AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ...

16
ATUALIDADE • 06 Mercado único para a Lusofonia Organização Mundial do Comércio considera «útil e saudável» livre circulação de pessoas e bens. Moreira confia em acordo com o Governo para reabilitação CIDADES • 02 ATUALIDADE • 03 FAMA&TV • 10 ANGELINA COMO NIGELLA A ATRIZ ANGELINA JOLIE FOI CONVIDADA PARA INTERPRETAR A CHEF BRITÂNICA NIGELLA LAWSON NO CINEMA. Programa de ajustamento pode chegar ao fim em maio ATUALIDADE • 06 Mães lusas desconhecem benefícios dos vegetais ESPERA DE 10 HORAS AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA CIDADES • 02 RUBEN FARIA COM QUEDA APARATOSA ESTÁ FORA DO RALI DAKAR TAL COMO CARLOS SOUSA • 08 FLAVIEN DUHAMEL FIL DIVERLÂNDIA VOLTA A ABRIR PORTAS PARA MAIS TRÊS DIAS DE PURA DIVERSÃO • 12 DR www.destak.pt | Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2162. Jornal de distribuição gratuita. 08.01.2014 Quarta-feira PORTUGAL ATUALIDADE • 04 TRÉGUA NO MAU TEMPO MAR PROMETE ACALMAR, MAS SERÁ POR POUCO TEMPO

Transcript of AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ...

Page 1: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

ATUALIDADE • 06

Mercado único para a Lusofonia

Organização Mundial do Comércio considera «útil e saudável» livre circulação de pessoas e bens.

Moreira confia em acordo com o Governo para reabilitação

CIDADES • 02

ATUALIDADE • 03

FAMA&TV • 10

ANGELINA COMO NIGELLAA ATRIZ ANGELINA JOLIE FOI CONVIDADA PARA INTERPRETAR A CHEF BRITÂNICA NIGELLA LAWSON NO CINEMA.

Programa de ajustamento pode chegar ao fim em maio

ATUALIDADE • 06

Mães lusas desconhecem benefícios dos vegetais

ESPERA DE 10 HORASAFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA CIDADES • 02

RUBEN FARIA COM QUEDA APARATOSA ESTÁ FORA DO RALI DAKAR TAL COMO CARLOS SOUSA • 08

FLAVIEN DUHAMEL

FIL DIVERLÂNDIA VOLTA A ABRIR PORTAS PARA MAIS TRÊS DIAS DE PURA DIVERSÃO • 12

DR

www.destak.pt | Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2162. Jornal de distribuição gratuita.

08.01.2014 Quarta-feira PORTUGAL

ATUALIDADE • 04

TRÉGUA NO MAU TEMPOMAR PROMETE ACALMAR, MAS SERÁ POR POUCO TEMPO

Page 2: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

EM DEZ SEGUNDOS

@LusaCARLOS SILVA Secretário-Geral da UGT

«[Milhares de reformados de Carris e Metro] vão ter cortes nos rendimentos na ordem dos 70%»

CRIME EM MASSAMÁ

Tribunal decide dar mais tempo à defesa O julgamento do jovem que esfaqueou quatro pessoas numa escola em Massamá, quando pretendia imitar um massacre, foi interrompido após o tribunal acei-tar dar mais tempo à defesa do menor para consultar o processo.

VILA PRAIA DE ÂNCORA

Encontrado corpo de canoísta O corpo do canoísta que estava desaparecido no rio Âncora desde domingo foi encontrado ontem, em terra, na localidade de Vila Praia de Âncora, Caminha. O corpo do homem, de 33 anos, foi detetado numa zona próxima do rio, junto à igreja de Âncora-Lage.

VALONGO

Casal detido por assalto à mão armadaA PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo e da prática dos crimes de ofensa à integridade física e tráfico de droga. Para realizar o roubo, os detidos identificaram-se verbalmente como polícias.

Moreira acreditano Governo

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, defende que

o Estado deve manter-se na Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e acre-dita que «ainda este mês» vai ser possível encontrar com o Governo uma solução para a empresa.

«Estou convencido de que, depois da conversa com o Governo, com o minis-tro [do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia] Moreira da Silva, vai ser possível finalmente encontrar-mos uma solução para a SRU. Acredi-to que este mês possamos encontrar uma solução», afirmou ontem Rui Mo-reira, em declarações aos jornalistas, no fim da reunião camarária privada.

O autarca comentava o relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) às contas de 2012 da SRU Porto Vivo, uma sociedade a que ele próprio presidiu, que o Estado (acionista maioritário) dis-se querer abandonar em 2013, que tem os órgãos sociais em funções desde 2011

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

Autarca do Porto confia em acordo com o Governo para encontrar uma solução para a Reabilitação Urbana.

e que está sem presidente do Conselho de Administração há mais de um ano.

Participação deve ser clarificada Rui Moreira revelou ainda que a Câma-ra vai propor ao Estado que «altere a sua intenção de sair da SRU» e subli-nhou a importância de o Estado, atra-vés do Instituto de Habitação e Reabi-litação Urbana (IHRU), dizer «de que forma quer participar» na empresa.

Dez horas de espera na Urgência do Garcia de Orta

A urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, está a registar uma afluência de utentes acima do normal, com doentes a esperar cerca de 10 ho-ras pelo atendimento. O presidente do conselho de administração, Daniel Fer-ro, disse segunda-feira que os elevados tempos de espera, quer na urgência quer nas consultas externas, são os prin-cipais problemas do Garcia de Orta.

GREVE O metro de Lisboa entra outra vez em greve amanhã, mas os efeitos da paralisação devem começar a ser sentidos hoje a partir das 23h. Não há serviços mínimos.

