Agenda Cultural N26 - cm-azambuja.pt · AGENDA DE EVENTOS CULTURAIS DO CONCELHO DE AZAMBUJA N26 /...

44
Agenda Cultural N26 JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO 2009 Câmara Municipal de Azambuja

Transcript of Agenda Cultural N26 - cm-azambuja.pt · AGENDA DE EVENTOS CULTURAIS DO CONCELHO DE AZAMBUJA N26 /...

Agenda Cultural N26JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO 2009

Câmara Municipal de Azambuja

AGENDA DE EVENTOS CULTURAISDO CONCELHO DE AZAMBUJAN26 / JAN / FEV / MAR / 2009—Câmara Municipal de Azambuja Departamento de IntervençãoSócio-Cultural . Divisão de Cultura—Páteo Valverde2050-000 AzambujaT 263 400 473 . F 263 400 [email protected]

Propriedade / Edição:Câmara Municipal de AzambujaDirector:Vereador do Pelouro da Cultura:Dr. Marco LealRecolha / Organizaçãode Informação:Judite Álvares; Júlio Martins;Maria João Martins; Nuno Nobre;Miguel Ouro; João Reis;Joanna Whitfield; Florbela Batalha;José Pereira; Bruno JerónimoDesign:rpvpdesigners.comImpressão:Soartes, Artes Gráficas, LdaTiragem:8 000 exemplaresimpresso em papel recicladoDistribuição:Gratuita—Eventuais alteraçõesna Programação e Calendários constantesdesta Agenda são da responsabilidadedos organizadores das iniciativas.

————————————————————————————————————————

————————————————————————————————————————

03

04

08

10

12

15

20

21

22

24

28

31

34

38

EDITORIALDESTAQUE CICLO DE CINEMA SÉNIOREXPOSIÇÃORETRATODESPORTOEDUCAÇÃO/ACÇÃO SOCIALOUTROS EVENTOSO NOSSO ASSOCIATIVISMOLER / VER / OUVIRBIBLIOTECASMUSEU MUNICIPALHISTÓRIA E PATRIMÓNIO CULTURALTURISMO

ÍNDICE /————————————————————————————————————

Porque iniciamos um novo ano, não posso deixar de desejar a todos um bom Ano de 2009, especialmente aos que connosco colaboram e ajudam a «rechear» esta Agenda divulgandoo que vai ocorrendo por todo o Concelho.

Quanto à nossa programação para o trimestre entre Janeiro e Março, começo por sublinhar com enorme satisfação a inauguração do Centro Cultural Grandella, agora renovado, como Biblioteca Municipal. Acredito que a minha expectativa é comum a muitos munícipes, em particular aos que residem em Aveiras de Cima, pois serão os potenciais utilizadores/frequentadores do espaço a partirdo dia 31 de Janeiro.

O investimento que temos vindo a realizar em equipamentos desta natureza resulta da convicção de que o acesso à informação e à cultura tem que ser privilegiado e acessível a todos. Assim, podem esperar encontrar um fundo documental variado e actividades de animação dirigidasa todas as faixas etárias. Esperoque usufruam. É, simultaneamente,um convite e um desafio.

EDITORIAL/

Vereador Marco LealVereador dos Pelouros da Cultura, Educação, Juventude e Tempos Livres, Desportoe Turismo.

02 03

Estes mesmos espaços não sendo só de «letras» permitem, também divulgar outras formas de cultura e de arte.

Assim, estará patente entre 24 de Janeiro e 24 de Abril uma grande exposição que, estou certo, nos encherá a todos de orgulho do «nosso» artista plástico com mais projecção fora do Concelho: António Canau. Poderão visitar a Galeria Municipal M.ª Cristina Correia, a Galeria da Biblioteca Municipal de Azambujae o Espaço Multiusos do Páteo Valverde e testemunhar os vários anos de trabalho do artista.

O mês de Março volta-nos a trazero Encontro de Teatro de Amadores do Concelho de Azambuja– «Os Teatreiros» e a Semana da Juventude. Mas este ano, antecipando o evento dedicado aos mais jovens, temos uma novidade que, confesso, é algo que me é particularmente caro: o portalda juventude. O empenho que coloquei para que a comunicação virtual fosse uma realidade para os jovens do nosso Concelho foi, sem dúvida, por acreditar que devemos estar próximos das suas necessidades e interesses e porque é quase uma obrigação disponibilizar meios para que isso possa acontecer. Por todas estas razões é o Destaque desta Agenda.

agenda cultural de azambuja

DESTAQUE /

04 05

PORTALDAJUVENTUDEwww.ceja.com.pta clicara partir de 18 de Fevereiro

A juventude estará em destaque neste primeiro trimestre de 2009.

Em Fevereiro soltaremos as amarras do Portal da Juventude do município de Azambuja. A partir do dia 18 navegaremos juntos, numa viagemde partilha, sem barreiras de tempo ou espaço, ao ritmo de cada um.

Música, vídeos, fóruns e criação comunidades virtuais, são alguns exemplos daquilo que este Portalnos vai permitir fazer.

Considerando que o impactodas tecnologias interactivas na sociedade contemporânea atingiu aspectos significativos e sem precedentes no desenvolvimento pessoal e social, quisemos criar no ciberespaço um endereço próprio para os jovens do Concelho, orientado para a partilha de interesses.

agenda cultural de azambuja

PORTAL DA JUVENTUDE /

Partilha essa que pretende encorajar o emergir da identidade de cada membro, sob a forma de vínculo social construído em torno das relaçõesa desenvolver, potenciando dessa forma a comunicação inter – cultural e a proliferação de narrativase pequenas histórias individuaisque se interligam e constroemesta nova casa da juventude.

Mas as novidades não se ficam pelo plano virtual, no terreno, as propostas e desafios também são muitos.

06 07

20 › 29MARMÚSICA / DESPORTO / TECNOLOGIAS / RÁDIO———————————————————————————Torneio de PES 2009 – Pro Evolution Soccer———————————————————————————21MAR / Vila Nova de São PedroVárias Actividadesinfo: em colaboração com a Associação de Jovens – MOJAVI

Freguesia: Vila Nova de São Pedro

———————————————————————————Emissão Especial do programaAcorda Prá VidaRádio Ribatejo / 92.2Mhz———————————————————————————28MAR / Vila Nova de São PedroDia Mundial da JuventudeActividades DesportivasConcurso de Música ModernaAZB 00-04

semana da juventude

azambuja.com.jovensMarço, traz-nos a Semanada Juventude e, como sempre, vocês não vão querer faltar.

Consultema programaçãoe divirtam-se!...

