ALBERT DÜRER e o Renascimento na Alemanha - ieij.com.br · 1498 acima), especialmente conhecido...

6
Instituto de Educação Infantil e Juvenil ANO Inverno 2017. Londrina, ________ de ___________________________. Nome: _____________________________________________________ ALBERT DÜRER e o Renascimento na Alemanha O Renascimento alemão foi um movimento cultural e artístico que se espalhou entre os pensadores alemães nos séculos XV e XVI. Pertencente a parte do renascimento do norte, desenvolveu-se a partir do Renascimento italiano. Muitas áreas das artes e das ciências foram influenciadas, principalmente pela propagação do humanismo renascentista aos vários estados e principados alemães. Houve muitos avanços nas áreas da arquitetura, das artes e das ciências. A Alemanha produziu dois fenômenos que estavam a dominar o século 16 em toda a Europa: a impressão de Johannes Gutenberg e a reforma protestante de Martinho Lutero. O artista alemão mais significativo do renascimento alemão é Albrecht Dürer (autorretrato de 1498 acima), especialmente conhecido por suas gravuras, desenhos e inúmeros retratos que se espalharam por toda a Europa. Matemático, físico, botânico, zoólogo, desenhista e pintor profissional alemão nascido na cidade de Nuremberg, foi o precursor da arte da representação gráfica em três dimensões, ou seja, em perspectiva. É considerado a figura principal da arte alemã do século XVI. Segundo filho do ourives Albrecht Dürer o velho, aprendeu desenho com o pai e, precoce, aos 13 anos já pintou com alta qualidade um autorretrato (1484), além da pintura de uma Madona. Foi educado em Lateinschule, em St Lorenz, e começou a trabalhar como desenhista de joias para seu pai.

Transcript of ALBERT DÜRER e o Renascimento na Alemanha - ieij.com.br · 1498 acima), especialmente conhecido...

Instituto de Educação Infantil e Juvenil 7º ANO

Inverno 2017. Londrina, ________ de ___________________________.

Nome: _____________________________________________________

ALBERT DÜRER e o Renascimento na Alemanha O Renascimento alemão foi um movimento

cultural e artístico que se espalhou entre os pensadores alemães nos séculos XV e XVI. Pertencente a parte do renascimento do norte, desenvolveu-se a partir do Renascimento italiano.

Muitas áreas das artes e das ciências foram influenciadas, principalmente pela propagação do humanismo renascentista aos vários estados e principados alemães. Houve muitos avanços nas áreas da arquitetura, das artes e das ciências.

A Alemanha produziu dois fenômenos que estavam a dominar o século 16 em toda a Europa: a impressão de Johannes Gutenberg e a reforma protestante de Martinho Lutero.

O artista alemão mais significativo do renascimento alemão é Albrecht Dürer (autorretrato de 1498 acima), especialmente conhecido por suas gravuras, desenhos e inúmeros retratos que se espalharam por toda a Europa.

Matemático, físico, botânico, zoólogo, desenhista e pintor profissional alemão nascido na cidade de Nuremberg, foi o precursor da arte da representação gráfica em três dimensões, ou seja, em perspectiva. É considerado a figura principal da arte alemã do século XVI. Segundo filho do ourives Albrecht Dürer o velho, aprendeu desenho com o pai e, precoce, aos 13 anos já pintou com alta qualidade um autorretrato (1484), além da pintura de uma Madona. Foi educado em Lateinschule, em St Lorenz, e começou a trabalhar como desenhista de joias para seu pai.

Ao longo do século XVI, a arte de "gravação" espalhou-se pela Europa, estabelecendo-se rapidamente como um dos meios mais eficazes e rápidos para a divulgação de ideias visuais.

A sua maestria como pintor foi o resultado de um trabalho árduo e, no campo das artes gráficas, não tinha rival. As suas xilogravuras, consideradas revolucionárias são ainda marcadas pelo estilo gótico.

É considerado como o primeiro grande mestre da técnica da aquarela, principalmente no que diz respeito à representação de paisagens. Os seus interesses, no espírito humanista do Renascimento, abrangiam ainda outros campos, como a geografia, a arquitetura, a geometria e a fortificação.

A sua mais famosa xilogravura é “São Jeronimo em sua cela” (abaixo). Jerônimo, com um halo de luz sobre a cabeça, está em um degrau mais elevado do que o observador, que somos nós a visitar sua cela.

Aos pés do santo, o leão, imponente figura de guardião e de humildade diante do santo que no deserto lhe tirou um espinho da pata. Objetos espalhados pela cena, como livros, uma cômoda,

um par de tesouras, falam do estudioso; o chapéu de cardeal faz referência à possibilidade dele vir a ser eleito papa e há os que afirmam que também é como outro halo a indicar sua santidade (reparem que a ampulheta está pendurada ao lado do chapéu).