MIGUEL A.LOPES/LUSA

EM NÚMEROS

REDUÇÃO dos gastos com a reabilitação entre 2010 e 2012, segundo a última versão das contas da SRU.

61%

MENOS custos com a estru-tura da Sociedade de Reabili-tação, no mesmo triénio.

10%

BRUNO COLAÇO

INTOXICAÇÃO EM SINTRA LEVA CINCO AO HOSPITAL

pessoas, duas das quais crianças e um adolescente, foram ontem ao início da noite hospitalizadas na sequência de uma intoxicação por monóxido de carbono em Agualva-Cacém, Sintra.

08.01.2014CIDADES QUARTA-FEIRA www.destak.pt02

5

Page 3: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

PUB

08.01.2014 ATUALIDADEQUARTA-FEIRA www.destak.pt 03

JORGE CAMÕESPresidente Estaleiros de Viana

«Os próprios navios militares davam prejuízo, o que é uma coisa espantosa, atendendo a que é um nicho de mercado. Deram e dão [...] Estávamos metidos num espartilho da contratação pública.»

Nem todo o verde é igual

Vegetais protegem a saúde infantil

123RF

O que é que os brócolos, espina-fres, couves de Bruxelas, ervilhas

ou favas têm em comum, além da cor verde ou do desdém a que são votados à mesa de tantas refeições? A respos-ta, quem a dá, é um inquérito da Asso-ciação Portuguesa de Dietistas (APD), a que o Destak teve acesso, realizado junto de mães de crianças com idades entre os quatro e os dez anos: a falta de

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Estudo revela falta de conhecimento das mães portuguesas sobre os benefícios dos vegetais, o que os afasta da mesa.

informação sobre os seus benefícios. Ao contrário da cenoura, que escapa ao desconhecimento generalizado, mais de 50% das inquiridas não sabe quais os benefícios de cada vegetal.

Apesar de ser certo e sabido que os vegetais e leguminosas fazem bem à saúde, as dúvidas subsistem quanto às suas vantagens específicas, o que con-tribui, alerta Mónica Pitta Grós, dietis-ta do Hospital D. Estefânia, para a mo-notonia à mesa. O que é incorreto, «pois cada alimento é rico em determinados nutrientes e todos são importantes».

Até porque, explica ao Destak Zélia Santos, da APD, um maior consumo de vegetais pode proteger as crianças de «doenças respiratórias, cardiovas-culares, obesidade, obstipação e alguns tipos de cancro».

Motivar é preciso Não só é elevada a percentagem (20%) de mães que integra os vegetais no menu apenas uma a duas vezes por se-mana, como é ainda reduzida a de pro-genitoras que servem leguminosas dia-riamente (8%), revela o inquérito, que confirma: há crianças que conseguem mesmo levar a sua avante graças às bir-ras. Ao todo, 10% das inquiridas subs-tituem os alimentos que os mais peque-nos insistem em não querer comer, com 3% que desistirem de os pôr no prato.

Motivar uma criança pode não ser fácil, mas é, diz Zélia Santos, «enrique-cedor». E a especialista dá dicas para o conseguir, como «incentivar as crian-ças a participar na compra», incluí-las na confeção, «inovar receitas» e «usar a imaginação no empratamento».

Page 4: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

JARDIM CRITICA GOVERNO DO RECANDIDATO PASSOS

Alberto João Jardim disse não apoiar um Governo que coloca «sempre os mesmos [pensionistas] a pagar». Entretanto, Pedro Passos Coelho apresenta amanhã a sua recandidatura à liderança do PSD.

08.01.2014ATUALIDADE QUARTA-FEIRA www.destak.pt04

Tempo dá tréguaspor uma semana

São Pedro de Moel, no distrito de Leiria, foi um dos muitos locais onde ontem os trabalhos de limpeza decorreram

PAULO NOVAIS / LUSA

Desde ontem que a agitação ma-rítima que provocou estragos

em várias praias do País começou a diminuir. Uma tendência que se man-

JOÃO MONIZ [email protected]

Agitação marítima com tendência para diminuir, mas poderá voltar na próxima semana. Risco de cheias vai aumentar.

terá nos próximos dias, mas os problemas poderão voltar no início da próxima semana.

«Está a formar-se um sistema fron-tal que ainda se encontra sobre a mar-gem continental do Canadá e Esta-dos Unidos, devendo depois deslocar--se para leste», explicou à agência Lusa o comandante Santos Martinho, do Instituto Hidrográfico. Consoan-te as condições que «apanhar pelo ca-minho», este sistema poderá originar uma situação parecida à vivida du-rante o fim de semana.

Cenários extremos mais vezes Estes cenários extremos vão ser «cada vez mais frequentes». O alerta parte de Felipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas que está a es-tudar os riscos ambientais. «Aquilo que se conclui em termos de cenários de alterações climáticas é que este risco de cheias se vai agravar, sobretudo na parte central e norte do País».

Entretanto, uma seguradora alemã estimou em 92 mil milhões de euros o prejuízo causado pelas catástrofes naturais em todo o mundo em 2013.

Constituição de empresas em nível recorde de quatro anos

O ano passado registou o maior número de constituições de novas empresas (35.296) desde 2009, cres-cimento de 12,8% face a 2012. Os da-dos do Barómetro Informa D&B tam-bém indicam que pela primeira vez

desde 2009 registou-se uma descida (-7,6%) no número de insolvências (5.473), para uma quebra total de 20% nas empresas dissolvidas (14.504). Na prática, por cada empresa encer-rada abriram 2,4.

Parceria com privados para colocar desempregados

Aproveitar a experiência das empre-sas privadas de recursos humanos é o que quer o Governo, que se prepara para lançar os primeiros projetos pilo-tos que visam a colaboração entre os centros de emprego e estas empresas

na colocação de desempregados não subsidiados no mercado de trabalho. Segundo o jornal Público, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) está a analisar experiências para escolher a melhor a aplicar cá.

