Agenda Dezembro 2007

20
DEZ/2007

description

Agenda do Município de Proença-a-Nova

Transcript of Agenda Dezembro 2007

Page 1: Agenda Dezembro 2007

DEZ/2007

Page 2: Agenda Dezembro 2007

propriedade /Município de Proença-a-Novacoordenação /Prof. João Manso (Vereador da Cultura)colaboradores /António Sequeira, Carla Gaspar,Cristina Catarino, Isabel Gaspar,Olívia Cardoso, António Manuel Silva, Gabinete de Turismodesign gráfico / Rui Salgueiropaginação /Carine Piresedição /RVJ Editores Av. Brasil, 4 r/c 6000-909 Castelo Branco

tel. / 274 670 000 fax / 274 672 697e-mail / [email protected] / http//www.cm-proencanova.pt/

capa 01

sumário 02

editorial 03

de autor 04

tema do mês 05

gentes e lugares 06

divulgação 08

centro de Ciência Viva 10

divulgação 13

sabores da terra 14

hora do conto 15

fitas do mês 16

novidades 17

Falemos de … 18

teatro 19

DEZEMBRO

63

1918

5

12 1520 23

28

161022

25 27 3029

7

14

28

411

26

Foto Editorial: Euphorbia pulcherrima - Estrela da Natal

Uma amabilidade da Paula da ArteFlor - Proença-a-Nova

Page 3: Agenda Dezembro 2007

Num abrir e fechar de olhos, chegaráo Natal, o que significa mais um anopassado nas nossas vidas.O inevitável balanço do ano 2007levará alguns a considerarem-no um bom ano, mas à grande maioria nãoterá deixado saudades, atendendo àsdificuldades que todos nós sentimosem ultrapassar as barreiras que o“destino” nos vai colocando nocaminho.Mas todos sabemos que a seguir auma curva virá sempre uma recta eque, mais tarde ou mais cedo, umaoutra curva dará início a uma novarecta.Esperamos que o ano de 2008 sejauma recta, onde saibamos acelerar,dentro dos limites do bom senso,sem esquecer que mais tarde (equanto mais tarde melhor) uma novacurva virá.Um forte e caloroso abraço, comdesejos de um Feliz Natal em famíliae um Ano 2008 com muita saúde,cheio de realizações profissionais epessoais.

Page 4: Agenda Dezembro 2007

MARUNGO

Mafambisse, terras de África. O velho efumegante Chevrolet aproveita a paragemobrigatória para finalmente dar descanso aomotor e passageiros. Era o último da fila decarros que se estendia até à margem do rioPungoé que corria, naquela época do ano,agitado e lamacento.Tinha que se esperar pelavez para fazer a travessia no batelão. Esta longaespera servia de pretexto para o convívio entretodos os presentes sobretudo agora, vésperasde Nata l . Trocavam-se novidades e“guloseimas” sobrantes do farnel da viagem, e os mais novos aproveitavam para, nas suasbrincadeiras, explorar as redondezas.

Estas cercanias constituíam o “mundo”do Marungo: Com os pés descalços,enterrados no “matope” , esforçava-se paraestar à altura das tarefas que lhe tinham sidoconfiadas nas manobras e condução dobatelão que teimava em flutuar. Para aquelemenino negro, que nunca tinha frequentado aescola, os seus horizontes eram as terraslimítrofes do rio. Ali aprendera tudo o quesabia. Aprendera que tudo à sua volta serelacionava e dependia daquele rio. As terrasde aluvião e a sua vegetação característicaserviam de refúgio e alimento tanto àsmanadas de antílopes e de búfalos, como ahipopótamos e jacarés. Marungo respeitava,como todos os indígenas daquela região, oequilíbrio natural daquele ecossistema.Quando o tempo permitia, gostava deobservar, ao luar, o banho dos hipopótamos eo espreguiçar dos jacarés. Durante o diaapanhava “chinguias” , pássaros multicores,que colocava em gaiolas feitas de miolo decana para vender aos viajantes.

