Advento e..

6
Trabalho de Advento /Natal INTRODUÇÃO 1. Uma ideia: Paróquia em Família, Casa de Comunhão Estamos a viver este ano pastoral, procurando valorizar o papel evangelizador da “família”, enquanto Igreja Doméstica a construir, dia a dia, como verdadeira “Casa de Comunhão”. Ao mesmo tempo que cresce cada família, como “Igreja Doméstica”, edifica-se também a Igreja, como “grande família”, tornando-se assim a Paróquia uma verdadeira «família de famílias». Se há um tempo litúrgico e cultural propício à família é o Natal. Basta ver como vêm de longe, e para longe se encaminham tantos homens e mulheres, pais, filhos, netos e avôs, ao encontro com as raízes, porque é Natal. Neste tempo, o apelo da família é mais forte. A imagem de marca do Natal é a de uma família simples, unida por um amor profundo e original entre Maria e José, tocada pelo dom e pelo mistério divinos, visitada pela surpresa de um Menino, que é o Filho de Deus. A família humana tornou-se, desde o Natal de Jesus, o lugar por excelência da manifestação da Vida e do Amor que vêm de Deus. Assim o Natal é, para nós todos, a Festa da Família e uma bela Família torna-se para nós o maior presente de Deus! Neste sentido, vamos preparar o Natal, tão conhecido por ser “a festa da família” propondo às próprias famílias, (pais e filhos, avós) a construção de um verdadeiro conjunto da verdadeira comunhão . Na pressão da competitividade e na violência das tempestades económicas e sociais, a família é realmente a primeira e insubstituível rede de apoio e de proximidade , abrigo e refúgio. 2. Um símbolo: um prato com velas No intuito de materializar a ideia da família, como casa de comunhão, pensamos num objecto simples, como um prato com 5 velas, com uma estrutura muito interessante. 3. Uma dinâmica em rede de famílias A acompanhar o gesto, está sempre uma proposta de: a) Leitura brevíssima da bíblia (cf. 2ª coluna – texto tirado da liturgia dominical) b) Leitura breve de um pensamento, a partir do Magistério da Igreja sobre os valores familiares (3ª coluna) c) Atitudes a propor, para serem vividas na pequena família (em casa) e na grande família (paróquia) (cf. 4ª coluna) I.

Transcript of Advento e..

Page 1: Advento e..

Trabalho de Advento /Natal

INTRODUÇÃO

1. Uma ideia: Paróquia em Família, Casa de Comunhão

Estamos a viver este ano pastoral, procurando valorizar o papel evangelizador da “família”, enquanto Igreja Doméstica a construir, dia a dia, como verdadeira “Casa de Comunhão”. Ao mesmo tempo que cresce cada família, como “Igreja Doméstica”, edifica-se também a Igreja, como “grande família”, tornando-se assim a Paróquia uma verdadeira «família de famílias».

Se há um tempo litúrgico e cultural propício à família é o Natal. Basta ver como vêm de longe, e para longe se encaminham tantos homens e mulheres, pais, filhos, netos e avôs, ao encontro com as raízes, porque é Natal. Neste tempo, o apelo da família é mais forte. A imagem de marca do Natal é a de uma família simples, unida por um amor profundo e original entre Maria e José, tocada pelo dom e pelo mistério divinos, visitada pela surpresa de um Menino, que é o Filho de Deus. A família humana tornou-se, desde o Natal de Jesus, o lugar por excelência da manifestação da Vida e do Amor que vêm de Deus. Assim o Natal é, para nós todos, a Festa da Família e uma bela Família torna-se para nós o maior presente de Deus!

Neste sentido, vamos preparar o Natal, tão conhecido por ser “a festa da família” propondo às próprias famílias, (pais e filhos, avós) a construção de um verdadeiro conjunto da verdadeira comunhão. Na pressão da competitividade e na violência das tempestades económicas e sociais, a família é realmente a primeira e insubstituível rede de apoio e de proximidade, abrigo e refúgio.

2. Um símbolo: um prato com velas

No intuito de materializar a ideia da família, como casa de comunhão, pensamos num objecto simples, como um prato com 5 velas, com uma estrutura muito interessante.

