Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

16
O ELEVADOR Como evitei o pânico Quando parece que Deus não atende Sete perguntas que ajudam a entender por quê GANHOS DA ORAÇÃO Quatro grandes benefícios MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

description

Ninguém alcança sucesso na vida ou em um empreendimento sozinho. Todos precisamos da ajuda de alguém. E quem melhor que o Deus onisciente e onipotente para nos guiar e nos atender?

Transcript of Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Page 1: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

O ELEVADORComo evitei o pânico

Quando parece que Deus não atendeSete perguntas que ajudam a entender por quê

GANHOS DA ORAÇÃOQuatro grandes benefícios

MUDE SUA V I DA . MUDE O MUNDO .

Page 2: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Volume 13, Número 8

C O N TATO P E S S OA L

Mônica, minha esposa, costuma dizer: “A gente faz o que pode e Deus, o que a gente não pode.” Esse pensamento é, ao mesmo tempo, simples e poderoso. Às vezes, para mim, é também incômodo, pois minha tendência é não sossegar até ver a situação resolvida. Quando as duas atitudes se conjugam, os resultados

costumam ser excelentes, pois continuamos buscando soluções sem ignorar que Deus está conosco e que há certas coisas que cabem a Ele resolver.

O projeto social que coordenamos é um exemplo disso. Diante de situ-ações cujas grandezas e dinâmicas com frequência estão bem além da nossa modesta capacidade de compreender e mais ainda de resolver, temos visto os bons resultados de ouvir um ao outro, as pessoas envolvidas na questão, gente sem relação com a situação (que muitas vezes oferece uma visão fresca de tudo) e, principalmente, Deus.

Contudo, não raramente, mesmo depois de todas essas análises e consultas, continuamos sem saber o que vai acontecer. Mas aprendemos a, pela oração, entregar nossas incertezas a Ele na confiança que produzirá as soluções, que, no médio e longo prazo, gerarão os melhores resultados para todos os envolvidos.

Como confiamos em Deus, oramos, e a oração nos deixa mais confiantes de que tudo se ajeitará. Nem sempre entendemos os efeitos das perdas, ações e reações que vêm se acumulando há gerações e produzem o lastimável contexto social que tantos vivem. Mas Deus entende e sabe o que é preciso para as pessoas se erguerem e se tornarem maiores que seus problemas.

A vida é repleta de variáveis, muitas das quais não controlamos. Muito depende de como outras pessoas agem e reagem. Como nos concedeu o livre arbítrio, o próprio Deus não determina tudo que acontece, mas aumentamos muito Sua capacidade de facilitar nossas vidas e as de outros quando O envolvemos e trabalhamos em parceria.

E todo esse poder e recursos estão ao alcance de todos, a uma oração de distância.

Mário Sant’AnaPela Contato

© 2012 Aurora Production AG. www.auroraproduction.com Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Tradução: Mário Sant'Ana e Tiago Sant'AnaA menos que esteja indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para adquirir nossos produtos, obter mais informações, ou se tornar um assinante da Revista Contato, visite nossos sites, escreva-nos ou ligue gratuitamente para nossa central de atendimento.

Assinaturas, informações e produtos:www.contato.org ou www.lojacontato.com.brE-mail: [email protected]

Ligue grátis: 0800-557772

Endereço postal:Contato CristãoCaixa Postal 66345São Paulo — SPCEP 05311-970

Editor Mário Sant'AnadEsign Gentian Suçidiagramação Angela HernandezProdução Samuel Keating

2

Page 3: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

“Ainda não fizemos metade do que planejáramos para esta manhã”, murmurei impaciente ao entrar no elevador de um prédio no centro da cidade, que deveria levar a mim e Franz, meu marido, rapidamente para o 20º andar. Todavia, momentos depois, o elevador sacudiu, parou e fomos envolvidos pela escuridão.

“De novo não! Logo agora!” —resmunguei enquanto consultava o relógio.

“Daqui a pouco volta a funcionar. É só liga-rem o gerador” —disse Franz animado como de costume. Fazia sentido pensar assim. Em Nairóbi, as interrupções no fornecimento de eletricidade são comuns, mas, de um modo geral, curtas.

O som de batidas e vozes à distância chegavam a nós pelo poço do elevador. Tentei relaxar e ser paciente até a eletricidade voltar.

Conforme os minutos avançavam lentamente, a preocupação dos outros três passageiros se tor-nou perceptível e crescente. No início, soltaram algumas piadas e conversas informais para passar o tempo, mas aquela caixa pequena e quase hermeticamente fechada estava ficando cada vez mais quente e abafada.

