Agenda para o mês de novembro -...

20

Transcript of Agenda para o mês de novembro -...

Page 1: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa
Page 2: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Agenda para o mês de novembro

Índice

3 PALAVRA DA DIRETORA SECRETÁRIA

4 REPRESENTATIVIDADEPromotor de Justiça participa de reunião com diretores da CDL/Associação Empresarial; Presidentes de associações empresariais trocam informações em São Miguel do Oeste; Eleição da nova diretoria será em 18 de novembro; Grupo de maravilhenses participa do Congresso Empresarial Facisc; CDL/Associação Empresarial alcança a marca de 400 associados; Entidade obtém bons resultados em diagnóstico da FCDL/SC; Expressivo público participa do 1º Fórum Empresarial.

10 PROGRAMA EMPREENDERNúcleo do Jovem Empreendedor realiza a 5ª Gincana Cidade das Crianças; Consumidores são orien-tados sobre a carga tributária durante o 6º Feirão do Imposto; Líderes concluem segunda edição da Academia de Gerentes; Setor de Tributação repassa informações ao Núcleo dos Profissionais Contábeis; Profissionais de RH realizam seminário sobre Gestão de Pessoas; Jantar é promovido por nucleados de Santa Terezinha do Progresso; Empreendedoras conhecem os processos de fabricação da Gran Mestri; Empresário do Ano 2013 será eleito em solenidade festiva; Núcleo ganha nova identidade visual por meio do Empreender Competitivo; Entidade organiza confraternização para os núcleos do Programa Empreender.

17 SOLUÇÕES EMPRESARIAISArtigo promotor Guilherme André Pacheco Zattar; FCDL/SC realiza treinamento com as entidades da região; Acordo define o horário de atendimento especial de Natal; Novos associados; Aniversa-riantes.

01-11 Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJE), sexta-feira, às 19h, em Itapiranga.04-11 Reunião do Núcleo dos Profissionais da Beleza, segunda-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.05 e 06-11 Oficina do Empreender Competitivo, terça e quarta-feira, das 9h às 17h, em Florianópolis.07-11 Reunião do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, quinta-feira, às 19h30, em STP.07 e 08-11 Assembleia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), quinta e sexta-feira, em Xanxerê.09-11 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.12-11 Palestra “Fique atento ao fisco”, com Roberto Aurélio Merlo, terça-feira, às 8h, na CDL/Associação Empresarial.12-11 Reunião do Núcleo de Desenvolvimento Comercial, terça-feira, às 17h30, na CDL/Associação Empresarial.13-11 Reunião do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos, quarta-feira, às 7h15, na CDL/Associação Empresarial.13-11 Reunião do Núcleo de Automecânicas, quarta-feira, às 20h, na CDL/Associação Empresarial.18-11 Eleição da nova diretoria da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, segunda-feira, das 8h às 18h, na sede da entidade.19-11 Palestra do Núcleo de Automecânicas sobre Sistema de Freios, terça-feira, às 20h, na CDL/Associação Empresarial.20-11 Reunião festiva do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, quarta-feira, às 20h, no Clube Harmonia.21-11 Reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis, quinta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.22-11 Reunião plenária da Facisc, sexta-feira, às 19h30, em Tunápolis.22-11 Entrega do troféu Empresário do Ano 2013, sexta-feira, às 20h, no Maravilhas Park Hotel.25-11 Reunião do Conselho Consultivo de Gestores da FCDL/SC, segunda-feira, em Florianópolis.28-11 Confraternização dos núcleos do Programa Empreender, quinta-feira, às 19h30, na CDL/Associação Empresarial.

2

Page 3: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Maravilha hoje comporta muitos es-tabelecimentos comerciais e vários são os segmentos para atender a demanda de nossa população. Podemos dizer que nossa cidade está bem desenvolvida e a cada dia crescendo mais. Não precisa-mos pensar muito para chegarmos a essa conclusão, basta olharmos para nosso trânsito, por exemplo, a dificuldade em conseguir uma vaga de estacionamento é muito grande.

Por esses motivos e muitos outros é que nós da entidade e do Núcleo de Desenvolvimento Comercial nos preocupamos com a classe empresarial, em buscar projetos e consequentemente meios para poder executá-los sem precisar ajuda financeira de nossos associados.

Uma das grandes conquistas deste ano foi a aprovação de um projeto do núcleo no programa Empreender Competitivo, uma iniciativa da Confedera-ção das Associações Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional, que destina recursos para a viabilização de projetos inscritos por núcleos de todo o país. Por meio dos projetos, os núcleos contemplados viabilizarão capaci-tações, eventos, promoções em datas comemorativas, consultorias, feiras, entre outras atividades.

Nosso interesse imediato é desenvolver campanhas para a valorização do comércio local e o fortalecimento de nosso núcleo através de cursos de ges-tão empresarial e desenvolvimento turístico, por meio de eventos em datas comemorativas (Dia das Crianças, Natal, Páscoa, Dia das Mães etc.). Esses projetos receberão recursos e estarão sendo desenvolvidos até meados de 2015.

Estamos praticamente em clima de final de ano e, com isso, várias são as preocupações da entidade com relação aos nossos associados, contudo compete a nós orientá-los no que for possível para que cada um tenha um bom resultado em suas empresas. Procuramos sempre estar em contato com os órgãos competentes para que estejamos sempre bem informados com pos-síveis mudanças e normas que possam surgir com relação às categorias de nossos associados, para que possam efetuar as modificações necessárias sem sofrerem qualquer tipo de penalidade.

Dessa forma, o Núcleo de Desenvolvimento Comercial quer continuar desempenhando seu papel e contar sempre com a participação dos empre-sários, pois só assim conseguiremos fazer nossas empresas cada vez mais fortes e competitivas.

“O verdadeiro empreendedor é aquele que passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem” (autor desconhecido).

Revista Líder EmpresarialCDL/Associação Empresarial de MaravilhaAvenida Maravilha, 203 – CentroMaravilha/SC – CEP 89874-000Fone: (49) 3664-0414www.aemaravilha.com.br

Secretaria executiva: [email protected]ção: [email protected]: [email protected] Empreender: [email protected]. de Comunicação: [email protected]ência: [email protected]

Presidente - Jonas Dall’AgnolVice-presidente - Jeovany FolleDiretora Secretária - Cleonice C. ManicaDiretor Tesoureiro - Celso C. BroettoDiretor de Indústria - Eduardo M. SimonDiretora de Comércio - Simone M. Zanotto Diretora de Serviços - Jucilei P. HonaiserDiretor de Agronegócios - Mário Sérgio P. PinheiroDiretora de SPC/Serasa - Ana Paula GoelzerDiretora de Aperf. Profissional - Dilva B. BenvenuttiDiretora de R. Públicas, Mark. e Eventos - Claudia VendrameDiretor do Projeto Empreender - Rafael O. Baratto

Conselho Fiscal – titulares:Poliana de OliveiraSilvio José ZaninAdalberto Stacke

Conselho Fiscal – suplentes:Neiva G. de OliveiraNilson De BonaJoão Célio Gomes Boeira

Conselho Deliberativo:Vitaliano TonkielGelson RossettoUriel Roman

Jornalista Responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos e fotos: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Projeto gráfico e diagramação:Giovar Juarez Garcia

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1500 exemplares

Distribuição gratuita

Cleonice Cardoso ManicaDiretora secretária

Projetos e ações para o desenvolvimento

comercial

3

Page 4: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Visando explanar sobre a atuação e os projetos do Ministério Público no muni-cípio, o promotor de Justiça da Comarca de Maravilha, Guilherme André Pacheco Zattar, participou de reunião com a dire-toria da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, dia 15 de outubro, nas depen-dências da entidade.