PREJUÍZOS DO TEMPORAL

PORTO A marginal da Foz do Douro esteve fechada ao trânsito por prevenção e para remover as «toneladas de lixo».

CARCAVELOS Vidros partidos, mesas reviradas, tetos caídos, areia e entulho são os princi-pais estragos nos restauran-tes e bares, na ordem dos milhares de euros.

GAIA Uma escola primária em Valadares foi evacuada para «evitar o pânico».

MATOSINHOS A forte agitação marítima causou «elevados danos» em estruturas de apoio de praia e via pública.

SINTRA A câmara espera «lar-gos milhares de euros de pre-juízos», revelou o presidente.

PENICHE Seis embarcadas ficaram danificadas na marina, duas de forma irreparável.

COSTA DE CAPARICA Os restau-rantes das praias da Caparica foram dos mais prejudicados.

ERICEIRA Um bar de praia e dois restaurantes sofreram danos significativos.

Page 5: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

PUB

08.01.2014 ATUALIDADEQUARTA-FEIRA www.destak.pt 05

PEDRO CATARINORepresentante para os Açores

«Os norte-americanos têm de dar eles próprios outras utilidades à base das Lajes. Têm uma obrigação que não é apenas moral, têm de fazer o necessário para que se encontrem soluções sucedâneas.»

Mil títulos de despejo foram emitidos no ano passado

O Balcão Nacional de Arrendamen-to (BNA) registou, no primeiro ano em funcionamento, a entrada de 3.858 pe-didos de despejo e emitiu 1.007 títulos de desocupação, revelam os dados do Ministério da Justiça citados pela agên-cia Lusa. Entre 8 de janeiro de 2013 e 31 de dezembro foram ainda recusados 1.980 destes pedidos. No mesmo dia ficou ainda a saber-se que o crédito mal-parado nos empréstimos para compra de casa voltou a bater recordes em novembro, totalizando 2.417 milhões de euros, contrastando com a diminui-ção do volume global do malparado de particulares. A informação do Banco de Portugal revela ainda um agrava-mento no malparado das empresas.

Voluntariado com reclusos teve menos projetos

Quase quatro mil reclusos (3.889) participaram, em 2012, em 214 projetos de voluntariado nas prisões portugue-sas, que envolveram 724 voluntários. Segundo os dados do relatório ‘Volun-tariado em meio prisional’, da Direção--Geral dos Serviços Prisionais, foram realizados menos 21 projetos nesse ano face a 2011. «Apenas quatro estabeleci-mentos prisionais não registaram ati-vidade nesta área», entre os quais o Estabelecimento Prisional Regional de Vale do Sousa e as zonas prisionais da Polícia Judiciária de Lisboa e do Porto, revela ainda. Desde 2009, ano em que o voluntariado foi dinamizado, que os projetos realizados em meio prisional tinham vindo a crescer.

VISITAS AO PANTEÃO Quando se discute se Eusébio deve ir ou não para o Panteão Nacional, os dados revelam um aumento do número de visitantes: 72.226 só em 2013.

PEDRO CATARINO

Page 6: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

+2,46% PSI 206.957,74 pontos +0,26% EURIBOR 6 MESES

0,381 +0,29% EURO$ 1,3641

INDICADORES 07.01.2014

Lusofonialivre defronteiras

Roberto Azevêdo considera que a tarefa é difícil, mas vale a pena pensar nisso

LUSA

Há algum tempo que os empre-sários lusófonos o reclamam.

E ontem foi a vez de o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, vir dar-lhes razão quanto à criação de um mercado único de livre circulação de bens e pessoas, que considera «útil».

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Líder da Organização Mundial do Comércio considera «útil» um mercado único de livre circulação lusófono.

A ligação, que já acontece por via da língua, da cultura e também da «vertente empresarial», salientou em entrevista à agência Lusa, poderia incluir agora a livre circulação de bens e pessoas, o que permitiria a mo-vimentação dentro da comunidade sem lidar com a burocracia, dando aos cidadãos a possibilidade de habi-tar e de ter trabalho sem restrições.

Um processo que, segundo Rober-to Azevêdo, terá a sua dificuldade política, «porque um processo desta natureza, quanto mais ambicioso for, mais sensível politicamente se torna». Dificuldade acrescida terá o Brasil, confirma o líder da OMC, resultado dos «acordos regionais».

Othmar Karas diz que portugueses «fizeram muitos sacrifícios»

Apenas 6% das faturas com número de contribuinte

Foram apenas 6,6% os portugueses que pediram, em 2013, fatura em serviços de alojamento e restauração, reparação automóvel e cabeleireiros, para usufruir dos benefícios no IRS, revelou o Jornal de Negócios. Segun-

do a mesma fonte, de 614 milhões de faturas emitidas, só 40,5 milhões apre-sentavam o número de contribuinte. O que significa que o benefício fiscal aproveitado fica-se pelos 18,9 milhões de euros, quando podia ser de 140,3.

Liberdade do resgate pode surgir em maio

O vice-presidente do Parlamento Europeu (PE), que ontem terminou uma visita a Portugal para avaliar a missão da troika no País, considerou que «Portugal pode acabar o progra-ma a 17 de maio, antes das eleições europeias». Othmar Karas, o eurode-putado austríaco, do Partido Popu-lar Europeu, referiu ainda que Por-tugal «está a mostrar sinais de recu-peração económica» que vão tirar o País da crise, reconhecendo que «os portugueses fizeram muitos sacrifícios», os quais não devem ser exigidos novamente.