“Acho que o condicionador de ar parou” —disse a senhora de meia idade. Um dos dois empresários orientais sugeriu que para conser-var oxigênio, devêssemos sentar no chão do

elevador. Ambos tiraram os paletós e afrouxaram as gravatas.

Passados 30 minutos, parecia que estávamos ali havia uma eternidade. As batidas e as vozes haviam parado. Comecei a pensar no pior e senti um início de pânico aflorar. A atmosfera no elevador estava mais tensa.

“Vamos orar” —disse Franz. Essa simples sugestão prontamente gerou esperanças. Baixamos a cabeça e sentimos a presença de Deus preencher o cubículo totalmente escuro. As passa-gens bíblicas que citamos restaurou a confiança de que logo seríamos resgatados.

Depois de mais de uma hora presos ali, ouvimos movimento no lado de fora. A porta foi aberta com o auxílio de uma alavanca e saímos aturdidos, protegendo os olhos da luz forte, respirando o ar fresco e agradecendo a Deus.

O tempo havia parado para cinco pessoas de lugares e culturas diferentes em pleno centro efervescente de Nairóbi. A confiança de que Deus nos ouvia e atenderia foi o que me impediu de sucumbir ao pânico.

Iris Richard é integrante da Família Internacional. Desde 1994, mora no Quênia, onde é conselheira voluntária e membro ativo da comunidade. ■

O ELEVADORIris Richard

3

Page 4: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

“Deus ainda está no trono e a oração muda as coisas!” Há anos tenho encerrado meu programa de rádio, Momentos de Meditação, com essas palavras. Certa vez, alguém me escreveu questionando: “Não encontrei essa frase na Bíblia.”

É verdade, não está entre os versículos bíblicos, mas, com toda certeza está de acordo com as Escrituras e expressa uma importante verdade.

Se a oração não mudasse as coisas, deveríamos parar de orar. Mas como as coisas mudam quando oramos, devemos dedicar mais tempo a isso, pois, à toda nossa volta, muitas coisas precisam mudar. Se a oração muda as coisas, é melhor que nos ponhamos a orar para que ocorram as mudanças necessárias! Pense no que aconteceria se você realmente acreditasse nisso! Jesus disse: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”1. Se as suas preces não têm tido o impacto necessário, isto é para você.

Determinacao inabalavelVirginia Brandt Berg

Uma expressão comum entre os cristãos de muitas denominações é “perseverar em oração”, que significava orar até receber uma garantia de que Deus escutara a oração e tomaria uma atitude. Talvez você já tenha sentido em algumas ocasiões a certeza de que podia parar de orar por algo, porque sabia que Deus o ouvira, que o assunto estava em Suas mãos e que Ele o encaminharia como achasse melhor.

Dos muitos exemplos bíblicos de pessoas que perseveraram em oração, destaca-se o rei Davi. Fico emocionada sempre que leio nos Salmos como ele, depois de orar, declarava confiante: “O Senhor ouviu minha oração!”

Um desses cânticos é uma oração, que, apesar de a começar à beira do desespero, logo Davi declara: “Bendito seja o Senhor, pois ouviu a voz das minhas súplicas. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nEle confiou o meu coração, e fui socorrido. O meu coração salta de prazer”2

Em outra ocasião, desesperançado, o salmista se sentiu reconfortado ao derramar o coração a Deus e proclamou: “O Senhor ouviu a voz do meu choro. O Senhor ouviu a minha súplica por misericórdia; o Senhor aceita a minha oração”3. E ainda em outro momento, disse depois de sua oração: “Deus me ouviu e atendeu à voz da minha oração”4.

1. Marcos 9:23

2. Salmo 28:6–7

3. Salmo 6:8–9

4. Salmo 66:19

5. Salmo 116:1–2

6. João 14:14

7. João 16:23

8. Gálatas 6:9

9. Ver Hebreus capítulo 11.

4

Page 5: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Essa confiança em seu coração e mente era tão forte que ele começou um salmo dizendo: “Amo ao Senhor, pois Ele ouviu a minha voz; ouviu o meu clamor por misericórdia. Porque inclinou para mim os Seus ouvidos, invocá-lO-ei enquanto viver”5. Ele sabia que Deus o ouviria e o atenderia.

Faz anos, um terrível acidente me deixou inválida, paralí-tica da cintura para baixo, entrevada em uma cama a maior parte de cinco anos. Além disso, tive problemas cardíacos, respiratórios e sofri inúmeros efeitos colaterais de diversas cirurgias que não conseguiram me devolver os movimentos das pernas. E foi essa determinação inabalável —a oração perseverante— que produziu a plenitude da fé para a grande libertação e para o milagre de cura que eu precisava.

