AIS0 9000 para fundição

7

Click here to load reader

Transcript of AIS0 9000 para fundição

Page 1: AIS0 9000 para fundição

A IMPLANTAÇÃO DA QS-9000 NA FUNDIÇÃO OSASCOFORD BRASIL LTDA.

Cristiano Rocha HeckertBolsista de Iniciação Científica CNPq, orientando dos Profs. Paulino Francischini e Roberto RotondaroDep. Engenharia de Produção - EPUSP - Cidade Universitária, CP 8174, CEP 05508-900, São Paulo - SP

Eduardo R. ChavesGerente de Produção - Fundição Osasco Ford Brasil Ltda. - Coordenador dos Programas Q1, ISO 9002, QS-9000 e FTPM - Av. Henry Ford nº 177, CEP 06210-100, Osasco - SP

Abstract:This paper aims to discuss the implementation of QS-9000 in “Fundição Osasco FordBrasil Ltda.”. QS-9000 is a Quality Standard for the automotive industry, sponsored bythe American “Big Three”: Chrysler, Ford and GM, and applied to their suppliers all overthe world. One of the first companies to implement the standard in Brazil was “FundiçãoOsasco Ford Brasil Ltda.”. This was the sequency of a journey, started about seven yearsago with the Q1 process (former Ford’s Quality System), and followed by ISO 9002.There were many difficulties and problems, but once the System was implemented, it hasled to stable and contoled processes. And now, it became much easier to the company todevelop the daily Continous Improvement of its products and activities, to achieve theCustomer Satisfaction.

Key words: QS-9000, Quality System, Automotive Industry

1. Introdução e justificativa

A QS-9000 é um conjunto de normas de Sistema de Qualidade para a indústriaautomobilística em todo o mundo. Ela surgiu de um esforço conjunto das três grandesmontadoras norte-americanas, Chrysler, Ford e GM, no sentido de criar um padrãounificado de avaliação de seus fornecedores.

O objetivo deste processo foi fazer com que os fornecedores, muitas vezes comunsàs três empresas, adotassem uma única norma de qualidade, atendendo a uma antigareivindicação deles. Além disto, com a mesma, as montadoras pretendiam baratear seuscustos com atividades de inspeção e auditoria.

A adoção da QS-9000 é compulsória a todos os fornecedores diretos, externos einternos, das três montadoras. Desde que foi lançada em 1995, a norma gerou uma grandecorrida por sua implantação e certificação, não só nos Estados Unidos, mas também emtodos os lugares do mundo onde existem empresas que fornecem para as três montadoras,inclusive no Brasil.

Uma das primeiras empresas a implantar a QS-9000 no Brasil foi a planta deFundição da Ford do Brasil Ltda., situada em Osasco, na região metropolitana de SãoPaulo. Ela obteve grande êxito neste processo, sendo certificada em 24 de outubro de 1996.

Page 2: AIS0 9000 para fundição

Portanto, o objetivo deste trabalho é estudar a implantação da QS-9000 na FundiçãoOsasco Ford Brasil Ltda.. Primeiramente, faremos uma breve conceituação da norma,ressaltando seus principais aspectos e finalidades. Em seguida, discutiremos seu processo deimplantação nesta fábrica e os resultados alcançados com ele. Esclarecemos que estetrabalho fornece apenas uma visão geral do Sistema de Qualidade implantado na FundiçãoOsasco. Obviamente, existem muitos detalhes que não serão discutidos aqui pelas própriaslimitações de espaço deste artigo.

Entretanto, acreditamos que, por ser uma das primeiras empresas brasileiras areceberem o certificado QS-9000, a experiência da Fundição Osasco Ford Brasil Ltda.,ainda que relatada aqui de forma resumida, pode contribuir muito para facilitar a tarefadaquelas companhias que ainda estão dando os primeiros passos na implantação destanorma.

