Ajuste de Bikes

download Ajuste de Bikes

of 16

Transcript of Ajuste de Bikes

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    1/16

    Se você respondeu sim para pelo menos uma pergunta, algum ciclista experiente deu a você alguma dica.

    POSIÇÃO DO SELIM

    O selim da bicicleta deve estar totalmente horizontal em relação ao solo, pode-se até usar uma ferramenta denvel para aferir.

    !sto é fundamental, pois se o selim est" inclinado para frente, cansa demais os braços, provocando dores e seest" inclinado para tr"s, causa irritação no ci"tico e até dormência nos #rgãos genitais, pela m" circulaçãocausada pela posição.

    ALTURA DO GUIDÃO

    O guidão deve ficar cerca de $ cm mais baixo %ue a linha horizontal do selim. &rocure usar um guidão commais de $'cm de largura, pois um guidão estreito dificultar" a sua respiração. (eve ser levada também emconsideração a largura dos ombros do ciclista para determinar se o guidão deve ser maior ou menor na largura.

    AJUSTE ENTRE O SELIM E O GUIDÃO

    &ara verificar a dist)ncia entre o selim e o guidão, usa-se o seguinte artifcio alternativo* com o antebraço,formando um )ngulo de +' graus com o braço, to%ue com o cotovelo na ponta do selim e o dedo médio devetocar o guidão onde este se une ao avanço. o selim sempre paralelo ao solo

     ão atentar para esse detalhe e usar uma dist)ncia maior %ue a recomendada, as conse%/ências são graves*

    dores na parte lombar e cervical da coluna vertebral, pois você pedalando mais estendido o %ue vai provocaruma lordose cervical para levantar a cabeça.

    ALTURA DO SELIM

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    2/16

    0olo%ue o pedivela para baixo, na posição totalmente vertical e sentado na sua bicicleta. O calcanhar da perna%ue estiver estendida deve to car no pedal faça a medida calçando tênis ou sapatilha. 0om isso, a sua pernadeve estar formando um )ngulo de 122 a 13' graus.

    &edalar fora da medida correta impede um bom desempenho da força a ser aplicada no pedal e ainda provocadores nos 4oelhos provocando les5es nos meniscos.

    Aplique a força correta o! pe"ai!

    &ara %ue se possa aplicar a força nos pedais de forma cor reta, é necess"rio %ue a ponta do selim este4a a $ cmdo centro da caixa central

    &ara as bicicletas usadas em contra-rel#gio e triatlon, a posição é mais avançada, o atleta ap#ia os cotovelosno guidão e segura no cliper mais a frente.

    6onte* geocities.7ahoo.com.br 

    A#u!te "a $icicleta

    8ual%uer m"%uina necessita ser bem a4ustada por diversas raz5es* bom funcionamento, durabilidade, prazerno uso e segurança. o caso da bicicleta, %ue é composta de um n9mero bem reduzido de peças, os a4ustes eas regulagens são mais %ue essenciais - são vitais para a segurança do ciclista.

    O n9mero de acidentes causados por falha mec)nica da bicicleta é altssimo e a responsabilidade não é deninguém mais, além do pr#prio ciclista acidentado. ão adianta se%uer 4ogar a culpa na bicicletaria. averdade, o ciclista é %ue não soube checar se a bicicleta voltou perfeita.

    &or outro lado, h" a diferença de se pedalar uma bicicleta bem regulada. &or mais %ue se tente descrever adiferença entre uma mal a4ustada e outra regulada, é %uase impossvel fazer um ciclista leigo avaliar amudança %ue um bom trabalho pode fazer numa mesma bicicleta.

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    3/16

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    4/16

    ;s bicicletas modernas precisam de um con4unto bem reduzido de ferramentas - pelo menos no %ue dizrespeito aos a4ustes e regulagens, dentro da capacidade da maioria.

    A ferra%eta te% que ate"er a! !e&uite! or%a!,

    • deve encaixar perfeitamente no parafuso ou porca• não pode haver folga no encaixe, e isto vale também e principalmente para chaves de fenda e chaves

    &hillips

    • certifi%ue-se de %ue a ferramenta abraçou ou entrou completamente no parafuso ou porca

    • o parafuso deve estar perfeitamente alinhado com a chave

    • a porca deve estar alinhada, ou a +'H com a chave

    • as chaves alen devem penetrar completamente no parafuso

    (orça correta ao apertar

    Outro problema para o pretenso mec)nico é a sndrome do parafuso solto ou espanado.