——————————————————————————— 05FEV / 14H00 / Cinema Atrium - AzambujaO Costa do Castelo

de: Arthur Duarte

com: Luís Campos / António Silva / Maria de Lourdes

de Almeida Lemos (Milú) / Maria Olguim / António Sacramento /

Mendonça de Carvalho / Manuel Santos Carvalho

ano: 1943 / duração: 132 minutos

Sinopse:

Daniel aluga um quarto na humilde e simpática casa da senhora Rita e do senhor Januário, na Costa do Castelo em Lisboa, onde mora Luisinha - uma jovem bancária, órfã, por quem Daniel se sente atraído - e um popular professor de guitarra, Simplício Costa. A verdadeira identidade de Daniel é desmascarada por Mafalda da Silveira, sua tia, o que causa grande sarilho na relação entre Luisinha e ele, pois trata-se de um fidalgo.Graças a um estratagema acabam todos por mudar-se para o solar da família, nos arredores de Lisboa.

———————————————————————————

12FEV / 14H00 / Cinema Atrium - AzambujaOs Três da Vida Airada

de: Perdigão Queiroga

com: Milú / António Silva / Eugénio Salvador / Vasco Morgado /

Maria Luísa / Andrade e Silva / Mário Alberto / Lili Neves

ano: 1952 / Duração: 94 minutos

Sinopse:

Uma comédia ambientada na nova Lisboa modernados anos 50 e em que acompanhamos as aventurase desventuras de um trio de amadores de teatro. Lucas é viúvo e vive com a sua afilhada, Lena. Dono de uma tipografia, Lucas é inseparável do seu empregado Lico. E os três ocupam todo o seu tempo com o amorà arte do palco num clube de bairro, onde ensaiam uma comédia musical, até ao dia em que são apresentadosa um empresário, Rui Seabra, que lhes promete carreira e fama no teatro. Mas Lena e Ruiapaixonam-se, para desespero de Lico, e a confusão instala-se...

agenda cultural de azambuja

CICLO DE CINEMA SÉNIOR /

———————————————————————————

19FEV / 14H00 / Cinema Atrium - Azambuja Ribatejo

de: Henrique Campos

com: Virgilio Teixeira / Eunice Muñoz / Vasco Santana /

Herminia Silva / Julieta Castelo / José Gamboa / Alves da Costa /

Brunilde Judice / Maria de Lourdes

ano: 1949 / duração: 105 minutos

Sinopse:

Belinha herdou a Quinta de Vilar do Tejo,uma propriedade ribatejana onde o seu pai mantinha um negócio de bovinos. Cumprindo a sua vontade,a jovem nomeia António maioral dos touros, provocando a discórdia entre os trabalhadoresda quinta. Miguel, antigo maioral, e Fernando, cínico administrador e pretendente de Belinha, arquitectam um plano para retirar a António o poder que lhefoi atribuído. E é aí que começam os graves problemas.

———————————————————————————

26FEV / 14H00 / Cinema Atrium - AzambujaA Menina da Rádio

de: Arthur Duarte

com: António Silva / Maria Matos / Maria Eugénia / Fernando

Ribeiro / Teresa Casal / Oscar de Lemos / Maria Gabriela /

Maria Olguim / Ribeirinho

ano: 1944 / duração: 107 minutos

Sinopse:

Cipriano Lopes e Rosa Gonçalves, lojistas no mesmo bairro, detestam-se. Mas os respectivos filhos, Geninha e Óscar, estão apaixonados. Quando Cipriano decide fundar o Rádio Clube da Estrela, os dois jovensapoiam-no: Óscar escreve canções e Geninha canta-as. A situação complica-se quando Rosa se apercebedo projecto radiofónico e decide sabotá-lo, coma ajuda dos outros comerciantes. A entrada em cenado cantor Fernando Verdial e de Teresa Waldemar, vedeta da Emissora Nacional, vem destabilizar, igualmente, os planos de Cipriano...

08 09

24JAN › 24ABR / ESPAÇO MULTIUSOS – PÁTEO VALVERDE / BIBLIOTECA MUNICIPAL /GALERIA MARIA CRISTINA CORREIA———————————————————————————————————————— António Canau (Espadinha) nasceu a 10 de Fevereiro de 1963no Gavião, Portalegre.

António Canau licenciou-se em Escultura na Faculdade de Belas Artes, tendo completado os seus estudos na Slade School of Fine Art, em Londres. Actualmente, é professor de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnicade Lisboa. Tem obras incorporadas em diversas colecções públicas internacionais, nomeadamente em Inglaterra, Polónia, E.U.A., Jugoslávia, Hungria, Itália, Japão e Roménia. Em Portugal, está representado na colecção da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, no Centro Português de Performance e em diversas colecções municipais, entre as quais a de Azambuja. O seu trabalho esteve patente em mais de oito dezenas exposições individuais e colectivas, a nível nacionale em (36) várias exposições colectivas e bienais internacionais. Possui várias obras que estão incorporadasno departamento de «coins and medals» (moedase medalhas) do British Museum. Entre os vários prémios que almejou,destacam-se o Prémio Juventude da III Bienal de Gravura da Amadora (1992); vence o concurso organizado pelo GEF – baixos-relevos para o novo edifício da Bolsa de Valores de Lisboa (1993); vence o concurso organizado pela BRISA – esculturas para a estação de serviço de Aveiras de Cima, A1 (1999)e é-lhe atribuída uma Menção Honrosa do Prémio de Medalha Contemporâneada IV Bienal de Medalha Contemporânea de Sintra (2007).

«1982 _ Uma Iconografia Pessoal _ 2008» é título da exposição retrospectivada «obra» do artista plástico azambujense, António Canau (Espadinha).Do desenho à gravura, da escultura à medalha/objecto, passando pela arte pública e pela fotografia, a vila de Azambuja vai albergar centenas de obrasque ilustram a evolução, as metamorfoses e as depurações presentes no seu heterogéneo e vasto trabalho artístico.

A exposição tem como núcleo central o desenho, disciplina onde se encontrao cerne e a matéria-prima das suas composições no campo estético, que depois extrapola para a gravura, escultura e medalha/objecto. Devido à quantidadede obras expostas, a exposição vai estar albergada em diversos espaçosda autarquia, que serão organizados de acordo com as várias áreas artísticasque o artista trabalha.

As suas obras, independentemente da natureza estética e suporte material, pautam-se por uma constante e permanente pesquisa e contínuo experimentalismo, que podem ser observados nas várias temáticas e áreas artísticas que aborda.

ANTÓNIO CANAU1982 _ UMA ICONOGRAFIA PESSOAL _ 2008

————————————————————————————————————————

agenda cultural de azambuja

EXPOSIÇÃO /

10 11

agenda cultural de azambuja

RETRATO /

GRACIETEMONTEIRO

12 13

«Nunca pensei na minha vida, nem viver na Azambuja nem estar ligadaà agricultura e muito menos terde fazer um retrato sobre a minha pessoa.

Quando adquirimos a Quinta Valede Fornos, era ainda muito novae nunca tinha tido contacto directocom a vida de campo, dizia ao paie ao meu marido comigo não contem,não consigo distinguir uma couvede uma alface quando são plantadas.O que se passou não sei explicar.

Sei que criei laços tão fortescom a Quinta que comecei a pensarque atendendo ao seu tamanhoe as características da nossa casase justificava transforma-la e dar-lhea dignidade que sempre tinha tidoe que estava um pouco perdida.

