Agenda Dezembro 2008

28
DEZ/08

description

Agenda do Município de Proença-a-Nova

Transcript of Agenda Dezembro 2008

Page 1: Agenda Dezembro 2008

DEZ/08

Page 2: Agenda Dezembro 2008

capa 01

sumário 02

editorial 03

de autor 04

falemos de 05

gentes e lugares 06

tema do mês 08

sabores da terra 09

passeio pedestre 10

fitas do mês 11

biblioteca 12

novidades da biblioteca 13

centro de Ciência Viva 14

divulgação 18

teatro 27

DEZEMBRO

7

22 2818

23

2

1611

N 2629

10 144

13F

91724

30

3

15 20

6

21

7F

31

propriedade / Município de Proença-a-Novacoordenação / Prof. João Manso (Vereador da Cultura)colaboradores / António Sequeira, Carla Gaspar, Catarina Alves, Isabel Gaspar, Olívia Cardoso, António Manuel Silva, Sandra Ventura, Célia Cardosodesign gráfico / Rui Salgueiropaginação /Carine Piresedição / RVJ Editores Av. Brasil, 4 r/c 6000-909 Castelo Branco

tel. / 274 670 000 fax / 274 672 697e-mail / [email protected] web / http//www.cm-proencanova.pt/

Page 3: Agenda Dezembro 2008

Este é o mês, por excelência, em que nos apraz falar da Família, de Paz, das coisas boas da nossa gastronomia natalícia, das noites especialmente iluminadas, dos cânticos de Natal e da azáfama típica da época.

É também neste mês que se fazem balanços, se recordam os feitos, se remendam os defeitos e se projectam novas realizações…

Porque desejamos para vós o mesmo que para nós próprios, aqui queremos reiterar os votos de grandes obras, de merecidos sucessos, e, sobretudo, de muita alegria e saúde para todos.

Um Santo Natal e um 2009 em pleno.

Page 4: Agenda Dezembro 2008

Longe vai o Tempo

Para quem já está um bocadinho esquecido de certos episódios da História de Portugal, relembro que, depois da morte do rei D. Sebastião e a crise de sucessão que se seguiu, Portugal foi dominado pelos Espanhóis durante 60 anos (de 1580 a 1640). Porém, no dia 1 de Dezembro de 1640, voltamos a restaurar a nossa independência, com grande alegria e festejos por todo o país.A tradição enraizou-se também em Proença-a-Nova, que durante muitos anos se acostumou a celebrar essa data. De manhã, içava-se a bandeira da Câmara e de algumas agremiações e a Banda da Música percorria as ruas da vila, lembrando aos Espanhóis que o jugo filipino já era. De tarde, fazia-se a tradicional bacalhoada: o vinho, o pão e as batatas vinham de casa, as couves, roubavam-nas nos couvais mais guarnecidos e a quem fizessem menos falta e o bacalhau, porque custava dinheiro, era suportado pelos faltosos. Explicando melhor: na vila, havia uma famosa Banda de Música constituída por homens que alguns de nós não chegámos a conhecer, mas que são recordados com saudade e apreço pelos companheiros da arte ainda vivos. A dita banda, tinha os seus ensaios semanais e, quem faltasse, pagava uma multa de vinte e cinco tostões que revertia para a compra do bacalhau do 1º de Dezembro.Neste dia havia também o desfile da Mocidade Portuguesa comandada pelo rufar do tambor, ecoando pelas ruas o refrão do seu canto: “Portugueses celebremos / O dia da Restauração / Em que valentes guerreiros /

Nos deram livre a Nação”. À noite, a rapaziada andava em grupos a bater latas e a gritar palavras de vitória. Foi num desses festejos, tinha eu para aí uns dezasseis anos, que o cabo Barata, então comandante da G.N.R., alegando que estávamos a perturbar a ordem pública com o barulho que fazíamos, nos quis levar para o posto. Cada um se escapou para seu lado, como pôde, pois naquela altura, as multas, mesmo leves, pesavam no nosso fraco orçamento. Nessa noite, cortando as voltas aos guardas Miranda e Lélé, entrei sorrateiramente em casa pela janela do sótão e fui-me deitar com cautela, não fosse a ti Maria do Rosário dar por isso. E, já no aconchego da cama, os ouvi tossir várias vezes, sinal de que não deram por mim e aguardavam a minha entrada pela porta da frente da casa. Não sei a que horas da madrugada se foram embora, mas sei que no dia seguinte, quando voltei do trabalho, tinha ordem para me apresentar no posto e pagar a bonita multa de 80$50. Aquilo é que doeu!