As suas orações também podem ser atendidas por meio de Jesus Cristo e de forma igualmente maravilhosa. Apegue-se às Suas promessas: “Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei”6. “Tudo o que pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vos dará”7. Tenha essa determinação inabalável. “Vou ficar firme até ser aten-dido”. Não desista!

Você quer mesmo que a sua oração seja atendida? Está disposto a atender à condição de ter essa determinação inabalável ou vai se deixar desanimar e desistir, permitir que os obstáculos o impeçam de seguir seu caminho rumo à vitória, ou que a descrença dos outros frustre e impeça

o sucesso da sua fé? Há muitas maneiras de enfrentar uma crise, mas apenas uma garante a vitória: orar sem desistir, incansavelmente.

A Bíblia diz: “E não nos cansemos de fazer o bem” — nesse caso, orar por uma situação importante — ,“pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”8.

Que sua fé seja fortalecida pela lembrança do rei Davi e de outros na Bíblia que, pela sua determinação inabalá-vel, derrubaram os muros de Jericó, atravessaram o Mar Vermelho como por terra seca e realizaram muitos outros milagres.9

Tome posse das promessas de Deus e atravesse direto qualquer dificuldade, dizendo como os santos do passado: “Estou determinado que nada me roubará o que Deus me prometeu em Sua Palavra!”

Há muitas razões pelas quais Deus nem sempre nos atende imediatamente ou da maneira que esperamos, mas Ele cedo ou tarde atende às orações feitas em fé plena. Você quer tanto que suas orações sejam atendidas que continua orando até Deus lhe garantir que vai conceder seu pedido? Se assim for, não ficará decepcionado, porque Ele ainda está no trono e a oração, com certeza, muda as coisas!

Virginia Brandt Berg (1886–1968) foi evangelista e pastora. ■

5

Page 6: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Minha passagem para Uganda estava reservada para dali a duas semanas e, sentada no meu quarto, eu contava o dinheiro que tinha na carteira.

Eu estava tentando ir da Tailândia para a África Oriental, para continuar o trabalho cristão que fazia lá. Deus me disse que proveria o dinheiro, mas com o meu salário na época, não conseguiria economizar para uma viagem tão longa.

Ainda me faltavam 500 dólares para três coisas: inteirar para a passagem, pagar as taxas do visto para Uganda e comprar uma mala. Já tinha passado algumas horas daquele dia preocupada se conseguiria o dinheiro e de onde viria. Teria sido loucura reservar uma

passagem sem ter o dinheiro para pagar por ela?No intervalo do café, uma amiga me deu uma revista Contato:

“Precisando algo para ler?”“Legal” —resmunguei enquanto pegava a publicação, mas uma

chamada na capa capturou minha atenção: “Coloque Deus contra a parede. Acredite ou não, Ele gosta disso.”

Intrigada, folheei a revista até achar esse artigo, de Virginia Brandt Berg, e pus-me a ler. Era a história de Etta, uma jovem que havia agido com base na sua fé e posto Deus à prova. Acreditava de tal forma que Ele proveria os fundos que ela precisava para viajar, que reservou a passagem e separou o que levaria, e Deus não lhe falhou. No último minuto, ela recebeu uma mala e o dinheiro para pagar a viagem. E lá se foi ela, à bordo das infalíveis promessas de Deus.

Eu poderia ter escrito o artigo! Ali estava a solução para o meu problema: “Aja como já tivesse recebido. Se pediu algo a Deus, aja com base na sua fé.”

Enquanto relia em voz alta essa frase, perguntava-me, Como posso “agir com base na minha fé”?

A resposta que recebi foi direta. Reúna o que vai levar e coloque-Me contra a parede.

Valia a pena tentar. Peguei meu diário e comecei a escrever:Querido Deus, quero agir como se já tivesse o que pedi. Quero ter

fé que você proverá, mas meu prazo está se esgotando e ainda preciso de alguns milagres:

1. Mateus 9:29

2. Isaías 65:24

3. Efésios 3:20

4. Andrew Murray (1828–1917) escritor,

professor e pastor sul-africano

Nyx Martinez

CONTRA A PAREDE

6

Page 7: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

1. O resto do dinheiro para a passagem2. Dinheiro para o visto3. Uma malaSua Palavra promete: “Seja-vos feito segundo a vossa fé.”1 Eu acredito.

Então, por favor, me dê US$ 500 para cobrir minhas despesas. Obrigado.Pronto. Fechei o diário, certa de que meu Pai lá em cima havia

ouvido meu pedido e me atenderia. Foi tão simples quanto enviar um e-mail. Passei o resto do dia fazendo planos para a viagem e separando tudo que queria levar para África.

