Agenda cultural Junho de 2014 · 1876 é enviado para a Amazônia para roubar sementes de...

22
Agenda cultural – Junho de 2014 até 11/6 “Wo Leidenschaft wie Feuer brennt” - Uma retrospectiva das relações teuto-brasileiras no cinema Em 12 de junho começa a Copa do Mundo de futebol no Brasil, mas, antes disso, a retrospectiva "Onde paixão queima como o fogo", de 2 maio a 11 junho, no Zeughauskino, convida a conhecer sobre as histórias do cinema no Brasil e na Alemanha, que muitas vezes se cruzaram. Brasil e Alemanha não têm somente um entusiasmo comum pelo futebol. Trata-se de um intercâmbio cultural de longa duração, que se caracteriza até hoje historica e ideologicamente e inclui a produção cinematográfica: por mais de 100 anos, cineastas alemães observam como os brasileiros, ao olhar seu respectivo país, produzem clichês, conhecimentos às vezes críticos, procuram, aprendem, refletem – o último foi Karim Aïnouz, que estreiou na Berlinale deste ano com Praia do Futuro (2014), uma história de amor teuto-brasileira. „Wo Leidenschaft wie Feuer brennt“ (Onde a paixão queima como o fogo), cantou Heinz Rühmann em seu mambo amazonense na comédia Charley Tante (Hans Quest, BRD 1956) - como alemães veem o Brasil e como os brasileiros olham para a Alemanha, esta pergunta pode ser respondida sob diversas perspectivas muito diferentes e surpreendentes. Vem à tona a história, muitas vezes interrompida, do persistente fascínio mútuo. http://www.dhm.de/zeughauskino/filmreihen/wo-leidenschaft-wie-feuer-brennt.html Todos os longa-metragens são precedidos de uma fala introdutória e de um curta-metragem. A retrospectiva Wo Leidenschaft wie Feuer brennt. Retrospektive der deutsch-brasilianischen é apoiada financeiramente pelo Hauptstadtkulturfonds. Em cooperação com a Embaixada do Brasil em Berlim, o Arquivo Federal de Filmes, CineGraph Babelsberg e.V., a Cinemateca Alemã – Museu de Cinema e Televisão, o Instituto Ibero-Americano, o Instituto da América Latina da Universidade de Livre de Berlim, e o Seminário de Ciência Cinematográfica da Universidade de Zurique.

Transcript of Agenda cultural Junho de 2014 · 1876 é enviado para a Amazônia para roubar sementes de...

Agenda cultural – Junho de 2014

até 11/6 “Wo Leidenschaft wie Feuer brennt” - Uma retrospectiva das relações teuto-brasileiras no cinema

Em 12 de junho começa a Copa do Mundo de futebol no Brasil, mas, antes disso, a retrospectiva "Onde paixão queima como o fogo", de 2 maio a 11 junho, no Zeughauskino, convida a conhecer sobre as histórias do cinema no Brasil e na Alemanha, que muitas vezes se cruzaram.

Brasil e Alemanha não têm somente um entusiasmo comum pelo futebol. Trata-se de um intercâmbio cultural de longa duração, que se caracteriza até hoje historica e ideologicamente e inclui a produção cinematográfica: por mais de 100 anos, cineastas alemães observam como os brasileiros, ao olhar seu respectivo país, produzem clichês, conhecimentos às vezes críticos, procuram, aprendem, refletem – o último foi Karim Aïnouz, que estreiou na Berlinale deste ano com Praia do Futuro (2014), uma história de amor teuto-brasileira.

„Wo Leidenschaft wie Feuer brennt“ (Onde a paixão queima como o fogo), cantou Heinz Rühmann em seu mambo amazonense na comédia Charley Tante (Hans Quest, BRD 1956) - como alemães veem o Brasil e como os brasileiros olham para a Alemanha, esta pergunta pode ser respondida sob diversas perspectivas muito diferentes e surpreendentes. Vem à tona a história, muitas vezes interrompida, do persistente fascínio mútuo. http://www.dhm.de/zeughauskino/filmreihen/wo-leidenschaft-wie-feuer-brennt.html

Todos os longa-metragens são precedidos de uma fala introdutória e de um curta-metragem.

