Africanitude.. 2

72
AFRICANITUDE AFRICANITUDE MUDA DE ATITUDE!

Transcript of Africanitude.. 2

Page 1: Africanitude.. 2

AFRICANITUDEAFRICANITUDE

MUDA DE ATITUDE!

Page 2: Africanitude.. 2

A História nos A História nos permite conhecer o permite conhecer o passado, passado, compreender o compreender o presente e pode presente e pode ajudar a planejar o ajudar a planejar o futuro. A história futuro. A história fala dos negros fala dos negros africanos trazidos africanos trazidos para serem para serem escravos no Brasil escravos no Brasil mas, como eles mas, como eles eram? Como eram? Como viviam? Como era a viviam? Como era a sociedade de onde sociedade de onde vieram?vieram?

Page 3: Africanitude.. 2

NOSSO NOSSO OBJETIVOBJETIVO:O:Colocar Colocar a África a África como como presençpresença a constanconstante no te no nosso nosso dia a dia a dia.dia.

Page 4: Africanitude.. 2

UM UM PENSAMENTO:PENSAMENTO:

““Prefiro morrer Prefiro morrer de pé a viver de pé a viver sempre sempre ajoelhado”.ajoelhado”.

Ernesto Ernesto "Che" Guevara"Che" Guevara

Page 5: Africanitude.. 2

O ESPAÇO O ESPAÇO AFRICANOAFRICANO

A África é o A África é o terceiro continente terceiro continente mais extenso, com mais extenso, com cerca de 30 cerca de 30 milhões de milhões de quilômetros quilômetros quadrados, e é o quadrados, e é o segundo mais segundo mais populoso da Terra.populoso da Terra.

Page 6: Africanitude.. 2

DIVISÃO DIVISÃO DO DO ESPAÇOESPAÇO AFRICANOAFRICANO

██ NORTE DA NORTE DA ÁFRICA ÁFRICA ██ AFRICA AFRICA OCIDENTALOCIDENTAL██ AFRICA AFRICA CENTRALCENTRAL██ AFRICA AFRICA ORIENTALORIENTAL██ AFRICA AFRICA MERIDIONAL MERIDIONAL (OU ÁFRICA AUSTRAL)

Page 7: Africanitude.. 2

DIVISÃO DO ESPAÇO DIVISÃO DO ESPAÇO AFRICANOAFRICANO

MAPA POLÍTICO-MAPA POLÍTICO-TERRITORIALTERRITORIAL

Page 8: Africanitude.. 2

A África pode A África pode ser dividida em ser dividida em dois grandes dois grandes grupos: a grupos: a África África BrancaBranca (formada (formada pelos 8 países pelos 8 países do norte do norte africano, mais africano, mais Mauritânia e Mauritânia e Saara Saara Ocidental), e a Ocidental), e a África Negra, África Negra, ou ou SubsaarianaSubsaariana, , formada pelos formada pelos outros 44 países outros 44 países do continente.do continente.

Page 9: Africanitude.. 2

O Deserto do Saara, com O Deserto do Saara, com os seus cerca de 9 milhões os seus cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados, de quilômetros quadrados, forma uma espécie de forma uma espécie de barreira natural que divide barreira natural que divide o continente africano em o continente africano em duas partes muito distintas duas partes muito distintas quanto ao quadro humano quanto ao quadro humano e econômico. e econômico.

Page 10: Africanitude.. 2

Ao norte Ao norte encontramos encontramos uma uma organização organização socioeconômsocioeconômica muito ica muito semelhante semelhante à do Oriente à do Oriente Médio, Médio, formando formando um mundo um mundo islamizado. islamizado.

Page 11: Africanitude.. 2

Ao sul temos a chamada Ao sul temos a chamada África Negra, assim África Negra, assim denominada pela denominada pela predominância nessa predominância nessa região de povos de pele região de povos de pele escura e olhos castanhos. escura e olhos castanhos.

