áGuia

2
ÁGUIA, a grande decisão guia é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família Acipitrídea, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual. Á Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte. Existem diversas espécies de águias, as mais conhecidas são: Águia - de - cabeça - branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia - dourada - européia e águia -imperial - ibérica. Entre suas características possui um peso de até 6 kg, comprimento de até um metro, com uma envergadura de até dois metros, põe até três ovos a cada vez, o tempo de incubação dura 35 dias e atinge uma velocidade de aproximadamente 100 km\h. As águias são também símbolos utilizados em vários contextos e culturas. Um fato muito interessante sobre as águias é o ritual que realizam quando chegam mais ou menos nos 40 anos de idade, até se usam esse exemplo em testos de auto – ajuda. Aos 40 anos a águia já não consegue mais voar direito, seu bico e suas garras fazem uma curva por ter crescido de mais que a impede de se alimentar, suas penas ficam grossas e fica difícil voar. Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... Ou... Enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. As mais fracas sucumbem ao envelhecimento, porém as que tiverem mais coragem não desistem da sobrevivência e se refugiam no alto de uma montanha e iniciam uma automutilação. É verdade que algumas águias vivem cerca de quarenta anos, é verdade que depois de certa idade elas não mais conseguem segurar as presas nem voar com a mesma desenvoltura. No entanto, esse processo de automutilação para o prolongamento da vida não existe, jamais foi constatado pelos ornitólogos. Muitos acreditam nessa lenda da águia, porém nunca se pôde provar esse conto interessantíssimo, isso só prova que podemos pensar conhecer alguns animais, mas na verdade não sabemos nem metade da complexa vida animal, para completar temos aqui um vídeo sobre a águia.

Transcript of áGuia

Page 1: áGuia

ÁGUIA, a grande decisão

guia é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família Acipitrídea, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade

visual. ÁCostumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte. Existem diversas espécies de águias, as mais conhecidas são: Águia - de - cabeça - branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia - dourada - européia e águia -imperial - ibérica.

Entre suas características possui um peso de até 6 kg, comprimento de até um metro, com uma envergadura de até dois metros, põe até três ovos a cada vez, o tempo de incubação dura 35 dias e atinge uma velocidade de aproximadamente 100 km\h. As águias são também símbolos utilizados em vários contextos e culturas.

Um fato muito interessante sobre as águias é o ritual que realizam quando chegam mais ou menos nos 40 anos de idade, até se usam esse exemplo em testos de auto – ajuda.

Aos 40 anos a águia já não consegue mais voar direito, seu bico e suas garras fazem uma curva por ter crescido de mais que a impede de se alimentar, suas penas ficam grossas e fica difícil voar.

Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... Ou... Enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

As mais fracas sucumbem ao envelhecimento, porém as que tiverem mais coragem não desistem da sobrevivência e se refugiam no alto de uma montanha e iniciam uma automutilação.

É verdade que algumas águias vivem cerca de quarenta anos, é verdade que depois de certa idade elas não mais conseguem

segurar as presas nem voar com a mesma desenvoltura. No entanto, esse processo de automutilação para o prolongamento da vida não existe, jamais foi constatado pelos ornitólogos.

Muitos acreditam nessa lenda da águia, porém nunca se pôde provar esse conto interessantíssimo, isso só prova que podemos pensar conhecer alguns animais, mas na verdade não sabemos nem metade da complexa vida animal, para completar temos aqui um vídeo sobre a águia.