A retrospectiva Wo Leidenschaft wie Feuer brennt. Retrospektive der deutsch-brasilianischen é apoiada financeiramente pelo Hauptstadtkulturfonds. Em cooperação com a Embaixada do Brasil em Berlim, o Arquivo Federal de Filmes, CineGraph Babelsberg e.V., a Cinemateca Alemã – Museu de Cinema e Televisão, o Instituto Ibero-Americano, o Instituto da América Latina da Universidade de Livre de Berlim, e o Seminário de Ciência Cinematográfica da Universidade de Zurique.

Todos os filmes, salvo indicação contrária, são exibidos no Zeughauskino.

Curadores da retrospectiva: Wolfgang Fuhrmann (CineGraph Babelsberg, da Universidade de Zurique) e Philipp Stiasny (CineGraph Babelsberg, da Universidade de Heidelberg)

Entrada - 5 €

Reserva de entradas: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h; tel. + 49 30 20304-421; [email protected]

Local: Zeughauskino, Museu Histórico Alemão, Unter den Linden 2, 10117 Berlim, acesso pelo lado do Spree

1/6 às 18h30 Lost Zweig

Lost Zweig | Brasilien 2002 | Regie: Sylvio Back

O filme conta como foi a última semana de vida do escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco de origem judaica. Exilado no Brasil devido à Segunda Guerra Mundial, acabaria por suicidar-se, com sua mulher, depois do Carnaval de 1942. O pacto suicida do casal ainda hoje desperta dúvidas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático. (Fonte: DHM – Deutsches Historisches Museum)

Brasil 2002 Direção: Sylvio Back Câmara: Antonio Luiz Mendes Com: Rüdiger Vogler, Ruth Rieser 115‘ · 35 mm, OmeU

1/6, às 21h, e 4/6, às 20h A Paixão segundo Martins

Martins Passion | Deutschland 2003 | Regie: Irene Langemann

A vida escreve as melhores histórias. João Carlos Martins nasceu em São Paulo, em 1940, e era tido na década de 1960 era um dos melhores intérpretes brasileiros das obras de Bach. Nenhum pianista alemão conseguiria tocar Bach tão bem como Martins, escreviam os críticos. Mas o seu sucesso com o piano não ficou apenas marcado pela sua genialidade, mas também por todos os esforços que realizou para continuar a sua paixão. Uma história repleta de altos e baixos, com escândalos políticos e financeiros e uma carreira vitoriosa como músico. O filme acompanha o pianista nos seus momentos críticos e relembra os acontecimentos dramáticos da sua vida assim como da sua infância. (Fonte: DHM – Deutsches Historisches Museum)

Alemanha 2003 Direção: Irene Langemann Câmara: Dieter Stürmer Com: João Carlos Martins, Pelé, Dave Brubeck 96’ · 35 mm

08/06 às 19:00 h Weit ist der Weg | Um Longo Caminho

Um Longo Caminho | República Federal da Alemanha 1960 | Direção: Wolfgang Schleif

República Federal da Alemanha 1960 Direção: Wolfgang Schleif Câmara: Heinz Pehlke Com: Freddy Quinn, Ingeborg Schöner 85’ · DVD

Programa preliminar: Baustelle Brasilia República Federal da Alemanha 1960 Direção: Fritz Illing, 9’ · 16 mm

Em Salvador da Bahia, entre a praia e os bares, o músico Freddy saboreia a vida calmamente. Quando encontra uma criança órfã, começa para ele uma nova missão. Freddy quer lutar pela guarda da criança, mas para isso ele precisa de um empego estável. Arranja um trabalho nas obras da construção de Brasília, e participa do desenvolvimento da futura capital. É então que Freddy se envolve com um perigoso bando de criminosos… uma aventura para Freddy Quinn! Nesta história de aventura e amor, bem como em todos os seus outros filmes, que o mostram como o simpático “Globetrotter” alemão, não faltam os momentos musicais e as paisagens exóticas.

