Agenda Julho / Agosto 2009

28
roença -a- ova Município agenda cultural Jul-Ago. 09 Jul-Ago. 09 agenda cultural

description

Agenda do Município de Proença-a-Nova

Transcript of Agenda Julho / Agosto 2009

roença-a- ovaMunicípio agenda cultural

Jul-Ago. 09Jul-Ago. 09

agenda cultural

propriedade /Município de Proença-a-Novacoordenação /Prof. João Manso (Vereador da Cultura)colaboradores /António Sequeira, Carla Gaspar,Catarina Alves, Isabel Gaspar,Olívia Cardoso, António Manuel Silva, Ciel Cilenodesign gráfico / Rui Salgueiropaginação /Carine Piresedição /RVJ Editores Av. Brasil, 4 r/c 6000-909 Castelo Branco

tel. / 274 670 000 fax / 274 672 697e-mail / [email protected] / http//www.cm-proencanova.pt/

capa 01

sumário 02

editorial 03

gentes e lugares 04

falemos de 06

sabores da terra 07

novidades da biblioteca 08

acontece na biblioteca 09

centro de ciência viva 10

divulgação 14

teatro 27

SUMÁRIO

JULHO

2529

12

23

4

188

1910

1413

111

24

3

1720

6

21

95

2726

31

16

2

AGOSTO

25 28

1223

4

18

8

1910 14 F

1

11

24

3

17 22

7

21

95

2926 30

16

2

30

31

Foto da Capa:Entrada principal do novo edifício dos Paços do Concelho

Foto captada por: FotoPinha

EDITORIAL

Com o Verão começa a azáfama de uns ede outros.Uns porque partem para descansosmerecidos, outros vêm para as festas,para ver a família, para descansar, paraconhecer ou passear…Para todos aqueles, e para os que cáficam, porque têm de trabalhar, porqueaqui se sentem bem ou porque seencontram privados de usufruir de umasférias diferentes, vamos procurarproporcionar-lhes dias movimentados eactividades aliciantes que não vãoquerer perder… algumas delas aacontecerem já no novo Parque Urbano.Este Parque, dedicado ao grandebenemérito, Comendador João Martins,e sua família (que dele herdou a vontadede fazer sempre mais e bem), veio

contribuir para, em conjunto com a járequalificada rua de Sta Cruz e ruasenvolventes, alterar por completo aimagem da vila de Proença, requalifi-cando-a, a par com o actual edifício dosPaços do Concelho, com a dignidade quese requer para uma sede de Município… e,porque se aproxima a data da conclusão daobra, aproveitamos para convidar osProencenses e todos quantos partilhamconnosco este acreditar ser capaz, ajuntarem-se a nós no dia 1 de Agosto, para,em conjunto, o inaugurarmos, ao som dabela voz de Joana, entre outras surpresas.Até lá, ver-nos-emos, decerto, por aí.Boas férias.

GENTES E LUGARES

FEIRAS E MERCADOS

Hoje, as feiras e mercados já nãotêm o mesmo relevo económico,social e cultural de outrora. Ocomércio é feito por outros canais(grandes superfícies) e diariamente, senecessário; as pessoas reúnem-se emoutros círculos de sociabilidade e acultura divulga-se por outras formas.

As feiras e mercados, grandesmotores económicos desde a IdadeMédia, foram perdendo progressiva-mente a sua importância e o seuencanto.

Em Proença a Nova havia, epersistem embora com menorduração e impacto, quatro feirasanuais: a da Purificação ou dasCandeias era a feira de Inverno, a 2 deFevereiro e foi criada em 1907; a deSanta Cruz, a 3 de Maio, era a feira daPrimavera e foi criada em 1838; a de 24de Agosto, de São Bartolomeu e daMelancia, era a feira do Verão e muitoantiga, com origem desconhecida; e ade Dezembro, no terceiro domingo,era a feira do Outono, criada em 1926.

Existiam também, e ainda semantêm, os mercados mensais, àssegundas quintas-feiras de cada mês.Hoje, nas restantes quintas-feiras,

organizam-se os chamados“ m e r c a - d i n h o s ”, n o m e r c a d omunicipal.