Prof. Jorge Alves Cardoso

Page 5: Agenda Dezembro 2008

Madeiro de Natal

Com o aproximar da época de Natal recordamos hoje uma tradição muito interessante que ainda perdura na Beira Baixa. Trata-se da recolha dos madeiros que se destinam a arder nos adros das Igrejas na véspera de Natal. Por estas alturas, início de Dezembro, começa-se a marcar as cepas que irão ter o privilégio de serem transportadas para o adro, assim como algum madeiro esquecido de um desbaste florestal. Hoje essa tradição está mais facilitada pelo emprego de viaturas todo o terreno ou máquinas que ajudam a carregar. Mas recuemos um pouco no tempo, para parar por alturas dos anos 50, em Proença-a-Nova. A rapaziada, moços solteiros e sempre a postos para estas tropelias, já andavam com alguns madeiros 'debaixo de olho'. Faltava encontrar o transporte. E, quantas vezes, dado a envergadura de uma cepa ou outra, uma rudimentar grua. Naquele tempo esse transporte era feito com recurso a 'carros' puxados por animais, junta de bois ou mulas. Portanto, seriam também alvo de 'estudo' os carros mais adequados para a transferência dos cobiçados madeiros. Dos vários “parques de estacionamentos” o mais visitado era, sem dúvida, o “ Barracão da Chica” localizado na Rua das Pereiras, ali perto do antigo teatro (deste também contamos falar futuramente). Era então aí que se encontravam os carros mais capazes para a rude tarefa do transporte. Na calada da noite era retirado o carro e levado para o local escolhido, com uma

passagem pela antiga oficina do Srº António Alves (onde hoje está a entrada da Pousada) que disponibilizava sempre a sua grua (rudimentar, claro) e lá se dirigiam eles ao local. Recordando que estamos nos anos 50, as estradas florestais não eram como as de hoje, as noites eram mesmo escuras o que, aliado a uma certa clandestinidade, ajudava para que este esforço se tornasse quase hercúleo. Claro que umas vezes o carro não aguentava o peso e lá partia um eixo sendo necessário substituir por outro. A dificuldade em trazer o carro até à Vila era compensada pela chegada, onde, aí sim, a algazarra era infernal e entre a admiração de uns, pela quantidade de madeira trazida, e a estupefacção de outros ao verem o seu carro, que julgavam guardado, o gozo era enorme. Na altura de acender o madeiro (com os desperdícios da Fábrica da resina) havia que negociar com o Padre Beato, o pároco de então.

No fim, tudo era esquecido… e as conversas ao calor, as travessuras e os relatos, u ltrapassaram os anos deixando as lembranças de tempos que, decerto, ainda perduram na mente dos que nelas participavam.

Page 6: Agenda Dezembro 2008

Proença na Política Internacional

Temos vindo aqui a falar da passagem dos franceses pelo concelho de Proença-a-Nova a q u a n d o d a s i n v a s õ e s , nomeadamente a 1.ª, em 1807.

Recentemente, a Câmara Municipal de Proença-a-Nova o r g a n i z o u u m C i c l o d e Conferências, no Centro de Interpretação de Fortes e Baterias n a S o b r e i r a F o r m o s a , precisamente subordinado ao tema: “A Guerra Fantástica e a Guerra Peninsular no Concelho de Proença-a-Nova”. Estiveram presentes a lguns dos mais c o n c e i t u a d o s e s p e c i a l i s t a s portugueses em História Militar e ficou bem patente a relação estreita entre o território de Proença e três conflitos militares internacionais do final do século XVIII e princípios do XIX: a Guerra Fantástica (Guerra dos Sete Anos), a Guerra das Laranjas e a Guerra Peninsular (Invasões Francesas). Em todos eles, Portugal esteve envolvido num jogo de interesses muito vasto que fazia chocar os dois grandes poderes mundiais da época: o poder continental de um lado (França e a sua aliada, a

Espanha) e o poder marítimo por outro (a Inglaterra, nossa velha aliada). É neste tabuleiro Proença que também aparece Proença-a-Nova.

