Agente Urgente #95

44
ANO XIX Setembro / Outubro 2012 - Nº 95 RIO DE JANEIRO A CAPITAL DA FEIRA DAS AMÉRICAS, DA COPA E DAS OLIMPÍADAS Natal de Curitiba se transforma em atração nacional | Pitombo é novo secretário de Turismo do PR

description

Revista da Associação Brasileira de Agentes de Viagens, seção Paraná.

Transcript of Agente Urgente #95

Page 1: Agente Urgente #95

ANO XIXSetembro / Outubro

2012 - Nº 95

rio de janeiro a caPITaL Da FEIRa DaS aMÉRIcaS, Da cOPa E DaS OLIMPÍaDaS

Natal de curitiba se transforma em atração nacional | Pitombo é novo secretário de Turismo do PR

Page 2: Agente Urgente #95
Page 3: Agente Urgente #95
Page 4: Agente Urgente #95

“Ciudad del Este”, nas Três Fronteiras, é o punto destaque de uma região do Paraguai onde o dinamismo venceu a ordenamento e a diversidade coloco marcas em diferentes idiomas, deu-lhe imagem cosmopolita e vida a suas expressõ esculturais. Em pouco mais de meio século de existência acumula acontecimentos que fazem história. A construção da Ponte da Amizade e a da represa hidroeléctrica de Itaipú contribuíram o ritmo frenético a seu crescimento.

“Ciudad del Este”, hoje está longe da quele pretendido porto fundado no meio da selva, seu movimento comercial, seu pujanza produtora, suas conexões na região localizam-na como primeiro entre seus iguais.

Uma das características que o viajante percebe em "Ciudad del Este" é a variedad de seu serviço gastronômico. Em seus restaurantes, hotéis, paradores e hosterías, o gosto gastronômico mais exótico pode-se satisfazer ¡a prazer¡ A carne paraguaia com qualidade internacional é o ingrediente principal nos restaurantes nacionais e brasileiros: a parrilla, o forno ou o espeto são os elementos para produzir verdadeiros manjares, jáfos sem na especialidad local ou o estilo gaúcho tão generalizado na região.

Nacida de pode-se optar pela cocina italiana: as massas, os mariscos, os pescados, os queijos e também as carnes, são ingredientes que em mãos de um chef italiano convertem-se em deliciosos platos para saciar os mais delicados apetitos.

O visitante também pode recorrer à cocina dos franceses. “Ciudad del Este” conta com estabelecimentos que oferecem especialidades de sua origem. Os mariscos, os queijos, as aves, os pescados preparados ao estilo francês fazem parte da abundante oferta gastronômica que encontrará o visitante, sem necessidade de grandes deslocamentos.

Outra linha de alimentos muito abundante em “Ciudad del Este” prove da cocina oriental, os restaurantes chineses apresenta numa longa variedad de especialidades preparadas com verduras,

soja, arroz e outros ingredientes, já com o sabor agridoceou aderezados ao vapor. Os conhecedores destes platos têm serviço as segurado na cidade.

Um setor da população esteña é de origem árabe, por tanto, existem centros gastronômicos que oferecem platos dessa especialidad. Um visitante de Médio Oriente não terá problema de alimentação quando decida passar dias em “Ciudad del Este” porque encontrará os sabores a que está acostumado em seu país.

A cocina internacional tem em “Ciudad del Este” suficiente desenvolvimento para atender as demandas de visitantes de qualquer parte do mundo. Os espanhóis poderão pedir seu paella, os alemães seu Chucrut ou seu Kartoffelpuffer, os japoneses seu arroz para sushi, os russos seu pirozki com carne, etc.

Pelo apontado pode-se afirmar que os turistas que chegam a “Ciudad del Este” não terão preocupação em matéria de alimentação, os principais estabelecimentos que se dedicam a este rubro, não som ente oferecem sabores muito finos senão que também estão acondicionados e ambientados para dar confort e bom gosto a os visitantes.

www.itaipu.gov.py

www.paraguay.travel

Uma alternativa Gourmet.

Ciudad del Este

Alto Parana e um estado que oferece varias atrações para o turismo, com estabelecimentos gastronômicos que se distinguem pela sua excelência de seus serviços.O Alto Paraná é um estado que oferece várias atrações para o turismo, com estabelecimentos gastronômicos que se distinguem pela excelência de seus serviços.

Ciudad del Este, na região da Trí-plice Fronteira, é o ponto de desta-que de uma região do Paraguai onde o dinamismo venceu e a diversidade impôs suas marcas com diferentes idiomas e origens, conferindo uma imagem cosmopolita à vida e a suas expressões culturais. Em pouco mais de meio século de existência, Ciu-dad del Este acumula acontecimen-tos que fazem história.

A construção da Ponte da Ami-zade e a da represa hidrelétrica de Itaipu contribuíram para este cresci-mento.

A Ciudad del Este de hoje está longe do porto fundado no meio da selva que deu origem à cidade. Seu movimento comercial, sua pujança produtora, suas conexões na região a colocam como primeira entre seus iguais.

E uma das características marcantes que o viajante percebe em Ciudad del Este é a variedade de seu serviço gastronômico. Em seus restaurantes, hotéis, paragens e hospedarias, mesmo o gosto gastronômico mais exótico pode ser satisfeito à vontade!

A carne paraguaia - com qualidade internacional - é o ingrediente principal: a parrilla ao forno ou no es-peto são os elementos para produzir verdadeiros man-jares, seja na especialidade local ou o estilo gaúcho, tão generalizado na região.

Pode-se ainda optar pela cozinha italiana: as massas, os mariscos, os pescados, os queijos e também as carnes, são ingredientes que, em mãos de um chef italiano,

convertem-se em deliciosos pratos para saciar os mais delicados apeti-tes.

O visitante também pode recor-rer à cozinha dos franceses. Ciudad del Este conta com estabelecimen-tos que oferecem especialidades dessa origem. Os mariscos, os quei-jos, as aves e os pescados prepara-dos ao estilo francês fazem parte da abundante oferta gastronômica que encontra o visitante, sem necessida-de de grandes deslocamentos.

Outro estilo de cozinha muito abundante em Ciudad del Este é a oriental: os restaurantes chineses apresentam uma longa variedade de especialidades preparadas com verduras, soja, arroz e outros ingre-dientes, com o característico sabor agridoce preparados no vapor. Os apreciadores destes pratos têm ser-viço assegurado na cidade.

Outra parte significativa da popu-lação da cidade é de origem árabe. Assim, existem inúme-ros centros gastronô-micos que oferecem pratos dessa especiali-dade. Um visitante do

Oriente Médio não terá problema de alimentação quando decidir pas-sar alguns dias em Ciudad del Este, encontrando facialmente os sabores a que está acostumado em seu país.

A cozinha internacional de Ciu-dad del Este é suficientemente de-senvolvida para atender as deman-das de visitantes de qualquer parte do mundo.

Os espanhóis poderão pedir sua paella, os alemães seu Chucrute ou seu Kartoffelpuffer, os japoneses seu Arroz para Sushi e os russos seu Pirozki de carne.

Os turistas que chegam a Ciudad del Este não terão preocupação em matéria de alimentação: os principais estabelecimentos que se dedicam a esta tarefa não somente oferecem sabores refinados como também estão preparados e ambientados para oferecer conforto e bom gosto aos visitantes.

Page 5: Agente Urgente #95
Page 6: Agente Urgente #95

setembro/outubro 20126 //informativo agente urgente

Prefeitura de Morretes criataxa para setor de turismo ....................... 10

Ney Leprevost volta a serreferência no turismo ................................12

Mobilização pelo CentroHistórico de Curitiba ..................................14

SBClass e as novas estrelas dos hotéis ....18Entrevista: Azevedo e os novos

rumos da Feira das Américas.....................24Londres 2012 fortalece a

marca Grã-Bretanha no exterior................28Treinamentos e workshop

na Schultz Curitiba .....................................32Foz do Iguaçu/Itaipu ................................36Gibiteca de Curitiba faz 30 anos ..............37

Jornalista responsável:Edson Góis Militão da Silva 490.445 V/TRedação e Editoração Eletrônica:RDR Comunicação - Diogo Dreyer eRudney FloresComercialização:Edson Militão Publicidade. Av. Cândido de Abreu, 660 - cj. 1908 - 80530-000 - Curiti-ba/PR - Fone/fax: (41) 3252-1203 [email protected] Comercial:Paulo MosimannColaboração: Flamma ComunicaçãoFoto da Capa: Ricardo Zerrenner/RioturImpressão: Gráfica AptaTiragem: 6.000 exemplares - distribuição gratuita, via mala diretawww.agenteurgente.com

DIRETORIA: Presidente: Celso José TesserVice-presidentes: Roberto Bacovis e Fer-nando Valente. Diretor Secretário e Ad-ministrativo: Lisandro do Nascimento Vasconcelos. Diretor Financeiro e de Patri-mônio: Luiz Benhur Loures. Diretor de Re-lações com o Mercado: Geraldo José Zai-dan Rocha. Diretor de Turismo Receptivo: Silvio Bertoldi. Diretora de Capacitação Profissional: Ana Paula Lacerda Garcia. Diretor de Serviços aos Associados: Edson Luiz Wistuba.CONSElhO DElIbERATIvO:Titulares: Tricia Sander, Josanne Rizental Titulares: Roberto Bacovis, Fernando Va-lente, Geraldo José Zaidan Rocha, Silvio Bertoldi, Antonio João Monteiro de Aze-vedo, Eraldo Palmerini, Josanne Rizental Savas, Felipe Santiago Gonzalez, Maria Lu-cineide Nicolau Silva e Dirceu Luis Gambi-ni / Suplentes: Paulo Roberto Batista Sta-chowiak, Flávia Sandreschi Reis e Cláudia Martins Lima CastroCONSElhO FISCAl:Titulares: Irene da Conceição Penna Fer-reira, Mauro Ehalt Lopes e Jeanine Degraf Enei / Suplentes: Pedro Kempe, Gil Hailton Pereira Miranda, e Lúcia Jandira Fontoura.CONSElhO DE ÉTICA:João Alceu Rigon Filho, Pedro Cristiano Vega Falcón e Elaine Schneider / Suplente: Meron Kuczuvel Filho. CONSElhO NA AbAv NACIONAl:Titulares: Antonio João Monteiro de Aze-vedo, Celso José Tesser, Roberto Bacovis, Felipe Santiago Gonzalez, Eraldo Palme-rini, José Roberto Ghisi, Geraldo José Zai-dan Rocha e Flávia Sandrechi ReisSuplentes: Tricia Sander, Fernando Ricott Valente e Pedro Cristino Vega Falcón.CONSElhO EDITORIAl:Antonio João Monteiro de Azevedo; Cel-so José Tesser; Roberto Bacovis; todos os demais diretores e delegados regionais; e Assessoria de Comunicação.

Correspondências para a redação:Travessa Nestor de Castro, 247 - 1º andar - conjs. 16 a 20 - 80010.120 - CentroCuritiba/PR. Fone: 55 41 3223-3411Fax 55 41 3324-9242.E-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

DESTAquES ESPECIAIS

Sobre anjos e luz .............................. 20-21

Espetáculo do italiano Valerio Festi será destaque no Natal 2012 em Curitiba

Maior evento do turismo da América Latina traz inovações na 40ª edição ............ 22-23Edição 2012 Feira das Américas será a última a ser realizada no Riocentro

//índice #95

DESTINO SANTA CATARINA

Em 13 de setembro, a BWT Operadora realizou um evento em parceria com a Santur, divulgando os destinos de Santa Catarina. Na foto, o gerente de produtos da BWT, Vicente Reis; o presidente da Santur, Valdir Walendowski; o diretor presidente da BWT, Adonai Arruda; o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser; o diretor de marketing da Santur, Flávio Agostini e o diretor comercial da BWT Operadora, Adonai Arruda Filho.

FOTO

: DiV

ULG

AçãO

/BW

T O

PERA

DO

RA

união da vitória,a Terra dos Pinheirais ........................ 30-31

Conheça os principais atrativos históricos e naturais do município da região centro-sul do Paraná

Jackson Pitombo assumeSecretaria de Turismo do Paraná ........... 13Novo comandante da pasta já iniciou diálogo com entidades que atuam na área

PERIóDICAS

Editorial .................................................... 7Notícias da ABAV-PR ..................................8Notícias da ABAV Nacional ........................9Hotéis ......................................................10Aviões ......................................................14Rotas Internacionais ................................18Notícias de SC, por

Paulo Mosimann ...................................26-27Navios ......................................................28Ministério do Turismo .............................34Agências cadastradas

na ABAV-PR ...........................................38-39Notícias do Trade............................... 40/42

Page 7: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 7

O mês de outubro tem sido o mo-mento de reencontrar os amigos do trade nacional e internacional na Feira das Américas. O evento, promovido pela ABAV Nacional, tem a caracterís-tica de reunir, anualmente, grandes executivos do turismo e permitir a troca de informações e experiências, ainda que de modo rápido. Esse tam-bém tem sido um dos objetivos do Sa-lão Paranaense de Turismo, que, em 2013, chegará a sua 19ª edição. Nos-so evento local tem se estabelecido como um dos principais do setor, no sul do Brasil e Mercosul.

Em parte, isso se deve ao fato do Paraná estar em uma localização es-

tratégica e de Curitiba ser constante-mente apontada como uma das princi-pais cidades para se fazer negócios do Brasil, e referência na gestão turística. Não podemos deixar de mencionar que Foz do Iguaçu, um dos principais portões de entrada do país para tu-rismo internacional, também fica em nosso estado. Sendo assim, aproveito a oportunidade para convidar a todos os amigos que estão na Feira das Amé-ricas e que também chegaram a esta edição do Agente Urgente a participa-rem conosco do 19º Salão Paranaense de Turismo.

O evento está marcado para os dias 1º e 2 de março, no Expo Unimed

O evento está marcado para os dias 1º e 2 de março, no Expo Unimed Curitiba, e terá muitas novidades. Cerca de 15% dos estandes estão

vendidos e 60% dos espaços confirmados.

Novas alIaNças Para osalão ParaNaENsE DE TurIsmo

Curitiba, e terá muitas novidades! Te-remos a força do trade como um todo e a participação da ABiH-PR e Abrasel em nosso Salão, o que nos honra mui-tíssimo. Também temos a importante parceria estratégica com a Secretaria de Estado de Turismo do Paraná e Pa-raná Turismo, para a realização da 9ª Mostra de Regiões Turísticas do Pa-raná – evento paralelo ao Salão que mostra todas as possibilidades do tu-rismo em nosso estado. Curitiba, por meio do instituto Municipal de Turis-mo, também já confirmou presença e vai aproveitar o Salão para fazer seus lançamentos, como de costume. Além dessas importantes parcerias, conta-

mos com o patrocínio master da BWT Operadora, que mais uma vez está contribuindo com ideias e propostas inovadoras, para tornar o nosso Salão a cada dia mais representativo, atrati-vo e forte.

Em outubro de 2012, já temos cerca de 15% dos estandes vendidos e 60% dos espaços confirmados com reservas, o que nos mostra o interes-se do trade no nosso mercado e sua aposta em nosso evento, considerado sério e profissional.

Fica o nosso convite! Venha partici-par do 19º Salão Paranaense de Turis-mo – seja como empresa ou profissio-nal do trade.

//editorial

celso tesserPresidente ABAV-Pr

FOTO

: KEL

Ly K

NEV

ELS

Page 8: Agente Urgente #95

8 //informativo agente urgente setembro/outubro 2012

notícias da ABAV-PRPalEsTras E qualIfIcação

A capacitação profissional tem sido a palavra de ordem na ABAV--PR nos últimos meses. Além dos cursos realizados no 1º semestre, a programação de outubro traz opor-tunidades de qualificação para to-dos os perfis de profissionais.

No dia 16 de agosto, o superin-tendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, aceitou o convite da diretoria da ABAV-PR para con-tar aos associados sobre as obras no Aeroporto Internacional Afon-so Pena. O intuito da reunião foi mostrar aos agentes que a Infraero mantém-se atuante e vem promo-vendo uma série de obras para a valorização do terminal aeroportu-ário.

No dia 24 de setembro, em parceria com o iccabav (instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional), a ABAV-PR pro-moveu uma palestra de orientação jurídica com o advogado Marcelo M. Oliveira. Com o tema “Cance-lamentos, falências, indenizações em sua agência. O que fazer?”, o

SiLViO BERTOLDi, ANA PAULA GARCiA, LiSANDRO VASCONCELLOS, ANTONiO PALLU, ROBERTO BACOViS E GERALDO ZAiDAN ROCHA.

DiV

ULG

AçãO

/FLA

MM

A CO

MU

NiC

AçãO

A diretoria da ABAV-PR marcou presença em eventos do setor. Em agosto, Celso Tesser prestigiou o 2º Festival de Turismo do Litoral do Paraná. Já em setembro, o diretor de relacionamento com o mercado da ABAV-PR, Geraldo Zaidan Rocha, marcou presença no lançamento da programação de Natal 2012 da Prefeitura Municipal de Curitiba.

encontro abordou importantes temas que fazem parte do dia a dia dos agen-tes de viagens, como danos materiais e morais; responsabilidade solidária; consumidor e fornecedor; prevenção na prática; entre outros. “Os profissio-nais do turismo também precisam es-tar cientes de assuntos que envolvem a questão jurídica. É importante estar prevenido para futuras situações”, diz a diretora de capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Garcia.

Para outubro os cursos de Geogra-fia Turística passaram pelas cidades de Londrina, Curitiba e Foz do iguaçu, trazendo um pouco mais de conhe-cimento sobre países e continentes, ministrados por Eluiza Massaro. Esse conhecimento faz a diferença no con-tato com clientes, seja para fechar uma negociação ou para oferecer o melhor pacote para o perfil do passa-geiro. O próximo curso está agendado para 24 de novembro, sábado, das 9 às 18 horas. O tema é sucesso empre-sarial baseado na gestão de clientes e quem ministra é Matosalém de Freitas Junior, instrutor do iccabav.

19º salão ParaNaENsE DE TurIsmoNos dias 1º e 2 de março de

2013, a ABAV-PR realizará a 19ª edição do Salão Paranaense de Turismo. O evento ocorrerá nova-mente no Expo Unimed Curitiba e já conta com o patrocínio master da BWT Operadora, parceria es-tratégica da Secretaria de Estado de Turismo do Paraná e do Paraná Turismo, além do apoio do Sebrae/PR e do instituto Municipal de Tu-rismo de Curitiba.

Entre as novidades do evento

está a sua abertura, na noite do dia 28 de fevereiro, em evento social realiza-do em parceria com a Abrasel. “A ideia de realizar a abertura no dia anterior é valorizar cada momento do evento. A cerimônia é uma solenidade impor-tante para a ABAV-PR, cujos parceiros, apoiadores, patrocinadores e exposi-tores precisam ser valorizados”, diz o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser. A solenidade será seguida de coque-tel, promovido pela Abrasel, que vai divulgar seu projeto Brasil Sabor 2013

e trará pratos de alguns de seus asso-ciados para apreciação.

A ABiH-PR também fechou parce-ria com o evento e trará seus associa-dos em espaço próprio, divulgando todo o potencial hoteleiro do estado. “Há muito tempo queremos trazer a ABiH-PR para nosso evento, pois são entidades afins, com foco semelhante. Unir forças era o caminho natural”, co-menta Tesser.

Além destas novidades, a ABAV-PR preparou facilidades de pagamento para expositores que fecharem seus espaços até novembro de 2012 e,

como de praxe, pratica valores especiais para empresas associa-das à entidade. Para mais infor-mações e reservas de estandes: [email protected] ou (41) 3223-3411.

Principal evento de turismo do sul do país, o 19º Salão Parana-ense de Turismo, realizado junta-mente com a 9ª Mostra das Regi-ões Turísticas do Paraná, reunirá profissionais do turismo em torno de múltiplas atividades como feira de negócios, capacitação técnica, programação social e fam tour.

aBav-Pr PrEsTIgIa EvENTos Do TraDE

RAFAEL ANDREGUETTO (ECOPARANá), HENRiqUE LENZ CESAR (ABiH-PR) E CELSO TESSER (PRESiDENTE DA ABAV-PR) NO 2º FESTiVAL DE TURiSMO DO LiTORAL DO PARANá.

GERALDO ZAiDAN ROCHA (ABAV-PR), JACKSON PiTOMBO CAVALCANTE FiLHO, (SECRETáRiO DE TURiSMO-PR) E NELSON PiRES DE MORAES JUNiOR (SiNDETUR-PR), NO LANçAMENTO DO NATAL 2012 DE CURiTiBA.

DiV

ULG

AçãO

/ABA

V-PR

DiV

ULG

AçãO

/FLA

MM

A CO

MU

NiC

AçãO

Page 9: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 9

notícias da ABAV NacionalazEvEDo DEfENDE ProPosTasPara o TurIsmo Em BrasílIa

Em encontro com autoridades políticas promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em Brasília, no dia 11 de setembro, Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional reiterou em seu discurso, na presença da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a proposta de criação do fundo garantidor ou seguro-garantia para os adquirentes de passagens aéreas e para as agências de turismo que intermedeiam a venda de bilhetes.

ANTONiO AZEVEDO MARCOU PRESENçA EM ENCONTRO COM MiNiSTRA GLEiSi HOFFMANN E AUTORiDADES POLíTiCAS.