Como sempre gostei muito de viajar,foi em Bordéus que me inspireino modelo que queria seguir, pegando no que havia há muitos anos na Quinta,O VINHO e a VINHA.

Assim comecei à 25 anos um caminho nada fácil, para uma mulher, casada mãe de 3 filhos.

Entrei no mundo do vinho, porque queria dar uma nova visão da nossa casa mas também, desejava muito que a nossa região se transformasse, colaborei, na criação da CVR do Cartaxo, sendo possível ter Azambuja como sub-região, e fomos os primeiros produtores,da região com vinhos VQPRD.

Sou fundadora da CVRR do Ribatejo,da Viticartaxo, da rota do vinho, confraria dos enófilos de SÃO VICENTE, da confraria da NOSSA SENHORADO TEJO, esta foi a forma que uma mulher casada, mãe de filhos,que sempre colocou a famíliaem primeiro lugar, encontrou para levar os seus vinhos e ao mesmo tempo o nome de Azambuja a muitos países : Brasil; Estados Unidos; China; Checoslováquia; Polónia; Bélgica; Luxemburgo; Holanda; Suiça; Dinamarca; Suécia e Finlândia e para responder a uma pergunta que sempre me fazem o que faço com os meus tempos livres, são muito poucos mas sempre aproveitados a ler e a fazer viagens.»

Graciete Monteiro, é um exemplo de perseverança e sucesso, ao levar além fronteiras os vinhos produzidos na Quinta de Vale Fornos.Centra nos afectos que criou com a quinta,as razões para todo o caminho percorrido.E apesar de todos os desafios, a família sempre ocupou o primeiro lugar.Graciete Monteiro é um exemplo, que assume particular relevo neste trimestre, quando em Março comemorarmos o Dia Internacional da Mulher.

ATRIUM CINEMAABRIL/Programação---------------------------------------------------------------------01 › 05 Janeiro — Amália

---------------------------------------------------------------------08 › 12 Janeiro — Ensaio Sobre a Cegueira

---------------------------------------------------------------------15 › 19 Janeiro — Bolt versão portuguesa

---------------------------------------------------------------------22 › 26 Janeiro — Crepúsculo

---------------------------------------------------------------------29 Janeiro › 02 Fevereiro —O Dia Em Que a Terra Parou

---------------------------------------------------------------------SESSÕES: 21H30 / 3,00 EUR — QUINTA A SEGUNDA

pub

----------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------mail: [email protected] / tel.: 263 408 253

----------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------

ATRIUM CINEMAJANEIRO/Programação

Consulte a programação de Fevereiroe Março no Atrium de Azambujaa partir do dia 20 de cada mês.

Indique-nos o seu endereço e receba antecipadamente a programação Mensal do Atrium Cinema no seu e-mail.

pub---------------------------------------------------------------------------------------

agenda cultural de azambuja

----------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------mail: [email protected] / tel.: 263 408 253

----------------------------------------------------------------------------------------

———————————————————Férias Desportivasda Páscoa

30MAR › 03ABR / 09h30 › 17h006 aos 16 anosinfo: Todas as Freguesias do Concelho

Inscrições até ao dia 25 de Março de 2009

nas Juntas de Freguesia

Organização: C. M. Azambuja

Apoio: Juntas de Freguesia do Concelho

e Entidades Locais

———————————————————CAMINHADA25JAN / Mata das VirtudesMarcha de 7 kmOrg: Associação Cultural Recreativa Virtudes—————29MAR / Mata das VirtudesMarcha de 7 kmOrg: Associação Cultural Recreativa Virtudes———————————————————ATLETISMO 22FEV6º Cross Nacional«Rota do Vinho»Org: Associação Cultural Recreativa Virtudes———————————————————FUTSAL10JAN / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Forte da Casa11ª Jornada Camp. Dist. de Infantis2.ª Divisão / 2.ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————10JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Varge Mondar11ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis3ª Divisão / 1ª VoltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

DESPORTO /

14 15

—————10JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.Rvs ACAD Desportos11ª Jornada Camp. Distrital de Escolas2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————17JAN / Pavilhão Desportivo do G.D.A.1ª Jornada Camp. Juvenil Futsal Junior Freguesia: Azambuja

Org: GDA / CMA / JFA

—————17 JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R. vs Bons Dias13.ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————17 JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R. vs Milharado12ª Jornada Camp. Dist. de Infantis2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————17JAN / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Tunelense13ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão / 1ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————17JAN / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Unidos Arcena12ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados3ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————24JAN / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Unidos Arcena13ª Jornada Camp. Dist. de Infantis2ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

agenda cultural de azambuja

DESPORTO /

—————24JAN / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs SP Torres 14ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————24JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs JUV Horta Nova13.ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis3ª Divisão / 1ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————31JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Escorpiões15ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª volta Freguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————31JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R. vs Milharado14ª Jornada Camp. Dist. de Escolas2ª Divisão – Série 1 – 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————31JAN / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Unidos Sporting14ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados3ª Divisão / 2ª Volta Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07FEV / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Fons. Calçada16ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

————— 07FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Forte da Casa15ª Jornada Camp. Dist. de Infantis2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V. N. R.vs Liberdade AC15ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis3ª Divisão / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————14FEV / Pavilhão Desportivo G.D.A.2ª Jornada Camp. Juvenil Futsal Junior Freguesia: Azambuja

Org: GDA / CMA / JFA

—————14FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N. R vs Barroense 17.ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————14FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs S. Julião do Tojal16ª Jornada Camp. Distrital de Escolas2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————14FEV / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Via Rara16.ª Jornada Camp. Dist. de Infantis2ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————14FEV / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Vilafranquense16ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados3ª Divisão / 2ª Volta Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————28FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Bairro Dona Leon17ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis3ª Divisão / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

16 17

—————28FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Unidos Arcena17ª Jornada Camp. Dist. de Infantis2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07MAR / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs ATL Odivelas19ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07MAR / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R. vs AMSAC18ª Jornada Camp. Dist. de Escolas2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07MAR / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs Patuscos18ª Jornada Camp. Dist. de Infantis2ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07MAR / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs ACD Odivelas19.ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07MAR / Pavilhão Desportivo do G.D.A.18ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados3ª Divisão / 2ª Volta / Série 1Azambuja vs ATM Bairro LoisFreguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————14FEV / Pavilhão Desportivo G.D.A.2ª Jornada Camp. Juvenil Futsal Junior Freguesia: Azambuja

Org: GDA / CMA / JFA

—————14MAR / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs St. Antº Lisboa19ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis3ª Divisão / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————21MAR / Pavilhão Desportivo do G.D.A.Azambuja vs S. Seb. Guerreiros21ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão / 2.ª Volta / Série 1Freguesia: Azambuja

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————28MAR / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs ACD Desportos22ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / 2.ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————28MAR / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Escorpiões21ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis3ª Divisão / 2.ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