    -o%o !a'er a força que !e "e*e aplicar.

    • a força de aperto provavelmente é menor %ue a princpio um leigo imagina• evite pegar na ponta da ferramenta onde a alavanca de força aplicada sempre ser" maior 

    • aperte aos poucos e teste até chegar ao aperto %ue prenda, mas não espane

    (orça ao !oltar u% parafu!o ou porca

    0aso o parafuso este4a muito preso você tem duas opç5es* ou lubrifica com #leo apropriado, e deixa um tempo para completa lubrificação, ou d" algumas IsuavesI batidas sobre a chave, parafuso ou porca. =as presteatenção* aconselhamos IsuavesI batidas.

    A#u!te "e porca e cotra/porca

    Fodo e %ual%uer sistema de a4uste de rolamento %ue utilize porca e contra-porca segue o mesmo procedimentode a4uste. J f"cil, mas é preciso um pouco de paciência, por%ue não raro é necess"rio repetir o procedimentoalgumas vezes, até %ue o a4uste preciso e definitivo se4a alcançado.

    J importante notar %ue, normalmente, entre a porca e a contra-porca h" uma arruela de pressão ou dentada. Sehouver necessidade de desmontar o sistema, não se es%ueça de recolocar a arruela ou arruelas, tomandocuidado com sua posição correta de trabalho, caso ha4a uma. :vite %ue durante o aperto das porcas aferramenta usada encoste na arruela.

    8ual%uer rosca - eixo, parafuso, porca ou mesmo arruela - deve trabalhar engraxada. Eevemente engraxado.:mpastelado ou lambuzado nunca.

    0uali"a"e "a ro!ca e !eu a#u!te

    K" uma diferença muito grande entre fazer a4ustes em um sistema de rolamento de %ualidade e outro comum. o sistema de %ualidade, a usinagem das roscas é precisa, não h" folgas, e basta dar o a4uste até com osdedos, para então dar o aperto 9nico final com a contra-porca, sem grandes segredos ou problema.

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    5/16

    =as a maioria apresenta folga entre roscas. &or isso s# ganham estabilidade %uando a contra-porca é apertadae o sistema est" preso. &ara alcançar o a4uste correto, talvez se4a necess"rio repetir o a4uste algumas vezes.

    Outro problema com sistemas de a4uste com porca e contra-porca de baixa precisão é %ue boa parte não é perfeitamente centrado. J comum %ue %uando girados prendam um pouco em um ponto e em outroapresentem certa folga. O a4uste deve ser dado buscando um meio termo entre o ponto preso e o ponto defolga. ão h" outra forma. ;li"s h"* evitar comprar coisas ruins. O barato sai caroL

    Reali1a"o u% a#u!te e% u% !i!te%a "e porca e cotra/porca

    Se%pre co% a ferra%eta e2ata para o !er*iço

    34 encaixe a chave na porca mais pr#xima do rolamento e aperte até começar sentir %ue os rolamentos foramtocados@

    54 sem tirar esta primeira chave do lugar, colo%ue a segunda chave na contra-porca e aperte até %ue ela prendaa 1M porca. (ê um leve aperto@ mas não dê ainda o aperto definitivo@

    64 retire as duas chaves e gire o sistema para ver como est" o a4uste@

    74 faça %ual%uer a4uste - apertar ou soltar o sistema - soltando a contra-porca e dando N de volta na porca.epita a operação até chegar ao a4uste ideal, sempre girando não mais %ue N de volta a chave. ; paciênciaser" necess"ria, mas amiga@

    84 uma boa forma para simplificar o a4uste é fazer uma marca de alinhamento, tanto na porca como na contra- porca, e guiar o a4uste fino por esta marca@

    94 s# %uando chegar ao a4uste correto é %ue se deve dar o aperto final, girando as duas chaves uma de encontroa outra@

    :4 em sistemas %ue usam eixo com rebaixo especial para arruela dentada é bom %ue o 9ltimo a4uste se4a o degirar a porca no sentido anti-hor"rio, para aumentar a pressão sobre a contra-porca@

    ;4 J recomend"vel %ue depois deste 9ltimo a4uste se4a feito um 9ltimo teste para ver se o a4uste ficourealmente bom. Pire o sistema com a mão e dê uma chacoalhada para sentir como ficou.