Na ocasião, ele comentou sobre os investimentos que vem sendo realizados pela promotoria por meio de recursos do Fundo de Transações Penais, entre eles, a reforma e ampliação da cadeia pública e do espaço destinado ao albergue. Con-forme discutido com a comunidade, estão sendo implantadas oficinas de trabalho para os presos e as empresas que neces-sitarem podem se utilizar dessa mão de obra.

Além disso, foi apresentada a ideia do

Ministério Público de, com o apoio dos empresários, investir na ampliação de la-boratórios de informática em instituições de ensino do município. A proposta deve ser discutida pela entidade, a fim de veri-ficar a melhor maneira de contribuir com o projeto.

Outro assunto abordado pelo promo-tor foi a necessidade de adequação das empresas ao decreto federal nº 5.903/06, que se refere à exposição de preços e con-dições de pagamento dos produtos, espe-cialmente nas vitrines, segundo determi-na o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com Zattar, o Ministério Público está novamente orientando as empresas para que cumpram as determinações da lei, evitando possíveis punições.

Na opinião do presidente da entida-de, Jonas Dall’Agnol, é muito importante

a presença do Ministério Público junto à classe empresarial, discutindo assuntos de interesse de toda a comunidade. “Fica-mos contentes por sermos procurados e nos colocamos sempre à disposição para tratarmos de questões ligadas aos nossos associados e que dizem respeito também a toda sociedade, como é o caso desses in-vestimentos na área de segurança públi-ca”, destaca.

Promotor de Justiça participa de reunião com diretores da CDL/Associação Empresarial

A Federação das Câmaras de Di-rigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) divulgou, no mês de outu-bro, os resultados do Programa de Ex-celência de CDLs (PEX), cujos diagnós-ticos foram efetuados junto às CDLs de todo o Estado. Para levantamento dos dados, a CDL/Associação Empresarial de Maravilha foi visitada, no dia 18 de junho, pela consultora Soraya Luiza Portella, que avaliou o funcionamento da entidade, a parte documental, o setor de recursos humanos, a participação da diretoria, os serviços disponibilizados, entre outros aspectos.

Segundo o gerente geral da FCDL/SC, Ademir Ruschel, o objetivo das vi-sitas e elaboração dos diagnósticos foi

levar para a federação um mapeamen-to das ações e das estruturas das CDLs, a fim de balizar as próximas ações nos programas de apoio e melhoria das en-tidades. “Os quesitos foram avaliados seguindo-se os padrões que estabelece-mos, que variam desde instalações físi-cas, participação comunitária, controles financeiros, entre outros. O resultado apresentado tem como princípio o que na visão da FCDL seria o ideal”, explica.

O diagnóstico apontou como pontos fortes da CDL/Associação Empresarial de Maravilha sua estrutura física, or-ganização e localização, não havendo nenhum ponto fraco na visão da con-sultora Soraya. O gráfico de resultados indicou nota acima de sete nos quesitos

recursos humanos, assessorias, associa-dos, documental, eventos, financeiro, diretoria, institucional, FCDL, físico e presidente e diretoria. Somente a área de serviços foi citada como uma opor-tunidade de melhoria para a entidade.

De acordo com o presidente Jonas Dall’Agnol, a nota média obtida ficou acima da registrada no Estado. “Obtive-mos esse resultado em função do profis-sionalismo com que a entidade é gerida. Ao longo dos últimos anos buscamos constantemente a qualificação de nos-sos colaboradores e diretores, melhora-mos e padronizamos os processos ad-ministrativos. Essa auditoria veio então confirmar o resultado desse trabalho”, enfatiza.

Entidade obtém bons resultados em diagnóstico da FCDL/SC

Convidado explanou sobre os projetos realizados pelo Ministério Público

4

Page 5: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

No dia 1º de outubro, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) reuniu os presidentes das associações empresariais da região em São Miguel do Oeste. Foi um mo-mento para a troca de informações so-bre o Sistema Facisc e as entidades da regional Extremo Oeste, que contou com a participação do presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jonas Dall’Agnol, e do vice-presidente Jeovany Folle.

Na ocasião, o supervisor estadual do Programa Empreender, Clóvis Consoli, palestrou sobre o tema “O papel do pre-sidente da ACE e a nova dinâmica de tra-balho da Facisc para o próximo biênio”, destacando como deverá ser o trabalho do novo presidente da Facisc, Ernesto João Reck.

Durante o encontro, realizada no res-taurante O Casarão, também foi apresen-tado o novo vice-presidente regional da Facisc, Afonso Niehues, e os presidentes das entidades tiveram espaço para co-

mentar das atividades que estão sendo desenvolvidas em seus municípios.

De acordo com o vice-presidente da CDL/Associação Empresarial, Jeovany Folle, o encontro foi importante para a troca de experiências entre as entidades, além de conhecer como será o plane-

jamento da Facisc para a próxima ges-tão. “A Facisc está sendo pensada para os próximos 10 anos e a sugestão é que todas as entidades sejam pensadas des-sa mesma forma, para que quando mu-darem as diretorias, a cada dois anos, a associação já tenha um norte”, destaca.

Presidentes de associações empresariais trocam informações em São Miguel do Oeste

Todos os associados da CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha estão con-vocados a participarem da eleição da dire-toria da entidade para o biênio 2014/2015, conforme edital lançado no último dia 12 de outubro. Conforme estatuto, as inscri-ções de chapas poderão ocorrer até as 18h do dia 13 de novembro e a eleição será no dia 18, das 8h às 18h, na CDL/Associação Empresarial.

Os interessados em formar chapa para concorrer à diretoria deverão estar asso-ciados à entidade no mínimo há um ano

e com suas obrigações em dia com a te-souraria. O candidato a presidente, entre-tanto, deverá ter participado da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos ante-riores à eleição.

No registro da chapa, cada candidato deverá assinar sua candidatura juntamen-te com o candidato a presidente. No caso de ter sido registrada apenas uma chapa, ficam dispensadas as formalidades pre-vistas no estatuto e ocorre a votação por aclamação.

Posse ocorre em fevereiro

A Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, além do Conselho Deliberativo (formado pelos três últimos presidentes) iniciam as atividades em 1º de janeiro de 2014, porém a cerimônia de posse está marcada para o dia 7 de fevereiro.

Na mesma solenidade, serão empos-sados os novos coordenadores de núcle-os da CDL/Associação Empresarial, que estão sendo eleitos durante as reuniões periódicas dos nucleados.

Eleição da nova diretoria será em 18 de novembro

Líderes puderam comentar acerca das ações promovidas pelas entidades

5

Page 6: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

De 6 a 8 de novembro, um grupo de em-presários e nucleados da CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, participou do Congres-so Empresarial Facisc, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. Seguindo o tema “O Brasil que queremos”, o evento foi promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e reuniu cerca de 800 pessoas.

A programação iniciou com palestra do jor-nalista e cineasta Arnaldo Jabor, que destacou aspectos da economia e da política brasileira. Em seguida, o Conselho Estadual do Jovem Em-preendedor de Santa Catarina (Cejesc) lançou o livro “O que eu faria? – Histórias inspiradoras para jovens e novos empreendedores”, com ca-ses e conselhos de 10 empresários catarinenses de sucesso.

No dia 7, ocorreram as atrações paralelas do 17º Encontro Estadual do Empreender, do 13º

Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor (Ecaje) e do 19º Encontro Estadual da Mulher Empresária. Neste último, a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária de Maravilha, Poliana de Oliveira, participou de um painel e apresentou as ações desenvolvidas pelo núcleo a fim de capacitar e preparar as empreendedoras.

“Desde a fundação, tínhamos como objetivo principal a capacitação profissional e o desen-volvimento pessoal das integrantes, com um planejamento voltado a atividades que não so-mente beneficiem as nucleadas, mas que tam-bém levem conhecimento às outras mulheres da nossa sociedade”, comentou.