———————————————————FUTEBOL 711JAN / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Sobreirense 11ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 1ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————17JAN / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Lourinhanense 11ª Jornada Camp. Dist. de EscolasSérie 1 / 1.ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————18JAN / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Fonte Grada12ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————24JAN / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Club vs Alhandra 12ª Jornada Camp. Dist. de EscolasSérie 1 / 1ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————25JAN / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Club vs Ribamar13ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa—————01FEV / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Cabeça Gorda14ª Jornada Camp. Dist.de Juvenis2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————15FEV / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Casalinhense16ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão – Série 1 – 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————08MAR / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Club vs Arneiros18ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————22MAR / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Campelense20ª Jornada Camp. Dist. de Juvenis2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————08FEV / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Casalinhense15ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————01MAR / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Lourinhanense17ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————15MAR / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Club vs Alenquer 19ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————29MAR / Campo Primeiro de AbrilAveiras Sport Clubvs Ponterrolense21ª Jornada Camp. Dist. de Iniciados2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Aveiras de Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

——————————————————— FUTEBOL 1104JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs A dos Cunhados13ª Jornada Camp. Dist.2ª Divisão / Série 1 / 1ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

agenda cultural de azambuja

DESPORTO /

—————18JAN / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Campelense15ª Jornada Camp. Dist.2ª Divisão / Série 1 / 1ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————01FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs União Atalaia17ª Jornada Camp. Dist.2ª Divisão / Série 1 / 1ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————08FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Casalinhense18ª Jornada Camp. Dist.2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————21FEV / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R. vs Alcainça20ª Jornada Camp. Distrital2ª Divisão / Série 1 / 2.ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————08MAR / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Cheganças22ª Jornada Camp. Dist.2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————29MAR / Pav. U.D.R. Vila Nova da RainhaU.D. Recreio V.N.R.vs Monte Agraço25ª Jornada Camp. Dist.2ª Divisão / Série 1 / 2ª voltaFreguesia: Vila Nova da Rainha

Org: Associação de Futebol de Lisboa

———————————————————FUTEBOL FEMININO10JAN / Pav. Casa Povo de Aveiras CimaC.P. Av. Cima vs Novos Talentos9ª Jornada Camp. Dist. Fem. Juniores1ª Volta Freguesia: Aveiras Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————31JAN / Pav. Casa Povo de Aveiras CimaC.P. Av. Cimavs Leões Porto Salvo11ª Jornada Camp. Dist. Fem. Juniores1ª Volta Freguesia: Aveiras Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————07FEV / Pav. Casa Povo de Aveiras CimaC.P. Av. Cima vs Quinta Lombos12ª Jornada Camp. Dist. Fem. Juniores2ª Volta Freguesia: Aveiras Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————28FEV / Pav. Casa Povo de Aveiras CimaC.P. Av. Cima vs Carnide12ª Jornada Camp. Dist. Fem. Juniores2ª Volta Freguesia: Aveiras Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

—————14MAR / Pav. Casa Povo de Aveiras CimaC.P. Av. Cima vs Chelas16ª Jornada Camp. Dist. Fem. Juniores2ª Volta Freguesia: Aveiras Cima

Org: Associação de Futebol de Lisboa

———————————————————PESCA DESPORTIVA15FEV / Clube Amadores de Pesca de Azambuja1ª Prova do CampeonatoInter-sócios 2009Freguesia: Azambuja

Org: Clube Amadores de Pesca de Azambuja

—————01MAR / Clube Amadores de Pesca de Azambuja2ª Prova do CampeonatoInter-sócios 2009Freguesia: Azambuja

Org: Clube Amadores de Pesca de Azambuja

18 19

——————————————————————————— 06JAN / 10H00 / Escolas do Concelho de AzambujaComemorações do Dia de ReisCom a distribuição, junto da Comunidade escolar,do tradicional bolo-rei e de uma «surpresa» paraos alunos.Org: C.M. Azambuja

———————————————————————————

18FEV / 15H00 /Centro Social e Paroquial de AzambujaGrupo Coral do SportingOrg: C.M. Azambuja

———————————————————————————21MAR Arte SéniorComemoração do Dia Mundial da FlorestaConcurso de trabalhos em materiais reutilizáveis,no qual podem participar munícipes com idade igualou superior a 60 anos.info: Inscrições nas Juntas de Freguesia e Divisão de Saúde

e Acção Social. Informações e Regulamento do Concurso

em www.cm-azambuja.pt

Exposição em local a designar23 › 27MAR———————————————————————————FEV Aulas de alfabetizaçãoDirigidas a todos os munícipes, para a conclusãodo primeiro Ciclo do Ensino Básicoinfo: As aulas vão decorrer nas 9 freguesias do Concelho

Inscrições nas Juntas de Freguesia

Divisão de Saúde e Acção Sócial - Pateo Valverde

Telf. 263 400 491

———————————————————————————FEV Banco Local de Voluntariadode AzambujaSerá implementado em 2009 e pretende ser um localde encontro entre as pessoas que desejam ser voluntários e as organizações que se disponibilizem para os receber.info: Inscrições nas Juntas de Freguesia e Divisão de Saúde

e Acção Social - Pateo Valverde

Telf. 263 400 491

E-mail [email protected]

agenda cultural de azambuja

EDUCAÇÃO / ACÇÃO SOCIAL /

OUTROS EVENTOS /

20 21

—————Comemorações do 59º Aniversáriodo Grupo Desportivo de Azambuja10JAN / 10H00 / Pavilhão G.D.A.Içar das Bandeiras10JAN / 11H30 / Antigo Quartel B.V.A.Inauguração Expo «Vida e Históriado G.D.A.»17JAN / 09H30 / Pavilhão G.D.A.IV Rally Paper17JAN / 21H30 / Local a definirGymnodance31JAN / 21H30 / Poisada do CampinoJantar de Encerramento das ComemoraçõesEntrega dos Emblemas de Prata e OuroFreguesia: Azambuja

Org: Grupo Desportivo de Azambuja

—————17 / 18JAN / Associação dos Bombeiros Voluntários de AzambujaComemorações do 77º Aniversário da Associação H. dos Bombeiros Voluntários de AzambujaFreguesia: Azambuja

Org: Ass. dos Bombeiros Vol. de Azambuja

—————24JAN / Grupo Desportivo de AzambujaComemorações do 59º Aniversário do Grupo Desportivo de Azambuja21h15 / Audit. C.S. Paroquial AzambujaIV Gala do Desporto Freguesia: Azambuja

Organização: Grupo Desportivo de Azambuja

—————24 / 25JAN / Associação Desportivae Recreativa «O Paraíso»Comemorações do 26º Aniversário da Banda da A.D.R. «O Paraíso»Freguesia: Vale do Paraíso

Org: Banda da A.D.R. «O Paraíso»

—————31JAN / Sociedade Recreativa de ArrifanaNoite JovemFreguesia: Manique do Intendente

Org: Sociedade Recreativa de Arrifana —————07FEV / 22H00 / Centro Sociale Recreativo de Casais dos BritosGrande Noite de FadosFreguesia: Azambuja