Os cenários são reais: as imagens dos trabalhadores do acampamento “Cidade Livre” na construção de Brasília, os homens abrindo estrada e os enormes depósitos de combustível, têm caráter documental. Quando em novembro de 1960 Weit ist der Weg / Um Longo Caminho foi lançado na Alemanha, Brasília já tinha substituído o Rio como sede do governo e o entusiasmo com a nova capital brasileira estava no auge. O fascínio por Brasília não passa despercebido no curta-metragem de Fritz Illing Baustelle Brasilia. (Texto: DHM – Deutsches Historisches Museum)

10/6 às 20h Kautschuk

Kautschuk | Alemanha 1938 | Direção: Eduard von Borsody

Alemanha 1938 Direção: Eduard von Borsody Imagem: Franz Eichhorn, Ernst von Salomon Câmara: Willy Winterstein, Edgar Eichhorn Com: René Deltgen, Vera von Langen, Gustav Diessl, Hans Nielsen 104’ · 35 mm

Programa preliminar: Uma rapsódia brasileira Alemanha 1939 Direção: Gero Priemel Câmara: Franz Eichhorn, Edgar Eichhorn, Oskar A. Bayer 12’ · 35 mm

Kautschuk conta a história de Henry Wickham (René Deltgen), um aventureiro inglês que em 1876 é enviado para a Amazônia para roubar sementes de seringueiras. Esse contrabando era, nessa altura, punível com morte, mas o seu sucesso significaria retirar esse monopólio do Brasil e “partilhá-lo” com a Inglaterra.

Antes de atingir o seu objetivo, Henry sofreu de várias doenças e de vários problemas ligados à Amazônia, desde confrontos com jacarés e crocodilos, a ataques de índio e de setas envenenadas. (Fonte: DHM – Deutsches Historisches Museum)

11/06 às 20h …als Diesel geboren | Nascido com o Diesel

…als Diesel geboren | República Federal da Alemanha 1979 | Direção: Peter Przygodda

Para Peter Przygodda (1941-2011), o mestre de edição de muitos filmes de Wim Wenders, o Brasil tornou-se uma segunda casa em 1970. Ao Brasil dedicou-lhe o grande e empoeirado road-movie …als Diesel Geboren. Juntamente com o cineasta brasileiro Bráulio Tavares Neto e o diretor de fotografia Martin Schäfer, Przygodda viajou pelas estradas do Brasil e acompanhou os caminhoneiros na sua árdua labuta diária. Como a principio foi o próprio realizador a financiar o filme do seu bolso, ele tomou a liberdade de “filmar à vontade e seguir caminhos inusitados”, diz Przygodda sobre o seu “Filme amador em 35mm”. Com fotografia granulada e tremida, criou um filme de ruas intermináveis, paisagens e povoações ao longo do caminho. Vemos os bares e as meninas que visitam os caminhoneiros, ouvimos homens a falar sobre o seu trabalho, vemos passar os destroços do caminhão cujo motorista morreu ao volante. “Raramente se vê um filme tão de perto como aqui. Quando as pessoas falam, quase podemos tocar a sua realidade social; quando as meninas sorriem ou dançam ou estão tristes ou quando os carros se vão embora, então isso é cinema – e no entanto, é tão verdadeiro quanto um filme pode ser” (Süddeutsche Zeitung, 25.2.1980). (Texto: DHM – Deutsches Historisches Museum)

República Federal da Alemanha 1979 Direção/Imagem: Peter Przygodda Produção: Wim Wenders Câmara: Martin Schäfer 122‘ · DigiBeta

14/6 às 21h Donogoo Tonka – A Cidade Misteriosa

Donogoo Tonka – A cidade misteriosa | Alemanha 1936 | Direção: Reinhold Schünzel

Josette e Pierre são um casal apaixonado e falido que vive em Paris. O acaso determinou que encontrassem o Professor Trouhadec, que se encontra numa situação extremamente desagradável. Ao ler os relatos das viagens e das aventuras de Broudier, que falam várias vezes sobre a cidade de Donogoo Tonka, o professor acreditou piamente que tal cidade existia, referindo-a até nos seus livros sobre a América do Sul. Agora, descobrindo que tal cidade é pura fantasia, teme pela sua reputação. O casal Josette e Piere tentam ajudar o professor a salvar a sua reputação, dando vida e criando a tal cidade fantasiada.

Donogoo Tonka – A cidade misteriosa Alemanha 1936 Direção: Reinhold Schünzel Com: Anny Ondra, Viktor Staal, Heinz Salfner, Aribert Wäscher, Oskar Sima 100’ · 35 mm

Local: Zeughauskino – Deutsches Historisches Museum, Unter den Linden 2 10117 Berlim

4 e 5/6, às 20h30 Pindorama

Pindorama de Lia Rodrigues | Foto © Sammi Landweer

Depois de uma ausência de 8 anos dos palcos berlinenses, Lia Rodrigues regressa com o espectáculo “Pindorama”, o último projeto da coreógrafa brasileira.