Page 12: Africanitude.. 2

AA África Branca África Branca é marcada pelo é marcada pelo predomínio da predomínio da população população árabe que árabe que chegou ao chegou ao norte do norte do continente continente durante o durante o processo de processo de expansão do expansão do islamismo, com islamismo, com o objetivo de o objetivo de difundir a fé difundir a fé muçulmana. muçulmana.

Page 13: Africanitude.. 2
Page 14: Africanitude.. 2

África África NegraNegra A diversidade étnica A diversidade étnica desta região da África é desta região da África é patente nas diferentes patente nas diferentes formas de cultura, formas de cultura, incluindo as línguas, a incluindo as línguas, a música, a arquitetura, a música, a arquitetura, a religião, a culinária e a religião, a culinária e a indumentária dos indumentária dos diferentes povos do diferentes povos do continente.continente.

Page 15: Africanitude.. 2

A A África África Negra, Negra, ou ou subsaariansubsaariana, formada a, formada pelos pelos outros 44 outros 44 países do países do continentecontinente..

Page 16: Africanitude.. 2

África NegraÁfrica Negra, , ou ou subsaariana.subsaariana.

Page 17: Africanitude.. 2
Page 18: Africanitude.. 2
Page 19: Africanitude.. 2

África Negra África Negra – – ser negroser negro::Como um fenótipo Como um fenótipo biológico, ser "negro" é biológico, ser "negro" é frequentemente frequentemente associado com as cores associado com as cores de pele muito escuras de de pele muito escuras de algumas pessoas que algumas pessoas que são classificados, por são classificados, por isso, como 'negras‘, isso, como 'negras‘, negroides, negroides, afrodescendentes, afrodescendentes, afrolatino-americanos... afrolatino-americanos...

Page 20: Africanitude.. 2

África NegraÁfrica Negra– – Origem da pele Origem da pele negranegraHá 1,2 milhões de anos, Há 1,2 milhões de anos, todas as pessoas tinham a todas as pessoas tinham a mesma proteína receptora mesma proteína receptora dos africanos de hoje, sua dos africanos de hoje, sua pele era escura e o sol pele era escura e o sol intenso reduzia a chance intenso reduzia a chance de sobrevivência das de sobrevivência das pessoas com pele mais pessoas com pele mais clara. clara.

Page 21: Africanitude.. 2

A pele escura impede A pele escura impede que uma essencial que uma essencial vitamina B, o ácido vitamina B, o ácido fólico, seja destruído. fólico, seja destruído. Portanto, na ausência da Portanto, na ausência da medicina moderna e de medicina moderna e de uma dieta adequada, uma dieta adequada, uma pessoa com pele uma pessoa com pele escura nos trópicos escura nos trópicos viveria mais, seria mais viveria mais, seria mais saudável e mais saudável e mais propensa a se reproduzir propensa a se reproduzir do que uma pessoa com do que uma pessoa com pele clara. pele clara.

Page 22: Africanitude.. 2

A PALAVRAA PALAVRAA palavra "preto" A palavra "preto" aparece no século X e aparece no século X e designa uma pessoa de designa uma pessoa de pele escura, mais pele escura, mais particularmente particularmente originária da África originária da África subsaariana. A palavra subsaariana. A palavra "negro" passa a ser "negro" passa a ser adotada no século XV adotada no século XV com a escravização de com a escravização de africanos por africanos por portugueses. portugueses.

Page 23: Africanitude.. 2

Os espanhóis foram o Os espanhóis foram o primeiro povo europeu a primeiro povo europeu a usar "negros" como usar "negros" como escravos na América, e escravos na América, e os portugueses, o os portugueses, o segundo. Estes – os segundo. Estes – os portugueses -, adotam portugueses -, adotam em primeiro a palavra em primeiro a palavra “negro” designando, na “negro” designando, na sua língua, todos os sua língua, todos os escravos (os índios escravos (os índios escravizados eram escravizados eram chamados de chamados de "negros da "negros da terra"terra"). ).

Page 24: Africanitude.. 2

Pouco a pouco, os Pouco a pouco, os portugueses passam a portugueses passam a designar os africanos designar os africanos com a palavra "pretos", com a palavra "pretos", enquanto os índios enquanto os índios foram tratados de foram tratados de "selvagens“..."selvagens“...