Nas feiras e mercados municipaisfaziam-se grandes transacções degado bovino e muar, essencialmente.Proença-a-Nova havia entrado nocircuito deste negócio e as feiras eramfrequentadas por negociantes dequase todo o interior do Portugal rural.Negociavam-se principalmenteanimais de trabalho.

No Pergulho, pelo São Marcos, a 25de Abril, organizava-se também umaimportante festa e feira de gado..

Estas feiras e mercados de gadocomeçaram a realizar-se na Devesa,passaram para a Senhora das Neves emais tarde para as Azinharias, ondeacabaram, por falta de animais paratransaccionar. (Os meios mecânicos naagricultura iam substituindo osanimais.)

Contam-se muitas histórias e hámemória de muitos episódios típicosdas feiras de gado. Voltaremos aoassunto recordando a figura castiça doti “Marujo”, entre outras. Entretanto,fica um leve perfume de cheiro a gado.

António Manuel [email protected]

GENTES E LUGARES

As Praias Fluviais de Proença-a-Nova(Aldeia Ruiva, Malhadal e Fróia) encontram-seoficialmenteabertasaopúblico.

De acordo com o relatório anual daQualidade das Águas Balneares, emitidopelo Instituto da Água, congratulamo-nosporpoderinformarqueaqualidadedaáguadas referidas Praias Fluviais foi classificadacomo BOA. (

)Mais informamos que, para um melhor

funcionamento e manutenção, as mesmaspossuem,desde07deAbrildocorrenteano,uma Postura que regulamenta as regras deconduta a adoptar durante o período depermanência nas mesmas (principalmenteno que respeita a restrições), podendo, edevendo, ser consultada no site doMunicípio (ver Apoio ao Munícipe/Regulamentos) e nas próprias praias, porsolicitação ao funcionário ou navisualizaçãoemplacardpróprio.

Assim, convidamos, mais uma vez,todos quantos desejem usufruir de umcontacto pleno com a natureza, de bonsmomentos de descanso ou participar em actividades de lazer diferentes, avisitarem o nosso concelho e a 'perderem-se' nos recantos e encantos que lhesoferecemos.

http://snirh.pt/snirh-/download/relatorios/rel_balneares_2008.pdf

FALEMOS DE

SABORES DA TERRA

COENTRADA DE ORELHA

Coze-se a orelha em água e sal.A 75% da cozedura tira-se a orelha do lume e acaba de secar no grelhador.Tempera-se com alho, ramo de coentros picado, vinagre, azeite e pimento,qb …e, ainda, uma pitada do segredo da casa.Deixa-se arrefecer e serve-se, preferencialmente, no dia seguinte.Venha até à Aldeia Ruiva, tome um banho refrescante nas águas correntesda ribeira e delicie-se com este petisco na esplanada convidativa.

Restaurante Bar – Praia Fluvial de Aldeia RuivaTelf. -274673214 / 937912357

NómadaStephenie Meyer - Gailivro2009O nosso Mundo foi invadido porum inimigo invisível. Os Humanosestão a ser transformados emhospedeiros destes invasores,com as suas mentes expurgadas,enquanto o corpo permaneceigual. Melanie, um dos poucosHumanos "indomáveis", é capturada, ela tem a certezadequechegouofim.Nómada,aAlmainvasoraaquemo corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre odesafio de viver no interior de um humano: emoçõesavassaladoras, recordações demasiado presentes. Masexiste uma dificuldade com que Nómada não conta: oanteriordonodocorpocombateapossedasuamente.

Não sei nada sobre o amorJúlia PinheiroEsfera dos livros2009“Não sei nada sobre o amor”,conta a história surpreen-dente e apaixonante de quatromulheres, da mesma família,que não suspiram de amor,não se empolgam com paixões arrebatadoras enão choram com casamentos felizes. Aapresentadora de televisão Júlia Pinheiro estreia-se na escrita com uma história surpreendente eapaixonante sobre quatro mulheres que nadasabem sobre o amor.