Lia Rodrigues é um dos nomes essenciais da dança contemporânea no Brasil, tendo apresentado os seus trabalhos nos principais palcos internacionais. Na favela da Maré, no Rio de Janeiro, fundou o Centro de Artes da Maré, onde dá aulas e combina a criação artística com o trabalho social junto aos habitantes locais.

Que rituais, que sacrifícios e que pactos são necessários para dar forma a um corpo coletivo, mesmo que só dure um instante? E que paisagens criar para esta nova peça, “Pindorama”, o nome original das terras do Brasil antes da chegada dos europeus? Esse é o território que explora a terceira parte de um tríptico de Lia Rodrigues, depois de “Pororoca” (2009) e “Piracema” (2011).

“Em Pindorama, a arte e a natureza selam um pacto firme. Daí surge um território comum em que os materiais mais básicos e também os mais artificiais mostram a paisagem como que em sobreposição. As ondas de uma manga de plástico transbordam e transformam-se em vagas oceânicas indomáveis. Ao baterem no chão, transfiguram-se em sons de tempestade. Essas visões sobrepõem-se às situações encenadas sem uma medida de escala comum, mas emocionalmente em perfeito ajustamento. Enquanto os corpos nus de vários bailarinos acabam embrulhados como destroços em vácuo, deslizam-nos diante dos olhos imagens de ciclones. Cataclismo imaginário bem real que o espectáculo exalta de um modo mágico. Do mínimo, Lia Rodrigues extrai o máximo.” (Rosita Boisseau, Le Monde, 23 Novembro 2013)

O espectáculo será apresentado nos dias 4 e 5 de junho. No dia 4/6, após a apresentação, segue-se uma conversa com público com a presença de Lia Rodrigues e dos bailarinos da companhia.

Duração: 80 minutos Entradas: 11€/13,20€/16,50€ Local: HAU2 – Hebbel am Ufer Berlin, Hallesches Ufer 32, 10963 Berlim

5/6 às 19h Cinema na Embaixada: À Beira do Caminho

Photo © Conspiração Filmes 2012

Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, o que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado. Fonte: Adorocinema.com Diretor: Breno Silveira Elenco: João Miguel, Dira Paes, Ludmila Rosa, Ângelo Antônio e Vinícius Nascimento Brasil 2012 Produção: Conspiração Filmes em coprodução com Fox International Productions

Gentilmente cedido pela Conspiração Filmes

Local: Embaixada do Brasil em Berlim, Wallstraße. 57, 10179 Berlin Entrada franca

5/6 às 19h Weltklang – Noite da poesia

O 15º “festival de poesia berlin” apresenta com muita pompa e circunstância a poesia

contemporânea, partindo do poema clássico, passando pela poesia sonora, videopoesia e performance até a palavra falada. As estrelas da poesia internacional virão na quinta-feira, 5/6, às 19h, para Weltklang – Nacht der Poesie, para determinar seu ponto de partida poético na Academia das Artes em Hanseatenweg. Os poetas leem em suas línguas de origem, sem tradução – especialmente para esta noite será lançada uma antologia com as traduções dos poemas para o alemão.

Os poetas participantes são: Ursula Andkjaer Olsen (Dinamarca), Paulus Böhmer (Alemanha), Criolo (Brasil), Mariusz Grzebalski (Polônia), Ko Un (Coréia do Sul), Les Murray (Austrália), Alice Notley (EUA), Anja Utler (Österreich) e Phillippa de Yaa Villiers (África do Sul).