Page 25: Africanitude.. 2

Por este motivo, a Por este motivo, a palavra é considerada palavra é considerada ofensiva em diversos ofensiva em diversos países africanos e da países africanos e da DiásporaDiáspora, como no , como no Senegal e nos Estados Senegal e nos Estados Unidos, onde é Unidos, onde é empregada a palavra empregada a palavra blackblack que literalmente que literalmente corresponde à palavra corresponde à palavra preto, ao invés de preto, ao invés de nigerniger (negro).(negro).

Page 26: Africanitude.. 2

DIÁSPORA DIÁSPORA AFRICANA:AFRICANA:também chamada de também chamada de Diáspora Negra Diáspora Negra — é o — é o nome que se dá ao nome que se dá ao fenômeno sociocultural fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu e histórico que ocorreu em países além África em países além África devido à imigração devido à imigração forçada de africanos, forçada de africanos, por fins escravagistas por fins escravagistas mercantis que mercantis que perduraram da Idade perduraram da Idade Moderna ao final do Moderna ao final do século XIX. século XIX.

Page 27: Africanitude.. 2

POPULAÇÕES DE PELE POPULAÇÕES DE PELE ESCURAESCURADistribuição da cor da pele Distribuição da cor da pele de grupos étnicos indígenas, de grupos étnicos indígenas, antes das colonizações, no antes das colonizações, no mundo, baseado na escala mundo, baseado na escala cromática de Von Luschan.cromática de Von Luschan.

Page 28: Africanitude.. 2

ÁFRICA: berço da ÁFRICA: berço da humanidade.humanidade.Os mais antigos Os mais antigos fósseis de fósseis de hominídeos, com hominídeos, com cerca de cinco cerca de cinco milhões de anos, milhões de anos, foram foram encontrados na encontrados na África, permitindo África, permitindo considerá-la o considerá-la o "berço da "berço da humanidade". humanidade".

Page 29: Africanitude.. 2

Na África surgiram os Na África surgiram os hominídeos, suas hominídeos, suas culturas e indústrias culturas e indústrias mais antigas. Nenhum mais antigas. Nenhum outro continente outro continente contribuiu tanto para contribuiu tanto para a humanização dos a humanização dos nossos ancestrais. nossos ancestrais.

Page 30: Africanitude.. 2

Emergindo da Emergindo da animalidade nas animalidade nas savanas da África savanas da África centro-oriental e centro-oriental e meridional (do meridional (do Quênia ao Quênia ao Transvaal), o homem Transvaal), o homem iniciou sua grande iniciou sua grande aventura de vencer o aventura de vencer o meio, que o meio, que o conduziria ao conduziria ao domínio do planeta. domínio do planeta.

Page 31: Africanitude.. 2

DIVERSIDADE DIVERSIDADE LINGUÍSTICALINGUÍSTICAClassificação estabelecida Classificação estabelecida por Joseph Harold por Joseph Harold Greenberg, famoso linguista Greenberg, famoso linguista norte-americano, em 1955, norte-americano, em 1955, que distingue quatro que distingue quatro grandes conjuntos:grandes conjuntos:

•A A família família khoisankhoisan ao sul, ao sul, constituída essencialmente constituída essencialmente pelas línguas de cliques dos pelas línguas de cliques dos bosquímanos;bosquímanos;

Page 32: Africanitude.. 2

• A A família camito-semítica família camito-semítica (dita também afro-(dita também afro-asiática) ao norte, asiática) ao norte, constituída pelo semítico constituída pelo semítico (árabe, hebraico, etíope e (árabe, hebraico, etíope e outras), o berbere, o outras), o berbere, o egípcio, o cuchítico e o egípcio, o cuchítico e o chadiano (haúça);chadiano (haúça);

Page 33: Africanitude.. 2

• A A família nilo-saarianafamília nilo-saariana, , que se estende sobre que se estende sobre uma zona descontínua uma zona descontínua do Chade ao Sudão e do Chade ao Sudão e ao Zaire, e compreende ao Zaire, e compreende o songai, o maban, o o songai, o maban, o koma, o fur e o nilo-koma, o fur e o nilo-chadiano, este dividido chadiano, este dividido em sudanês central em sudanês central (sara, mangbetu) e (sara, mangbetu) e sudanês oriental sudanês oriental (línguas núbias);(línguas núbias);

