Agronomia

13
Projeto “Minha Profissão”

Transcript of Agronomia

Page 1: Agronomia

Projeto “Minha Profissão”

Page 2: Agronomia
Page 3: Agronomia

AGRONOMIA

O Engenheiro Agrônomo está inserido praticamente em todas as etapas da cadeia produtiva:

- Agrícola; - Pecuária;- Silvicultura (Reflorestamento);

Diante disto, é um profissional de suma importância para o agronegócio, pois há um vasto campo de atuação, considerando o potencial econômico brasileiro, que representa 1/3 do PIB do Brasil e responsabilizando-se por 42% de nossas exportações, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Indústria e Comércio exterior.

Page 4: Agronomia

OBJETIVO:

Formar profissionais capacitados para o estudo, planejamento e desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a melhoria e aprimoramento das atividades ligadas à agricultura.

Page 5: Agronomia

O QUE FAZ?

Desenvolve e implanta projetos em empresas de agropecuária.

Atua no combate de pragas, adubação, projetos de irrigação, conservação do solo e controle de qualidade de produtos agrícolas.

Page 6: Agronomia

PERFIL DO PROFISSIONAL:

I - sólida formação científica e profissional que possibilite desenvolvimento da agricultura sustentável, da pecuária e da regeneração das florestas visando a conservação dos recursos hídricos e manutenção da biodiversidade.

II - capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas inerentes a produção de alimentos, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;

Page 7: Agronomia

CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS IMPORTANTES:

Aptidões, habilidades e competências:

Conhecimentos de economia rural;

raciocínio espacial (espaço agrícola);

trabalho em equipe; habilidade com cálculos

matemáticos; domínio de técnicas aplicadas à

agricultura.

Page 8: Agronomia

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES:

Defesa sanitária: Prevenção de doenças da lavoura e combate às pragas;

Engenharia rural: Supervisão da construção de instalações rurais, como nivelamento do solo, sistemas de irrigação e drenagem;

Fitotecnia: controla o uso de sementes, adubos e agrotóxicos. Prevenção de doenças e pragas;

Agribusiness: pesquisar e orientar o uso de fertilizantes, agrotóxicos e rações. Acompanhar a safra desde o plantio até a venda;

Agroecologia: pesquisar meios de conservar e aumentar a fertilidade dos solos, zelar pela utilização racional da terra, água, flora e fauna;

Zootecnia: cuida da saúde, alimentação, reprodução e adaptação ao meio do rebanho.

Page 9: Agronomia

ESPECIALIZAÇÕES:Agrotecnia, silvicultura, agrometeorologia, economia

agrícola, solos, engenharia rural, entomologia, fitotecnia, parques e jardins,

melhoramento animal e vegetal,

Zootecnia,recursos naturais

e ecologia, reflorestamento,

tecnologia de transformação,

topografia.

Page 10: Agronomia

É inevitável a necessidade de modernização dos diferentes setores da produção rural brasileira. Num País como o Brasil, de enormes regiões cultiváveis, há muito para ser pesquisado e desenvolvido no setor, o que valoriza o trabalho do Engenheiro Agrônomo.Por outro lado, o mercado de trabalho esse profissional não tem recebido muitos investimentos por enquanto.

O governo federal vem fazendo cortes significativos nos investimentos e os quadros de funcionários praticamente não vêm sendo renovados. Os efeitos no mercado de trabalho são fortes, pois o setor público - órgãos públicos ligados à agropecuária, secretarias de agricultura e administrações regionais responsáveis por parques, hortos, praças e jardins - tradicionalmente absorve boa parte dos profissionais em atividade no país.

MERCADO DE TRABALHO:

Page 11: Agronomia

Por isso há grande evasão de estudantes das carreiras relacionadas às ciências agrícolas. No entanto, os problemas de degradação do meio ambiente e exaustão dos recursos naturais vão exigir cada vez mais a participação dos profissionais de agronomia, que encontram aí uma perspectiva de atuação junto às instituições públicas e à iniciativa privada.

As melhores oportunidades estão no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina, caracterizados por grande potencial agrícola nas mãos de pequenos e médios produtores, e no Mato Grosso do Sul e principalmente mato grosso, que concentra a maior parte dos grandes empresários rurais e agrícolas. Indústrias processadoras de alimentos e produtoras de adubos, rações, fertilizantes, inseticidas, produtos agrícolas, matadouros, frigoríficos, bancos de crédito agrícola, cooperativas, grandes fazendas e colônias agrícolas, instituições de pesquisa e de ensino também oferecem vagas.

Page 12: Agronomia

MELHORES FACULDADES:

Page 13: Agronomia

ORGULHO E DESAFIOS DA PROFISSÃO O agrônomo aposentado Aloísio Torres Campos orgulha-se

de pertencer à classe. "É uma profissão bonita, uma vez que a gente trabalha com o alimento e de forma consciente. O agrônomo tem a missão de produzir com sustentabilidade, que nada mais é que produzir sem estragar. É nosso papel transmitir essa mensagem para que essa conscientização seja globalizada. Com a degradação ambiental, o assunto torna-se ainda mais importante." Além da questão ambiental, o combate à fome também deixa Campos orgulhoso. "Quando reduzimos o desperdício, estamos ajudando o produto a ficar mais barato e possibilitando que pessoas que morrem de fome possam se alimentar. Ter uma parcela de responsabilidade nessa mudança é gratificante." Campos foi pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).