CrepúsculoBella Swan esperava uma vida monótona quando se mudou para a pequena cidade de Forks, em Washington, até que conhece o misterioso e fascinante Edward Cullen– um rapaz atraente que esconde um segredoobscuro: ele é um vampiro.

O dia em que a terra parouUm disco voador chega ao

nosso planeta e aterra numc e n t r o c o m e r c i a l , e mWashington. O alienígena,Klaatu, sai da nave e é mortoprecipitadamente por umsoldado assustado. Logo a seguirGort, um robot indestrutível, saitambém e começa a derretertodas as armas, incluindotanques de guerra, sem fazer mala um único ser humano.

Ali e RadiciEros Ramazzotti

FadoCarminho

NOVIDADES DA BIBLIOTECA

DATA: 09 de Julho de 2009

HISTÓRIA: João e o Feijoeiro Mágico, de Richard Walker e Niamh Sharkey

CONTADORA: Carla Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do Ensino Pré-Escolar

LOCAL: Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

TARDES DE CINEMA AUDITÓRIO MUNICIPAL QUARTAS-FEIRASMÊS DE JULHO / AGOSTO 14.30 HORAS

ACONTECE NA BIBLIOTECA

JULHO

01 de Julho – O ensaio sobre a cegueira M/16

08 de Julho – O dia em que a terra parou M/12

15 de Julho – O Crepúsculo M/12

22 de Julho – O Corpo da mentira M/12

29 de Julho - Bolt M/06

AGOSTO

05 de Agosto – 007 Quantum of Solace M/12

12 de Agosto – Madagáscar 2 M/06

19 de Agosto – Busca Implacável M/12

26 de Agosto – Horton e o Mundo dos Quem M/06

C CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

C CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

C CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

C CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

DIVULGAÇÃO

3ª EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE ARTES PLÁSTICAS EARTESANATO

Auditório Municipal de Proença-a-NovaMeses de Julho e Agosto de 2009

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS DA CRECHE E JARDIMDE INFÂNCIA “O CORTIÇO”

Auditório Municipal de Proença-a-Nova

10 a 27 de Julho de 2009

Inauguração da Exposição:

dia 10 de Julho, às 19.00 horas

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

18 |19

PROENÇA-A-NOVAAnimação de Verão

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

20|21

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

O NATAL NA VOZ DO POVO DE PROENÇA-A-NOVA2ª Edição

O Pelouro da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a BibliotecaMunicipal de Proença-a-Nova propõem-se desenvolver um projecto literário focalizadono tema «Natal». A iniciativa é aberta à participação da população, nos termosseguintes:

1. DESIGNAÇÃOTEMÁTICA: “O NATAL na VOZ do POVO”

2.TIPO de INICIATIVAi. Recolha de poesia e contos tradicionais de Natal;ii.Divulgação de poesias e contos inéditos

3. MODALIDADES LITERÁRIAS: Poesia e /ou Conto

4. PARTICIPANTES: Cidadãos residentes, naturais ou com relevante ligação aoconcelho de Proença-a-Nova

5. PROCEDIMENTOS:a) Os trabalhos deverão ser entregues sob pseudónimo, em suporte informático eimpressos em papel formato A4.b) Os trabalhos seleccionados ficam propriedade da Câmara Municipal deProença-a-Nova.c) Os direitos de autor dos trabalhos seleccionados e publicados passam a serdevidos à Câmara Municipal de Proença-a-Nova.d) Os trabalhos não seleccionados serão devolvidos presencialmente aos autores.

6. PRAZOS:a) 30 de Setembro – Entrega dos trabalhos, na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.b) 19 Dez. – Apresentação pública do livro “O NATAL NA VOZ DO POVO DEPROENÇA-A-NOVA”

Os casos omissos serão resolvidos pelo Júri e nos termos da lei geral.

