Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da...

12

Transcript of Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da...

Page 1: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.
Page 2: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

Águas de LindóiaÁguas de Lindóia

Page 3: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

DIAGNÓSTICODIAGNÓSTICO

Os Conselhos de Saúde estabelecidos Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas legais, perenes e instâncias colegiadas legais, perenes e deliberativas. deliberativas.

Enfrentam obstáculos importantes, como o Enfrentam obstáculos importantes, como o não exercício de seu caráter deliberativo em não exercício de seu caráter deliberativo em boa parte dos municípios e estados, precárias boa parte dos municípios e estados, precárias condições de funcionamento, baixa condições de funcionamento, baixa representatividade, dentre outros. representatividade, dentre outros.

Desta forma, faz-se necessário o diagnóstico Desta forma, faz-se necessário o diagnóstico dos desafios apresentados no exercício das dos desafios apresentados no exercício das atividades dos Conselhos Municipais de atividades dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS), bem como o delineamento de Saúde (CMS), bem como o delineamento de propostas, visando à melhoria da qualidade de propostas, visando à melhoria da qualidade de seus trabalhos. seus trabalhos.

Page 4: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

OBJETIVOOBJETIVO

Qualificar a participação social na gestão Qualificar a participação social na gestão do Sistema, a partir da identificação dos do Sistema, a partir da identificação dos problemas, propondo soluções, garantindo problemas, propondo soluções, garantindo a participação popular nos processos de a participação popular nos processos de gestão do SUS, consolidando-a enquanto gestão do SUS, consolidando-a enquanto conquista social, possibilitando resultados conquista social, possibilitando resultados expressivos e duradouros. expressivos e duradouros.

Page 5: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

DESCRIÇÃODESCRIÇÃO

A I Oficina para Participação Social no Estado A I Oficina para Participação Social no Estado de São Paulo,foi realizada em 03 e 04 de julho de São Paulo,foi realizada em 03 e 04 de julho de 2008, com a presença de 329 de 2008, com a presença de 329 representantes dos diversos segmentos, dos representantes dos diversos segmentos, dos 64 Colegiados de Gestão Regional (todos) e 20 64 Colegiados de Gestão Regional (todos) e 20 conselheiros estaduais de saúde, no município conselheiros estaduais de saúde, no município de Águas de Lindóia. Os trabalhos foram de Águas de Lindóia. Os trabalhos foram elaborados por 8 grupos de trabalho, tendo elaborados por 8 grupos de trabalho, tendo como metodologia a discussão dos problemas como metodologia a discussão dos problemas e o estabelecimento de propostas para resolvê-e o estabelecimento de propostas para resolvê-los. los.

Page 6: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

Plenária da Oficina Plenária da Oficina

Page 7: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

METODOLOGIAMETODOLOGIA

Grupo 1 Saúde da População NegraGrupo 1 Saúde da População Negra Grupo 2 Região Metropolitana da Grande São PauloGrupo 2 Região Metropolitana da Grande São Paulo Grupo 3 Região de Araçatuba e BauruGrupo 3 Região de Araçatuba e Bauru Grupo 4 Região de Araraquara e FrancaGrupo 4 Região de Araraquara e Franca Grupo 5 Região da Baixada Santista, Registro, Grupo 5 Região da Baixada Santista, Registro,

Taubaté e Sorocaba.Taubaté e Sorocaba. Grupo 6 Região de Barretos e Ribeirão PretoGrupo 6 Região de Barretos e Ribeirão Preto Grupo 7 Região de São José Rio PretoGrupo 7 Região de São José Rio Preto Grupo 8 Região de Marília e Presidente PrudenteGrupo 8 Região de Marília e Presidente Prudente Grupo 9 Região de Campinas, Piracicaba e São João Grupo 9 Região de Campinas, Piracicaba e São João

da Boa Vista.da Boa Vista.

Page 8: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

RESULTADOSRESULTADOS

Os desafios e propostas agruparam -se em Os desafios e propostas agruparam -se em 5 grandes tópicos: 5 grandes tópicos:

Formação de Conselheiros Formação de Conselheiros ( 20 desafios e 24 propostas )( 20 desafios e 24 propostas ) Representatividade e Participação dos Segmentos Representatividade e Participação dos Segmentos

(11 desafios e 18 propostas ) (11 desafios e 18 propostas ) Funcionamento dos Conselhos Funcionamento dos Conselhos (10 desafios e 25 propostas )(10 desafios e 25 propostas ) Infra-estrutura (13 desafios e 5 propostas ) Infra-estrutura (13 desafios e 5 propostas ) Comunicação com a SociedadeComunicação com a Sociedade (13 desafios e 15 propostas )(13 desafios e 15 propostas )

Page 9: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

RESULTADOSRESULTADOS

Material de divulgação- cartilhas de orientação.Material de divulgação- cartilhas de orientação. Tutorias e capacitação permanente aos conselheirosTutorias e capacitação permanente aos conselheiros Formação de novas liderançasFormação de novas lideranças Comunicação inter conselhosComunicação inter conselhos Autonomia em relação aos gestores- representatividadeAutonomia em relação aos gestores- representatividade Cumprimento das deliberações dos ConselhosCumprimento das deliberações dos Conselhos Recursos financeiros e infra estrutura básicaRecursos financeiros e infra estrutura básica

Page 10: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Foi estabelecido diagnóstico situacional Foi estabelecido diagnóstico situacional dos Conselhos Municipais de Saúde, de dos Conselhos Municipais de Saúde, de forma a construir um conhecimento forma a construir um conhecimento compartilhado, com vistas a fomentar os compartilhado, com vistas a fomentar os princípios de educação popular em saúde, princípios de educação popular em saúde, mobilizando a sociedade para mobilizando a sociedade para envolvimento e participação nas gestões envolvimento e participação nas gestões públicas, além de dinamizar as relações públicas, além de dinamizar as relações inter conselhos. inter conselhos.

Page 11: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

Local do EventoLocal do Evento

Page 12: Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.

Conselho Estadual de SaúdeConselho Estadual de Saúde

www.saude.sp.gov.br - conselho estadual www.saude.sp.gov.br - conselho estadual de saúde- oficina de saúde- oficina Águas de LindóiaÁguas de Lindóia

Email: [email protected]: [email protected]

Telefones: (11) 30668714 e 30668715Telefones: (11) 30668714 e 30668715