3. Uma dinâmica em rede de famílias

A acompanhar o gesto, está sempre uma proposta de:

a) Leitura brevíssima da bíblia (cf. 2ª coluna – texto tirado da liturgia dominical)b) Leitura breve de um pensamento, a partir do Magistério da Igreja sobre os valores familiares (3ª coluna)c) Atitudes a propor, para serem vividas na pequena família (em casa) e na grande família (paróquia) (cf. 4ª

coluna)I.

Page 2: Advento e..

II.

I. UMA LUZ DE IDEIAS, PARA O NATAL DE 2011

1. festa dos Avós (3º advento)A Paróquia poderá organizar, no seu próprio espaço, uma Festa dedicada aos idosos. Eles são muitas vezes, “esquecidos”. Quando o Sol brilha para uns, para os mais novos, os idosos são postos de lado, esquecidos e ignorados, que esquecemos, porque já não nos faz falta (pensamos ser os mais importantes, não precisámos deles). Não devemos esquecer que o Natal não é «a festa das crianças». Mesmo sendo a Festa do nascimento de «uma criança» é impossível contar esta história, ignorando os anciãos. Nos preparativos da Festa do Natal, estão as figuras anciãs de Isabel e Zacarias (pais de João Baptista, o percursor). E a quadra natalícia conclui-se com a apresentação do Menino Jesus no Templo, em que Simeão e Ana, que recebem Cristo no Templo, aí O acolhem como Luz das Nações (Lc.2,21-40).

Ter em casa, à porta, ou na família, um idoso, é uma graça que nem sempre sabemos apreciar. Livres da pressa e do rendimento do trabalho, ensinam-nos a apreciar as coisas com gratidão e sabedoria. Marcados pela vida, guardam na memória ensinamentos do passado que previnem erros do futuro. São, no seu testemunho de oração constante e de resistência pacífica, uma escola de evangelho. Bem podiam ser o fiel da balança, no equilíbrio de gerações.

A ideia d’ “A Vela que um dia deixou de brilhar” poderá lembrar-nos a sua importância. “O guarda-chuva esquecido” poderia também ser o título de um conto de Natal, a promover através de um concurso.

Propomos que se realize uma Festa de Natal, no encerramento do 1º período. Os catequizandos poderão explorar a temática do Natal e da Família, através de uma dança, de um sketch, de uma mímica em sombras chinesas, com um apropriado instrumental, ou de um jogral colectivo.

4. Uma família à chuva: uma imagem possível do Natal dos «sem-abrigo».

Diz São Lucas, a quando do nascimento de Jesus, que «não havia lugar para eles na hospedaria» (Lc.2,7). E São Mateus recorda-nos a “ordem de despejo”, no presépio de Belém: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto” (Mt.2,139) Podemos imaginar a Sagrada Família à chuva, na condição dos actuais «sem abrigo», mas podemos também contar com os cuidados de Maria e José que não faltaram ao abrigo, que era preciso dar ao Menino. (http://www.youtube.com/watch?v=1sgd6NuBq8w)

5. Um filme: A história do nascimento de Jesus! (The Nativity Story)

Page 3: Advento e..

Estaremos perante um grande empobrecimento cultural e espiritual se crianças começarem a pensar que o Natal é só compras e prendas, e já nada souberem do menino nascido em Belém há 2000 anos e que veio realizar a maior revolução de que há memória no coração da humanidade. Se nós já não sabemos contar a história, haverá com certeza cada vez mais só compras, prendas, doces e sorrisos, e pais-natais nos hipermercados, mas o milagre não acontecerá. E Natal sem milagre, que Natal é?Propomos, por isso, organizar o visionamento do filme sobre a história do nascimento de Jesus. A publicidade ao filme estreado no Natal de 2006 não podia dizer, nem em mais, nem em melhores palavras, o essencial deste magnífico e prodigioso acontecimento: “Uma família. Uma viagem. Uma criança, que mudaria o mundo. Para sempre”. São tópicos, para uma conversa ou debate, depois de se ver filme.

6. Presépios, sob a forma de luz7. Outra proposta: semana do anúncio (cantar os reis)Conselhos paroquiais ou representantes da catequese, da pastoral familiar e de outros grupo paroquiais…Dia do anúncio: uma marcha pela família, nosso abrigo

No domingo, dia 18 de dezembro, no final da Missa (11h) faremos uma marcha pela família, nosso abrigo. O grupo de

Jovens e outros acompanham esta iniciativa.

No sábado iniciamos às 20h a nossa caminhada para a Igreja da Visitação…

Page 4: Advento e..