Recorde-se que Othmar Karas che-gou a Lisboa integrado numa delega-ção de eurodeputados da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetá-rios do Parlamento Europeu, da qual faziam também parte os portugueses Diogo Feio (CDS-PP), José Manuel Fernandes (PSD), Elisa Ferreira (PS), Ana Gomes (PS) e Marisa Matias (Bloco de Esquerda).

Corte nas pensões motiva novo protesto da Fenprof

A Federação Nacional dos Profes-sores (Fenprof) marcou uma concen-tração para dia 30, em frente à resi-dência oficial do primeiro-ministro, para entregar um caderno reivindica-tivo dos docentes aposentados contra

os cortes nas pensões. A federação tinha incentivado os reformados a re-clamarem, mas vai novamente recor-rer aos tribunais para tentar impug-nar uma medida que devia ser transi-tória e está a tornar-se permanente.

MAIS NO MUNDO

@SOLPORTA-VOZ DA POLÍCIA Um objeto voador não identificado (OVNI) obrigou ao cancelamento e adiamento de vários voos no aeroporto de Bremen, na Alemanha

«Não sabe-mos o que era, mas alguma coisa era»

SÍRIA

Armas químicas estão de saídaNo dia em que o primeiro lote de armas químicas deixou a Síria, no âmbito do acordo para elimi-nar o arsenal químico do regime, o primeiro-ministro turco defen-deu que a conferência de paz deve servir para retirar do poder Bashar al-Assad. Isto numa altura em que a ONU deixou de contar os mortos no conflito.

EUA

Frio extremo faz 16 mortosAs temperaturas baixas, que têm batido recordes em várias zonas dos EUA, levando mesmo o governador do Estado de Nova Iorque a declarar o estado de emergência, já causou 16 mortes. Dez mil voos tiveram mesmo que ser adiados e cancelados nos aeroportos.

TIAGO PETINGA/LUSA

08.01.2014ATUALIDADE QUARTA-FEIRA www.destak.pt06

Page 7: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

PUB

Page 8: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

EUSÉBIO LAMENTOU- -SE AO SEU BARBEIRO

«Estou farto de viver!» Terá sido este o desabafo de Eusébio na sexta-feira, antes de morrer, ao seubarbeiro, revelou o jornal Record. João Besteiro cortava o cabelo ao “Pantera Negra” desde 1960.

08.01.2014DESPORTO QUARTA-FEIRA www.destak.pt08

Paulo Alves é a 2ª ‘vítima’ em Olhão

Faria e Sousa fora do Dakar

Piloto de Olhão caiu na parte final da 3ª etapa numa altura em que se perdeu

FELIPE TRUEBA / EPA

Ontem foi um péssimo dia para os portugueses no rali Dakar.

Carlos Sousa já tinha passado um Dia dos Reis, segunda-feira, na Argenti-na, que o piloto da Great Wall descre-veu como «pesadelo» e acabou des-classificado. O motard Ruben Faria (KTM) sofreu um acidente durante a 2ª etapa do Rali Dakar e foi trans-portado de helicóptero para um hos-pital da região, disse à agência Lusa a sua assessoria de imprensa.

Na etapa do rali que ligava San Ra-fael a San Juan, na Argentina, Ruben Faria, que terminou a edição de 2013 em 2º lugar, já estava perto da che-gada, mas terá seguido por um cami-nho errado com Paulo Gonçalves (Honda) e sofrido uma queda apara-tosa – foi ajudado por Gonçalves (a organização vai-lhe restituir o tempo por ter prestado ajuda). O piloto por-tuguês de 39 anos está livre de peri-go e não tem traumatismo craniano. Já Hélder Rodrigues chegou a ficar parado com problemas na Honda, mas conseguiu ficar em 15º na etapa.

JOÃO TOMÉ [email protected]

Ruben Faria está livre de perigo depois de queda. Carlos Sousa acabou por ser desclassificado.

Já Carlos Sousa foi traído segun-da-feira pelo motor do Haval, ficou imobilizado – demorou um total de 15 horas na etapa – e ainda tentou reto-mar a corrida sem recurso ao turbo, mas teve de ser rebocado no meio do deserto à noite, falhando vários pon-tos de passagem. A organização não perdoou e anunciou ontem a desclas-sificação do português da prova.

«É uma decisão demasiado radical e que contraria aquilo que é o espíri-to do Dakar. Se abandonámos a pis-ta foi porque esgotámos todas as al-ternativas para chegar ao fim da es-pecial pelos nossos próprios meios», disse ontem o piloto que admitiu a frustração da equipa chinesa. O es-panhol Nani Roma venceu ontem a 3ª etapa nos automóveis e destronou da liderança Stephane Peterhansel.

O treinador português Paulo Alves tornou-se ontem no 4º técnico a ser despedido na Liga esta época – na chamada ‘chicotada psicológica’. É a 2ª vez que o Olhanense despede um treinador esta época, depois de Abel Xavier ter saído dos algarvios na 8ª jornada, altura em que também saiu do Paços de Ferreira Costinha, entre-tanto rendido por Henrique Calisto. Antes disso, já José Mota tinha sido substituído no Vitória de Setú-bal por José Couceiro, à 7ª jornada.

Com a Liga parada devido à quadra natalícia e aos jogos das taças da Liga e de Portugal, das quais o Olhanense já está afastado, a formação de Olhão aposta agora em Giuseppe Galderisi, antigo internacional italiano e que in-

EM DEZ SEGUNDOS

ESTATÍSTICA

Webb é o melhor árbitro de 2013 A Federação Internacional de Histó-ria e Estatística do Futebol desta-cou os melhores árbitros do ano 2013, com Pedro Proença a ficar em 7º. O inglês Howard Webb foi considerado o melhor do último ano. Atrás do inglês ficaram Nicola Rizzoli (2º), Viktor Kassai (3º), Felix Brych (4º), Cuneyt Cakir (5º) e Bjorn Kuipers (6º).