DiV

ULG

AçãO

/PRE

SS C

LUB-

ABAV

NAC

iON

AL

Frente à proximidade dos megae-ventos que serão realizados no Bra-sil, Azevedo que prevê o aumento da demanda no turismo receptivo, pro-pôs também à ministra da Casa Civil a criação de cursos de qualificação, que se encaixem num programa de quali-dade, voltados aos profissionais deste segmento. “A alegria do povo brasi-leiro não será suficiente para atender os turistas nos grandes eventos inter-nacionais que temos pela frente. O brasileiro é alegre e simpático, mas temos questões técnicas que preci-sam ser resolvidas”, argumentou.

DIrETora DE rElaçõEs govErNamENTaIsA ABAV Nacional contratou

Jane Matos como diretora de Re-lações Governamentais em Brasí-lia. O cargo surgiu com o objetivo de garantir um relacionamento mais efetivo da classe com o Con-gresso Nacional e autoridades públicas do governo federal, para que percebam a realidade do ce-nário do agenciamento de via-gens e de seu mercado no país.

“Apresentarei aspectos impor-tantes da atividade dos agentes de turismo para a economia do país e a necessidade de se ter uma atenção especial à classe, em especial para investimentos

ProPosTas ao coNsElhoNacIoNal DE TurIsmo

A ABAV Nacional, participou, no final de agosto, da 36ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, órgão colegiado ao Ministério do Turismo. O encontro contou com a participação de membros de enti-dades públicas e instituições priva-das do setor em âmbito nacional, que compõem o quadro de 71 con-selheiros.

Antonio Azevedo reforçou o pe-dido aos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente para garantirem acesso ao transporte turístico no Parque Nacional do iguaçu. “Cau-sou estranheza a aprovação de uma liminar requerida há mais de dois anos por uma ONG de Porto Alegre, que restringe o acesso des-te magnífico parque a apenas uma empresa de transporte turístico, prejudicando todas as outras que prestam serviços no local”.

Outro assunto abordado foi a questão da desoneração tributá-ria das agências de viagens, dando

continuidade ao projeto de dimi-nuição de custos do setor. Segundo Azevedo, a desoneração já foi con-quistada pelas redes hoteleiras, que também foram incluídas no Plano Brasil Maior. De acordo com o Mi-nistério do Turismo, houve a substi-tuição da contribuição de 20% sobre a folha de pagamento pela alíquota de 2% do faturamento bruto dos empreendimentos hoteleiros.

Por fim, a entidade se colocou à disposição do Ministério do Turismo para aprimorar a fiscalização das empresas abrangidas pelo Cadastur, que obriga o credenciamento de to-das as pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. “O objeti-vo é criar maior aproximação com as empresas cadastradas com o in-tuito de levantar informações mais aprofundadas, como: quem são, o que fazem, como fazem e qual a qualidade dos serviços prestados”, concluiu o presidente da ABAV Na-cional.

sINErgIa ENTrE aBav NacIoNal, aBracorP E mTur

A ABAV Nacional promoveu, no dia 29 de agosto, um jantar, na ca-pital paulista, em conjunto com a Abracorp – Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporati-vas, para homenagear o secretário executivo Valdir Simão, do MTur, que tem sido interlocutor das en-tidades em Brasília, demonstrando empenho na busca por soluções que atendem aos pleitos do mer-cado.

Na oportunidade, Antonio Aze-vedo, presidente da ABAV Nacional, e Edmar Bull, presidente do Conse-lho de Administração da Abracorp, também, vice-presidente da ABAV Nacional, agradeceram a presença da autoridade pública, que reite-rou o seu compromisso de escutar e servir aos anseios do trade tu-rístico, legitimamente representa-do. “Entendendo as necessidades do setor, podemos regular e zelar pela qualidade das empresas, para que elas cresçam e gerem cada vez

mais empregos”, afirmou o secretá-rio executivo.

Designado pelo ministro Gastão Vieira como interlocutor com as entidades representativas do trade turístico, Valdir Simão ressaltou du-rante o evento a importância socio-econômica do Turismo, que, segun-do ele e a audiência presente, nem sempre é compreendida em sua real dimensão. “Eu mesmo, quando fui secretário da Fazenda, confesso que não dava muita atenção para o meu secretário de Turismo. Talvez ele não tenha conseguido me mostrar o que realmente consigo ver agora”, admitiu o secretário, arrancando aplausos da audiência. De acordo com Simão, é necessário conscienti-zar as autoridades públicas em geral e, em particular, os novos gestores públicos municipais, para que subs-tituam a visão romântica que fazem do turismo pela perspectiva funda-mentada e realista que qualifica e recomenda investimentos setoriais.

na capacitação do setor. Atualmen-te, o turismo é líder mundial em geração de empregos e essa ponte com o governo será um desafio para mim. Vou abrir as portas do setor com as autoridades”, afirma Jane.

Formada em administração de empresas e com amplo network em Brasília, a nova diretora atuará cada vez mais próxima a ministros, senadores e deputados, podendo auxiliar, desta forma, em diversas causas do setor junto ao governo. “Será uma figura estratégica para as ações da ABAV com o governo”, diz Antonio Azevedo, presidente da en-tidade.

JANE MATOS ENCONTROU-SE COM A PRESiDENTA DiLMA ROUSSEFF NA POSSE DA NOVA MiNiSTRA DA CULTURA, MARTA SUPLiCy.

DiV

ULG

AçãO

/PRE

SS C

LUB-

ABAV

NAC

iON

AL

Page 10: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201210 //informativo agente urgente

//polêmica

morretes cria taxa para setor de turismo

A partir de 1º de janeiro de 2013, todas as atividades econômicas liga-das ao turismo na cidade de Morre-tes, no litoral paranaense, custarão mais caro. Assinada em 13 de agosto de 2012, a Lei de n° 186/2012, de ini-ciativa do poder executivo municipal, cria uma nova e de constitucionali-dade questionável Taxa de Turismo/Comtur, que estabelece uma alíquota de tributação para vários setores da economia local, entre eles, o Grupo Serra Verde Express, ABAV-PR, o Curi-tiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e o Núcleo de Turis-mo Receptivo de Curitiba, cujos pa-cotes atendem prioritariamente esta cidade.

Como consequência dessa nova taxa, empresários e líderes de insti-tuições de classe que trabalham em prol do desenvolvimento do turismo do litoral paranaense se mostram extremamente preocupados. Com a normativa, o modelo financeiro que deve entrar em vigor em janeiro pró-ximo, acarretará em um aumento nos valores cobrados pelos produtos e serviços comercializados ao consu-midor e implicará, também, no risco da redução do número de visitantes. Nos dois casos, os comerciantes te-rão sérios prejuízos.

Morretes possui sua base econô-mica formada pelo turismo e pela agricultura. No entanto, o turismo é o responsável por aquecer a econo-mia. O destino recebe milhares de vi-sitantes de todo o Brasil, inclusive do exterior, sendo que, destes, 170 mil chegam à cidade pelo trem da Serra Verde Express, de acordo com dados levantados em 2011.

Se for levado em conta que todos almoçam na cidade e normalmente consomem pelo menos um refrige-rante e compram algum artesanato, cada turista gasta no mínimo R$ 50, o que só via Serra Verde gerou, em

2011 a circulação de quase R$ 10 mi-lhões na cidade. Com a nova legisla-ção, comerciantes, o setor hoteleiro, pousadas, bares, restaurantes, vans, ônibus e o trem turístico que parte de Curitiba terão suas atividades afeta-das.

Outro ponto negativo, é que um mesmo usuário estará sendo afetado por pagar taxas em até cinco estabe-lecimentos (trem, van, restaurante, hotel, ônibus).

INCONSTITuCIONAlIDADESAnalisada juridicamente por soli-

citação realizada pelos empresários, a nova tributação municipal possui uma série de inconstitucionalidades que impediriam o início de sua vigên-cia no próximo 1º de janeiro. A pri-meira delas é que o artigo 150, inciso iii, da Constituição Federal informa ser proibida a cobrança de um tribu-to nos primeiros 90 dias da vigência da lei por parte de quem o instituiu ou o aumentou. Assim, o prazo para o início das atividades da Taxa de Tu-rismo/Comtur é maior do que a data prevista.

Já conforme o artigo 145, inciso ii, também da Constituição Federal, a tarifa extra só pode ser cobrada pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divi-síveis prestados ao contribuinte. No caso de Morretes, não existe nenhum serviço público sendo prestado pelo município aos turistas que permita a cobrança dessa taxa. Além disso, res-taurantes e varejistas estão abertos a toda a população e não somente aos turistas. Os restaurantes emitem no-tas fiscais, as quais já geram impos-tos, ou seja, receitas.

Outro ponto importante a ser le-vado em consideração é que a nova lei municipal determina que alguns tipos de estabelecimentos tenham um selo de identificação, ou seja,

Hotéis

PACOTES DE CARNAvAl DEvIllE SAlvADORJá estão sendo comercializados os pacotes de hospedagem para o Carnaval no Devil-le Salvador. Do apartamento de categoria luxo até a suíte presidencial, são quatro opções de estadia para quem passar cin-co noites na festa. Além das festividades por toda a capital, quem optar por um dos pacotes, vai ter direito a uma feijoa-da. O almoço especial será servido no dia 9 de fevereiro. Mais informações no sitewww.deville.com.br.

quIOSquE PORTO bAy Em COPACAbANANeste verão o hotel Porto Bay Rio interna-cional irá levar sua infraestrutura para as areias de Copacabana. A partir de janeiro, o empreendimento contará com um quios-que na praia, onde seus hóspedes poderão contar com cadeiras, guarda-sóis, além de poderem apreciar alguns dos melhores qui-tutes e drinques. O espaço não será unica-mente para hóspedes, mas quem estiver no hotel terá benefícios. Mais informações no site www.portobay.com.br.

OThON TEm AumENTO DE 23% NA RECEITANo comparativo entre o 1º semestre de 2012 com o mesmo período de 2011, a receita operacional bruta de Hotéis Othon cresceu 23%. A diária média aumentou 33% da registrada no 1º semestre do ano passa-do. No total, 250 mil quartos/noite foram ocupados. “A nossa expectativa é que, a partir de condições econômicas e políticas favoráveis, os Hotéis Othon poderão vir a apresentar taxas de ocupação ainda maio-res no 2º semestre de 2012”, antecipa Fer-nando Chabert, diretor superintendente.

PROmOçãO AlvEAR buENOS AIRESO Alvear Palace Hotel, em Buenos Aires, está com uma promoção até o dia 20 de dezembro. Durante este período, as diárias para os apartamentos palace custarão US$ 442 (+ taxas); e para os palace premier cus-tarão US$ 493 (+ taxas). A promoção inclui: hospedagem; café da manhã bufê servido no L´Orangerie; flores e frutas no aparta-mento todos os dias; uma peça de roupa passada por pessoa; acesso ao Alvear Spa & Fitness Center; e wi-fi sem custo no aparta-mento. A estadia mínima é de 2 noites.

FERIADO Em FAmílIA NO bOuRbONO Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort lançou o concurso cultural “Feria-do em Família no Bourbon Cataratas”. Os participantes que se hospedarem no resort nos feriados dos dias 02/11 e 15/11 devem solicitar sua ficha de inscrição e responder a pergunta “Por que você e sua família me-recem passar o Réveillon no Bourbon Cata-ratas?”. A melhor resposta dará aos autores uma estada de três dias no resort para a grande festa da virada do ano em Foz. Mais informações no site www.bourbon.com.br.

será facultativo à essas empresas o pagamento – ou não – da tributação. Por outro lado, em algumas ativida-des, o pagamento é obrigatório. Essa diferenciação fere a Constituição no artigo que prega ser “vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente qualquer distinção em razão de ocu-pação profissional ou função por eles exercida, independentemente da de-nominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos”.

POSICIONAmENTOPela urgência e gravidade do as-

sunto expor melhor a situação e mostrar seu posicionamento, repre-sentantes de entidades que prestam serviços ao turismo de Morretes, jun-tamente com o presidente do Grupo Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, o diretor comercial, Adonai Aires de Arruda Filho, e o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser, concede-ram uma coletiva de imprensa no dia 27 de setembro, na sede do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau.

Adonai Arruda revelou toda a sua indignação. “Foi uma medida unila-teral e surpreendente. Só tomamos conhecimento quando a absurda lei foi aprovada. Se essa medida ocorrer mesmo vai gerar sérias consequên-cias ao setor que empreende e tanto faz crescer o turismo em Morretes e no litoral do Paraná”, afirmou. igual-mente surpreso, Celso Tesser acen-tuou a posição da ABAV-PR. “Estamos tão indignados quanto as entidades e empreendedores do turismo. É uma lei inconstitucional pelo que já foi colocado e isso evidentemente não pode prevalecer. Aguardamos o bom senso e a resolução através do diálo-go entre as partes”, enfatizou.

CELSO TESSER (ABAV-PR), ADONAi AiRES ARRUDA (SERRA VERDE), TATiANA TURRA (CONVENTiON BUREAU) E ADONAi ARRUDA FiLHO (SERRA VERDE), DURANTE COLETiVA DE iMPRENSA.

NAT

ASH

A SC

HAF

FER/

MAP

A CO

MU

NiC

AçãO

Page 11: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 11

Page 12: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201212 //informativo agente urgente

//mudança de comando

NEy lEPrEvosT, novamente uma referência para o turismo paranaense

“Existem duas realidades no tu-rismo do Paraná. Uma antes e outra depois do Congresso da ABAV de 1999”. A afirmação é do deputado estadual Ney Leprevost, que voltou a figurar no centro das atenções do setor turístico em meados de setem-bro deste ano. Jovem ainda, ele foi secretário de Turismo e Esporte no governo estadual de Jaime Lerner. Por seu trabalho e relacionamento com o trade, entidades e empreen-dedores, sempre foi considerado um nome de peso. Assim também pen-sa o governador Beto Richa, que fez convite oficial para que o deputado voltasse a comandar novamente a pasta no Governo do Paraná.

“Face a projetos importantes que tramitam na Assembleia Legislativa, expliquei ao governador sobre mi-nha impossibilidade no momento. Mas não me omiti e indiquei, com muita honra e orgulho, o nome de nosso competente e atuante Jack-son Pitombo Cavalcante Filho”, disse Leprevost. Com a responsabilidade de ter indicado o novo secretário, Ney pretende “cooperar ao máximo para que muita coisa positiva acon-teça ao turismo do Paraná”.

Ele entende que um dos maio-res desafios de Pitombo será justa-mente buscar recursos federais “que contemplem projetos eficientes e interessantes para um maior de-senvolvimento do nosso turismo”. E lembra do tradicional e famoso Congresso da ABAV, realizado em Curitiba, em 1999, no qual teve par-ticipação ativa “num momento fun-damental para o setor”. “Ali, Curitiba se inseriu de forma muito positiva no contexto nacional e internacional do turismo. Trouxemos mais de 18 mil agentes e operadores de viagens. Profissionais de mais de 60 países vieram e conheceram e divulgaram as potencialidades turísticas de Curi-tiba e do Paraná. Cooperamos muito com os esforços de todos, especial-mente do Antonio Azevedo, que na época era presidente da ABAV-PR e hoje responde pela entidade nacio-nal. Turismo é isso. Precisa ser feito com muita promoção, divulgação e trabalho sério e constante”, avaliou o atual deputado.

REgIONAIS DO TuRISmONey Leprevost é favorável à cria-

ção de um maior número de escri-tórios regionais voltados ao Turismo no estado. “Temos poucas regionais. Uma em Foz, outra também no oes-te, em Cascavel, e outra em Londri-

na, que eu inaugurei ainda quando era secretário. Muito pouco para pla-nejar, orientar e basear o progresso no setor turístico. Creio que o litoral com seus atrativos, inclusive Guara-queçaba, uma maravilha ecológica, a Ilha do Mel que recebe visitantes o ano inteiro e a Baía de Guaratuba, fazem por merecer uma regional. O mesmo falo da região dos Campos Gerais, onde destaco Vila Velha, o Cânion Guartelá, a Lagoa Dourada e Furnas. O potencial de Maringá é muito grande. Você tem as atrações de Campo Mourão, de Toledo, o Nor-te Pioneiro, que também compor-tam escritórios regionais. Em todas as regiões, o Paraná tem um incrível potencial que merece toda a aten-ção para ações de divulgação e pro-moção. Creio que o Jackson Pitombo e equipe deverão pensar muito bem estes detalhes. Terão todo o meu respaldo e apoio”, revelou.

Leprevost, de forma enfática, destacou ainda que “todos os gover-

DiV

ULG

AçãO

/NEy

LEP

REVO

STEm todas as suas regiões, o Paraná tem

um incrível potencial turístico que merece toda a atenção para ações de divulgação e

promoção.ney lePreVost, dePutAdo estAduAl

nos do Paraná, sem exceção, inves-tiram pouco dinheiro no turismo”. Para haver a divulgação necessária, ele lembra que é preciso investir re-cursos. “Aí que eu recordo do evento de 1999 e exalto os empreendedo-res do turismo da iniciativa privada. A gente vê a atuação dos empresá-rios e sabe que numa parceria com o governo do estado as coisas vão ter êxito. Uma entidade como a ABAV é fundamental para alavancar uma indústria ambientalmente correta, a denominada indústria sem chami-nés que é a indústria do turismo”, disse.

Para o deputado, a busca de re-cursos em Brasília é o melhor canal para assegurar os investimentos: “Sabemos que o Ministério do Turis-mo e a Embratur têm recursos para investir no desenvolvimento do tu-rismo. Temos o PAC da Copa, Curi-tiba terá quatro jogos do mundial como sede e sempre haverá recursos disponíveis para bons projetos. isso,

Deputado volta a figurar fortemente no setor após convite do governador para que assumisse a pasta. Mesmo impossibilitado de exercer o cargo, oportunidade valeu a ele indicação do novo secretário

com certeza, será muito bem realiza-do pelo Jackson Pitombo Cavalcante e equipe. Portanto, o fundamental é apresentar projetos em Brasília, fazer as articulações necessárias e conquistar os recursos que serão in-vestidos no Paraná”, destacou.

mAIS OuSADIACitando os exemplos vitoriosos

de Santa Catarina e da Bahia, Ney Leprevost conclama o governador Beto Richa a investir firme no seg-mento do turismo no Paraná. “Ca-tarinenses e baianos são excelentes exemplos de ousadia. Eles investem pesado na divulgação e na infraes-trutura. isso se completa com a ou-sadia que é própria também da ini-ciativa privada, que sempre investe para oferecer melhores produtos e serviços para os que nos visitam. Sei que existem prioridades para as áreas de educação, saúde e seguran-ça. Mas o caminho mais curto para o êxito é ser ousado ao investir em turismo. isso deve estar na consciên-cia de todos os que estão inseridos na gestão governamental. O turismo gera empregos para a nossa juventu-de e arrecadação tributária muito in-teressante aos municípios. Este mes-mo dinheiro vai contribuir em muito para os investimentos prioritários, com certeza”, acentuou.

Leprevost destacou, ainda, a im-portante participação do empresá-rio Beto Madalosso na presidência da Paraná Turismo. “Ele simboliza aquilo que dá certo. A figura impor-tante e dinâmica dos empreendedo-res do bairro gastronômico de Santa Felicidade, um ícone curitibano re-conhecido por todo o Brasil. Agrega-do à equipe, ele vai auxiliar em mui-to para que a ousadia seja um forte impulso no crescimento do turismo paranaense”, sublinhou.

Todos os governos do Paraná, sem exceção,

investiram pouco dinheiro no turismo.

ney lePreVost

Page 13: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 13

JacksoN PITomBo, o novo secretário de Turismo do ParanáO novo comandante da pasta já iniciou as visitas às diversas entidades que atuam na área para garantir apoio e iniciou a busca por recursos para projetos nos órgãos do setor em Brasília

Jackson Pitombo Cavalcante Fi-lho, o novo secretário de Turismo do Governo do Paraná, é natural de Rio Negro. Administrador e economista, já foi diretor-geral da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e membro do Grupo de Trabalho que idealizou e implantou o Programa de Microcrédito do Estado do Paraná/Banco Social. Ex-diretor do Banco Central, possui excelentes relaciona-mentos em Brasília e pretende com isso levar projetos interessantes ao Ministério do Turismo e Embratur para buscar recursos que viabilizem suas execuções.

Pitombo se sente honrado com o convite do Governador Beto Richa e garante que irá corresponder tam-bém à indicação do deputado esta-dual Ney Leprevost, que referendou ao governador o seu nome neste momento de transformação na cú-pula do turismo paranaense. “A mo-tivação é imensa para um trabalho forte em equipe, com dedicação

total ao desenvolvimento do nos-so turismo. A nossa famosa indús-tria sem chaminé na verdade é um aprendizado constante, nas viagens, nos relacionamentos e nos contatos com as pessoas, com o trade e com as entidades que impulsionam o se-tor. Diria até que o turismo pode ser resumido como uma expressão que ouvi há poucos dias e gostei muito: é uma grande escola sem muros”, confirmou durante sua posse, em agosto.

O novo secretário do Turismo já iniciou as visitas às diversas entida-des que atuam na área. “Pouco a pouco vou visitar a todos. E acentuo que as nossas portas estarão per-manentemente abertas para elas”, garantiu. Sua maior aposta será em projetos fortes e sustentáveis, obje-tivando contemplar todas as regiões do Paraná. “Vamos valorizar mui-to as potencialidades, a cultura, os atrativos, a história, a gastronomia de cada destino”, confirmou.