A carreira do rapper, compositor e poeta urbano Criolo de São Paulo soa como um conto de fadas no mundo pop internacional: um MC proveniente de uma favela da metrópole de milhões de habitantes tornou-se superstar brasileiro e foi celebrado pelo público e pela crítica devido a suas letras altamente políticas e com conteúdo de crítica social. Caetano Veloso afirmou que ele era "uma das figuras mais importantes do cenário pop brasileiro”. Organizadores: Literatur Werkstatt Berlin e Akademie der Künste Local: Akademie der Künste, Hanseatenweg, Studio

Entrada € 10/7 (com a Antologia)

6/6, das 15 às 17h Arquitetura em Berlim: prédio de Oscar Niemeyer em Hansaviertel

“O projeto Interbau'57 no context da moderna arquitetura brasileira” com Stefan Rethfeld, arquiteto, Berlim/Münster. Seminário, debate e visita ao interior do prédio. Inscrições requeridas. Contato: Renate Abt, Diretora do Fórum de Formação Política de Berlim (Tel. +49 30 26996-3253; Fax +49 30 26996-3243; [email protected]) Organizador: Fundação Konrad Adenauer Local: Hansabibliothek, Altonaer Straße 15

DESTAQUE: Copa da Cultura 2.0

11/06 às 15:30h Conferência de imprensa: Copa da Cultura 2.0

Com a presença da Senhora Embaixadora do Brasil na Alemanha Maria Luiza Ribeiro Viotti,

de representantes da Casa das Culturas do Mundo, além de músicos que se apresentarão durante a Copa da Cultura 2.0.

Local: Haus der Kulturen der Welt, John-Foster-Dulles-Allee 10, 10557 Berlin

de 12/06 a 13/07 Copa da Cultura 2.0

Foto e design © HKW

Na sequência dos programas de grande sucesso que acompanham as duas últimas Copas do Mundo de futebol – a " Copa da Cultura " em 2006, com um total de 55.000 espectadores, e "Copa das Culturas" de 2010, dedicada à África do Sul, a Haus der Kulturen der Welt anuncia, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Cultura do Brasil, o segundo festival com artistas brasileiros. Todos os jogos da Copa serão exibidos em uma tela de projeção gigante, com mais de 1.000 lugares, acompanhados de análises de especialistas durante alguns jogos e de shows nos fins de semana. A Copa da Cultura 2.0 promete trazer toda a variedade da música brasileira para o terraço aberto da HKW: de estrelas que encantam multidões há décadas, passando por novas descobertas na Europa até aparições “domésticas” de artistas brasileiros baseados em Berlim. Dos grooves dançantes eletrônicos do Napalma, que se apresentou em locais e eventos tão diversos como na ópera Cairo e no Festival de Bushfire na Suazilândia, à voz impressionantemente quente da cantora e compositora Monica Besser, da mistura de afrobeat, candomblé, samba e cumbia da banda instrumental de dez elementos Bixiga 70 ao dançante Da Lata.

O destaque musical da Copa do Mundo de 2014 é, no dia 7 de julho, a estrela de “Mas Que Nada”, Sergio Mendes. Ele vem mostrando seu talento desde os anos 1960, tendo trabalhado com Stevie Wonder, Black Eyed Peas e Justin Timberlake, entre outros. O Westdeutsche Allgemeine Zeitung resume em poucas palavras: “Sergio Mendes mistura bossa, funk e hip hop para criar o mais estimulante coquetel desde a caipirinha”. Fonte: HKW

Entradas para os concertos: 10€/8€, Vatapá de Fruta Pão e Monica Besser 5€, Ed Motta 14€/10€ Sergio Mendes 35€ Exibição dos jogos, Rainhas do Norte e Grace Kelly – Entrada gratuita.

Local: Haus der Kulturen der Welt, John-Foster-Dulles-Allee 10, 10557 Berlim

12/06 às 20h Abertura e show: Bixiga 70

Bixiga 70 | © Nicole Heinige

19h50 Saudação de Bernd Scherer (Diretor da HKW) e da Embaixadora do Brasil na Alemanha Maria Luiza Ribeiro Viotti

20h Show: Bixiga 70

O bairro Bixiga, em São Paulo, é o lugar de nascimento da banda instrumental de dez integrantes. De maneira altamente criativa, constróem sua base no funk, avantgarde-pop, jazz e dub da década de setenta e adicionam toques de afrobeat, malinké, samba e cumbia. O número 70 no nome da banda é referente a estas influências musicais e também ao Africa 70 de Fela Kuti. O seu album de estreia foi considerado “álbum do ano” pelas edições brasileiras da Rolling Stone e pela MTV, seguido por apresentações ao vivo com mestres da cena afrobeat, tais como Tony Allen e Seun Kuti. Durante a Copa da Cultura 2.0 ele transformarão o terraço da HKW num posto avançado do festivo bairro paulistano…