Nucleados integram diretorias de conselhos estaduais

Um dos pontos altos do congresso foi a ce-rimônia de posse da nova diretoria da Facisc, presidida pelo empresário Ernesto João Reck,

de São Lourenço do Oeste. Na mesma ocasião, foram empossadas as diretorias 2013/2015 do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), do Conselho Estadual do Jovem Em-preendedor (Cejesc), do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), Conselho Estadual de Núcleos de Comércio Exterior (Concex) e da Fundação Empreender.

Maravilha agora tem uma representante na diretoria do Ceme – Poliana de Oliveira –, que assumiu o cargo de vice-presidente das regio-nais Oeste, Extremo Oeste e Noroeste, além de dois nucleados na diretoria do Cejesc – Giovar Juarez Garcia e Patricia Boff –, respondendo pelos cargos de vice-presidente da regional Ex-tremo Oeste e diretora de Meio Ambiente e Sus-tentabilidade, respectivamente.

Segundo Poliana, a intenção é trabalhar pelo fortalecimento dos núcleos já existentes e incen-tivar a formação de novos núcleos de mulheres empresárias, aumentando a representatividade regional do Ceme. Já para os membros do Nú-cleo do Jovem Empreendedor, esta é a primeira vez que o município está representado da direto-ria do Cejesc, oportunidade que dará ainda mais destaque a Maravilha no meio empreendedor e oportunizará aos nucleados que contribuam com novos projetos junto ao conselho.

De acordo com a diretoria da CDL/Associa-ção Empresarial, é importante que os associados estejam sempre atentos a eventos como este, pois são grandes oportunidades para agregar conhecimentos e exigem baixo investimento fi-nanceiro de cada participante.

Grupo de maravilhenses participa do Congresso Empresarial Facisc

Grupo de Maravilha parabenizou o novo presidente da Facisc, Ernesto Reck

Núcleo da Mulher Empresária apresentou case durante painel Cejesc tem dois representantes da Cidade das Crianças Poliana de Oliveira integra a nova diretoria do Ceme

6

Page 7: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Em outubro, a CDL/Associação Em-presarial de Maravilha atingiu a marca de 400 associados, meta estabelecida pela di-retoria na gestão 2012/2013. A conquista é comemorada pela equipe de colaborado-res e diretores, que estão continuamente envolvidos nos projetos e ações desenvol-vidas. Para o presidente Jonas Dall’Agnol, esse número coloca a entidade em um novo patamar junto às federações – Facisc e FCDL/SC –, pois passa a ser considerada uma entidade de grande porte.

“Esse resultado é fruto de um trabalho sério e comprometido dos colaboradores e da diretoria, mas, principalmente, da classe empresarial que vem crescendo e se desenvolvendo. A cada dia vemos novas empresas no município, o que oportuniza também essa busca de novos associados”, afirma o presidente.

A diretoria iniciou em 2012 com 352

associados, ou seja, obteve até outubro um crescimento de 13,6% em sua repre-sentatividade. Atingir essa meta antes do final do ano, segundo o presidente, per-mite que a CDL/Associação Empresarial possa encerrar 2013 com um número ain-da maior de associados. “Realmente for-mamos uma equipe dentro da entidade. Temos um relacionamento harmonioso e profissional entre a diretoria, colabora-dores e associados, o que torna possível buscarmos pelos mesmos resultados e

alcançarmos nossos objetivos”, garante Dall’Agnol.

De acordo com o presidente, o cres-cimento no quadro de associados vem acompanhado, entre outros, da expansão dos serviços, da criação de novos núcle-os do Programa Empreender e da maior representatividade da classe. Ele destaca que o associado tem inúmeros benefícios ao participar da entidade, mas o maior de-les, em sua opinião, é a rede de relaciona-mentos e a geração de negócios.

“Deixamos o convite para todos os em-preendedores do município que ainda não fazem parte dessa grande família para que conheçam a entidade e participem desse time vencedor, pois os benefícios são mui-tos e, além dos serviços, o principal ganho é uma rede de contatos muito produtiva e que propicia grandes oportunidades de negócios para os associados”, destaca.

CDL/Associação Empresarial alcança a marcade 400 associados

“Os municípios do interior do Estado de Santa Catarina estão em fase de cres-cimento, em especial os municípios do Oeste catarinense, devido à estabilidade econômica e pelo grande avanço que se deu no agronegócio. Maravilha tem local de destaque devido à sua localização ge-ográfica e uma liderança comprometida com as ações de sua cidade. A Associação Empresarial tem destaque especial em seu município, região e estado. São mui-tas as ações realizadas pela atual direto-ria e sua equipe, que são referência para outras entidades, inclusive muitos cases de sucesso são apresentadas em eventos da Facisc. Vejo o crescimento da entida-de nas pessoas, que são comprometidas e todas as ações são planejadas com toda a equipe e tem o monitoramento e o apoio

dos diretores. A entidade sempre está pre-sente nos eventos em nível regional e es-tadual, com ideias, opiniões, e, principal-mente, com resultados. Podemos afirmar que esta equipe é vencedora pelo fato de sempre bater suas metas, em especial as 400 empresas associadas que acreditam nesta marca e em seus diretores e cola-boradores. Parabenizo a atual diretoria e sua equipe por estarem comprometidas com seus associados. Que continuem com esta metodologia de organizar e entidade nos interesses das empresas que confiam em vosso trabalho. Quero colocar à dispo-sição o nosso trabalho e da Facisc – que também está implantando novas metodo-logias de trabalho – e oferecer nosso por-tfólio de produtos e serviços sempre que necessário. Obrigado!”

Olavo Henrique PrassConsultor regional Extremo Oeste do Programa Empreender pela Federação das Associações Empresariais de Santa

Catarina (Facisc) e Sebrae

O que representa esta conquista da entidade?

Conquista era uma das metas da gestão 2012/2013

7

Page 8: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Informação, cultura, troca de expe-riências e novos conhecimentos foram oportunizados aos mais de 650 partici-pantes do 1º Fórum Empresarial, evento realizado no dia 30 de setembro pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha. Se-guindo o tema “Inovando e Capacitando Pessoas”, a iniciativa contou com o patro-cínio do Sicredi Alto Uruguai e apoio do Núcleo do Jovem Empreendedor.

Empresários, colaboradores e estu-dantes de diversas áreas acompanharam a programação, que iniciou às 16h30, com quatro oficinas paralelas na Informar/Unopar, e teve sequência à noite, com a

apresentação da Orquestra Municipal de Violões de Itapiranga e a palestra “Quan-do não é hora de desistir!”, ministrada pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Ber-nardes Neto, ambas no Maravilhas Park Hotel.

Conforme destacado pelo presidente da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol, o evento foi planejado pela di-retoria com o objetivo de agregar conheci-mentos em diversas áreas, permitindo que todos os profissionais, independentemente do setor de atuação, pudessem participar da mesma forma. “Quando desenhamos o formato do evento, pensamos em uma

programação inovadora e que pudesse contemplar diversos assuntos, atendendo as necessidades apontadas pelos nossos associados”, afirmou.

Dessa forma, os participantes puderam optar por uma das quatro oficinas disponi-bilizadas: Meios de pagamento e gerencia-mento de fluxo de caixa, ministrada pelo profissional Cleber Morlin; Comunica-ção e marketing, com o jornalista Thiago Freitas; Fatores de sucesso e tendências de mercado, com o comunicador Márcio Rangel; e Os desafios do empreendedor na condução de seu próprio negócio, com a professora Neidi Krewer Cassol.