    -ai2a "e "ireç+o

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    6/16

    0ua"o a#u!tar.

    0om a bicicleta entre as pernas e os pés no chão acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para tr"s. Se ouvir um pe%ueno clic clic, ou notar %ue a caixa de direção se movimenta ao mesmo tempo, éhora de a4uste.

    Tipo! "e cai2a "e "ireç+o

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    7/16

    -ai2a "e "ireç+o !e% ro!ca

    Nece!!=rio, c)a*e ale 9%% e 7%%4

    &ara entender como funciona* o sistema funciona com dois nveis de parafusos* o %ue est" na tampa sobre oavanço de guidão e tem a função de tirar a folga da caixa de direção@ e os parafusos %ue ficam no mesmoavanço e servem como fixação do a4uste.

    > !i%ple! fa1er o a#u!te

    34 solte um pouco os parafusos do avanço de guidão, o suficiente para o avanço girar para os lados semesforço, mas também não completamente solto@

    54 aperte N de volta o parafuso de folga %ue est" no meio da tampa sobre o avanço. 6aça o a4uste dando N devolta por vez@

    64 alinhe o guidão com relação ao eixo da roda@

    74 aperte com cuidado, sem muita força, os parafusos do avanço@

    84 faça um teste* com a bicicleta entre as pernas e os pés no chão acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para tr"s. Se ouvir um pe%ueno clic clic, ver ou sentir %ue a caixa de direção se mexe, énecess"rio apertar mais N de volta o con4unto. epita as $ primeiras operaç5es 4" realizadas até conseguir oa4uste correto@

    94 %uando alcançar o a4uste correto, dê o aperto final nos parafusos do avanço, mas cuidado para não espanar arosca@

    :4 como teste da pressão correta de aperto dos parafusos de fixação do avanço, prenda a roda entre as pernastente girar o guidão dando um tranco na manopla do guidão@

    ;4 não é mais necess"rio %ual%uer trabalho no parafuso de folga da caixa de direção sobre o avanço.

     unca dê aperto no parafuso de a4uste, sem antes ter soltado os parafusos de fixação %ue estão no avanço deguidão

    -u'o "e ro"a

    ;baixo uma visão explodida dos cubos de rodas

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    8/16

    Diateiro

    Tra!eiro

    Le&e"a "a! peça! "o cu'o tra!eiro3 /

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    9/16

    • certifi%ue-se %ue as duas pontas de eixo - %ue servem de apoio da roda nas gancheiras - este4am domesmo tamanho. 0onte o n9mero de fios de rosca ou use uma régua@

    • a medida da abertura das contra-porcas deve ser a mesma medida %ue a abertura entre gancheiras,variação de folga m"xima para a medida do eixo de 1mm@

    • a abertura das gancheiras traseiras varia conforme o n9mero de marchas. ; do garfo normalmente é amesma para todas as rodas@

    • é necess"rio ter cuidado para não iniciar o a4uste da porca e contra-porca sem %ue a porca e contra- porca da outra ponta do eixo este4a com aperto correto, ou você nunca conseguir" o a4uste final apertaa%ui, solta ali...@ ali"s uma bobagem comum@

    • o ideal é %ue o a4uste se4a feito com o eixo da roda preso pela contra-porca numa morsa@

    • cuidado com a arruela dentada para %ue ela não gire no aperto. Se isto acontecer é bom trocar estaarruela@

    • a definição do a4uste final é feita girando o eixo com a ponta dos dedos* giro livre, sem folgas.

    Mo*i%eto cetralAte! "o a#u!te

    K" dois tipos de eixo de movimento central* o selado sem a4uste e os tradicionais.

    Sela"o

    0on4unto com eixo e rolamentos fechados selados num cilindro, o %ue não permite a4ustes@ mais doisc?nicos para fixação na caixa de movimento central. ecessita de ferramenta especial. J a tendência dofuturo.

    Tra"icioai!

    :ixo, esferas de rolamentos ou rolamentos, B bacias, 1 contra-porca.

    Outra! ifor%açe! i%portate!