ESTATÍSTICA

Manuel Neuer, o guardião O alemão Manuel Neuer, ‘dono’ da baliza do Bayern Munique e da seleção da Alemanha, foi considerado, pela Federação Internacional de História e Esta-tística, o melhor guarda-redes do ano 2013 – no 1º ano em que venceu a distinção. No pódio ficaram ainda o italiano Gian-luigi Buffon e o checo Petr Cech.

CICLISMO

Rui Costa na Volta ao Algarve A Lampre-Merida, do português Rui Costa, estará na 40ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, que contará também com a Movistar, a Katusha, a Astana, a Tinkoff-Saxo e a Belkin. A prova de 5 etapas decorre entre 19 e 23 de fevereiro.

O NÚMERO

DESISTÊNCIAS Número de pilotos lusos que já foram obrigados a desistir do Rali Dakar. Carlos Sousa e Fran-cisco Pita nos automóveis e Ruben Faria nas motos.

3

tegrou a seleção transalpina no Mun-dial de 1986, no México. Além destes quatro despedimentos, Van der Gaag não está no banco nos jogos do Bele-nenses por problemas cardíacos.

Alves sai sem conseguir vencer e registou 6 derrotas e 2 empates

FELIPE FARINHA

FÓRMULA 1

Mercedes é a 1ª a arrancar A Mercedes é a primeira escuderia a anunciar a data de apresentação do seu novo monolugar para a próxima temporada do Mundial de Fórmula 1. O W05 será desven-dado a 28 deste mês, em Jerez, no arranque da pré-época.

Page 9: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

PUB

Page 10: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

Angelina pode ser Nigella no cinema

O filme retratará não só o inespe-rado caso de agressão seguido de di-vórcio do milionário Charles Saatchi, como também o processo de fraude de um milhão de dólares do qual as duas assistentes da chef de 54 anos foram ilibadas recentemente. Foi pre-cisamente em tribunal que veio a público os problemas de toxicodepen-dência, com Nigella a assumir que consome, há mais de 10 anos, mari-juana e cocaína. O filme está previs-to para o ano que vem.

Os media britânicos foram os primeiros a avançar com a

notícia, que depressa atravessou o Atlântico, com eco nos meios de co-municação norte-americanos. Tudo porque Angelina Jolie terá recebido um convite para viver no grande ecrã o recente drama da separação e processo em tribunal envolvendo a chef inglesa Nigella Lawson.

A atriz – que é a escolha número um dos produtores para este projeto – estará a equacionar seriamente o con-vite. «Ela planeia ficar muito tempo fora do ecrã no ano que vem, mas esse papel é muito tentador. Ela tem acompanhado, como todas as outras pessoas, o drama envolvendo Nigella nesses últimos meses e acha que ela é uma mulher excecional. A história tem todos os ingredientes, e ela está intrigada com o caso», terá comenta-do ao jornal The Sun fonte próxima da companheira de Brad Pitt.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

Não seria a 1ª biografia no currículo da atriz. Drama da chef britânica envolve divórcio, drogas e vergonha pública.

Fonte próxima da atriz diz que esta considera Lawson uma pessoa excecional

DR

EM DEZ SEGUNDOS

@TMZTOM ARNOLD Ator fala da importância de Schwarzenegger na sua vida

«O Arnold (...) ajudou a que o meu pénis pareça maior, porque me ajudou a emagrecer»

DIA 13

Gala dos Globos de Ouro passa na SIC Caras Na madrugada de segunda-feira, dia 13, a partir das 00h00, a SIC Caras exibe em direto de Los Angeles a 74ª gala dos Globos de Ouro. Tina Fey e Amy Poehler são as anfitriãs. O espetáculo repete dia 14, terça-feira, às 22h30.

20 ANOS DEPOIS

David Lynch ressuscita ‘Twin Peaks’Vinte anos volvidos sobre a série envolvendo a morte de Laura Palmer, o criador David Lynch rodou um novo segmento a incluir no DVD de aniversário de Twin Peaks. Na trama, passada em 1989, Laura sussura ao agente FBI Dale Coooper que voltará 25 anos depois...

Jerry Seinfeld escreve série com Larry David

No âmbito da promoção da sua nova série web – Comedians in cars getting coffee – Jerry Seinfeld con-fessou que voltou a trabalhar com o comediante Larry David, com quem assinou um episódio especial da 7ª

temporada da sitcom Seinfeld, um dos maiores sucessos dos anos 90. «Escrevemos o guião para algo que eventualmente verão, mas que ainda não posso revelar. Só posso dizer que é grande, enorme, gigantesco.»

OUTRAS BIOGRAFIAS

GIA No telefilme de 1998, encarnou a modelo Gia Carangi, falecida de sida aos 26 anos. Jolie venceu um Globo de Ouro e foi nomeada para um Emmy.

UM CORAÇÃO PODEROSOEm 2007 foi a esposa do falecido repórter de guerra Daniel Pearl. Em 1999, em Vidas interrompidas, experimentara o interna-mento num hospício da escritora Susanna Kaysen.

‘OS EUROPEUS’ ESTREIA NA SIC NOTÍCIAS

No próximo sábado, às 10h30, a SIC Notícias estreia o programa Os europeus. Ao longo de 26 semanas, através de várias rubricas, serão abordados os temas mais marcantes na Europa.

08.01.2014FAMA&TV QUARTA-FEIRA www.destak.pt10 Destak

SOBE E DESCE

JOSÉ MALATOApresentador

voltou esta semana ao Portugal no coração após AVC sofrido em novembro.