Public Viewing Futebol 13/06 às 18h, México – Camarões, entrada franca

às 21h, Espanha – Países Baixos, entrada franca às 23:59, Chile – Austrália, entrada franca

14/06 às 18h, Colômbia – Grécia, entrada franca

14/06 às 20h Show: Vatapá de Fruta Pão

Vatapá de Fruta Pão | © Louise Culot

Figurando na cena berlinense de música afro-brasileira há anos, a Vatapá de Fruta Pão recebeu o nome da especialidade baiana, indicando, como na deliciosa iguaria do Nordeste brasileiro, uma mistura de bossa nova, samba-reggae, funk und jazz, que tem como resultado uma intensidade muito singular. E a mistura avança: composições do guitarrista e cantor Arnaldo Prete, que contam as histórias musicais entre as ruas de São Paulo e as praias do Rio, Brasil e África, figuram lado a lado com clássicos absolutos da música popular brasileira.

Public Viewing Futebol

14/06 às 21h, Uruguai – Costa Rica, entrada franca

às 23:59, Inglaterra – Itália, entrada franca

15/06 às 18h, Suíça – Equador, entrada franca às 21h, França – Honduras, entrada franca às 23:59, Argentina – Bósnia-Herzegovina, entrada franca

16/06 às 18:00, Alemanha – Portugal, entrada franca

às 18:45, durante a pausa entre o primeiro e o segundo tempo, conversa de especialistas, com Claudia Roth (Vice-Presidente do Parlamento Federal Alemão) e Bernd M. Scherer, Presidente da Haus der Kulturen der Welt, entrada franca

às 21h, Irã – Nigéria, entrada franca às 23:59, Gana – EUA, entrada franca

17/6 às 18h, Bélgica – Argélia, entrada franca

às 20h, transmissão ao vivo do Rio de Janeiro: “Copa do Mundo para quem?” em cooperação com a Fundação Heinrich Böll às 21h, Brasil – México, entrada franca às 23:59, Rússia – Coreia do Sul, entrada franca

18/06 às 18:00, Austrália – Países Baixos, entrada franca às 21:00, Espanha – Chile, entrada franca às 23:59, Camarões – Croácia, entrada franca

19/06 às 18:00, Colômbia – costa do Marfim, entrada franca às 21:00, Uruguai – Inglaterra, entrada franca às 23:59, Japão – Grécia, entrada franca

20/06 às 16:00, Suíça – França, entrada franca às 18:00, Itália – Costa Rica, entrada franca

20/06 às 20h Show: Monica Besser

Monica Besser | © Isis Martins

As raízes musicais da cantora, guitarrista e compositora Monica Besser são variadas, já que

ela explorou quando criança o universo musical brasileiro e depois seguiu para os Estados Unidos e Europa. E é exatamente essa diversidade liguiística e musical que provê inspiração para seu ofício. Depois de “Fina Flor”, uma banda de forró composta por mulheres, ela começou sua carreira como cantora e compositora. Música para filmes e para peças de teatro foram alternadas com turnês internacionais, antes de ela se estabelecer em Berlim. Seu último álbum, “Fusion Rocks”, uma destilação íntima de suas experiências de viagem e de trabalho com músicos renomados, foi produzido no Brasil, no Rio de Janeiro. Um passeio leve e livre por universos musicais.

Public Viewing Futebol

20/06 às 23:59h, Honduras – Equador, entrada franca 21/06 às 18:00h, Argentina – Irã, entrada franca

às 21:00h, Alemanha – Gana, entrada franca às 23:59h, Nigéria – Bósnia-Herzegovina, entrada franca

22/06 às 18:00h, Bélgica – Rússia, entrada franca

às 21:00h, Coreia do Sul – Argélia, entrada franca às 23:59h, EUA – Portugal, entrada franca

23/06 às 18:00h, Austrália – Espanha, entrada franca às 21:00h, Países Baixos – Chile, entrada franca às 22:00h, Croácia – Mexiko, entrada franca às 22:00h, Kamerun – Brasilien, entrada franca às 22:45h, durante a pausa entre os tempos: conversa com especialistas com Wolfram Eilenberger (autor, jornalista e filósofo) & Bernd M. Scherer, director da Casa das Culturas do Mundo