Para quem desejar aprofundar a temática em discussão, para além da consulta das várias História de Portugal,

Page 7: Agenda Dezembro 2008

06|07

s u g e r e - s e a s e g u i n t e bibliografia que aborda o tema em geral e o caso de Proença, em particular: Nova História Militar de Portugal, Vol. 3, direcção de Manuel Themudo Barata e Nuno Severiano Teixeira; A Guerra Fantástica-1762: Portugal, o Conde de Lippe e a Guerra dos Sete Anos, António Barrento; O Portugal da Guerra Peninsular: a visão dos militares britânicos (1808-1812), Gabriela Gândara Terenas; As Guerras Liberais: uma reflexão estratégica sobre a História de Portugal, José Manuel F r e i r e N o g u e i r a ; A s I n v a s õ e s Peninsulares e a Região de Ródão – Proença, revista Açafa, n.º 5; Concelho de Proença-a-Nova (Monografia), P.e Manuel Alves Catarino; Sobreira F o r m o s a : P a s s a d o e P r e s e n t e (Monografia), Maria Assunção Vilhena; Etnografia do Concelho de Proença-a-Nova, Isaura Ribeiro Antunes Soares; Cardigos: subsídios para a sua história, P.e Henrique da Silva Louro; Memória Histórica da Notável Vila de Abrantes, Manuel António Morato e João Valentim da Fonseca Mota; Vila de Rei e o seu Concelho, José Maria Félix; Memórias da Villa de Oleiros e do seu Concelho, D. João Maria Pereira Amaral e Pimentel; A Sertã e o seu Concelho, P.e António Lourenço Farinha; Monografia do Concelho de Mação, António de Oliveira

António Manuel Martins SilvaProf. História na Escola Pedro da Fonseca

Page 8: Agenda Dezembro 2008

10 Mandamentos para um Natal mais Ecológico

1. Guarde os laços e os papéis de embrulho para outras ocasiões.2. Mantenha-se solidário com as diversas campanhas desenvolvidas ao longo do

ano; contacte os serviços de acção social do município sempre que tiver objectos, roupas, móveis, electrodomésticos em bom estado, mas dos quais já não necessita, pois poderão ser um bem muito útil para outra pessoa.

3. Adquira lâmpadas energeticamente eficientes para reduzir a sua factura energética e ambiental.

4. Apague as luzes da árvore de Natal quando se for deitar.5. Substitua as pilhas por pilhas recarregáveis.6. Recuse folhetos de publicidade distribuídos nas superfícies comerciais e na rua, a

não ser que o assunto realmente lhe interesse.7. Não vá em modas e tenha cuidado na aquisição dos

enfeites de Natal, para que os possa reutilizar por muitos e longos anos. Pode optar por criar os seus próprios enfeites a partir da reciclagem e reutilização de materiais.

8. Nas suas compras de Natal, opte por produtos reciclados, biodegradáveis ou recarregáveis.

9. Adquira uma árvore de Natal sintética ou então recorra apenas a árvores cortadas com autor ização (Associação de Produtores Florestais), como garantia da sustentabilidade do corte. Neste último caso, informe-se sobre a recolha das árvores após o Natal.

10. Separe todas as embalagens - papel/cartão; plástico; metal - e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal.

TEMA DO MÊS

Page 9: Agenda Dezembro 2008

SABORES DA TERRA

Sonhos de 'sonho'

Ingredientes1 chávena almoçadeira de água1 chávena almoçadeira de farinha4 ovos1 colher de manteigauma pitada de fermentosal e casca de limão q.b.

Modo de preparaçãoPõe-se ao lume a água com o sal, casca de limão e manteiga. Quando começar a ferver junta-se a farinha. Com uma colher de pau envolve-se até se formar uma bola. Retirar do lume e amassar com as mãos até arrefecer.Quando a massa estiver fria juntam-se os ovos, um a um, amassando sempre. Depois bate-se a massa bem batida, à mão, até formar bolhas.Num tacho meio de óleo deita-se a massa às colheres, regulando o fogão a uma temperatura média. O óleo não deverá estar, nem muito quente, nem muito frio.

CaldaIngredientes250 gramas de açúcarcanela em pó1 casca de limãoágua q.b.1 cálice de vinho do Porto

Modo de preparaçãoEnvolve-se o açúcar com a canela, junta-se água até molhar bem o açúcar e acrescenta-se o cálice de vinho do Porto e a casca do limão. Vai a ferver até fazer ponto. Deitar por cima dos sonhos quando estiver morna.

