AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e...

11
AGENTES DO RELEVO

Transcript of AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e...

Page 1: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

AGENTES DO RELEVO

Page 2: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

AGENTES INTERNOS DO RELEVO

Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos.

Podem também ser denominados endógenos ou estruturais

Page 3: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

tectonismo

Page 4: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

EPIROGÊNESE: movimento vertical das placas tectônicas. De um lado da placa ocorre soerguimento e por consequência o rebaixamento do nível do mar (regressão marinha); no lado oposto ocorre o rebaixamento da placa tectônica e consequente avanço do mar (transgressão marinha).

OROGÊNESE: movimentos horizontais das placas tectônicas

Divergente ou adução: quando as placas estão se separando

Convergente ou subducção: quando uma placa se movimento de encontro a outra

Tangencial: quando duas placas se movimentam na mesma direção, ou seja, raspam uma na outra

Page 5: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

Falha de saint andreas

Page 6: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

TERREMOTOS E VULCANISMO

Ocorrência predominante coincide com as zonas de contato de placas tectônicas: Círculo de Fogo do Pacífico e Círculo de Fogo do Atlântico.

Ocorrendo em zonas habitatas podem trazer muito prejuízos materiais e danos a vida humana.

Origem dos terremotos pode estar também associada, além do movimento das placas, a atividades vulcânicas e acomodações internas.

Terremotos no fundo do oceano podem originar tsunamis.

Vulcanismo é a liberação de magma na superfície: pode ocorrer através de um vulcão ou através de fissuras.

Terremotos são mensurados na escala Richter que mede a energia liberada pelo tremor (magnitude), ou na escala de Mercali que mede os danos em superfície (intensidade).

Page 7: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

islândia

Page 8: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.
Page 9: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.
Page 10: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

AGENTES EXTERNOS DO RELEVO

Atuam do exterior para o interior. Correspondem a ação do intemperismo , da chuva, do vento, dos rios, do mar, das geleiras.

Podem também ser denominados de exógenos, esculturais ou modeladores.

Page 11: AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.

Falésia

Chapada

Dunas

Costões

Voçoroca

Resultado da ação dos agentes externos do relevo.