Expressivo público participa do 1º Fórum Empresarial

Cleber Morlin falou sobre “Meios de pagamento e gerenciamento de fluxo de caixa”

“Fatores de sucesso e tendências de mercado” foram abordados por Márcio Rangel

“Comunicação e marketing” estiveram em pauta na explanação de Thiago Freitas

Oficina sobre “Os desafios do empreendedor na condução de seu próprio negócio” foi ministrada por Neidi Cassol

8

Page 9: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

A programação da noite iniciou com a brilhante apresentação da Orquestra Munici-pal de Violões de Itapiranga, coordenada pelo professor e maestro Henrique Drebel. Por cerca de uma hora, os mais de 40 jovens e crianças que compõe a orquestra prenderam a atenção do público reproduzindo músicas clássicas e populares de diferentes estilos, desde o rock internacional até as típicas canções da cultura germânica.

Após a apresentação, foi a vez do prefeito Napoleão Bernardes Neto subir ao palco para sua explanação. Ele enfatizou a necessidade de empreender para conquistar os objetivos, comentando quais foram suas maiores dificul-dades ao longo da trajetória política. “Empreen-dedorismo é atitude e vale para todas as áreas da vida”, disse.

O palestrante contou sobre as aprendiza-gens de sua primeira candidatura para vere-ador, quando tinha apenas 17 anos. “Hoje eu

agradeço a Deus por ter perdido aquela eleição e ter aprendido tanta coisa que serviu para mi-nha vida”, frisou Napoleão, eleito vereador de Blumenau somente em sua terceira candidatu-ra.

O interesse pela política o levou também a ser candidato a deputado federal, porém sem sucesso. Já em 2012, mesmo com muitas ad-versidades, aceitou o desafio de disputar o car-go de prefeito, sendo eleito no segundo turno com mais de 70% dos votos. Para finalizar, ele comentou sobre os projetos que implantou em seu município visando reduzir os gastos e tor-nar a gestão mais eficiente. Sua mensagem ao público reforçou a importância de acreditar nos propósitos, valorizar as pessoas e não desistir apesar das objeções.

Para o presidente do Sicredi Alto Uruguai, Eugênio Poltronieri, foi gratificante apoiar mais uma ação organizada pela CDL/Associação Empresarial. “Ficamos muito felizes em sermos parceiros de um evento como este. Deixamos o Sicredi à disposição de todos os associados”, ressaltou. Ao final, a comissão organizadora entregou uma placa de agradecimento pelo pa-trocínio, assim como aos outros convidados da programação.

Aproveitando sua estada em Maravilha, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernar-des, realizou diversas visitas no município. Na noite do dia 29, ele foi recepcionado pelo presidente da entidade, Jonas Dall’Agnol, pelo vice-presidente, Jeovany Folle, pela prefeita Rosimar Maldaner e seu esposo, o deputado federal Celso Maldaner. Na oca-sião, trocaram informações sobre os municí-pios, comentaram sobre o atual cenário po-lítico e a trajetória empreendedora do jovem prefeito.

No dia 30, Napoleão Bernardes, acom-panhado do vice-presidente Folle, conce-deu entrevistas nas rádios Difusora e Líder FM, além de conhecer a estrutura do jornal Novoeste. Na sequência, também visitou as sedes da CDL/Associação Empresarial e do Grupo Tucano, formado pelas empresas TOS Obras e Serviços Ambientais, Tucano Agroflorestal e Tucano Gestão Ambiental. A equipe da empresa comentou da história e dos trabalhos desenvolvidos nos mais de 60 municípios atendidos. Já na Prefeitura de

Maravilha, foi uma oportunidade para a tro-ca de experiências com a chefe do Executivo.

Palestra e apresentação cultural finalizam a programação

Palestrante Napoleão Bernardes cumpre agenda de visitas em Maravilha

Trajetória de empreendedorismo dentro da política foi destacada pelo prefeito de Blumenau

Orquestra de violões encantou com uma belíssima apresentação

Palestrante e patrocinador foram agraciados com uma lembrança da comissão organizadora

Grupo Tucano recebeu Napoleão Bernardes e apresentou sua história e serviços

9

Page 10: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

s i c o o b . c o m . b r

15 de novembro Proclamação da República.

Uma homenagem do Sicoob ao Brasil e aos brasileiros.

Um país unido e trabalhando pelo mesmo ideal. É assim que se faz� um grande sonho virar realidade.

As atividades da 5ª Gincana Cidade das Crianças, promovida pelo Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha, mo-bilizaram alunos e professores de cinco escolas do município no dia 12 de outubro, na praça Cidade das Crianças. A gincana foi realizada em paralelo ao 9º Festival do Sorvete, organizado pela JCI Maravilha, e ao 6º Passeio ciclístico, que neste ano teve também o apoio do grupo Pedal Maravi-lha.

Os eventos contaram com o apoio da SER Aurora, Fundação Aury Luiz Boda-

nese e Prefeitura de Maravilha, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Depar-tamento de Cultura e Departamento de Esportes. Com essas parcerias, foram dis-ponibilizados brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro, pintura facial, contação de histórias, entre outras atividades. A equi-pe da Materva também esteve presente, patrocinando a erva para a mateada.

Passeio Ciclístico – As atividades alu-sivas ao Dia das Crianças iniciaram ainda pela manhã, com o 6º Passeio Ciclístico, onde os participantes percorreram as

principais ruas e avenidas do Centro. Ao final, foi premiada a bicicleta mais enfeita-da e a aluna Stefani Murari, da EEB Nossa Senhora da Salete, foi contemplada com uma bicicleta oferecida pela Gambatto Ra-cing. Outra bicicleta, patrocinada pela loja Volpato, foi sorteada para o aluno do CE Mundo Infantil (Caic), Robson Borela.

Festival do Sorvete – De acordo com a JCI Maravilha, foram distribuídas 8.243 fichas de sorvete durante o 9º Festival do Sorvete. Além disso, os companheiros co-mercializaram bebidas, cachorro-quente, algodão doce e cup cakes.

Gincana Cidade das Crianças – Alu-nos do 5º ao 9º ano do CE Mundo Infantil (Caic), Centro Educacional Universo do Saber (Ceus), EEB João XXIII, EEB Nossa Senhora da Salete e EEB Santa Terezinha participaram das atividades da 5ª Gincana Cidade das Crianças. As equipes compe-tiram em tarefas como: corrida do saco, chute ao pneu, corrida maluca, arremesso à cesta, cabo de guerra, paródia e torta na cara, sendo que somou mais pontos o time do CE Mundo Infantil (Caic).

Os alunos campeões receberam troféu, medalhas e um curso profissionalizante de 20 horas oferecido pela Microvip. Em se-gundo lugar, ficaram os estudantes da EEB Santa Terezinha e, em terceiro, a equi-pe do Ceus. Ambos receberam medalhas como prêmio.

Núcleo do Jovem Empreendedor realiza a 5ª Gincana Cidade das Crianças

Integrantes do NJE coordenaram as tarefas da gincana

6º Passeio Ciclístico mobilizou pais ]e alunos na parte da manhã

Sorteio da loja Volpato contemplou aluno com uma bicicleta

Gambatto Racing entregou prêmio pela bicicleta mais enfeitada

10

Page 11: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Na opinião do coordenador do 9º Festi-val do Sorvete, Dayan Rotava, as parcerias tornaram o evento ainda mais grandioso neste ano. “Tivemos mais pessoas envol-vidas, uma estrutura maior para receber o público, mais brinquedos e voluntários cola-borando com as atividades”, comenta.

“Além de maior estrutura física, neste ano foi oferecido transporte exclusivo para o evento, o que com certeza aumentou e muito o número de pessoas no dia. O núcleo en-xerga este evento como algo além da nossa cidade, por isso vamos buscar regionalizá--lo, através dos outros núcleos de jovens da

região”, frisa o coordenador do Núcleo do Jovem Empreendedor, Giovar Juarez Garcia.