Page 34: Africanitude.. 2

• A A família nígero-família nígero-congolesacongolesa, que ocupa a , que ocupa a maior parte da África maior parte da África Negra, é dividida em seis Negra, é dividida em seis grupos: o oeste-atlântico grupos: o oeste-atlântico (peul, uolof, diola), o (peul, uolof, diola), o mandé ou mandinga mandé ou mandinga (bambara, malinque, (bambara, malinque, mende), o voltaico ou gur mende), o voltaico ou gur (mossi), o kwa (iorubá, (mossi), o kwa (iorubá, iba, akan, ewe, kru), o iba, akan, ewe, kru), o grupo de Adamawa grupo de Adamawa oriental e o grupo benuê-oriental e o grupo benuê-congolês, essencialmente congolês, essencialmente constituído pelas línguas constituído pelas línguas bantas, que ocupam todo bantas, que ocupam todo o sul do continenteo sul do continente. .

. .

Page 35: Africanitude.. 2

Diante da diversidade Diante da diversidade linguística, foram linguística, foram desenvolvidas desenvolvidas línguas de línguas de relaçãorelação, faladas como , faladas como segundas línguas nos segundas línguas nos conjuntos geográficos mais conjuntos geográficos mais vastos: vastos: o árabeo árabe, a língua , a língua mais falada do continente; mais falada do continente; o suaíle o suaíle (a leste da África), (a leste da África), primeira língua banta a primeira língua banta a usar a forma escrita; usar a forma escrita; o o lingala lingala (oeste do Zaire); (oeste do Zaire); o o bambara bambara (Mali, Guiné, (Mali, Guiné, Costa do Marfim); Costa do Marfim); o haúça o haúça (norte da Nigéria), e (norte da Nigéria), e outras. As outras. As línguas línguas europeias europeias herdadas da herdadas da colonização (inglês, colonização (inglês, francês, português).francês, português).

Page 36: Africanitude.. 2

HISTÓRIAHISTÓRIANo século II a.C., No século II a.C., Africa Africa Terra Terra era, para os era, para os escritores latinos, a escritores latinos, a Tunísia setentrional, Tunísia setentrional, dominada por Cartago, dominada por Cartago, região dos indígenas Afri. região dos indígenas Afri. Aos poucos o termo Aos poucos o termo estendeu-se ao norte da estendeu-se ao norte da parte habitada por parte habitada por brancos, até que brancos, até que identificou todo o identificou todo o continente. continente.

Page 37: Africanitude.. 2

O ANTIGO O ANTIGO EGITOEGITOO Egito foi, na O Egito foi, na Antiguidade, o estandarte Antiguidade, o estandarte da civilização africana. A da civilização africana. A população, que se população, que se estabeleceu ao longo do estabeleceu ao longo do fértil vale do Nilo, sofreu fértil vale do Nilo, sofreu desde logo a imposição de desde logo a imposição de uma disciplina coletiva, uma disciplina coletiva, pois o solo arável era pois o solo arável era restrito. Nos tempos restrito. Nos tempos históricos a autocracia históricos a autocracia faraônica conduziu um faraônica conduziu um país fortemente país fortemente hierarquizado. A primeira hierarquizado. A primeira dinastia egípcia foi dinastia egípcia foi fundada cerca de 3.200 fundada cerca de 3.200 anos a.C.anos a.C.

Page 38: Africanitude.. 2

CartagoCartagoCartago, antiga colônia de Cartago, antiga colônia de Tiro, fundada na primeira Tiro, fundada na primeira metade do século IX a.C. metade do século IX a.C. foi o grande centro de foi o grande centro de civilização da África do civilização da África do norte. Controlou o norte. Controlou o Mediterrâneo ocidental e Mediterrâneo ocidental e estabeleceu forte contato estabeleceu forte contato com os berberes, levando com os berberes, levando a esses povos o bronze, o a esses povos o bronze, o ferro e artigos diversos. ferro e artigos diversos. Foi a principal rival de Foi a principal rival de Roma por muito tempo, Roma por muito tempo, até ser destruída.até ser destruída.