Foi um bom dia, pensei ao me sentar para jantar. E estava para ficar melhor.

“Chegou algo no correio para você” —avisou-me um amigo. Abri a carta ansiosa e perdi o fôlego. “Estou enviando 500 dólares.” Fiquei meio desnorteada. Meus amigos olharam para mim curiosos: “O que aconteceu?”

“Deus… acabou de me dar… US$ 500! Foi exatamente o que pedi esta manhã!” Alguém em outro país ouvira falar que eu precisava do dinheiro para ir para África e escrevera fazia alguns dias para dizer que doaria US$ 500.

Fiquei extasiada. Mais tarde, reli a oração do meu diário, impres-sionada como Deus, pelo meu benfeitor, havia suprido.

Peguei minha caneta e anotei no diário.1. O resto do dinheiro para a passagem. Feito!2. Dinheiro para o visto. Feito!3. Uma mala. Feito!

Teria sido coincidência eu haver pedido aquela soma no mesmo dia em que a carta chegou? Ou terá sido um caso de “Antes que clamem, responderei”?2

Estou convencida de Deus havia se antecipado alguns dias porque sabia que eu O colocaria contra a parede. Na verdade, acredito que tenha arquitetado tudo que aconteceu. Deixou-me determinada a obter Sua ajuda, mostrou-me Suas promessas infalíveis pelo artigo da Contato, convenceu-me a “agir como se fosse meu” e, então, me deu o que eu precisava... pontualmente!

No dia da minha partida, entrei no avião para Uganda. Aquela passagem era real e Suas promessas também.

Nyx Martinez é escritora e apresentadora de T V no Living Asia Channel. Leia sobre suas Viagens em www.nyxmartinez.com. ■

Cuidado para que em suas oraçoes voCe nao limite

deus, nao apenas pela desCrença, mas por imaginar que

sabe o que ele pode fazer. Conte Com o inesperado Com o

“além daquilo que pedimos ou pensamos.”3—andrew murray4

7

Page 8: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

QUANDO PARECE QUE DEUS NÃO ATENDE Quando parecer que suas orações

não estão sendo atendidas, faça-se as seguintes perguntas:

Tenho certeza de que estou pedindo é também o que Deus quer?

Muitas vezes somos míopes ao formularmos nossos pedidos, enquanto Deus vê toda a paisagem. Deus não atende algumas orações do modo que esperamos, porque sabe que o que estamos pedindo não será bom para nós nem para os outros. Ou por saber que, no longo prazo, outra coisa será ainda melhor. Ao não nos conceder o que queremos, Deus, às vezes, nos força a considerar outras opções ou a tomar atitudes que produzirão os resultados que desejamos.

Tenho a motivação certa?Se nossos motivos forem egoístas

ou equivocados, não podemos esperar que Deus nos conceda o que pedimos.1

Será que fiz a minha parte?Se estiver se esforçando ao

máximo por cumprir a sua parte do acordo, fazendo tudo o que pode para alcançar o resultado desejado, pode ficar confiante de que Ele atenderá à sua oração. Talvez não exatamente como você imaginava, mas da maneira que Ele sabe ser a melhor para você e para a situação.2

1. Ver Salmo 66:18; Tiago 4:3.

2. 1 João 3:21–22.

3. Exôdo 32:13

4. Romanos 4:19–21

5. Eclesiastes 3:1

Por que algumas orações demoram mais para serem atendidas do que outras? E por que há ainda aquelas que parecem não ter efeito?

É impossível sabermos ao certo e há provavelmente vários fatores que influenciam os resultados. Uma coisa da qual podemos ter certeza é que Deus sempre responde às nossas orações, ainda que nem sempre imediatamente ou como esperamos. Às vezes, Ele diz "sim"; em outras, "não"; ou ainda "espere".

Julie Vasquez

8

Page 9: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

N A S A S A S D A O R A Ç Ã O

Os fardos voam nas asas da oração

E tolerável se torna a mais dura preocupação

Corações escuros são erguidos pela candura

Do bálsamo curativo do Seu eterno amor!

As lágrimas nos olhos e a fronte franzida

Na alma que pelo Pai é acolhidaCujos problemas, temores e

angústias Ele toma nas mãosQuando os levamos nas asas da

oração.—Helen Steiner Rice ■

Será que Deus está colocando a minha fé à prova?

Às vezes, Deus gosta do tipo de fé que se recusa a desistir, que continua apesar dos obstáculos. Prefere os que continuam acreditando, simples-mente com base no que Ele disse.