    • a medida do eixo do movimento central varia conforme o tipo de pé de vela ou a medida da caixa de

    movimento central@• a ponta mais curta geralmente é a do lado onde vão as coroas@

    • atualmente est" padronizado um tipo de rosca, mas é preciso ter um pouco de cuidado com bicicletasantigas ou estranhas, onde se pode encontrar um sem-n9mero de desenhos de rosca no movimentocentral@

    • h" ainda algumas bicicletas mais baratas nas %uais o eixo é embuchado, portanto, não tem rosca e não pode ser a4ustado.

    (reio!

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    10/16

    (reio %o"elo B$raCe

    ; maioria das bicicletas roda por ai com freios mal regulados ou, pior, simplesmente sem freios, o %ue é umabsurdo total. egular freios corretamente é a base de uma bicicleta segura. J também um diferencial entre

     bons e maus mec)nicos. ão é s# alinhar corretamente as sapatas. J preciso %ue o sistema este4a a4ustado Tsnecessidades do ciclista.

    J praticamente impossvel fazer o sistema de freio funcionar bem, %uando suas peças e componentes são de baixa %ualidade. : a%ui fica nossa primeira recomendação para %ue o freio funcione minimamente bem e você pedale seguro*

    NÃO RE-OMENDAMOS

    34 manetes de pl"stico

    54 cabos de freio baratos, pouco flexveis ou de baixa %ualidade você dobra e ele fica na posição %ue foidobrado

    EBITE

    34 freios fabricados em chapa de aço

    54 freios fabricados em alumnio fundido

    64 aros de aço

    74 comprar componentes do sistema de freio em separado por%ue podem não ser compatveis entre si

    RE-OMENDADO

    34 manetes de alumnio for4ado

    54 %ue os manetes tenham a4uste de curso

    64 cabos, conduites e sapatas para reposição %ue se4am da mesma marca do original

    74 cabos de freio com v"rios filamentos, %ue se4am bem flexveis ou importados o bom cabo tende sempre aretornar para uma linha reta, mesmo depois de ser dobrado

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    11/16

    84 %ue os freios tenham a4uste de pressão de mola

    K" v"rios sistemas de freio, uns com maior ou menor poder de frenagem. J vital %ue o sistema funcione beme não %uebre no momento de emergência, fato muito comum com freios e componentes de m" %ualidade.

    O importante é %ue a bicicleta pare com precisão, sem trancos e sem %ue a roda trave e arraste no chão. Ociclista deve sempre parar a tempo sem ser cuspido da bicicleta.

    Re&ula&e%

    Ate! "e re&ular o! freio!

    -)ecar a ro"a

    34 a roda deve estar perfeitamente alinhada e centrada no %uadro ou garfo

    54 o aro não pode ter deformaç5es

    64 o aro deve estar seco@ não pode estar engordurado

    -a'o e co"uite

    34 os cabos devem estar em perfeitas condiç5es em ambas as extremidades, mesmo assim sempre leve emconsideração %ue cabos novos são uma #tima garantia.

    54 conduites mal cortados muito comum ficam com rebarba nas pontas %ue corta o cabo. (eixe as pontas planas e sem pontas.

    64 caso tenha %ue trocar o cabo, s# o faça depois %ue ter instalado as sapatas novas

    Sapata! "e freio

    34 toda sapata de freio tem rebaixos na borracha %ue servem como marca de desgaste. 8uando estes rebaixosestão prestes a desaparecer, é por%ue est" na hora de trocar a sapata.

    5. caso a regulagem anterior tenha deformado a sapata de freio, recomendamos a troca mesmo ainda tenhauma certa vida 9til.

    Pi*! "e freio

    Fodo freio mec)nico trabalha sobre um piv? ou um eixo. ormalmente este piv? contém uma mola de retornodo freio necess"ria para %ue a sapata não fi%ue constantemente encostada no aro.

    34 ve4a se não h" uma folga muito grande ou se freio est" preso e não gira no piv?.

    54 se h" folga, aperte o parafuso de fixação do freio, porém, sem trav"-lo. o caso de freio ferradura, aperte a porca e trave-a com a contra-porca, tirando a folga do sistema, mas sem travar o livre funcionamento do freio.

    O sistema de freio est" pronto para receber uma boa regulagem. S# che%ue de novo se a roda estiver bemcentrada e presa no %uadro e garfo* do contr"rio as sapatas acabarão reguladas fora da posição correta.