II. PROPOSTAS PARA O ADVENTO 2011Se

man

as

Textos bíblicos inspiradores

Valores Familiares a propor

Atitudes a propor na Catequese

Actividade prática

1º Ele vos tornará firmes até ao fim! (…)Fiel é Deus por quem fostes chamados à comunhão (2ª leitura: I Cor.1,8-9)

FidelidadePerseverança

Fidelidade à EucaristiaFidelidade à CatequeseFidelidade à palavra dada

Adquirir o prato e colocar a 1ª vela: com o nome dos pais…- realizar um conto de Natal (o prémio será de um nascimento)- pedir aos avós que digam as orações que conhecem (antigas)Gravar FIDELIDADE

2º Falai ao coração! (1ª leitura: Is.40,2)

O Senhor usa de paciência para convosco(2ª leitura: II Pe.3,9)

DiálogoPaciência

Diálogo com Deus (Oração)

Diálogo em família

Adquirir outra vela e escrever o nome dos irmãos /filhos do casal- pedir aos pais e avós as receitas dos nossos familiaresGravar palavrasDIÁLOGO E PACIÊNCIA

3º Avaliai tudo, conservando o que for bom! (…)Todo o vosso ser se conserve puro!(2ª leitura: I Tes.4,21.23)

Revisão de Vida

Pureza de coração

Exame de consciênciaConfessar a verdade (cf. evº: Jo.1,20)

Adquirir 3 velas e numa delas escrever o nome dos avós (do pai e da mãe)Na outra escrever o nome dos padrinhos;Na mais grossa do meio escrever JESUS.- pedir aos avós/pais que recordem tradições …Gravar na 3ª: PUREZANa 4ª velas: REVISÃO DE VIDA

4º O Senhor anuncia que te vai fazer uma casa! (1ª leitura: II Sam.7,12)

A revelação do mistério encoberto (2ª leitura: Rom.16,25)

Comunhão de Vida e amor!

Obediência Dizer Sim, como Maria(cf. evº: Lc-1,38)

Numa fita da cor que quiser escreve os valores da nossa vida familiar: COMUNHÃO DE VIDA E AMOR/Verdade/perdão/ generosidade…Trazer o arranjo para benzer e levar para a mesa da Noite de Natal (acendê-la com uma oração)

Atividades da catequese:

Dias Celebrações AnosFesta de Cristo Rei Preparar andor: a procissão com S.C. Jesus…

- preparar um coração do 1º ano…- todos os anos estão presentes…

Todos

I Advento 26/27 Espectáculo/Concerto

Conto Natal

9º e 10º anos e catequistas -G10º ano (sab) - vis9º ano (dom) - vis

II Advento 3/42 de Dez. (6ªf) Festa/Convívio

1º,2,3º anos – G1º ano (sab) - Vis2º 5º anos (dom) Vis

III Advento 10/11 4º,5,6º anos – G3º ano – sab - Vis6º, 7º anos (dom) - Vis

IV Advento 17/18Missas do parto

7º, 8º anos celeb. da missa e todos os anos - G 1º ao 8º anos – 17 Dez (Vis) 9º/10º anos 18 Dez (Vis)

8 dez Nossa senhora 24 dez Natal Anjos…30 Dez Festa da S. Família5/6 janeiro Cantar os reis Era importante cantar os reis no dia 7 e 8 de Janeiro7/8 Janeiro Festa padrinhos Convite aos pais e padrinhos…15 janeiro II TC B Visitar presépios

- Festa natal: (Tarefa)1º ano: cantar10º ano: canta/dramatiza/prepara o espaço2º ano: dança3º ano: poemas/declamar9º ano: dramatiza/mensagem/prepara o presépio4º ano: cantar8º ano: dramatiza/teatro5º ano: canto7º ano: mensagem/ declamar

6º ano: cantoPais das crianças/adolescentes: canto Final

Semana 1 – FidelidadeOração em FamíliaSenhor Jesus,com o início do Advento,Vós revelais o Vosso encontrocom toda a humanidade,de uma maneira surpreendente.

Page 5: Advento e..