Org: Grupo tradicional «Os Casaleiros»

—————21 / 22FEV / Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de AzambujaComemorações do 52º Aniversário do Rancho Folclórico Ceifeirase Campinos de AzambujaFreguesia: Azambuja

Org: Rancho Folc. Ceifeiras e Campinos de Azambuja

—————24FEV / Sociedade Recreativa de ArrifanaMatiné (Baile de Carnaval) Freguesia: Manique do Intendente

Org: Sociedade Recreativa de Arrifana —————01MAR Comemorações do 26º Aniversário da Associação Desportivae Recreativa «O Paraíso»Freguesia: Vale do Paraíso

Org: A.D.R. «O Paraíso»

—————14MAR / 16H00 / Centro Sociale Recreativo de Casais dos BritosFesta de Homenagem ao CavadorFreguesia: Azambuja

Organização: Grupo tradicional «Os Casaleiros»

—————28MAR / Sociedade Recreativade ArrifanaFesta da PrimaveraFreguesia: Manique do Intendente

Org: Sociedade Recreativa de Arrifana

agenda cultural de azambuja

O NOSSO ASSOCIATIVISMO/

União Culturale DesportivaVilanovense...

Fundada a 31 de Março de 1992,a U.C.D.V. – União Cultural e Desportiva Vilanovense nasceu da fusãode duas colectividades já existentes na freguesia: a U.D.R.V. – União Desportiva e Recreativa Vilanovensee o C.C.D.V. – Centro de Culturae Desporto Vilanovense.

Desde logo, a U.C.D.V. investiuno desporto, apoiando a equipade futebol sénior já existente,levando-a em 1992,a integraro grupo de equipas participantesno Campeonato Distrital de Futebol onze organizado pelo Inatel de Santarém,do qual ainda hoje faz parte.

Anos mais tarde foi criada a equipa de Ténis de Mesa, constituída por jovens da freguesia de várias faixas etárias.A U.C.D.V. organiza torneios em varias actividades como o Snooker, Tenis

de Mesa, Sueca e Futsal e tem neste momento um ponto gratuito de internet para a comunidade.

A nível cultural, a U.C.D.V. cumprea tradição de organizar anualmente os Festejos em Honra de S. Pedro, que têm lugar no final do mês de Junho, assim como, e aproveitando as capacidades da sua sede, a colectividade organiza bailes temáticos, noites de fado e sessões de cinema e teatro.Além destas actividades a U.C.D.V. apoia ainda a Banda Filarmónicado Alto Concelho.

Nos últimos anos, a U.C.D.V. tem vindo, igualmente, a recriar, no mêsde Janeiro, a Festa de Santo Antão,na qual é celebrada uma missae posteriormente, no largo da igreja da freguesia, é feito um leilão de chouriços oferecidos pela população.

22 23

UCDV

———————————————————————————

Livro / InfantilO estranho caso dos Jogos OlímpicosGeronimo Stilton

editora: Editorial Presença

Mais um livro muito colorido escrito por Geronimo Stilton. Com mais uma história muito divertida e com sabor a queijos, isto porque Geronimo é um roedor um pouco distraído e com a cabeça nas nuvens, que dirigeo jornal O Diário dos Roedores e que mora na Ratázia, na Ilha dos Ratos.A irmã do nosso rato Geronimo encarregou-o de fazera reportagem sobre os Jogos Olímpicos, e lá sai eledo sossego do seu gabinete para apanhar o avião queo levará a Atenas.Vem acompanhar o Stilton na descoberta da história das olimpíadas e conhecer as aventuras de um tímido roedor que tenta descobrir os segredos que as provas desportivas escondem.

———————————————————————————

Livro / AdultoA casa do mundo:deambulações pela EuropaTiago Salazar

editora: Oficina do Livro

«Viajar é fácil: basta ir a uma agência de viagens, apanhar um avião, desembarcar num hotel já marcadoe apanhar um autocarro com guia na manhã seguinte…trazemos um vídeo, uns rolos de fotografiase uns souvenirs, com os quais imaginamos poder prolongar a viagem em espírito.»Miguel Sousa Tavares fala assim no prefácio deste livro, e mostra o que espera: «Neste livro, o Tiago Salazar mostra de que matéria é feito o sonho de um viajante. Ele, também, não vai à procura, mas sim ao encontro. Deambula pelas nações novas de uma Velha Europa e pelas nações velhas do que se chama, inesperadamente, a Nova Europa. E deambular é a palavra certa: ele não parte, simplesmente arranca; não avança, deixa-se ir; não conclui, apenas observa; não diz adeus a nada, sai de mansinho e reparte. Um homem sozinho na Casado Mundo, sem nenhuma outra profissão de fé que não a de conhecer o mundo e nele se sentir em casa.»

LER / VER / OUVIR /

agenda cultural de azambuja

24 25

———————————————————————————

Livro / AdultoPortuguês suaveMargarida Rebelo Pintoeditora: Oficina do Livro

«Respiro fundo, muito devagar, enquanto saboreioo momento. Eu já vi este filme; vou acordar para a vida e interessar-me outra vez por alguém.»Este é um pequeno excerto de um romântico livroque conta a história de três gerações de mulheresque desafiam os brandos costumes da sua épocae do nosso país, que crescem no seio de uma família que esconde inúmeros segredos. E só a última consegue chegar à verdade.

———————————————————————————

CD / AdultoAll the lost soulsJames Blunt

Grandes êxitos como «1973», «One of the Brightest stars», «I’ll take everything» e «Give me some love», entre outros, marcam este álbum.

———————————————————————————

CD / InfantilMundo de cartãoAndré Sardet

Quem não conhece o novo êxito de André Sardet? Resolveu fazer um albúm para crianças inspiradona própria família. Aproveite para ver o DVDcom os vídeo clips e o mundo dos bastidores.

———————————————————————————

DVD / InfantilHello Kitty: a festa das máscaras

«A história de Hello Kitty é como uma aventura interminável. Deixe-se contagiar pela criatividade destas inesquecíveis personagens.» Uma festade máscaras e muitas surpresas divertidas à mistura levam este filme a dar momentos de alegria e muitoboa disposição.

———————————————————————————

DVD / AdultoO mistério da Estrada de SintraReal. Jorge Paixão da Costa

Baseado na obra de Eça de Queirós, um verdadeiro policial que retrata fielmente e em tom de críticaa sociedade portuguesa da época.