    Troca"o a! !apata! "e freio

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    12/16

    34 colo%ue as duas sapatas no freio e s# aperte a porca o suficiente para %ue a sapata não caia no chão@

    54 a posição correta da sapata é em paralelo com a parede e a borda inferior do aro@

    64 com um dedo pressione suavemente a sapata contra o aro para evitar %ue saia da posição paralela ao aro@

    74 aperte um pouco a porca de um lado e depois do outro@

    84 as duas alavancas de freios devem ter, de preferência, o mesmo )ngulo de inclinação nos dois lados,formando um IUI perfeito aberto para cima, exatamente como a letra U@

    94 a sapata de freio deve guardar dist)ncia do seu freio igual ou pr#xima da sapata %ue fica do outro lado doaro. J a 9nica maneira de se conseguir o IUI perfeito no sistema de freio. !sto é importante principalmente nofreio cantilever.

    ;s sapatas dos freios, em especial as de um cantilever, sofrem tendência de movimentar-se no sentido docentro da roda %uando acionados com a bicicleta em movimento. &ortanto, evite regular as sapatas com seuseixos posicionados na horizontal ou apontando para o centro da roda.

    (reio %o"elo catile*er

    A#u!te fial

    34 che%ue mais uma vez para ver se as sapatas se encontram perfeitamente em paralelo com o aro@

    54 aperte suavemente a porca de fixação da sapata, segurando-a com os dedos para %ue não saia de posição nahora do aperto@

    64 acione o sistema de freio para checar se as duas sapatas encostam no aro em posição semelhante. ;s sapatasdevem ser a4ustadas com a mesma dist)ncia do aro, tornando assim a frenagem mais eficiente.

    74 (ê o 9ltimo aperto nas sapatas e faça a 9ltima checagem para certificar se est" tudo bem.

    -%'io!

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    13/16

    -%'io tra!eiro / a#u!te "e cur!o,

    K" dois parafusos de a4uste de curso do c)mbio traseiro. >m est" marcado com IKI do inglês - high* alto e ooutro com IEI do inglês - loV* baixo. Servem para limitar o curso do c)mbio.

    Ol)a"o por tr=! "o c%'io

    1. a4uste o parafuso IKI até %ue a roldana superior do c)mbio este4a perfeitamente alinhada com a menorcoroa marcha mais dura ou r"pida da catraca

    B. a4uste o parafuso IEI até %ue a roldana inferior do c)mbio este4a perfeitamente alinhada com a maior coroamarcha mais mole ou lenta da catraca.

    A#u!tar a! %u"aça! "e %arc)a

    34 a4uste o parafuso IEI

    54 0olocar a corrente na menor engrenagem da catraca.

    64 acionar a alavanca de c)mbio para subir uma 9nica marcha

    74 caso a corrente não tenha mudado de marcha, esticar o cabo no parafuso do c)mbio até %ue ela mude demarcha

    84 acionar de novo a alavanca de c)mbio para subir mais uma marcha.

    94 com a corrente nesta marcha, olhar por tr"s do c)mbio e ver a dist)ncia entre a corrente e a pr#xima

    engrenagem* esta não deve exceder 1 mm.

    :4 %uanto mais pr#ximo a corrente estiver em relação a coroa, mais r"pido ser" o engate para amolecer a pedalada. 8uanto mais longe estiver mais lento ser", mas em compensação mais r"pido ser" a mudança demarcha para endurecer a pedalada. ;o gosto do freguês

    -%'io "iateiro

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    14/16

    -%'io "iateiro

    34 a guia externa do c)mbio dianteiro deve estar perfeitamente paralela com a maior coroa do pé de vela - olhe por cima e alinhe

    54 a dist)ncia entre o c)mbio dianteiro e a coroa maior deve ser aproximadamente de R mm.

    64 esti%ue o cabo na alavanca de c)mbio até %ue o indexado este4a subindo e descendo bem a corrente.

    74 tro%ue a marcha e colo%ue a corrente na coroa do meio.

    84 tro%ue as marchas do c)mbio de tr"s até %ue a corrente fi%ue na menor engrenagem da catraca. 0ertifi%ue-se %ue a corrente não est" raspando na parte interna do c)mbio dianteiro

    Os parafusos de limite - em cima do c)mbio dianteiro - fazem com %ue a corrente não caia para fora ou paradentro.

    -etra&e% "e ro"a

    Poto! '=!ico!

    ; roda da bicicleta é construda por raios. Se você aperta os raios em um lado ela vai mudar de forma emoutro ponto. J preciso pensar sempre na roda como um todo e ir trabalhando com calma.

