Afecções Hematopoéticas

22
Escola Técnica de Enfermagem Santa Helena Matéria: Clinica Medica Prof.º : Anderly Liane Grupo: Ana Maria Claudia Sérgia Crislândia Joice Jackson Lidia

description

Anemia, Distrbios da coagulação e Leucemia;

Transcript of Afecções Hematopoéticas

Page 1: Afecções Hematopoéticas

Escola Técnica de Enfermagem Santa Helena

Matéria: Clinica MedicaProf.º : Anderly LianeGrupo: Ana Maria Claudia Sérgia Crislândia Joice Jackson Lidia

Page 2: Afecções Hematopoéticas
Page 3: Afecções Hematopoéticas

Anemia Anemia Serve para designar um quadro que tem inúmeras causas, algumas hereditárias e outras adquiridas, mas todas associadas à produção ou à perda dos glóbulos vermelhosprodução ou à perda dos glóbulos vermelhos. Também chamados de hemácias ou eritrócitos, essas células contêm hemoglobina, um pigmento vermelho cuja função vital é transportar oxigênio por todo o organismo.

DefiniçãoDefinição

Page 4: Afecções Hematopoéticas

Anemia é uma doença conhecida há muitos anos que tem inúmeras causas diferentes. Pode estar relacionado tanto à falha na medula óssea como à perda excessiva de hemácias.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais.

CausasCausas

Page 5: Afecções Hematopoéticas

HemorrágicaOcorre após grande perda de sangue.

AplásticaDiminuição nas células percussoras na medula óssea.

FalciformeDefeito Congênito na hemoglobina, que se apresenta em forma de foice.

ClassificaçãoClassificação

Page 6: Afecções Hematopoéticas

PerniciosasDeficiência de Vitamina B¹²

FerroprivaDeficiência do ferro.

A vitamina B12 é importante

Para o metabolismo, formação

de células vermelhas do sangue

e manutenção dosistema nervoso central

que inclui o cérebro emedula espinhal

Page 7: Afecções Hematopoéticas

Manifestações ClínicasManifestações ClínicasDependendo da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação, pode ocorrer Palidez da pele e mucosas, astenia, tonturas, vertigens, cefaleias,anorexia, sonolência, hipotermia, irritabilidade, perda de elasticidade cutânea e desgastar , ou tornar fino os cabelos entre outros.

DiagnósticoDiagnósticoO hemograma é o principal exame a ser realizado quando há suspeita de anemia. Neste exame é possível a avaliação da série vermelha, que inclui alguns dos seguintes parâmetros:número total de hemácias; hemoglobina; hematócrito. Podem ser solicitados aspiração de medula óssea e esfregaço de sangue periférico

Page 8: Afecções Hematopoéticas

TratamentoTratamentoVaria conforme a causa da doença, mas pode incluir:Tomar suplemento alimentar de ferro, sulfato ferroso, ácido fólico ou de vitamina B12; Ajustes na alimentação; Transfusão sanguínea.

Page 9: Afecções Hematopoéticas
Page 10: Afecções Hematopoéticas

Esses dirtubios estão associados a fatores hereditários, como a hemofilia, a fatores adquiridos relacionados à deficiência de vitamina K, ao uso de anticoagulantes e à coagulopatia por consumo dos fatores de coagulação.

Page 11: Afecções Hematopoéticas

Manifestações ClínicasManifestações ClínicasSe define por sangramento difuso, na pele e nas mucosas, no trato gastrintestinal e urinário e em locais de venopunção. Observam-se, ainda, equimoses (infiltração de sangue na malha dos tecidos) e petéquias (um pequeno ponto vermelho no corpo causado por uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos).

DiagnósticoDiagnósticoObtido a partir de testes de coagulação

TratamentoTratamentoMedidas destinadas a interromper o fator desencadeante, ou seja, a atacar diretamente a causa.

Page 12: Afecções Hematopoéticas

Anormalidade aos mecanismos da coagulação sanguínea

Manifestações ClínicasManifestações ClínicasManifesta-se por equimoses, sangramento nasal e gengival, hematúria, hematêmese e melena, menorragia e sangramento operatório.

TratamentoTratamentoMedidas de reposição sanguínea, transfusão de sangue e de vitamina K por via oral, subcutânea ou intramuscular

Page 13: Afecções Hematopoéticas

A hemofilia é um distúrbio hereditário do sangramento causado por uma deficiência de um dos fatores da coagulação sanguínea.