DIVULGAÇÃO

NOVO REGIME DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE PECUÁRIA(REAP)

O DL214/08, de 10/11, publicado no DR 1ª série, nº218, aprovou o novoregime de exercício da actividade pecuária (REAP), tendo entrado em vigor 90 dias após asua publicação. As portarias que o regulamentam foram publicadas no DR 1ª série, nº111,de 9/6.O regime estabelecido pelo DL214/08, de 10/11, visa responder, designadamente a umenquadramento comum do exercício das actividades pecuárias e, simultaneamente, àsespecificidades próprias de cada actividade em termos de dimensão, localização e sistemade exploração entre outros aspectos, através do estabelecimento de diferentes graus de exigência, em função dos riscos potenciais que a actividade comporta para a saúdepública e para o ambiente considerando, também, o ordenamento do território. Dodiploma destacam-se as seguintes disposições:

As actividades pecuárias são classificadas em três classes:CLASSE 1, sujeitas ao regime de autorização prévia;CLASSE 2, sujeitas ao regime de declaração prévia;CLASSE 3, sujeitas ao regime de registo prévio.

O regime de detenção caseira não pode ultrapassar os limites estabelecidos noAnexo II (tabela nº1: ovinos/caprinos-3; equídeos-1; suínos-2; aves-50; coelhos-40).A entidade coordenadora é a direcção regional de agricultura e pescas (DRAP), sendo ainstrução dos processos de licenciamento de sua responsabilidade.

De acordo com o artº66º, as actividades pecuárias já licenciadas ou autorizadas aoabrigo da legislação anterior, deverão promover junto da entidade coordenadora, noprazo de seis meses após a entrada em vigor do diploma, a actualização dos registos das explorações e solicitar a reclassificação das suas actividades pecuárias, bem como solicitara emissão das licenças ou títulos complementares à actividade pecuária que sejamexigidos.

De acordo com o artº67º o titular de uma actividade pecuária existente à data daaplicação do diploma, que não possua título válido ou actualizado, face às condiçõesactuais da actividade, tendo em consideração a capacidade, o sistema de exploração ou otipo de produção, deve apresentar, no prazo máximo de um ano após a entrada em vigordo diploma, pedido de regularização da actividade pecuária.

DIVULGAÇÃO

24|25

PDR/EIXO 3|MEDIDA 3.1. DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGOACÇÃO 3.1.1 –DIVERSIFICAÇÃODEACTIVIDADESNA EXPLORAÇÃOAGRÍCOLA

OBJECTIVOS/ÂMBITO/ACÇÕES REGIME E NÍVEL DE APOIO BENEFICIÁRIOS

Estimular o desenvolvimento de actividades não agrícolas na explora-ção criando novas fontes de rendimento e de emprego, contribuindo,directamente para a manutenção/melhoria do rendimento do agrega-do familiar assim como para a fixação da população, a ocupação doterritório, e o reforço da economia rural.• TER: Agro-turismo, parques de campismo rurais e turismo denatureza (centros de acolhimento);• Serviços de recreação e lazer;• Actividades pedagógicas;• Caça e pesca em águas interiores;• Produção de bens resultantes de actividades de transformação;• Pontos de venda directa dos bens produzidos na exploração;• Outros serviços prestados a terceiros.

Os projectos de investimento serãoapoiados até uma despesa elegível de200 000 €, de acordo com as seguintesregras:Investimentos até 25.000€: incentivonão reembolsável de 40% das despe-sas elegíveis; podendo ir aos 50% coma criação de 1 posto de trabalho.Investimentos superiores a 25.000€:incentivo não reembolsável de 40% dasdespesas elegíveis, podendo ir aos 50%com a criação de 1 posto de trabalho e60% se criar 2 postos de trabalho

Agricultor ou membro da sua família

ACÇÃO 3.1.2 - CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MICRO EMPRESAS

OBJECTIVOS/ÂMBITO/ACÇÕES

Incentivar a criação e desenvolvimento de empresas nas zonas rurais tendo em vista a densificação do tecido económico e a criação de emprego, contribuindo para a revitalização econó-mica e social destas zonas.Esta acção tem como objectivo apoiar a criação e desenvolvi-mento de micro-empresas (definida segundo o n.º 3 do artigo 2.º do Anexo da Recomendação da Comissão 003/361/CE relativa à definição de micro e PME) cujo ramo de actividade poderá ser alvo de delimitação no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Local, em coerência com as necessidades dos territórios locais e com a estratégia definida.• Estão excluídas as empresas nas CAE relativas às actividades e produtos da pesca e de actividades de turismo e lazer

