Aguia de bonelli

5
Aguia de Bonelli

Transcript of Aguia de bonelli

Page 1: Aguia de bonelli

Aguia de Bonelli

Trabalho realizado por: Inês Moreira

Page 2: Aguia de bonelli

Agrupamento

de

Escolas

de

Alcanena

BI de um animal

Ciências da Natureza - 5º Ano

Nome: Inês Gameiro R. A. Moreira N.º:10 Turma:5ºE

Data: Jan 2012 Prazo de entrega:

07/02/2012

B I L H E T E D E I D E N T I D A D E D E U M A N I M A L

Nome vulgar-é o nome pelo qual todos nós conhecemos o animal

águia-de-bonelli ou águia-perdigueira

Nome Científico

-é o nome da espécie pelo qual o animal é conhecido pelos cientistas

Hieraaetus fasciatus ou Aquila fasciata

Habitat

-ambiente terrestre e/ou aquático - ambiente terrestre.

-tipo de ambiente - Habita normalmente nas regiões montanhosas.

Revestimento do corpo -tipo de revestimento- pele com penas.

-cor - Em adulta tem plumagem escura nas asas, branca na parte inferior do corpo, e uma mancha branca típica no centro do dorso, tem uma lista negra na cauda. Os juvenis têm uma plumagem totalmente distinta, com asas castanho escuras e restante corpo em tons castanho amarelados, cor de mel. Progressivamente, ao longo de 4 anos, vai adquirindo os padrões da plumagem adulta.

-funções - serve de impermeabilidade, de proteção, auxilia o voo,

Page 3: Aguia de bonelli

etc…

Locomoção

-meio (ou meios) onde se desloca - desloca-se no ar

-modo (ou modos) de locomoção –a águia de bonelli voa (voo)

-duas adaptações que o animal possua para esse tipo de locomoção.

- ter asas e ossos ocos.

Alimentação

-regime alimentar - a águia de bonelli é carnívora.

-o que come - alimenta-se sobretudo de mamíferos de médio porte(coelho bravo), de aves( perdiz-vermelha e columbiformes ), com menor frequência de répteis.  Caça normalmente sozinha podendo também fazê-lo em pares.

-como actua quando procura e obtém o seu alimento - as águias para procurar e capturar as presas é feita geralmente em voos picados com as patas para a frente no último momento para agarrar a presa, capturam-na rapidamente com os pés após peneirar em voo.

Reprodução

-tipo de fecundação – é interna.  A fêmea possui um ovário, enquanto o macho libera espermatozóides através dos dois testículos. A fecundação é interna e as fêmeas põem ovos que são cobertos por uma casca calcária. Ambos os progenitores cuidam das crias, existindo no entanto uma divisão de tarefas. O macho providencia o alimento durante a nidificação e a fêmea cuida dos crias.Em geral cada casal possui vários ninhos que utiliza de forma alternada. O processo nidificante decorre entre Janeiro e Junho, produzindo 1 a 2 crias.-tipo de reprodução - é ovípara.

-dimorfismo sexual: não existe e se existe qual é - Os sexos distinguem - se sobretudo pelo tamanho, cerca de 20 cm de diferença em termos de envergadura. -parada nupcial – As águias voam em espiral apertado sobre a zona do ninho, fazem espetáculo em voo picado e tocam–se com as garras. Tem vários ninhos que fazem ou restauram em conjunto. -nº de filhotes - 1 a 2 crias.

Resposta aos factores do meio

-o animal migra, estiva ou hiberna- estas aves são predominantemente residentes, mas alguns indivíduos migram para zonas mais quentes no inverno. -animal permanece activo no seu território – sim, porque os seus habitats de alimentação preferenciais no nosso país correspondem essencialmente a formações pré florestais de

Page 4: Aguia de bonelli

diferente composição e estrutura (matos esparsos, matagais mediterrâneos e bosques abertos), mas também outro tipo de habitats dependendo da disponibilidade de presas (montados de sobro e azinho, olivais, orlas de bosques). Dada a especialização na predação de aves, nomeadamente columbiformes, também explora zonas peri-urbanas, falésias litorais e escarpas montanhosas. Fora da época de nidificação recorre também a zonas húmidas, habitats estepários e outros associados a zonas de relevo suave.

Classificação -indicar o Reino - animalia, Filo - chordata, Classe- aves.

Estatuto de conservação

-é um animal em vias de extinção ou não - sim a águia de bonelli devido a ser uma espécie em perigo de extinção, foi classificada em Portugal com o estatuto de conservação "raro" (Livro vermelho dos vertebrados de Portugal continental) e na União Europeia com o estatuto de conservação prioritário.

-se é, indicar as causas dessa extinção-Perseguição humana (Através do abate a tiro e da utilização de iscos envenenados);

- Rarefacção das populações de Coelho-bravo;

- Abandono e alteração de diversas práticas agro-pecuárias tradicionais (Extensivo, pombais tradicionais conduzem a uma diminuição das populações de presas);

- Perturbação humana (Actividades de turismo e lazer);

- Incêndios florestais (Perda de habitat);

- Degradação dos habitats de nidificação e/ou alimentação (Construcção de barragens, parques eólicos, estradas);

- Mortalidade de juvenis (Doenças);

- Falta de sensibilidade ambiental (como caçadores, criadores de gado, columbófilos, gestores florestais, etc,..);

Page 5: Aguia de bonelli