Um bom exemplo disto é Abraão, o patriarca do Antigo Testamento. Apesar de Deus lhe haver prometido multiplicar descendentes “como as estrelas dos céus”3, até ele ter 75 anos e Sara, sua esposa, 66, não tinham nenhum filho. Mas Abraão acreditou na Sua promessa e Deus cumpriu Sua palavra. Sara engra-vidou e deu à luz um filho, Isaque, quando tinha 90 anos, bem depois da idade fértil.

O apóstolo Paulo escreveu sobre a postura de fé assumida por Abraão: "E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amor-tecimento do ventre de Sara. Ele não duvidou da promessa de Deus, deixando-se levar pela incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Ele tinha prometido também era poderoso para cumprir.”4

A fé dirá: “Reivindiquei a promessa de Deus e vou em frente, mesmo que por agora não consiga ver o que está adiante!” Esse é o tipo de fé que agrada a Deus e obtém resultados.

Será que o Senhor está que-rendo me ensinar paciência ou alguma outra lição?

Deus muitas vezes aproveita esses momentos, em que tem nossa atenção total, para nos ensinar lições que nos aproximem dEle e que nos tornem pessoas melhores. A paciência parece ser uma de Suas lições mais frequentes, mas Ele pode também estar lhe ensinando a ser mais amoroso, humilde, cuidadoso ou muitas outras lições importantes. Se for esse o caso, depois de aprender o que Ele estiver tentando ensinar, receberá a resposta.

A resposta de Deus está sendo afetada pelas decisões ou ações dos outros?

O resultado da oração depende de três de fatores principais: a sua vontade (o que você quer), a vontade de Deus (o que Ele quer), e as decisões e ações das pessoas envolvidas. Mesmo quando a sua vontade e a de Deus estão alinhadas, é possível não obtermos o resultado desejado por conta das escolhas das pessoas, pois Ele deu a todos o livre arbítrio.

Será que é o momento de Deus?

“Tudo tem o seu tempo deter-minado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”5 Não podemos apressar Deus. Orar é

muitas vezes como plantar uma semente: leva tempo para ela germi-nar, brotar, amadurecer e dar fruto, e alguns tipos de sementes demoram mais do que outros. Algumas flores parecem desabrochar de um dia para o outro, mas árvores demoram anos até darem fruto.

Julie Vasquez é escritora freelancer em Austin, Texas, EUA. Este artigo é uma adaptação de trecho do livro Poder da Oração, da série Faça Contato. ■

9

Page 10: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Acredito em oração. Funciona e muda as coisas para melhor. Acredito principalmente que orar produza em mim bons efeitos e mudanças para melhor.

Gosto de listas. Faço as mais diversas listas e tenho duas para oração. Em uma delas, incluo as coisas pelas quais estou atualmente orando. Alguns itens dessa relação estão de tal forma presentes nos meus pensamentos que não preciso anotá--los, enquanto outros são pedidos de amigos ou situações sobre as quais fiquei sabendo que, para não ficarem esquecidos, escrevo. Tudo pelo qual será preciso orar mais de uma vez entra na lista.

A outra relação, bem mais longa, contém as orações que fiz e foram atendidas. Faz cinco anos que a comecei e me arrependo de não ter

duas listas Jessie Richards

feito isso antes, porque estaria bem mais extensa agora. Repassar esse rol é uma experiência maravilhosa, um inspirador lembrete da bondade de Deus e um tremendo encorajamento para minha fé. Além disso, é mais um fator motivador para manter a pri-meira lista sempre à mão e ver todas as necessidades que Deus já atendeu.

Vamos ver alguns itens das minhas listas de oração.

O primeiro da intitulada “Orar por” se relaciona a um amigo na Inglaterra que adoeceu pouco antes do Natal passado. Depois de meses em que foi internado várias vezes, passou por um prolongado período de recuperação. Acredito terem sido as orações de sua família e amigos que o ajudaram a superar toda a provação. Impressiona que esteja vivo, mas não só isso, que ele esteja tão bem hoje.

Isso tudo está na lista de pedidos atendidos, mas agora peço a Deus que ele continue se fortalecendo e se recupere completamente. Também estou orando especificamente que sua saúde lhe permita passar o Natal deste ano em casa.

A próxima beneficiária da lista sou eu mesma. O que peço é difícil de esquecer, mas quero deixar registrados alguns detalhes. Estou atualmente procurando um aparta-mento, pois preciso me mudar nos próximos três meses. Sem dúvida, encontrar esse imóvel vai requer algum esforço de minha parte, mas eu gostaria que o Senhor se encarre-gasse de algumas tarefas. Especificar o que preciso e quero por escrito é meu jeito de apresentar as coisas para Deus, assim como mostrar que confio que Ele agirá em meu favor.