Ele ainda não antecipou projetos e planos, mas assegurou assumir a pas-ta com a missão de difundir, propagar e ampliar o crescimento do setor. Um dos temas em estudo é a possibilida-de de aumentar as regionais do Turis-mo no estado. “Com a nossa equipe, vamos analisar esse tema com cuida-do e atenção. Existe, sim, um estudo que pode ser direcionado para a cria-ção de mais regionais, que serviriam para oferecer a expansão de nossas metas em pontos estratégicos do nosso turismo”, revelou.

Jackson Pitombo destacou, ainda, a presença de Beto Madalosso como presidente da Paraná Turismo. “Um jovem empreendedor e atuante, que vai cooperar muito com o nosso trabalho. Ele representa o bairro ita-liano de Santa Felicidade e o nosso desejo de apoiar todos o potencial existente em Curitiba e nas cidades de todo o Paraná que efetivamente invistam e tenham vocação para em-preender em turismo”, concluiu.

A Secretaria de Turismo passou a emitir certificados de reconheci-mento das instâncias de governan-ça regional (iGR), que reúnem re-presentantes do governo estadual, de organizações sociais e entidades empresariais ligadas ao setor. Esses conselhos são responsáveis pela interlocução entre estado e muni-cípios na condução da política esta-dual de turismo.

O Paraná está dividido em dez regiões turísticas e tem nove instân-cias reconhecidas. O decreto do go-vernador Beto Richa que estabelece os critérios para emissão do Cer-tificado de Reconhecimento aten-de a um pedido das IGRs e é fruto de conversas entre a Secretaria de Turismo, Sebrae-PR, entidades do Conselho de Turismo do Paraná e, sobretudo, dos representantes re-gionais do turismo. “A promoção de processos participativos e descen-tralizadores é essencial para forta-lecer a cooperação entre os envol-vidos direta e indiretamente com o turismo, além de valorizar e eviden-ciar as características, potencialida-des e arranjos institucionais de cada território”, explica o novo secretário estadual de Turismo.

A integração de municípios em uma região turística é considera-da como a melhor forma de incluir aqueles que não estão contem-plados por políticas públicas. Para requerer o certificado, cada iGR tem que comprovar a realização das reuniões periódicas previstas em estatuto. Também é necessário comprovar a existência formal de pelo menos um ano e contar com um gestor ou executivo, preferen-cialmente um profissional graduado em Turismo.

Os certificados têm validade de dois anos e podem ser renovados mediante solicitação. Caren Santos, gerente do Projeto Turismo Regio-naliza Paraná, afirmou que o de-creto demonstra a importância das IGRs na gestão e planejamento do turismo. Para ela, com o reconheci-mento, as instâncias podem desem-penhar melhor seu papel de coor-denadoras do desenvolvimento do turismo em cada região, com a in-tegração entre estado e municípios nos assuntos ligados diretamente ou indiretamente ao setor.

noVos certificAdos irÃo estiMulAr desenVolViMento dAs reGiÕes turÍsticAs

JACKSON PiTOMBO (à DiR.) TOMOU POSSE NA SECRETARiA DE TURiSMO EM AGOSTO, DEPOiS DE iNDiCAçãO DE NEy LEPREVOST.

ALCi

ON

E BA

CiL

Page 14: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201214 //informativo agente urgente

//recuperação

Mobilização pelo Centro HistóriCo de Curitiba

A Rede Empresarial do Centro His-tórico de Curitiba foi lançada oficial-mente no dia 2 de outubro. O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná identificaram o potencial da região e mobilizaram os empresários para criar um grupo, que, atualmente, conta com representantes de 26 esta-belecimentos. Eles se reúnem sema-nalmente com o objetivo de desenvol-ver ações que valorizem a identidade histórico-cultural e fomentem o de-senvolvimento econômico da região central da capital.

O Sebrae/PR começou, desde 2008, com a revitalização do entorno do Paço da Liberdade, a mobilizar os empresários do Centro Histórico. Foi realizado um planejamento estraté-gico de cada empreendimento, iden-tificadas experiências e necessidades e estudado como os empresários po-deriam potencializar seus negócios tornando a região ainda mais atrati-va. “Em uma série de problemas que identificamos no dia a dia, aplicamos soluções que podem criar um fator--chave de sucesso para a região”, ana-lisa Walderes Bello, consultora do Se-brae/PR.

Bello também lembra a prepara-ção desses empresários para a Copa de 2014, que terá Curitiba como uma das cidades-sede. “Analisaremos cada uma das empresas que compõem o

grupo, para torná-las competitivas e atrativas para o Mundial. São esforços para ajudar que a região seja cada vez mais valorizada”, confirmou.

“Em qualquer cidade do mundo, o centro histórico é local de referência e visitação, é onde a cidade nasceu, onde a história começou e ele deve ser mantido vivo e em plena ativida-de”, aponta Lucia Casillo, proprietária do Solar do Rosário e participante da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba. Para ela, um dos benefí-cios de fazer parte de uma rede é a força da coletividade. “Todas as ve-zes que precisamos de alguma coisa do poder público, por estarmos em um grupo, sempre fomos totalmente atendidos. quando você chega como um indivíduo ou uma empresa sozi-nha, você não tem força. Em grupo, conseguimos ao menos conversar com alguém devido a sua representa-tividade”, avalia.

Durante o lançamento da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, foi divulgado um calendário de atrações para os próximos 12 me-ses. “Nós queremos atrair os turistas e a população curitibana para o Centro Histórico e fazer com que os nossos eventos façam parte da agenda cul-tural da cidade”, diz Filipe Castro, pro-dutor de eventos da Egbé Produções e Eventos, empresa que também faz

parte do grupo.No dia 13 de outubro, aconteceu a

primeira atividade da rede com o Cen-tro Histórico Divertido, em comemo-ração ao mês das crianças. As crianças e familiares tiveram diversas surpresas desde o começo da Rua São Francisco, passando pelo bebedouro do Largo da Ordem, pelo Relógio das Flores até as Ruínas de São Francisco. Cada esta-belecimento foi marcado com balões que identificaram as empresas parti-cipantes do evento. “As crianças trou-xeram os pais e juntos descobriram as boas coisas do Centro Histórico. Nós queremos realizar eventos para todas as idades”, comenta Lucia Casillo.

Os outros eventos programados são o Natal em dezembro, que será mais uma opção para a Capital tão tradicional nessa festividade, e, em julho de 2013, um Festival de inver-no no Centro Histórico, com música e gastronomia. “A vontade desse grupo em se organizar, em melhorar e em promover o Centro Histórico, identifica esse terreno fértil onde podemos ajudá-los a consolidar cada vez mais esse trabalho”, conclui Walderes Bello.

Cada empreendimento partici-pante da Rede Empresarial do Cen-tro Histórico de Curitiba terá uma placa de identificação com a logo-marca criada exclusivamente para essas empresas.

DiV

ULG

AçãO

/PRE

FEiT

URA

DE

CURi

TiBA

AviõEs

WEbJET mAIS PONTuAl há 18 mESESHá um ano e meio, a Webjet começou a se destacar quando o assunto é pontualidade. A companhia, conhecida por oferecer as tari-fas mais em conta do mercado, apresentou, em agosto, um índice de 97,05% de voos saindo dentro do horário previsto, segundo dados coletados diariamente na página da infraero. A série de bons resultados come-çou em fevereiro de 2011, quando 92,6% dos voos decolaram na hora certa. De lá para cá, a empresa manteve uma média superior a nove em cada dez voos saindo na hora certa.

gOl COmPRA 60 AvIõES 737 mAXO presidente da Gol, Paulo Kakinoff, e o pre-sidente do Conselho da companhia, Constan-tino de Oliveira Jr., anunciaram, no início de outubro, a compra 60 boeings 737 Max. Os aviões serão entregues até 2018. Uma das principais características dessas aeronaves é a redução no consumo de combustível. De acordo com Kakinoff, a Boeing garantiu que o modelo economizará 13% na comparação com o consumo dos atuais NG operados pela aérea.

ASSISTêNCIA mÉDICA NA TAm A Tam assinou contrato com a Medaire, em-presa americana de aconselhamento médi-co remoto, para atuação em seus voos ao exterior. quando necessário atendimento na aeronave, o comissário acionará o pilo-to, que entrará em contato com a Medaire. Com base nos sintomas descritos, o médico da empresa indicará os procedimentos que deverão ser tomados. Atualmente, a Tam é a única empresa na América Latina a contar com esse tipo de suporte.

AZul E TRIP INTEgRAm SERvIçOSA Azul e a Trip definiram o serviço de bordo que será adotado pela companhia resultante da fusão entre as duas aéreas, assim que for aprovada pelas autoridades. A novidade, que deve entrar em vigor nos voos da companhia no início de 2013, traz 12 opções de snacks que reúnem quatro itens novos e oito dos já adotados atualmente pelas duas empresas. Desde o início de outubro, o programa de fidelidade da Azul, o Tudo Azul, também se estende a todos os clientes da Trip.

AvIANCA TACA uNIFICA OPERAçõESAs operações da Avianca Taca no Brasil foram unificadas com a criação de uma nova dire-toria comercial internacional, comandada por Ian Gillespie, que atuará sob a supervi-são direta do vice-presidente comercial e de Marketing da Avianca Brasil, Tarcísio Gargio-ni. As equipes supervisionadas por Gillespie atuarão nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e região e Brasília. Com a unificação, um dos benefícios para os pas-sageiros apontados pela empresa é o atendi-mento no check-in no Aeroporto de Guaru-lhos em um único balcão.

A REViTALiZAçãO DO ENTORNO DO PAçO MUNiCiPAL MARCOU O iNíCiO DA MOBiLiZAçãO DOS EMPRESáRiOS PELO CENTRO HiSTóRiCO DA CAPiTAL.

Page 15: Agente Urgente #95
Page 16: Agente Urgente #95
Page 17: Agente Urgente #95
Page 18: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201218 //informativo agente urgente

sBclass e as novas estrelas dos hotéis

O Ministério do Turismo lançou oficialmente, no início de outubro, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass. A ini-ciativa é uma parceria com o inmetro e autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, ho-tel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados re-quisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, ser-viços oferecidos aos hóspedes e práti-cas de sustentabilidade.

Um empreendimento é conside-rado hotel quando possui serviço de recepção e alojamento temporário, ofertado em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, me-diante cobrança de diária. De acordo com a última Pesquisa de Serviços de Hospedagem feita pelo iBGE, são cerca de 3.435 hotéis nas regiões metropolitanas das capitais do país. A expectativa é que este seja o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas durante a Copa do Mundo da FiFA 2014.

De acordo com o SBClass, um ho-tel poderá obter uma estrela quando disponibilizar serviço de recepção aberto durante 12h e disponível 24h por telefone, além de serviços de café da manhã, guarda de valores e moni-toramento das expectativas e impres-sões do hóspede. Deverá apresentar

também medidas permanentes para redução de consumo de energia elé-trica e água.

Para conseguir a segunda estrela, os hotéis devem adicionar sala de es-tar com televisão, área útil dentro do quarto e disponibilidade para paga-mento com cartão de crédito ou dé-bito. A terceira estrela exige o serviço de recepção aberto por 18h; esta-cionamento; restaurante; serviço de lavanderia; climatização e televisão com canal por assinatura em todos os quartos; acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos.

Em estabelecimentos com quatro estrelas, é necessário que o serviço de recepção esteja aberto por 24h. Facilidades como manobristas, bar e serviço à la carte no restaurante tam-bém são necessárias. O hotel precisa oferecer ainda um mínimo de três serviços “especiais”, como salão de beleza, venda de jornais/revistas, far-mácia e baby sitter. Nos quartos, mi-nirefrigeradores e mesa de trabalho também são exigências.

A quinta estrela será a marca de um hotel que atender aos requisitos acima – e oferecer também salão de eventos e serviço de guest relation/concierge (ponto de informação ao cliente). Além disso, deverá dispor de seis serviços “especiais”, restaurante com comidas vegetarianas e dietas especiais e roupões e chinelos em to-dos os quartos.

//mudanças

PRImEIROS ClASSIFICADOSNo final de setembro, os 19 pri-

meiros hotéis certificados pelo SB-Class receberam suas placas de identificação em evento realizado no Brasilia Palace, primeiro hotel da ca-pital federal. Participaram do encon-tro o ministro do Turismo, Gastão Vieira, representantes do nstituto Nacional de Metrologia, qualidade e Tecnologia (inmetro), dos hotéis classificados e das entidades do se-tor hoteleiro, além de outros convi-dados.

Os empreendimentos estão loca-lizados nos seguintes estados: Minas Gerais (4), São Paulo (3); Distrito Fe-deral (2), Bahia (2), Paraná (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (1), Pernambu-co (1), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1). No total, 97 hotéis estão inclusos nos sistema, em diversas fases do processo de classificação. O Grand Hyatt São Paulo foi o primeiro do país a receber a chancela de 5 estrelas na categoria hotel. No início de outubro, o Maksoud Plaza Hotel e o Sheraton São Paulo WTC Hotel também rece-beram 5 estrelas na categoria hotel.

“Estamos otimistas com a reper-cussão na cadeia produtiva do novo Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem. Cada vez mais temos sido procurados por empresários interessados em participarem do processo que, com certeza, representará um ganho de competitividade para eles”, afirmou o ministro Gastão Vieira.

A classificação dos meios de hos-pedagem é voluntária, mas os es-tabelecimentos que optarem por não aderir ficam impossibilitados de usarem as estrelas como símbolo de qualidade. Com a reformulação do sistema de classificação, a marca es-trela passa a ser exclusiva do governo federal. Ela somente poderá ser uti-lizada pelos meios de hospedagem avaliados de acordo com os critérios do SBClass. Entre os principais objeti-vos do sistema estão os de aumentar a competitividade da hotelaria brasi-leira e servir como fonte de informa-ção para o consumidor. “Com a pro-ximidade dos grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, precisamos qualificar nossos equipa-mentos e serviços. Neste contexto, a classificação é um instrumento im-portante para colocar nossa hotelaria em pé de igualdade com a dos países ícones do turismo mundial”, revelou o ministro do Turismo.

O SBClass foi concebido a partir do estudo de modelos internacio-nais como os adotados na França, Espanha, Portugal, Alemanha e ou-tros líderes do turismo mundial. São países que adotaram a classificação como estratégia para promover e assegurar sua competitividade no mercado.

Novo sistema de classificação servirá para sete tipos diferentes de empreendimentos de hospedagem

DiV

ULG

AçãO

/ED

ELM

AN S

iGN

iFiC

A

REPRESENTANTES DO GRAND HyATT SãO PAULO RECEBEM DO MiNiSTRO GASTãO ViEiRA A PRiMEiRA PLACA DE HOTEL 5 ESTRELAS DO SBCLASS.

Rotasinternacionais

lAN FAZ 1º vOO COmERCIAl DO 787O LA 455 foi o primeiro voo comercial opera-do pelo recém chegado Boeing 787 da LAN Airlines. A aeronave decolou de Santiago no dia 1º de outubro, rumo a Buenos Aires, re-tornando à capital chilena. Essa rota passa a ser operada com 22 frequências semanais e, gradualmente, outros destinos passarão a receber o 787. Durante o primeiro ano de operação, estão programados voos para Los Angeles, Lima, Madrid e Frankfurt.

AIR FRANCE Klm: SuSTENTávElPela 8ª vez consecutiva, a Air France KLM foi eleita a companhia aérea mais sustentável do mundo pelo The Dow Jones Sustainabili-ty index (DJSi), principal índice de sustenta-bilidade empresarial do mundo. Há anos, a empresa se responsabiliza pela preservação ambiental por meio de uma política social responsável. Em 2011, a companhia operou o primeiro voo comercial usando biocom-bustível. A Air France KLM também conti-nua contribuindo para inúmeros programas humanitários.

TAP DISTRIbuI bOA lEmbRANçAA TAP foi premiada pela ARBL (Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança), por presentear, em 2011, seus passageiros da TAP Executive com 3.754 “Pratos da Boa Lembrança”. Atualmente, a companhia é a única empresa aérea a participar do grupo exclusivo dos Restaurantes da Boa Lembran-ça, associação que no Brasil já conta com cem participantes, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. O prato Boa Lembrança é mantido no cardápio durante um ano, um mês em cada rota escolhida, de forma rotativa, passando duas vezes por cada destino da aérea.

AvIANCA TACA muDA NumERAçãOA partir de 1º de novembro, os voos da Avianca Taca operados no Brasil vão sofrer alterações na numeração. De acordo com a companhia, as mudanças não afetarão horários e conexões. Além disso, não será necessária a remissão e/ou revalidação de bilhetes, pois os mesmos serão efetuados pelos controles de voos da Avianca Taca. No entanto, as áreas pedem apenas a atu-alização das reservas alterando o status de TK para HK e cancelando os segmentos HX. Para mais informações: 0800-891-8668 (Avianca) ou 0800-761-8222 (Taca).

DElTA INAuguRA lOJA Em bRASílIAA Delta Air Lines inaugurou, no final de se-tembro, sua primeira loja no Brasília. A uni-dade é fruto de parceria com a Gol e será gerida operacionalmente pela Ancoradou-ro, GSA da aérea americana há 13 anos no Brasil e há cinco na capital federal. “Esta-mos muito felizes de poder mostrar ao pú-blico uma ação concreta da parceria entre as duas companhias”, afirmou Christophe Didier, diretor da Delta no Brasil. De acordo com o gerente geral de Estratégias Comer-ciais da Gol, Marcus Silveira, a loja vai aten-der a todo tipo de público.

Page 19: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 19

Page 20: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201220 //informativo agente urgente

//atração

A Galeria de Luz e as principais atrações do Natal de Curitiba foram apresentadas no dia 19 de setem-bro, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A Galeria voltará a ilumi-nar a rua XV de Novembro a partir de 4 de dezembro, com um desenho ainda mais impactante que em 2011, quando foi vista por cerca de 700 mil pessoas.

Criada pela companhia italiana de entretenimento Studio Festi, do italiano Valerio Festi, a Galeria tem mais de 50 mil lâmpadas coloridas, uma estrutura composta por uma sequência de portais luminosos, construídos em perspectiva, seguin-do um esquema arquitetônico dese-nhado originalmente por Leonardo da Vinci. Em 2012, o portal de en-trada da instalação será mais largo, mais alto e projetado ao céu, com

Espetáculo do italiano Valerio Festi será destaque no Natal 2012 em CuritibasoBrE aNJos E luz

localização no calçadão da XV de No-vembro com Marechal Floriano Pei-xoto. A Galeria da Luz se estenderá até a Barão do Rio Branco.

No dia 4 de dezembro, será acesa em uma grande festa popular com a apresentação do espetáculo Sobre Anjos e Luz, no calçadão da pracinha do chafariz (em frente à loja C&A). Haverá um palco elevado no centro da praça e tudo acontecerá ao redor e sobre o público: os bailarinos se-rão içados e voarão sobre a plateia com ajuda de guindaste e cabos de aço.

Seres de luz que ocupam o espa-ço infinito entre o homem e o céu, os anjos realizarão espetaculares ações de dança aérea acrobática. “Minha proposta é oferecer à cidade o nascimento da luz acompanhado por anjos, criaturas de graça e bele-

DiV

ULG

AçãO

/PRE

FEiT

URA

DE

CURi

TiBA

-STU

DiO

FES

Ti

PROJEçõES REVELAM COMO ACONTECERá O ESPETáCULO SOBRE ANJOS E LUZ, DA COMPANHiA STUDiO FESTi.

za, que abrem o caminho para a ga-leria de Luz”, diz Valerio Festi. A ideia é que, ao longo do passeio, o visitan-te conheça desenhos que mudem de acordo com o seu ponto de vista. Ao entrar na galeria, o espectador tem uma visão geral que remete a um palácio real. Através do corredor de luz, novas imagens se revelam e transformam-se a cada passo.

Sobre Anjos e Luz terá duração de 45 minutos e será apresentado, ainda, nos dias 5, 6, 18, 19 e 20 de dezembro. A expectativa é que, a cada noite, 20 mil pessoas vejam a apresentação. Nos dias em que não houver espetáculo, a Galeria de Luz também será acesa e terá uma sono-rização especial. Ela ficará montada na XV de Novembro até o dia 6 de janeiro de 2013. A Galeria da Luz é patrocinada pela Companhia Para-

naense de Energia (Copel), em par-ceria com o instituto Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de Curitiba.

OuTRAS ATRAçõESAlém da Galeria, os moradores de

Curitiba e os turistas poderão acom-panhar os espetáculos de som e lu-zes do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, e o Natal Encan-tando, na praça Santos Andrade.

O circuito natalino no Centro terá ainda as feiras especiais, que ocupa-rão as praças Osório e Santos Andra-de. Nos dois locais, o público poderá comprar produtos da época e sa-borear gastronomia típica de vários países. Fora do Centro, a novidade é o concurso de decoração de vitrines promovido pela Associação Comer-cial do Paraná em diversos bairros.

20 //informativo agente urgente setembro/outubro 2012

Page 21: Agente Urgente #95

Perfil: Valerio FestiA linguagem estética do dire-

tor criativo Valerio Festi, que há 30 anos cria eventos culturais monumentais mundo afora, é re-ferência no mercado internacio-nal de arte e entretenimento. En-tre outros feitos, o artista italiano assina, há dez anos, a iluminação natalina das Galerias Lafayette em Paris e realizou: a abertura dos Jo-gos Olímpicos de Inverno em Tu-rim; do Campeonato Mundial de Natação em Roma; a chegada da tocha Olímpica em Macau; a en-trada do solstício de verão em São Petersburgo; e a realização de um desfile de moda da grife Fendi, na Muralha da China, em Pequim. No Brasil, a arte deste criador já ganhou projeção no Rio de Janei-ro, São Luís (MA), São Paulo e em Curitiba.