A luz que filtra pelas janelas, o chiaroscuro (claro e escuro) dificílimo de conseguir, os detalhes humanos como os chinelos do santo abaixo da banqueta sob a janela, sua expressão de devoção ao que faz.

Possuidor de vasto conhecimento, Dürer escreveu também dois livros sobre geometria e arquitetura e iniciou a redação de um tratado sobre pintura, do qual só completou a parte referente à anatomia humana, publicado postumamente.

Além de um grande artista foi também um excelente matemático. Sua principal obra científica foi Unterweisung der Messung mit dem Zirkel und Richtscheit (1525), o primeiro

texto matemático a aparecer em alemão. Em sua vasta obra consta a introdução da arte

da representação gráfica em três dimensões, ou seja, em perspectiva. Além de um grande artista foi também um excelente matemático. Sua principal obra científica foi Unterweisung der Messung mit dem Zirkel und Richtscheit (1525), o primeiro texto matemático a aparecer em alemão.

Foi um participante ativo da reforma de Lutero, pintando em 1526 Os Quatro Apóstolos - João, Pedro, Paulo e Marcos (ao lado). Na obra, ele dá visível intenção nas quatro figuras gigantes, que preenchem todo o espaço dos painéis e exprimem de maneira dramática sua religiosidade.

Com a saúde abalada, ele dedicou os anos restantes de sua vida principalmente a escritas teóricas e científicas e ilustrações, embora vários retratos de caráter famosos e algumas gravuras de retrato importantes e xilogravura também datam deste período. Morreu em 6 de abril de 1528 na mesma Nuremberg onde nascera.

1. Leia o texto inteiro com atenção. Faça uma segunda leitura e escreva abaixo uma frase que resuma cada parágrafo do texto.

Parágrafo 1

Parágrafo 2

Parágrafo 3

Parágrafo 4

Parágrafo 5

Parágrafo 6

Parágrafo 7

Parágrafo 8

Parágrafo 9

Parágrafo 10

Parágrafo 11

Parágrafo 12

Parágrafo 13

Parágrafo 14

Parágrafo 15

Parágrafo 16

2. Observe o autorretrato ao lado. É aquele que Dürer fez aos 13 anos. Faça a cópia por quadriculação. (somente da parte quadriculada). Use o lápis grafite e copie atentamente as linhas e as sombras de cada quadrado.

Observe a obra “Rare” e o seu detalhe acima. Dürer usou a aquarela com tanta destreza apresentando muitos detalhes que esta obra é considerada um exemplo do “hiper realismo”.

O Hiper-realismo é uma tendência artística que tem lugar no final da década de 1960, sobretudo em Nova York e na Califórnia, Estados Unidos. Não representa um recuo à tradição realista do século XIX, o "novo realismo" finca raízes na cena contemporânea e se beneficia da vida moderna em todas as suas dimensões: é ela que fornece a matéria (os temas) e os meios (os materiais e as técnicas) de que se valem os artistas. Hiper-realismo ou foto-realismo, como preferem alguns, os termos permitem flagrar a ambição de atingir a imagem em sua clareza objetiva, com base em diálogo cerrado com a fotografia. Os hiper-realistas "fazem quadros que parecem fotografias", afirma o crítico Gilles Aillaud por ocasião de uma exposição no Centro Nacional de Arte Contemporânea de Paris, em 1974. 3. Com base no texto acima sobre o hiper-realismo, elabore nos espaços a seguir uma sequencia de informações no estilo “você sabia?”

Título: “Hare”, 1502, aquarela. 25 x 22,5 cm

4. Observe a aquarela de Dürer “View of Nuremberg” (1496 – 1497) e preencha o quadro de apreciação a seguir. Trace na figura a linha do horizonte e as linhas do ponto de fuga. No quadro descreva a localização da linha do horizonte e as linhas do ponto de fuga.

Título da obra

Ano

Elementos

Fonte de luz

Descreva os Planos

Localização da

Linha do Horizonte

Localização do

Ponto de Fuga

Outras informações

Refências:

http://brasilescola.uol.com.br/biografia/albrecht-durer.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento_na_Alemanha http://noblat.oglobo.globo.com/arte-hoje/noticia/2012/11/albrecht-durer-sao-jeronimo-em-sua-cela-475131.html https://www.google.com.br/search?q=Albrecht+D%C3%BCrer,+View+of+Nuremberg,+1497&client=firefox-b&dcr=0&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjVyYOCu6DWAhWMh5AKHUj5DEwQ_AUICigB&biw=1366&bih=667#imgrc=3CD6GNmptOZKdM: