Agenda Cultural Bahia FEV2013

72
fevereiro 2013 GRATUITO FUNCEB FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA Dance, ouça, aproveite a Guitarrinha, tema do Carnaval de Salvador 2013 Baiana! Viva a Guitarra

description

 

Transcript of Agenda Cultural Bahia FEV2013

fevereiro 2013

GR

AT

UIT

Ofu

nc

eb –

fu

nd

ão c

ult

ur

al

do e

sta

do d

a b

ah

ia

Dance, ouça, aproveite a Guitarrinha, tema do Carnaval de Salvador 2013

Baiana!

Viva aGuitarra

2 VIVA A GUITARRA BAIANA!

EXPEDIENTE: Editora: Paula Berbert Redatores: Atila Barros, Joarleson Reis, Marcos Rodrigues, Nivia Cerqueira e Vera Violeta Produtores: Aloísio Menezes Projeto Gráfico:

Estúdio Quimera Projeto Editorial: Ana Paula Vargas Direção de Arte: Edileno Capistrano Filho Design: Nila Carneiro Agenda Online: Alex Barbosa Coordenador de Distribuição: Ronaldo Oliveira Distribuição: Equipe de transporte Impressão: EGBA Tiragem: 20.000 exemplares

Capa: Arte de Nila Carneiro sobre foto e intervenções de Filipe Cartaxo, do guitarrista Roberto Barreto, da banda BaianaSystem

A Agenda Cultural Bahia está aberta para divulgar eventos ou trabalhos artísticos.

Envie seu material para a edição de março de 2013. Para a versão impressa, até 13 de fevereiro. Conteúdos enviados após esta data entram apenas no site.

Para a seção INTERVALO envie seu trabalho no formato 10 x 15 cm e em 300dpi. Contato: [email protected] ou telefax 71 3324-8566

Fundação Cultural do Estado da Bahia — Rua Guedes de Brito, nº14, Pelourinho Salvador / BA. CEP 40.020-260 Tel.: 71 3324-8500

p r o g r a m a ç ã o s u j e i t a a a l t e r a ç õ e s

v e n d a p r o i b i d a / / f o t o s n ã o c r e d i t a d a s : d i v u l g a ç ã o

Governador do Estado da Bahia

Secretário de Cultura (secult)

Superintendente de Cultura (sudecult)

Superintendente de Promoção Cultural (suprocult)

Diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)

Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (funceb)

Diretora Interina da Fundação Pedro Calmon (fpc)

Diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (ipac)

Presidente do Conselho de Cultura da Bahia

jaques wagneralbino rubim

taiane fernandes carlos paiva

arany santananehle frankefátima fróes

frederico mendonçamárcio caires

a f u n c e b n ã o é r e s p o n s á v e l p e l a s i n f o r m a ç õ e s f o r n e c i d a s p e l o s r e p r e -

s e n t a n t e s d a s a ç õ e s d i v u l g a d a s , n e m p e l o s s e r v i ç o s p r e s t a d o s p o r e l a s .

FUNCEB: Diretoria das Artes: Alexandre Molina Artes Visuais: Luciana Vasconcelos Audiovisual: Marcondes Dourado Circo: Alda Souza Dança: Matias Santiago

Literatura: Milena Britto Música: Cassio Nobre Teatro: Maria Marighella

MATÉRIA DE CAPA 3

10 artes visuais

18 cine e vídeo

22 dança

24 literatura

26 música

34 teatro

46 cursos…

40 infantil

54 editais

58 culturas...

62 endereços

50 eventos

[email protected]/agendaculturalbahia

Como não poderia deixar de ser, a Agenda Cul-tural de fevereiro fala de Carnaval. O tema da festa em Salvador, este ano, é Guitarra Baiana: Patrimônio do Povo, e a matéria de capa traz um pouco deste universo, que tanto tem de tradicio-nal quanto de contemporâneo.

Mas nem só da folia de Momo este mês é feito, o que você poderá conferir nas páginas a seguir.

Em Artes Visuais, destaque para as exposições O LIVRO de água, das artistas Karina Rabino-vitz e Silvana Rezende, que abre o programa expositivo do MAM-BA em 2013, e Carnaval Negro Baiano, que conta a história dos blocos afro e afoxés de Salvador, no Solar Ferrão. É também este o tema da página de Intervalo, que retrata o “Carnaval Ouro Negro”.

A Cultura Digital surge em duas editorias. Em Música, tem o Digitalia – Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital, que relaciona a área musical com novas tecnologias da informação e da comunicação. Em Eventos, conheça o Sensorium, projeto que ocu-pa Salvador e Cachoeira com intervenções artís-ticas e tecnológicas em favor do meio ambiente.

Em Mestres da Cultura, uma homenagem ao professor e historiador Ubiratan Castro, que a Bahia perdeu no último mês de janeiro. Em Manifestações da Cultura Popular, a tradição carnavalesca das Cabeçorras.

editorial fevereiro

4 VIVA A GUITARRA BAIANA!

Guitarra Baiana:O Carnaval de Salvador deste ano celebra a Guitarra Baiana, instrumento cujo primeiro formato foi criado há mais de 70 anos por Dodô e Osmar – os mesmos que, em 1950, transformaram um Ford 1929, conhecido como Fobica, em um palco andante, dando origem ao fenômeno do trio elétrico na folia momesca da capital baiana.

Patrimônio do Povo

felip

e ol

ivei

ra

MATÉRIA DE CAPA 5

A dupla é então responsável pelo início de uma história que fez o evento ser reconhecido como a maior festa de rua do mundo: são seis dias de festa, de quinta a terça-feira, reunindo cerca de 2 mi-lhões de pessoas e mais de 200 en-tidades em quatro circuitos oficias, dois deles batizados com os no-mes dos grandes mestres: Osmar (Centro), Dodô (Barra-Ondina), Ba-tatinha (Praça Municipal) e Pelouri-nho, além do Carnaval de Bairros.

Dodô e Osmar talvez não ima-ginassem que suas investidas tomassem tamanha proporção. Talvez, também, estivessem co-

Novas abordagensda guitarrinha

Do pau elétrico, protótipo da Gui-tarra Baiana da década de 1940, aos dias atuais, a guitarrinha, como é chamada pelos íntimos, tem sido reinventada. Nomes de qualificado reconhecimento da música da Bahia estão colocando--a de volta na cena como grande estrela, em sonoridades contem-

memorando o fato de que a Guitar-ra Baiana e tradições de um Car-naval de época sejam agora foco de músicos, artistas, gestores e público que, ano a ano, vêm requi-sitando e ampliando o lugar da di-versidade e da democracia nesta grande festa, garantindo espaço e valorização para toda a inestimá-vel riqueza do repertório musical baiano. o Ruas de Salvador q 7/2 a 12/2 $ Grátis s www.carnaval.salva-dor.ba.gov.br / www.carnaval.bahia.com.br r Conselho Municipal do Car-naval/ Saltur/ Prefeitura Municipal de Salvador/ Bahiatursa/ Setur/ Secult-BA/ Governo do Estado da Bahia

porâneas que estão fazendo o ins-trumento ser motivo do surgimen-to de novos fenômenos.

Jovens artistas e tarimbados ins-trumentistas apresentam a diversi-dade de abordagens possibilitadas pela singular guitarra. Conheça al-guns deles.

6 VIVA A GUITARRA BAIANA!

Aroldo Macedo

Filho mais novo de Osmar, Armandinho cresceu familiarizado com a Guitarra Baiana. Hoje, é reconhecido como um dos maiores instrumentistas brasileiros, um título que pode ser tido como inques-tionável e unânime. Desde os anos 1970, comanda o trio elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, presença indispensável do Carnaval de Salvador todos os anos, que desfila sem cordas seguido por multidões de foliões-pipoca. Também naquela mesma década, criou a banda A Cor do Som. Neste ano de 2013, Arman-dinho vai completar 60 anos, em plena atividade, figurando como um dos mais inventivos e importantes personagens do Carnaval e da música da Bahia.

Armandinho Macedo

Também filho de Osmar e um dos músicos, compositores e administradores da banda Ar-mandinho, Dodô e Osmar, Aroldo Macedo toca um projeto autoral intitulado Bossachoro e se engaja em várias frentes para preservar o ca-ráter popular do Carnaval de Salvador e a tra-dição da Guitarra Baiana. Preside o Instituto Guitarra Baiana, coordena um projeto de edu-cação musical para crianças da rede pública de ensino e ainda mantém uma escola de música que atende jovens da periferia.

felip

e ol

ivei

ra

felip

e ol

ivei

ra

MATÉRIA DE CAPA 7

Júlio Caldas

Discípulo de Osmar Macedo, Fred Menen-dez iniciou sua história com a Guitarra Baiana aos 13 anos. É um dos poucos, se-não o único, a tocar com o mini-pau elétri-co, réplica do original, confeccionado pelo luthier Marivaldo Cabral apenas em duas peças: uma para ele e outra para Osmar. Em cerca de 30 anos de carreira, manteve--se fiel ao instrumento e à vontade de ver a Guitarra Baiana moderna, valorizada, mantendo sua timbragem, tradição e ca-racterísticas sonoras. Além de compor temas específicos para a guitarrinha, tam-bém a utiliza para adaptar grandes suces-sos e apresentar sua sonoridade ao gran-de público, com seus solos e improvisos.

Fred Menendez

Além de músico e pesquisador dos instrumentos de cordas popula-res, Júlio assina diversos projetos voltados à valorização e à difusão da produção musical centrada na Guitarra Baiana, como a Mostra da Guitarra Baiana e o Circuito Gui-tarra Baiana. Com a banda Choro Rock, faz um som chamado de “chorinho elétrico”, de choro exe-cutado com a guitarrinha.

carl

os a

lcân

tara

rosi

lda

cru

z

8 VIVA A GUITARRA BAIANA!

Ex-integrante de duas bandas cruciais do rock baiano – The Dead Billies e Retrofoguetes –, Morotó também se apresenta como GBzista, termo para os tocadores de Guitarra Baiana. Com o trio instrumental dos Retrofogue-tes, foi um dos que contribuiu para a retomada do instrumento na música contemporânea da Bahia e de bailes carnavalescos de salão, e ainda para a abertura de espaço para o rock rein-ventado no Carnaval de Salvador. Em 2008, ganhou o prêmio de Melhor Ins-trumentista no Troféu Dodô e Osmar.

Morotó Slim

Julio MorenoArgentino radicado na Bahia há mais de duas décadas, assumiu as guitarras do trio instrumental Retrofoguetes em 2012. Entre diversas experiências musi-cais, trabalhou ao lado de nomes como o conterrâneo Ramiro Musotto.

Robertinho BarretoFoi músico da Timbalada por cinco anos e fundou o grupo Lampirônicos. Idealizador da BaianaSystem, um dos mais destacados e elogiados projetos da música baiana atual, Ro-bertinho coloca a Guitarra Baiana para fazer música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana, em meio a efeitos sonoros e à psicodelia do dub.

pau

la b

erb

ert

paula berbert

MATÉRIA DE CAPA 9

Acordes baianosNos circuitos Dodô e Osmar, os foliões-pipoca podem acompa-nhar desfiles de 20 trios elétricos independentes – cada um deles com três artistas e/ou grupos no comando do som – dentro do pro-grama Carnaval Pipoca, realizado pela Secretaria de Cultura do Es-tado da Bahia (SecultBA). As atra-ções, selecionadas através de um credenciamento público, incluem opções para quem quer ouvir o som da Guitarra Baiana: tem o trio Retrofolia, com Retrofoguetes, Morotó Slim e Paulo Chamuska

no Carnaval Pipoca

Site oficial da Prefeitura:

www.carnaval.salvador.ba.gov.br

Site oficial do Governo:

www.carnaval.bahia.com.br

Site oficial da cobertura do IRDEB e dos programas da SecultBA (Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro, Carnaval do Pelouri-nho e Outros Carnavais):

www.carnaval.ba.gov.br

Kaverna; tem o BaianaSystem Con-vida, com BaianaSystem, Larissa Luz e Fael Primeiro; e tem ainda o trio que homenageia o tema do Carnaval: Trio Guitarra Baiana, com Julio Caldas, Jackson Dantas, Morotó, Márcio de Oliveira e Fábio Batanj. A programação comple-ta do Carnaval Pipoca pode ser consultada no site www.cultura.ba.gov.br.

E fique atento: a Guitarra Baiana vai ecoar por todos os lados. Quando escutá-la, não perca a oportunidade de admirá-la!

filipe cartaxoSaiba mais do carnaval de salvador e acompanhe sua programação

10 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

arte

s vi

su

ais

Resultado da interação entre 88 poemas escritos à mão e oito obras visuais, a exposição O LIVRO de água, das artistas Karina Rabinovitz

e Silvana Rezende, possibilita ao público o acesso à poesia contem-porânea, composta não só por palavras, mas também por vídeos, fotos e músicas. Cadernos de poemas, instalações, projeções de videoarte e projeção lúdica que simula um banho de poesia fazem parte da mostra que retrata o universo da ilha e suas metáforas, a solidão e as ilhas inter-nas de cada um. De acordo com as artistas, a proposta é ver poemas, ler imagens, manusear páginas soltas e observar a composição de expres-sões artísticas. “Trata-se de um livro de poemas que se expande numa exposição. O livro e a exposição são a mesma coisa, em espaços diferen-tes”, relata Karina. Será também realizada uma programação educativa composta por encontros e a oficina Tecno-Poema-Visual. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 17/3, ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados 14h às 19h; Conversa com as artistas: 1/2, 16h; Happening poético: 22/2, 17h30; Oficina: 8/3 e 9/3, 14h30 às 17h30 $ Grátis t 71 3117-6139 s www.mam.ba.gov.br r Karina Rabinovitz e Silvana Rezende/ MAM-BA/ DIMUS/ IPAC/ FPC/ FUNCEB/ SecultBA

poesia

abre programa expositivo do MAM-BA em 2013

Mostra

ARTES VISUAIS V 1110 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Carnaval Negro Baiano conta história dos blocos afro e afoxés de SalvadorUm passeio pela história dos blo-cos afro e afoxés de Salvador atra-vés de suas indumentárias, desde a década de 1970 até os dias atu-ais. A mostra é composta por fanta-sias de nomes expressivos destes segmentos, como Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Muzenza, Cortejo Afro, Filhos de Ghandy, Obá Laiyê, Puxada Axé, Zambiapombo, Unzó de Obá Xireê, Obadudu Agoyê e Afoxé Pai Burukô, representantes de diferentes nações africanas que contribuíram para a afirmação da identidade negra no Carnaval. o Solar Ferrão q Até 24/2, ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r Cortejo Afro/ CCPI/ SecultBA

Últimos dias de Insurgências Urbanas: Performance na Cidade em CachoeiraProjeto da arquiteta e performer Carol Érika, a exposição é com-posta por registros fotográficos, assinados por Aldren Lincoln, e audiovisuais, de Marcondes Dou-rado, de cinco performances cria-das e desenvolvidas pela artista. Todas as intervenções tiveram como objetivo questionar o atual modelo de urbanização de Salva-dor, focando em problemas como coleta de lixo, arborização, convi-vência comunitária, especulação imobiliária e saúde pública. o

Galeria do CAHL/ UFRB (Cachoeira) q

Até 9/2, seg a sex, 8h às 22h; sáb, 8h às 12h t 71 9103-5765 s www.perfor-mancenacidade.blogspot.com.br

identidade urbanização

aldren lincon

12 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sexta 11ª Bienal do Sertão de Artes Visuais Estão abertas as inscri-ções para os interessados em participar do evento, que correrá em Feira de Santana de setembro a dezembro. o Feira de Santana q Até 2/6 s www.bienaldosertao.blogspot.com @ [email protected]

IX Bienal do Recôncavo Expo-sição de mais de 200 obras, de diversas modalidades, de artistas baianos, de outros estados e tam-bém do exterior. A Bienal ainda integra uma programação cultural com performances, oficinas de dança e artes plásticas, espetácu-los de dança, workshops, pales-tras e mostra de filmes. o Centro Cultural Dannemann (São Félix) q

Até 24/3 $ Grátis t 75 3438-4308 s

www.centroculturaldannemann.com.br @ [email protected] r Centro Cultural Dannemann

A Ponte pra Minha Cabeça Expo-sição do artista visual Tuti Miner-vino. o Galeria do Conselho q Até 19/2, seg a sex, 9h às 17h $ Grátis t

71 3117-6193 r FUNCEB/ SecultBA

A Propaganda Conta História: O Poder de Comunicação da

Imagem Exposição mostra a evo-lução da propaganda, destacando o seu contexto histórico e influ-ências na vida social. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q Até 11/3, 8h30 às 18h $ Grátis t 71 3117-6082 s www.bibliotecapublicafpc.blogspot.com @ [email protected] r FPC SecultBA

Arte Africana – Coleção Claudio Massella Apresenta a riqueza es-tética e a diversidade da produção cultural africana do século XX, expressada em objetos, sobretudo máscaras, estatuetas e utensílios de uso cotidiano ou ritualismo. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $

Grátis r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Arte Popular Exposição reúne peças representativas da cultura popular nordestina, coletadas nas décadas de 1950 e 60 por Martim Gonçalves e pela arquiteta Lina Bo Bardi. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

As Mulheres de Jorge e O Univer-so Amado Um tributo ao escritor baiano através da arte de duas artistas da Bahia: Maria Adair e Eliana Kértesz. o Palacete das Artes q Até 17/2, seg a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h

ARTES VISUAIS V 1312 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Campestre Série de pinturas de Fernando Bernardes que retratam cenas do cotidiano rural, tendo como matéria giz de cera e tinta acrílica sobre tela ou madeira, tratando da relação do homem com a natureza e seus meios de vida. o Galeria Jayme Fygura (Teatro Gamboa Nova) q 1/2 a 28/2, qua a sáb, 16h às 20h; dom, 14h às 18h $ Grátis t 71 3329-2418 s www.teatrogamboanova.com.br r Fernando Bernardes

História do Cinema Brasilei-ro Exposição com acervo raro e contemporâneo sobre o tema. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q Até 28/2, 8h30 às 21h $ Grátis t 71 3117-6060 s www.bibliotecapublicafpc.blogspot.com @ [email protected] r

FPC/ SecultBA

Inverta Do artista multimídia baiano Caetano Dias, com curadoria de Cláudia Pôssa, exposição apresenta uma série de fotografias de objetos feitos de açúcar, além das videoins-talações Passeio Neoconcreto e Lago Indigente. o Caixa Cultural Salvador q Até 17/2, ter a dom, 10h às 19h $ Grátis t 71 3421-4200 s

www.caixa.gov.br/caixacultural r

Caixa Cultural

Azulejos de Udo Exposição que constrói uma leitura histórica sobre as especificidades do cenário urba-no. o Museu Udo Knoff. q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r Museu Udo Knoff/Dimus/IPAC/SecultBA

Bahia – Litoral e Sertão Fotogra-fias e postais datados do início do século XX de diferentes cidades do interior do estado revelam a importância da nossa formação geopolítica. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/IPAC/ SecultBA

$ Grátis t 71 3117-6987 s www.pa-lacetedasartes.ba.gov.br r Palacete das Artes/ DIMUS/ IPAC/ SecultBA

14 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Laura Vinci Em mostra individual, artista apresenta a instalação No Ar e a obra Diurna, trabalho original feito especialmente para a Capela do MAM-BA. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Até 17/3, ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h $ Grátis t 71 3117-6132 s www.mam.ba.gov.br r MAM-BA/ DIMUS/ IPAC/ FUNCEB/ SecultBA

Mario Cravo Jr – Esculturas Apre-sentando 62 peças, entre esculturas, desenhos e pinturas, a exposição celebra os 90 anos de nascimento do artista baiano e tem curadoria de Murilo Ribeiro. o Palacete das Artes q Até 28/4, ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados,

14h às 19h $ Grátis t 71 3117-6987 s

www.palacetedasartes.ba.gov.br r

Palacete das Artes

Mostra de Maquetes Oficina Lina Bo Bardi Maquetes produzidas a partir de desenhos, croquis, escritos e fotografias de Lina Bo Bardi, em projeto organizado pela arquiteta Carla Zollinger. o

Museu de Arte Moderna da Bahia q

Até 17/3, ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h $ Grátis t

71 3117-6132 s www.mam.ba.gov.br r Carla Zollinger/ MAM-BA/ DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Museu Abelardo Rodrigues Mos-tra expõe recorte do acervo do museu, com imagens, crucifixos, pinturas, oratórios, mesas de altar e santos de roca, confeccio-nados em materiais diversos. o

Museu Abelardo Rodrigues q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6440 r

DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Nlà Ijogun – Grande Herança Os artistas baianos Allan Lusttosa, Graça Guimarães e Rita Freire apresentam fotografias tiradas nas cidades de Salvador, Santo Amaro e Maragogipe, mostrando a herança africana referente às festas populares baianas. o

Museu Nacional de Enfermagem Anna

ARTES VISUAIS V 1514 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Nery q 1/2 a 7/3, seg, 13h às 17h; ter a sex, 9h às 17h; sáb, 9h às 12h $ 6 e 3 (Grátis às terças) t 71 3321-3819 s

www.munean.com @ [email protected]

Os Planos Inclinados Exposição virtual aborda a história dos planos inclinados da cidade de Salvador. o Via e-mail q 10/1 a 10/2 $ Grátis t 71 3117-6082 s www.bibliotecapu-blicafpc.blogspot.com @ [email protected] r BPEB/ FPC/ SecultBA

Parque Histórico Castro Alves Ex-posição sobre vida e obra do poeta baiano através de objetos pessoais, como fotografias, manuscritos e indumentárias, além de animações de poemas e publicações com curiosidades. o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) q Ter a sex, 9h às 12h e 14h às 17h; sáb, dom e feriados, 9h às 14h $ Grátis t 75 6381-1102 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Pelos Caminhos de Salva-dor Exposição de longa duração

apresenta parte da urbanização, crescimento e modernização da capital baiana através de imagens e fotografias. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Pelourinho – Um Cartão Postal da Bahia Postais, fotografias e vídeos compõem a mostra que apresenta as mudanças sofridas no Pelourinho com o passar do tempo, numa reflexão sobre patri-mônio cultural. o Museu Tempostal q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6383 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

16 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Smetak – O Alquimista do Som Mostra de longa duração apresenta peças de Walter Smetak chamadas de “plásticas

Raymundo Colares – Poética Pop Mostra reúne pinturas, óle-os, serigrafias e livros-objetos pertencentes a coleções públi-cas e particulares, mapeando a produção do artista ao longo de três décadas, com curadoria de Denise Mattar. o Caixa Cultural Salvador q Até 17/2, ter a dom $

Grátis t 71 3241-4200

Rubem Valentim Após reforma, o MAM-BA reabre a Sala Rubem Valentim, espaço expositivo com 30 obras do pintor, escultor e gravador baiano, considerado um dos mestres do Construtivis-mo. o Museu de Arte Moderna da Bahia q Ter a sex, 13h às 19h; sáb, dom e feriados, 14h às 19h $ Grátis t 71 3117-6132 s www.mam.ba.gov.br r MAM-BA/ DIMUS/ IPAC/ SecultBA

sonoras”, do acervo da família do músico suíço que viveu na Bahia. o Solar Ferrão q Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feria-dos, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6357 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Toque de Luz – Um Novo Olhar sobre a Obra de Udo Knoff Apresenta cerca de 30 obras do artista especialmen-te ao público com deficiência visual. o Museu Udo Knoff q

Ter a sex, 12h às 18h; sáb, dom e feriados, 12h às 17h $ Grátis t 71 3117-6389 r DIMUS/ IPAC/ SecultBA

Um Olhar Naif da Bahia de Pierre Verger Exposição do artista plástico Telmo Carvalho acerca da obra de Pierre Verger. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 1/2 a 28/2, 8h30 às 21h $

Grátis t 71 9109-2381 s www.fpc.ba.gov.br @ [email protected] r FPC/ SecultBA

Verão com Arte Mostra de pintura, esculturas, fotos ma-nipuladas e outras artes, com a participação de diversos artis-tas. o Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Itaparica) q Até 28/2, 8h às 17h $ Grátis t 71 3631-1636 s www.fpc.ba.gov.br @ [email protected] r FPC/ SecultBA

ARTES VISUAIS V 1716 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sábado 2

quinta 14

segunda 25

Vagalumes Exposição foto-gráfica de Rafael Martins, com registros noturnos, feitos com a técnica do light paiting, de ruínas de casas de Vila de Igatu, distrito de Andaraí, Chapada Diamantina. o Galeria Arte e Memória (Igatu) q 2/2 a 20/3, ter a dom, 9h às 18h $ Grátis

Dia do Esporte Em homenagem à data, mostra trata sobre o tema. o Biblioteca Pública do Estado da

Bahia q 14/2 a 28/2, 8h30 às 21h $

Grátis t 71 3117-6082 s www.fpc.ba.gov.br @ [email protected] r FPC/ SecultBA

Exposição Coletiva de Pintu-ras Com telas dos artistas plásticos Magalhães Aguiar Rasta, Dino Garcia, Vanessa Figliuolo, Ivaldo Sanfer, Do-minga Rocha, Ed. Carlos San-tana, Graça Figliuolo e Iraci Cosma. o Cepaia q Abertura: 25/2, 18h30; Visitação: 26/2 a 25/3, 9h às 18h t 71 8297-4855 r Associação Marcus Garvey

Zé Carioca Exposição de revistas em quadrinhos do personagem Zé Carioca. o Biblioteca Infantil Mon-teiro Lobato q 1/2 a 28/2, 8h30 às 17h $ Grátis t 71 3117-1411 s www.fpc.ba.gov.br @ [email protected] r FPC/ SecultBA

Homenagem a Victor Hugo Mos-tra sobre o escritor Victor Hugo. o

Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 14/2 a 28/2, 8h30 às 21h $ Grátis t 71 3117-6082 s www.fpc.ba.gov.br @ [email protected] r

FPC/ SecultBA

18 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

cin

e e

víd

eo

Em sua 21ª edição, o Festival Inter-nacional de Animação do Brasil – Anima Mundi visa a informar, for-mar, educar e entreter utilizando as infinitas possibilidades da lin-guagem de animação. Neste ano, o evento vai acontecer entre os dias 2 e 11 de agosto, no Rio de Ja-neiro, e 14 e 18 de agosto, em São Paulo, e está agora com inscrições abertas para realizadores interes-

animação

sados em mostrar seus trabalhos dentro do projeto. Sem restrições de temas ou gêneros, e sem limite para o número de inscrições por participante, os filmes e vídeos podem ser de curta, média ou lon-ga-metragem, de realizadores pro-fissionais ou iniciantes em forma-ção, inclusive menores de idade. Os selecionados serão exibidos em mostras competitivas, com

Abertas inscrições para oAnima Mundi 2013

CINE E VÍDEO C 1918 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Sala Walter da Silveira homenageia Carlos Reichenbach O cineasta gaúcho falecido em 2012 é lembrado com a exibição de uma de suas obras-primas: Fil-me Demência (1985). Inspirada na peça Fausto, de Goethe, a película tem roteiro assinado pelo próprio Carlos Reichenbach em parceria com o crítico Inácio Araújo. Esta produção conquistou prêmios como os de Melhor Direção e Mon-tagem, no Festival de Gramado (1986); Rio Cine Festival (1987), nas categorias de Melhor Ator e Trilha Sonora; e no Festival de Ro-terdã, no mesmo ano, como Filme Inovador do Ano. o Sala Walter da Silveira q 22/2 a 28/2 (exceto 27/2), 18h $ Grátis t 71 3117-8120 s www.dimas.ba.gov.br r DIMAS/ FUNCEB/ SecultBA

memória

prêmios que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil, e não-competitivas. Há ainda o Prêmio Anima Mundi Iti-nerante, no valor de R$ 700 cada, que vai escolher obras para o Ani-ma Itinerante, que, após o festival, percorrerá cidades brasileiras du-rante onze meses. o Via internet e Correios q Até 8/3 $ Grátis s www.animamundi.com.br @ [email protected] r Ancine/ MinC

20 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sexta 1

Capoeira Kid Exibição do trailer do primeiro longa de ação 3D do Nordeste, que conta a saga de um jovem que volta às suas raízes em busca de vingança. o Teatro Gamboa Nova q 1/2 a 28/2, qua a dom, antes dos espetáculos do teatro $ Inserido no valor dos espetáculos t 71 3329-2418 s www.teatrogamboa-nova.com.br r Mais Um Filmes

5º Festival do Júri Popu-lar Evento competitivo de curtas e longas-metragens, sem júri oficial, onde o público vota em todas as categorias. A programação acontece simul-taneamente em 20 cidades do Brasil. o Sala Walter da Silveira q Até 3/2, 15h e 17h s www.festi-valdojuripopular.com.br @ [email protected] r

Sobretudo Produção

Programa Duplo Anselmo Duar-te Exibição dos filmes Absoluta-mente Certo (1957) e O Pagador de Promessas (1962), dirigidos pelo cineasta paulista. o Sala Walter da Silveira q 1/2 a 7/2 (exceto 2/2), 16h e 18h $ Grátis t 71 3116-8100 r DIMAS/ FUNCEB/ SecultBA

Programa Especial “Era uma Vez no Verão...” Exibição dos filmes Marcelo Zona Sul (1970), de Xavier de Oliveira, e Copacabana me Engana (1968), de Antonio Carlos da Fontoura. o Sala Ale-xandre Robatto q 1/2 a 7/2, 15h e 17h $ Grátis t 71 3117-8120 r DIMAS/ FUNCEB/ SecultBA

CINE E VÍDEO C 2120 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

segunda 4

terça 5

quarta 6

terça 12

quarta 20

Escolha seu filme, Agende sua Hora Exibição de filmes escolhidos pelos próprios usuários, com hora marcada. o Biblioteca Anísio Teixeira q 4/2 a 28/2, 9h e 14h; sáb, 9h $ Grá-tis t 71 3117-6339 r FPC/ SecultBA

Terças na Tela Projeto inserido no Circuito Popular de Cinema e Vídeo exibe filmes para ampliar o acesso à produção audiovisual em diversas localidades baianas. o Espaços Culturais da SecultBA q 5/2 a 26/2, às terças, horários diversos $ Grátis s www.cultura.ba.gov.br/cpcv r DIMAS/ FUNCEB/ DEC/ SecultBA

Filme na Biblioteca Exibição dos filmes O Desafio do Lixo: Brasil (6/2); O Desafio do Lixo: Dinamarca, Holanda, Suécia, Noruega, Itália e França (20/2) e O Desafio do Lixo: Estados Unidos, Canadá e Alemanha (27/2). o Biblioteca Pública do

Filmes em Libra Com acervo da biblioteca, são realizadas sessões de acessibilidade para surdos. o Biblioteca Anísio Teixeira q 12/2 e 19/2, 9h $ Grátis t 71 3117-6339 r

FPC/ SecultBA

Quartas Baianas Exibindo filmes baianos, projeto lançado em 2004 objetiva a promoção, resgate e va-lorização da produção audiovisual da Bahia. o Sala Walter da Silveira q 20/2 e 27/2, 19h30 $ Grátis t 71 3116-8100 s www.dimas.ba.gov.br r

ABCV/ DIMAS/ FUNCEB/ SecultBA

Estado da Bahia q 6/2, 20/2 e 27/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-6078 r

FPC/ SecultBA

22 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

dan

çatributo

une dança afro com teatro e músicaOyaci, A Filha de Oyá

DANÇA D 2322 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

vivências

Áttomos Cia. de Dança faz pré-estreia do infanto-juvenil Minin@O espetáculo estabelece uma relação entre o cotidiano e o fan-tasioso mundo de histórias e personagens fantásticos vividos e admirados pelo público infanto--juvenil. Questões que fazem par-te do mundo das crianças e da fase de transição entre a infância e adolescência, como nascimento, escola, tecnologia e romance, são abordadas através da dança, des-vendando o modo de pensar e de encarar os diversos aspectos da vida sob a ótica desse público. o

Cine-Teatro Solar Boa Vista q 1/2, 17h $ 10 e 5 t 71 3116-2000 s www.blog-dosolar.wordpress.com

Com concepção e direção de Fer-nanda Júlia, que assina o texto com Thiago Romero em processo colaborativo com o elenco, Oyaci, A Filha de Oyá une teatro, música e dança afro num espetáculo que tra-ta do encontro: do humano com o divino, do indivíduo e o seu Orixá, da pessoa com a sua ancestralida-de africana. Isto ocorre a partir da encenação do encontro de Oyaci (que, em iorubá, quer dizer “filha de Oyá”) com a própria Oyá, a se-nhora dos ventos e tempestades, sua mãe e dona de seu destino. A montagem parte de revelações do corpo e de suas memórias afetivas, com os intérpretes-criadores Ma-rilza Oliveira, Fernando Santana, Jane Santa Cruz, Fabíola Júlia, Thia-go Romero, Fernando Filho, Ednei Advíncula, Adil Araújo e Edeise Go-mes, juntamente com os músicos Ricardo Costa, Cosme Lucian e Spi-ke. O resultado é também um tribu-to à dança afro e seus precursores na Bahia e no Brasil, homenagean-do os 25 anos de carreira de Maril-za Oliveira, dançarina, coreógrafa e professora, responsável pela preparação corporal e coreografia do espetáculo. o Teatro Vila Velha q

15/2 a 3/3, sex a dom (sex e dom, 20h; sáb, 18h) $ 30 e 15 t 71 3083-4600 s

www.teatrovilavelha.com.br

24 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Leituras Possíveis nas

lite

rat

ur

acrítica

é lançado também em versão virtual

Primeiro volume da Série Crítica das Artes, coleção que objetiva promover a difusão de conteúdos sobre a crítica, mais especificamente aquela relacionada às artes baia-nas, o livro Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano, além do lançamento de sua versão impressa, está dispo-nível gratuitamente na internet. A ação integra o Progra-ma de Incentivo à Crítica de Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, iniciativa proposta pela renovação e pela qualificação da produção crítica na Bahia. Orga-nizada por Milena Britto, coordenadora de Literatura da FUNCEB e doutora em Literatura Brasileira, a publicação reúne as 20 críticas em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro premiadas no Con-curso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, promovido em 2011. Os textos de apresentação são assinados pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim; o diretor das Artes da FUNCEB, Alexandre Molina; e pela própria organizadora. Há ainda contribuições de especialistas convidados: Antonio Marcos Pereira, Rachel Esteves Lima e Carlos Bonfim. $ Grátis s www.fundacaocultural.ba.gov.br r FUNCEB/ SecultBA

Frestas do Cotidiano

LITERATURA L 2524 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

fomento

Leitura Pública de Livros realiza sessões mensaisLançado no último mês de janeiro, o projeto promove sessões men-sais de leituras públicas. A cada edição, uma obra específica será pautada e lida pelo seu próprio autor, com a finalidade de divulgar os livros – sobretudo os que se produzem na Bahia – e contribuir para o fomento à leitura. Escrito-res interessados em inserir seus trabalhos na programação podem se inscrever gratuitamente, aten-dendo exigências previstas no re-gulamento, disponível no site do Gabinete Português de Literatura, realizador da iniciativa. o Gabinete Português de Literatura (Praça da Pie-dade) q 14/2, 17h $ Grátis t 71 3329-2733 s www.gplsalvador.com.br

família

Domingo na Praça com a Biblioteca MóvelLeitura ao ar livre de jornais e re-vistas e consulta a acervo biblio-gráfico são a base do projeto que ocupa o espaço urbano de Salva-dor aos domingos, numa opção de diversão e cultura para toda a família. Para completar, este mês a programação inclui peça de tea-tro infantil com o Grupo Cabriola, além de oficinas de arte e contação de histórias com o arte-educador e artista plástico Icaro.o Dique do Tororó q 3/2, 8h às 12h o Parque de Pituaçu q 17/2, 8h às 12h o Lagoa do Abaeté q 24/2, 8h às 12h $ Grátis t 71 3117-6035 s www.bibliotecadeexten-saofpc.blogspot.com.br @ [email protected] r FPC/ SecultBA

26 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sic

a Articulado em diversas iniciativas que relacionam o campo da música às novas tecnologias da informação e da comunicação, o Digitalia realiza um ciclo de atividades para debater e promo-ver estes conteúdos entre artistas e público da Bahia. Dentre as ações, fundamentadas em três eixos – pesquisa, formação e integração –, estão conferências, oficinas, cursos, apresenta-ção de trabalhos, desenvolvimento de produtos e plataformas para música online, geração de conteúdo para difusão via web e intervenções musicais e multimídia. Em meio a tudo isto, não faltam grandes shows. Entre os convidados desta edição 2013,

tecnologias

MÚSICA M 2726 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

já estão confirmados: Gilberto Gil, Emicida, Rael da Rima, Ori-ginal Olinda Style, além dos norte-americanos Jon Pareles, che-fe de crítica de música pop do jornal New York Times, e Chris Kaskie, presidente do Pitchfork Media, um dos veículos dedica-dos à música mais acessados da internet. Mais informações e programação completa podem ser consultadas no site do pro-jeto. o Concha Acústica do TCA, Teatro Vila Velha, Goethe Institute/ICBA, Clube Fantoches e Companhia da Pizza q 1/2 a 5/2 $ Grátis (in-gressos para a Concha devem ser trocados por livros não-didáticos) s

www.digitalia.com.br r Audiosfera

Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital

28 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Bemba Trio e Silvia Manchete são atrações do Sesc-Senac PelourinhoFormado pelo DJ Raiz e os mú-sicos Russo Passapusso e Fael Primeiro, o Bemba Trio apresenta variações de ritmos globais e lo-cais da cultura periférica, unindo influências como o samba reg-gae, samba chula, ragga, repen-te, miami bass, dancehall e funk. Já a carioca Silvia Manchete retor-na a Salvador com o performático show Extravaganza, considerado o melhor do ano de 2012 pela As-sociação Paulista dos Críticos de Arte. o Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho q Bemba Trio: 5/2, 19/2 e 26/2, 20h; Silvia Manchete: 23/2, 20h $ 20 e 10

Dois em Um lança segundo discoNo show de lançamento de Agora, segundo disco do dueto baiano Dois em Um, Fernanda Monteiro (voz e violoncelo) e Luisão Pereira (guitarra e teclado) contam com o auxílio de CH Straatmann (baixo), Nana (teclado, samples, escaleta e cavaquilho) e Felipe Dieder (ba-teria). O álbum teve participação especial das cantoras Tulipa Ruiz e Rebeca Matta e traz, dentre suas canções, a faixa Você Tem o que Eu Preciso, parceria inédita de Luisão com Ronaldo Bastos. o Sala do Coro do TCA q 27/2, 20h $ 10 e 5 s

www.doisemum.com

pra dançar agora

mayra lins

MÚSICA M 2928 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sexta 1

sábado 1

Caminhos Abertos Duo Tendo como foco principal o amor, trabalhos e experiências vividas por Carlos Venttura em mais de 20 anos de carreira são apre-sentados em show ao lado de Luciano Factum. o Teatro Gamboa Nova q 1/2 a 3/2, 20h $ 20 e 10 t

71 3329-2418 s www.teatrogambo-anova.com.br

Jam no MAM O tradicional pro-jeto apresenta trilha sonora que mescla o melhor do jazz com ritmos brasileiros, numa jam com direção artística de Ivan Huol. o Museu de Arte Moderna da Bahia q 2/2 a 23/2, aos sábados (exceto 9/2), 18h às 21h30 $ 6 e 3 s www.jamnomam.com.br

Simplesmente Luxo Evento open bar com direito a feijoa-da, comandado pelas bandas Mametto e Pra Casar. o Padaria Bar (Rio Vermelho) q 2/2, 12h $

130 (masculino) e 100 (feminino) t 71 3016-4412

Madre Verão Último final de semana do evento que reúne mú-sica, esporte, cultura e responsa-

bilidade social. As atrações são Timbalada, Natiruts, Paralamas do Sucesso e Araketu. o Madre de Deus q 1/2 e 2/2 $ Troca por doações s www.madreverao.com.br r Prefeitura de Madre de Deus

carlos venttura

ligia rizerio

30 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

quarta 6

quinta 14

sábado 14

Badaró Jambrass No encerramen-to do projeto Solar 40º, artista apresenta o show Jameika Brasi-liss e grava primeiro DVD da car-reira. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 6/2, 20h $ 8 e 4 t 71 3116-2108 s

www.blogdosolar.wordpress.com

Samb’acústico Lane Quinto rea-liza show com versões acústicas de canções de Paulo Vanzolini, Caymmi, Noel Rosa, Paulinho da Viola, entre outros, além de novos compositores. Direção musical, arranjos e violão de Daniel Santa-na. o Teatro Gamboa Nova q 14/2 a 28/2, às quintas, 20h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s www.teatrogamboano-va.com.br r Lane Quinto

Adupé Espetáculo cênico musical com direção de Fernanda Júlia

domingo 3

terça 5

Samba de Verão Banda Chita Fina apresenta repertório inspirado nos sons do Recôncavo, samba e MPB. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 3/2, 17h $ 20 e 10 t 71 3116-2018 s www.blogdosolar.wordpress.com

Sarau Du Brown Pelo quinto ano, evento assinado por Carlinhos Brown reúne música – da erudita aos tambores e à guitarra baiana –, dança, artes visuais, projeções, moda e convidados especiais. o

Museu Du Ritmo (Comércio) q 3/2 e 16/2, 18h30 $ 40 t 4003-1212

Sempre às Terças Homenagean-do os grandes nomes da música popular brasileira, a banda Janela Brasileira apresenta versões instrumentais de canções de Batatinha, Riachão, Luiz Gonzaga, entre outros. o Companhia da Pizza (Rio Vermelho) q 5/2 e 19/2, 20h $

Grátis t 71 3034-2089

Verão Luiz Caldas Ensaio pré-carnavalesco do cantor e multi-instrumentista, conhecido como pai da Axé Music, com participação de convidados. o

Clube Fantoches q 5/2, 20h $ 40 e 20 r Multi Planejamento Cultural/ Da Cultura Projetos e Soluções

MÚSICA M 3130 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

domingo 17

quarta 20

quinta 21

quinta 28

Mou Brasil Com mais de 30 anos de carreira, guitarrista intercala no show Farol canções autorais e de compositores como Hermeto Pascoal, Villa Lobos e Lô Borges. o Teatro Gamboa Nova q 17/2 e 24/2, 17h $ 20 e 10 t 71 3329-2418 s

www.teatrogamboanova.com.br

Samba de Cozinha Como num bate-papo na cozinha, a cantora Lindete Souza apresenta show com músicas de várias épocas, que trazem ao público a sensação

Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia Sob regência do maestro Ricardo Castro, concerto terá participação de músicos da Filar-mônica de Berlim. o Teatro Castro Alves q 21/2, 20h $ Grátis s www.tca.ba.gov.br

OSBA Orquestra Sinfônica da Bahia abre a temporada 2013 em concerto com músicas de Shos-takovich e Mozart, sob a regência do maestro Carlos Prazeres. o

Teatro Castro Alves q 28/2, 20h $ 20 e 10 s www.tca.ba.gov.br

e Thiago Romero apresenta mú-sicas e cânticos do Candomblé em novos arranjos melódicos. o

Teatro Vila Velha q 16/2 a 2/3, aos sá-bados, 20h $ 30 e 15 t 71 3083-4600

ricardo borges

de estar em casa. o Teatro Gamboa Nova q 20/2 e 27/2, 20h $ 20 e 10 t

71 3329-2418 s www.teatrogamboa-nova.com.br

32 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realizaçãocabeçorras

Carnaval mascarado de alegria

MANIFESTAÇÕESDA CULTURA POPULAR

As Cabeçorras são entidades carnavalescas constituídas por foliões que saem às ruas durante o carnaval portando uma enorme máscara co-lorida de papelão, confeccionada de modo artesanal com a técnica do pa-pel machê. Estes mascarados também levam nas mãos um chicote. Eles simbolizam diversos personagens, brincando com as fantasias momescas.

Atrás das Cabeçorras, correm meninos que gritam expressões engraçadas e picantes. As Cabeçorras fazem que não ouvem, mas, quando a massa de meninos aumenta, os foliões mascarados voltam-se para eles e fingem persegui-los para chicoteá-los. Suas investidas provocam divertida gritaria e muita animação.

As Cabeçorras se apresentam durante o dia e são motivo de grande atra-ção, sobretudo para as crianças. A tradição ainda anima o carnaval de

fotos: adenor gondim

DANÇA D 3332 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Belmonte e de Rio de Contas. No Recôncavo, em municípios como Cachoeira, São Félix e São Fran-cisco do Conde, as Cabeçorras, atualmente, não fazem mais parte do cenário do carnaval, mas per-manecem com grupos que se apre-sentam em ocasiões especiais. Em Cachoeira, por exemplo, na Festa de Nossa Senhora da Ajuda, a pre-sença das Cabeçorras é uma marca registrada. Lá, a fantasia faz alusão aos nobres da corte portuguesa.

34 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

memória

Entra em cena novo espetáculo do GrupoToca de Teatro

fotos: yoshi aguiar

TEATRO T 3534 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

O Grupo Toca de Teatro estreia seu novo espetáculo: Amnésis – Uma Busca Intencional pela Lembrança, com direção de Me-ran Vargens. De maneira lúdica, metafórica e divertida, a monta-gem conta a história de um me-nino simples que nasceu no mar da baía e que sonha em ser um aviador. Para realizar seu desejo, ele atravessa diversos lugares his-tóricos de Salvador, onde conhece inúmeros personagens, vivendo com eles aventuras e aprendiza-dos. A montagem foi construída a partir da coleta de histórias de vida em locais da capital baiana, como a Praça da Piedade, Merca-

do Modelo e Igreja de São Lázaro. Investindo no questionamento de como as próprias lembranças e as de outras pessoas podem servir como material para a construção de um espetáculo, o processo de pesquisa e criação da peça foi norteado pelo trabalho de pós--doutorado de Meran Vargens e é o resultado final do projeto Toca de Teatro: Manutenção, Memória e Interatividade Estética, desenvol-vido pelo grupo durante um ano. o Teatro Molière – Aliança Francesa q

19/2 a 24/2, 20h (sessões extras dias 23/2 e 24/2, 18h) $ 20 e 10 t 71 9173-8583 s www.tocadeteatro.com.br @

[email protected]

36 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

submundo

Peça Abajur Lilás ganha versão baianaEscrita em 1969 pelo dramaturgo Plínio Marcos, a peça Abajur Lilás retrata de forma nua e crua o uni-verso da prostituição. A luta pela vida e pela dignidade das per-sonagens Dilma, Célia e Leninha diante do dono do prostíbulo e seu capanga deixa claro que não há nada de fácil na vida dessas mulheres. Nessa montagem baia-na adaptada e dirigida por Jhoil-son de Oliveira, os personagens são retratados como sendo da Bahia, vivendo uma trama de luxú-ria e violência. o Espaço Xisto Bahia q 21/2 a 24/2, qui a sáb, 20h; dom, 19h $ Pague quanto quiser t 71 8703-6182 r Gota D’água Projetos Culturais

sertão

Adaptação de drama russo estreia na Bahia com referências de cultura popularA atriz Sara Galvão estreia o espe-táculo As Três Irmãs do Sertão, ba-seado na cultura popular de cordel e inspirado no clássico moderno As Três Irmãs, do russo Anton Tche-cov, além de nas obras de Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. A trama, originalmente vivida no intenso frio da Rússia, se transfere à seca do Nordeste do Brasil. Já a obses-são das personagens em voltar a Moscou, sua terra natal, é análoga ao sonho por dias melhores em São Paulo. Com elementos tam-bém do teatro de rua, a peça tem música ao vivo. o Teatro Gamboa Nova q 15/2, 16/2, 22/2 e 23/2, 20h $

20 e 10 t 71 3329-2418 r Sara Galvão/ Feijão de Corda Produtora Cultural

TEATRO T 3736 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sexta 1

Bonitinha, Mas Ordinária A peça de Nelson Rodrigues, aqui dirigi-da por Luiz Marfuz, tem na trama as hesitações de Edgard entre o casamento por dinheiro ou por amor, trazendo à tona questões morais da classe média brasileira. o Sala do Coro do TCA q Até 3/2, sex a dom, 20h $ 10 e 5 t 71 3117-4883

Éramos Gays Primeiro musical baiano feito em parceria com equipe da Broadway, com texto inédito de Aninha Franco, direção

de Adrian Steinway e direção mu-sical de Gerônimo, faz um convite à reflexão sobre liberdade sexual e comportamental. o Teatro Módu-lo q Até 27/4, sex a dom, 20h $ 50 e 25 t 71 3242-0471

Mar Morto Montagem do XXVII Curso Livre de Teatro da UFBA, com direção e adaptação de Paulo Cunha, é baseada no livro de Jorge Amado e conta a saga dos saveiristas da Bahia. o Teatro Martim Gonçalves q Até 3/2, sex a dom, 20h $ Grátis t 71 3283-7850 @

[email protected] r Curso Livre de Teatro da UFBA

Marcos Frota Circo Show Nova temporada do espetáculo que mescla o circo tradicional e o moderno, discutindo a cultura e a arte brasileiras numa apresenta-ção que reúne diferentes lingua-gens artísticas. o Aeroclube Plaza Show q Até 3/2, diariamente, 17h e 20h $ Entre 15 e 40 t 71 3535-3030

A Bofetada Alexandre Moreira, Jarbas Oliver, Nilson Rocha e Lelo Filho fazem temporada em come-moração aos 25 anos da comédia, um dos maiores sucessos da histó-ria do teatro baiano. o Teatro ISBA q Até 3/2, sex a dom, 20h $ 50 e 25 t

71 3264-7776 @ [email protected] r Cia. Baiana de Patifaria

alessandra nohvais

38 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sábado 2

segunda 4

7 Conto – A Comédia Há sete anos em cartaz, o espetáculo é dirigido por Ingrid Guimarães e encenado pelo ator baiano Luís Miranda, que interpreta sete personagens que retratam de for-ma bem-humorada as diferenças sociais do Brasil. o Teatro Jorge Amado q Até 31/3, sáb, 20h; dom, 19h $ 50 e 25 t 71 3525-9708 s

www.teatrojorgeamado.com.br

Teatro Jazz Jam Session de Performances Apresentação multilinguagem do artista Thor Vaz. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q

4/2, 18h $ Grátis t 71 3116-2000 s

www.blogdosolar.wordpress.com @

[email protected]

Só Acontece Comigo! Espetáculo do humorista Renato Fechine, com texto em parceria com Felipe Rodrigues, relata a trajetória do multiartista e divide com a plateia casos recheados de graça. o Tea-tro Jorge Amado q 1/2, 20h $ 50 e 25 t 71 3525-9708 s www.teatrojorgea-mado.com.br

Renato Piaba É Show! Humorista apresenta espetáculo em que mostra seus melhores “causos e estórias”, com muita irreverência e descontração. o Teatro Jorge Amado q Até 24/2, sex e sáb, 22h; dom, 21h $ 40 e 20 (sex e dom); 50 e 25 (sáb) t 71 3525-9708 s www.teatrojorgeamado.com.br

TEATRO T 3938 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realizaçãoubiratan castroHistoriador que fica para a História

MESTRESDA CULTURA

ilust

raçã

o: n

ila c

arne

iro

No último dia 3 de janeiro, a Bahia e o Brasil perderam o historiador e professor Ubira-tan Castro de Araújo, aos 64

anos. Desde 2007, ele exercia o cargo de diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, entidade vinculada à Secre-taria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Nascido em Salvador, em 22 de dezembro de 1948, Ubiratan era licen-ciado, mestre e doutor em História, além de bacharel em Direito. Atuava como professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Univer-sidade Federal da Bahia (UFBA) e era membro da Academia de Letras da Bahia, na cadeira 33, cujo patrono é o poeta abolicionista Castro Alves.

Foi um dos fundadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da UFBA, presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunida-des Negras de Salvador (CDCN) e Irmão Professo da Venerada Ordem do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos a Portas do Carmo, loca-lizada na Igreja do Rosário dos Pretos no Largo do Pelourinho – algumas

das mostras de sua profunda relação com a cultu-ra negra. No primeiro mandato do presidente

Luiz Inácio Lula da Silva (entre 2003 e 2006), trabalhou com o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, presidindo a Fundação Cultu-ral Palmares.

Entre os prêmios e títulos que recebeu, destacam-se a Medalha do Bicentenário da Restauração Portuguesa da Acade-mia Portuguesa de História, o Troféu

Clementina de Jesus da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), a

Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal de Salvador

e, a mais recente, a Comenda da Ordem Rio Branco, con-

decoração oferecida pelo Ministério das Relações

Exteriores do Brasil.

40 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

infa

nti

lpré-história

transporta visitantes para o tempo dos dinossauros

Crianças, jovens e adultos podem viajar pelo surpreendente e intri-gante mundo dos dinossauros. O parque temático itinerante Mundo Jurássico chega a Salvador com uma mostra que reúne réplicas ro-botizadas gigantes, em tamanho natural, de animais pré-históri-cos. Montadas cenograficamente como se estivessem vivas, elas

Mundo

reproduzem sons e movimentos precisos dos bichos extintos há milhões de anos, apresentando ao público variadas espécies de dinossauros, entre herbívoros e carnívoros, incluindo o aterrori-zante Tiranossasuro Rex. O per-curso dura cerca de 45 minutos e é direcionado por guias que ex-plicam o período jurássico e sua

Jurássico

INFANTIL I 4140 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

carnaval

Bailinho Infantil – Criança, Confete e Serpentina!O grupo Canela Fina faz baile de carnaval para as crianças, que estão convidadas para irem fan-tasiadas para a festa. Com um repertório carnavalesco recheado de ritmos de todo o Brasil, uma grande aventura é prometida, onde não só os pequenos são convidados a entrar, mas também todos aqueles que deixam abertos os olhos e ouvidos da imaginação. A banda é formada por Angelita Broock (voz, guitarra, flauta e per-cussão), Kamile Levek (voz e gui-tarras), Carla Suzart (voz e baixo) e Tiago Carvalho (voz, bateria e percussão). o Arena do Teatro Sesc--Senac Pelourinho q 2/2, 17h $ Grátis

composição. São ainda oferecidas atividades lúdicas, como sala de cinema com exibição de filmes sobre a lenda da extinção dos Di-nossauros, exposição de fósseis e área interativa onde as crianças poderão brincar de paleontólo-gos. o Salvador Norte Shopping q

Até 2/2, 14h às 22h $ Entre 20 e 50 t

71 3417 6500

42 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sexta 1

domingo 3

Hora de Ouvir História na BIML Contação de histórias infantis, neste mês com o tema “Férias”. o Biblioteca Infantil Mon-teiro Lobato q 1/2 a 28/2, ter a sex, 10h e 14h $ Grátis t 71 3117-1411 r

FPC/ SecultBA

Hora de Ouvir História na BPEB Contação de histórias infantis, neste mês com o tema “Férias”. o Biblioteca Pública do Es-tado da Bahia q 1/2 a 25/2, seg e sex, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r

FPC/ SecultBA

Filosofando com a Emília En-quanto visita a biblioteca, a boneca Emília leva o público a adentrar o mundo da filosofia, tagarelando sobre os mais diver-sos assuntos. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 3/2, 15h; 5/2, 10h; 19/2 e 26/2, 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC/ SecultBA

Omelete Versão reduzida do es-petáculo OvO e Vice-Versa, que conta a história de uma divertida companhia de teatro que um dia recebe um convite irrecusável. o

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 3/2 e 24/2, 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC/ SecultBA

Os Brinquedos que Moram Nos Sonhos – O Brinquedo Popular Brasileiro Exposição apresenta cerca de 1.500 brinquedos da coleção do fotógrafo carioca David Glat, dispostos em oito salas, com temáticas diferentes. o Museu

de Arte da Bahia q Até 3/4, ter a sex, 13h às 19h; sáb e dom, 14h às 19h $ Grátis t 71 3117-6900 r

MAB/ DIMUS/ IPAC/ SecultBA

INFANTIL I 4342 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

segunda 4

terça 5

Verão no GACC Narrativas de histórias, peças de teatro, ofici-nas lúdicas e ateliê de pintura para promover o interesse pelo livro nas crianças do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). o GACC q 4/2, 18/2 e 25/2, 8h às 12h e 15h às 17h $ Grá-tis t 71 3117-6035 r FPC/ SecultBA

Verão no NACCI Narrativas de histórias, peças de teatro, oficinas lúdicas e ateliê de pin-tura para promover o interesse pelo livro nas crianças do Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI). o

Pinte e Rabisque! Oficina de arte em que as crianças mergulham no universo da pintura explorando a imagi-nação e a criatividade. Neste mês, com o tema “Pinte a sua fantasia de carnaval”. o Bi-blioteca Infantil Monteiro Lobato q 5/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC/ SecultBA

NACCI q 4/2 e 18/2, 8h às 12h e 15h às 17h $ Grátis t 71 3117-6035 r

FPC/ SecultBA

Tarde dos Mascarados Con-fecção de máscaras usando materiais variados. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 4/2, 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r

FPC/ SecultBACinema Infantil Exibição dos filmes Carros 2 (5 e 7/2), Os Muppets (19 e 21/2) e Enrola-dos (25 e 27/2). o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 5/2, 7/2, 19/2, 21/2, 25/2 e 27/2, 10h e 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r

FPC/ SecultBA

44 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

quinta 14

quarta 27

quarta 20

Faça a sua Máscara de Carna-val! Oficina de arte em que as crianças farão a sua máscara com materiais diversos. o Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q 14/2, 15h $

Grátis t 71 3117-1411 r FPC/ SecultBA

A Turma das Crianças Confecção de bonecos usando materiais recicláveis. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 27/2, 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC/ SecultBA

Volta às Aulas Confecção de porta-lápis usando materiais variados. o Biblioteca Pública do Estado da Bahia q 20/2, 15h $ Grátis t 71 3117-6093 r FPC/ SecultBA

O que Eu Mais Gosto nas Minhas Férias Oficina de arte com ativi-dade lúdica em que as crianças vão escolher e pintar o símbolo do verão de que mais gostam. o

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q

7/2 a 28/2, às quintas, 15h $ Grátis t 71 3117-1411 r FPC/ SecultBA

quarta 6Piquenique Literário Narrativas de histórias, peças de teatro, oficinas lúdicas e ateliê de pintura para promover o interesse pelo livro nas crianças. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q 6/2, 20/2 e 27/2, 8h30 às 16h30 $ Grátis t 71 3117-6035 r FPC/ SecultBA

Aprendendo a Jogar Xadrez! Ofi-cina recreativa com introdução ao jogo de xadrez, conhecendo as peças e os movimentos. o

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato q

7/2 a 28/2, às quintas, 10h $ Grátis t

71 3117-1411 r FPC/ SecultBA

INFANTIL I 4544 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realizaçãointervalo

Alessandra Lori alessandralori.blogspot.com.br [email protected]

46 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

cur

so

scrianças e adultos

A Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Cultural do Estado da Bahia, abre vagas para novos alunos em dois grupos de cursos. De 18 a 21 de fe-vereiro, serão feitas inscrições de crianças, a partir dos cinco anos, e adolescentes para os Cursos Preparatórios, que são compostos por um total de 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos até os

para novos alunos17 anos. Desta forma, inicia jovens na formação em dança e dá uma sólida opção educacional, artísti-ca e cultural para eles, em aulas que ocorrem no turno vespertino, podendo ser considerados como período complementar à escola formal, consolidando uma educa-ção integral. Depois, de 25 a 27 de fevereiro, as matrículas são para os Cursos Livres, voltados para adultos que desejam prati-car a dança, desde aqueles que

Escola de Dança da FUNCEBabre matrículas

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS O 4746 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Curso percorre Salvador abordando a formação urbana e social da cidadeVivendo a Cidade do Salvador é o nome do curso que apresenta discussões de temas com visitas a pontos históricos, curiosos e es-peciais da capital da Bahia, abor-dando a sua formação urbana e social. Voltado a estudantes, pro-fessores, turistas ou moradores de Salvador que queiram conhecer melhor a história e a evolução da cidade, o projeto oferece dois iti-nerários: o primeiro, num passeio de sprinter, vai do Rio Vermelho ao Centro Histórico; o segundo, a pé, explora locais do bairro do Rio Vermelho. o Saída do Largo do Rio Vermelho q qua, sex e dom (exceto no período de carnaval), 13h às 18h (em sprinter); 16h às 18h (a pé) $ 30 (tour a pé) e 80 (tour em sprinter) t 71 9978-0603 @ [email protected] r Pheregrinos Culturais

roteiro

atuam na área a iniciantes sem experiência ou pretensão de se profissionalizar. São oferecidas turmas de estilos diversos, no turno noturno.o Escola de Dança da FUNCEB q Cursos Preparatórios: 18/2 a 21/2 (senhas distribuídas a partir das 6h); Cursos Livres: 25/2 a 27/2, 8h30 às 12h30 e 14h às 17h, ou até o preenchimento total das vagas $ 20 t 71 3116-6644 s www.fundacaocul-tural.ba.gov.br r Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ SecultBA

48 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

dança

fotografia

humanasFlamenco, Dança Cigana, Dança do Ventre e Cajon Cursos traba-lham criatividade, musicalidade, força, equilíbrio e coordenação motora. o Companhia de Danza Española q A partir de 4/2, seg a sáb $ Sob consulta t 71 3337-3258 s

www.companhiadedanzasespanolas.blogspot.com r Szely de Nuñez

Fotografia Essencial I Curso foca nos princípios básicos da fotogra-fia, composição, enquadramento,

Filosofia, Educação e Cultura Cur-so de extensão ministrado pelo professor Germano Machado, sob a coordenação da pedagoga Nildes Trigueiros, com carga horária de 60 horas. Faculdade 2 de Julho (Gar-cia) q A partir de 2/3, aos sábados, 14h às 17h $ 5 x 62 ou 300 (à vista) t

71 3242-0502 s www.cepabrasilba.org.br @ [email protected] r

CEPA/ Faculdade 2 de Julho

Transtornos do Mundo Moder-no Apresenta a palestra Transtorno de Dependência à Internet, tratando dos males fisiológicos e psicológi-

profundidade de campo, além do universo da foto digital. Matrículas online. o Studio-Escola Carol Bandei-ra (Amaralina) q 16/2 e 23/2, 14h30 às 18h30 $ 170 (à vista ou parcelado em até 12x no cartão) t 71 3248-9477 s www.studiocarolbandeira.com.br @

[email protected]

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS O 4948 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

produção cultural

teatro

Eventos de Verão Planejamento, produção e realização de eventos de verão, como festas populares, ensaios, festivais e carnaval, com visitas técnicas em montagens de grandes eventos em Salvador. o Centro Empresarial Iguatemi q

1/2 a 6/2 (exceto domingo), 19h às 22h; sáb, 8h às 18h t 71 3013-6304 @ [email protected] r

Pheregrinos Culturais

Oficinas de Teatro Agosto de Deus Com duração de quatro meses, trabalha postura, dic-ção, fobias de público, interrela-ção, movimentos e visão crítica. o Centro Administrativo da Bahia q A partir de 5/2, às terças, 12h às 13h30 t 71 3498-5302 r Cia. D’Art Alaor Lopes

Oficinas de Teatro da Cia. D’Art Alaor Lopes Para públicos diver-sos, iniciantes e profissionais, cursos têm variados períodos de duração e focos de trabalho. o A combinar q Dias e horários variados $ Média de 100 t 71 3498-5302

cos causados pelo uso excessivo do computador, e de como preveni--los. o Empresarial Brotas Master q

25/2, 18h t 71 3489-6752

50 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

even

tos

Dentro do universo da Cultu-ra Digital, o Sensorium é um

projeto de arte e tecnologia que está trabalhando na criação de um dispositivo móvel sensorial, feito artesanalmente e com uso de hardware e software livres, que une características técnicas e artísticas. Construído como uma obra de arte e de inovação tecnológica, ele será utilizado para medir, sentir e interpretar o meio ambiente, mais especifica-mente dados relativos à água. A intenção é que o dispositivo pro-

intervenção

ocupa Salvador e Cachoeira com arte tecnológica em favor do meio ambiente

Sensorium

duzido permita que pessoas não ligadas à pesquisa científica pos-sam experimentá-lo e compreen-der os conteúdos por ele gera-dos. Além disso, sua concepção preza pela expressão artística, tanto pelo seu modo de criação quanto pela sua apresentação vi-sual. Os soteropolitanos e cacho-eirenses poderão se deparar com resultados do trabalho neste mês de fevereiro. Durante três dias, o Sensorium promove em cada ci-dade ações e performances artís-ticas de interação com o espaço

EVENTOS E 5150 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Entrelinhas homenageia Carnaval NegroNo mês do Carnaval, o projeto Ta-buleiro das Segundas vai fazer uma homenagem à festa, com a condu-ção do dramaturgo Elísio Lopes Jr. “Carnaval Negro” é o tema da edição de fevereiro do Entrelinhas, que vai abordar desde o entrudo até os blocos afro atuais, a partir de textos de pesquisadores como Paulo Miguez e Antônio Risério. En-tre os convidados, estarão Leandro Vila, Nara Couto, Livia França e De-nise Correia, com música de Jarbas Bittencourt. o Teatro Eva Herz (Livra-ria Cultura, Salvador Shopping) q 4/2, 20h $ Grátis t 71 3243-7131 @ [email protected] r Arteiros Produções/ SecultBA

afro

público e a comunidade, com presença de convidados ligados às pautas do projeto. Em meio às intervenções urbanas, debates e reflexões, cidadãos vão expe-rimentar o uso do dispositivo e ser estimulados a perceber o am-biente que os cerca. Programa-ção completa e mais informações estão no site do projeto. o Oi Ka-bum! (Pelourinho) e ruas de Salvador q 19/2 a 21/2 o CAHL/UFRB e ruas de Cachoeira q 25/2 a 27/2 $ Grátis s www.ecoarte.info r Karla Brunet/ Grupo Ecoarte/ SecultBA

52 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

domingo 1

sábado 2

Solar 40° Marcado pela diversi-dade de linguagens artísticas e de formatos de apresentações, evento encerra programação do verão com dança, teatro e música. o Cine-Teatro Solar Boa Vista q Até 6/2 $ Entre grátis e 20 t 71 3116-2000 s www.blogdosolar.wordpress.com r Cine-Teatro Solar Boa Vista/ DEC/ SecultBA

Odoyá Yemanjá Na Lavagem do Rio Vermelho, festa reúne as atra-

ções: Alexandre Peixe, Psirico, Magary Lod e DJ Monstro. o Esta-cionamento da Academia Vila Forma q 2/2, 14h $ 50 e 90 (feminino); 60 e 120 (masculino) t 71 8810-3348

Varanda de Yemanjá Na festa do Rio Vermelho, evento oferece feijoada ao som de atrações musicais. o O Cafeeiro (Praia da Paciencia) q 2/2 $ 35 t 71 9118-7141

Yemanjá Protege Quem Protege o Mar Roda de capoeira, feijoada e samba de roda marcam a 8º edição do evento que busca conscientizar a população com a entrega de presentes biodegra-dáveis para Yemanjá. o Instituto Nzinga de Capoeira Angola q 2/2, 9h t 71 9973-8970 s www.nzinga.org.br

fabio rodrigues

fabio rodrigues

fabio rodrigues

EVENTOS E 5352 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

domingo 3

domingo 24

segunda 4Jornada Pedagógica 2013 Com o tema “Educação, Currículo e Valores Humanos”, objetiva de-bater as ações a serem desenvol-vidas no decorrer do ano letivo, bem como proporcionar mais interação entre os profissionais

Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pas-tinha Evento reúne mostra de filmes, apresentação de grupo de samba, oficina, roda de ca-poeira e feira cultural. o Centro Esportivo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha q 24/2, 19h; 25/2, 9h t 71 8746-6141 @ [email protected]

Festa de Yemanjá em Cachoei-ra Manifestação que mobiliza os terreiros de Cachoeira e de cida-des vizinhas começa com oferta de presentes, seguida da cerimônia do xirê (roda de cânticos para os orixás), cortejo de embarcações e apresentações artísticas e culturais. o Cachoeira q 3/2, a partir das 10h $ Grátis t 75 9933-3958 r

ACYO/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeira

de educação da rede de ensino de Camaçari. o Cidade do Saber (Camaçari) q 4/2 a 6/2 r Secretaria da Educação de Camaçari

fabio rodrigues

54 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

edit

ais

Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes conce-de prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. Nesta 1ª Chamada do ano, o edital vai apoiar propostas que sejam iniciadas de 1º de junho a 31 de agosto. São priorizadas as oriundas e/ou re-alizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cul-tural. Mantendo as premissas que buscam abarcar proje-tos de todas as regiões em quantidade igualitária, com avaliação feita de forma territorializada e com os inscritos de cada Macroterritório concorrendo apenas entre si, o concurso agora insere uma categoria exclusiva para pro-ponentes de Salvador. O aporte financeiro total é de R$ 637 mil (16% maior que o oferecido nas edições de 2012), para apoiar no mínimo 49 projetos, com previsão de que sejam pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos seis Macroterritórios da Bahia e mais sete propostas da capital. o Via Correios q Até 11/3 $ Grátis t 71 3324-8505 s www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes @ [email protected] r FUNCEB/ SecultBA

territórios

1ª Chamada doCalendário das Artes 2013 está com

inscrições abertas

EDITAIS E PRÊMIOS P 5554 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

O certame objetiva incentivar jo-vens a refletir, expor as suas opi-niões e debater com a sociedade a condição da juventude negra bra-sileira e os desafios para o exer-cício de sua cidadania e plenos direitos. Para tanto, vai selecionar 30 trabalhos nas três categorias – prosa, poema e fotografia – de-senvolvidos a desenvolvidos a partir do tema “O que desejo em 20 de novembro de 2020”. Podem participar brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. o Via e-mail ou Correios q Até 28/2 $ Grátis s www.juventude.gov.br/juventudeviva r Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República

Promovido pela Fundação Conra-do Wessel (FCW), o prêmio, em sua categoria “Ensaio Fotográfico”, é aberto para trabalhos produzidos no país de 1º/1/2011 a 15/12/2012. Os candidatos podem inscrever apenas um ensaio, composto por um mínimo de dez imagens, com o tema “Brasil Contemporâneo”, trazendo abordagens de conteúdo etnográfico, paisagismo ecológico ou socioambiental. Serão selecio-nadas 15 propostas, que integra-rão um livro. Desses finalistas, sairão três vencedores, que vão receber prêmios nos valores de R$ 114,3 mil (1º colocado) e R$ 42,8 mil (2º e 3º colocados). q Até 8/3 $ Grátis s www.fcw.org.br r FCW

negritude ensaio

I Concurso de Prosa, Poema e Fotografia – Juventude Viva

11º Prêmio FCW de Arte vai premiar fotógrafos brasileiros

56 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Prêmio Culturas Indígenas 4ª Edição – Raoni Metuktire Serão premiadas 100 iniciativas de todo o país que tenham como objetivo o fortalecimento das expressões culturais dos povos e comunida-des indígenas. O concurso terá um investimento total de R$ 1,65 milhão. o Via Correios ou internet q Até 5/2 $ Grátis s www.premiocul-turasindigenas.org.br r Petrobras/ SCDC/ MinC

Pontinho de Cultura Prevê pre-miação de ações que estimulem e consolidem a transmissão e preservação da cultura e dos di-reitos da infância e da adolescên-cia. Podem participar entidades sem fins lucrativos que atuem com propostas sociais, cultu-rais, artísticas e educacionais relacionadas às crianças e aos adolescentes. Serão premiadas 70 instituições com o valor de R$ 18 mil cada uma, totalizando R$ 1,26 milhão. o Via Correios q Até 14/2 $ Grátis s www.cultura.ba.gov.br r SecultBA/ MinC

Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões Concurso vai selecio-nar ao menos 10 propostas que estimulem o diálogo, a reflexão e a organização em redes em torno do fazer artístico destes setores na Bahia, durante as comemo-rações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março), e o Dia Internacional da Dança (29 de abril). o Via internet q Até 15/2 $ Grátis t 71 3324-8521 s www.fundacaocultural.ba.gov.br @ [email protected] r FUNCEB/ SecultBA

II Concurso Literário Ebe-nézer Com o tema “Até aqui nos ajudou o Senhor”, objetiva despertar o interesse das pesso-as pela arte e cultura, através da produção literária. o Via e-mail q Até 28/2 $ 5 s www.concursolitera-rioebenezer.blogspot.com @ [email protected] r Leandro de Assis/ Fernando Macedo

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger Em 5ª edição, este que é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil vai distribuir R$ 120 mil em três categorias: “Livre Temática e Livre Técnica”; “Fotografia Documental” e “Trabalhos de

EDITAIS E PRÊMIOS P 5756 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

Prêmio Culturas Populares Edital da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministé-rio da Cultura (SCDC/MinC) vai selecionar 350 projetos e distribuir um total de R$ 5 milhões. O prêmio se destina a Mestres da Cultura Popular, vivos ou in memoriam, e a grupos ou comunidades que de-senvolvam iniciativas que desta-quem e fortaleçam as expressões da cultura brasileira. o Via Correios ou internet q Até 5/4 s www.cultura.gov.br $ Grátis r SCDC/ MinC

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2013 Vai investir R$ 3,3 milhões em concessões de auxílio financeiro para despesas de via-gens a serem realizadas até agosto deste ano, para participação de artistas, técnicos, agentes culturais

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – Poesias Os textos devem ter até 50 linhas e ser en-caminhados no corpo do e-mail, acompanhados de minibiografia, endereço completo e telefone. o Via e-mail q Até 30/10 t 71 9345-5255 @ [email protected] r Valde-ck Almeida de Jesus

Inovação e Experimentação na Área de Fotografia”. o Via Correios q Até 8/3 $ Grátis t 71 3324-8519 s www.fundacaocultural.ba.gov.br r FUNCEB/ SecultBA

e estudiosos, dos diversos setores da Cultura, em eventos nacionais ou internacionais. o Através do sistema eletrônico Salicweb, disponível no site do MinC q Viagens em abril: até 21/2; Viagens em maio: até 13/3; Viagens em junho: até 2/4; Viagens em julho: até 14/5; Viagens em agosto: até 24/6 $ Grátis s www.cultura.gov.br r Sefic/ FNC/ MinC

leonardo costa braga

carlos souza

58 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

cult

ur

asMOVIMENTO

Povo de santo quer tombar Pedra de Xangô

Representantes de terreiros da região de Cajazeiras e en-

tidades afrobrasileiras parti-cipam da IV Caminhada da Pedra

de Xangô. Após a concentração ao lado da Pronaica, em Cajazeira X, o cortejo segue até a Rua Assis Valente, onde fica o monumento. A comunidade reivindica que o lo-cal, também conhecido como Pe-dra da Onça, seja tombado como Patrimônio Histórico Cultural, um espaço sagrado do candomblé e que revela registros de quilombos nos limites de Salvador, garantin-do que o templo seja preservado

como símbolo de identidade e passado às gerações futuras. A presidente da associação, Mãe Iara, informa que o projeto de tombamento está em andamento no Instituto do Patrimônio Artís-tico e Cultural da Bahia (IPAC) e representa a memória ancestral e reverência ao legado afrobrasi-leiro. O local é também conside-rado um cartão-postal do bairro. o Cajazeira X (concentração e saída ao lado da Pronaica) q 3/2, 7h30 $

Grátis t 71 8878-6023 @ [email protected] r Associação Pássaros das Águas

CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS A 5958 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sustentabilidade

Terreiros baianos já possuem espaço para vender seus produtos Foi aberto em Lauro de Freitas o Espaço Mauanda – Arte, Moda e Cultura Afro, a primeira loja de produtos fabricados em terrei-ros de candomblé. A intenção é promover a geração de renda e valorizar a cultura afrobrasileira. O local foi criado para facilitar a divulgação do trabalho e a comer-cialização de peças de vestuário, artesanato e artigos decorativos feitos por comunidades de 17 terreiros de Salvador e Região Metropolitana. o Estrada do Coco (Lauro de Freitas) t 71 3369-2085 s

www.afrobankoma.blogspot.com.br @

[email protected]

odoiá

Presente para Iemanjá sai do PelourinhoA segunda edição do Presente do Pelourinho para Iemanjá deve atrair grande número de pessoas entre músicos, artistas e repre-sentantes de entidades. Após a concentração na Galeria de Arte Big Axé (Pelourinho), o desfile segue pelas ruas do Centro Histó-rico até a Praça Castro Alves, de onde sai em carreata até o bairro do Rio Vermelho. Os interessados devem acompanhar o cortejo com cânticos e saudação à rainha do mar. o Galeria de Arte Big Axé (Pe-lourinho) q 2/2, 14h (saída) $ Grátis t 71 9722-6805

60 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sexta 1

sábado 2

domingo 3

Exu: Outras Faces Comemorando os 31 anos do MAFRO, exposição traz uma abordagem sobre essa importante divindade das tradições afrobrasileiras fora do espaço reli-gioso, permitindo novas reflexões sobre a influência desta “energia” em outros aspectos humanos. o

Museu Afro Brasileiro q Até 7/4, seg a sex, 9h às 17h t 71 3283-5540

Ominguian Em Amoreiras (Itapa-rica), a comunidade de santo par-ticipa da entrega do Presente a Iemanjá. o Ilê Asé Baba Ominguian q 3/2, 15h t 71 3631-3340

Presente de Kaiala Comunida-de participa da cerimônia de

entrega do Presente de Kaiala (Iemanjá) na Colônia dos Pesca-dores, na Praia de Buraquinho, de onde segue a procissão marítima. o Praia de Buraquinho (Lauro de Freitas) q 2/2, 15h $

Grátis r Terreiro São Jorge Filho da Gomeia/ Colônia de Pescadores de Buraquinho

Cobre Terreiro localizado no Engenho Velho da Federação realiza ritual festivo para os orixás Ogum, Oxossi, Ossain e Logun-edé. o Terreiro do Cobre q

2/2, 20h t 71 2361-1657

CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS A 6160 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

sábado 16

domingo 24

segunda 18

sábado 23

Iansã A comunidade de santo de Amoreiras participa da celebra-ção festiva para a Iansã de Mãe Lilita. o Ilê Asé Baba Ominguian q

16/2, 22h t 71 3631-3340

Olubajé Amigos e simpatizantes estão convidados para a celebra-ção com Omolu, Nanã e Oxumaré. o Terreiro do Cobre q 18/2, 20h t 71 2361-1657

Oxalufã Em Lauro de Freitas, a comunidade do terreiro Ajagu-nã celebra o orixá maior. o Ilê Axé Opô Ajagunã q 23/2, 21h t 71 3291-8631

Oxum Em Amoreiras, a comu-nidade de santo participa das reverências para Oxum. o Ilê Asé Baba Ominguian q 23/2, 22h t 71 3631-3340

Oxum O orixá da vaidade recebe os convidados e amigos em cele-bração festiva. o Terreiro do Cobre q 24/2, 20h t 71 2361-1657

Ipeté A comunidade de santo de Amoreiras (Ilha de Itaparica) convida para o ritual do Ipeté. o