2. O que é QS-9000?

A QS-9000 é um padrão de Sistema de Garantia da Qualidade que tem como base anorma ISO 9001, a mais ampla da série ISO 9000, pois abrange as atividades de projeto,desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. Entretanto, seus requisitossão mais amplos que a ISO 9001. Enquanto que na ISO 9001 há 137 requisitosobrigatórios, no documento da QS-9000 existem 300. (Struebing, 1996)

A QS-9000 está dividida em três seções:I - Requisitos da ISO 9001 acrescidos de requisitos suplementares;II - Requisitos adicionais, específicos do setor automobilístico;III- Requisitos específicos da Chrysler, Ford e GM.

A primeira seção da QS-9000 repete literalmente o texto da ISO 9001, na suaversão revisada em 1994, acrescentando, em cada item, os requisitos do setorautomobilístico. Assim, dos vinte requisitos do Sistema da Qualidade que compõem anorma ISO 9001, dezessete receberam acréscimos no texto da QS-9000.

A seção II da QS-9000 trata dos requisitos específicos do setor automobilístico, quesão: Processo de Aprovação da Produção de Peças (PPAP), Melhoria Contínua eCapacidade de Manufatura.

A parte mais interessante e inovadora da QS-9000 refere-se ao requisito deMelhoria Contínua. Enquanto que a ISO 9000 preocupa-se apenas em garantir a adequaçãode um Sistema de Qualidade, a QS-9000 especifica a necessidade de se buscar a MelhoriaContínua, aproximando-se dos modelos gerenciais como o TQC (Total Quality Control).

A terceira seção trata dos requisitos específicos da Chrysler, Ford e GM. Estesrequisitos devem ser acordados entre cada montadora e seus fornecedores. O objetivo destaseção é dar liberdade para que cada montadora mantenha seus próprios padrões em relaçãoa nomenclatura, desenhos e simbologia.

Assim como ocorre com a ISO 9000, o processo de certificação da QS-9000 éconduzido por terceiros. Para isto, a “Task Force” (equipe composta por representantes dastrês montadoras encarregada de elaborar a QS-9000) reconheceu alguns órgãos comoacreditadores. Estes acreditadores são responsáveis por qualificar os organismoscertificadores de acordo com os requisitos estabelecidos para conduzir uma auditoria daQS-9000. Há ainda os órgãos treinadores, reconhecidos para oferecer cursos deapresentação e consultoria para os fornecedores.

Dentre as várias vantagens trazidas pela QS-9000, destacam-se duas. Em primeirolugar, existem fornecedores que oferecem o mesmo produto para as três companhias.Observando a QS-9000, eles estarão satisfazendo os requisitos das três ao mesmo tempo.

Page 3: AIS0 9000 para fundição

Além disto, as montadoras economizarão dinheiro, pois não será mais necessário que cadauma mantenha seu próprio “staff” de auditores de fornecedores.

Apesar de poucas empresas terem obtido a certificação até o momento, aexpectativa é de que, entre fornecedores diretos e indiretos, mais de 40000 empresas sejamcertificadas no mundo inteiro.

No Brasil, assim como no resto do mundo, as montadoras têm procurado seguir ospassos de suas matrizes, exigindo que seus fornecedores adotem o padrão QS-9000. Asdiscussões em relação ao tema estão acontecendo no âmbito do Comitê de Qualidade daAssociação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Foi criado oInstituto da Qualidade Automotiva (IQA), uma entidade sem fins lucrativos, responsávelpor difundir a QS-9000 entre os fornecedores.

É interessante observar que, apesar de ter sido desenvolvida por Chrysler, Ford eGM, a QS-9000 está sendo adotada por várias outras indústrias automobilísticas em todo omundo. Como diz John Sonnenstein, gerente de qualidade da Dunlop-Topy Wheels(primeira empresa no mundo a receber o certificado QS-9000), “se os três maioresfabricantes de automóveis reconheceram sua necessidade, (...) é apenas uma questão detempo para que as outras montadoras adotem também este requerimento e compreendam oprocesso envolvido”. (Perella, 1996)

3. Implantação da QS-9000 na Fundição Osasco Ford Brasil Ltda.

A Fundição Osasco é uma subdivisão da Ford Brasil Ltda., uma das grandesempresas automobilísticas mundiais instaladas no Brasil. A planta de Osasco conta,atualmente, com 441 funcionários empregados na produção de componentes de chassis decaminhões das séries F e Cargo, e de peças para motores tais como: Virabrequins, Cubos deRoda e Suportes de Mola, entre outras. Seus principais clientes são outras unidades daprópria Ford, situadas em Taubaté e São Paulo. Ela fornece, também, peças para aVolkswagen do Brasil, oriundas da época em que as duas montadoras eram Autolatina e,ainda, fabrica um componente que é utilizado pela Bosch para produzir freios que sãoenviados para a Ford dos Estados Unidos e montados na Perua Explorer.