Contudo, o grande sonho deste“muana” era poder, um dia, no seu batelão,seguir o curso do Pongué até ao mar de que játinha ouvido falar. Seria o viver de aventurasimaginadas, seria o despertar para novossentimentos e vivências… Enfim! SERIANATAL…

Prof. Francisco Cabral

NOTA: O meu desejo era de que, comoem Moçambique, nesta Quadra Natalícia,nestas terras da Cortiçada, o sonho desselugar à esperança.

Rio de Moçambique lama, lodo pequenos pássaros menino, rapaz

1

2

34

1

2

4

3

Page 5: Agenda Dezembro 2007

SER DIFERENTE?!

O Dia Internacional das Pessoas comDefic iência tem como objec t ivoconsciencializar e mobilizar a sociedadepara a defesa dos direitos e dignidade daspessoas com deficiência. Estou numaposição privilegiada para falar sobre osignificado e importância deste diaporque, tendo ficado incapacitado hárelativamente pouco tempo, estive, atéentão, pouco alerta para os problemasque os deficientes enfrentam no dia-a-dia.

Um dos problemas que os deficientese n f r e n t a m é o p r e c o n c e i t o ,principalmente quando tentam acederao mercado de trabalho. No meu caso tivea sorte de encontrar aqui no concelhouma oportunidade de trabalho num sítiocom excelentes condições como é oCentro Ciência Viva e pessoas sempreconceitos que acreditam no meutrabalho. Para além de ser uma actividadealtamente estimulante, o meu trabalhocomo monitor permite-me também, pelocontacto com as crianças, educá-las paraque no futuro formem gerações maist o l e r a n t e s e m a i s i g u a l i t á r i a s .Quanto às acessibilidades devo admitirque, nos últimos anos muita coisamudou, também no nosso concelho - asrecentes obras de reabilitação do centro

da vila ou as adaptações feitas nas praiasfluviais são exemplos que demonstramque há hoje mais consciência para anecessidade de se construir para todosdeixando-me com a esperança de queno futuro não se cometerão os erros dopassado.

Quando se constrói ou se altera umaobra há pormenores que podem fazer a diferença entre um local ser acessível ounão: uma rampa em vez de um degrauou uma porta alguns centímetros maislarga... Se todos conseguem utilizar umacasa de banho acessível, façam-seapenas casas de banho acessíveis. Paraquê fazer uma casa de banho à partepara pessoas com deficiência? Se toda a gente sobe uma rampa, façam-seapenas rampas. Isto sim, é igualdade!Todos nós, uma vez que não somossuper-homens, somos potenciaisdeficientes, ou estamos sujeitos a ficartemporariamente incapacitados.Embora deprimente, esta afirmação éum facto e espero com ela conquistaralguns adeptos para a causa daa c e s s i b i l i d a d e – p e n s e e m s i !Abolindo barreiras arquitectónicashaverá mais deficientes a passear, menosdependência, menos estigma social epessoas mais felizes. Parece simples, nãoé?

Nuno Pequito(Monitor do Centro Ciência Viva da Floresta)

Page 6: Agenda Dezembro 2007

ZELO RELIGIOSO E SENTIMENTOPATRIÓTICO

Voltando aos exploradoresafricanos, naturais do concelho deProença, apresento o Padre JOSÉ MARIAPEREIRA FOLGA.

Era natural da Sobreira Formosa.Ordenado, partiu para Luanda a 6 deDezembro de 1883. Em 23 de Fevereirode 1884 foi nomeado capelão do HospitalMaria Pia naquela cidade. Na mesmaocasião, foi também nomeado capelãocantor da Sé, lugar que desempenhou atéDezembro, quando saiu a seu pedido. Porter desempenhado gratuitamente, commuito zelo e assiduidade aquelas tarefas,foi louvado por portaria provincial de 30de dezembro de 1884 pelo Governador-geral Ferreira do Amaral.