Para a prefeita Rosimar Maldaner e a secretária de Educação, Rosiméri Rodrigues da Silva, essa parceria para a realização das atividades foi de fundamental importância para o município. “Enquanto administração, nosso objetivo principal é o atendimento de qualidade às crianças do nosso municí-pio. Valorizar e envolver essas crianças em momentos prazerosos fazem parte disso e quando envolvemos vários segmentos da sociedade para atingir esse objetivo, quando vários segmentos planejam uma programa-

ção desse nível para as crianças, com certe-za, o resultado será de êxito”, destacam.

O gerente da Aurora Alimentos, Gilmar Gruber, enfatiza a parceria da SER Aurora e da Fundação Aury Luiz Bodanese: “Dentro do nosso sistema cooperativista, visamos à cooperação mútua envolvendo nossos cola-boradores num trabalho voluntário através do Projeto Amigo Energia, voltado para a comunidade onde estamos inseridos. Este é um dos principais papéis da Fundação Aury Luiz Bodanese, que está voltada para ações sociais. Portanto, temos a convicção de que o evento foi realizado com pleno sucesso.”

Organizadores avaliam positivamente o evento

Cabo de guerra foi bastante disputado entre as escolas

Pintura facial foi oferecida pela equipe da SER Aurora

Equipe do CE Mundo Infantil somou a maior pontuação Alunos da EEB Santa Terezinha ficaram em 2º lugar Terceira colocação ficou com estudantes do Ceus

Torta na cara agitou a torcida das escolas Organizadores destacaram as parcerias do evento

Materva patrocinou a mateada durante o evento Companheiros da JCI comercializaram sorvetes

11

Page 12: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Quem passou pela praça Pe. José Bunse no dia 5 de outubro pode conferir as atra-ções do 6º Feirão do Imposto, uma inicia-tiva do Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha. O principal objetivo, de acor-do com o coordenador do núcleo, Giovar Juarez Garcia, foi colher assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente, que visa à redução e simplificação dos impostos no país.

No local, foram expostos diversos pro-dutos alimentícios e de higiene pessoal, destacando o valor correspondente de impostos. Os números chamaram a aten-ção dos consumidores. No açúcar, por exemplo, 40,4% do valor pago é imposto; no desodorante, a carga tributária chega a 47,2%; já na margarina a fatia destinada aos governos é de 37,2%.

Produtos da agricultura familiar ganham destaque

Uma das novidades do 6º Feirão do Im-

posto foi a comercialização de produtos da agricultura familiar pela Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Maravilha (Copamar), no período da ma-nhã, visando valorizar os produtos do mu-nicípio e informar que a cooperativa tem isenção de alguns impostos por vender de forma conjunta. Estiveram à venda pães, salames, queijos, iogurte, nata, mel, mela-do, rapadura, bolachas, macarrão caseiro, filé de tilápia, sucos e vinho.

Conforme a presidente da Copamar, Delcira Capeletto, os produtos da coope-rativa são vendidos durante as feiras, re-alizadas todas as quartas-feiras à tarde no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e nos

sábados pela manhã, tanto no sindicato quanto na Casa do Agricultor. Além disso, através da Companhia Nacional de Abas-tecimento (Conab), os cooperados entre-gam seus produtos em escolas do municí-pio, no hospital, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e em outras entidades.

“Para nós, o convite do núcleo para essa parceria foi muito bom, pois assim divulgamos nosso trabalho, já que mui-tas pessoas não conhecem o trabalho das agroindústrias, dos pequenos produtores, que estão adequados às leis e à vigilância sanitária para fabricarem e venderem seus produtos de origem animal e vegetal”, fri-sa a presidente Delcira.

100 pacotes de erva mate vendidos com preço reduzido

A procura por erva mate com tribu-tação reduzida também foi grande. Em parceria com o Super Auriverde, o Núcleo do Jovem Empreendedor comercializou 100 pacotes de erva mate no valor de R$ 5 o quilo. O produto foi escolhido por ter tido um aumento significativo de preço nos últimos meses, impactando de forma negativa no bolso do consumidor, além de fazer parte da cultura local. A quantia de tributos neste produto chega a aproxima-damente 32,5% do valor final.

Na opinião do diretor de mercados da Cooperativa Auriverde, Vanderlei Nicola, o evento foi muito válido no sentido de esclarecer ao consumidor o valor que des-tinado ao governo através dos impostos. “É uma forma de transparecer as informa-ções. Quando o consumidor paga ‘X’ valor em determinado produto, ele sabe que está repassando uma parcela ao governo. A ar-recadação é alta, mas os recursos são mal distribuídos, por isso é importante essa conscientização do consumidor para que ele também possa cobrar e pensar na oti-mização dos recursos”, afirma.

Em relação à erva mate, ele explica quais fatores influenciaram no aumento dos preços. “O ideal para a colheita da erva é o tempo seco e neste ano tivemos o clima chuvoso, prejudicando a colheita do pro-duto. Outro fator que influenciou foi uma fiscalização mais rigorosa sobre os produ-tores, exigindo adequações às normas de segurança e aquisição de equipamentos que encareceram o valor do produto ao consumidor final”, comenta Nicola.

Maravilha foi um dos 40 municípios catarinenses a promover o evento, difun-dido em todo o Estado por meio do Con-selho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc).

Consumidores são orientados sobre a carga tributária durante o 6º Feirão do Imposto

Objetivos dos nucleados foi informar e conscientizar a população

Copamar comercializou produtos da agricultura familiar

Consumidores contribuíram com o Movimento Brasil Eficiente

12

Page 13: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Nos dias 14 e 15 de outubro, 31 profissio-nais dedicaram-se a participar do curso Acade-mia de Gerentes, realizado na CDL/Associação Empresarial de Maravilha, com o instrutor Miguel Boaventura. A segunda edição do cur-so foi promovida pela entidade e pelo Núcleo de Desenvolvimento Comercial, por meio de projeto encaminhado ao Empreender Com-petitivo, uma iniciativa da Confederação das Associações Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional.

Os participantes foram orientados e infor-mados sobre questões atuais voltadas aos mó-dulos: estratégia, vendas, gestão de equipes e li-derança. Dentro desses temas, discutiu-se, por exemplo, sobre os diferenciais competitivos, as regras do sucesso empresarial, concorrência, treinamento de vendedores, aplicação das seis leis da persuasão, contratação de profissionais, gerenciamento de conflitos internos, retenção de talentos e o perfil do líder atual.

De acordo com o facilitador Boaventura, a principal habilidade do líder do século XXI é a capacidade de aprender e desaprender con-tinuamente. “Hoje não há desculpas para que ele pare de pensar e se atualizar. O líder preci-sa entender que a liderança é puro bom senso e o que se tem como óbvio é o que vai funcio-nar. Não adianta se prender a muitas teorias e esquecer-se da prática”, frisou.

Para Boaventura, o grande trunfo do líder é ajudar as pessoas da equipe a progredirem:

“A preocupação do líder com o seu sucesso deve ser a mesma que ele tem como o sucesso da empresa e de sua equipe”.

Durante sua explanação, o instrutor des-tacou o grande potencial empreendedor da região Oeste catarinense, com empresários arrojados e dispostos a arriscar. “As empresas que estão vencendo não são as maiores e, sim, as mais rápidas. O que eu vejo aqui é gente com vocação e disposição para empreender, com destemor, confiança em si mesmas e que sabem onde querem chegar. É isso que deter-mina o sucesso”, complementou.

A entrega dos certificados aos partici-pantes contou com a presença do presiden-te da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol, além do vice-presidente Jeovany Folle, da secretária executiva da entidade, San-dra Duarte Heinz, e da consultora de núcleos do Programa Empreender, Sabryna Borton-cello Tarouco.

Líderes concluem segunda edição da Academia de Gerentes

Em reunião realizada no dia 3 de ou-tubro, junto à Prefeitura de Maravilha, o setor de Tributação repassou informações aos integrantes do Núcleo dos Profissionais Contábeis, ligado à CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha, referentes às alterações no Código Tributário Municipal.

