Agindo Em Unidade

4
Tendo uma Vida em Comum (Dia 18-Uma Vida com Proprósitos – Rick Warren) E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Cl 3.15 - JFA) Cada um de vocês é parte do corpo de Cristo, e vocês foram escolhidos para viver juntos em paz. (Cl 3.15 CEV) Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Sl 133.1) Definições (Fonte: Pregação do dia 19-04-2014): União: Estar juntos fisicamente Unidade: Pensar juntos Comunhão: Sentir juntos Por que o cristão deve estar incluído em algum grupo da igreja? Quando se trata de comunhão, o tamanho importa: quanto menor melhor. Você pode adorar no meio de uma multidão, mas não pode ter comunhão com ela. Quando um grupo se torna algo maior do que dez pessoas, alguém deixa de participar — normalmente o mais pacato —, e umas poucas pessoas acabam dominando o grupo. Jesus ministrou no contexto de um pequeno grupo de discípulos. Ele podia ter escolhido mais, porém sabia que doze estava em torno do número máximo de pessoas que um grupo pequeno pode conter para que todos possam participar. Se você imaginar sua igreja como um navio, os grupos pequenos são os botes salva-vidas presos a ela. Deus fez uma fantástica promessa a respeito de grupos peque nos de crentes: Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles( Mt 18.20). Infelizmente, mesmo estar em um grupo pequeno não lhe garante experimentar uma comunhão real. Na verdadeira Comunhão as pessoas encontram: Autenticidade Reciprocidade Compaixão Misericórdia

description

Estudo bíblico

Transcript of Agindo Em Unidade

Page 1: Agindo Em Unidade

Tendo uma Vida em Comum

(Dia 18-Uma Vida com Proprósitos – Rick Warren)

E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Cl 3.15 - JFA)

Cada um de vocês é parte do corpo de Cristo, e vocês foram escolhidos para viver juntos em paz. (Cl 3.15 CEV)

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Sl 133.1)

Definições (Fonte: Pregação do dia 19-04-2014):

União: Estar juntos fisicamente Unidade: Pensar juntos Comunhão: Sentir juntos

Por que o cristão deve estar incluído em algum grupo da igreja?

Quando se trata de comunhão, o tamanho importa: quanto menor melhor. Você pode adorar no meio de uma multidão, mas não pode ter comunhão com ela. Quando um grupo se torna algo maior do que dez pessoas, alguém deixa de participar — normalmente o mais pacato —, e umas poucas pessoas acabam dominando o grupo.

Jesus ministrou no contexto de um pequeno grupo de discípulos. Ele podia ter escolhido mais, porém sabia que doze estava em torno do número máximo de pessoas que um grupo pequeno pode conter para que todos possam participar.

Se você imaginar sua igreja como um navio, os grupos pequenos são os botes salva-vidas presos a ela. Deus fez uma fantástica promessa a respeito de grupos peque nos de crentes: Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles( Mt 18.20). Infelizmente, mesmo estar em um grupo pequeno não lhe garante experimentar uma comunhão real.

Na verdadeira Comunhão as pessoas encontram: Autenticidade Reciprocidade Compaixão Misericórdia

 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gl 6.2)

Cultivando a Comunidade

Page 2: Agindo Em Unidade

(Dia 19-Uma Vida com Proprósitos – Rick Warren)

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade,

suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Ef 4.1-3)

Formar uma comunidade exige:

Sinceridade Humildade Cortesia Sigilo Constância

Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. (1 Jo 3.16)

Restaurando a Comunhão Quebrada

(Dia 20-Uma Vida com Proprósitos – Rick Warren)

Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação. (2 Co 5.18)

Fale com Deus antes de falar com a pessoa Tome Sempre a Iniciativa Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos Confesse sua parte no conflito Invista contra o problema, não contra a pessoa Coopere tanto quanto possível De ênfase a reconciliação, não a solução

 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. (Rm 12.18)

Protegendo a Igreja

Page 3: Agindo Em Unidade

(Dia 21-Uma Vida com Proprósitos – Rick Warren)

Devemos nos lembrar que foi Deus que escolheu nos dar diferentes personalidades, formações, raças e preferências; logo, deveríamos apreciar essas diferenças, e não simplesmente tolerá-las. Deus quer unidade, não uniformidade. Mas, para o bem da unidade, não devemos deixar que nossas diferenças nos dividam jamais. Precisamos nos manter concentrados no que mais importa — aprender a amar uns aos outros como Cristo nos amou e cumprir os cinco propósitos de Deus para cada um de nós e sua igreja.

O conflito é normalmente sinal de que o foco foi desviado para assuntos menos importantes; coisas que a Bíblia chama de assuntos controvertidos. E rejeita as questões tolas e desassiadas, sabendo que geram contendas. (2 Tm 2.23)

Quando nos concentramos em personalidades, preferências, interpretações, estilos ou métodos, a divisão sempre acontece. Mas, se nos concentramos em amar uns aos outros e em cumprir os propósitos de Deus, chegamos à harmonia.

Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. (1 Co 1.10)

Outros crentes irão decepcioná-lo e desiludi-lo, mas isso não é desculpa para deixar de congregar com eles.

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, (Ef 4.2)

Se uma igreja deve ser perfeita para satisfazê-lo, essa mesma perfeição irá excluí-lo dentre seus membros, porque você não é perfeito! Toda igreja deveria afixar uma placa: “Pessoas perfeitas não precisam entrar. Este é um lugar somente para os que admitem ser pecadores, precisam de graça e querem crescer”.

Recuse dar ouvidos a fofocas. Fofocar é transmitir informações quando você nem é parte do problema nem parte da solução. Pessoas que fofocam para você também irão fofocar sobre você. Tais pessoas não são confiáveis.

O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios. (Pv 20.19)

Quando Deus tem um punhado de novos cristãos que quer libertar, ele busca como incubadora a igreja mais carinhosa que puder encontrar.

Page 4: Agindo Em Unidade