10

Page 11: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Na segunda lista, para a qual tenho um arquivo no meu compu-tador nomeado “Minhas Orações Atendidas”, chama a atenção o número de pedidos relacionados aos meus colegas de trabalho, às minhas tarefas propriamente dita, ou ao meu relacio-namento profissional com as pessoas do meu círculo. Quando tenho uma reunião importante agendada, gosto de começar minhas orações a respeito dela uns dois dias antes, pois acredito que, com isso, Deus possa não apenas me preparar para agir e falar com sabedo-ria, mas ajudar os demais participantes com pensamentos e ideias que tornarão o encontro mais produtivo. Há vários registros na minha lista relacionados a reuniões que foram mais tranquilas do que eu esperava, ou discussões em que se atingiram conclusões sem maiores polêmicas.

Há várias outras orações relacio-nadas ao meu trabalho. Foram feitas quando buscávamos pessoas para a equipe, precisávamos de um milagre para cumprir um prazo, de uma reviravolta financeira a nosso favor, etc.

Dentre as situações mais dramáti-cas está a queda de nosso jardineiro de uma escada de seis metros, quando vivíamos no México. Eu o vi da nossa sala segundos depois do acidente e pensei que ele estivesse morto ou seriamente machucado. Outras pessoas presenciaram o ocor-rido e, enquanto alguém chamava a ambulância, oramos pelo rapaz, que se levantou praticamente ileso: nenhum traumatismo, fraturas ou mesmo hematomas.

Há também o caso dos missioná-rios na Nigéria sobre os quais fiquei

sabendo por meio de um amigo mútuo, que no início de 2010, ficaram em poder de sequestrados. Registrei que no dia em que termi-nou seu cativeiro, meu grupo de oração havia pedido especificamente que eles fossem libertos “hoje” —e foi o que aconteceu. (O impressio-nante relato da experiência desses missionários deve ser publicado na Contato em breve e, por isso, não vou contar aqui.)

Acho que vou parar de escrever para começar meu dia de trabalho, mas, antes vou louvar Deus pelas muitas respostas à oração que já vi, assim como por todas que acredito ainda verei.

Jessie Richards é articulista da Contato. Vive em Washington, DC, nos EUA. ■

11

Page 12: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

GANHOS DA ORAÇÃOOlivia Bauer

Recentemente considerei alguns benefícios que tenho com a oração. Refleti especialmente nos vários aspec-tos de estabilidade e clareza —equilíbrio interno e graça— que adiciona à minha vida. Copiando o modelo de quatro elementos de Agur, relacionei aqui os principais ganhos que tenho ao orar.

Paz. Às vezes, vejo-me em cir-cunstâncias que escapam ao meu controle. Não há nada de tangível que eu possa fazer para corrigir o problema, mas minha vontade de agir é muito grande. Ao entregar a situação à oração, tenho a confiança de haver realizado o que há de mais efetivo. Isso me ajuda a não me con-centrar nas minhas incapacidades ou nas complexidades da situação, mas em Deus, que é capaz de fazer mais e além de tudo que eu poderia pedir ou pensar.2 Sabendo isso, coloco a questão em Suas mãos amorosas e capazes e isso me traz paz.

Liberdade. Ninguém me conhece melhor do que Deus. Não há nada em meus pensamentos, ações ou motivos que Lhe seja oculto. Mesmo conhecendo todas as minhas virtudes e defeitos, banha-me com a abundância do Seu amor. Especialmente quando estou sofrendo, poder despejar tudo em Deus tem um efeito liberador e

1. Há três coisas que são maravilhosas

demais para mim, há quatro que não

conheço: O caminho da águia no

céu, o caminho da cobra na penha,

o caminho do navio no meio do mar,

e o caminho do homem com uma

virgem. (Provérbios 30:18–19).

2. Efésios 3:20

3. Salmo 91:1

4. Isaías 40:28

curador. Conto-Lhe tudo: as coisas boas, as más, as feias, as dúvidas, as dores, a necessidade de perdão, o desejo de consertar as coisas. Não ponho nenhuma restrição às minhas emoções nem me censuro quando estou falando com Ele. Ele vê meu coração e prome-teu me guiar sempre que O buscar.

Perspectiva. A oração me ajuda a pen-sar nos meus problemas tendo como pano de fundo o poder de Deus. Estou “à sombra do Onipotente”.3 Estou pedindo ajuda ao “eterno Deus, o Criador dos fins da terra”4. Seu poder e compreensão são infinitos. Diante de Sua grandeza, meus proble-mas e necessidades são minúsculos. A oração me faz pensar nas necessidades dos outros que encontram dificulda-des maiores que as minhas e isso me ajuda a me reposicionar com relação a Deus e aos outros.