Ilê Asé Baba Ominguian q 24/2, 22h t 71 3631-3340

62 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

fundação cultural Rua Guedes de Brito, nº14, Pelourinho t 71 3324-8500

escola de dança da funceb R. da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus, Pe-lourinho. t 71 3116-6644

espaços culturais — secult

casa da música Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã. t 71 3116-1511

cine-teatro solar boa vista Pq. Boa Vista de Brotas,Engenho Velho de Brotas. t 71 3116-2108/ 2109

espaço cultural alaga-dos R. Direta, Uruguai. t 71 3117- 6518

espaço xisto bahia R. Gal. Labatut, 27, Barris. t 71 3117-6156

centro cultural plataforma Praça São Braz, s/n, Plataforma. t 71 3117-8106

interior e região metropolitana de salvador — funceb

centro de cultura acm Praça Duque de Caxias, s/n, Jequié/ BA. t 73 3527-5256

centro de cultura ado-nias filho Praça José de Almeida Alcântara, Centro, s/n, Itabuna/BA. t 73 3211-6429

centro de cultura amélio amorim Av. Presidente Dutra nº 2222, Capuchinhos, Feira de Santana/BA. t 75 3622-4684

centro de cultura de alagoinhas R. Luiz Viana, s/n, Alagoinhas/BA. t 75 3421-5608

centro de cultura camillo de jesus lima Av. Rosa Cruz, 45, Bairro Recreio, Vitória da Conquista/BA. t 77 3424-3006/ 4725

centro de cultura joão gilberto R. José Petitin-ga, s/n, Juazeiro/BA. t 74 3611-4322

centro cultural lauro de freitas Praça João Thiago Santos, Centro, Lauro de Freitas/BA. t 71 3288-8350

centro de cultura de porto seguro R. Quinze de Novembro, s/n, Bairro Pacata, Porto Seguro/BA. t 73 3288-1388

centro de cultura olívia barradas R. Maestro Barrinha, s/n, Graça - Valença/Ba t 75 3641-3594

teatro dona canô R. do Imperador, 142, Cais de Araújo Pinho, Santo Ama-ro/BA. t 75 3241-1298

casa de cultura de mu-tuípe Av. Dr. Bartolomeu

Chaves, 95, Centro, Mutu-ípe/ BA t 75 3635-1457

centro cultural de guanambi R. Manoel Bandeira, s/n, Centro, Guanambi/Ba t 77 3451-9267

secretaria de cultura Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro t 71 3103-3400

fundação pedro calmon (fpc) Av. Sete de Setembro, n° 282, Ed. Brasilgas, 5º a 8º andar, Centro. t 71 3116-6911

instituto do patri-mônio artístico e cultural (ipac) R. 28 de Setembro, 15, Centro Histórico de Salvador. t 71 3117-6480

diretoria de museus (ipac) Av. Sete de Setem-bro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6447

centro de culturas po-pulares e identitárias (ccpi) Lg do Pelourinho, 12. t 71 3117-6456

conselho de cultura da bahia Av. Sete de Setembro, 1330, Anexo, Palácio da Aclamação. t 71 3117-6187

órgãos de turismo

bahiatursa Centro de Convenções da Bahia, Jardim Armação, s/n. t 71 3117-3000

ENDEREÇOS N 6362 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

saltur Av. Vasco da Gama, 206, Dique do Tororó t 71 3176-4200

fundações e institutos

caixa cultural salva-dor Rua Carlos Gomes, 57, Centro t 71 3421-4200

fundação casa de jorge amado Largo do Pelourinho, s/n.t 71 3321-0070/ 0122

fundação gregório de mattos R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486

fundação pierre ver-ger Segunda Travessa da Ladeira da Vila América, 6, Engenho Velho de Brotas t 71 3203-8400

fundação salvador convenções e eventos Centro de Convenções da Bahia, s/n, térreo, Jd Armação. t 71 3311-4444

ighb – instituto geo--gráfico e histórico da bahia Av. Sete de Setem-bro, 94A. t 71 3329-4463

instituto mauá – núcleo de acervo artesanal R. Gregório de Mattos, 27, Pelourinho. t 71 3116-6710

instituto cervantes de salvador Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra. t 71 3797-4667

instituto nzinga de capoeira angola R. do Alto da Sereia, 2, 3º andar,

Rio Vermelho. t 71 9124-6771

iphan – instituto do patrimônio histórico R. Visconde de Itaparica, 8, Barroquinha. t 71 3321-0133

fundação joão fernan-des da cunha Praça Campo Grande, 8. t 71 3328-0522

fundação lar har-monia R. Dep. Paulo Jackson, 560, Piatã. t 71 3286-7796

goethe-institut / icba Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória. t 71 3338-4700

fundação internacio-nal de capoeira angola (fica) Av. Carlos Gomes, 111, Edf. Éster de Moura Franco, 5° andar. t 71 3321-7365

associações e centros

centro de estudos multidisciplinares em cultura (cult) FACOM/ UFBA, R. Barão de Gere-moabo, Campus Ondina. t 71 3283-6198

aliança francesa de salvador Av. 7 de Se-tembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599

associação cultural caballeros de san-tiago R. da Paciência,

441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241

associação cultural ítalo brasileira dante alighieri R. General Labatut, nº 62, Barris. t 71 3328-3752

associação dos pro-dutores culturais Av. Manoel Dias, 634, Pituba. t 71 3491-1998

casa da nigeria Rua Portas do Carmos, 26, Pe-lourinho t (71) 3326 2021

casa de angola na bahia Pça dos Veteranos, 5, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495

casa do benin R. Padre Agostinho Gomes, 17, Pe-lourinho. t 71 3241-5679

casa da mandinga R. Comendador José Alves Ferreira, 160, Garcia. t 71 3328-5756

centro cultural cor-reios Pç. Anchieta, 20, Pelourinho. t 71 3321-6665

caixa cultural salva-dor R. Carlos Gomes, 57, Centro. t 71 3421-4200

ceao – centro de estu-dos afro-orientais Pç. Inocêncio Galvão, Nº 42, Largo Dois de Julho. t 71 3322-6742

cepaia – centro de estudos afro-indígenas americanas Lg do Carmo,

64 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

4, Centro Histórico de Salvador. t 71 3241 0840

centro esportivo de capoeira angola joão pequeno de pastinha Forte Santo Antonio Além do Carmo - Rua Barão do Triunfo Forte da Capoeira t 71 3323-0708

coletivo de entidades negras (cen) Ladeira da Independência, s/n, Nazaré. t 71 3321-0833

espaço cultural brasil açu R. da Misericórdia, 7, loja 2, Praça da Sé. t 71 3266-3099

associação casa de batatinha R. Gabriel Soares nº 68 Aflitos. t 71 3329-7773

arquivos públicos

arquivo público da bahia (fpc) Ladeira de Quintas, 50, Baixa de Quintas. t 71 3244-9751

arquivo histórico municipal R. Chile, 31, Centro. t 71 3322-1486

cine e vídeo

Saladearte Cine Vivo Shopping Paseo Itaigara, Rua Rubens Guelli, 135. t 71 3015-6867

salas walter da silveira e alexandre robatto R. General Labatut, 27, Barris.t 71 3116-8100

saladearte aliança francesa Av. 7 de Se-tembro, 401, Ladeira da Barra. t 71 3336-7599

saladearte cinema do museu Museu Geológi-co. Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória. t 71 3338-2241

saladearte cinema do mam Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão. t 71 3329-5727

saladearte cine xiv R. Frei Vicente, 12/14, Pe-lourinho. t 71 3321-1948

saladearte da ufba Av. Reitor Miguel Calmon, Vale do Canela, PAC. t 71 3235-9879

teatro

teatro castro alves Pç Dois de Julho, s/n, Campo Grande. t 71 3117-4899/ 3532-2323

cine-teatro sesc Casa do Comércio. Av. Tancre-do Neves, 1109, Pituba. t 71 3273-8732

teatro acbeu Av. Sete de Setembro, 183, Corre-dor da Vitória. t 71 3444-4423

teatro da barra R. Mar-quês de Caravelas, 50, Barra. t 71 3264-4163

teatro caballeros de santiago R. Paciência, 441, Rio Vermelho. t 71 3334-0241

teatro dias gomes R. Francisco Ferraro, 53, Nazaré. t 71 3322-5522

teatro diplomata Av. Tamburugy, 474, Patama-res. t 71 3367-8882

teatro gamboa nova R. Gamboa de Cima, 3, Gamboa t 71 3329-2418

teatro gregório de mattos Pç Castro Alves, s/n, Centro. t 71 3322-2646

teatro do irdeb R. Pe-dro Gama, 413 E, Alto do Sobradinho, Federação. t 71 3116-7436

teatro isba Av. Oceâ-nica, 2717, Ondina. t 71 4009-3689

teatro jorge amado UEC, Av. Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba. t 71 3525-9720

teatro do movimento Escola de Dança da Ufba, Ondina. t 71 3245-6412

teatro martim gonçal-ves R. Araújo Pinho, N° 292, Canela. t 71 3283-7851/ 7850

teatro miguel santa-na R. Gregório de Matos, 49, Pelourinho. t 71 3322-1962

teatro módulo Av. Magalhães Neto, 1117, Pituba. t 71 2102-1392

ENDEREÇOS N 6564 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

teatro molière Ladeira da Barra ,401. t 71 3336-7599/ 5259

teatro salesiano Pç. Conselheiro Almeida Cou-to, 374, Largo de Nazaré.t 71 3327-0166

teatro sesi rio ver-melho R. Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho t 71 3616-7070

teatro sesc/senac Pe-lourinho, Largo do Pelou-rinho, 19. t 71 3324-4520

café-teatro sitorne R. Dep. Cunha Bueno, 55, Rio Vermelho. t 71 3347-7089

teatro vila velha Pas-seio Público, Campo Grande. t 71 3083-4600

theatro xviii R. Frei Vicente, 18, Pelourinho. t 71 3322-0018

teatro gil santana R. Professora Almerinda Dutra, N° 67 - Rio Verme-lho. t 71 3489-2917

teatro monet R. Ana C. D. Dias, Vilas do Atlânti-co, Lauro de Freitas t 71 2201-2100

bibliotecas

biblioteca pública do estado da bahia R. Ge-neral Labatut, 27 – Barris t 71 3117-6000

anísio teixeira Avenida

Sete de Setembro, 74. Ladeira de São Bento - Centro. t 71 3117-6339

reitor edgard san-tos R. Porto dos Mastros s/n Itapagipe. t 71 3312-6714

betty coelho Rua Laví-nia Magalhães 42, Boca do Rio t 8103-1688

fernando amarelo de castro R. da Paciência, 441/ 1º andar, Rio Verme-lho. t 71 3334-0241

biblioteca infantil monteiro lobato Praça Conselheiro Almeida, s/n, Couto, Nazaré. t 71 3117-1433

biblioteca manuel querino R. Gregório de Mattos, nº 29, Pelourinho t 71 3117 - 6384

juracy magalhães jr. R. Borges Reis, s/n, Rio Ver-melho. t 71 3116-5360

juracy magalhaes jr – itaparica R. Ruy Barbo-sa, s/n, Centro, Itaparica / BA. t 71 3631 -1636

biblioteca do mam-ba Av. Contorno s/n Solar do Unhão t 71 3117-6142

biblioteca margarida costa pinto Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081

biblioteca multimídia petró aragão Praça José Anchieta, 12, 1º andar - Pelourinho. t 71 3266-1051

biblioteca do museu eugênio teixeira leal R. J. Castro Rabello, 1, Pe-lourinho. t 71 3321-9551

biblioteca prometeu itinerante Rua Lavínia Magalhães 42, Boca do Rio. t 71 8123-0873

biblioteca de exten-são R. General Labatut, 27, Subsolo da Biblioteca Pública do Estado, Barris. t 71 3117-6034

biblioteca pública thales de azevedo R. Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul. t 71 3116-5891

museus

mam – museu de arte moderna da bahia Av. Contorno s/nº, Solar do Unhão. t 71 3117-6132

museu do palácio da aclamação (ipac) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande. t 71 3117-6147

museu abelardo rodri-gues (ipac) R. Gregório de Matos, 45, Pelourinho t 71 3117-6440

museu de arqueologia e etnologia da ufba Terreiro de Jesus s/nº,

66 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

antiga Faculdade de Medicina, Pelourinho. t 71 3283-5530

mab – museu de arte da bahia (ipac) Av. Sete de Setembro, 2340, Vitória. t 71 3117-6900

museu de arte sacra da ufba R. do Sodré, 276, Centro. t 71 3243-6511

museu carlos costa pinto Av. Sete de Setem-bro, 2490, Corredor da Vitória. t 71 3336-6081

museu da cidade Lgo do Pelourinho, 3. t 71 3321-1967

Museu da Misericór-dia R. da Misericórdia, 6 Centro Histórico t 71 3322-7355

museu etnográfico casa de angola na bahia (mecab) Praça dos Veteranos, 05, Baixa dos Sapateiros. t 71 3321-4495

museu eugênio teixeira leal/ memorial do banco econômico R. J. Castro Rabello, 1, Pelouri-nho. t 71 3321-9551

museu de ex-votos da igreja do bonfim Pça. do Bonfim, 50, Cidade Baixa. t 71 3316-2196

museu geológico da bahia Av. Sete de Setem-bro, 2195, Corredor da

Vitória. t 71 3336-3498/ 6689

instituto feminino da bahia R. Monsenhor Flaviano, 2, Politeama. t 71 3329-5522

museu do mosteiro de são bento da bahia Av. Sete de Setembro, Largo de São Bento, nº 1, Cen-tro. t 71 2106-5203

museu de azulejaria e cerâmica udo knoff (ipac) R. Frei Vicente, 3, Pelourinho. t 71 3117-6388

museu tempostal (ipac) R. Gregório de Mattos, 33, Pelourinho. t 71 3117-6383

museu da música brasi-leira R. das laranjeiras, 28, Pelourinho. t 71 3321-1596

museu ilê ohun lailai Ilê Axé Opô Afonjá - R. Di-reta de São Gonçalo, 557, São Gonçalo do Retiro. t 71 3384-6800

museu nacional de enfermagem anna nery (munean) Rua João de Deus, nº 05, Centro Histó-rico t 71 3321-3819

palacete das artes Rua da Graça, 284, Graça.t 71 3117-6910

espaço mário cravo (ipac) Jardim Iracema, s/

nº, Ed. Portal de Pituaçu, Parque Metropolitano de Pituaçu. t 71 3363-4054

museu afro-brasilei-ro Terreiro de Jesus - Pe-lourinho t 71 3283 5540

forte de santo antônio além do carmo Pça. Barão do Triunfo, Santo Antônio t 71 3117-1488

memorial

memorial da câmara Pç. Thomé de Souza Pça. Municipal. t 71 3320-0308

memorial dos governa-dores Pça. Thomé de Souza, Palácio Rio Branco, Rua Chile. t 71 3117-6067 /6050

memorial irmã dulce Av. Dendezeiros, 161 - Largo de Roma. t 71 3310-1261

memorial lindember-gue cardoso R. Araújo Pinho, 58 – Canela t 71 3283-7908

memorial do tribunal regional da bahia 1ª Av. do Centro Adminis-trativo da Bahia, 150. t 71 3373-7151/7154

memorial mãe menini-nha do Gantois R. Mãe Menininha, 23 Alto do Gantois, Federação t 71 3331-9231