24/06 às 18:00h, Costa Rica – Inglaterra, entrada franca às 18:00h, Itália – Uruguai, entrada franca às 22:00h, Grécia – Costa do Marfim, entrada franca às 22:00h, Japão – Colômbia, entrada franca

25/06 às 18:00h, Bósnia-Herzegovina – Irã, entrada franca às 18:00h, Nigéria – Argentina, entrada franca às 22:00h, Equador – França, entrada franca às 22:00h, Honduras – Suíça, entrada franca

26/06 às 18:00h, Portugal – Gana, entrada franca às 18:00h, EUA – Alemanha, entrada franca durante a pausa entre os dois tempos: das conversa com especialistas com Pauline Bremer (jogadora da seleção nacional alemã) & Bernd M. Scherer, Diretor da Casa das Culturas do Mundo às 22:00h, Algerien – Russland, Eintritt frei às 22:00h, Südkorea – Belgien, Eintritt frei

28/06 às 18:00h, vencedor do Grupo A – segundo colocado do Grupo B, entrada franca

28/06 às 20:00h Show: Fumaça Preta

Fumaça Preta | © Carolina Bittencourt

O nome “Fumaça Preta” é programático: um revival da variante dark da psicodelia brasileira.

O DJ e arqueólogo de vinis Joel Stone e o guitarrista e vocalist Stuart Carter, além do baixista James Porch, estes últimos The Grits, criaram “Fumaça Preta” juntamente com o percussionista e produtor Alex Figueira. Com tropicália, fuzz funk, acid house, música concreta, eletrônica radiofônica e afrobeat, eles convocam à loucura desde a “A Bruxa”. Tape echo, bateria energética e guitarras distorcidas selvagens geram uma experiência sonora psicodélica: essa bruxa vai te pegar!

Public Viewing Fußball

28/06 às 22:00h, vencedor do grupo C – segundo colocado do grupo D, entrada franca

29/06 às 18:00h, vencedor do grupo B – Segundo colocador do grupo A, entrada franca

29/06 às 20h Show: Napalma

Napalma | © Petro Kotze

Fundado em 2004 durante o Carnaval de Vitória, a Napalma segue sua missão de espalhar a

febre contagiosa da dança, missão que tentarão durante a Copa da Cultura 2.0, assim como já fizeram em outros eventos pelo mundo, tais como na Casa da Ópera no Cairo e no Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo, no Festival Boom em Portugal ou no Bushfire na Suazilândia. A banda seguirá em turnê pelo mundo como um bloco de carnaval, com o vocalista moçambicano Ivo Maia cantando contra uma verdadeira parede de congas e bumbos, pontuada por pegadas de reverb eletrônico e guitarras funkeadas.

Public Viewing Futebol

29/06 às 22:00h Uhr, vencedor do Grupo D - segundo colocado do Grupo C, entrada franca 30/06 às 18:00h Uhr, vencedor do Grupo E - segundo colocado do Grupo F, entrada franca

às 22:00h, vencedor do Grupo G – segundo colocado do Grupo H, entrada franca

31/05–21/06 Exposição: Olaf Heine »Brazil«

Photo © 2014 Olaf Heine. All rights reserved

Olaf Heine apresenta seu novo livro “Brazil” na Galeria CWC, lançado pela editora teNeues.

A CWC exibe mais de 40 obras do fotógrafo. As fotografias mostram o Brasil além das representações estereotipadas, com sua cultura única, sua arquitetura espetacular e a impressionante linguagem do design do país. Com sua linguagem visual peculiar de trabalhos em preto-e-branco, Olaf Heine consegue dar ao destinatário uma visão incomum do país e identificar a estética particular de cenas aparentemente banais.

Local: CWC GALLERY, Auguststraße 11–13, 10117 Berlin–Mitte, Tel.: +49 30 24048614, Fax: +49 30 310077–50, E-Mail: [email protected] Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, de 11 às 19h, com hora marcada

Entrada franca

24/6-23/07 Exposição: »Brazil« von Olaf Heine

Photo © 2014 Olaf Heine. All rights reserved.

Local: Embaixada do Brasil em Berlim, Wallstraße. 57, 10179 Berlin Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h Entrada franca

até 27/06 Exposição: Goool! Estádios para a Copa do Mundo 2014 em Brasília - Belo Horizonte - Manaus dos arquitetos da Gerkan, Marg e parceiros

A Associação Prêmio de Arquitetura de Berlim exibe entre 23 de maio e 27 de junho em Charlottenburg exposição “Goool! Estádios para a Copa do Mundo 2014 em Brasília - Belo Horizonte - Manaus dos arquitetos da Gerkan, Marg e parceiros”.