Page 39: Africanitude.. 2

Idade MédiaIdade MédiaAs invasões bárbaras que As invasões bárbaras que porão fim ao Império porão fim ao Império Romano do Ocidente fará Romano do Ocidente fará do norte da África um do norte da África um campo de batalha, com campo de batalha, com reino sucedendo um ao reino sucedendo um ao outro, até a conquista outro, até a conquista árabe islâmica.árabe islâmica.

Page 40: Africanitude.. 2

C

iviliz

ações

Civ

iliz

ações

Afr

ican

as

Afr

ican

as

Page 41: Africanitude.. 2

O Império Gana O Império Gana foi foi provavelmente fundado provavelmente fundado durante os anos de 300 durante os anos de 300 d.C. Até 770 os seus d.C. Até 770 os seus governantes eram governantes eram berberes, apesar do povo berberes, apesar do povo ser constituído por ser constituído por negros das tribos negros das tribos Soninque. Em 770 os Soninque. Em 770 os Magas foram derrubados Magas foram derrubados pelos Soninques, e o pelos Soninques, e o império expandiu-se. império expandiu-se. Atingiu o máximo da sua Atingiu o máximo da sua glória durante os anos glória durante os anos 900. O império entrou 900. O império entrou em declínio e em 1240 em declínio e em 1240 foi destruído pelo povo foi destruído pelo povo de Mali.de Mali.

Page 42: Africanitude.. 2

O Império de Mali O Império de Mali se se formou na parte superior formou na parte superior do Rio Níger e chegou à do Rio Níger e chegou à sua força máxima em sua força máxima em meados do século XIV. meados do século XIV. Sob o reinado do Império Sob o reinado do Império do Mali, as antigas do Mali, as antigas cidades de Djenné e cidades de Djenné e Timbuktu foram Timbuktu foram importantes centros de importantes centros de comércio e de comércio e de aprendizagem islâmica. aprendizagem islâmica. O reino entrou em O reino entrou em declínio até ser declínio até ser substituído pelo Império substituído pelo Império Songhai. Songhai.

Page 43: Africanitude.. 2
Page 44: Africanitude.. 2

O Império Songhai O Império Songhai foi um foi um estado pré-colonial africano estado pré-colonial africano e uma grande civilização e uma grande civilização ocidental. Do início dos ocidental. Do início dos século XV até o final do século XV até o final do século XVI, foi um dos século XVI, foi um dos maiores impérios africanos maiores impérios africanos da história. Sua capital era a da história. Sua capital era a cidade de Gao, onde uma cidade de Gao, onde uma pequeno estado Songhai já pequeno estado Songhai já existia desde o século XI. existia desde o século XI. Sua base de poder era sobre Sua base de poder era sobre a volta do rio Níger (atuais a volta do rio Níger (atuais Níger e Burkina Faso). Antes Níger e Burkina Faso). Antes do Império Songhai, a região do Império Songhai, a região tinha sido dominada pelo tinha sido dominada pelo Império Mali, uma das Império Mali, uma das civilizações mais ricas da civilizações mais ricas da história do mundo. história do mundo.

Page 45: Africanitude.. 2

O Império de Benim ou O Império de Benim ou Império Edo Império Edo (1440-1897) foi (1440-1897) foi um grande estado africano um grande estado africano pré-colonial da moderna pré-colonial da moderna Nigéria. Não deve ser Nigéria. Não deve ser confundido com o país dos confundido com o país dos nossos dias chamado Benim nossos dias chamado Benim (outrora chamado Daomé). (outrora chamado Daomé).