Durante os anos 1970, quan-do os artistas de teatro buscavam formas inovadoras de expressão para escapar do provincianismo dominante na Europa, Festi ele-

geu a praça como seu palco. Nascido em Bolonha, ele estudou Ciência do Entretenimento na Universidade de Bolonha, fez experiências com novas formas de comunicação teatral, con-cebidas para envolver e emocionar o público.

Remontando à poética e tradição renascentista e barroca, o artista conjuga em seus trabalhos fantasia visionária e pesquisa teórica. Por meio do impacto de sua obra, os es-petáculos adquirem um tom impera-tivo do ponto de vista estético. Seus eventos épicos para grandes massas, quase sempre a céu aberto, já foram encenados em mais de 200 cidades, entre as quais Paris, Moscou, Madri, Tóquio, Hong Kong, Praga, Reykjavík, Houston, Milão, Bogotá, Pequim, Lisboa, Bilbao, Sidney, Toronto e Turim. Espetáculos, arquiteturas de luz, concertos de fogos de artifício sincronizados com música, criação de fantásticas máquinas cênicas são algumas das marcas registradas de Valerio Festi.

O Studio Festi é uma grife no mercado internacional de arte e entretenimento. Cria eventos cul-turais únicos, com linguagem es-tética e poética, que se tornaram uma referência no mundo. Proje-tados por Valerio Festi e realizados pela dramaturga Monica Maimone, os eventos são fruto de uma experi-ência artística muito especial.

Munido de sólida formação históri-ca e artística, o Studio Festi interpreta, vivencia e homenageia as diferentes culturas de cada país. Seus espetácu-los comunicam, por meio de experiên-cias visuais e emotivas, imagens visio-nárias do futuro e antigas memórias da História.

No Brasil, o Maestro Festi foi sedu-zido pela fantástica e complexa diver-

sidade cultural, a alegria e o desejo de celebrar do povo. Deslumbrar o pú-blico brasileiro se tornou um desafio, uma nova paixão. Em 2010, Festi abriu uma oficina criativa em São Paulo e instalou o Studio Festi de forma per-manente no país com a missão de dar formação e especialização no mundo dos grandes eventos mundiais a artis-tas e técnicos brasileiros.

DiV

ULG

AçãO

/STU

DiO

FES

Ti

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 21

iNSTALADA NA RUA XV DE NOVEMBRO, A GALERiA DE LUZ, CRiAçãO DE VALERiO FESTi, FOi O PONTO ALTO DAS ATRAçõES DE NATAL NA CiDADE EM 2011.

Page 22: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201222 //informativo agente urgente

maIor EvENTo Do TurIsmo Da amérIca laTINa Traz INovaçõEsOferecer um espaço prioritaria-

mente voltado para a comercialização de produtos e serviços, prospecção e conclusão de novos negócios. Basea-da nesse conceito, a Associação Bra-sileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional dá o pontapé inicial para aquele que é o maior e mais impor-tante evento do setor. ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que come-mora a sua 40ª edição em 2012, será realizada entre os dias 24 e 26 de ou-tubro, sempre entre as 11 e 18 horas, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

O evento – que acontece pela últi-ma vez no Rio, tendo sido confirma-do até 2015 em São Paulo – reunirá, além de agentes de viagens e opera-dores turísticos com poder de decisão, compradores de corporações (hosted buyers) provenientes do Brasil e do exterior.

O mote da 40ª edição do Congres-so Brasileiro de Agências de Viagens 2012, realizado juntamente com a Feira das Américas, será focado em três vetores, distintos e complemen-tares, que marcam o dia a dia do se-tor: transformação, inovação e supe-ração. “inspirado nessas três vetores, o Congresso ABAV 2012 foca desafios cotidianos enfrentados no setor, onde as agências de viagens protagonizam uma história vitoriosa frente a um cenário que está em constante trans-formação, superando as adversidades com inovações – o que, na prática, for-talece, renova e amplia a nossa impor-tância setorial”, afirma Antonio Azeve-do, presidente da ABAV Nacional.

Diversos assuntos já foram selecio-nados para compor a grade de pro-gramação do Congresso ABAV 2012, tais como: megaeventos esportivos, marketing e comunicação em mídias sociais, gestão, eventos, tecnologia, companhias aéreas, viagens corpo-rativas, vendas, receptivo, hotelaria, finanças, direitos do consumidor, de-senvolvimento de produtos, entre ou-tros. “Tendo em vista que o turismo impacta vários outros setores, a vas-ta programação do Congresso ABAV reunirá também aspectos de merca-do que interagem com a cadeia pro-dutiva. Com isso, vamos incentivar os agentes de viagens a utilizar novas es-tratégicas para que eles se consolidem cada vez mais como o melhor canal de distribuição para o consumidor final”, conclui Azevedo.

A FEIRACom área total de 40 mil m² e a

ampliação dos espaços dedicados à feira, o evento contempla a participa-ção dos diferentes elos da cadeia do setor, entre eles agências de viagens, operadoras de turismo, consolidado-

Edição 2012, que acontece de 24 a 26 de outubro, será a última a ser realizada no Riocentro. A partir de 2013, evento acontece em São Paulo

ras, companhias aéreas, empresas de cartão de assistência, locadoras de veículos, transportadores rodoviários, hotelaria, resorts, parques temáticos, centros de eventos, cruzeiros maríti-mos, convention & visitors bureaux, associações, entidades de classe e segmentos especializados, consulto-rias e equipamentos turísticos em ge-ral.

“Todas as metas estabelecidas es-tão sendo superadas”, resume Anto-nio Azevedo, referindo-se ao desem-penho comercial alcançado pela 40ª edição da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que, em grande parte, é atribuído ao conjunto das inovações e à credibilidade do evento.

Outra mudança importante é o leiaute repaginado. A planta do even-to conta com três pavilhões interliga-dos. O Pavilhão 2 receberá a Vila do Saber, Congresso ABAV, Rodadas de Negócios, Sala para Coletiva de im-prensa e Secretaria. O Pavilhão 3 será palco para o lançamento do Espaço Corporativo, com apoio da Associa-ção Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e presença de expositores do Brasil, América Lati-na e Caribe. O Pavilhão 4 reunirá mais empresas expositoras, entidades e re-presentantes da Europa, dos Estados Unidos, áfrica e ásia, além de fornece-dores de soluções desenvolvidas com foco no setor, das áreas de financia-mento e tecnologia.

De acordo com a diretoria da ABAV, todas as mudanças e inovações estão

focadas no desenvolvimento de novos negócios para quem frequenta a feira e, por isso, a entidade convidará com-pradores corporativos (hosted byers) e cada um deles realizará reuniões previamente agendadas durante o evento. As novidades e mudanças da edição incluem o Espaço Corporativo, Rodada de Negócios, Caravanas de Agências de Viagens, Espaço Empre-endedor, Aldeia dos Sabores e Vila do Saber.

PARCERIA ITbA ABAV – A Feira de Turismo das

Américas fechou acordo de coopera-ção com a maior feira de turismo do mundo, a iTB Berlim, durante a 46ª edição da feira alemã, que contou com a participação de expositores de 187 países. O intercâmbio com a ABAV contribui fortemente com a exposição global do evento realizado pela Asso-ciação Brasileira de Agências de Via-gens.

Durante a ABAV 2012, a iTB Berlim, em parceria com a Associação Brasi-leira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS) e a Embra-tur, configurará um programa especial sobre turismo gay, com palestrantes nacionais e estrangeiros. “O objeti-vo é informar e sensibilizar o público sobre o segmento de viagens LGBT, bem como discutir melhores práticas da indústria do turismo”, explica Rika Jean-Francois, gerente de projetos e coordenadora do segmento de gays e lésbicas da iTB Berlim. Segundo pes-

quisas divulgadas, este público gasta em média 30% a mais do que o hete-rossexual e é fiel às suas marcas, além de possuir um alto nível de exigências quando o quesito é qualidade dos ser-viços desejados.

TECNOlOgIA DA INFORmAçãO A tecnologia da informação, espe-

cialmente os aplicativos e os sistemas web, compõe a diversidade de produ-tos e serviços colocados à disposição dos visitantes da 40ª edição da ABAV – A Feira de Turismo das Américas. Além da presença destacada dos GDSs (Sabre e Travelport), que prometem lançar novidades tecnológicas surpre-endentes, outras empresas de TI divul-garão importantes inovações.Também é importante destacar que as soluções de TI que serão apresentadas no even-to proporcionam acesso às agências de viagens das várias regiões do país, independente do porte ou dos seg-mentos de mercado em que atuam.

ENCONTRO DE blOguEIROSInédito na história do evento, o

Encontro dos Blogueiros de Viagem & Turismo na Feira de Turismo das Américas acontece nos três dias de feira. A iniciativa inovadora, que afir-ma o espírito de renovação da ABAV, será realizada na Vila do Saber.

No primeiro dia (24), o painel “O Blogueiro de Viagem & Turismo e seu poder de influência na escolha de destinos e viagens” terá como palestrantes Tatiana Lobão, coor-denadora técnica responsável pela mídia eletrônica do Ministério do Turismo; João Paulo Gomes, diretor de Marketing e Vendas de destino da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife (PE); e Alison McGowan, especialista em divulgação do Brasil no exterior.

No segundo dia, o tema será “Es-tratégias bem-sucedidas nas mídias sociais: enriqueça e divulgue o con-teúdo do seu blog”, comandado pela consultora de mídias sociais Francel-le Jacobsen, formada em Adminis-tração de Empresas pela Universida-de Cândido Mendes (UCAM) e com MBA em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV).

No terceiro e último dia, o painel “Novos negócios: tenha o blogueiro de Viagem & Turismo como parcei-ro” terá os debatedores Mauricio Oliveira, CEO do Trilhas e Aventuras e criador do projeto BlogTur; Marce-lo Valente, sócio da Loumar Turismo; e Naira Amorelli, vice-presidente de Turismo e diretora de Marketing da Câmara Brasil-Argentina de Comér-cio, indústria e Turismo do Rio de Janeiro.

A FEiRA DAS AMÉRiCAS 2012 UTiLiZARá TRêS PAViLHõES DO RiOCENTRO, OS qUAiS ESTARãO iNTERLiGADOS.

FOTO

S: D

iVU

LGAç

ãO/A

BAV

NAC

iON

AL

2012

Page 23: Agente Urgente #95

maIor EvENTo Do TurIsmo Da amérIca laTINa Traz INovaçõEs

COM áREA TOTAL DE 40 MiL M² E A AMPLiAçãO DOS ESPAçOS DEDiCADOS à FEiRA, O EVENTO CONTEMPLA A PARTiCiPAçãO DOS DiFERENTES ELOS DA CADEiA DO SETOR.

Confira alguns destaques entre os painéis, debates e palestras da Feira das Américas 2012:

Dia 24Painel: O blogueiro de Viagem & Turismo e seu poder de influência na escolha de destinos e viagens, com Tatiana Lobão (MTur), João Paulo Gomes (Setur

do Recife-PE) e Alison McGowan (Hidden Pousadas Brazil).Competitividade – Fatores Determinantes no Turismo, com Luiz Carlos Barboza (LCB Consultoria).Mídias Sociais – Como fazer a mídia social da sua empresa “bombar”, com Mauro Segura (IBM), Thiago Machado (Google) e Luiz Vabo (Reserve).

Dia 25CNC - Panorama do Turismo Social no Mundo, com Sérgio Rodriguez Abitia (México).Receptivo na Copa 2014 – oportunidades históricas para aumentar sua lucratividade e criatividade, com Rachel Havas (Havas Creative Tours), Julio Verna

(Iccabav) e Mena Mota (GROU Salvador).Como empreender e acertar no segmento de viagens e eventos corporativos, com Ricardo Ferreira (Alatur) e Rubens Schwartzmann (Costa Brava Turismo/

Abracorp), com moderação de Gilmar Pinto Caldeira (Top Service e Grupo Águia).

Dia 26Tendências e novidades em tecnologia - entenda os desafios e as oportunidades para as OTAs, hotéis, operadores e agentes de viagens, com Luiz Vieira

(site Viajar Barato).Roteiros de viagens incríveis - inspire-se e aprenda com criadores bem especiais, com Guilherme Padilha (Auroraeco).Tudo o que o profissional de Turismo precisa saber antes de vender serviços e produtos, com Mario Gasparini (Ifaseg – Administração em Seguros).Turismo Rural – Um Jeito Diferente e Charmoso de conhecer o Brasil, com Andreia Roque (Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural).

veja a programação completa e horários do evento no site www.feiradasamericas.com.br.

ç

O Congresso ABAv 2012 foca desafios cotidianos enfrentados no setor, onde as agências de viagens protagonizam uma história

vitoriosa frente a um cenário que está em constante transformação.Antonio AzeVedo, Presidente dA ABAV

foi o crescimento das vendas dos espaços de exposição em relação

ao ano passado

15%

é a média de crecimento do tamanho dos stands

30%

é a área total que a Feira e o congresso ocuparão em 2012

40 mil m2

a fEIra Em NÚmEros

Programacão

Page 24: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201224 //informativo agente urgente

//entrevista

Agente Urgente – Fale sobre as ex-pectativas de sua primeira Feira das Américas no comando da ABAV Na-cional. Para o sr., quais serão os prin-cipais destaques do evento este ano?

Antonio Azevedo – As melhores possíveis. Sob a nossa gestão, a ABAV – Feira de Turismo das Américas segue novos rumos, apresentando uma série de inovações que foram pautadas a partir de uma ampla pesquisa de mer-cado que realizamos no ano passado com expositores e visitantes. Assim, buscando atender as necessidades e superar expectativas, prevemos reu-nir mais de 20 mil profissionais do Brasil e do Exterior no Riocentro pro-porcionar a todos eles, cada vez mais, oportunidade de negócios, network e visibilidade promocional. inaugurar o Espaço Corporativo, o Espaço Em-preendedor e organizar as Rodas Na-cionais e Internacionais de Negócios como iniciativas integradas à dinâmi-ca do evento, garantindo a expressi-va presença de hosted buyers (com-pradores corporativos) do Brasil e do Exterior são inovações que veem ao encontro desses objetivos. Do mesmo modo, integramos ao leiaute da Feira a Vila do Saber, composta por um au-ditório central e mais dez salas para as atividades de capacitação, treina-mento e qualificação profissional dos agentes de viagens, ofertando uma rica e diversificada programação te-mática. Começamos bem, ampliando em 15% a área total ocupada pelo evento (45 mil m²) ABAV 2012, em re-lação à edição anterior. Serão mais mil e duzentos expositores reunidos em cerca de 450 estandes. Com essas e outras novidades, nossa expectativa é de comemorar a 40ª edição do maior e mais importante evento do setor nas Américas em grande estilo. Com a rea-lização da ABAV 2012 completaremos a 10ª edição consecutiva do evento no Rio de Janeiro como a melhor edição de todos os tempos. Nossa meta é re-alizar um evento memorável.

Fale sobre o Congresso Brasileiro e os três vetores temáticos: transfor-mação, inovação e superação.

O 40º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens foca nos desa-fios cotidianos enfrentados pelos pro-fissionais do nosso setor e, com isso, chegamos nos três vetores distintos e complementares: “transformação, inovação, e superação”. Nos três dias do Congresso, 20 palestras serão mi-nistradas, totalizando 31 palestrantes que são referências do mercado tu-rístico nacional e internacional, com temas diversificados que abordam

A Feira das Américas 2012 será a primeira sob o comando de Antonio Azevedo, que assumiu a presidência da ABAV Nacional no final do ano passado. Em entrevista exclusiva à Agente urgente, ele comenta suas expectativas sobre a realização do evento, além de destacar as principais novidades implantadas por sua gestão na maior feira do setor

distribuição, gestão, eventos, recepti-vos, corporativo, marketing e outros. Estamos com uma rica programação de seminários e uma diversificada oferta de seções de treinamento e ca-pacitação voltadas ao aprimoramento profissional dos agentes de viagens.

Como será a participação interna-

cional no evento?Depois das diversas mudanças e

novidades que implantamos para este ano, vários países demonstraram inte-resse em participar do maior evento do setor da América Latina. Já temos confirmados, até o momento, 52 paí-ses como expositores, o que represen-ta um recorde, uma vez que no ano passado tivemos 45. Muitos deles, inclusive, estão vindo pela primeira vez ao evento. Um ponto importante que vale ressaltar é que, incompara-velmente, a edição de 2012 bateu um recorde não só em quantidade, mas também em qualidade, pois líderes turísticos mundiais desembarcarão no Brasil pela primeira vez exclusivamen-te para participar da ABAV. Na rodada de negócios, que está sendo realiza-da com o patrocínio da Embratur e o apoio organizacional do Sebrae, tam-bém teremos a participação de com-pradores internacionais, incluindo re-presentantes de grandes corporações e operadoras turísticas, que atuam no exterior, interessados em identificar a oferta de destinos, produtos e servi-ços turísticos atrativos para compor o atendimento à demanda gerada com os megaeventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíada. Nos-sa expectativa é que isso possibilite maior nível de concretizações de ne-gócios, lembrando que isso exige uma preparação mais abrangente dos sup-pliers, no que diz respeito à elabora-ção de materiais promocionais, apre-sentação de produtos e preparação de profissionais com domínio de línguas estrangeiras.

Quais são as expectativas de gera-ção de negócios na Feira das América 2012?

Até hoje foi difícil dimensionar com precisão o quanto a Feira das Améri-cas contribuiu com a geração de negó-cios, embora todos nós saibamos que por ser o mais importante e o maior evento do setor, o evento ABAV é pal-co para a presença indispensável dos principais players do mercado. Existe um jargão no trade que diz “estar fora da ABAV é estar out”. Pela primeira vez, entretanto, optamos por um mo-delo de evento que não tem como vetor predominante a promoção ins-

No comando do show

BRU

NN

O C

OVE

LLO

/SM

CS

titucional. Reforçando a relevância da rede de distribuição que concentra 85% da movimentação do setor no Brasil, representada pela ABAV, prio-rizamos proporcionar para os agentes de viagens um cenário de estímulo à sua qualificação profissional, aliada à prospecção e conclusão de novos ne-gócios. Com a metodologia adotada nas Rodadas Nacionais e Internacio-nais de Negócios, será possível, pela primeira vez, dimensionar resultados, ainda que parciais. Pois, de maneira mais abrangente, consideramos que as cerca de 3,5 mil agências de viagens associadas ABAV respondem por 85% da movimentação total do setor de viagens e turismo que, segundo dados oficiais, foi de R$ 5,4 bilhões em 2011. Nos próximos meses, entre a realiza-ção do evento ABAV em 2012 e 2013, nossa expectativa é de crescimento, não apenas no montante movimenta-do em reais no setor como um todo. Esperamos e estamos nos empenhan-do no sentido de crescer também a qualidade dos serviços prestados, os ganhos de competitividade e a renta-bilidade das agências de viagens asso-ciadas ABAV, reconhecidas e valoriza-das cada vez mais pelos consumidores (pessoas físicas e jurídicas) como canal preferencial de compra.

Quais serão os destaques dos cur-

sos de capacitação?Este ano, com o lançamento da Vila

do Saber, integrada à feira, além de se-diar todas as plenárias e os seminários que compõem a programação do Con-gresso ABAV, também dispõe de salas agrupadas para a realização de várias

seções de capacitações promovidas pelos expositores do Brasil e do Exte-rior. O objetivo é aproveitar o evento para abrir novos canais de distribuição ou apresentar peculiaridades de al-gum destino, produto, serviço ou or-ganização, que resultem em favor do desempenho dos negócios realizados pelas agências de viagens. Os interes-sados em assistir as apresentações precisam apenas se inscrever no site da feira (www.feiradasamericas.com.br) e preencher uma ficha com o seu perfil, a descrição de seus objetivos, necessidades e expectativas. Aprovei-to para lembrar que as inscrições para as Rodadas Nacionais e Internacionais também devem ser feitas antecipada-mente pelas agências de viagens em contato com o Sebrae de seus res-pectivos estados. De antemão, a Vila do Saber foi recebida positivamente; uma vez que já temos cases (no plural mesmo) de empresas que reservaram salas para realizarem suas atividades todos os três dias do evento. A ideia é que elas apresentem produtos e serviços para o agente de viagens, definidos de acordo com o perfil e o interesse dos agentes de viagens ins-critos previamente. Outro destaque nas capacitações é a parceria fechada com a iTB Berlim, maior feira de turis-mo do mundo, que apresentará um programa de convenção abrangente. Durante o evento a iTB realizará diver-sos workshops sobre: CSR (RSE), Busi-ness Travel, LGBT, MiCE e Gestão Ho-teleira. A participação nestes eventos será gratuita para os agentes de via-gens previamente inscritos no evento ABAV.

Page 25: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 25

Page 26: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201226 //informativo agente urgente

notícias de SC paulo mosimann

rEDE mar DE caNasvIEIras INvEsTEO executivo Gerson Teixeira in-

tegra, desde fevereiro de 2012, a equipe da rede de hotéis Mar de Canasvieiras, em Santa Catarina. Ele responde pelo cargo de ge-rente comercial do grupo e tem como uma das missões estimular a ocupação dos empreendimentos o ano todo. “Tenho total liberda-de para trabalhar comercialmente a rede e não vou perder negócio. queremos acabar com a ociosida-de”, revela.