EMMA ROBERTSA filha de Eric Roberts e sobrinha de Julia Roberts está noiva do ator Evan Peters.

PALOMA DUARTEA atriz, atualmente na Record, está nos planos de Gilberto Braga para uma nova novela das 21h da TV Globo.

INFANTA CRISTINAFilha do rei espanhol

foi constituída arguida pela 2ª vez no caso de desvio de fundos e branqueamento.

CRISTINA FERREIRANa sexta-feira sofreu um aparatoso acidente na A8. Despiste seguido de embate.

TOMÁS SANTOSEx-Morangos com Açúcar foi apanhado pela polícia com heroína e haxixe. Reincidente, está em prisão preventiva.

Page 11: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

PUB

Page 12: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

LIVROS DA SEMANA

Espiões em Portugal Durante a II Guerra Mundial Irene Flunser

Pimentel | Esfera dos livros

Descubra como o nosso país se tornou num ponto de passagem de agen-tes secretos ingleses e alemães.

1

A última viagemLaurent Gaudé | Sextante

Durante um festim na Babilónia, Ale-xandre, o Grande, cai por terra febril. Os seus generais cercam-no, receiam o fim, mas preparam já a sucessão.

2

Os adivinhosLibba Bray| Edições Asa

Evie O’Neill foi exilada da sua pacata cidade natal e enviada para a agitada Nova Ior-que, a cidade dos bares clandestinos, compras e cinemas.

3

As lágrimas de Lúcifer James Thompson | Porto Editora

Uma morte brutal, o segredo mais obscuro de um país e um detetive levado ao limite são o ponto de partida deste emocionante thriller.

4

Dê uma volta à sua casa!Ana Rita Soares | Nexo

Num novo ano, nada melhor do que mudar. Este guia vai ajudar a saber por onde começar, e como dar um toque original e funcional à sua casa.

5

The Hound atua no palco lisboeta

FRANCISCA CAPELO ALVES

EM DEZ SEGUNDOS

FESTIVAL DE CANNES

Jane Campion preside ao júri Jane Campion foi escolhida para liderar o júri do festival de Cinema de Cannes, que se realiza de 14 a 25 de maio. A realizadora neozelandesa é conhecida pelo filme The piano, uma película que lhe garantiu a Palma de Ouro no mesmo festival em 1993. Até hoje, é a única mulher a ter conseguido ganhar o galardão.

‘HISTÓRIAS DE JAZZ’

Mário Laginha inaugura ciclo O pianista Mário Laginha é o primeiro convidado do ciclo de concertos e conversas Histórias de jazz em Portugal, que começa hoje em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, e que irá até 2015, repartido em fevereiro com Lisboa. O ciclo foi criado por Antó-nio Curvelo e Manuel Jorge Veloso.

Mais três dias de diversão

Até domingo, foram contabilizadas mais de 230 mil viagens nas atrações

DR

As portas deveriam ter fechado no passado domingo, mas as

mais de 230 mil viagens realizadas nas atrações da FIL Diverlândia impuse-ram uma continuação. Assim, o maior parque de diversões indoor do País reabre para mais um fim de semana

FILIPA ESTRELA [email protected]

Depois do sucesso nas férias de Natal, a FIL Diverlândia volta a abrir as portas de 10 a 12 de janeiro.

de pura diversão. As razões do suces-so de afluência são simples. Ao entrar no Pavilhão 1 da FIL, no Parque das Nações, vemos erguer-se todo um mundo de animação, onde não faltam insufláveis, trampolins, carrosséis, montanhas-russas e carrinhos de cho-que (os maiores do País), entre outros.

Mantendo a entrada livre e o horá-rio das 15h às 23h, de sexta a domin-go, a FIL Diverlândia promete ser ain-da durante este fim de semana um espaço a visitar para quem se quer divertir em família ou entre amigos, uma vez que há atrações para todas as idades. Local: FIL, Parque das Na-ções, em Lisboa Preço: entrada livre

The Hound e Dva! atuam no Club Offbeatz no Musicbox

O Club Offbeatz está de regresso hoje, ao Musicbox, em Lisboa. A par-tir das 22h30, está garantida uma noite de música com os concertos de The Hound e Dva!. Em 2012, Vítor Teixeira decidiu privilegiar as suas produções, criando The Hound – o

seu alter ego. Hoje, vai apresentar quatro temas.

Dva! é um ensaio de abordagens simples de dois músicos que se apre-sentam, em formato de showcase, na interpretação instrumental do baixo elétrico. A entrada é gratuita.

PORTO

Concerto de Reis solidário O Conservatório de Música do Porto promove sexta-feira, às 21h30, na Igreja de Cedofeita, o concerto Música e solidarie-dade de mãos dadas (entrada livre), que apela à oferta de bens alimentares não perecíveis para serem doados a instituições.

LORDE, KATY PERRY E METALLICA NOS GRAMMY

Depois do anúncio de que Stevie Wonder iria atuar com os Daft Punk nos Grammy, foram confirmadas as atuações de Lorde, Katy Perry e Metallica. A cerimónia é a 26 de janeiro no Staples Center, em Los Angeles.

08.01.2014ARTE&LAZER QUARTA-FEIRA www.destak.pt12

Page 13: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

PUB

08.01.2014 AUTOMÓVEL

308 traz a Peugeot para um novo patamar

QUARTA-FEIRA www.destak.pt 13

270 MIL O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) estima que 20% das multas passadas em 2013 (270 mil) prescreveram em 2014.

MULTAS QUE PREESCREVERAM

OUTROS MOTORES

O novo Peugeot 308 é isso mes-mo: um modelo totalmente

renovado que só partilha com o an-tecessor o nome e que consegue ser um dos mais completos disponí-veis no mercado. A concorrer com as referências VW Golf e Ford Focus e os ri-vais premium Audi A3 e Mercedes Classe A, o 308 mostrou-se no ensaio que fize-mos um concor-rente de respeito para os reis do segmento C.