LER / VER / OUVIR /

agenda cultural de azambuja

BIBLIOTECA MUNICIPALCENTRO CULTURAL GRANDELLAHorário: Terça a Sábado / 10H30 › 18H30Morada: Rua Doutor Francisco Mariade Almeida Grandella, nº 132050-115 Aveiras de Cima

Serviços:Consulta no local de livros / jornaise revistas / Empréstimo Domiciliáriode livros / CD´s / DVD´s / Visualizaçãode DVD´s / Audição de CD´s / Utilizaçãode computadores / Acesso à Internet / Encontros / Seminários / Conferências / Acções de Formação / Actividades / Exposições.Salas:Sala infanto-juvenil, Bebéteca,Sala de adultos,Sala de exposições

———————————————————

BIBLIOTECA DE ALCOENTREPALÁCIO CONSELHEIRO FREDERICO AROUCAHorário: Terça / Quarta / Sexta / Sábado10H30 › 18H30Quinta / 13H00 › 21H00Telefone/Fax: 263 487 196Morada: Rua do Outeiro, 2065-039 Alcoentre

Serviços:Consulta no Local de livros / jornais / revistas / Empréstimo Domiciliário de Livros /CD’s / DVD’s / Audição de CD´s / Utilizaçãode computadores / Acesso à Internet /Encontros / Seminários / Conferências /Acções de Formação / Actividades /Exposições.

agenda cultural de azambuja

BIBLIOTECAS /————————————————————————————————————————BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AZAMBUJAHorário: Terça a Sábado / 10H30 › 18H30Telefone: 263 400 487Morada: Rua Engº Moniz da Maia,nº 61, 2050-356 Azambuja—Esteja atento à página electrónicada Biblioteca em:http://biblio.cm-azambuja.pte saiba quais as actividades e eventosa decorrer todos os meses.

Serviços:Consulta no Local / Empréstimo Domiciliário de Livros / CD’s / Videocassetes / DVD’s————Sala de Leitura geralConsulta de Livros / Jornais / RevistasConsulta de CD’s Audio / Videos / DVD’s /Consulta do Catálogo da Biblioteca————Sala Infanto-JuvenilConsulta de Livros / RevistasConsulta de CD’s Audio / Videos / DVD’s————BébétecaConsulta de Livros / Visualização de Videos / DVD’s————GaleriaEncontros / Seminários / Conferências / Acções de Formação / Actividades————Espaço MultimédiaUtilização de ComputadoresAcesso à InternetVisualização de Videos / DVD’s

———————————————————————————QUINTAS / 10H30A Hora do ContoEste ano lectivo a história da Hora do Conto é uma adaptação do livro da Liz Pichon «Os três terríveis porquinhos». Porque todos conhecem a história dos três porquinhos e do lobo mau este ano decidimos contar uma versão moderna através de fantoches.O objectivo desta actividade é motivar e sensibilizar, os mais novos, para a leitura e o livro e para o espaço da biblioteca. Esta actividade é desenvolvida em colaboração com as instituições de ensino do 1º ciclodo Concelho e está sujeita a inscrição pelas mesmas.———————————————————————————SEXTAS / 10H00Visitas GuiadasAs visitas guiadas têm como objectivo dar a conhecero espaço da biblioteca e explicar como este funciona. Esta actividade é desenvolvida em colaboraçãocom as instituições de ensino do Concelho e está sujeita a inscrição pelas mesmas. Grupos que não sejam escolares devem telefonar para marcação.———————————————————————————SÁBADOS / 15H00 / 17JAN / 21FEV / 21MARClube da Biblioteca InfantilO clube da biblioteca destina-se a jovens leitores entre os 7 e os 14 anos. Este clube tem como objectivo criar hábitos de leitura e promover o livro e a leitura através de actividades lúdico - didácticas. Este anoo tema abordado será a interculturalidade tendoem conta que 2008 foi considerado o Ano Europeudo Diálogo Intercultural, pela Comissão Europeia.

28 29

——————————31JANCentro Cultural GrandellaInauguração——————————15MARVI Aniversário da Biblioteca Municipalde Azambuja——————————21MARDia Mundialda Poesia

————————————————————————————————————————SÁBADO / 16H00 / 07FEV / 28MARO Prazer de Ler e ConhecerVoltamos a convidar todos aqueles que lêem por prazer para participar no nosso grupo de leitura. Apareça e verá que não é o único que tem gosto pela leitura! ————————————————————————————————————————30JAN / 27FEV / 27MAR / 21H30Encontros de Poesia do grupo «Perdidos e Achados»Gosta de poesia? Junte-se a nós, na galeria da biblioteca, nesta iniciativa realizada por Margarida Leonor e Carlos Raposo.————————————————————————————————————————TERÇAS / 21H00 / 13 / 27JAN / 10FEV / 03 / 17 / 31MAR Comunidade de Leitores com Dora BatalimEste trimestre realiza-se o já anunciado grupo de leitores que será moderadopela Dora Batalim. Esta iniciativa, que tem o apoio da Direcção Geral do Livroe das Bibliotecas, destina-se a pais, educadores, professores, técnicosde bibliotecas e todos aqueles que trabalham com crianças, livros e leitura pois a comunidade é para adultos mas é sobre literatura infantil. Junte-se a nós para partilharmos histórias, interpretações, ideias, reacções… Inscrições no balcão da Biblioteca Municipal.

————————————————————————————————————————07MARII Concurso Literário do Concelho de AzambujaApós o elevado número de participantes na primeira edição convidamo-vosa participar no II Concurso Literário até dia 07 de Março.

————————————————————————————————————————REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARESA Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho encontra-se consolidadacom 6 bibliotecas escolares a funcionar, nomeadamente:Agrupamento de Azambuja:Biblioteca Escolar da EBI; Biblioteca Escolar da EB1 nº 1 de Azambuja (Quinta dos Gatos). Escola Secundária de Azambuja: Biblioteca Escolar da Escola Secundária. Agrupamento de Vale Aveiras: Biblioteca Escolar da EB2+3de Aveiras de Cima; Biblioteca Escolar da EB1 de Aveiras de Cima.Agrupamento do Alto Concelho: Biblioteca Escolar da EBI de Maniquedo Intendente.

agenda cultural de azambuja

BIBLIOTECAS /

30 31

MUSEU /————————————————————————————————————————

——————————————————————————— 25JAN / 15FEV / 22MAR Ateliers de Cerâmica«Os pequenos ceramistas»Dando continuação aos ateliers realizados ao longode 2008, o Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque vai, mais uma vez, organizar ateliers contínuos que se debruçam sobre a cerâmica, tendo como base de trabalho objectos, subordinados a esta temática, que se encontram incorporados nas colecções do Museu, mais precisamente no núcleo de Santa Maria das Virtudes. Para além de trabalharem o azulejo, nas suas diversas vertentes, terão ainda oportunidade de explorar outros tipos de materiais, dos quais poderão levar uma recordação para casa.Público-Alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos

Duração: 90 Minutos (15H30 › 17H)

———————————————————————————11JAN / 08FEV / 08MAR «A brincar também se aprende…»O Museu Municipal continua em 2009 com as «Tardesde Jogos no Museu». Durante um domingo de cada mês, o Museu dedicará uma tarde a jogos lúdico-pedagógicos onde serão abordadas temáticas sobre as colecções que estão incorporadas no acervo museológico. Deste modo, os participantes terão oportunidade de contactarde perto com os objectos e documentos que integrama exposição permanente. Entre os diversos jogos destacamos os vários tiposde puzzles, jogo da glória, trivial, sopa de letras, fichas de correspondência, entre outras actividades divertidas e enriquecedoras. Público-Alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos

Duração: 90 Minutos (15H30 › 17H)

MUSEU MUNICIPALSEBASTIÃO MATEUS ARENQUEHorário: Quarta a Domingo / 14H00 › 18H30Visitas Guiadas: Domingos / 16H00Telefone: 263 400 400 / 961 710 562Fax: 263 400 490Morada: Páteo Valverde, AzambujaSite: http://museu.cm-azambuja.ptEmail: [email protected]—As Exposições Temporárias funcionamno horário do Museu

MUSEU /

UM MOMENTO NO MUSEU...————————————————————————————————————————

Capitel (Manuelino) do Pelourinho de AzambujaSéculo XVIIntegrado no núcleo expositivo dedicado aos símbolos históricos da identidade do Concelho, o antigo capitel do Pelourinho de Azambuja representa a memória histórica do nosso município.