E m J a n e i ro d e 1 8 8 5 , fo imandado fundar a missão de SantoAntónio do Zaire, sendo nomeadosuperior e arcipreste da mesma. Alichegado, começou a trabalhar e abriu, deimediato, uma escola primária. Ajudou aresolver conflitos entre as populaçõeslocais e a missão francesa, tendo sidolouvado por isso pelo Conselho daProvíncia. Este seu bom relacionamentocom as populações indígenas foi muitoproveitoso para a catequização eaculturação daquelas gentes. Em 28 de

Agosto de 1885 foi mais uma vezl o u v a d o p o r p o r t a r i a r é g i a e mreconhecimento dos serviços prestados a Portugal.

Pe l o i n t e r e s s e q u e p o d edesper tar, tomo a l iberdade detranscrever a supracitada portaria de

louvor com ortografia actual: “ SuaMajestade El – Rei, (D. Luís) sendoinformado, por comunicação oficial doGovernador-geral da província de Angola,d o s b o n s s e r v i ç o s p r e s t a d o s p e l omissionário José Maria Pereira Folga,Superior da missão de Santo António no rioZaire, o qual, conseguindo insinuar-se noânimo dos povos daquela região, tem sidoincansável nos seus esforços para oscatequizar e induzir a receberem coma g r a d o a i n f l u ê n c i a p o r t u g u e s a ,presentemente indispensável à suacivilização: há por bem determinar, pelaSecretaria de Estado dos Negócios daMarinha e Ultramar, que o mesmoGovernador-geral louve em Seu Real Nomeo referido missionário pelos aludidosserviços que, a par do zelo religioso, revelamlevantados sentimentos patrióticos. Paço,em 28 de agosto de 1885. Manuel PinheiroChagas. Está conforme. Augusto Ribeiro, 2ºoficial.”

Na verdade, é o P.e José Mariaque consegue atrair para o ladoportuguês a etnia Bassorongo, de Santo

Page 7: Agenda Dezembro 2007

manifestado anglófila (Pélissier). Dele,escreve aquele historiador francês,especialista em África: “ Le missionnaireJosé Maria Pereira Folga est un Père Barrosoen réduction. Il baptise avec une fouguejuvénile le roi de Santo António do Zaire, safamille et ses grands. (PÉLISSIER, René- LesGuerres Grises : Résistence et Revoltes enAngola (1845-1941) Paris : 1977,pp.203/204)

Em Outubro de 1886, fez, porterra, a travessia de Santo António doZaire ao Ambriz, visitando todos os reis e

povos da costa angolana.E m a t e n ç ã o a o s s e u s

importantes trabalhos, muito zelo ededicação, foi, em 1887, nomeadocónego honorário da Sé de Luanda ecavaleiro de Cristo.

Em 1891, já muito cansado, foiatacado por uma biliosa que o obrigou aregressar à Europa, deixando as missõesque serviu mais de sete anos.

António Manuel Martins SilvaProf. História na Escola Pedro da Fonseca

Page 8: Agenda Dezembro 2007
Page 9: Agenda Dezembro 2007

ESPECTÁCULO TEATRO

A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

Proença-a-Nova

Dia:11-12-2007 | 14:00

Auditório Municipal

Urze Teatro

EXPOSIÇÃO DE PINTURA Coroas e Postais de Natal

LOCAL : Auditório da Biblioteca MunicipalDATA: 10 de Dezembro de 2007 a 06 de Janeiro de 2008Alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, Cortiço e Instituto de S. Tiago

Um espectáculo dinâmico em que a cena se transformaconstantemente e as personagens actuam numa enorme velocidade. A encenação recorre a diversas técnicasteatrais como: luz negra, sombra chineza, coreografia,música e canções ao vivo, efeitos de luz, marionetas, entreoutras. Podemos mesmo afirmar que a guerra que propomos é uma festa onde se brinca e aprende.