Plenitude. Há certo senso holístico de bem-estar que surge de reagir a um problema com ações práticas e espirituais. Apoiar outras pessoas em oração pode render experiências muito gratificantes.

Olivia Bauer é consultora em comunicação em Winnipeg, Canadá, e membro da Família Internacional. ■

Faz uns três mil anos, um sábio chamado Agur, disse: “Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, há quatro que não conheço.”

É mesmo? Só quatro? —pensei quando li essa declaração. Bom, ele pegou quatro muito especiais.1

12

Page 13: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Na Bíblia encontramos vários registros de ora-ções feitas por Jesus. Às vezes, passava a noite orando.1 Com frequência, levantava antes do ama-nhecer para orar sozinho.2 Também orava diante de Seus seguidores para lhes dar um exemplo.3

Ele orou pelos Seus discípulos e por todos que, ao longo das eras, viriam a conhece-lO.4 Ofereceu orações de louvor e agradecimento ao Seu Pai.5 Também orou nos momentos de angústia e dificuldades pessoais.6

Quando Seus discípulos Lhe pediram que lhes mostrasse como orar, ensinou-lhes uma simples oração7 que tem servido de modelo para inúmeros cristãos desde então.

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino. Seja feita a Tua vontade,

LEITURA QUE ALIMENTA

A oração modeloSamuel Keating

assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas,assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque Teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Samuel Keating é coordenador de produção da Activated, versão em inglês da Contato. Vive atualmente em Milão, na Itália. ■

P A R A P E N S A RO que a oração pode fazer

A oração —secreta, fervorosa e feita com fé— está na raiz de toda bondade pessoal. —William Carey (1761–1834), missionário inglês

A oração não deve ser vista como um dever que devemos cumprir, mas um privilégio a ser gozado, um deleite que sempre revela novas belezas. —E.M. Bounds (1835–1913), pastor e escritor americano

Depois de orar, há outras coisas importantes que você pode fazer além da oração, mas não há nada que você pode fazer que seja mais importante que a oração. —A.J. Gordon (1836–1895), escritor e compositor americano

Ninguém acredita mais no poder da oração que o Diabo. Não que o pratique, mas sofre com ele. —Guy H. King (1885–1956), religioso e escritor inglês

Chega momentos em que não tenho mais nada para dizer para Deus. Se eu fosse continuar a orar em palavras, só me repetiria. Às vezes, é maravilhoso dizer para Deus: “Posso estar na Tua presença, Senhor? Não tenho mais nada a dizer, mas adoro estar na Tua presença." —O. Hallesby (1879–1961), teólogo norueguês

Antes de orarmos "Senhor, venha o Teu reino", devemos estar dispostos a orar “Que se vá o meu reino." —Alan Redpath (1907–1989), evangelista e escritor britânico ■

1. Lucas 6:12

2. Marcos 1:35

3. João 11:41–42

4. João 17:21–22

5. Lucas 10:21

6. Lucas 22:41–44

7. Mateus 6:9–13

13

Page 14: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Quando sentei para escrever um artigo sobre oração para esta revista, ouvi uma voz me dizer: “Você não pode fazer isso. Você não ora o bastante!”

Isso mexeu comigo e me fez parar para pensar. É verdade que não oro tanto quando poderia e deveria. Por isso, em vez de escrever, fui para cozinha preparar a massa e o recheio da pizza para o jantar. Mas o pensamento não me deixou: Será que eu oro o suficiente?

Como parece acontecer com a maioria, minha vida tem ficado tão ocupada que não tenho tempo para fazer muitas coisas que sei que deveria.

Senhor, o que Você acha? — per-guntei enquanto enrolava a massa.

Uma Parte da Minha VidaLily Neve

Você está falando Comigo agora, não está? É uma forma de oração. Reconheci que esta voz interior era de Jesus.

Continuei pensando. É verdade que parece que não encontro muito tempo hoje para parar tudo e “entrar no meu aposento para orar”, como Jesus ensinou certa vez.1 Por outro lado, também é verdade que tento orar sobre cada coisa que tenho de fazer, seja meu trabalho ou atividades rotineiras como os serviços da casa, cozinhar, etc. Também converso com Jesus sobre situações que encontro, um livro que li, um filme ao qual assisti e peço Sua opinião sobre essas coisas. Costumo pensar nisso mais como conversas com um amigo do que como uma oração propriamente dita.

Quanto mais pensei na questão, mais percebi que essa comunicação é constante no meu dia. Talvez foi a isso que o apóstolo Paulo se referiu quando disse que devemos “orar sem cessar”. Podem não ser preces formais, mas é minha comunicação com Jesus, quando apresento meus pedidos, minha grati-dão ou o que quer que esteja na minha mente, assim como quando recebo Sua orientação. E tudo isso é oração.