3.1 A Política de Qualidade da empresa

A adoção da QS-9000 na Fundição Osasco Ford Brasil Ltda. se deu como parte daPolítica de Qualidade da empresa. Esta Política, é difundida pela sua matriz nos EstadosUnidos e desenvolvida por todas as unidades da Ford no mundo inteiro. Nela, já estãoprevistos programas a serem implantados nas plantas para os próximos cinco anos.

Em relação ao Sistema de Qualidade, a empresa iniciou seu processo pelaimplantação do processo originado do Q1, padrão de Sistemas de Qualidade da Ford. Elaevoluiu depois para o padrão da ISO 9000, chegando por fim à QS-9000.

A introdução do processo Q1 foi a etapa mais difícil, uma vez que foi necessáriatotal conscientização sobre a importância de se implantar um Sistema de Qualidade, além decapacitação de seu pessoal para participar deste processo. Nesta época, a empresa contavaaté com alguns funcionários analfabetos e semi-alfabetizados, os quais precisariamparticipar da elaboração de Procedimentos, Instruções de Trabalho, Cartas de Controle deProcesso, entre outros. Foi, também, preciso que a empresa contratasse professores paraalfabetizar esses funcionários e completar sua formação básica. Uma vez supridas estascarências, pode-se, então, envolvê-los no treinamento do processo Q1..

Page 4: AIS0 9000 para fundição

Ressaltamos que nesta etapa, a organização contou somente com alguns serviços deconsultoria de seu “staff” de Qualidade. O trabalho iniciou-se internamente, com a formaçãode equipes que analisavam os processos e adequavam-nos aos padrões do Q1. Aparticipação efetiva dos empregados, com ênfase do pessoal de chão de fábrica, foifundamental para o êxito deste processo, pois cada pessoa que se capacitava, tornava-se ummultiplicador e ajudava os outros, desenvolvendo, desta forma, uma reação em cadeia queatingiu toda a população da fábrica, levando todos a um comprometimento forte em relaçãoao Sistema de Qualidade. Esta etapa foi muito trabalhosa, tendo levado aproximadamentecinco anos. Porém, uma vez implementado o Sistema, ele tem facilitado as operações econduzido a fábrica a um processo de produção estável, deixando para trás o famoso“apaga incêndio”.

Após o Q1, a empresa decidiu evoluir para a ISO 9000. Esta etapa foi bem menostrabalhosa, pois toda a base já havia sido desenvolvida. Ressalta-se que a série ISO 9000,por ser composta de padrões que não se destinam a nenhum setor industrialespecificamente, em muitos pontos é menos exigente que o próprio Q1. Um exemplo típicoé a implantação de Controle Estatístico de Processo (CEP), que a ISO 9000 aborda muitosuperficialmente, enquanto que o Q1 é bem mais rigoroso em sua aplicação. Para seadequar ao padrão ISO 9000, portanto, a empresa teve que fazer apenas alguns ajustes noSistema que possuía, sem descartar, é claro, os pontos em que ela já havia avançado maisaté do que a ISO 9000 exigia. A empresa recebeu o Certificado ISO 9002 no dia 21 dedezembro de 1995.

A partir da ISO 9002, a companhia avançou para a conquista da QS-9000. Maisuma vez, a tarefa restringiu-se praticamente a adequar o Sistema já existente para atenderaos requisitos da QS-9000, mais abrangentes que os da ISO 9002 e Q1.

3.2 A implantação da QS-9000

Como a empresa já possuía ISO 9002, teve que voltar-se apenas para os requisitosadicionais da QS-9000 em relação àquela. Estes requisitos são os que se encontram,principalmente, nas seções II e III da QS-9000. Entretanto, muitos deles já estavamprevistos no Q1 e, portanto, já eram observados.