    U% aro e!t= fora "e cetro qua"o,

    3F K" uma variação radial5F K" uma variação de seu alinhamento lateral.

    ; roda perfeita é a%uela %ue todos seus raios tem tensão igual.

    ; roda centrada tem a dist)ncia entre o aro e a porca do eixo o lado %ue encosta no %uadro igual dos doislados do %uadro da bicicleta. Ou se4a, se você virar a roda ao contr"rio não haver" diferença de alinhamentocom relação ao %uadro.

    ; roda traseira tem o %ue se chama de Iguarda-chuvaI, ou se4a, uma diferença de tensão entre os raios dedentro e os de fora. !sto acontece para %ue a roda possa receber as engrenagens das marchas e mesmo assim aroda fi%ue centrada.

    Dica! para cetrar u%a ro"a

    >se sempre o buraco da v"lvula como referência.

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    15/16

    Sempre comece o trabalho girando a roda num 9nico sentido. 8uando o aro estiver mais centrado, comdiferenças menores %ue Bmm. passe a trabalhar a roda dando duas voltas num sentido e dois no sentidocontr"rio.

    0entrar uma roda demanda calma, observação constante, e atenção.

    ecomendamos %ue a roda se4a trabalhada por est"gios.

    Sempre dê uma parada no trabalho para descansar e para voltar com uma observação mais apurada do %ue est"sendo feito.

    Utili1a"o u% cetra"or "e ro"a!

    >m centrador tem duas guias* a de centro radial e de centro lateral.

    U" a4ustando as guias aos poucos, até chegar ao ponto %ue elas estarão praticamente encostadas no aro.

    &ara saber se a roda est" bem centrada em relação ao eixo e a posição ideal para o %uadro gire a roda no

    centrador mantendo a posição das guias.;ntes de começar o trabalho de centragem, com a roda montada no centrador e com os pontos de referência ealinhamento aproximados do aro mais ou menos 1mm*

    ;ntes de começar o trabalho descubra o %ue acontece com o alinhamento do aro %uando você aperta um 9niconiple ou %uando você solta este mesmo niple. O aro ir" se movimentar para um lado e para outro com algumavariação no sentido radial.

    (escubra também o %ue acontece %uando você aperta os dois niples opostos. Ou %uando os solta. O aro ir" semovimentar no sentido radial, para cima e para baixo sem variação lateral.

    &or fim aperte uma volta um niple de um lado do aro, e depois solte meia volta o niple anterior e o posteriordo outro lado da roda. O aro ir" se movimentar no sentido lateral do niple apertado sem ter variação radial.

    ;ntes de iniciar o trabalho de centragem gire lentamente o aro para ver onde ele est" fora de centro e %uais sãoas suas variaç5es radiais e laterais.

    0omece trabalhando na variação radial e depois v" para a variação lateral.

    -etrar u%a ro"a rec% eraia"a

    0om os raios completamente soltos inicie o trabalho apertando todos os niples B voltas. Eembre-se de sempreiniciar e terminar um ciclo de aperto de niples tendo como referência o buraco da v"lvula.

    ; partir do momento %ue os raios estiverem presos, mas ainda não tensos, passe a apertar os niples 1 volta porvez.

    -etrar u%a ro"a que te% !eu! raio! te!o!H %a! e!t= fora "e cetro,

    Frabalhe os niples girando no m"ximo 1 volta por vez

    ;ssim %ue a diferença passe a menos de 1mm passe a trabalhar os niples W volta por vez

  • 8/16/2019 Ajuste de Bikes

    16/16

    8uando a diferença for menor %ue 1mm, começe a tencionar a roda com as mãos* ;perte com os dedos doisraios paralelos, em toda a roda, dos dois lados. 6aça isto um giro completo e depois reve4a o estado da roda.&ensar em con4untos de raios*

    Frabalhe sempre pensando no con4unto de raios %ue vai acertar uma deformidade do aro.

    O con4unto de raios a ser trabalhado é a%uele %ue vai do primeiro raio onde se inicia a deformidade até o9ltimo raio onde termina a deformidade.

    Frabalhe primeiro o con4unto de raios %ue est" relacionada a maior deformidade da roda

    0onforme a deformidade vai diminuindo, diminui também o con4unto de raios a ser trabalhado.

    6onte* VVV.escoladebicicleta.com.br