A rede conta com três unidades em Florianópolis – Al Mare Palace Hotel, Mar de Canasvieras Hotel & Eventos e Luisa Palace Hotel. O primeiro foi inaugurado no ano passado e oferece 109 apartamen- GERSON TEiXEiRA É O NOVO GERENTE COMERCiAL DO GRUPO CANASViEiRAS.

FOTO

:DiL

VULG

AçãO

PrImavEra DE ImóvEIsUma promoção exclusiva da

Romero & Mattos, a “Primavera de imóveis Bombinhas” oferece excelentes condições para quem desejar adquirir imóvel para lazer ou a título de investimento imobi-liário em Bombinhas e nas cidades vizinhas, na região da Costa Esme-ralda de Santa Catarina. A promo-ção, que teve início em setembro irá até 21 de dezembro, tem os imóveis cadastrados sendo nego-ciados com 30% de entrada mais o saldo em 36 meses sem juros.

quatro das melhores constru-toras do Litoral Catarinense são parceiras da Romero & Mattos nos esforços de vendas: a Continente, a Encavi, a GK incorporadora e a VOS. “Temos apartamentos de ex-celente qualidade, perto do mar,

com um custo benefício fantástico”, informa Mário Luis Mattos, um dos sócios da imobiliária que lidera a promoção.

Empreendimentos como o Bom-binhas Summer Beach Hotel & Spa (que permite a colocação dos imó-veis em pool de locação), o Bou-levard Bombinhas, o Costão de Bombas e o Recanto do Cardeal Re-sidencial poderão ser adquiridos nas condições especiais. Todos os imó-veis disponíveis estão apresentados em detalhes e com os seus diferen-ciais no site www.romeroemattos.com.br. A Romero & Mattos ofe-rece centenas de opções também em itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú e Governador Celso Ra-mos. Mais informações no fone (47) 3363-9317.

tos e sala para eventos com capaci-dade para 500 pessoas.

“Também estamos disponibili-zando tarifas promocionais durante todo o ano, exceto na alta tempora-da e feriadões. A diária com café da manhã apresenta excelente preço”, destaca Teixeira.

O gerente anunciou, ainda, que mais 40 apartamentos serão im-plantados em breve, aumentando a oferta total da rede. “Teremos 340 quartos até o final deste ano”, acres-centou.

Além disso, uma estrutura de call center está otimizando as vendas. Os contatos de Gerson Teixeira são: (48) 3266-1949 e [email protected].

PrêmIo ToPTurIsmo 2012

O prêmio Top Turismo 2012, promovido pela ADVB/SC (Asso-ciação do Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil – Seção San-ta Catarin), aconteceu no início de outubro, com grande festa foi realizada no Parque Beto Car-rero World. O case de atuação conjunta em forma de consór-cio, que rendeu à Costa Verde & Mar a premiação, da Associação de Dirigentes de Vendas e Ma-rketing do Brasil (ADVB/SC), é exemplo pioneiro em Santa Cata-rina e um dos poucos do Brasil. “Ficamos felizes com o reconhe-cimento desse trabalho inicia-do há alguns anos e que busca a melhoria contínua do turismo dos municípios integrantes”, diz o presidente do colegiado de se-cretários de turismo, Cláudio de Souza. A Costa Verde e Mar com-preende as cidades de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

A Prefeitura de Itapema tam-bém ficou entre os 10 vencedo-res do Prêmio Top Turismo. O município foi o único ganhador com uma iniciativa de prefeitura e foi premiado pela “Revitaliza-ção e Humanização da Orla de itapema”, com o Parque Calça-dão construído ao longo da praia do bairro Meia Praia.

Em sua quinta edição conse-cutiva, o Top Turismo reconhece lideranças, empreendimentos e ações públicas ou privadas que contribuam para o crescimento do turismo catarinense. Entre os critérios utilizados pelos jura-dos, está a criatividade no conta-to com o público-alvo, nas suas mais diferentes formas.

guIa Do TurIsmo DE avENTuraA prática dos esportes de aven-

tura é, sem dúvida, mais uma força do turismo catarinense e revela-se também o destino preferido dos amantes da natureza. Pensando nisso, a Santur – Santa Catarina Turismo S/A e a Abeta – Associa-ção Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura de Santa Catarina, lançaram, em setembro, na sede do órgão de tu-rismo, o Guia de Roteiros de Eco-turismo e Turismo de Aventura.

O guia, intitulado “Viagem na Natureza”, contém informações detalhadas de todas as empresas filiadas à Abeta e que de alguma forma atuam com esportes de na-tureza no Estado.

A Abeta é uma entidade que representa, capacita e promove a qualidade, a segurança e a susten-

tabilidade no Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil, transforman-do empresas do turismo em agentes atuantes para o desenvolvimento da

sociedade.Mais informações: (48) 3212-

6300 (com Eduardo Simon – Ge-rente de Marketing da Santur).

GUiA TRAZ ROTEiRO DE AVENTURA EM SANTA CATARiNA.

DiV

ULG

AçãO

/SAN

TUR

Page 27: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 27

BomBINhas summEr BEachMelhor praia do Sul do Brasil,

Bombinhas (Costa Esmeralda de Santa Catarina) a cada dia é um destino preferido por curitibanos e paranaenses. No Bombinhas Summer Beach Hotel & Spa (Rua Albatroz, 270, Praia de Bombas), os turistas ganham uma excelente opção para hospedagem e lazer. Localizado em meio a exuberante área verde, replete de paz e pás-saros, o Summer Beach está em operação normal com 65% de sua capacidade e ficará totalmente pronto, com 203 apartamentos, em dezembro deste ano. Comple-to terá três piscinas (sendo uma térmica), spa, espaço de conveni-ência, kids club, cinema, salas de jogos e espaço gourmet. No mo-mento, o hotel oferece uma pisci-na, academia e mesas de jogos. As

diárias incluem café da manhã. O estabelecimento elaborou pa-

cotes superespeciais, com paga-mentos em até seis vezes em cartão e sem juros, e conseguiu boa taxa de ocupação nos feriadões da Sema-na da independência e no Dia das Criança. Os pacotes no momento es-tão direcionados para os feriado de Finados (de 1º a 4 de novembro).

Mais informações e reservas no fone (47) 3393-7588 e no site www.bombinhassummerbeach.com.br. A empresa Romero & Mat-tos responde pela representação comercial do empreendimento, for-malizando acordos e reservas para operadoras e agências de viagens de todo o Brasil e para os países do Mercosul. Já estão sendo feitas as reservas para natal, réveillon e férias de verão. O BOMBiNHAS SUMMER BEACH ESTARá EM TOTAL OPERAçãO EM DEZEMBRO.

DiV

ULG

AçãO

EsTraDa sErra Do rIo Do rasTroA estrada da Serra do Rio do

Rastro, um dos maiores ícones turísticos de Santa Catarina, está participando, junto com outras 13 estradas de vários países, de um concurso em um site espanhol (www.20minutos.es) para eleger a estrada mais surpreendente do mundo. Até o fechamento desta edição, a serra catarinense, com uma altitude de aproximadamen-te 1.500 metros em uma extensão menor que 60 km, lidera o concur-so, com 28.076 pontos, ficando em segundo lugar a Ponte Storseisun-det, na Rodovia do Atlântico na Noruega, com 7.595 pontos.

A Serra do Rio do Rastro está situada entre Lauro Muller e São Joaquim. Com 12 km de estrada

asfaltada, a serra encanta a todos por suas sinuosas curvas, belas pai-sagens e um cenário que faz parte da história de Santa Catarina. Por receber vários turistas, ao longo dos anos, sua estrutura foi sendo mo-dificada. Hoje, é possível apreciar o cenário e tirar belas fotos no mi-rante que foi construído para rece-ber os visitantes e está localizado a 11km do centro de Bom Jardim da Serra. Em dias límpidos, do mirante é possível enxergar o mar a mais de 100 km de distância e 1.460 metros abaixo.

Para votar no concurso, acesse o endereço: http://listas.20minutos.es/lista/ranking-de-las-14-carre-teras-mas-asombrosas-del-mun-do-338069/ e efetue seu voto. ESTRADA DA SERRA CATARiNENSE PARTiCiPA DE CONCURSO DE SiTE ESPANHOL.

DiV

ULG

AçãO

/SAN

TUR

TurIsmo DE argENTINosEm sc Em DEBaTE

No dia 10 de outubro, aconte-ceu em Bombinhas a 3ª Conferên-cia sobre as Medidas Econômicas Argentinas e suas Consequências para o Turismo da Região.

O evento, realizado na Pousada Vila do Farol, teve a presença do gerente de negócios do Banrisul, Vinícius Fagundes de Souza, que abordou questões relativas aos

cartões de crédito internacionais e taxas.

Os debates foram promovidos pela Secretaria de Turismo e De-senvolvimento Econômico, o Con-selho Municipal de Turismo (Con-tur), a Associação Empresarial de Bombinhas e a Câmara de Dirigen-tes Lojistas (AEMB/CDL) e o seu Núcleo de Hospedagem.

BomBINhas No chIlENo final do mês de setembro,

a Prefeitura Municipal de Bom-binhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Eco-nômico, participou da rodada de negócios da BNT Mercosul, que aconteceu em Santiago, no Chile. O país foi escolhido para sediar o evento por representar um impor-tante mercado emissor de turistas para o Brasil.

Segundo o Estudo de Demanda Turística internacional divulgado

pela Embratur, o Chile é o 6º país emissor de turistas para o Brasil, sendo que 71 % dos chilenos pro-curam por praias e 17%, pela na-tureza.

Bombinhas esteve presente no evento com uma mesa própria e a participação aconteceu através de uma parceria com o Núcleo de Hospedagem da Associação Em-presarial de Bombinhas (Aemb) e o Consórcio Intermunicipal de Tu-rismo Costa Verde & Mar (Citmar).

Page 28: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201228 //informativo agente urgente

legado olímpico

Pesquisa mundial realizada pelo grupo internacional de relações pú-blicas ECCO mostra que as Olimpí-adas de Londres 2012 tiveram um efeito positivo na imagem da Grã--Bretanha. Mais de cem experts da área de comunicação de 24 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, participaram da enquete, realizada em agosto e setembro. A ECCO in-ternational Public Relations é uma rede independente de agências de relações públicas, marketing e comu-nicações, localizada em mais de 40 países ao redor do mundo, com sede em Londres.

O estudo mostrou que 79% dos entrevistados avaliaram como posi-tiva a cobertura dos jogos olímpicos feita por suas respectivas imprensas locais. Outros 73% consideraram que o evento mudou para melhor a ima-gem dos britânicos. Além disso, 99% dos participantes acreditam que as Olimpíadas vão encorajar mais pes-soas a visitar a Grã-Bretanha e 97% tiveram uma percepção mais positi-va dos produtos e serviços britânicos oferecidos em seus países.

“Na Grã Bretanha avaliou-se que os jogos foram fantásticos, mas a opinião pública exterior conta mais quando se trata da promoção do turismo e do comércio internacio-nal. Para relações públicas de todo o mundo, este é um forte endosso do impacto positivo de Londres 2012 no turismo britânico e na exportação da marca”, afirma Sara Render, pre-sidente da ECCO e CEO da empresa britânica PR Kinross & Render.

Mais de um quarto dos participan-tes da pesquisa passaram a ver os bri-tânicos como um povo mais amigável, culto, competitivo e com um maior

senso de humor após as Olimpíadas. Os efeitos negativos da segurança só tiveram um impacto significativo para 2% dos entrevistados.

O comportamento dos espectado-res também gerou uma boa imagem dos torcedores e trabalhadores lon-drinos. Petri Laine, um consultor de relações públicas da Finlândia, diz: “Os torcedores britânicos já tiveram uma má reputação no exterior, em grande parte devido ao futebol. Os jogos contribuíram para melhorar a fama dos britânicos, que puderam ser reconhecidos como verdadeiros fãs de esportes”.

Lutz Cleffman, proprietário de uma agência de relações públicas ale-mã, afirma: “Londres não é mais ape-nas a cidade de banqueiros ganancio-sos. As Olimpíadas mostraram uma imagem muito mais agradável do povo e do país”. Os próprios atletas (41%) foram considerados a melhor representação de Londres, seguidos pela população londrina (23%) e pela

//efeito positivo

família real (16%).O trabalho do cineasta Danny

Boyle na cerimônia de abertura do evento foi muito bem recebido inter-nacionalmente – 36% daqueles que assistiram avaliaram o evento como excelente. A festa de encerramento, entretanto, teve menos audiência e foi considerada por 44% como um erro.

Para Ingrid Rauscher, diretora da ADS Comunicação Corporativa, uma das principais agências de relações públicas do Brasil, as Olimpíadas de Londres foram um sucesso. “A cober-tura foi muito bem feita e mostrou que a Grã Bretanha estava engajada na realização de um evento memo-rável. O país e sua população conse-guiram uma visibilidade favorável e, certamente, isto vai gerar interesse de mais turistas. Esperamos que as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro tenham uma organização tão boa e possam impressionar positivamente a audiência global”, declara.

As Olimpíadas de Londres 2012 fortaleceram a marca Grã-Bretanha no exterior e apontam caminhos que o Rio de Janeiro pode seguir para enriquecer o evento

FOTO

: DiV

ULG

AçãO

NAviOs

mSC FANTASIA NO bRASIlO navio MSC Fantasia fará sua primeira via-gem em território brasileiro com um mini-cruzeiro de três noites por praias do sudeste: ilha Grande/Angra dos Reis e ilhabela. O ro-teiro inaugural ocorrerá na sequência da tra-vessia atlântica que terá início no dia 11 de novembro em Gênova (itália) e que passará por diversas cidades europeias e sul ameri-canas como Barcelona, Lisboa, Funchal e Sal-vador até chegar a Santos no dia 27, quando será realizada a sua festa de estreia no Brasil. Mais no site www.msccruzeiros.com.br.

NOvIDADES AZAmARA quESTA Azamara Club Cruises, linha de cruzeiros da Royal Caribbean focada na imersão do destino, irá revitalizar seus dois navios, o Azamara quest e o Azamara Journey. Entre as novidades, os navios contarão com nova decoração em seus espaços para o público. Cabines, piscina e cassino também ganha-rão novos móveis. Os hóspedes brasileiros poderão conferir as recentes revitalizações do Azamara quest, que chegará ao porto do Rio de Janeiro em 18 de dezembro de 2012 com opções de cruzeiros até 12 de fe-vereiro de 2013. Mais informações no sitewww.royalcaribbean.com.br.

COSTA INCENTIvA AgENTESPara aquecer as vendas antecipadas para cruzeiros em 2013, a Costa Cruzeiros lançou uma campanha de incentivos para o agen-tes de viagens, a Mais Costa. O incentivo premiará os agentes de viagem com cabi-nes em cruzeiros específicos, que os profis-sionais podem usufruir ou mesmo vender a seus passageiros. A campanha irá até 30 de novembro, para vendas em cruzeiros pela América do Sul em fevereiro e março de 2013, as travessias Brasil-Europa, a tempora-da 2013 para os cruzeiros em Dubai e região e também a temporada pelo Mar Vermelho. Confira mais informações no site www.cos-tacruzeirosvirtual.com.br/mais-costa.

mARÉ PREmIADA 2A MSC lançou a segunda edição da promoção Maré Premiada. Os agentes de viagens que venderem produtos da empresa vão acumu-lando pontos e terão chances de ganhar mac Book, iPhone, iPad, cruzeiros e vale compras. O relatório de vendas está disponível no site da empresa. Para participar, é necessário preenchê-lo e enviar para [email protected]. Mais informações nos sites www.marepremiadamsccruzeiros.com.br e www.msccruzeiros.com.br.

EXPERIêNCIA bARbIEA Royal Caribbean international, em parceria com a Mattel, traz para seus cruzeiros a pri-meira experiência a bordo com a Barbie. A partir de janeiro de 2013, o programa Barbie Premium Experience começará a ser implan-tado em todos os 22 navios da frota. A pro-gramação, destinada a crianças de todas as idades, prevê cabines decoradas bem como exclusivas atividades temáticas.

O TRABALHO DO CiNEASTA DANNy BOyLE NA CERiMôNiA DE ABERTURA DO EVENTO FOi MUiTO BEM RECEBiDO iNTERNACiONALMENTE.

BRiTâNiCOS PASSARAM A SER ViSTOS COMO UM POVO MAiS AMiGáVEL, CULTO, COMPETiTiVO E COM UM MAiOR SENSO DE HUMOR APóS AS OLiMPíADAS.

FOTO

: DiV

ULG

AçãO

Page 29: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 29

Page 30: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201230 //informativo agente urgente

Durante três dias, no final de se-tembro, profissionais do turismo co-nheceram de perto os atrativos de União da Vitória, um dos municípios da região centro-sul do Paraná co-nhecida como Terra dos Pinheirais. A atividade foi organizada pelo Sebrae/PR, em parceria com o Conselho Mu-nicipal de Turismo de União da Vitória (Codetur) e com a Rede Empresarial de Porto União da Vitória.

Os agentes e operadores de via-gens experimentaram um pouco dos atrativos históricos e naturais ofere-cidos aos turistas. E o resultado não poderia ter sido melhor. A região en-cantou tanto que muitos já apostam na comercialização de pacotes para turistas de outras partes do país.

Localizada no Vale do iguaçu, a re-gião oferece opções turísticas varia-das, que atendem desde crianças até representantes da melhor idade. Co-nhecidas como as Gêmeas do iguaçu, União da Vitória, no Paraná, e Porto União, em Santa Catarina, formam um núcleo urbano de 86 mil habitantes di-vididos por uma linha férrea e pelo Rio iguaçu, que corta os municípios.

Desde 2008, o Sebrae/PR é par-ceiro da Rede Empresarial de Porto União da Vitória, um grupo formado por empreendedores e empresários, sobretudo de micro e pequenas em-presas. Os consultores do Sebrae/PR prestam orientações, capacitações e treinamentos para restaurantes, ho-téis, pousadas, agências de turismo e

//terra dos pinheirais

União da Vitória:Uma reserVa de encantos tUrísticos

vinícolas. “Preparamos os empreen-dedores da região para receber todos os tipos de turistas, de jovens à me-lhor idade, pois União da Vitória e o seu entorno têm um grande potencial turístico”, contabiliza a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji.

No primeiro dia, os integrantes do famtour jantaram no café colonial e restaurante Portal das Palmeiras, que também abriga um espaço para cursos de gastronomia e enologia e uma loja de artesanato. O restaurante existe há sete anos. “Antes, eu não sabia aonde poderia chegar. quando fiz o Empre-tec (programa do Sebrae em parceria com a Organização das Nações Unidas que trabalha características empreen-dedoras), vi que precisava ‘colocar or-dem na casa’, tracei metas e este ano conclui as iniciais que eram de agre-gar mais bens ao negócio”, explica a proprietária Raquel inês da Silva dos Santos.

um RECORRIDOOs operadores e agentes de via-

gens fizeram um city tour por pontos que marcaram o início da formação do povoado. Pararam na igreja Nossa Senhora dos Navegantes, construída em formato de barco em homenagem aos navegadores do Rio iguaçu. Em seguida, passaram pela Ponte Macha-do da Costa onde tem o Marco da Di-visa, símbolo que remete à Guerra do Contestado.

Depois foram até a Estação Ferrovi-

ária, construída em 1942 para atender os dois municípios, com espaços idên-ticos, um em cada estado, unidos por um enorme arco que sugere o resgate da união do povo e da terra dividida ao final da Guerra do Contestado. A Estação também abriga uma Maria Fumaça, produzida nos Estados Uni-dos em 1913 e batizada de 310. É uma das poucas locomotivas desse modelo em funcionamento no Brasil.

Em frente à Estação Ferroviária, no lado de Porto União, puderam conhe-cer a recém revitalizada Praça do Con-testado. Recentemente, em um banco ao lado do chafariz, foi colocada uma estátua em bronze do monge João Maria, com o tamanho equivalente de uma pessoa de 1,80m sentada. Na Praça e na Estação acontece em de-zembro a Festa do Steinhaeger e do Xixo.

O Castelinho, uma construção de 1929 com estilo arquitetônico típico tirolês, espaço hoje usado como um

FOTO

S: R

ENAT

O C

HU

PiL

centro de exposições e eventos, tam-bém é outro atrativo. Os agentes de viagens e operadores de turismo pas-saram pela Igreja da Matriz em Porto União e seguiram até o mirante Arno Dyckel. Todo construído com toras de eucalipto, ocupa uma área de 36m², proporcionando uma vista panorâmi-ca de Porto União e do Rio iguaçu.

Ao lado do mirante, aproveitaram a maravilhosa vista e almoçaram no Mirante Grill. O restaurante, que tem apenas alguns meses, é comandado pelas sócias Tatiany Ravanello e Bár-bara Bertoletti. “Não tinha nenhuma experiência na área de gastronomia e minha sócia tinha o sonho de vir morar aqui. Em 2011, fizemos juntas o Empretec e começamos a participar de visitas técnicas oferecidas pelo Se-brae/PR”, contou Tatiany.

O restaurante é o único da cidade que oferece o tradicional xixo e o ver-dadeiro galeto Primo Canto – prato tradicional da gastronomia gaúcha.

PARqUE MONGE JOãO MARiA, NO qUAL ALGUMAS PESSOAS BUSCAM áGUA EM UMA PEqUENA FONTE, PARA CURA.