Na ocasião, a diretora de Tributação, Eliane Beduschi, comentou sobre a aprova-ção do decreto nº 104, de 25 de setembro de 2013, que regulamenta o Código Tributário (lei nº 1.942/1993) no que se refere à vistoria de estabelecimentos para emissão de alvarás de funcionamento e permanência. Também falou acerca da lei nº 3.685, com data de 20 de agosto de 2013, que determina que os al-varás tenham validade de 12 meses e deve-rão ser renovados após o vencimento.

“A maior mudança é que o alvará dei-xa de ser por exercício e passa a ser anual. O fiscal da prefeitura irá fazer a vistoria no estabelecimento e, após a vistoria, o contri-buinte deverá fazer o pagamento. Para as novas empresas já vale esta nova determi-nação e, para as outras, passa a valer a partir de janeiro”, explica Eliane.

Para adequar o trabalho da fiscalização, o decreto estabelece que a vistoria seja efetu-ada seguindo um cronograma. Dessa forma, bares, mercados, postos de combustíveis e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas serão vistoriados sempre no primeiro trimestre do ano; no segundo trimestre serão visitados todos os localiza-dos no Centro de Maravilha; no terceiro, to-dos os estabelecimentos nos bairros e área

industrial; já o quarto semestre será dedica-do às vistorias em outros estabelecimentos não enquadrados nos semestres anteriores.

Conforme o decreto, as empresas que necessitarem do alvará antes do prazo esta-belecido deverão solicitar a antecipação da vistoria junto ao Departamento de Fiscaliza-ção da prefeitura.

Setor de Tributação repassa informações ao Núcleo dos Profissionais Contábeis

Capacitação foi promovida por meio do Empreender Competitivo

Mudanças na legislação pautaram reunião na prefeitura

13

Page 14: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Visando apontar estratégias para as or-ganizações identificarem e reterem talentos, o Núcleo dos Profissionais de Recursos Hu-manos, ligado à CDL/Associação Empresa-rial de Maravilha, promoveu o seminário Gestão de Pessoas, dia 16 de outubro, no auditório da entidade. As instruções foram repassadas pelo consultor Miguel Boaventu-ra, que atua nas áreas de gestão de pessoas, vendas, estratégia e liderança.

Durante o evento, os participantes foram orientados quanto à contratação estratégica, avaliação de desempenho dos colaborado-res, demissão responsável, retenção de ta-lentos e motivação. Segundo Boaventura, atrair e reter talentos são o maior problema observado hoje nas empresas da região.

“Está muito claro que a região enfrenta um ‘apagão’ de mão de obra. Aliada à situ-ação de pleno emprego, temos ainda o fato da geração atual não colocar o trabalho em primeiro lugar, algo impensável até alguns

anos atrás. Não tenho dúvidas de que se os gestores e autoridades não atentarem para essa realidade, a região terá uma inexorável desaceleração no crescimento. Esse é o mais importante problema a ser enfrentado pelo empresariado regional”, afirmou.

Segundo ele, tão importante quanto identificar o talento, é dar a ele um ambiente propício para seu desenvolvimento. “Geren-tes tacanhos irão contrapor dizendo que se investirem no funcionário, não terão garan-tias de que o mesmo permanecerá na empre-sa. Minha dica: invista tudo que puder e tire

o máximo de proveito durante sua perma-nência na empresa. Caso contrário, ele irá embora antes e talento, como se sabe, não dá em árvores”, argumenta.

“O funcionário não deixa a empresa, mas o gestor” – A presença de um líder ad-mirado e respeitado pela equipe é essen-cial para a permanência do colaborador na empresa, conforme destaca Boaventura: “As pessoas não são ‘Recursos Humanos’. Exatamente por isso, são revestidas de uma complexidade nem sempre entendi-da pelos gestores. Em qualquer empresa, os funcionários são, rigorosamente, vo-luntários. Isso significa que irão entregar o melhor de si, somente se quiserem. Se sentirem que seu líder não é digno de ad-miração e não tem um interesse genuíno pelo progresso do funcionário, este irá abandonar o emprego. Em 85% dos casos, o funcionário deixa não a empresa, mas o gestor”.

Profissionais de RH realizam seminário sobre Gestão de Pessoas

Pelo quarto ano, o Núcleo do Comér-cio de Santa Terezinha do Progresso, li-gado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, promoveu jantar para arreca-dação de fundos. O evento foi realizado no dia 27 de setembro, no salão comuni-tário do município, reunindo em torno de 200 pessoas que degustaram os pra-tos servidos – vaca atolada, galinhada e acompanhamentos. Durante o jantar, o público ainda assistiu à apresentação do cantor Rodrigo Roversi.

De acordo com o coordenador do núcleo, Éderson Ricardo Jacoby, o lucro do evento será revertido em ações para promover o comércio local. Uma delas é a promoção de Natal “Eu Amo Santa

Terezinha do Progresso”, realizada pelos empresários com o apoio da administra-ção municipal.

A iniciativa foi aderida pelas em-presas Abastecedora Santa Terezinha, Agropecuária Progresso, Arco Íris Mó-veis, Auto Peças Santa Terezinha, Auto Posto VVS, Comercial Mundo Novo, Cooperativa Auriverde, Dal Mago Ma-teriais de Construção, Farmácia Santa Luzia, Gabrieli Moto Peças, Globo Tec, Loja Bela Flor, Matão Agroveterinária, Mercado Grilli, Nohatto Alimentos e Si-coob Credial.

Serão 19 prêmios no total, entre eles, uma moto CG Fan 125 cilindradas, uma poupança de R$ 300, vale-compras, for-

no micro-ondas, som automotivo, apara-dor de grama, celular e fogão a gás. O sorteio será realizado no dia 21 de de-zembro, às 19h, na Praça Municipal de Santa Terezinha do Progresso.

Jantar é promovido por nucleados de Santa Terezinha do Progresso

Miguel Boaventura orientou, entre outros, sobre a contratação estratégica

Associados organizaram o evento e utilizarão o lucro na promoção de Natal

14

Page 15: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Empresa referência no Extremo Oeste, a indústria de queijos nobres Gran Mestri, localizada em Guaraciaba, recebeu a visita de integrantes do Núcleo da Mulher Em-presária, ligado à CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha, no dia 5 de outubro. O objetivo das nucleadas foi conhecer o modelo de gestão adotado pela empresa,

além dos processos de fabricação no mo-derno parque industrial, inaugurado em agosto de 2012 pelo empreendedor Acari Menestrina.

O diretor industrial Miguel Fernandes acompanhou as visitantes e destacou que foram investidos R$ 28 milhões na cons-trução da indústria, montada com equipa-mentos vindos da Itália. O queijo italiano produzido pela Gran Mestri é conhecido no Brasil como queijo tipo grana pada-no, obedecendo à lei de denominação de origem protegida. Esse tipo de queijo tem produção diária de cinco toneladas e é o carro-chefe da empresa.

No total, a empresa fabrica oito tipos de queijos finos, consumindo 50 mil litros de leite por dia. Para tanto, é mantida par-ceria com 100 produtores de leite da re-

gião. A comercialização é feita por meio de centros de distribuição localizados nas principais capitais do país.

Conforme a coordenadora do núcleo, Poliana de Oliveira, a visita foi uma ótima oportunidade para as nucleadas. “É uma empresa próxima de nós e que nos mos-trou que precisamos sempre buscar um di-ferencial em nossos negócios e valorizar, acima de tudo, a qualidade dos produtos e serviços”, comenta.

A Gran Mestri gera cerca de 200 em-pregos diretos e 1 mil indiretos (incluindo os produtores de leite) e possui capacidade para estocar 1 milhão de quilos de quei-jos. A área total da fábrica é de 35 mil m², com 12 mil m² de área construída e pavi-mentada. Somente a área de tratamento de efluentes possui 6.090 m².