Receita gentilmente cedida por D. Maria Lameiras – Montes da Senhora

Page 10: Agenda Dezembro 2008

47º Passeio PedestreDe Praia em Praia… ir e caminhar: da

Aldeia Ruiva ao MalhadalDomingo, 7 de Dezembro de 2008

Hora de partida: 13,30 horas Local de Encontro: Biblioteca Municipal Duração do percurso: 2,30 horas Distância: 8,5 Kms, Grau de dificuldade: Média Inicio do percurso: Praia Fluvial de Aldeia Ruiva Fim do Percurso: Praia Fluvial do Malhadal Principais Temáticas: Património Natural / Ruralidade Preço por pessoa: 8,00 € (inclui seguro e lanche no final) Observações: Este percurso vai iniciar-se na Praia Fluvial de Aldeia Ruiva e percorrer uma parte da Ribeira da Isna. Vamos passar por pontões, atravessar a ribeira, observar uma paisagem natural com as galerias ripícolas que, mesmo 'despidas' mantêm o seu porte magnífico de uma beleza ímpar. Quanto à fauna da região, para além da observação ornitológica, quem sabe não teremos a sorte de ver uma lontra no seu habitat natural…Vamos descobrir antigos moinhos e lagares, relíquias do passado hoje transformados em excelentes locais de descanso, para por fim chegar a uma das Praias Fluviais mais apetecíveis e especiais do Concelho… Junte-se a nós e venha com os seus Amigos e Família à Descoberta!

A organização lembra: Se quiser viajar até ao local do passeio em transporte do município (limite de 50 lug.), efectue a sua pré-inscrição até às 17h30m da Sexta-feira que antecede aquele.- Estando atingido o limite de lugares, todos que queiram realizar o percurso serão igualmente bem vindos, devendo, no entanto, deslocar-se em veículo próprio.- Após realizada a inscrição, comprometa-se a comparecer no dia do passeio, pois a reserva do restaurante ou Associação encontra-se já efectuada nessa altura e a contar consigo. Bem-haja. Contactos: 274670000/ 939623269

Page 11: Agenda Dezembro 2008

Pelo site www.7arte.net / Auditório Municipal de Proença-a-Nova

As sessões realizar-se-ão às 21h30

05 de Dezembro e 06 de Dezembro ENTRE LES MURSpaís: França género: Drama distribuidora: Midas Filmes realização Laurent Cantet intérpretes:François Bégaudeausinopse:François é um jovem professor da disciplina de francês de uma turma do 9º ano. Numa escola que está longe de ter o ambiente ideal, François investe num exercício em que provoca os seus alunos a entrarem em estimulantes debates, nos quais o uso da palavra é por si só um desafio. O professor procura desta forma superar um relacionamento nem sempre fácil com Esmeralda, Souleymane, Khoumba entre outros, ensinando-lhes ao mesmo tempo o poder da palavra na defesa dos direitos de cada um. Mas a aprendizagem da democracia por vezes também pode envolver alguns riscos...

12 de Dezembro e 13 de Dezembro (Domingo)GOMORRApaís: Itália género: Crime, Drama distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme realização: Matteo Garroneintérpretes: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Salvatore Ruoccosinopse:Poder, dinheiro e sangue: estes são os valores que os residentes de Nápoles e Caserta têm de enfrentar cada dia que passa. Quase nunca têm a possibilidade de decisão e quase sempre são obrigados a obedecer às regras do "sistema" de Camorra. Só alguns afortunados podem pensar em levar uma vida normal.

19 de Dezembro e 20 de DezembroMR. WOODCOCKpaís: EUA género: Comédia distribuidora: ZON Lusomundo realização: Craig Gillespieintérpretes: Billy Bob Thornton, Seann William Scott, Susan Sarandon, Amy Poehlersinopse:Um Jovem (Seann William Scott) vê-se obrigado a visitar a mãe na cidade onde passou a infância, ao saber que ela está de casamento marcado. E tudo o que ele irá fazer é tentar evitar o casamento, uma vez que o pretendente é um seu antigo professor de educação física, Mr. Woodcock (Billy Bob Thornton) - um homem que tornou a escola um verdadeiro inferno.

26 de Dezembro e 27 de Dezembro“Filme a confirmar”

Page 12: Agenda Dezembro 2008

DATA: 10 de Dezembro de 2008

HISTÓRIA: Quero a minha mãe, Tony Ross

CONTADORA: Carla Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

LOCAL: Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

DATA: 11 de Dezembro de 2008

HISTÓRIA: Quero a minha chupeta, Tony Ross

CONTADORA: Carla Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do Ensino Pré-Escolar

LOCAL: Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Este mês a hora do conto será seguida de projecção do filme relacionado com a respectiva história.