REGIME E NÍVEL DE APOIO BENEFICIÁRIOS

Os projectos de investimento serão apoiados até uma despesaelegível de 200 000 €, de acordo com as seguintes regras:Investimentos até 25.000€: incentivo não reembolsável de 30% das despesas elegíveis ou 50% no caso de criação de pelo menos 1 PT;Investimentos superiores a 25.000€: incentivo não reembolsá-vel de 30% das despesas elegíveis ou 40% no caso de criação de pelo

Micro-empresasconforme definição narecomendação da Comissão 2003/361/EC

ACÇÃO 3.1.3 – DESENVOLVIMENTO DEACTIVIDADES TURÍSTICAS E DE LAZER

Desenvolvimento do turismo e de outras actividades de lazer como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos dos territórios rurais, nomeadamente ao nível da valorização dos produtos locais e do património cultural e natural, contribuindo para o crescimento económico e criação de emprego.:• Criação ou desenvolvimento de produtos turísticos, nomeadamente ecoturismo, enoturismo, turismo associado a actividades de caça, pesca, turismo equestre, religioso, de saúde, cultural;• Alojamento turístico de pequena escala nas seguintes modalidades de hospedagem: Turismo em Espaço Rural (TER) e turismo de natureza• Infra-estruturas de pequena escala, tais como, centros de observação da natureza/paisagem, rotas/percursos, animação turística.

OBJECTIVOS/ÂMBITO/ACÇÕES REGIME E NÍVEL DE APOIO BENEFICIÁRIOS

Os projectos de investimento serãoapoiados até uma despesaelegível de 200 000 €, de acordocom as seguintes regras:Investimentos até 25.000€: incentivonão reembolsável de 30% dasdespesas elegíveis ou 50% no casode criação de pelo menos 1 PT;Investimentos superiores a 25.000€:incentivo não reembol-sável de 30%das despesas elegíveis ou 40% nocaso de cria-ção de pelo menos 1PT e 50% se criar 2 PT)

Qualquer pessoa singular ou colectiva de direito privado.

DIVULGAÇÃO

PDR/EIXO 3|MEDIDA 3.2. MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDAACÇÃO 3.2.1 – CONSERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL

Valorizar o património rural na óptica do interesse colectivo, enquanto factor de identidade e de atractibilidade do território, tornando-o acessível à comunidade, no âmbito de uma estratégia de desenvolvimento local.• Preservação do património rural construído (excepto o património histórico e monumental classificado);• Refuncionalização de edifícios de traça tradicional para actividades associadas à preservação e valorização da cultura local;• Preservação e recuperação de práticas e tradições culturais (espólio documental e material, artes e ofícios, folclore, música, trajes,receituário gastronómico).

OBJECTIVOS/ÂMBITO/ACÇÕESOs projectos de investimento serão apoiados até uma despesaelegível de 200 000 €, atribuída sob a forma de incentivo nãoreembolsável até ao montante de 60% da despesa total elegível.

REGIME E NÍVEL DE APOIO BENEFICIÁRIOS

. Qualquer pessoa singular ou colectiva dedireito privado. Autarquias, quando inserido no âmbitode um plano de intervenção

ACÇÃO 3.2.2 – SERVIÇOS BÁSICOS PARA A POPULAÇÃO RURAL

Aumento da acessibilidade a serviços básicos que constituem umelemento essencial na equiparação dos níveis de vida e na integraçãosocial das populações.• Serviços de apoio à infância;• Acompanhamento domiciliário a idosos e deficientes e serviçositinerantes de apoio social;• Serviços de animação cultural e recreativa de base local;• Serviços de apoio a novos residentes;Estes serviços serão priorizados quando integrados em centrosmultiserviços nos locais em que esses centros sejam promovidos.