Empreendedoras conhecem os processos de fabricação da Gran Mestri

Integrantes do Núcleo da Mulher Em-presária, abrigado pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, estão empenha-das na organização do evento Empresário do Ano 2013, que será realizado com patrocínio do Sicoob Credial e apoio da Prefeitura de Maravilha. A cerimônia de eleição e entrega do prêmio será dia 22 de novembro, com iní-cio às 20h, no Maravilhas Park Hotel.

A votação será em dois momentos: a primeira etapa de votação on-line ocorrerá no período de 7 a 14 de novembro, por meio do site www.empresariodoanomh.com.br; a segunda etapa será no dia do evento (22), durante a solenidade festiva. Naquele dia, serão anunciados os três mais votados, em ordem alfabética, durante a votação on-line.

Os associados presentes receberão um aparelho de votação eletrônica e elegerão, dentre os três, o empresário destaque, que

será agraciado com o troféu Empresário do Ano 2013. Em seguida, haverá jantar e baile animado pela banda Inovação, de Passo Fun-do/RS.

Critérios devem ser observados na hora da votação

O principal objetivo do evento, con-forme seu regulamento geral, é premiar o empresário ou empresária, proprietário(a), sócio(a) ou representante legal de empresa micro, pequena, média ou grande, associada à entidade, que se destaque na comunidade pelo desempenho empresarial, por ações de liderança e participação comunitária e que, pelo seu exemplo, contribua para estimular e elevar o desenvolvimento e a representa-tividade da classe empresarial de Maravilha.

O empresário destaque deverá ser eleito

a partir de critérios como: espírito empre-endedor; arrojo nas iniciativas; liderança; probidade; justiça; inovação tecnológica ou administrativa; participação comunitária e responsabilidade social. Todos os escla-recimentos em relação ao evento constam no regulamento geral, disponível no site de votação.

Ingressos estão à disposição

Os ingressos para o evento estão sendo comercializados pela CDL/Associação Em-presarial e Núcleo da Mulher Empresária no valor de R$ 60 por pessoa, incluindo a eleição do Empresário do Ano, jantar e bai-le. De acordo com os promotores, será um momento único para a classe empresarial, já que o evento não é realizado em Maravilha desde 2002.

Empresário do Ano 2013 será eleito em solenidade festiva

Empresa de Guaraciaba fabrica queijos nobres com padrão italiano

15

Page 16: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Um dos projetos aprovados pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha na última edição do programa Empreender Competitivo foi o intitulado “Desenvol-vimento do Turismo Comercial no Mu-nicípio de Maravilha/SC”, elaborado pelo Núcleo de Desenvolvimento Comercial. O objetivo é promover o fortalecimento das 19 empresas nucleadas, por meio do de-senvolvimento de ações em datas come-morativas para atrair clientes das cidades próximas, aumentando a competitividade do comércio varejista local.

As oito ações do projeto já começaram a ser desenvolvidas e têm continuidade até junho de 2015. Uma das primeiras ini-ciativas foi criar a nova identidade visual do núcleo, com logotipo reformulado e

um slogan – “É uma Maravilha comprar aqui!” – visando a valorização do comér-cio local.

O curso Academia de Gerentes, rea-lizado nos dias 14 e 15 de outubro, tam-bém foi viabilizado através do projeto, de forma que o custo foi barateado para os nucleados. A capacitação seguiu o obje-tivo proposto no projeto, de promover a reciclagem e atualização dos conceitos de gerenciamento, atendimento, liderança e administração empresarial.

“O projeto está proporcionando a oportunidades de capacitação para o em-presário e sua equipe. Pensando no desen-volvimento do comércio, estamos buscan-do palestrantes de renome e com bagagem para ministrar as capacitações”, comenta

a secretária executiva da CDL/Associação Empresarial, Sandra Duarte Heinz.

Outras ações visam fomentar o turis-mo comercial em datas comemorativas, entre elas, Natal, Páscoa, Dia das Crianças e Dia das Mães. “A primeira grande ação será neste Natal, com o comércio mais preparado para atender os consumidores. A partir do ano que vem, outras datas se-rão contempladas com os recursos do pro-jeto”, destaca Sandra.

O Empreender Competitivo é uma ini-ciativa da Confederação das Associações Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional, sendo que os projetos são co-ordenados em Santa Catarina pela Fede-ração das Associações Empresariais (Fa-cisc).

Núcleo ganha nova identidade visual por meio do Empreender Competitivo

O encerramento anual dos núcleos do Programa Empreender será feito, nes-te ano, de forma conjunta. Está marcada para o dia 28 de novembro uma confra-ternização com os integrantes de todos os núcleos abrigados pela CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha, às 19h30, no auditório da entidade.

Nesse dia, cada núcleo terá de cinco a dez minutos para apresentar as ativida-des realizadas ao longo do ano, fazendo com que haja uma integração e troca de

experiências entre todos, conforme ex-plica a consultora Sabryna Bortoncello Tarouco: “Nos outros anos, cada núcleo fazia suas reuniões festivas de forma se-parada e, neste ano, faremos uma única confraternização para que os 13 núcleos interajam e conheçam os projetos reali-zados”.

Após as explanações, será servido um coquetel aos participantes. Atual-mente, estão em atividade os seguintes núcleos: Automecânicas, Indústrias do

Vestuário, Metalmecânico, Profissionais Contábeis, Desenvolvimento Comercial, Jovem Empreendedor, Mulher Empresá-ria, Profissionais da Beleza, Imobiliárias e Corretores de Imóveis, Profissionais de Recursos Humanos, Desenvolvimen-to Econômico e núcleos do comércio de Santa Terezinha do Progresso e São Mi-guel da Boa Vista.

Além desses, há também o Conselho de Núcleos, formado pelos coordenado-res de todos os núcleos da entidade.

Entidade organiza confraternização para os núcleos do Programa Empreender

16

Page 17: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

No dia 15 de outubro de 2013, na sede da CDL/Associação Empresarial de Ma-ravilha, foi realizada a primeira reunião entre integrantes da diretoria da entidade representativa dos empresários maravilhenses e o Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Na oportunidade, foram tratados alguns assuntos de interesse das instituições, com o intuito de estabelecer um diálogo para resolução de problemas que afetam os interesses comuns, bem como abrir um canal para atuação conjunta em prol da sociedade maravilhense.

Orientação sobre a necessidade de afixação e exposição de preços de mercadorias

Inicialmente, foi repassada à diretoria da CDL/Associação Empresarial a orien-tação acerca da necessidade de afixação e apresentação de preços das mercadorias expostas à venda no comércio local (lojas, bares, restaurantes e etc.), inclusive dos produtos dispostos na vitrine das lojas.

Foi pedido à entidade empresarial que se inicie um trabalho de orientação e conscientização dos associados, a fim de cumprirem o que determina o Código de Defesa do Consumidor, que prevê a imposição de multas e também a prática de crime pela não exposição de preços das mercadorias.

A primeira etapa será de orientação e conscientização, seguida logo depois de um trabalho de fiscalização, com auxílio do Procon local, oportunidade em que poderão ser aplicadas as sanções estabelecidas anteriormente.

Proposta de atuação conjunta em prol da sociedade maravilhense – Doações para a Cadeia Pública de Maravilha

e Projeto de Laboratórios de Informática para EscolasTambém foi explicado à diretoria da entidade empresarial, de forma sucinta,

o funcionamento do Fundo de Transações Penais da Comarca de Maravilha, con-vidando a entidade a auxiliar nas atividades do Fundo de Transações Penais da Comarca de Maravilha.

Após uma breve explicação sobre o funcionamento do fundo e de alguns proje-tos já realizados ou em andamento, foi sugerida a realização de projetos conjuntos ou auxílio em outros projetos.