Apresentação do livro “O Natal na Voz do Povo de Proença-a-Nova”27 de Dezembro de 2008Auditório Municipal de Proença-a-Nova16.00 horas

BIBLIOTECA

Page 13: Agenda Dezembro 2008

O vencedor não está sóPaulo CoelhoPergaminho2008

O protagonista do novo livro do escritor brasileiro é Igor D a l e v , u m r u s s o q u e transforma a obsessão pela ex-m u l h e r n u m a s é r i e d e homicídios. O cenário é luxuoso, povoado por artistas e estilistas. O grande objectivo deste livro é, segundo Paulo Coelho, criticar o materialismo, que a sociedade actual atravessa.

BrisingChristopher PauliniPresença2008

Eragon vê-se enredado numa série de promessas que poderá não conseguir cumprir. Escolhas que o poderão s u b m e t e r a s a c r i f í c i o s inimagináveis… Eragon é a grande esperança para libertar o reino da tirania. Conseguirá este rapaz, outrora um simples camponês, unir as forças rebeldes e assim derrotar o rei?

O Amor nos Tempos de CóleraFlorentino Ariza encontra o grande amor da sua vida ao ver Fermina Daza na janela. Mas o pai da moça fica furioso quando descobre o romance, e jura afastá-los para sempre. Florentino também não a esquece. Actualmente um rico proprietário de barcos, Florentino tem muitos casos, mas seu coração ainda bate por Fermina.

Nunca é tarde demaisSó se vive uma vez, por que não acabar em estilo? É isto mesmo que os companheiros de quarto da ala de doentes com cancro, um bilionário irascível e u m m e c â n i c o e d u c a d o , decidem quando lhes dão as más notícias. Criam uma lista - de coisas a fazer antes de morrer - e embarcam na aventura das suas vidas, viajando por todo o mundo.

NOVIDADES DA BIBLIOTECA

Mundo de Cartão

André Sardet

Angélico

Angélico

Page 14: Agenda Dezembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 15: Agenda Dezembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 16: Agenda Dezembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 17: Agenda Dezembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

16 |17

Page 18: Agenda Dezembro 2008
Page 19: Agenda Dezembro 2008

18 |19

Exposição de Árvores de Natal09 de Dezembro a 06 de Janeiro de 2009Escolas do 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino Pré-EscolarCreche “O Cortiço”Creche “A Carochinha”Instituto de S. TiagoLocal: Auditório Municipal de Proença-a-Nova

“A Árvore de Natal do nosso Concelho”

”A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Públicas de Proença-a-Nova pretende levar a efeito uma iniciativa, em colaboração com a C. M. de Proença-a-Nova e o Corpo de Escuteiros, que consiste na decoração de uma árvore de natal. A iniciativa destina-se a privilegiar a realização de actividades que envolvam pais, filhos e toda a restante família, pela partilha, num verdadeiro espírito natalício. A Árvore será colocada no Largo Pedro da Fonseca e junto dela funcionarão alguns “ateliers”, nos quais poderá produzir enfeites de Natal conforme o seu gosto e imaginação, tendo por base a política dos 4R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar). A actividade dirige-se às famílias de todos os alunos inscritos nas escolas do Agrupamento e decorrerá nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo) de Novembro/08 e 6 (sábado) e 7 (domingo) de Dezembro/08, entre as 10H00 e as 18H00. Vamos construir a Árvore do nosso Concelho, um momento de partilha num

projecto que é de TODOS e para TODOS…

Participe… A LUZ DESTE NATAL SERÁ O BRILHO NOS OLHOS DOS SEUS FILHOS, EDUCANDOS, NETOS, SOBRINHOS, IRMÃOS…

Melhor do que todos os presentes em baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz

Page 20: Agenda Dezembro 2008

Centro de Interpretação dos Fortes e Baterias

Encontram-se patentes ao público, mas sujeitas a marcação prévia para as escolas, as Exposições inauguradas durante as I Jornadas Culturais “A Guerra Fantástica e as Guerras Peninsulares no Concelho de Proença-a-Nova”:

• “A Fronteira da Beira e a Defesa do Território” – Cartografia, Fortificação e Arquitectura Militar dos séc XVIII – XIX• “ Soldados das Guerras Peninsulares” – Miniaturas

Para mais informações ou marcações, contactar Centro de Ciência Viva da Floresta em ou pelo telefone 274 670 220

Para o público em geral o Centro, situado na vila de Sobreira Formosa, abre aos Sábados das 14h00 às 16h00 e aos Domingos das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

www.floresta.cienciaviva.pt

Page 21: Agenda Dezembro 2008

Concerto de Natal pelos alunos do 5º, 6º e 7º anos, Clube de Música e alunos do Curso Profissional da E.B. 2,3/S Pedro da Fonseca

Dia 17 de Dezembro, pelas 20h30m. Entre outras peças será apresentada a Opereta “Á procura de um pimheiro” na Igreja Matriz de Proença-a-Nova.