Uma alteração relacionada com o cromossomo X, portanto, a grande maioria dos indivíduos portadores da doença são do sexo masculino.

Page 14: Afecções Hematopoéticas

Manifestações ClínicasManifestações Clínicas Caracteriza-se por

dificuldade de coagulação do sangue, o que gera hemorragias nasais, gengivais, intramusculares e articulares após traumatismo mínimos.

DiagnósticoDiagnósticoNormalmente se faz na infância , com o aparecimento da hemorragia. Os testes de coagulação e as pesquisas dos fatores de coagulação vêm confirmar o diagnóstico.

Page 15: Afecções Hematopoéticas

TratamentoTratamentoReposição do fator de coagulação normalmente obtido a partir de plasma humano. O tratamento da hemofilia, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Os hemocentros distribuem gratuitamente a medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde.Deve também fazer também aplicações de gelo, no mínimo, três vezes por dia, por 15 ou 20 minutos, até que a hemorragia estanque.

Vencida a fase aguda, o portador de hemofilia deve ser encaminhado para fisioterapia a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular.

Page 16: Afecções Hematopoéticas

Proteger de traumatismo;Imobilizar as articulações em caso de hemorragias articulares;Observar e anotar episódios hemorrágicos;Auxiliar na higiene oral;Adotar cuidados especiais na realização de tricotomias, lavagens intestinais e aplicação de calor; Providenciar cartão de identificação do hemofílico, que deverá conter: Grupo sanguíneo, fator Rh, pessoa a ser avisada em caso de urgência, nome do médico e endereço do hospital onde faz o tratamento.

Cuidados de EnfermagemCuidados de Enfermagem

Page 17: Afecções Hematopoéticas
Page 18: Afecções Hematopoéticas

O termo leucemialeucemia corresponde a um conjunto de neoplasias malignas (cancro/câncer) que atingem o sangue e possuem origem na medula óssea, baço ou sistema linfático.

As causascausas do aparecimento da doença é desconhecida, podendo haver vários fatores associados, como exposição a irradiação, intoxicação química, infecção virótica e hereditariedade.

ClassificaçãoClassificaçãoo De Acordo com a linha celular envolvida: linfocítica,

granulocítica ou monocítica;o De acordo com a maturidade celular: Aguda ou

Crônica;

Page 19: Afecções Hematopoéticas

Leucemia AgudaLeucemia Aguda(aquelas de início e evolução rápidos) É caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue. A incidência maior se dá em entre crianças e adultos

Leucemia CrônicaLeucemia Crônica(aquelas em que a instalação é aos poucos) é caracterizada pelo aumento de células maduras mas anormais. Sua progressão pode demorar de meses a anos. Geralmente se dá entre adultos e idosos.

Page 20: Afecções Hematopoéticas

DiagnósticoDiagnósticoConfirmado mediante avaliação hematológica, biópsia de medula óssea, RX do tórax e do esqueleto;

TratamentoTratamento• Medicamentos inibidores da proliferação anormal dos leucócitos;• Quimioterápicos, antibióticos, hormônios alcaloides;• Transfusão sanguínea, Oxigenoterapia;• Antitérmicos, antieméticos, analgésicos e complexos vitamínicos;• Transplante de medula óssea;• Dieta nutritiva, hidratação;• Profilaxia de infecções;

Page 21: Afecções Hematopoéticas

Cuidados de EnfermagemCuidados de Enfermagem

Proporcionar ambientes calmos e confortáveis;Manter a unidade de pacientes sempre limpa e livre de microrganismos patogênicos; cuidados especiais com cateteres venosos e sondas; Prevenir hemorragias, evitando traumatismos e tendo cuidados especiais quando administrados medicamentos por vias IM e EV;Observar e relatar a frequência e as características das eliminações gastrintestinais e urinárias (observar a presença de sangue) Verificar e registrar os sinais vitais de 6/6 horas; Observar e registrar os efeitos colaterais dos quimioterápicos; Oferecer a dieta, líquidos e auxiliar na alimentação; anotar os volumes de ingestão e excreção hídricas e administrar a medicação prescrita para a dor; Proporconar atividades recreativas;Atender as solicitações do paciente;

Page 22: Afecções Hematopoéticas

FimFim