Proveniente do início do século XVI, provavelmente após a confirmação do «foral novo» de 1513, o Pelourinho, à semelhança dos seus congéneres espalhados por todo país, representava, em termos históricos, o símbolo das unidades autónomas de administração e circunscrição local, em detrimento do Poder Central.

Desmantelado em inícios do século XIX, possivelmente no âmbito da «Revolução Liberal» de 1820 que pretendia abolir os símbolos do Antigo Regime,o Pelourinho voltou a ser reerguido no centro da Praça do Município na segunda metade do século XX, após vários artigos de opinião editados na imprensa local alertando para a necessidade de preservar este monumento históricode importância ímpar no que concerne à identidade do Concelho.

agenda cultural de azambuja

Actualmente, o Pelourinho de Azambuja, assente numa plataforma com três degraus, é constituído por uma base oitavada, fuste torso dividido por anel,com estrias decoradas com motivos florais e capitel quadrangular com quatro brasões alternados, nacionais e do município. Como remate possui um corpo cónico, mais recente, tal como os quatro «ferros» de sujeição. Conjuntamente com o Pelourinho de Manique do Intendente, o Pelourinho de Azambuja está classificado como Imóvel de Interesse Publico através do Decreto nº 23 122de 11 de Outubro de 1933.

Do Pelourinho primitivo chegou-nos ao Museu Municipal o capitel de arquitectura «manuelina». Esculpido em pedra de calcário de tronco cubicoforme, constituía a peça principal de remate. Assentava em fuste espiralado de dois elementos, divididos por anel de separação e decorado com motivos florais estilizados, assente em pedestal hexagonal de quatro degraus.

As quatro faces do capitel são profusamente decoradas por uma elaborada composição central com uma flor-de-lis em fundo, envolta por uma elaboração compósita vegetalista de folhas de acanto que, saindo e salientando as quatro arestas, envolvem o motivo principal, ao qual se sobrepõem.

Este belíssimo monumento, ilustrativo da nossa identidade e dotado ao abandono durante décadas, pode agora ser visto no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, onde integra o Núcleo da Identidade e Memória.

32 33

D. Francisco Rolim de Moura herdoude seu pai a «Casa» de Azambujae foi o 17º Senhor. Morreu solteiro e sem descendência em 1677, sucedendo-lhe seu irmão, D. João Rolim de Moura. Eram filhos deD. Manuel Childe Rolim de Moura,16º Senhor de Azambuja.O 18º Senhor foi casado comD. Antónia Maurícia Correia da Silva, matrimónio do qual não houve descendência. Para que a «Casa»de Azambuja, uma das vinte Grandes do Reino não fosse extinta, D. João Rolim de Moura teve autorização régia para estabelecer uma convenção como seu parente de sangue mais chegado, o 4º Conde de Valedos Reis, D. Nuno de Mendonçae Moura, passando o título de Dome os senhorios de Azambujae Montargil para o segundo filho do mesmo Conde, D. António Rolim de Moura que será o 1º Condede Azambuja, a partir de 1763.

Da biografia de D. António Rolim de Moura, 1º Conde de Azambuja, diremos que nasceu a 12 de Marçode 1709, filho de D. Nuno de Mendonça e Moura e de sua mulher, D. Leonor Maria António de Noronha, filhado 1º Marquês de Angeja, D. Pedrode Noronha. Ao tornar-se 19º Senhor de Azambuja, recebe a Comendade Santa Maria de Azambuja na Ordem de Cristo que rendia 180$000 rs,a Comenda da Choupana,na Ordem de Santiago e o senhoriode Montargil. Seguiu a carreira militar e como capitão de Infantaria num dos regimentos da Corte,foi nomeado, tinha 38 anos, vedorda Casa da Rainha D. Maria Anade Áustria, por Carta de 9 de Junho de 1747.

Dois anos depois e a seu pedido,foi nomeado Governador de Mato Grosso, no Brasil, onde só chegaem 1751. Numa altura de forte

agenda cultural de azambuja

HISTÓRIAE PATRIMÓNIOCULTURAL /

3º Centenáriodo Nascimento

do 1º Condede Azambuja

D. António Rolimde Moura

12 de Março de 1709 — 8/12/1792

investida da missionação espanhola naquela província, conseguea sua expulsão através da aliançae confiança que conquistanas comunidades indígenas.Para o fomento e desenvolvimento da província mato grossense, incrementou as comunicações viárias, abrindo estradas para o Maranhão e a Baía. Foi ele que deu início naquelas paragens à cultura intensiva e extensiva de cana-de-açúcar com fins industriais e comerciais. A fim de melhor governar Mato Grosso estabelece a sua capital na povoação de Porto Alegre, mudando-lhe o nome, em 1752, para Vila Bela da Santíssima Trindade. A 16 de Março de 1763, D. António é promovido a marechal--de-campo. É como reconhecimentoe em recompensa dos muitose elevados serviços, ao fim de 12 anos como governador, o rei D. José I,por decreto de 21 de Maio de 1763,lhe concede o título de «Conde

de Azambuja». Depois de ter servido como Governador de Mato Grosso,em 1765 foi transferido para o governo da Baía, cargo que desempenhou nos dois anos seguintes. A 31 de Agosto de 1767 foi nomeado Viso-Rei do Brasil, sendoo 10º a desempenhar aquele elevado cargo nos dois anos seguintes, pedindo renúncia do mesmo,por se sentir exausto e cansado. Mas os seus serviços à Coroa não terminaram nesta renúncia.Já em Portugal, por «Carta»de 4 de Setembro de 1770,foi nomeado presidente do Conselho da Fazenda (instituição a que actualmente correspondeo Ministério das Finanças), Governador das Armas da Estremadura e eleito correspondente da Academia Real das Ciências. Pediu dispensade todos os cargos públicosde que foi dispensadoa 5 de Dezembro de 1782

34 35

Pedra de Armas (Museu Municipal)

e faleceu 3 dias depois, solteiroe sem descendentes.