Missa e Concerto de Natal, pelos alunos do Instituto de S. Tiagodia 17 de Dezembro, pelas 18h00 na Igreja de Sobreira Formosa.

20 |21

Page 22: Agenda Dezembro 2008
Page 23: Agenda Dezembro 2008

22 |23

Feira do Livro

Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

DATA: 09 a 31 de Dezembro

Neste Natal ofereça um LIVRO.

Page 24: Agenda Dezembro 2008
Page 25: Agenda Dezembro 2008

24 |25

Boogie de Natal em Skydive Proença

O primeiro e melhor Boogie de Natal em Portugal vai ter lugar em Skydive Proença, de 26 de Dezembro a 4 de Janeiro 2009.Com FF, RW, Skysurf, Wingsuit, Scramble, Seminários Segurança, Festa de Troca de Prendas de Natal e Festas de Passagem do Ano, não há razões válidas para faltar. Consulta a nossa Agenda para ver toda a aventura que estamos a organizar para ti.Datas: 26 de Dezembro 2008 até 4 de Janeiro 2009. Das 09.00 até ao pôr-do-sol.Aviões: Cesna Caravan – Pilatus PorterDirector de Organização: Willy Ramos ([email protected]ço: Pré-inscrição (antes de 10 de Dezembro): 40 €

Page 26: Agenda Dezembro 2008

Zona Agrária de Proença-a-Nova

A partir de meados do mês de Dezembro de 2008, os serviços regionais do Ministério da Agricultura (Zona Agrária) deixarão de funcionar no actual estabelecimento (em frente à escola primária) e passarão a funcionar no Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário na Praceta Frei Rodrigo Egídio em Proença-a-Nova (por cima das Finanças).

Associação de Produtores Florestais e Agrícolas do Concelho de Proença-a-Nova

Este Natal ofereça uma prenda à nossa floresta, não corte árvores!

Contacte a Associação Florestal para receber o seu pinheiro* de Natal.

árvores provenientes de desbastes efectuados pelas equipas de Sapadores Florestais Conjunto de Edifícios da Câmara Municipal 1ºB 6150-522 Proença-a-NovaTel. 274670000 Telm. 969969799 / Fax. 274672918

Page 27: Agenda Dezembro 2008

Terceiro festival de teatro de Proença-a-Nova

M/ 6 ANOS

Um peça romântica, cheia de

ternura, amor e beleza para

fechar com “chave de ouro” o

nosso festival.

Organização: Companhia de Teatro

de Montes da Senhora

Apoios: Município de Proença -a -Nova

Escola Pedro da Fonseca

Instituto Português da Juventude

Dia 13 de DEZEMBRO às 21.45 h.no Auditório Municipal (com entrada livre)

“QUEM QUER FÓSFOROS”De Hans Christian Andersen

(Figueira da Foz)Pelo C'C.ARTE - COMPANHIA DE TEATRO DO GRUPO CARAS DIREITAS

Não era uma vez um príncipe…Não era uma vez uma história de condão…Não era uma vez o sonho…Porque todas as histórias começam por “era uma vez”, desta vez,Era uma vez uma menina que vendia fósforos...

26 |27

Page 28: Agenda Dezembro 2008

Município de Proença-a-Nova 274 670 000Biblioteca 274 672 800Pavilhão Desportivo 274 670 005Piscina Municipal 274 670 005Centro de Ciência Viva 274 670 220Posto de Turismo 939 623 269Espaço Internet 274 673 166Centro de Saúde 274 670 040Pousada de Proença-a-Nova - Casa das Amoras 274 670 210Bombeiros 274 671 555GNR 274 672 667Linha de apoio social 800 301 633

9.00h - 12.30h - 14h - 17.30hSeg e Sáb 14h - 18.30h / Terç a Sex - 10h - 12.30h - 14h - 18hC/ marcaçãoSeg a Sex 10h - 21h / Sáb - 10h - 12.30h - 14h - 17hTerç a Sex - 10h às 18h / Sáb e Dom. 11h- 19hTerç a Sex - 9.30h - 12.30h - 14h - 18h / Sáb 9.30h - 13h - 14h - 17.30hSeg a Dom. 13.30h - 19.30h