Page 46: Africanitude.. 2

Enquanto isto, no Sudão Enquanto isto, no Sudão ocidental, formaram-se, no ocidental, formaram-se, no século XVII, alguns reinos, século XVII, alguns reinos, como de como de AndresAndres, no baixo , no baixo Daomé, e dos Daomé, e dos AshantiAshanti, na , na Costa do Ouro (hoje Gana). Costa do Ouro (hoje Gana). Estes lutaram contra os Estes lutaram contra os ingleses no século XIX. Os ingleses no século XIX. Os tuculores islamizados tuculores islamizados fundaram, no século XVIII, fundaram, no século XVIII, um reino teocrático no Futa-um reino teocrático no Futa-Djalon e depois no Futa-Djalon e depois no Futa-Toro. No século seguinte, os Toro. No século seguinte, os tuculorestuculores tinham um império tinham um império que ia do Senegal a que ia do Senegal a Tombuctu, fazendo frente à Tombuctu, fazendo frente à dominação francesa. dominação francesa.

Page 47: Africanitude.. 2
Page 48: Africanitude.. 2

Na Na África orientalÁfrica oriental, os árabes , os árabes muçulmanos exerceram muçulmanos exerceram dominação em caráter dominação em caráter periférico. Nos séculos VII e periférico. Nos séculos VII e XI estabeleceram uma série XI estabeleceram uma série de postos na costa africana de postos na costa africana do Índico: do Índico: MogadíscioMogadíscio, , MelindeMelinde, , MombaçaMombaça, , PembaPemba, , ZanzibarZanzibar, , MoçambiqueMoçambique, , QuiloaQuiloa, , Sofala Sofala e e MadagascarMadagascar. . O interesse era puramente O interesse era puramente comercial e não de conquista comercial e não de conquista e conversão religiosa. Os e conversão religiosa. Os árabes representaram a árabes representaram a aristocracia financeira, aristocracia financeira, miscigenando-se com a miscigenando-se com a população local. Cada cidade população local. Cada cidade viveu independentemente, viveu independentemente, com ligeira preponderância com ligeira preponderância de umas sobre outras. de umas sobre outras.

Page 49: Africanitude.. 2

O Império O Império Monomotapa Monomotapa floresceu floresceu entre os séculos XV e entre os séculos XV e XVIII na região sul do XVIII na região sul do rio Zambeze, entre o rio Zambeze, entre o planalto do Zimbabwe planalto do Zimbabwe e o Oceano Índico. O e o Oceano Índico. O território desse território desse Império corresponde Império corresponde aos atuais aos atuais Moçambique e Moçambique e Zimbábue. Era Zimbábue. Era extremamente extremamente poderoso, pois poderoso, pois controlava uma grande controlava uma grande cadeia de minas e de cadeia de minas e de metalurgia de ferro e metalurgia de ferro e ouro, exportados para ouro, exportados para outras regiões do outras regiões do mundo.mundo.

Page 50: Africanitude.. 2

ESCRAVISMO ESCRAVISMO E E

INFLUÊNCIA INFLUÊNCIA AFRICANAAFRICANA

Page 51: Africanitude.. 2

Por volta de século XIV, os europeus chegaram ao continente africano e iniciaram o tráfico negreiro. Trouxeram milhões de pessoas como escravas nas novas terras, as Américas, o Brasil.

Page 52: Africanitude.. 2

Os negros africanos partiam Os negros africanos partiam de diferentes portos na de diferentes portos na África E por isso haviam África E por isso haviam vários grupos étnicos, com vários grupos étnicos, com línguas e religiões línguas e religiões diferentes. diferentes.

Page 53: Africanitude.. 2

Religiosidade Africana Religiosidade Africana

A prática das religiõees A prática das religiõees africanas eram extremamente africanas eram extremamente proibidas no Brasil. Eram proibidas no Brasil. Eram consideradas bruxarias e a consideradas bruxarias e a igreja católica fazia questão de igreja católica fazia questão de pregar apenas o culto cristão.pregar apenas o culto cristão.Por isso os negros cultuavam Por isso os negros cultuavam suas divindades secretamente, suas divindades secretamente,

identificando-os com nomes de identificando-os com nomes de santos católicossantos católicos.