Com uma ‘die-ta’ de 140 kg, uma nova plataforma e uma estética total-mente renovada – a apostar

JOÃO TOMÉ [email protected]

Corvette Z06 para 2015 vai estrear-se no Salão de Detroit

Opel Astra GTC 1.6 Turbo agora vem com 200 cv disponíveis

Nissan NV200 é o novo táxi londrino Depois de Nova Iorque, o Nissan NV200 foi o escolhido para ser o novo táxi oficial em Londres. A estética não agrada a todos.

na elegância francesa –, o 308 tem ainda um in-

terior moderno, mui-to simples e sóbrio onde se mantém o pequeno volante inaugurado no 208, que acaba por ser inclusive um ali-ciante à condução na cidade.

Com uma bela bagageira de 470 li-tros (bem maior do que a do Golf), o con-

forto é a nota domi-nante, tanto no interior

como em estrada e o motor 1.6 e-HDI de 115 CV já nos dá uma óti-ma resposta, aliada a consumos onde é possível baixar dos 5l/100 km. Com-pleto, moderno, fácil de conduzir e agradável, custa desde 20 mil euros e nesta versão sobe para os 24 mil.

Zoe, um elétrico com nome de senhora

Os elétricos continuam a chegar a bom ritmo ao mercado nacional, apesar de ainda não terem vendas re-levantes. O último foi o BMW i3, que já conduzimos. Mas um dos mais ape-tecíveis é o Renault Zoe. Este citadi-no promete um máximo de 200 km de autonomia, mas no teste que efe-tuámos pareceu mais realista os 120 km. O 4º elétrico da Renault tem ou-tra inovação: o sistema de carrega-mento Camaleão, que permite utili-zar toda a potência disponível num posto de carga. A condução é típica de um elétrico, sem o ruído do motor e com uma aceleração fabulosa dos 0-50 km/h, porque a potência (88 cv) está logo disponível. Fácil de condu-zir, tem o tamanho do Clio, mas é mais alto porque as baterias estão por baixo. Custa €21.750, mais o alu-guer da bateria (€79/mês). JT

Page 14: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

CLASSIFICADOS

Page 15: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

08.01.2014 LEITORQUARTA-FEIRA www.destak.pt 15

PARTICIPE! www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 700 caracteres).

LISBOAHOJE 12º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 10ºMÍNIMA

17ºMÁXIMA

Preencha a grelha de modo a que cada linha, cada coluna e cada quadrado de 3x3 contenha todos os números de 1 a 9

SOLUÇÃO

PORTOHOJE 12º MÍNIMA

13º MÁXIMA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

13º MÁXIMA

SUDOKU ***

Horizontais: 1. A parte mais alta do braço humano. Género de oleáceas de flores aromáticas. 2. A si mesmo. Além disso. Sulco natural ou artificial por onde passa água. 3. Regulamento. Aguarden-te de cereais. 4. Juntara. Respeitante à uva. 5. Recitar. Respeitante a nasci-mento. 6. Contr. da prep. a com o art. def. o. Sacou. A unidade. 7. Mercado oriental. Traduz a ideia de tumor, tume-fação (suf.). 8. Guarnição na extremida-de de uma peça de vestuário. Engodar. 9. Germe (fig.). Pilhagem. 10. Beata (pop.). Substância utilizada para condi-mentar os alimentos. Sudoeste (abrev.). 11. Árvore leguminosa cesalpinácea. Pedir com instância ou por favor Verticais: 1. Beijar. Elemento de for-

mação de palavras que exprime a ideia de ouvido. 2. A mim. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de novo. Curral de ovelhas. 3. Gracejar. Instrumento com que se abrem bura-cos circulares. 4. Cortar e triturar com os dentes. Um certo. Grito de dor ou de alegria. 5. Ordenar. 6. Fluido gasoso, transparente e invisível que constitui a atmosfera. Altar cristão. Aquelas. 7. Con-sentir expressamente. 8. Caminhar. Baixio. Armazém em forma de torre para substâncias sólidas. 9. Lícito. Vazia. 10. Ligeiro. Alguma. Sociedade Anónima (abrev.). 11. Emissão de voz. Sabor amargo

SOLUÇÃOHorizontais: 1. Ombro, Lilás. 2. Se, Ora, Rego. 3. Regra, Gim. 4. Unira, Uval. 5. Ler, Natal. 6. Ao, Tirou, Um. 7. Bazar, Oma. 8. Orla, Iscar. 9. Ovo, Razia. 10. Tica, Sal, SO. 11. Olaia, Rogar Verticais: 1. Oscular, Oto. 2. Me, Neo, Ovil, 3. Rir, Broca. 4. Roer, Tal, Ai. 5. Organizar. 6. Ar, Ara, As. 7. Autorizar. 8. Ir, Vau, Silo. 9. Legal, Oca. 10. Ágil, Uma, SA. 11. Som, Amargor

CRUZADAS

TEMPO

Fantasia De 1940 a 1965 a economia cresceu de 2,5% até 7% ao ano. Em 1974 o que produziamos excedia em 10% o que gastavamos (apesar da guer-ra). Em 1985 tinhamos um equilíbrio entre a despesa e a receita. A partir de 2005 a despesa começou a dis-parar, até que, em 2010, passamos a gastar o dobro do que produzimos. Em 2011 a dívida pública portuguesa foi 10% mais elevada do que na ban-carrota de 1892, o anterior recorde nacional. A troika entrou nesse ano, a pedido do PS, por não conseguir-mos mais termos mão nas nossas contas e por ninguém nos empres-tar mais dinheiro a juros decentes. Atualmente a nossa dívida externa bruta anda nos 230% mais do que produzimos. A culpa não é da troika e o seu fim não resolverá o problema se continuar tudo na mesma. A economia não cresce desde 2007, só este ano começou a crescer um bocadinho, e para um relançamento é preciso diminuir os impostos, isto é, as despesas do Estado. O resto é fantasia.J. CARVALHO Lisboa