O primeiro ponto foi um pedido de doação de produtos para a Cadeia Pública. Em um trabalho feito pelo Fundo de Transações Penais em conjunto com as Pre-feituras locais, a Cadeia Pública de Maravilha está sendo reformada. Da sociedade empresarial foi solicitada uma doação de produtos de higiene, sandálias e roupas íntimas, a serem entregues na cerimônia de reinauguração da cadeia.

O segundo ponto foi a apresentação de um projeto de atuação conjunta para modernização e entrega de laboratórios de informática para instituições locais e escolas públicas, com a primeira realização do projeto voltada para o início do ano letivo de 2014.

No fim do encontro, foi ressaltada a importância de diálogo entre as institui-ções, para estreitar o relacionamento e possibilitar, inclusive, ações conjuntas em prol da comunidade.

Ministério Público e CDL/Associação Empresarial - Um diálogo necessário

Dr. Guilherme André Pacheco ZattarPromotor de Justiça da Comarca

de Maravilha

17

Page 18: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

As secretárias comerciais da CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, Francieli Herpich Noll e Rejane Nunes, participaram de treinamento promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), dia 16 de outubro, na

CDL de Chapecó. O principal foco do even-to foi prestar esclarecimentos sobre o novo sistema do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), denominado SISPC.

Estiveram presentes representantes de CDLs do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 33º e 34º distri-tos da FCDL/SC, além do vice-presidente de Serviços da federação, Ivan Roberto Tauffer, do gerente geral da FCDL/SC, Ademir Rus-chel, do representante comercial da região, Felipe Graboski, e do coordenador de de-senvolvimento do SISPC, Deoclides Pereira Quevedo Junior.

A programação iniciou com uma pa-lestra sobre vendas e atendimento, mi-nistrada pelo consultor Emmanoel José Lourenço. Na sequência, foi explanado sobre os módulos do SISPC, entre eles, os

de consultas, registros, cancelamentos, as-sociados, operadores e faturamento/finan-ceiro, além de uma breve apresentação dos produtos e serviços disponibilizados pelo SPC.

“O sistema ainda está passando por adequações, por isso os associados ainda têm algumas dificuldades no acesso, mas nas próximas semanas deve estar funcio-nando normalmente”, comentam as cola-boradoras das CDL/Associação Empresa-rial. Segundo elas, é importante que os associados lembrem-se de atualizar o na-vegador de internet para garantir que não haja erros no acesso ao sistema. Em caso de dúvidas, os empresários devem entrar em contato com o departamento comercial da entidade.

FCDL/SC realiza treinamento com as entidades da região

Em acordo firmado entre a CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha, o Sindicato dos Empregados no Comércio do Extremo Oeste de San-ta Catarina (Seceosc) e o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista do Extremo Oeste de Santa Catarina (Sindicomércio), ficou estabelecido o horário de atendimento nos estabe-lecimentos comerciais de Maravilha para o Natal deste ano.

Conforme o documento, as lojas atenderão em horário especial nas se-guintes datas:

- Dias 7, 14 e 21 de dezembro (sá-bados): das 8h às 12h e das 13h às 16h;

- Dias 19 e 20 de dezembro (quinta e sexta-feira): das 8h às 12h e das 13h às 21h;

- Dia 23 de dezembro (segunda--feira): das 8h às 12h e das 13h às 21h;

- Dia 24 de dezembro (terça-feira): das 8h às 15h, sem fechar ao meio-

-dia, sendo obrigatória a intrajornada de, no mínimo, uma hora;

- Dia 26 de dezembro (quinta-fei-ra): das 8h às 12h e das 13h às 16h;

- Dia 31 de dezembro (terça-feira): das 8h às 12h;

- Dia 2 de janeiro de 2014 (quinta--feira): somente no período da tarde.

Em virtude da Páscoa de 2014, o acordo também estabelece horário de atendimento especial em dois sába-dos do mês de abril: dias 5 e 19, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Compensação de horas

O excesso de horas trabalhadas no período de Natal deverá ser com-pensado até dia 31 de janeiro de 2014. Caso não haja compensação, deverão ser pagas as horas extras com acrés-cimo de 80% sobre a hora normal, até o quinto dia útil de fevereiro de 2014.

As horas não trabalhadas nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro poderão ser descontadas das horas já trabalhadas no mês de dezembro, sendo o limite máximo de 12 horas descontadas.

Condições de trabalho

O acordo também determina que as empresas deverão, obrigatoria-mente e de forma gratuita, oferecer alimentação adequada aos emprega-dos (lanches ou janta) quando estive-rem trabalhando em horário estendi-do. Caso não ofereçam alimentação, as empresas devem pagar R$ 16 por noite a cada empregado que estiver trabalhando em regime de hora espe-cial, nos dias 19, 20 e 23.

Em caso de dúvidas, os empresá-rios podem entrar em contato com a entidade.

Acordo define o horário de atendimento especial de Natal

Secretárias comerciais da CDL/AE participaram do evento

18

Page 19: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa

Parabéns aos aniversariantes de novembro01 Santini Valmir Santiago - Inviolável 01 Fabiano De Marco - De Marco e Begrow Adv.01 Serlene Maria Murari Menezes - Padaria Maravilha 02 Claudete A. L. Krein - Maravilha Moto Peças03 Karini Aparecida Vieira - RM Celulares04 Carlos Vitor Maldaner - Maravilha Palace Hotel04 Loiva Teresinha Simon Duarte - Jallos Cabeleireiros 05 Thainara Leida - Leida Motosserras06 Marlene Izabel Brescovici - Escritório Luiz H. Brescovici07 Juarez Xavier De Quadros - Inviolável 07 Márcio Luiz Eleodoro - Globo Tec08 José Luiz Centenaro - Sicredi Alto Uruguai08 Josias José dos Santos - Esquadrias Metal Aço09 Altair Nelson Albrecht - Iguatemi Alimentos13 Kelin Welke - Boutique do Papel 14 Claudete Loss Secchi - Tok Secreto14 Geneci Fávero Cembranel - Vimóveis 14 Renato Sadi Bauermann - RPM Pneus16 Belciane Balzan - Balzan Informática16 Jorge Ederson Drumm - Bar do Zébio16 Josiane Rodrigues - JJ Equipamentos 16 Jucilei P. Honaiser - Contamar17 Ildo Luiz Krein - Maravilha Moto Peças

19 Delair Francisco Koch - Jornal Novoeste

19 Anderson Mackiw de Menezes - Besser Refrigeração

19 Gilberto Clóvis Merigo - Realce

19 Volmir Pereira Duarte - Art’s Sounds

20 Alamir Carlos de Oliveira - Oliveira Mat. de Construção

20 Leodir Furlanetto - Relojóias

21 Geneci Salete Machado - Loja Urbana

22 Celso Antonio Weber - Milênio Dist. de Livros

22 Eder Signor - Atualizar

22 Vilmar Cleoci Siviero - Radiodôntica

23 Jocilene Dalpizzol Johann - Ornare Móv. e Decorações

23 Teresinha Dreifke Zanin - Duetto Modas

23 Vanilda Mohr - Joalheria e Ótica Confiança

25 Fabiana Tumelero Alexander - Contabilidade Heller

27 Leane Sueli Dreifke - Duetto Modas

27 Eleni T. F. de Oliveira - Mozar Auto Elétrica

27 Silvia Vogel - Contamar

28 Salete Oberherr Prich - Erva Daninha

28 Silvio José Zanin - Informar

29 Marilene Broetto - LB Contabilidade

30 Lorivan Leopoldo Webber - Leve Confecções

30 Patricia Simon - Protegy Segurança do Trabalho

19

Page 20: Agenda para o mês de novembro - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/74-edicao---novembro... · Agenda para o mês de novembro ... Grupo de maravilhenses participa