O primeiro requisito da seção II, o Processo de Aprovação da Produção de Peças(PPAP), veio substituir o Certificado de Qualidade de Amostras Iniciais (CQAI), que eraparte do Q1. A partir da implantação da QS-9000, a Fundição Osasco desenvolve o PPAPde cada peça nova produzida ou quando alguma peça sofre modificação. O PPAP é, então,submetido e aprovado pelo cliente.

Já o requisito Melhoria Contínua constitui uma das grandes diferenças entre a QS-9000 e as normas da série ISO 9000. Este item, que requer identificação de oportunidades,desenvolvimento de planos de ação, conhecimento de técnicas, além da difusão da filosofiade Melhoria Contínua, já estava previsto no Q1 e era observado pela empresa. Na FundiçãoOsasco Ford Brasil Ltda., a Melhoria Contínua é conduzida através dos Planos de Ação.Estes planos contemplam a solução dos problemas, buscando suas causas utilizando oDiagrama Espinha de Peixe (método de correlação de causa e efeito) e, ao mesmo tempo,as propostas de solução e Melhoria Contínua dos processos. Além disto, toda a atuação daempresa é direcionada por objetivos funcionais, com metas fixadas a serem atingidas.

Neste processo, um fator essencial é a participação de todos os funcionários. Aempresa sabe que o principal combustível para o Aperfeiçoamento Contínuo do Sistema deQualidade é o trabalho essencialmente em equipe multi-funcional. Através do programa deIntegração Organizacional (IO), a evolução dos objetivos é informada mensalmente a todosos empregados, promovendo a participação e envolvimento de todos na direção desejada.

Page 5: AIS0 9000 para fundição

Todos têm o direito de expressar suas opiniões e, a partir de sua visão dos processos, darsugestões para melhorá-los.

A operacionalização dos Procedimentos agrega o ciclo PDCA (planejar, executar,avaliar, atuar), método de Aperfeiçoamento Contínuo utilizado por Edward Deming. Paracada objetivo funcional a ser gerenciado existe um gestor e co-gestor, responsáveis por seugerenciamento ao longo do ano.

O último item da seção II refere-se à Capacidade de Manufatura (ManufacturingCapability), que é um requisito exclusivo da QS-9000. Para implantá-lo, a fábrica foidividida em alguns setores. O “lay-out” foi atualizado e identificadas as atividades queagregam e as que não agregam valor ao produto, procurando-se eliminar estas últimas. Estetrabalho continua sendo realizado através de equipes multi-funcionais onde sãoconsiderados, também, aspectos de segurança e ergonomia.

Em relação à seção III, que contempla os requisitos específicos de cada montadora,a grande maioria dos requisitos da Ford já se encontrava no Q1. Uma das principaismodificações é que, enquanto no Q1 o Sistema de Qualidade da Fundição Osasco eraavaliado e endossado pelos seus clientes, a QS-9000 vai um pouco mais adiante, postulandoque devem ser, também, atendidas as Expectativas dos Clientes.

Uma vez implantado todo o Sistema, o processo de auditoria e certificação foidesenvolvido com muita tranquilidade. Em 24 de outubro de 1996, o BVQI, que já haviaemitido o certificado ISO 9002, certificou também a Fundição Osasco Ford Brasil Ltda.pela QS-9000. A partir de então, a cada seis meses o aquele órgão visita a empresa e realizauma auditoria de manutenção.

Além da avaliação externa, a companhia treinou uma equipe de auditores internosque periodicamente observam a conformidade dos padrões, verificando o bomfuncionamento do seu Sistema de Qualidade.

3.3 Resultados alcançados e perspectivas futuras

Em relação aos benefícios obtidos com a implantação da QS-9000 destacam-se apadronização dos processo através de “Set-ups” das operações e implementação deProcedimentos Internos de Qualidade e Folhas de Instruções. Com isto, o processo ficamenos sujeito a variações causadas pelas mudanças de operadores, pois o treinamento paraa utilização da padronização de Procedimentos e Instruções faz com que todos operem demaneira semelhante.