AS LiNDAS CACHOEiRAS DO PARqUE HiSTóRiCO iGUASSú OFERECEM ATRATiVOS NATURAiS MUiTO PROCURADOS NA REGiãO DA TERRA DOS PiNHEiRAiS.

Page 31: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 31

Após um bom almoço, o grupo co-nheceu o Parque Monge João Maria, o Parque Ambiental Ary de queirós e a Ponte de Arcos, onde é possível identificar os níveis das grandes en-chentes, uma das áreas onde aporta-vam os vapores que passavam pelo Rio iguaçu. Depois, em direção ao Morro do Cristo, é possível ver, lá de cima, as Gêmeas do iguaçu, além de apreciar a segunda maior imagem católica do Brasil, uma estátua do Sa-grado Coração de Jesus de 33 metros de altura.

Após descer o morro, o famtour foi até o Recanto do Artesanato, re-pleto de obras de artistas locais. “A produção artesanal local é muito intensa e de qualidade reconhecia”, comenta Nádia Joboji, consultora do Sebrae/PR.

A Vinhos Bona, que há 80 anos produz vinhos, graspas, sucos, ge-leias e cachaça, também recebeu o grupo, que conheceu o processo de produção do suco de uva e em se-guida, na loja em formato de pipa, degustou queijos, sucos e vinhos. “O turismo é um nicho muito bom de trabalho para uma vinícola. Com a Terra dos Pinheirais movimentamos a região, produzimos e comerciali-zamos nossos produtos”, comenta Giovanni Bona, neto do fundador da vinícola.

Os profissionais do turismo tam-bém conheceram as acomodações do Hotel 10, primeira unidade fran-queada da rede, que venceu, em 2010, a etapa Paraná na Categoria Turismo do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pe-quenas Empresas. A gerente geral do hotel e presidente da Codetur, Eliane Aparecida da Rocha Silveira, usa os serviços do Sebrae/PR há cinco anos.

Um passeio pelo parqUe“Acredito que o MPE Brasil mos-

trou que estamos no caminho certo. Procuramos ser assertivos em nossas melhorias e incentivamos a gestão de pessoas com treinamentos e capacita-ção.”

Depois de um diferente happy hour oferecido pelo Hotel 10, com sucos e geleias orgânicas, o grupo seguiu para o roteiro ucraniano. A primeira parada foi na igreja Matriz São Basilio Magno, construída em 1902, a primeira de rito ucraniano católico do Brasil. Seu altar ainda conta com uma réplica da igreja em madeira, mantendo viva a tradição arquitetônica da Europa oriental.

Os operadores e agentes de viagem também assistiram às apresentações do tradicional grupo folclórico Kalena, formado por descendentes de ucra-nianos, com mais de 120 integrantes, divididos entre infantil, juvenil, adulto e terceira idade.

mEl PARA ADOçARNo segundo dia de atividades, os

operadores e agentes seguiram para a Rota Sul das Cachoeiras. Recepcio-nados pelo gerente comercial, José de Souza, a fábrica de mel Breyer recebeu o grupo e mostrou as instalações do museu que conta a história da empre-sa, pioneira brasileira no desenvolvi-mento de produto a base de própolis.

O grupo seguiu em direção à cacho-eira Cintura de Noiva, uma das cem que existem na região. Diz a lenda que a mulher que se banha nessas águas se casa ou mantém seu casamento. Ao lado, puderam apreciar um pinhei-ro de mais de 300 anos, batizado de Velho Chico. Passaram por uma anti-ga igreja ucraniana de madeira e pela Gruta de Nossa Senhora da Salete.

Após alguns quilômetros em es-trada de chão os participantes do

famtour chegaram ao Parque His-tórico iguassú. O local segue a ca-racterística de um museu ao ar livre que conta a história da ocupação e do desenvolvimento da região centro-sul do Paraná ao longo do Rio Iguaçu, em meio à paisagem do remanescente florestal nativo e das belezas naturais das montanhas e das águas.

Os visitantes puderem conhecer os equipamentos e construções que caracterizam os diversos períodos de colonização em ambientes re-criados desde os tempos em que os índios guaranis e caingangues cru-zavam a região até a chegada dos imigrantes poloneses, ucranianos, italianos e alemães na região.

O proprietário do Parque, Dago Woehl, compra casas antigas e de-sabitadas de famílias imigrantes em União da Vitória e as restauram e remontam no Parque de forma fi-delíssima a que estava na cidade. Essas casas em seu interior também seguem a história dos habitantes com enxovais que retratam a época de suas construções e origens e es-tão disponíveis para hospedagem.

No Parque também é retrata-do os ciclos econômicos do tro-peirismo, erva-mate e da madeira com um moinho colonial e equipa-mentos como monjolo, barbaquá e moenda. Durante o famtour, foi inaugurado o Museu da Erva-Ma-te. O almoço servido no Parque foi alusivo à Festa Nacional da Costela que acontece em União da Vitória anualmente no mês de março. Para finalizar o roteiro do Parque, foi re-alizado um passeio de barco pela represa de Foz do Areia, fazendo aproximação às cachoeiras dos rios Palmital e do Tigre.

REDE EmPRESARIAlO turismo desenvolve um papel

importante sendo uma das princi-pais atividades econômicas do mun-do. Sua cadeia produtiva envolve aproximadamente 52 setores, repre-sentando 7,5% do Produto interno Bruto (PiB) mundial.

Além de seu impacto na geração de riquezas, o turismo também é um forte impulsionador de empregos, pois é uma atividade que não tem substituto para o contato humano, gerando um a cada nove empregos no mundo. De acordo com dados do instituto Paranaense de Desenvolvi-mento Econômico e Social (ipardes), 45% do PiB paranaense são de ati-vidades terciárias, dentre as quais a turística.

Sabendo de todo esse potencial turístico, o Sebrae/PR, em parceria com o Codetur, apoiou, em 2008, a criação da Rede Empresarial de Por-to União da Vitória. São diversos em-presários parceiros no Projeto Terra dos Pinheirais, que visa promover o turismo nos municípios da região melhorando a competitividade e a sustentabilidade das micro e peque-nas empresas. “Criar a cultura nas pessoas para que elas tenham orgu-lho de onde estão faz com que elas repassem aos visitantes o amor pelo lugar”, comenta Nádia Joboji.

mAIS ORgANIZAçãOPara Giovani Bona, da Vinícola

Bona, a rede que o Sebrae/PR orga-nizou tem ajudado muito a região. “Muita gente não tinha conheci-mento sobre o turismo e as entida-des acabaram capacitando muitas pessoas”, constata. Nayara Furlan Abbas, do hotel Riad de União da Vi-tória, diz que trabalham com o foco no desenvolvimento turístico na Ter-ra dos Pinheirais. “Todos estão sin-tonizados, sabemos que temos que receber bem para que haja o desen-volvimento da região.”

quando o assunto é capacitação, Eliane Aparecida da Rocha Silveira, do Hotel 10, conta que os colabora-dores da rede fazem o roteiro para poder falar dos atrativos da região aos hóspedes.

Também há muito tempo no gru-po, Raquel inês da Silva dos Santos, do restaurante Portal das Palmeiras, identifica a importância da renda ge-rada também aos produtores. “Por-to União é uma cidade com poucas indústrias e o povo ganha pouco. Foi feito um projeto para incentivar os produtores rurais ajudando na com-pra de seus produtos como feijão, queijo, embutidos de feijoada. Em nosso restaurante recebemos os tu-ristas e usamos esses produtos em nossos pratos, são os pequenos em-preendimentos apoiando os peque-nos produtores”, destaca.

Os famtours são ações importan-tes para apresentar aos agentes e operadores de viagens os potenciais turísticos de uma região. “Essas ati-vidades fazem com que os profissio-nais possam vivenciar e experimen-tar as sensações dos pacotes antes de vendê-los, passando aos turistas melhores informações do local”, orienta Faride Guedes, coordenado-ra da Paraná Viagens.iGREJA UCRANiANA LOCALiZADA NA ZONA RURAL DE UNiãO DA ViTóRiA, NA ESTRADA DE LiGAçãO A CRUZ MACHADO.

O GRUPO DE FOLCLORE UCRANiANO KALENA É UMA ATRAçãO ESPECiAL PARA qUEM ViSiTA A REGiãO.

Page 32: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201232 //informativo agente urgente

//fomento

A equipe de vendas da Schultz Curi-tiba recebeu, no início de outubro, um treinamento oferecido pela Rede Ibe-rostar de Hotéis e Resorts no Brasil e um workshop da qatar Airways.

O treinamento foi conduzido por Luciene Xavier, gerente de contas da iberostar no sul do Brasil, que veio à Curitiba a convite de Marinês Bri-to, gerente de produtos nacionais da Schultz Operadora. O treinamento foi voltado às particularidades de três produtos da rede no país: o Iberostar Praia do Forte, o iberostar Bahia e o Iberostar Grand Amazon, um navio--hotel com roteiros através do Rio Amazonas.

“Esse tipo de treinamento é uma prática da iberostar. Funciona como um tipo de reciclagem com os agen-tes de viagem e operadores e é muito importante para mostrar não somente as novidades, mas continuar fixando na mente dos agentes e operadores de viagem a diferença entre os nos-sos produtos e os diferenciais que eles apresentam”, explica Luciene.

Para Marinês Brito, o treinamen-to foi de extrema importância para garantir que os atendentes e vende-dores da Schultz estejam totalmente preparados para comercializar os pro-dutos da rede. “Nossos vendedores

//reciclagem

Treinamentos e workshop na schultz curitibaestão aptos a fornecer informações confiáveis, tirar dúvidas e atuar como consultores de venda dos produtos iberostar”, afirma.

Já o workshop, ministrado pela nova executiva de contas da Qatar Airways no sul do Brasil, Letícia Weirich Bernardi, teve como objetivo apresentar os diferenciais dos voos e serviços adicionais da aérea, que atualmente opera para 118 destinos e, a cada 28 dias, lança um novo destino no mundo.

Um dos diferenciais da qatar são os benefícios oferecidos para quem voa de classe executiva: poltronas que se transformam em camas totalmente planas; roupas para dormir; amenities Salvatore Ferragamo; entretenimento de classe internacional, entre outros. Em Doha, onde são feitas as conexões, um Terminal Premium disponibiliza ao passageiro quartos, spa, centro de ne-gócios, berçário e restaurantes sofis-ticados. Por esse trabalho, a qatar foi eleita, em 2011 e 2012, a melhor com-panhia aérea do mundo pela Skytrax World Airline Awards.

“Esse treinamento de capacitação é fundamental e necessário, pois além de estreitar o relacionamento entre a qatar e a operadora Schultz, capa-cita toda a equipe na venda do nosso

DiV

ULG

AçãO

/CO

MU

NiC

AçãO

SCH

ULT

Z

EqUiPE SCHULTZ CURiTiBA RECEBEU WORKSHOP DA qATAR AiRWAyS.

www.sindeturpr.com.br

ESCOLHA UMAAGÊNCIA DE TURISMO

ASSOCIADA

Esta campanha é para você agente de viagem, empresário do turismo.

Sua filiação é indispensável para continuarmos. Ajude a

propagar esta idéia, valorize-se! Junte-se à nós.

Contrate um agente de viagens associado.Seu bolso agradece e sua tranquilidade mais ainda.

produto. Somos uma companhia aé-rea relativamente nova no mercado brasileiro, atuamos aqui há dois anos. Por isso, existem informações que as pessoas desconhecem e são esclareci-das nesses encontros”, avalia a execu-tiva de contas. “Gostaria de agrade-cer essa parceria com a Schultz. Com certeza é apenas a primeira de muitas que virão”, acrescenta.

Para Júlio Leite, coordenador de produtos de aéreo FiT Schultz, o workshop foi de grande importância para que a equipe pudesse tirar dú-vidas e conhecer os vários destinos operados pela companhia, como Bue-nos Aires, por exemplo. “Estamos com boas negociações com a qatar e cer-tamente será uma parceria de muito sucesso”, conclui.

Page 33: Agente Urgente #95

1 E 2 D E M A R Ç OEXPO UNIMED CURIT IBA

PATROCÍNIO MASTER: PARCERIA ESTRATÉGICA: APOIO: MEDIA PARTNER: REALIZAÇÃO:

Tel.: 55 (41) 3223-3411www.abavpr.com.br

43 Anos com o Agente de Viagens

*CONDIÇÕES DE PARCELAMENTO: Quanto antes fechar, a ABAV-PR concede mais meses para pagar: 1ª parcela em outubro/12 - 5x; 1ª parcela em novembro/12 - 4x; 1ª parcela em dezembro/12 – 3x; 1ª parcela em janeiro/13 – 2x; 1ª parcela em fevereiro/13 – à vista.

Área laranja:R$ 390,00/m²

Área verde:R$ 480,00/m²

Área laranja:R$ 580,00/m²

Área verde:R$ 670,00/m²

Não Associados ABAV-PRAssociados ABAV-PR

Reservas com pagamento a partir de 1º/dez

Informações e reservas:Tel.: (41) 3223-3411 | [email protected]

*para pagamentos a partir de outubro/2012

Área laranja:R$ 373,00/m²

Área verde:R$ 454,00/m²

Área laranja:R$ 553,00/m²

Área verde:R$ 637,00/m²

Não Associados ABAV-PRAssociados ABAV-PR

Preço especial para pagamento até 30/nov

RESERVE SEU ESTANDE E PAGUE EM ATÉ 5X*

NEGÓCIOSQUE FAZEM A

DIFERENÇA

anuncio19salao_agenteurgente3.indd 1 01/10/2012 18:04:59

Page 34: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201234 //informativo agente urgente

//fomento//ministério do turismo

Turismo na concessão de portos e ferrovias

Desde o início de outubro, os meios de hospedagem devem en-caminhar para o Ministério de De-senvolvimento, indústria e Comércio Exterior o registro de operações com hóspedes estrangeiros. A medida faz parte da implantação do Sistema integrado de Comércio Exterior de Serviços, intangíveis e Outras Ope-rações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). É a primeira etapa para a inclusão do setor de tu-rismo como atividade de exportação brasileira, com o adequado trata-mento tributário.

A obrigatoriedade do envio da in-formação consta da Lei 12.546, de 14 de dezembro de 2011 (Plano Bra-sil Maior – PBM). Estão dispensados da declaração os optantes do Em-preendedor individual e do Simples Nacional, desde que não sejam be-neficiados por mecanismos de apoio ao comércio exterior.

Os serviços que passaram a ter o registro obrigatório encontram-se nos capítulos 3, 13, 14, 21 e 26 da Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS): fornecimento de alimentação e bebidas e serviços de hospeda-gem, serviços jurídicos e contábeis, outros serviços profissionais, servi-ços de publicação, impressão e re-produção e serviços pessoais. “Com o Siscoserv, o governo poderá con-tabilizar o que o Brasil está impor-tando e exportando de serviços no

geral e ter informações específicas dos empreendimentos relacionados à cadeia produtiva do turismo”, ex-plicou o secretário executivo do Mi-nistério do Turismo, Valdir Simão.

O Siscoserv é um sistema infor-matizado do governo federal. A ferramenta serve para aprimorar as ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das po-

Hotéis devem registrar operações com turistas estrangeiros no Siscoserv

Os editais de concessão de portos e ferrovias que serão lançados pelo go-verno federal no próximo ano irão in-duzir investimentos em itens voltados para o atendimento de turistas. Em reunião com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e representantes da cadeia produtiva do setor, a ministra--chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, anunciou, no dia 27 de setembro, que os participantes da concorrência pú-blica terão de prever investimentos na construção de centros de atendimen-to aos turistas em estações de trens e em infraestrutura adequada para pas-sageiros nos portos.

“O turismo é um importante setor e o governo está atento a ele. O Mi-nistério do Turismo tem participado de grupos de trabalhos estruturantes, voltados para os grande eventos, por exemplo”, afirmou Hoffmann. Segun-do ela, o Plano de Aviação Regional também levará em consideração o tu-rismo na definição de investimentos.

Os representantes da cadeia pro-dutiva do setor agradeceram o traba-lho do governo para melhorar o am-biente de negócios no Brasil. Entre os itens destacados estão a inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior, com a

WiL

SON

DiA

S/AB

R desoneração da folha de pagamento, a redução das tarifas energéticas e dos juros dos cartões de crédito.

“São itens fundamentais que aju-dam a melhorar a competitividade dos nossos serviços e, consequente-mente, facilitam o aumento do fluxo turístico no Brasil”, avaliou o presiden-te da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmuc-ci.

O pacote de medidas voltadas para o turismo prevê, como contraparti-da, o fortalecimento do mercado de trabalho, com a abertura de novos postos, e o aumento do faturamen-to das empresas, com o objetivo de equilibrar a arrecadação. “O governo tem feito sua parte com a redução de impostos, por exemplo. Agora chegou a hora de a iniciativa privada dar a res-posta e baixar preços para atrair mais consumidores, fazer o brasileiro viajar, cada vez mais, pelo país. Vamos co-brar”, afirmou Gastão Vieira.

A reunião entre os representantes da cadeia produtiva do turismo com os ministros Gastão Vieira e Gleisi Ho-ffmann fez parte da programação do Dia Mundial do Turismo, comemora-do no dia 27 de setembro.

A MiNiSTRA-CHEFE DA CASA CiViL, GLEiSi HOFFMANN, REUNiU-SE COM MEMBROS DA CADEiA PRODUTiVA DO SETOR DE TURiSMO.

líticas públicas relacionadas a servi-ços e intangíveis bem como para a orientação de estratégias empresa-riais de comércio exterior de servi-ços e intangíveis. Em operação des-de 1º de agosto de 2012, o sistema tem gestão conjunta da Secretaria de Comércio e Serviços do MDiC e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

PARA VALDiR SiMãO (à DiR.), COM O SiSCOSERV, O GOVERNO PODERá TER iNFORMAçõES ESPECíFiCAS DOS EMPREENDiMENTOS DA CADEiA PRODUTiVA DO TURiSMO.

ELZA FiúZA/ABR

gOvERNO E EmPREENDEDORES AvAlIAm ROTEIROS DO PARANá

O Paraná recebeu, no início de outubro, o workshop do projeto Ta-lentos do Brasil Rural, resultado da parceria dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário com o Sebrae. Foi apresentado o diag-nóstico dos roteiros Caminhos do Vinho e Caminhos Históricos da Ser-ra, localizados nas cidades de São José dos Pinhais e quatro Barras.

Para ambos os circuitos, elabo-rou-se um plano de ação que visa a melhoria de aspectos relacionados à infraestrutura, serviços, atrativos, promoção e comercialização do tu-rismo local. “Além de inserir produ-tos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, o workshop é o momento em que os empre-endedores discutem assuntos que, talvez, nunca foram questionados antes, estabelecendo um clima de confiança, que é fundamental para construções coletivas”, afirmou o secretário de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz.

“Esse tipo de ação é sempre uma boa oportunidade para que empre-endedores e o governo cheguem a um denominador comum e façam as adequações necessárias no rotei-ro”, disse Marcos Kuzma, da Secre-taria de indústria, Comércio e Turis-mo de São José dos Pinhais.

O secretário de Turismo de qua-tro Barras também elogiou a iniciati-va. “É uma excelente oportunidade para arrumarmos a casa e trabalhar o que falta para melhorar o nosso roteiro”, concluiu.

Page 35: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 35

Page 36: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201236 //informativo agente urgente

//fomento//notícias de foz

mais de 300 mil turistas visitaram Itaipu em 2012

O Parque Nacional do iguaçu (PNi) alcançou a marca de um milhão de vi-sitantes no início de setembro. O feito aconteceu em pleno feriadão da Inde-pendência, quando 23.649 turistas vi-sitaram a unidade de conservação. Os números de janeiro a setembro mar-caram um recorde histórico em nove meses: Passaram pelo Parque Nacio-nal do iguaçu 1.098.191 visitantes, 10,7% acima do acumulado no mes-mo período do ano passado.

Só em setembro deste ano, as Ca-taratas do Iguaçu foram visitadas por 130 mil turistas, 23,5% a mais do que no mesmo mês em 2011.A projeção para este ano é de ultrapassar a marca de 1 milhão 394 mil turistas, ocorrida em 2011. “Tenho a certeza que a a meta de 1,5 milhão de visitantes nas Cataratas do Iguaçu será ultrapassada tranquilamente em 2012”, disse Gil-mar Piolla, presidente do Fundo Igua-çu e superintendente de Comunicação Social da itaipu Binacional.

O Parque Nacional do Iguaçu é o segundo mais visitado do Brasil, fican-do atrás apenas do Parque Nacional

da Tijuca (Cristo Redentor). O movi-mento no PNI, declarado Patrimônio da Natureza pela Unesco, passou a ser ainda mais intenso desde que as Cataratas do Iguaçu foram eleitas, em 2011, uma das sete maravilhas mun-diais da natureza.

As obras que vão melhorar o visu-al do Parque e garantir mais conforto para os visitantes já foram iniciadas. Os primeiros trabalhos de reforma acontecem no centro de recepção de visitantes, no trajeto entre o portão do Parque e as Cataratas, com recur-sos de R$ 4,5 milhões. Também será ampliada a área de embarque nos ôni-bus que levam os turistas às Cataratas, além da construção de um auditório.