Page 54: Africanitude.. 2

Candomblé e Umbanda Candomblé e Umbanda

Os cultos Os cultos afrobrasileiros afrobrasileiros foram trazidos foram trazidos pelos iorubás, pelos iorubás, originários da originários da Nigéria e pelos Nigéria e pelos jejês, da costa de jejês, da costa de Daomé. Os Daomé. Os bantos, que bantos, que vieram do vieram do sudoeste africano sudoeste africano e eram a maior e eram a maior população negra, população negra, também também praticavam seus praticavam seus cultos, mas cultos, mas fizeram fizeram adaptações a sua adaptações a sua cultura particularcultura particular.

Page 55: Africanitude.. 2

Quando Quando rezavam em rezavam em sua língua para sua língua para Santa Bárbara, Santa Bárbara, estavam na estavam na verdade verdade cultuando cultuando Iansã, quando Iansã, quando rezavam para rezavam para Nossa Senhora Nossa Senhora da Conceição, da Conceição, cultuavam cultuavam Iemanjá. Iemanjá.

Page 56: Africanitude.. 2

CandombléCandomblé

Cerimônia Cerimônia realizada com realizada com batuques de batuques de atabaques, cantos atabaques, cantos em iorubá ou em iorubá ou nagô ,que variam nagô ,que variam de acordo com o de acordo com o orixá.orixá.Realizadas em Realizadas em terreiros, seus terreiros, seus ritos são dirigidos ritos são dirigidos poru m pai ou mãe poru m pai ou mãe de santo de santo (babalorixá ou (babalorixá ou iabalorixá);iabalorixá);São feitas São feitas oferendas e oferendas e consultas consultas espirituais através espirituais através do jogo de búzios.do jogo de búzios.

Page 57: Africanitude.. 2

O candomblé tem O candomblé tem uma relação muito uma relação muito especial com a especial com a comida. Os comida. Os devotos faziam devotos faziam muitas oferendas muitas oferendas para os santos. Os para os santos. Os africanos africanos trouxeram também trouxeram também muitos sabores na muitos sabores na culinária: o pirão, culinária: o pirão, angu, a feijoada, angu, a feijoada, incluindo incluindo ingredientes como ingredientes como azeite de dendê,o azeite de dendê,o coco e o café. coco e o café.

Page 58: Africanitude.. 2

Umbanda

Incorpora práticas do candomblé, do catolicismo e do

espiritismo;Consideram que o universo está povoado por entidades

que se comunicam através de uma pessoa: o guia;

Se apresentam como pomba-gira, caboclo e preto-velho.

Page 59: Africanitude.. 2

Capoeira

Estreitamente ligada a escravidão;

Supostamente criada aqui no Brasil;

Teria surgido a partir de danças africanas,

acrescentada a um caráter marcial, a fim

de auxiliar os escravos a defender-se e atacar;

Para despistar a policia, utilizavam os

cantos africanos;

Page 60: Africanitude.. 2

Capoeira

Manoel dos Reis Machado – o Mestre Bimba (1899,1900).

Em 1932 fundou a primeira academia especializada em

capoeira regional. Num tempo onde era ainda proibida e reprimida.

Page 61: Africanitude.. 2

Danças

O jongo é uma dança trazida pelo povo

bantu,do mesmo tronco do batuque, ambos

ancestrais do samba. O Samba é a principal forma de música de

raízes africanas surgida no Brasil, seu nome

originou-se da palavra "semba", que significa umbigo em quimbundo

(língua de Angola) .

Page 62: Africanitude.. 2

Lei 10.609/2003

No dia 9 de janeiro de 2003 foi decretada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 10.639

que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas brasileiras, tem como

um dos objetivos o combate ao racismo e a discriminação.

Page 63: Africanitude.. 2
Page 64: Africanitude.. 2

AntigasAntigas socisociedades edades e e reinos africareinos africanos nos

Page 65: Africanitude.. 2
Page 66: Africanitude.. 2
Page 67: Africanitude.. 2
Page 68: Africanitude.. 2
Page 69: Africanitude.. 2
Page 70: Africanitude.. 2
Page 71: Africanitude.. 2
Page 72: Africanitude.. 2