O Sistema prevê, também, a Melhoria Contínua dos Procedimentos que sãoelaborados e revisados pela gerência até o operador. Isto faz com que eles sejamaperfeiçoados continuamente, pois todos os que direta ou indiretamente interferem noprocesso participam de sua melhoria.

Existem vários indicadores que são usados para medir e quantificar a melhoriacontínua do Sistema, como por exemplo os índices de “scrap”(peças rejeitadas) interno eexterno, o índice de produtos retrabalhados, e o “customer endoressment” (sistema depontuação em que os clientes avaliam sua satisfação com os produtos e serviços daempresa).

Periodicamente, estes índices são analisados e são estabelecidas metas de melhoriapara o período seguinte. Para isto, a planta tem como referência os índices obtidos pelasdemais fábricas da Ford no mundo inteiro (“benchmark”), e direciona suas metas paratornar-se a melhor.

Entre os fatores que afetam diretamente os resultados alcançados pela FundiçãoOsasco está a qualidade das matérias-primas utilizadas. Para garantir a adequação destesrecursos, foi elaborado um Procedimento, sistematizando o recebimento de matéria-prima.

Page 6: AIS0 9000 para fundição

O enfoque é dado no desenvolvimento da Qualidade no fornecedor, motivando-o a utilizarferramentas estatísticas de controle em seu processo produtivo. Como conclui Hilary(1996), “o resultado final deste processo é que o novo Sistema será imposto ao longo detoda a cadeia de fornecedores.”

A obtenção do Certificado QS-9000 não representou o fim do processo de MelhoriaContínua do Sistema de Qualidade da empresa. Pelo contrário, ela continua evoluindopermanentemente, não só mantendo os padrões alcançados, mas identificandooportunidades de melhoria a cada dia.4. Conclusão

A introdução da QS-9000 na Fundição Osasco Ford Brasil Ltda. foi apenas umaparte de um amplo Programa de Qualidade, que contempla, também, os padrões Q1 e ISO9002 de Sistema de Qualidade. Ao longo dos últimos anos, a empresa tem desenvolvidouma “cultura de Qualidade” dentro da fábrica, o que tem facilitado muito a absorção eoperacionalização da QS-9000.

Os resultados obtidos com a implantação do Sistema da Qualidade são muitosdestacando-se:- expressivos aumentos nos indicadores de Produtividade e Qualidade;- plena Satisfação dos Clientes com os produtos e serviços oferecidos;- desenvolvimento de uma real parceria com os seus fornecedores.

Destaca-se, também, que sem o total comprometimento da alta administração daempresa, não seriam alcançados estes resultados. Em primeiro lugar, porque existem custosde implantação do Sistema que a empresa deve estar disposta a pagar. Além disto, aparticipação da alta administração serve como exemplo e estimula o engajamento de todosos empregados no processo.

Uma vez implantada a QS-9000, a Fundição Osasco não considerou encerrado oprocesso de aperfeiçoamento do seu Sistema de Qualidade. Ao contrário, seguindo umaespecificação da própria norma, ela desenvolve continuamente a melhoria de seu Sistema,revisando e aperfeiçoando constantemente seus Procedimentos.

Por fim, é importante destacar que na Fundição Osasco Ford Brasil Ltda., a QS-9000 não é apenas um certificado que possibilita à empresa fornecer seus produtos para asmontadoras da Ford. Mais que isto, é um instrumento através do qual a empresa direcionasuas ações, visando obter a Melhoria Contínua de seus processos e aumentar cada vez maisa qualidade dos seus produtos, ambiente e serviços.

Bibliografia

FORD BRASIL LTDA., Fundição OsascoVisitas técnicas e entrevistas pessoaisOsasco, abril de 1997

HILARY, RachelBehind the Stars and Stripes: Quality in the USAQuality Progress, January 1996, p.31-35

PERELLA, MaxineTop gear for QS 9000Quality Today, March 1996, p.10-11

STRUEBING, Laura9000 Standards?

Page 7: AIS0 9000 para fundição

Quality Progress, January 1996, p.23-28