As fotos da exposição são do fotógrafo berlinense Markus Breetz, especilista em arquitetura. Modelos, planos e textos dos projetos individuais também sao apresentados.

Local: KutscherHaus am Kurfürstendamm, Kurfürstendamm 50a (George-Grosz-Platz), II. Gartenhof, 10707 Berlin

Horário de funcionamento: segundas., quartas e sextas 12 - 16 h / quintas 12 -19 h / fechado nos feriados

Entrada franca. Com o gentil apoio da Plastics Europe.

28/06, 13 às 02 h Festa Junina | YAAM

Festa junina tipicamente brasileira, com pratos tradicionais, danças e quadrilha. Com DJ Garrincha (The tropical diaspora roots sound), Dj Doutor Socrates, DJ Carlos Frevo, Dj Tom B., Gildete dos Santos (capoeira), Karla (Kinder Samba & Frevo) e Locomotiva do Frevo.

Local: YAAM Beach Bar, Stralauer Platz 35, 10243 Berlin

Até 23/7 Exposição de arte sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014: o jogo só começa quando acaba

Alvaro Olmos (Bolivien): Fiesta 2013, Video, Ton – © Alvaro Olmo

A exposição “Futebol pelo mundo” sobre a Copa do Mundo no Brasil está aberta desde 06/05 para visitação no Auswärtigen Amt em Berlim. A mostra, que fecha o Ano da Alemanha no Brasil e coincide com a Copa do Mundo de Futebol, reúne três projetos de exposição do Auswärtigen Amt com a exposição de arte do Instituto Goethe Rio de Janeiro.

Estão representados os seguintes artistas: Lela Ahmadzai (Afeganistão-Alemanha), Marina Camargo (Brasil), Muu Blanco (Venezuela), Dias / Riedweg (Brasil), Sebastián Gordin (Argentina), Simon Gush (África do Sul), Fernando Gutiérrez (Peru), Gianfranco Foschino (Chile), Olaf Holzapfel (Alemanha), Alvaro Olmos (Bolívia), Santiago Tavella (Uruguai), Michael Wesely (Alemanha) e Zhang Qing (China).

Mais informações em http://www.goethe.de/ins/br/rio/deindex.htm

Local: Auswärtiges Amt (Lichthof), Werderscher Markt 1, 10117 Berlin Mitte Entrada franca

Informações atualizadas sobre eventos no sítio eletrônico da embaixada http://berlim.itamaraty.gov.br Embaixada do Brasil – Setor Cultural – Wallstraβe 57, 10179 Berlin Tel.: (030) 72628-131/211 Fax: (030) 72628-320 , [email protected] RÁDIO

• Sábado – "JazzRio!", um programa da estação "JazzRadio!” (Berlin 101,9) com música

brasileira, três vezes ganhador de medalha de bronze na categoria "Best Regularly Scheduled Music Program” no concurso "New York Radio Programming Awards“ em 2003, 2005 e 2013. Jazz Radio (Berlin 101,9 MHz), sábados, 13 às 18 horas. www.jazzradio.net

PUBLICAÇÕES

• Tópicos – A revista quadrimestral da Fundação Sociedade Brasil-Alemanha e da Fundação Centro Latino-Americano apresenta artigos em alemão e em português sobre um vasto espectro de temas - política, economia, desenvolvimento, cultura, questões sociais e geográficas – e conta em ambos os países com um público de leitores de alto nível. A revista é enviada a membros das duas sociedades, bem como a universidades, institutos, bibliotecas; na distribuição, atuam agências de viagem e companhias aéreas. Último lançamento - Caderno Nr. 1/2014. Homepage: www.topicos.net.

• "Textos do Brasil" traduzidos para o alemão. Os cadernos 11, 12, 17 e 18 da série "Textos do

Brasil”, publicados pelo Ministério das Relações Exteriores, tratam da história e dos novos caminhos da Música Popular Brasileira (Nr.11), da música clássica (Nr. 12), do futebol (Nr. 17) e da moda (Nr.18) no Brasil.

Disponibilidade mediante pedido ao Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Berlim