Com certeza, podemos e devemos parar e nos concentrar para orar. Mas acredito que também é importante para Jesus que Lhe deixemos ser parte do nosso dia a dia. Ele entende a era atual, as agendas lotadas e não se importa se, de vez em quando, formos “multitarefeiros”.

Lily Neve é membro da AFI no Sul da Ásia. ■1. Mateus 6:6

14

Page 15: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Na Bíblia encontramos orações que são longas súplicas, como a feita na dedi-cação de Salomão, com cerca de mil palavras1 ou a mais longa na Bíblia, no livro de Neemias2. Há também a sucinta “Senhor, salva-me”, proferida por Pedro, quando se viu em risco de afogamento3. Obviamente, a bre-vidade do clamor do discípulo não foi de forma alguma uma barreira para que fosse atendido, pois Jesus o resgatou. Muitas orações na Bíblia, ainda que não tão curtas quanto a de Pedro, são bastante breves. O próprio Pai Nosso tem umas 70 palavras, dependendo da tradução.4

A Bíblia deixa claro e as experiências de cristãos de todos os tempos atestam que o comprimento das nossas orações não é o fator mais importante. O que pesa é a sinceridade e a determinação de quem ora. Jesus ensinou: “Quando

TAMANHO NÃO É DOCUMENTOUm Exercício Espiritual

Abi F. May

orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa.”5 É quando estamos prestes a nos afogar em problemas, como quando Pedro estava afundando no Mar da Galileia, que espontanea-mente fazemos algumas das orações mais genuínas e fervorosas. Manter esse zelo e esse sentido nas nossas vidas de oração é mais que um desafio. Se você achar que suas orações se tornaram mecânicas, este exercício espiritual deve ajudar.

Nos próximos dias, nos momentos em que você costuma orar, como no início do dia ou antes de adormecer à noite, pense na maneira como você costuma orar e considere algumas mudanças.

Se seu hábito for começar o dia com uma longa lista de pedidos a Deus, tente ler uma das orações de agradecimento encontradas no Livro dos Salmos.

Costuma terminar o dia com uma oração silenciosa? Pois hoje à noite, acenda uma vela e ore em voz alta.

Lembre-se que a maneira ou a duração das orações não importam tanto quanto o nosso fervor ao fazê-las. Conversar com o Deus do

[A oração] deve ser livre e espontânea, um momento de convivência vital entre a pessoa criada e o Criador pessoal, quando a vida deve tocar a vida. Quanto mais a oração se torna uma expressão irrestrita, livre e natural dos desejos nos nossos corações, mais real será. —Ole Hallesby

UM MOMENTO COM ELEUm momento com EleFalamos, reclamamosXingamos e esperneamosCom todo enraivecimentoNa hora do sofrimento.Não queremos aceitarÉ-nos difícil enxergarQue todo bem aneladoEstá no momento ao Seu lado.—Anônimo ■

1. 1 Reis 8:23–53

2. Neemias 9:5–38

3. Mateus 14:30

4. Mateus 6:9–13

5. Mateus 6:7

universo não é algo que deva ser feito mecanicamente.

Abi F. May é educadora e escritora na Grã-Bretanha, e articulista da Revista Contato. ■

15

Page 16: Agosto de 2012: O que a oração pode fazer

Nem tudo que lhe parece lógico é necessariamente certo. Como você é humano e falível, sua maneira de ver as coisas pode não coincidir com a Minha, pois: “Os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos. Assim como os Céus são mais altos do que a Terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos cami-nhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”1.

Talvez você consiga decifrar algumas coisas e acertar de vez em quando, mas se sairia muito melhor se aprendesse a Me pedir pela Minha percep-ção e pelas Minhas soluções.

Às vezes, o guiarei a encontrar a resposta na Minha Palavra, ou a darei por uma revelação direta. Em outras ocasiões, poderei guiar seus pensamentos até que você chegue à conclusão certa. Talvez Eu lhe dê a resposta por meio de outra pessoa. O importante é ver que você irá mais longe se pedir Minha orientação, do que tentando racionalizar as coisas por si só. Não apenas posso lhe dar o entendimento de situações e respostas para os seus problemas, mas também “benefícios intangíveis”, na forma de amor, fé, felicidade tranquili-dade e um senso geral de bem-estar que vem de viver perto de Mim.

Por isso, venha a Mim com a fé de uma criancinha. Aproxime-se, com um coração aberto e com uma mente aberta, e deixe-Me lhe dar tudo que tenho para você.

Com amor, Jesus

1. Isaías 55:8–9