Em outubro, começaram as obras para instalação da rede elétrica e te-lefônica subterrânea. Outra novidade é que os 12 quilômetros desse trecho contarão, em breve, com uma ciclo-trilha. Os visitantes que desejarem poderão fazer o percurso de bicicleta. tudo num custo total de R$ 6,3 mi-lhões, bancado pela concessionária Cataratas do iguaçu S.A.

vENEZuElANOS TEm DESCONTOCom a recente entrada da Vene-

zuela no Mercosul, o visitante daquele país já é beneficiário do desconto para entrar no Parque Nacional do Iguaçu, conforme o artigo 3º da Portaria do MMA nº 366 de 07 e outubro de 2009.

No ingresso, considerando somen-te o que é relativo ao repasse ao insti-tuto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, os valores cobrados são: Desconto Mercosul (20%), Des-conto Brasil (50%) e Desconto Entorno ou Passe Comunidade (90%).

Por enquanto, a visitação de vi-sitantes venezuelanos é tímida. Em 2011, foram apenas 3.378 entradas. Para receber o desconto e pagar o valor de R$ 32,85, basta o visitante apresentar um documento que com-prove sua nacionalidade ao comprar o ingresso no Centro de Visitantes.

Em relação ao Paraguai, apesar da suspensão imposta pelo bloco, o visi-tante do país vizinho ainda continua beneficiado com o desconto. No ano passado foram 36.940 ingressos de tu-ristas paraguaios.

PNI já recebeu mais de 1 milhão de visitantes em 2012

O número de turistas que visita-ram itaipu Binacional no mês de agos-to chegou a 32.171 pessoas, volume 45,3% superior ao registrado no mes-mo período do ano passado. Também foi o melhor agosto desde que a usina implantou o novo modelo de gestão do turismo na margem brasileira, em 2007. Em setembro, passaram pelo complexo turístico da hidrelétrica mais 39.620 visitantes, número 36% superior ao mesmo período de 2011. No acumulado do ano, o crescimento soma 18%, com 338.087 visitantes.

Tanto nas Cataratas quanto em itaipu, a expectativa é de recorde de visitantes em 2012. O sucesso de tan-ta procura é atribuído ao trabalho de parceria para promover o Destino iguaçu, que envolve entidades públi-cas e privadas. Faz parte desta lista a itaipu Binacional, que incluiu na mis-são da empresa fomentar o turismo regional.

Para o superintendente de Comu-nicação Social de itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo Iguaçu, a ten-dência é que a usina feche o ano com novo recorde histórico de visitação tu-rística, superando os números do ano passado. Para ele, iniciativas como a gestão integrada do turismo e a elei-ção das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Na-tureza ajudam a manter o destino em evidência. “São ações que transforma-ram a imagem da cidade e mantêm aquecido o movimento de turistas. Os números da usina refletem essa mu-dança”, afirmou.

A gratuidade dos passeios para os moradores lindeiros e da região trina-cional, que começou a valer em abril, também teve impacto. Em agosto, 5.096 moradores da região visitaram a usina, ante 2.158 do mesmo perío-do do ano passado – um aumento de 136%.

A gratuidade vale para moradores de 34 municípios (26 no Brasil, quatro na Argentina e quatro no Paraguai) e inclui a Visita Panorâmica – a mais procurada –, a iluminação da Barra-gem, o Polo Astronômico, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). As únicas exceções são o Circuito Es-pecial e o Test Drive Veículo Elétrico.

18%É O AUMENTO REGiSTRADO DE TURiSTAS qUE ViSiTARAM iTAiPU EM 2012.

ANTô

NiO

LO

PES

Page 37: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 37

FOTO

: DiV

ULG

AçãO

No último dia 15 de outubro, a Gibiteca de Curitiba, espaço da Fun-dação Cultural, completou 30 anos de fundação. idealizada no início da década de 1980 pelo arquiteto Key imaguire, colecionador e crítico de histórias em quadrinhos, ao lado dos também arquitetos Abrão Assad e Domingos Bongestabs, teve como pri-meiro endereço uma das salas da Ga-leria Schaffer.

Na época, o presidente da FCC era o publicitário Sérgio Mercer, um apai-

xonado pela arte dos quadrinhos que viabilizou sua abertura numa atitude pioneira, já que não existia no Brasil nenhum espaço cultural nesses mol-des. Em 1988, a Gibiteca foi transferi-da para o Solar do Barão, onde perma-nece até hoje.

Segundo imaguire, a Gibiteca de Curitiba não foi apenas a primeira do Brasil, mas do mundo. Para sustentar sua afirmativa, ele conta que em 1988, quando foi convidado para o júri do Salão internacional da Caricatura de

Montreal, pôde conversar com gente do mundo inteiro, inclusive com o nor-te-americano Will Eisner (1917/2005) – um dos mais importantes criadores de histórias em quadrinhos e uma das maiores influências no desenvol-vimento do gênero –, para quem per-guntou se existia em algum lugar do planeta uma instituição semelhante. “Todos me garantiram que não”, diz.

Entre as atividades da Gibiteca es-tão exposições, concursos, encontros com profissionais, palestras, eventos de RPG (Role Playing Game), feiras de gibis, cursos, oficinas e workshops. Essa variedade, de acordo com a coor-denadora do espaço, Maristela Garcia, faz com que o público seja bastante eclético. “Crianças, jovens e adultos apaixonados pelos quadrinhos fazem do espaço o mais democrático possí-vel, reunindo ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, pro-fessores, estudantes e simples aman-tes dos quadrinhos”, comenta. Há frequentadores assíduos que leram coleções completas. “Temos um leitor que já leu todos os títulos do Homem Aranha (800 títulos) e agora tem vindo para ler o italiano Tex, uma coleção de 900 títulos”, diz.

São oferecidas 100 vagas por se-mestre, divididas em cinco turmas, sendo uma para o Curso de Mangá (quadrinhos japoneses) e quatro para o Curso de Desenho Hq (duas de nível básico, uma de intermediário e uma de avançado).

Os cursos da Gibiteca de Curitiba, que custam R$40 por mês e têm a du-

ração de quatro meses, já revelaram alguns grandes talentos dos quadri-nhos curitibanos.

Grandes nomes da Hq brasileira, como Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê, Primaggio, Malavoglia & Garfunkel, entre outros, já estiveram na Gibiteca trocando informações com a nova ge-ração de cartunistas. Aos poucos, ar-tistas curitibanos também foram des-pontando no cenário nacional e hoje têm seus desenhos e histórias estam-padas em jornais e revistas de todo o Brasil. Este é o caso de José Aguiar, Ro-molo D’Hipóltyto, André Caliman, RHS (Rafael Higino da Silveira) e Simone Hembecker.

ACERvOSão 33 mil títulos e diversas cole-

ções de gibis infantis, super-heróis, hu-mor, terror, cartuns, fanzines, mangás e exemplares estrangeiros que fazem do espaço uma fonte para pesquisas.

A Gibiteca, além de construir seu próprio acervo por meio de compras e doações, que chegam a 60% dos títu-los, dispõe de um cesto de trocas, que fica à disposição do público, onde são colocados os títulos repetidos. “Dessa forma estamos também colaborando e incrementando coleções particula-res,” afirma, acrescentando que para a formação da Gibiteca de quatro Bar-ras foram doados 5 mil títulos, o que representa para eles 80% do acervo.

O espaço dispõe de todos os gêne-ros de histórias em quadrinhos, dispo-níveis somente para consulta e leitura no próprio local.

gibiteca de curitiba faz 30 anosPrimeiro do gênero no Brasil, espaço promove exposições e encontros com artistas

//cultura

Page 38: Agente Urgente #95

setembro/outubro 201238 //informativo agente urgente

AGênciA resPonsáVel fone e-MAilagênciascadastradasna aBav-Pr

ADEMiR FERREiRA GASPAR M.EADVANCE ViAGENS E TURiSMO S/AAEROCONDOR AGENCiAMENTO TURíSTiCO LTDA.AG-1 TURiSMO LTDAAJP GESTãO DE ViAGENS E TURiSMO LTDA - ALFA TRAVEL PASSAGENS E TURiSMO LTDAALLiANCE iNTERCâMBiO E TURiSMO LTDA. ANDES OPERADORA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAANTHURiUM PASSAGENS E TURiSMO LTDAARAUCAR ViAGENS E TURiSMO LTDA. ASTRAL PASSAGENS E TURiSMOAVS TURiSMO LTDABERTOLDi ViAGENS E TURiSMO LTDABEST WAy TRiPS AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDABMP TURiSMO E PASSAGENS LTDABR AGêNCiA DE TURiSMO LTDABRAZiL HOLiDAyS OPERADORA E CONSULTORiABRAZiL TRAVEL GROUP LTDABREMATUR PASSAGENS E TURiSMO LTDA.BREMENTUR AGêNCiA DE TURiSMO LTDACáDiZ AGêNCiA DE ViAGENS LTDACAMiNHOS OPERADORA DE TURiSMO LTDACANADiAN PASSAGENS E TURiSMO LTDA. CONFiDENCE CORRETORA DE CâMBiO S/ADECiSãO PASSAGENS E TURiSMO DiAMANTE ViAGENS E TURiSMO LTDADiRECTTiVA ViAGENS E TURiSMO LTDA - MEDNiPRó GOLD AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDADOMUS ViAGENS E TURiSMO LTDADPR TURiSMO LTDAESFERATUR PASSAGENS E TURiSMO LTDAEVENTTOUR ADM. E SERViçOS DE TURiSMO LTDAFiDELiDADE AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMOFiRST EVOLUTiON ViAGENS E TURiSMO LTDAFLyTOUR AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAG4 ViAGENS E TURiSMO LTDAGAP NET ViAGENS E TURiSMO LTDAGLM TURiSMO LTDAGOLDEN TOUR LTDAGP TOUR AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDA. GR TURiSMO E ViAGENS LTDAGREEN PEACE TRAVEL ORGANiZATiONHARMONiA OPERADORA TURíSTiCA LTDAHiGH LiGHT ViAGENS E TURiSMO PARANá LTDA iBiTUR TURiSMO LTDAiNTERLAKEN PASSAGENS E TURiSMO LTDAKARAMGATUR PASSAGENS E TURiSMO LTDALANCASTER OPERADORA DE TURiSMO LTDALATiTUDE AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDALAyUM TURiSMO E PASSAGENS LTDALDG TURiSMO LTDALE MONDE TURiSMO E CONSULTORiA LTDA MAGiC WAy TOURS OPERADORA DE TURiSMO LTDAMALA PRONTA ViAGENS E TURiSMO LTDAMALUCELLi E SiELSKi ViAGENS E TURiSMO LTDAMARCELO CARVALHO MACEDOMARViN PASSAGENS E TURiSMO LTDAMENEZES TURiSMO MERiDiANO ViAGENS E TURiSMO LTDANC TURiSMO LTDANEW LiNE TOUR OPERATOROK BRASiL OPERADORA DE TURiSMOONETUR TURiSMO RECEPTiVO LTDAORiNTER REPRESENTAçõES ViAGENS E TURiSMO LTDAORiON AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAOUTUBRO PASSAGENS E TURiSMO LTDAPERSONAL BRASiL TURiSMO LTDAPOLVETUR AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAPROJETA PASSAGENS E TURiSMO LTDARCA OPERADORA TURíSTiCA LTDARiGON ViAGENS E TURiSMO LTDAROTA SUL AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAROTTERO ViAGENS PROGRAMADAS E TURiSMO LTDARS TOURS AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDASAAM ViAGENS E TURiSMO LTDASCHULTZ TURiSMO LTDASiSTEMA BRASiLEiRO ViAGENS E TURiSMO LTDA - SSASiTTUR - SiqUEiRA TRANSPORTE E TURiSMO LTDASTAR LEEDS AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDASTOP AND GO TURiSMO LTDASTROLL ViAGENS LTDASWiSTUR PASSAGENS E TURiSMO LTDATAV TURiSMO AGêNCiA DE ViAGENS LTDATHALATTA PASSAGENS E TURiSMO LTDATRANSTUPi AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDATRiâNGULO TURiSMO LTDATRiPOLi TURiSMO LTDAViA G AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDA-MEViESCA ViAGENS E TURiSMOViSiT AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAViVA AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAW TUR ViAGENS E TURiSMO LTDAWU COMUNiCAçãO PRODUçãO EVENTOS E ViAGENS LTDA

ADEMiR FERREiRA GASPARMARCELO SANOViCZCELSO JOSE TESSER FLáViA DUqUE HAyDUJOSE GUiLHERME DE PAULA THOMETHEOPHiLO DE OLiVEiRA FRANCO FiLHO ONDiNA MARA RAUEN MARTiNELLiLiLiAN DEL ROSARiOANA MARiA HARMATiUK MATOSJOSÉ MARiA DE FREiTASROSE MARiE LiNSViViANE AMEiD iBRAHiMSiLViO BERTOLDiADONAi AiRES DE ARRUDA FiLHOFLORiANO XAViER MENEZESROSSANA CRiSTiNA DA FONSECA PiNTOMARiA AUGUSTA KOEHLER DE CAMARGOSiLViA MARTiNSJOãO ADiR KAMPA KUPKALEiLA DO ROCiO SANTOS NASCiMENTOANA PAULA LACERDA GARCiAROBERTA REDiVOJOSÉ ROBERTO GHiSiANDREAS MiCHAEL WiEMERRENATO RiBAS VAZFLáViA LUCiNA FURMAN VERôNiCA DELLA MÉAEDSON LUiZ WiSTUBAPEDRO KEMPEHERBERT FRANZ KLEiNBRODROBERTO DOS SANTOSANTONiO JOãO MONTEiRO DE AZEVEDOCLóViS FERREiRA DE SOUZALUiZ CARLOS SCHERER DOS REiSELOi D’AViLA DE OLiVEiRALiSANDRA WiSTUBA BOESEWiLSON SiLVASôNiA MARiA LEiTEDANiLO BiTTENCOURT CASAGRANDEROGERiO GREGORiS DA SiLVAGERALDO JOSÉ ZAiDAN ROCHALiSANDRO DO NASCiMENTO VASCONCELOSARNALDO LEVANDOWSKiLEONARDO DE OLiVEiRA MiGNANiADiLTON DOS SANTOS SiLVALúCiA JANDiRA FONTOURA BENZiELiANA MARiA TRAMUJAS KARAMHENRiqUE LENZ CESAR FiLHOSANDRA SUyAN BUCCiERiANTôNiO CARLOS DE CAMPOSSiLVANA PiZZATTOiSABELLA Piá DE ANDRADEiVETE M R DE MiRANDAFRANCiSCO ZiCCARELLi MiLLARCHiPALOMA SiELSKiMARCELO CARVALHO MACEDOGiSLEi MARCOS DE SOUZAKLEBERANDRÉ LUiZ MACiASNEUSA MARiA RAMOS CULPiPAULO CESAR FiNGERMAURO MELO PEREiRAONESiMO SANTOS DE ANUNCiAçãOROBERTO DOS SANTOSTRiCiA SANDERMARiSA MATHiAS GORSKiPEDRO C. VEJA FALCONJOãO BATiSTA POLVEROMARiA PAULA TOSSi CHAVESCARLOS GERSTNERJOãO ALCEU RiGON FiLHOERNESTO NASCiMENTO JR. ROBERTO BACOViSMARiA RAqUEL D. S. DE SCHULMANiRENE DA CONCEiçãO PENNA FERREiRAAROLDO SCHULTZJOEL DUARTELUiZ GUiLHERME FARiA DE SiqUEiRALiSSANDRA A S BUENOFELiPE ANTONiO AMALFi ViTOLALUCiANO RiCARDO F MENDESLUiZ BRASiLLEO RAMOSSiNÉRiO BiSCAiA ROSEiRA JUNiORLUiZ BEM HUR LOURESMERON KUCZUVEi FiLHOJOSANNE RiZENTAL SAVASJETSON RiCARDO MENDES DOS SANTOSCRiSLAiNE PADiLHA DA ROSAMAURO EHALT LOPESSRTAiSUKE SASAKiFRANK SAKATACiBELE REGiNA CARVALHO

(41) 3284 7356(41) 3306-2777(41) 3232-9012(41) 3022-6664(41) 3039-4759(41) 3016-6966(41) 3018-2312(41) 3024-1202(41) 3077-2277(41) 3027-9700(41) 3019-0898(41) 3223-2828(41) 3019-7800(41) 3888-3488(41) 3022-0303(41) 3223-8822(41) 3322-3969(41) 3077-8414 (41) 3028-8080(41) 3310-6677(41) 3018-4214(41) 30181571(41) 3322-6250(41) 3027-2829(41) 3883-8000 (41) 3026-6666(41) 3019 9909(41) 3332 6746(41) 3045 5012 (41) 3015-0009(41) 3310-1600(41)3222-9095 (41) 3383-3500(41) 30867050(41) 2141-2721(41) 3357-1414(41) 3223-2200(41) 3224-5313(41) 3016-8002(41) 3027-4700(41) 3019-2524(41) 3019-0898(41) 2104-6400(41) 3322-8777(41) 3357 0196(41) 3019-3599(41) 3362-2200(41) 3202-3499(41) 3016-8977(41) 3026-3399(41) 3019-6333(41) 3018-7444(41) 3028-8888(41) 3061-6000(41) 3044 5808(41) 3093 7479(41) 3323 6373 (41) 3018-2408(41) 3022-3535(41) 3281-1167(41) 3018-2524(41) 3232-1151(41) 3224-8509(41) 3310-1600 (41) 3225-3001(41) 3026-4006(41) 3018-5580(41) 3322-3339(41) 3322-6595(41) 3222-6400(41) 3027-3559(41) 3345-7712(41) 3324-1441(41) 3029-8886(41) 3219-1250(41) 2109-6777(41) 3322-0515 (41) 3079 3334(41) 3324-9246(41) 3019-4001(41) 3013-2070(41) 3663-1313(41) 33220010(41) 3322-8766(41) 3643-2032(41) 3233-0311(41) 3222-4641(41) 3232-1823(41) 3015 2322(41) 3322-5355(41) 3029-0300(41) 3022-8900(41) 3052-0700

[email protected]@[email protected] [email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@cadizturismo.com.br, [email protected]@canadiantur.com.brmarketing@confidencecambio.com.brpositivoturismo@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@flytour.com.br;[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected] [email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected] [email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@wucomunicacao.com.br

CuRITIbA

CASCAvElAUCATUR - AGêNCiA UNiãO CASCAVEL DE TURiSMO LTDA JOãO GURGACZ (45) 3902-1010 [email protected]

Page 39: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 39

AGênciA resPonsáVel fone e-MAil

FOZ DO IguAçu

FRANCISCO bElTRãO

lONDRINA

mARINgá

PATO bRANCO

PONTA gROSSA

uNIãO DA vITóRIA

ASSOCIADOS COlAbORADORES

CASSiNO PASSAGENS E TURiSMO LTDACB iNTERNACiONAL TURiSMO LTDACENTRAL TOURS RECEPTiVO iGUAçU LTDACLiCK TURiSMODE ANGELi TURiSMO LTDAECO iGUASSU AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDA.FRONTUR-FRONTEiRA DE TURiSMO LTDAFRT OPERADORA DE TURiSMOiGUASSU GLOBO TOURS LTDAiGUASSU GOLF TURiSMO LTDALOUMAR TURiSMO LTDANG AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDASAFiRA TURiSMO E CâMBiO LTDASEVENTUR TURiSMO E CâMBiO LTDASTTC TURiSMO LTDATURAMAR AGêNCiA DE ViAGENS LTDAOMEGATUR AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDA

FELiPE SANTiAGO GONZALEZDiNG WEi HONGSiLViO GONZALEZ ------ HEiTOR BEM HUR DE ABREU ANGELiPAULO PEREiRA BARBOSAADEMiLDE MORALESELENiCEARNO BiESDORFDANiELA ZEFERiNO PEDRO EGGERTMARCOS CiAVAGLiAPEDRO NOBUyOSHiOLMAR GAVAZZONiRiCARDO AGUiLERA FLORENTiNARNO BiESDORFZAiRO PEDRO BEZ GORiOCLAUDiA JACqUELiNE yOUNG

(45) 3572-4434(45) 3027-6668(45) 3526-4434(45) 3523 1007(45) 3521-7503(45) 3025-4469(45) 3521-4949(45) 3521 8500(45) 35296464(45) 3529-9590(45) 3521 5000(45) 3028-2318(45) 3523-9966(45) 3027-0001 (45) 3529-6464(45) 30280122(45) 3028-8885

[email protected] [email protected]@[email protected]@[email protected]@frontur.com.br [email protected]; [email protected]@iguassugolftur.com.br [email protected] [email protected]@safira.tur.br [email protected]@[email protected]@omegatur.com;[email protected]

ADVANCE ViAGENS E TURiSMO LTDA/ LDNAGêNCiA AVENiDA DE TURiSMO LTDAMLG PiTOL AGENCiA DE TURiSMO-MEALUNAR AGêNCiA DE ViAGENS LTDABELLA ViSTA ViAGENS E TURiSMO LTDACONTiNENTAL TOUR TURiSMO E ViAGENS LTDADONNA CHRiS AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDACOMPANHiA DE ViAGENS - D&D ViAGENSJPA ViAGENS E TURiSMO LTDA - ME iJiAT AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAV.L.B CAMPOLi LTDANAVEGA TUR AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDAOFFiCE TURiSMO E EXCURSãO LTDATAKASHiTUR CâMBiO E TURiSMO LTDATERRA NOVA AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDATOUR COMPANy ViAGENS E TURiSMO LTDAVALENTiN TURiSMO E EVENTOS LTDA