FERCAB 07

O Município de Proença-a-Nova vai estar, mais uma vez, representado numa das maiores feiras deactividades económicas da Região – Fercab (Castelo Branco).Desta feita, o tema vai ser a Floresta enquanto fonte de vida, fonte de riqueza e de bem-estar,através duma representação do Centro de CiênciaViva de Proença-a-Nova.Contamos consigo na sua promoção, venha apoiar-nos visitando-nos.

29 Novembro » 2 Dezembro 2007Horário Quinta –feira 18.00 – 23.00

Sexta- Feira e Sábado 15.00 - 23.00Domingo 15.00 – 20.00

Page 10: Agenda Dezembro 2007

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

POLICE LINE DO NOT CROSSPOLICE LINE DO NOT CROSS

desactivá-la antes da meia-noite.

incendiará o Centro e toda a Floresta. Não há

ajudar a resolver o mistério.

Garbage Bin um cúmplice na equipa? A Ciência

POLICE LINE DO NOT CRO

Page 11: Agenda Dezembro 2007

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 12: Agenda Dezembro 2007

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 13: Agenda Dezembro 2007

NESTE NATAL

A Associação de Produtores Florestais oferece-lhe uma* para decorar a sua casa

Reserve já a sua pelo tel.: 969969799

*Árvores provenientes de desbastes efectuados pelos Sapadores Florestais

Não corte árvores

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DE PROENÇA-A-NOVACALENDÁRIO DE JOGOS

CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO09ª Jornada – A. D. Proença-a-Nova – ARC de Oleiros – 2/12/2007 – 15h

11ª Jornada – A. D. Proença-a-Nova – Valverde - 16/12/2007 - 15hCAMPEONATO DISTRITAL DE JUVENIS

08ª Jornada – A.D .Proença-a-Nova – Estação A - 2/12/2007 – 11h10ª Jornada – A.D. Proença-a-Nova – Valongo 11h

CAMPEONATO DISTRITAL DE INICIADOS08ª Jornada – A.D. Proença-a-Nova -Sertanense – 09/12/2007 - 11h10ª Jornada – A.D. Proença-a-Nova – Desportivo -30/12/2007 – 11h

BAR DA PRAIA FLUVIAL DE FRÓIA O Bar da Fróia encontra-se aberto de 2ª a 5ª feira das 16h às 24h e de 6ª a Domingo das 13h às 02h

Com música ambiente, este bar serve também petiscos apetecíveis,proporcionando, ainda, actividades de desporto na Natureza, passeios pedestres, actividades radicais, rotas temáticas com guia, entre outras a combinar.

Apareça e divirta-se na nossa companhia.

Page 14: Agenda Dezembro 2007

DOBRADA “ À DEVESA”

MODO DE PREPARAÇÂO

IngredientesCenouraCebolaTomate em polpaDobradaChouriçoFeijão BrancoLouro em FolhaPiripiriSalCaldo de galinha (cubo)AzeiteVinho brancoCoentros

Refoga-se a cebola com um pouco de azeite, junta-se tomate em polpa e um pouco de vinho branco.Depois adiciona-se a cenoura e a dobrada e deixa-se refogar.Junta-se o resto dos ingredientes.Quando a dobrada estiver cozida,acrescenta-se o feijão branco.Serve-se com arroz branco.

Largo da Devesa6150-737 Sobreira Formosa

Telef: 274 822 956

Page 15: Agenda Dezembro 2007

DATA: 5 de Dezembrode 2007

HISTÓRIA: Por que somos de coresdiferentes?, Texto:Cármen Gil; Ilustrações: Luís Filella

CONTADORA:Carla Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

LOCAL:Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

DATA: 6 de Dezembro de 2007

HISTÓRIA: Nãofaz mal ser diferente!, ToddParr

CONTADORA: Carla Gaspar

DESTINATÁRIOS:Alunos do Ensino Pré-Escolar

LOCAL:Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

PALAVRAS ANDARILHAS

Inserido nas PALAVRAS ANDARILHAS, a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, recebedia 13 de Dezembro as contadoras deVila de Rei.Libertem a magia do "faz de conta”

NATAL SOLIDÁRIO

O Progride, em parceria com a Biblioteca Municipal, vem apelar à solidariedade de todos, nosentido de seleccionarem cassetes de vídeo, DVD's, livros e brinquedos que já não utilizem, mas que seencontrem em boas condições, a entregá-los nos pontos de recolha (Biblioteca Municipal e Pólos) paraque possamos tornar um Natal mais feliz a quem deles possa precisar.