Bondade ao Metro Na Venezuela, Maduro antecipou o Natal. Em Portugal, as circunstân-cias levam os utentes do Metro de Lisboa a prolongarem o Natal pelos próximos meses. Perante o novo anúncio das greves, um dia por semana (tentam certamente supe-rar o recorde de 2013 como a trans-portadora que mais greves fez), cumpre aos utentes, num gesto de caridade, inspirado no ainda recente espírito natalício, pagarem em 2014 um preço de bilheteira mais elevado para que nada falte a essa rapaziada. Quem sabe se às legítimas reinvidi-

cações salariais e outras a empresa, já com mais guito nos cofres, dê uma resposta positiva. Pela nossa parte devemos ser bondosos. Se não bastar o aumento dos passes, tirem outra carruagem da composi-ção. Com tanto frio a malta até agradece viajar mais apertadinha. E se uma pausa semanal na circula-ção não chegar para a empresa pou-par em energia, remunerações e manutenção, venham mais greves. Nós andaremos a pé ou a pagar outros transportes quantas vezes for preciso, sempre com a preocupação de irmos trabalhar para assegurar-mos os salários dos funcionários do metro, num gesto fraterno, solidário e misericordioso. PS: Estou certo que a nossa bonda-de terá o retorno. Quando fizermos nos nossos empregos reivindica-ções, o metro parará em solidarieda-de.ARISTIDES TEIXEIRA Via e-mail

Paz à sua alma! Viva Eusébio! Morreu o “monstro do Futebol Por-tuguês”, EUSÉBIO!/Antes do mais: “paz à sua alma, que descanse em paz”!/E descansará, com certeza, pois era um Homem humilde e bom!/Honrou o Desporto Nacional, particularmente o Futebol./Nunca deixou de testemunhar as suas ori-gens: Moçambique!/Pelo Benfica, fez com que o clube ganhasse mui-tos títulos./Recordarão os portugue-ses a sua “velocidade”, no relvado, para marcar golos!/Deu glórias ao clube ao qual pertenceu, sempre!/ /O mundo do futebol recorda-o com saudade./Como Homem que soube ser bom é mortal, mas torna-se imortal!/Portugal e o Mundo choram o seu desaparecimento./Contudo, EUSÉBIO continuará bem vivo, em saudade, entre os portugueses!/Que a sua Alma “descanse em Paz”! Assim seja!!

JOSÉ CARNEIRO DE ALMEIDA Lisboa

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Acio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Naves; Redação: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora), Filipa Rosa, Rita Alves; Departa-mento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: João Aleixo, Elizabeth Shipeio; ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; ([email protected]); Ativações e Eventos: João Aleixo (Coordenador), Joana Gil, Rita Costa; Adminis-tração/Redação/Publicidade: Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: Andreia Carolino, Fátima Guerreiro, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/ Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; Porto: Gabriela Raposo, Tiago Medeiros; Telefone: 22 532 23 09/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

Page 16: AFLUÊNCIA ANORMAL NO GARCIA DE ORTA PORTUGAL … · Casal detido por assalto à mão armada A PJ deteve um homem e uma mulher suspeitos de assalto à mão armada a uma casa em Valongo

DestakÚLTIMA HORA 08.01.2014

QUARTA-FEIRA www.destak.pt

PARA FECHAR

EDUCAÇÃO

Crato recusa críticas O ministro da Educação considera que «a exigência é amiga dos pobres». Crato recusa a ideia de que o programa de Matemática para o básico seja só para elites.

PROTESTOS

1 de fevereiro será dia de luta Dia 1 de fevereiro será Dia Nacional de Luta, marcado ontem pela CGTP, que incluirá manifestações e con-centrações em todos os distritos do País, em protesto, mais uma vez, contra as políticas económicas e sociais do Governo.

http://www.youtube.com/watch?v=JEbpbNTkIdk

Poucos dias bastaram para que o mais recente anúncio da marca de perfume Old Spice, que dispensa apresentações, se tornasse viral. Com perto de 2,5 milhões de visualizações, apresenta uma canção, em forma de lamento, em que as mães ‘choram’ o momento em que os seus filhos, eternos bebés, se tornam homens. E a culpa é, claro está, do perfume.

ESTÁTUA EUSÉBIO

Benfica explica os cachecóis O Benfica emitiu um comunicado para explicar a retirada de cache-cóis de outros clubes que foram colocados junto à estátua de Eusé-bio. O clube indica que houve tenta-tivas de vandalização de cachecóis junto à estátua de Eusébio e que os removeu para voltar a colocá-los quando o local estiver protegido.

FRANÇA

Bactéria matou três bebés O Instituto Pasteur francês disse ontem que uma nova bactéria, dete-tada nos sacos de fluído usados por um hospital da cidade de Chambery, nos Alpes franceses, para alimentar bebés por via intravenosa, poderá ser responsável pela morte de três recém-nascidos.

UM CAFÉ E... UM VULCÃO Nem a força do vulcão do Monte Sinabung, na ilha indonésia de Sumatra, que já obrigou à retirada de mais de 20 mil pessoas, e nem as cinzas quentes, que cobriram a paisagem com o seu manto escuro, parecem impressionar este habitante local. Com quase 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país, a Indonésia vai-se habituando a estes fenómenos.

JEFRI TARIGAN / EPA