Azambuja guarda como memórias simbólicas do seu 1º Condee 19º Senhor, a sua referência simbólica material – a «Pedrade Armas» na exposição permanente do Museu Municipal e a referência documental mais emblemáticae que lhe são coevas -«O Preclaríssimo D. António Rolimde Moura», assim referiu o donatário da Vila, o prior de Nossa Senhora da Assunção de Azambuja, Manuel Marques de Amaral nas Memórias Paroquiais de 1758, não tinha «tributo algum dos moradores,nem dos frutos, e só tinha,a estalagem, e os fornos de pãocom proibição de os haver particulares, e nomeava os ofíciosda Justiça de propriedade vitaliciamente e confirmava as datas da catrera de Sesmarias, mas de todas estas cousas e regalias se tem tomado posse para a Coroa com o fundamento de não ter o dito Donatárioas doações correntes.»

Durou 44 anos o governo jurisdicional de D. António sobre a Vila que lhe deu o nominativo condal e pelo qual ficou na História – 19º Senhor e 1º Conde de Azambuja.

Mas o Brasil que ajudou a cimentar o seu nome, honra e memória, ainda hoje ele é um fenómeno histórico, social, administrativo e patrimonial.

Deste modo, a figura do 1º Condede Azambuja é uma referênciana História política e administrativa do Brasil do século XVIII e até a sua História Militar tem como seu segundo grande momento de fundação,a criação do seu 2º regimento.

É, por motivos evidentes, em Vila Bela que a presença e herança do Conde de Azambuja continua a ter mais visibilidade, a não esquecer o nome do seu fundador e a sentir orgulho na preservação de uma vasta herança cultural:

«Conde de Azambuja» é nomede rua na cidade de Vila Bela, criada

agenda cultural de azambuja

HISTÓRIA E PATRIMÓNIO CULTURAL /

Habitações do tempo do Conde

de Azambuja em Vila Beja

Arte Sacra deixada pelo Conde de Azambuja em Vila Bela

a pedido de D. António Rolimde Moura por provisão régiade 19/03/1752; No mesmo ano é edificado em Vila Bela o Palácio dos Governadores de Mato Grosso, onde ainda hoje funciona a Prefeitura Municipal;Edificada em 1755 no lugar ondejá existia a capela de Santo António,a Matriz da Santíssima Trindadede Vila Bela, da qual somente existem as paredes arruinadas, são hoje um lugar de «memória» e um bom exemplo de preservação, protegidas por uma gigantesca estrutura de protecção, concluída em 2006;Nesse mesmo ano, escavações arqueológicas dirigidas pelo arqueólogo Paulo Zanettini, põema descoberto trazendo à luz do diaas estruturas da residênciae quartel-general, mandados edificar pelo Conde de Azambujae que constituem uma nova ofertade turismo cultural e de dinamização do centro histórico da cidade, pondo a descoberto outras evidências como louças e peças metálicasdo século XVIII, mas onde sobressai o designado complexo de «Santo António dos Militares», com uma área

murada de 230 mil metros quadrados.Além do Arquivo Público de Mato Grosso onde a documentação mais antiga e rica foi a produzida durante o governo do Condede Azambuja, o interesse académicoe científico por esta figura continuaa apaixonar a investigaçãoe a produzir conhecimento novo,como a tese de doutoramento de Isabel Faria de Figueiredo, apresentada em 2001, na Universidade de Brasília com o título «Rolimde Moura e a escravidão em Mato Grosso: preconceito e violência(1751-1765)».Finalmente e por ter origemno projecto de colonização de Rolim de Moura, com o seu nome foi criado um novo município, por Decreto-Lei Estadual nº 071, de 5 de Agostode 1983, a mais recente municipalidade naquelas terras tão distantes onde o 1º Conde de Azambuja fez história, onde a sua memória continua presente e a ser um factor estruturante na construção da auto-estima colectiva e factor de desenvolvimento, objectivo primeiro que marcou a sua acção no Brasilde setecentos.

36 37

Ruínas da Igreja Matriz

de Vila Bela

Prefeitura de Vila Bela

(Antigo Palácio do Governador)

Espólio material das campanhas

arqueológicas no complexo militar

de Vila Bela

agenda cultural de azambuja

TURISMO / gastronomia

A gastronomia típica do Concelhode Azambuja traduz, a essênciadas raízes culturais locais, retratando o quotidiano da sociedade rural existente.

Falamos neste trimestre de um prato típico de Aveiras de Cima, Freguesia desde sempre caracterizada pelo trabalho da terra como meiode subsistência das suas gentes.Tem como base o pão, o azeitee o alho, assim como o recursoa um conjunto de ingredientesque a natureza lhes oferecia e que, inteligentemente confeccionadas, serviam para «enganar o estômago», em épocas onde a escassez eraa palavra mais conhecida e sentida.

Por isso, o trabalho começava cedo,lá por volta dos 7 anos. Para o campo de Azambuja, da Quinta do Archinoou grandes casas agrícolas, deslocavam-se, os homens e mulheres, na maioria das vezes descalços.

Começam a labuta ao nascer do sol, com umas sopas de café para aquecer……e aguardavam a pausa para o almoço.Se o trabalho fosse na vinha eram as mulheres que levavam o almoço. Sopas de batata à moda da tia Adelina.

«Punha-se o tachinho ao lume. Picava-se a cebola e o alho, juntava-se o azeite, louro e sal. Quando havia, punha-se tomate. Punha-se uma folhinha de loiro, salsa. Fazia-se

Sopas de batataà moda da tia

Adelina

38 39

um refogado. Depois de estar apuradinho, juntava-se águae deixava-se ferver. Adiciona-se batatas às rodelas.E quando havia conduto, ovo, peixeou bacalhau era colocado “ao de cima”. Coze-se tudo. Depois de cozidotirava-se para não se escangalhar».

Para uma tigela corta-se o pãoàs “lasquinhas”, trabalho religiosamente realizado.É um trabalho minucioso, devemser bem fininhas para ensopar bemo caldo que se vaza por cima das sopas. Punha-se segurelha para dar gosto.O peixe punha-se por cima das sopas. Depois tapava-se para “amaciar”,isto é humedecer o pão.

As sopas de batata eram também feitas pelos homens e mulheresque trabalhavam em rancho. Numa hora tinham que as confeccionar e comer. Por isso, e porque o tempo era curto, os ingredientes eram colocados em cru na panela, já sobre as brasas. As sopas serviam para aproveitar o pão já duro.Hoje em dia não é necessário passar estas privacidades para aceder a esta iguaria. Descubra, entre aromase sabores, este e outros pratos típicos, sabiamente confeccionadose que esperam por si num restaurante do Concelho.

Experimente a gastronomia típica local. Visite os nossos restaurantes.

Para inserir um evento, publicidade ou dar a sua opinião contacte:

[email protected]

————————————————————————————————————————

A Informação contida nesta agenda resulta de uma recolha personalizada levadaa efeito pela CMA - DISC. Qualquer imprecisão nos dados é da responsabilidadede quem forneceu as informações solicitadas.