Junte-se a nós…

FEIRA DO LIVRO

Biblioteca Municipal de Proença-a-NovaDATA: 03 a 31 de DezembroNeste Natal ofereça um LIVRO.

Page 16: Agenda Dezembro 2007

Pelo site www.7arte.net / Auditório Municipal de Proença-a-Nova

As sessões realizar-se-ão às 21h30

07 de Dezembro e 09 de Dezembro (Domingo)O MAL CASADOThe Heartbreak KidRealizadores: Bobby Farrelly e Peter FarrellyActores: Ben Stiller, Rob Corddry, Jerry Stiller, Malin AkermanAno: 2007 Idade: M/12 Género: Comédia / Romance Distribuidora: LusomundoPaís de Origem: EUA

14 de Dezembro e 15 de DezembroCORRUPÇÃOCorrupçãoRealizador: João Botelho Actores: Nicolau Breyner, Margarida Vila-Nova, António CerdeiraAno: 2007 Idade: M/16 Género: Drama / Crime Distribuidora: Utopia FilmesPaís de Origem: Portugal

21 de Dezembro e 22 de DezembroOS SEIS SINAIS DA LUZThe Dark is RisingRealizador: David L. CunninghamActores: Alexander Ludwig, Christopher Eccleston, Amelia Warner, FrancesConroy,Ian McShaneAno: 2007 Idade: M/12 Duração: 99 minutos Género: AventuraDistribuidora: castellolopes País de Origem: EUA

28 de Dezembro e 29 de DezembroJULGAMENTOJulgamentoRealizador: Leonel VieiraActores: Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano, Júlio César, José Eduardo Silva, Henrique VianaAno: 2007 Idade: M/16 Duração: 108 minutos Género: Drama / ThirllerDistribuidora: Castello Lopes País de Origem: Portugal

Page 17: Agenda Dezembro 2007

Harry Potter e os Talismãs daMorteJ. K. RowlingEditorial Presença2007Na sua última aventura, HarryPotter é posto à prova. Após amorte de Dumbledore e acerteza da existência de, pelomenos, quatro Horcruxes deVoldemort - objectos que retêm

parte da alma de um feiticeiro, tornando-o imortal -, Harry abandona Hogwarts e parte, com os amigosRon e Hermione, em busca daqueles objectos paraos destruir. Só após conseguir esse feito poderácumprir a profecia: enfrentar Lord Voldemort, coma certeza de que apenas um poderá sobreviver ao embate.

A Soma dos DiasIsabel AllendeDifel2007

Isabel Al lende narra comfranqueza a história recente dasua vida e a da sua peculiarfamília na Califórnia, numa casaaberta, cheia de gente e de

p e r s o n a g e n s l i t e r á r i o s , eprotegida por um espírito: filhas perdidas, netos elivros que nascem, êxitos e sofrimento, uma viagemao mundo dos vícios e outras a lugares remotos do mundo em busca de inspiração, juntamente comdivórcios, encontros, amores, separações, crisesmatrimoniais e reconciliações.

Ocean's 13

O filme de assaltos com maisestrelas do cinema está de volta.Agora o grupo recebeu um novomembro, anteriormente o alvo. AlPacino junta-se ao elenco comoWilly Bank e Ellen Barkin surgeaqui no papel do seu braço-d i r e i t o A b i g a i l S p o n d e r .Regressam ainda para este novo

f i l m e o r e a l i z a d o r S t e v e nSoderbergh e o produtor JerryWeintraub.