Fazeis‐Vos um de nós para que,assumindo a nossa natureza humana,experimenteis, na Vossa carne, a nossa vida.Obrigado, Senhor,por este tempo de fé, de esperança e de amor.Que todos aqueles com quemesta semana nos encontrarmosse sintam mais próximos de Vós.Permanecei connosco, Senhor.Sede o nosso Companheiro de todos os dias.Ámen.Pai Nosso / Ave Maria / Glória ao Pai

Semana 2 – Solidariedade/DiálogoOração em FamíliaJesus, Ensinai‐nos a partilhar o que temos e somos.Entregamo‐Vos todas as crianças do mundoprincipalmente as que sofrem violência,fome e descriminação.Entregamo‐Vos todas as que andam na catequese,para que aprendam a amar‐Vos cada vez mais.Às que não Vos conhecem nem Vos amam,ajudai‐as a encontrar‐Vos.Queremos também entregar‐Vostodas as famílias do mundo,para que nelas reine a Paz, o Amor, o Perdão,e o desejo sincero de Vos amarem cada vez mais.Jesus, abençoai a nossa família,e que a Vossa Mãe, que é também nossa,nos guarde no Seu Coração.Ámen.Pai Nosso /Ave Maria / Glória ao Pai

Semana 3 – PurezaOração em FamíliaObras do Senhor, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Sol e Lua, bendizei o Senhor.

Louvai‐o e exaltai‐O eternamente.

Estrelas dos Céus, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Mares, rios e fontes, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Montes, colinas e florestas, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Monstros marinhos e animais que se movemnas águas, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Feras e rebanhos, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Povos da terra, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Santos e humildes de coração, bendizei o Senhor.

Louvai‐O e exaltai‐O eternamente.

Tudo o que respira bendiga o Senhor

Louve‐O e exalte‐O eternamente

Ó Senhor, nosso Deus,como é grande o Vosso Nome em toda a Terra!Ámen.Pai Nosso /Ave Maria /Glória ao Pai

Semana 4 – Paz/AMOROração em FamíliaJesus, Como S. Francisco ensinai‐nos a serInstrumentos da Vossa Paz.“onde houver ódio, que eu leve o Amor;‐ onde houver ofensa que eu leve o Perdão;‐ onde houver discórdia que eu leve a União;‐ onde houver dúvida que eu leve a Fé;‐ onde houver erro que eu leve a Verdade;‐ onde houver desespero que eu leve a Esperança;

‐ onde houver tristeza que eu leve a Alegria;‐ onde houver trevas que eu leve a Luz.Ó Mestre,fazei que eu procure mais

‐ consolar, que ser consolado;

‐ compreender, que ser compreendido;

‐ amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe;‐ é perdoando que se é perdoado;‐ é morrendo que se nasce para a Vida Eterna.Ámen

Terminar com o abraço da Paz.

Page 6: Advento e..

Ao acender as velas:(Primeiro Domingo)Para nós, Senhor, Advento é Esperança,Por isso, esta luz que nos acompanha,Assinala o desejo que temos de despertarE avançar em direcção ao Amigo que já vem.Deus de bondade, fortalece-nos,Para que este tempo provoque em nós a vontadeDe nos conhecermos melhor,De nos encontrarmos com a verdade do que somos,De desejarmos ser mais…Na Tua Presença!

(Segundo Domingo)

Deus de fraternidade, ajuda-nos,A não nos fecharmos apenas em nós.Quem se sente próximo de Ti,Não pode deixar de se experimentar irmão de todos.Que a nossa voz se junte à dos profetasE que a nossa vida grite solidariedade!

(Terceiro Domingo)

Deus da vida, renova-nos,Torna-nos, sensíveis ao mundo que nos rodeia,E que, à semelhança de S. João Baptista,

Desejemos a simplicidade e austeridade,Que nos ajudarão a maravilharCom as coisas pequenas e grandesQue a Tua bondade põe ao nosso serviço.

(Quarto Domingo)

Deus da paz,Abre o nosso olhar e os nossos horizontes,Que nenhum de nós viva o Natal que se aproximaDe costas voltadas, quer para os que estão perto,Quer para os que estão longe,E que Maria, exemplo de total disponibilidade,Nos mostre a forma de vivermos permanentementeDespertos para os pobres que muitos esquecem.

(Natal)

Deus de Amor,A nossa alegria, hoje, não tem fim!A nossa esperança, fez-se certeza diante dos nossos olhos!És Deus connosco, és Deus em Nós, és Deus no meio de Nós!Não temos palavras para Te dar graças,Que a nossa alegria seja contagiante,Que o nosso entusiasmo seja motivador,Que a nossa vida seja a Tua Vida em nós!