ENDEREÇOS N 6766 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

memorial prof. juliano moreira Avenida Edgard Santos, s/n Narandiba. t 71 3103-3947

galerias

galeria pierre verger R. General Labatut, 27 – Barris. t 71 3103-4065

galeria solar ferrão (ipac) R. Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. t 71 3117-6357

afrikan art R. Luis Viana, 10, Ladeira do Carmo, Centro Histórico. t 71 3326-7233

alberto alban galeria Trav. Bartolomeu Gus-mão, 52, Rio Vermelhot 71 3326-5633

ebec – galeria de arte R. Amazonas, 746, Pituba t 71 3240-4743

galeria acbeu Av. 7 de Setembro, 1883, Vitória. t 71 3444-4423

galeria cañizares Esco-la de Belas Artes da UFBA. R. Araújo Pinho, 212, Canela t 71 3283-7930

galeria do conselho Av. 7 de Setembro, 1330 (Anexo Palácio da Acla-mação), Campo Grande. t 71 3117-6193

galeria da fundação pierre verger R. da Misericórdia, 9, Loja 1,

Praça da Sé. t 71 3321-2341

galeria fogo das águas R. Siqueira Campos, 2, Largo da Quitandinham, Barbalho. t 71 3243-1582

galeria atelier marcos rogger R. das Laranjei-ras, 3, Centro Histórico. t 71 3419-0029

galeria do museu de arte sacra R. do Sodré, Centro. t 71 3243-6511

paulo darzé – galeria de arte R. Dr. Chrysippo de Aguiar, Corredor da Vitória. t 71 3267-0930

prova do artista R. Bartolomeu de Gusmão, 13, lj 01,Rio Vermelho. t 71 3245-1660

mcr galeria de arte Av. Oceânica, 2400, loja 23, Ondina Aparthotel, Ondina. t 71 3203-8118

rv cultura e arte R. Barro Vermelho, 32 Espaço Maria Alice, Rio Vermelho t 71 3347-4929

panorama galeria de arte R. Escritor Nelson Gallo, 19, Rio Vermelho t 71 3240-6375

igrejas históricas

catedral basílica Pça 15 de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus/Sé t 71 3321-4573

nossa senhora da con-ceição da praia R. da Conceição da Praia, s/n, Comércio t 71 3241-2507

nossa senhora do ro-sário dos pretos Largo do Pelourinho, Centro Histórico t 71 3241-5781

igreja e convento de são francisco Praça Anchieta, s/n, Centro Histórico t 71 3322-6430

igreja do senhor do bonfim Praça Senhor do Bonfim, s/n, Bonfim t 71 3316-2196

nossa senhora da boa viagem Largo da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem t 71 3314-1800

igreja da piedade Praça da Piedade, Centro t 71 3329-2388

terreiros

terreiro do gantois Alto do Gantois, Federa-ção. t 71 3331-9231

Ilê Axé Oju Oyá, R. Fla-viano d’Apresentação, 9, Cajaz. 11 t 71 3219-3744

terreiro bate folha Travessa São Jorge, 65E, Mata Escura. t 71 3306-2163

ilê axé ominijáRua da Jaqueira s/n, Sussuarana Nova t 71 3306-9948

68 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

ilê axé oxumaré Aveni-da Vasco da Gama, 343. t 71 3237-2859

ilê axé oyá Conj Pirajá I, VL2, Caminho 31, Casa 5. t 71 3391-3859

ilê axé oyá mesi R. Conceição do Jacuípe, 7, Coutos. t 71 3397-2330

ilê axé opô ajagunã Jd. dos Diamantes, 14, Areia Branca, Lauro de Freitas. t 71 3291-8631

ilê obá toni Ladeira da Paz, 29, Engenho Velho da Federação. t 71 3203-6396

ilê ominguian Alto da Bela Vista s/n, Ponta de Areia, Itaparica t 71 8831-2566

terreiro vila são ro-que R. Direta do Beiru, 884 E, Tancredo Neves. t 71 3461-2790

terreiro do alaketu R. Luís Anselmo, 67, Ma-tatu. t 71 3382-5093

ilê ase babá omin-guian Av. Beira Mar - São João de Manguinhos / Ilha de Itaparica. t 71 3631-3340

onzó amazi d’unzambi Travessa Esperança, 70 E, Largo do Tanque. t 71 3304-0470

ilê axé yá nidé opá Rua Petronilia Dercia s/n, Boca da Mata de Valéria

t71 3301-9761

ilê asé iansã okutainãRua Lagoa Bela, 4, Pitua-çu t 71 3461-1710ilê axé omin ewá R. Nova Aliança, 505, Praia Grande. t 71 3397-4651

terreiro alá omin axé R. Dique Pequeno, 3, Vasco da Gama. t 71 3383-1364

Ilê Axé Oyá Onirê Omó Obá R. José Cardoso, quadra G, lote 2, Itinga - Lauro de Freitas (BA). t 71 8348-8418

ilê axé maroketu R. Antonio Viana, 65, Cosme de Farias. t 71 3276-3116

ilê axé odé oluami Tra-vessa Manuel Rangel, 49 Vila Matos t 71 3247-8584

ilê axé opô afonjá R. Di-reta de São Gonçalo, 557, Cabula. t 71 3384-3321

ilê axé orumin R. Sal-danha Marinho, casa 6, travessa 2 de julho, Caixa D’água. t 71 3233-0253

ilê axé oyá deji R. Egito, 8 E, Nova Canaã, Paripe. t 71 3217-5497

terreiro ibá oji tundê Lot. Antonio Moisés, Conjunto ACM, Cabula 1. t 71 9911-7314

egbé ewé mimó Estrada do Coco km 26, Cond. Mar e Rios, Qd. A, lote 12, Arembepe t 71 3624-2461

ilê axé ogun sidê R. Nova Constituinte s/n Periperi t 71 3307-6702

ilê axé jitolobi Rua Pris-co Paraíso, 478, Coqueiro, Araci/ BA t 75 3266-2392

terreiro de matamba tombenci neto Av. Brasil, 485, Bairro da Conquista, Ilhéus/Ba t 73 3086-1871

Ilê Axé Onicofá Bominjá Alameda 52, 159, Bairro: Santo Inácio t 71 3391-7613

terreiro mokambo Rua Heide Carneiro, 89, Vila 2 de Julho/ Trobogy. t 71 3360-6668

ilê axé abassá de ogum 1ª Travessa Luis Via-na Filho, 17, Nova Brasília de Itapuã. t 71 3285-1769

Ilê Axé Dewaleji – Rua Freitas Henrique de Baixo, 121, Baixa Quintas t 71 3382-2332

outros espaços

academia de letras da bahia Av. Joana Angélica, 198, Nazaré. t 71 3321-4308

acervo de arte popu-lar R. Gregório de Matos, 41, Pelourinho. t 71 3117-6357

afoxé filhas de olorum R. do Passo, 12 térreo, Centro. t 71 8152- 0726

casa do teatro popu-lar R. Carlos Gomes, 897, Centro.t 71 3329-0015

ENDEREÇOS N 6968 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

casa da photographia R. Padre Feijó, 442, Cane-la. t 71 3491-3906

centro cultural ensaio Av. Leovigildo Fil-gueiras, Ed. Pêssego, 58, Garcia.t 71 3328-3628

conselho de cultura da bahia (Anexo ao Palácio da Aclamação) Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande t 71 3117-6190/6187

espaço cultural raul seixas/ sindicato dos bancários Av. 7 de Se-tembro, 1001, Mercês. t 71 3329 -2333

escola picolino Av. Otávio Mangabeira, s/n, Pituaçu. t 71 3363-4069

gabinete português de leitura Praça da Piedade, s/n, Centro. t 3329-5758

sated Avenida Sete de Setembro, 89, sala 214, Edifício Oxumaré, Centro. t 71 3322- 2098

sindicato dos músicos profissionais do estado da bahia Praça da Sé, 398, Ed. Themis, sagas 614/15 – 6º andar. t 71 3322-1518

org. de permacultura e arte R. do Passo, 62, Santo Antônio t 71 3241-6204

armazém cenográfico R. Dr. Augusto Lopes Ponte, Portão Stiep, s/nº. t 71 3116-9140

cepa- círculo de estu-do, pensamento e ação R. Souto D’Álva, 98 Bar-balho t 71 3242-0502

centro esportivo de capoeira angola-mes-tre faísca R. Raimundo Viana, 61 E, Rio Vermelho t 71 3345-2311

nova acrópole Alameda Florença, 108, Pq. Júlio Cesar, Pituba t 71 3354-4878

espaço cultural e li-vraria café cogito Rua General Labaut, 137, sala 13, Barrist 71 3013-8991

// INTERIOR

galerias

atelier dalí R. do Triunfo 248, Centro - Vitória da Conquista. t 77 3083-0354

oficina de artes de ara-ci R. Francisco Xavier, 100, Centro – Araci. t 75 9121 3493

teatros

teatro municipal de ilhéus Pça. Dom Eduar-do, s/nº, Centro. Ilhéus/BA. t 73 3231-7264

centro de cultura maestro miro R. Itacarambi, s/nº,

MochilaI - Feira de Santana. t 75 3614-8410

teatro do centro de diretores lojistas (cdl) Praça Monsenhor Renato Galvão, 173, Centro - Feira de Santana. t 75 3602-3636

teatro do centro uni-versitário de cultura e arte (cuca) R. Conselheiro Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 3221-9766

teatro cidade do sa-ber R. do Telégrafo, s/n, Bomba - Camaçari. t 71 3644-2777/ 1631

centro cultural danne-mann Av. Salvador Pinto, 29, Centro São Félix/BA t 75 3425-2208

centro cultural cicilia-no de carvalho Senhor do Bomfim/ BA t 74 3544-2150

teatro municipal margarida ribeiro R. José Pereira Mascarenhas, Capuchinhos - Feira de San-tanat 75 3625-9533

bibliotecas

biblioteca padre josé go-mes loureiro R. Conse-lheiro Paranhos, 64, Santo Amaro. t 75 3241-1123

casa afrânio peixo-to Praça Afrânio Peixoto, nº 38 Lençóis BA t 75 3334-1728

70 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

museus

museu de arte contem-porânea de feira de santana R. Geminiano Costa, 255, Centro, Feira de Santana. t 75 3603-7774

casa do sertão Campus da UEFS, BR 116, Km 3, Novo Horizonte. t 75 3224- 8029

hansen bahia R. 13 de Maio, 13 – Cachoeira. t 75 3425-1453

recolhimento dos humildes Convento dos Humildes, Santo Amaro. t 75 3241-4996

museu regional de arte R. Conselheiro Franco, 66 – Feira de Santana. t 75 3221- 9744

parque histórico castro alves (ipac) Pça. Castro Alves, 106, Centro - Cabaceiras do Pa-raguaçu. t 75 3681-1102

museu do recôncavo wanderley pinho (ipac) Via Matoim, Enseada de Caboto, s/n – Candeias. t 71 3117-6742

associações e centros

casa dos artistas R. Jorge Amado, 39, Centro – Ilhéus. t 73 3634-5818

centro universitário de cultura e arte (cuca) R. Conselheiro

Franco, 66, Centro - Feira de Santana. t 75 3221-9766

cineclube da uefs Cam-pus UEFS – Feira de Santana. t 75 3224-8004

instituto dos artistas de teatro do baixo--sul R. Josino Emídio do Rosário, 181, Tento – Valença. t 75 3641-0664

centro cultural danne-mann Av. Salvador Pinto, 29, Centro – São Félix. t 75 3438-4308

memorial hansen bahia Museu do Carmo – Pça. da Aclamação, Cachoeira/BA

fundação cultural de ilhéus R. Jorge Amado, 21, Centro – Ilhéus. t 73 3634-8986

casa de samba de santo amaro Solar Subaé, R. do Imperador, nº 1 – Santo Amaro

igrejas históricas

nossa senhora do rosário R. Lion Clube, 3, Centro, Cachoeira . t 75 3425-3179

divino espírito san-to Pça. da Matriz, s/n, Centro, Camaçari . t 71 3623-1598

nossa senhora das candeias Tv. Presidente

Kennedy, 7, Centro, Can-deias. t 71 3601-0336

nossa senhora do bom sucesso Pça. Senador Temistocles, 317, Centro, Cruz das Almas. t 75 3621-4021

santíssimo sacramen-to Av. Santo Antônio dos Navegantes, s/n, Centro, Itaparica t 71 3631-1243

santo amaro de ipitanga Pça. João Tiago dos Santos, s/n, Centro, Lauro de Freitas .t 71 3287-3445/ 3288-6765

sagrada família jesus, maria, josé R. Frei Godofredo Raulf, 02, Centro, Madre de Deus. t 71 3604-1034

são bartolomeu Pça. da Matriz, 13, Centro, Maragogipe. t 75 3526-1027

são pedro R. Anfilófio de Castro, 25, Centro, Mu-ritiba. t 75 3424-2055

nossa senhora de oli-veira Pça. da Matriz, s/n, Oliveira dos Campinhos (St° Amaro). t 75 3208-1123

nossa senhora do carmo Pça. da Matriz, Centro, Salinas da Marga-rida. t 75 3659-1014

ENDEREÇOS N 7170 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização

72 o onde q quando $ quanto t tel s site @ e-mail r realização