MARCELO SANOViCZ BENEDiTO CORSiNO DA COSTA MARiA DE LOURDES G. PiTOL ANA FABRiCiA GARCiA SAPiA CLAUDiA MARTiNS DE LiMA CASTRO REiNALDO HiDEO OKADA DANiELA DE ANDRADE LOPES GOMES DANiEL FEiJOLLi BiSPO JOSÉ MANOEL PiMENTA DE ABREU LUZiA iSABEL BAZZO yOSSEF VERA LUCiA BARBOZA CAMPOLi ODiLiA DE OLiVEiRA yOKOZOWA LiNCOLN JOSE DE SOUZA FURUKAWA TAKASHi yAMAUE FLáViA SANDRESCHi REiS VALÉRiA ZAMBiANCO CEZAR LUZiNÉA GOMES SiLVA

(43) 2104 2777(43) 3324-6434(43) 3378-3000(43) 3315-9900(43) 3315-6868(43) 3324-5530(43) 3329-0780(43) 3324-2200(43) 3321-7900(43) 3321-2212(43) 3321-5858(43) 3323-3574(43) 3024-1743(43) 3321-3434(43) 3323-8745(43) 3302-6800(43) 3357-2000

[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected];[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@valentinturismo.com.br

9000 ViAGENS E TURiSMO LTDAADVANCE ViAGENS E TURiSMO LTDAANC ViAGENS E TURiSMO LTDAASA ViAGENS E TURiSMO BAZiLE TURiSMO LTDAFERDiNANDi ViAGENS E TURiSMO LTDAíCARO ViAGENS E TURiSMO LTDAN&S TURiSMO LTDA

PAULO ALVES PiMENTALMARCELO SANOViCZNEiDE NiCOLAUDiRCEU LUiS GAMBiNiTâNiA GUERMANDCLAUDiO ALEXANDRE FERDiNANDiLEDA D MANETTi ZANATTANEWTON CLAUDiO SARDETi

(44) 3222-9000(44)2104 2777(44) 3026-3030(44) 3227-2007(44) 3226 7893(44) 3026-6360(44) 3226-2000(44) 3226-5252

[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected];[email protected]@nsturismo.com.br

BiG BANG TOUR AGêNCiA DE ViAGENS LTDAFENiCiO’S TUR AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO - LTDA

ROBELiO LUiZ PELiZZERMARiEDi FiORENTiN

(46) 3524-0104(46) 3524-0268

[email protected]@feniciostur.com.br

CASATUR - CASA DE TURiSMO LTDACASATUR AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDA

GiLSON ANTONiO DALPONTENEiDES PORTELA CATANi

(46) 3225-2162(46) 3225-2162

[email protected]@cattanisul.com.br

CUNHA, STACHOWiAK & CiA LTDAJ. DEGRAF ViAGENS E TURiSMO LTDA. PC SARTORi AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDA

PAULO ROBERTO BAPTiSTA STACHOWiAKJEANiNE DEGRAF ENEiALEXANDRE SARTORi

(42) 3224-1028(42) 3220-7300(42) 3027-2700

[email protected]@[email protected]

CENTRAL PARK AGêNCiA DE ViAGENS E TURiSMO LTDA VERA iNES NAVACKi DiSSENHA (42) 3523-4199 [email protected]

guAíRA

POLACO TUR TRANSPORTES LTDA OSMAR MATTER (44) 36421450 [email protected]

STTC EVENTOS LTDAHOTEL BOURBON DE CURiTiBA LTDA

VALDiR PEDRO CHRiSTALCEU A. VEZOZZO FiLHO

(45) 3026-3001(41) 3221-4600

[email protected]@bourbon.com.br

CIANORTE

NL TURiSMO NiLSARA MARiA COELHO (44) 3631-1690 [email protected]

agênciascadastradasna aBav-Pr

Page 40: Agente Urgente #95

40 //informativo agente urgente setembro/outubro 2012

No dia 28 de setembro, o Skal Curitiba promoveu uma noite de des-contração e encontros profissionais com o 2º Skal Fest, evento ideali-zado e promovido pelo clube. Atento ao objetivo do Skal de promover networking e trocas de experiência entre os profissionais líderes do tu-rismo, o evento reuniu cerca de 160 pessoas no yankee Bar, em Curitiba, em noite animada e descontraída.

“Essa foi a segunda vez que realizamos o Skal Fest. A primeira edição foi ao ar livre, em um evento diurno. Esse evento foi organizado para a noite, já na expectativa da festa de gala do clube no ano que vem, que vai comemorar os 50 anos do Skal Curitiba”, disse o presidente do Skal Curitiba, Roberto Bacovis. O evento contou com open bar e petiscos e um DJ animou a pista de dança.

O 2º Skal Fest teve patrocínio master do Banco Daycoval e patrocí-nio da BWT Operadora, Costa Cruzeiros, Fonseca Câmbio, Personal Brasil Tour Operator, RVS, TAM Viagens e Transtupi. A ABAV-PR também apoiou o evento.

ROSSANA FONSECA COM EqUiPE DO BANCO DAyCOVAL.

skal fEsT rEÚNE TraDE curITIBaNo Para NETworkINg

Em julho, a Bourbon Hotéis & Resorts celebrou a entrada de mais um importante empreendi-mento em seu seleto portfólio no Estado do Paraná. Localizado na cidade de São José dos Pinhais, a apenas cinco minutos do Aero-porto Internacional Afonso Pena, o Bourbon Dom Ricardo Aeropor-to Curitiba Business Hotel chega para compor uma posição estraté-gica entre os 13 hotéis que consa-gram a rede.

Para essa nova fase, o empreen-dimento passou por um importan-te retrofit, inaugurando uma nova categoria de apartamentos com 19 unidades da ala Superior Plus e cinco suítes, que contam com uma completa e diferenciada infraes-trutura. O Bourbon Dom Ricardo possui um forte apelo empresarial com abundantes diferenciais de serviços. O empreendimento é de propriedade do empresário Ricar-do Massuchin, e permanecerá em gestão própria, mas, com toda pa-

rEDE BourBoN laNça Novo EmPrEENDImENTo No ParaNá

dronização da Bourbon, que já está finalizada.

De acordo com o vice-presiden-te da Bourbon Hotéis & Resorts, Al-ceu A. Vezozzo Filho, isso represen-ta a consolidação da bandeira da rede como sinônimo de qualidade e alto padrão de serviços. “Além do aumento da distribuição da Rede no Brasil e, principalmente no Pa-raná, nós percebemos que a expe-riência do ‘jeito brasileiro de hos-pedar’ tem despertado a atenção de empresários que querem fazer parte dos nossos processos de ges-tão” afirma. Segundo Massuchin, a escolha pela Rede Bourbon se deve a “qualidade de seus serviços e a transparência da empresa no que diz respeito à negociação. Ou-tro fator que nos motivou a esco-lher a rede foi a necessidade do re-posicionamento do Bourbon Dom Ricardo frente aos clientes”.

Mais informações pelo tefo-ne (41) 3299-2400 ou pelo site www.bourbon.com.br.

notícias do TRADE

SKALEGAS MOLiNA, ROBERTO, BELiTA E ALCiMAR ENTRE AMiGOS.

SKALEGAS CELSO, ROBERTO, MOLiNA E BEN-HUR.

FOTS: KELLy KNEVELS

SiLViO ROSSi, CAROLiNE BENVENUTTi, RiCARDO MASSUCHiN, JOãO FERNANDO MACHiO, ADRiANA CARDOSO E MARiA CRiSTiNA CARVALHO NO EVENTO DO BOURBON DOM RiCARDO.

DiV

ULG

AçãO

/MAP

A CO

MU

NiC

AçãO

iNTE

GRA

DA

As agências de viagens liga-das à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) abraçaram a ideia da entidade de incentivar a ida dos compradores corporativos para ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que será realizada en-tre os dias 24 e 26 de outubro, no Riocentro (RJ).

Desta vez, a Sobratur confir-mou a presença de 10 hosted buyers, que participarão de reu-niões no Espaço Corporativo e na Rodada de Negócios.

“A expectativa é que as asso-ciadas levem cerca de 500 ges-

tores de viagens para compor o Grupo de Clientes Corporativos Abracorp no maior evento de tu-rismo da América Latina”, garante Edmar Bull, presidente do Conse-lho de Administração da entida-de.

“A ilha Corporativa compre-ende uma ação para ativar o segmento Meetings, Incenti-ves, Congresses & Exhibitions (MiCE), que registra significati-vo incremento na promoção de fóruns, congressos, convenções e viagens de incentivo, entre outros eventos corporativos”, conclui.

aBracorP lEva 500 gEsTorEsà fEIra Das amérIcas

Page 41: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 41

A Schultz Operadora está lan-çando o iSchultz, um gerador de e-mail marketing que possibilita ao agente de viagem, a partir de um login e senha, selecionar um ou mais roteiros de viagem no site da Schultz, incluir um leiaute refe-rente ao tema escolhido e enviar o e-mail marketing pronto, que irá para a caixa de e-mails do cliente antes mesmo de ele chegar em casa.

A ferramenta, gratuita, tem como objetivo principal oferecer mais recursos de venda aos agen-tes de viagem, apresentando op-ções de pacotes para o destino escolhido rapidamente.

Uma das grandes vantagens do iSchultz é que o e-mail será envia-do personalizado, de acordo com a preferência de cada cliente, e incluindo a logomarca e os con-

A FERRAMENTA iSCHULTZ Dá AGiLiDADE AO TRABALHO DO AGENTE DE ViAGEM.

DiV

ULG

AçãO

SCH

ULT

Z

IschulTz Na rEDEtatos da agência de viagem. quan-do o cliente clicar para saber mais informações sobre o pacote, será redirecionado para o vendedor vir-tual daquela agência de viagem, ou-tra facilidade do aplicativo. Além de agregar agilidade aos atendimentos, o iSchultz é focado nas necessidades e desejos dos clientes, promovendo a fidelização e o relacionamento en-tre agências e clientes.

“O iSchultz atende a uma grande necessidade das agências de faze-rem marketing de relacionamento, mas que muitas vezes não o fazem por não possuírem estrutura sufi-ciente para manter um web designer e desenvolver seus próprios e-mails marketing”, explica o presidente da operadora, Aroldo Schultz.

Fabiano Simm, diretor de tecnolo-gia da TZ Systems, uma empresa do Grupo Schultz, é o responsável pelo

desenvolvimento da ferramenta. Ele frisa que a ideia é descomplicar o tra-balho do agente e oferecer tecnolo-gia de ponta, nivelando assim o po-tencial de todos nas ações de vendas

on-line. “O iSchultz é inovador e, ao mesmo tempo, simples e fácil de usar. Bastam três passos para que o e-mail seja criado e enviado. Simples e prático”, comenta.

No início de outubro, foi inau-gurado, na região turística da Re-coleta, o Buenos Aires Grand Ho-tel, novo empreendimento da rede HCi (Hotel Casino iguazu). A festa de lançamento contou com mais de 500 convidados e foi marcada por shows de música e acrobacia e apresentação da jornalista e mode-lo Teté Coustarot.

O Buenos Aires Grand Hotel é um edifício contemporâneo com móveis de design italiano e des-taca 90 apartamentos equipados com a mais recente tecnologia – os banheiros são revestidos de por-celanato espanhol. O hotel conta, ainda, com restaurante, lobby loun-ge, duas salas para eventos, piscina coberta, spa, academia e business center.

O estabelecimento deve atender tanto ao público de lazer quanto de negócios, já que a região da Recole-ta permite ambas atividades.

PABLO VELOSO, GERENTE DE BUENOS AiRES GRAND HOTEL, E TETÉ COUSTAROT, APRESENTADORA DO EVENTO DE LANçAMENTO DO HOTEL.

DiV

ULG

AçãO

/HCi

BuENos aIrEs graND hoTEl

A Rede Mabu Hotéis & Resorts, presente há 39 anos na hotelaria paranaense, anunciou a sua inser-ção no mercado de São Paulo a par-tir do dia 1.º de outubro, por meio da parceria com o Refúgio Cheiro de Mato, localizado em Mairiporã, a apenas 30 minutos da capital pau-lista. O negócio agrega ao portfólio da rede mais um resort voltado ao segmento de convenções e passará a se chamar Mabu Refúgio Cheiro de Mato Eco Resort & Convention.

De acordo com o diretor execu-tivo da rede, Wellington Estruquel, a o empreendimento de São Paulo começará a operar dentro dos pa-drões e processos da Rede Mabu. “O hotel passará a trabalhar com a bandeira ‘Mabu Eco Resort Con-vention’, além de contar com toda a expertise da nossa estrutura comer-cial e de marketing, altamente reco-nhecida nos segmentos de eventos e resorts”, explica. Para Estruquel, esse projeto é estratégico para a rede, uma vez que marca a entrada no mercado da cidade de São Paulo, maior capital geradora de negócios para todos os demais estados.

Segundo o diretor executivo, o início da administração representa a consolidação da bandeira Mabu também na região Sudeste. “Nosso objetivo, para os próximos anos, en-volve expandir a rede através de ho-téis administrados prioritariamente para as regiões Sul – onde a marca é reconhecida por sua excelência na qualidade e atendimento – e Su-deste, onde queremos administrar hotéis nos mercados de São Paulo, como é o caso do Mabu Refúgio Cheiro de Mato”, diz.

quanto aos atrativos do resort, destacam-se o forte apelo empre-sarial e as amplas opções direcio-nadas ao turismo e lazer. O espaço fica em uma área de 90 mil metros quadrados totalmente preservada.

maBu hoTéIsEm são Paulo

Os hotéis Deville Maringá e De-ville Express Cascavel receberam, em setembro, uma comitiva com representantes do governo esta-dual envolvidos na Copa do Mun-do FiFA de 2014, para uma visita técnica de inspeção. Estiveram presentes membros da Secreta-ria para Assuntos da Copa 2014, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Federal, Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Ci-vil para Grandes Eventos.

Para serem classificados como hotéis oficiais, os estabelecimen-tos precisaram atender a mais de cem requisitos – dentre eles, curta distância até um aeroporto e disponibilidade de ao menos 55 quartos exclusivos, além de aten-der aos padrões de conforto e se-gurança exigidos pela entidade. Os critérios foram avaliados por

hoTéIs DEvIllE Passam Por vIsTorIa Para coPaintegrantes do Comitê Organizador Local da Copa 2014. Os locais esco-lhidos vão hospedar os atletas por um tempo que pode variar entre 45 e 60 dias.

Ao saber sobre a entrada do hotel no catálogo da FIFA, o clima foi de felicidade em Cascavel. “É sempre legal receber uma notícia assim, gera uma expectativa boa. Vamos conti-nuar treinando nossa equipe para atender bem às seleções”, afirma o gerente geral do Deville Express Cascavel, Aylto Nogueira Júnior, que acredita que a infraestrutura do ho-tel foi a responsável pela decisão ini-cial do comitê.

Em Maringá, as expectativas tam-bém estão altas, segundo a gerente--geral, Cíntia Buzian, pois a cidade tem um centro de treinamentos que é referência no país. “Nós ficamos muito felizes, o Deville foi o único

hotel de Maringá a ser escolhido. É uma honra, afinal é um evento mundial do qual temos a chance de fazer parte”, conta.

Page 42: Agente Urgente #95

42 //informativo agente urgente setembro/outubro 2012

notícias do TRADEFederico Sciurano, prefeito da ci-

dade de Ushuaia, na Terra do Fogo na Argentina, empenhou-se em uma ultra maratona de 210 quilômetros em favor de uma causa solidária: ar-recadar 600 mil pesos para a Funda-ção Um Lugar no Mundo, que apoia crianças e adultos com deficiência física.

Sciurano completou o percurso que une as três cidade da Terra do Fogo – Ushuaia, Tolhuin e Rio Gran-de – no dia 8 de outubro, depois de sete dias enfrentando ventos fortes, baixas temperaturas e muito can-saço. A tarefa foi ainda mais difícil porque o prefeito de Ushuaia tem diabetes tipo 1, o que o torna de-pendente da insulina.

A chegada em Rio Grande foi acompanhada por centenas de pes-soas, que aplaudiram e incentivaram muito Sciurano nos últimos metros O PREFEiTO DE USHUAiA PERCORREU 210KM PARA AJUDAR DEFiCiENTES FíSiCOS.

da maratona. A arrecadação em metros e quilômetros adquiridos pela população, comércios e em-presas, assim como o aporte dos patrocinadores, foi recebida de forma direta pela fundação e vai permitir que os deficientes físicos possam realizar diversas ativida-des. De todo o valor arrecadado, 200 mil pesos serão distribuídos entre sete instituições da provín-cia da Terra do Fogo que traba-lham com pessoas deficientes.

“Destaco o trabalho maravilho-so que instituições como a Funda-ção Um Lugar no Mundo realizam com os deficientes a cada dia. E agradeço à minha mulher e aos meus cinco filhos por me darem força nessa causa, além do amor e o apoio diário. Sou muito feliz pela sorte de tê-los”, declarou o prefeito de Ushuaia.

DiV

ULG

AçãO

/TU

RiSM

O U

SHU

AiA

ulTra maraToNa solIDárIa Em ushuaIa

O transporte e a alimentação foram os itens que mais pesaram nas despesas com viagens das famílias brasileiras. A participação média das duas variáveis no conjunto de gastos é de 48,7% e de 22,6%, respectivamente. A despesa média mensal com viagens dos grupos familiares chegou a R$ 50,16 – de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada em setembro pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica (iBGE).

Nesta abordagem inédita sobre gastos com viagens, o iBGE mostra que quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais as famílias gastam. Para aquelas com rendimentos superior a R$ 3.015 mensais, a despesa média foi de R$ 147,63. O valor é equivalente a quase o triplo da média nacional e quase 18 vezes maior que o gasto das famílias com renda mensal de até R$ 910.

quando o recorte é o nível de escolaridade, observa-se que quando o representante da família tem, pelo menos, nível médio incompleto, a despesa média mensal familiar é de R$ 187,61. isso representa quase quatro vezes a média nacional (R$ 50,16) e mais de oito vezes a estimativa das famílias cuja escolaridade da pessoa referência era o nível fundamental ou menos.

A pesquisa constatou também que a maioria dos gastos, 37,9%, está associada a viagens de lazer, recreio e férias. Em segundo lugar, aparece visita a parentes e amigos (22,3%), seguido de negócios e motivos profissionais (15,8%) e de tratamentos médicos (8%). Depois do transporte e da alimen-tação, os itens de maior peso nas despesas das famílias são os pacotes turísticos (12%) e alojamento e aluguel de imóveis por temporada (11,6%).

gasTos DE famílIas BrasIlEIras com vIagENs

Cada vez mais populares entre os brasileiros, os cruzeiros devem atrair 758 mil pessoas na temporada que começa em novembro de 2012, segundo a Associação Brasileira das Empresas Marítimas (Abremar). Para os que estão com roteiro definido e as malas prontas, algumas medidas são impor-tantes para garantir a tranquilidade e o conforto durante o passeio. Para ajudar os “marinheiros” de primeira viagem, a FiTTA Turismo, pioneira em franchising de agências de turismo com foco em câmbio no Brasil, chama atenção para alguns cuidados essenciais antes de embarcar.

O primeiro alerta é com os gastos adicionais que não estão incluídos no pacote do cruzeiro, como excursões opcionais, bebidas, gastos no cassino e outros itens que podem ser comprados a bordo. “Esses custos normalmente são cobrados em dólar, sendo fundamental um planejamento para ad-quirir a moeda. O ideal é programar a compra gradativa nos meses anteriores à viagem”, explica o Presidente da Fitta Turismo, Rodrigo Macedo. De acordo com o executivo, esse planejamento protege o turista de prejuízos se houver alguma elevação da cotação do dólar.

Outro ponto que o viajante deve se atentar são as formas de pagamento aceitas nos navios. A maior parte das embarcações não aceita cheques. Desta forma o turista deve procurar alternativas para fugir das altas taxas do cartão de crédito para não sofrer com as variações cambiais. “Neste caso, o dólar em espécie é recomendado, porém, para evitar despesas desnecessárias com a troca de moedas durante a estadia no navio, o ideal é realizar o câmbio antes de embarcar”, afirma Macedo.

TEmPoraDa DE cruzEIros 2012/2013

Ainda considerando a possibilidade de se tornar um dos centros de treinamento da Copa de 2014, Foz do iguaçu segue com os preparativos para o evento. O ato mais recente da cidade foi a criação do Comitê Municipal Pró-Copa 2014, através de decreto municipal publicado no dia 27 de setembro no órgão do Município.

Um dos objetivos é desenvolver um plano de ações voltadas as atrações de equipes dos países participantes da competição, além do grande número esperado de turistas. Outra meta do comitê é a realização de propostas e acompanhar melhorias na infraestrutura da cidade antes e durante a Copa.

Além disso, os representantes vão supervisionar a capacitação da mão de obra, coordenar eventos paralelos, disponibilizar informações sobre todas as ações e atividades relacionadas à competição e articular com os setores e órgãos responsáveis para divulgar o destino ao público do evento.

Para estes trabalhos, serão selecionados representantes de órgãos municipais e estaduais, do trade turístico de Foz do iguaçu e de entidades espor-tivas da cidade, como a Foz do iguaçu Futebol Clube e ABC Futebol Clube.

O comitê poderá convidar profissionais e outras instituições para participar das reuniões, previstas para serem realizadas mensalmente para acom-panhar o andamento das ações.

(Fonte: site H2FOZ)

comITê foz Pró-coPa 2014

Page 43: Agente Urgente #95

setembro/outubro 2012 //informativo agente urgente 43

Page 44: Agente Urgente #95