrabalhador forte e fecundoPertence a Terra aos produtivosÓ parasitas deixai o mundo Ó parasitas que te nutresDo nosso sangue a gotejarSe nos faltarem os abutresNão deixa o sol de fulgurar

Page 26: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• Em 1864, Primeira Internacional COMUNISTA - Londres, SOCIALISMO POR REVOLUÇÃO.

Page 27: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• SEGUNDA INTERNACIONAL – 1889 – SOCIALISMO

SERIA ALCANÇADO POR REFORMAS.

Page 28: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• TERCEIRA INTERNACIONAL-1919 - COMINTER - NA RÚSSIA.

Page 29: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

1938 – A Quarta Internacional é a herdeira do legado revolucionário de todas as organizações mundiais da classe trabalhadora.

Page 30: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• ANARQUISMO-SÉCULO XIX• Pregava uma sociedade sem Estado, porém sem

passar pela etapa socialista, ou seja, do Capitalismo passaria direto ao Comunismo; a sociedade se autogovernaria - autogestão, sem partido político até para a organização inicial, afirmam que partido e votos é jogo sujo da burguesia e o do Estado.

• Foi criticado pelos socialistas , pois sem um partido dos trabalhadores como conscientizá-los, seria uma arma forte contra a Burguesia.

Page 31: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Pensadores: Mikhail Bakunin, Kropotkin.

Page 32: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

Malatesta e Proudhon.

Page 33: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

POSITIVISMO• Augusto Comte (1798-1857) –

França .• O avanço da História da

humanidade era determinado pelo avanço do conhecimento.

• Estado positivo – A sociedade seria governada pela Ciência.

• “Não é preciso transformar profundamente as estruturas sociais, bastaria que a Ciência governasse.”

• Ditadura dos que sabem: empresários, administradores, cientistas e militares.

• Daí o lema: Ordem e Progresso.

Page 34: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

• CATOLICISMO SOCIAL• Em 1891, Leão XIII publicou e Encíclica Rerum

Novarum, declarando-se contra o Marxismo e apelando para o espírito cristão dos empregadores : que fossem aprovadas leis regulamentando o trabalho das mulheres, proibindo o trabalho das crianças, limitando as jornadas de trabalho, descanso semanal remunerado, isonomia entre o trabalho de homens e mulheres.

• O objetivo da Igreja era frear o Capitalismo sem atacar suas bases e evitar revoluções sociais.

Page 35: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda

"A idade de ouro da "A idade de ouro da humanidade não está atrás de humanidade não está atrás de

nós, mas à nossa frente” nós, mas à nossa frente” Saint-SimonSaint-Simon

  

Page 36: Adriano Valenga Arruda SOCIALISMO UTÓPICO O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos anciãos e incapacitados.

Adriano Valenga Arruda