Os projectos de investimento serãoapoiados sob a forma de incentivonão reembolsável até ao limite de75% da despesa total elegível, semultrapassar o montante máximo deapoio de 200 000 €.

Parcerias privadas,parcerias públicoprivadascuja componente públicanão seja maioritária.IPSSS e ONG

OBJECTIVOS/ÂMBITO/ACÇÕES REGIME E NÍVEL DE APOIO BENEFICIÁRIOS

ABORDAGEM AO LEADERAAbordagemLEADERéomodelodeDesenvolvimentoLocal/RuralquefoiadoptadoaníveleuropeuparaaexecuçãodosEIXOSIIIeIVdoPRODER.Trata-sedeummodelodefinanciamentoqueprivilegiaadiversificaçãodasactividadeseconómicasemmeiorural,aplicávelnosterritóriosclassificadoscomorurais.

Medidas e AcçõesA Abordagem LEADER enquandra-se no Eixo 3 do PRODER e está dividida por medidas e acções:MEDIDA 3.1. Diversificação da economia e criação de emprego3.1.1 – Diversificação de actividades na exploração agrícola3.1.2 - Criação e Desenvolvimento de Micro Empresas3.1.3 – Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de LazerMEDIDA 3.2. Melhoria da qualidade de vida3.2.1 – Conservação e Valorização do Património Rural3.2.2 – Serviços Básicos para a População Rural

Para mais informações contactar:Praceta Frei Rodrigo Egídio, nº 8 / 6150-522 PROENÇA-A-NOVA /Tel/Fax 274672740 / Email: [email protected]

IV Festival de Teatro de Proença-a-Nova

M/ 6 ANOS

Dia 11 de Julho às 21.45 h.no Auditório Municipal

“ O DIA SEGUINTE”GRUPO TEATRO RENASCER

(ESMORIZ - OVAR)

Uma vida a desmoronar-se. Dia a dia, umacorrida contra o tempo.Uma dança de sentimentos sufocados.Um grito de desespero.Um drama contemporâneo, extremamentereal e actual, um retrato de uma realidade nua e crua, uma janela para a vida…O Teatro visto como um veículo deCultura e só depois de divertimento.

(com entrada livre e limitada àcapacidade da sala)

Dia 8 de Agosto às 21.45 h.TEATRO DE RUA

“ E AGORA SR. GILBERTO?”JOANA GRUPO DE TEATRO

(LISBOA)

Viagem ao mundo imaginário de 3personagens muito jovens, tambémeles saídos de um universo de ficção.A partir de objectos encontrados ao a-caso, inventam situações, desenham personagens, e habitam espaçostambém imaginários. Faz de conta…Um género de teatro diferente.

Ao longo daRua de Santa Cruz

.

Organização: Companhia de Teatro de Montes da SenhoraApoios: Município de Proença -a -Nova

Escola Pedro da FonsecaInstituto Português da Juventude

MunicípiodeProença-a-Nova - 274670000Biblioteca -SegeSáb14h-18.30h/TerçaSex -10h-12.30h-14h-18h 274672800PavilhãoDesportivocommarcação 274670005PiscinaMunicipal -SegaSex10h-21h/Sáb -10h-12.30h-14h-17h 274670005CentrodeCiênciaViva -TerçaSex -10hàs18h/SábeDom.11h-19h 274670220PostodeTurismo-TerçaSex -9.30h-12.30h-14h-18h/Sáb9.30h-13h-14h-17.30h 939623269EspaçoInternet -SegaDom.13.30h-19.30h 274673166CentrodeSaúde 274670040PousadadeProença-a-Nova-CasadasAmoras 274670210Bombeiros 274671555GNR 274672667Linhadeapoiosocial 800301633

9.00h -12.30h -14h -17.30h

FESTAS DE VERÃO

Cunqueiros – 31 de Julho (DanceParty), 1, 2 e 3 de Agosto

Malhadal – 7, 8, 9 e 10 de Agosto

Montes da Senhora – 14, 15, 16 e 17 de Agosto

Sobreira Formosa – 21, 22, 23 e 24 de Agosto