O Labirinto de Fauno

O cineasta Guillermo Del Toroapresenta uma fábula sombriarecheada de metáforas ealegorias. O filme abre com umapequena narração sobre umaprincesa que abandonou seur e i n o s u b t e r r â n e o p a r aconhecer a realidade humana e

as consequências dos seus actos. Realidade efantasia completam-se num verdadeiro banquetede cenas e personagens inesquecíveis.

A Ilha das Cores La SerenaTeresa Salgueiro

Page 18: Agenda Dezembro 2007

O nosso artesão deste mês chama-se AntónioMartins Cardoso e tem 61 anos. Neste momento vive na aldeia de Oliveiras, próximo da PraiaFluvial de Fróia, mas é natural de Pisões (freguesiade Sarzedas).Dividido entre Proença e Lisboa, onde viveu etrabalhou como motorista “da carris”, até sereformar, hoje faz aquilo que sempre gostou eque aprendeu com o pai, cujo ofício era o decesteiro.Com quatro anos já ajudava o pai tirando a cascada madeira para os cestos e a partir daí, até ir paraa tropa em 1968, esteve sempre ao seu lado.Depois, ficou por Lisboa, mas o “bichinho damadeira” esteve sempre presente sem nuncaesquecer o que aprendeu - sempre que vinha àaldeia gostava de fazer um cesto, perpetuando oque lhe foi ensinado.Agora reformado passa mais tempo por cá,fazendo alguns cestos, quando as tarefasagrícolas ou as condições climatéricas opermitem. Nessas horas é vê-lo concentrado em cima da sua“mula”(nome dado ao banco onde sesenta e que utiliza para aparelhar a madeira) a

trabalhar na sua arte.Para fazer um cesto utiliza a madeira desalgueiro, acácia ou vime, a “mula”, um cutelo,ferro, faca e um alicate.O Sr. António faz cestas/os, cabazes de todos ostamanhos e ainda arranja velhos e partidos, dizque para fazer cestos é preciso ter muito gostona arte e paciência, assim como disponibilidadetotal. Tem pena que um dia os deixe de fazer masnão aparece quem queira seguir-lhe os passos. Eencomendas não lhe faltam!.Faça uma visita à Praia Fluvial da Fróia, espreite o lagar ali próximo a moer a azeitona madurinha,siga até ás Oliveiras, deambule entre as ruasestreitas com as suas casas de xisto quase todasrecuperadas, o forno comunitário- que pode ter asorte de ver a funcionar, e, não se esqueça, visite o nosso cesteiro e aproveite para o ver a trabalhar equem sabe comprar um cesto para colocar a lenhaagora que “o frio aperta” e sabe tão bem estarsentado à lareira, uma prenda para o Natal ou umcabaz para ir às cerejas no próximo ano.

Page 19: Agenda Dezembro 2007

2007Dia 8 de Dezembro às 21.30 h.

no Auditório Municipal de Proença-a-Nova“A bengala”

de Prista MonteiroPELO GRUPO “ULTIMAcTO”

(CEM SOLDOS - TOMAR)

Dois irmãos sem posses decidem um dia ir à esplanada, onde normalmente só vãoos ricos. Como ganharam algum dinheiro extra, pagaram todas as contas edecidiram ir ter uma noite à grande. Com o andamento da cena, começam aaparecer dúvidas e começam a pensar se realmente fizeram bem...

Organização: Companhia de Teatro deMontes da Senhora

Apoios: Município de Proença -a -NovaInstituto Português da Juventude

Escola Pedro da FonsecaComércio local

2007

18 |19

VENHA COM OS SEUS

FILHOS AO TEATRO.

VALE A PENA!

Segundo Festival de Teatro de PROENÇA-A-NOVA

Page 20: Agenda Dezembro 2007

O Projecto Progride “Uma Comunidade, Uma Família ”agradece a todas as pessoas que contribuíram com as suas “Entregas”para o Banco Solidário e Banco de Voluntariado.

Boas Festas