Albufeira August 2011

11

description

Programaçao de Albufeira para Agosto de 2011

Transcript of Albufeira August 2011

Page 1: Albufeira August 2011
Page 2: Albufeira August 2011

FICHA TÉCNICAPropriedade e Edição: Câmara Municipal de Albufeira Coordenação: Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico

Design e Paginação: PressRoma, Edição de Publicações, Lda. Tiragem: 5 000 Periodicidade: Mensal

Sum

ário 4

5

7

8

9

10

13

14

15

16

17

18

Sons Ardentes Animação de Verão Música Comemorações Exposições

Festas e Romarias Desporto Desporto/Geologia Biblioteca Geologia/Ambiente Mercados e Farmácias Tabela de Marés

EditorialEm pleno mês de Agosto, estamos no auge daquilo que é a atividade turística na cidade e na região. Como sempre, são dias de grande azáfama e de intensa atividade. Nesse sentido, voltamos a apostar num conjunto de acontecimentos que procuram complementar a oferta turística existente, assumindo um esforço de contenção que vai ao encontro da atual situação do país. Não obstante esse esforço, penso que conseguimos assumir vários momentos de grande interesse, que conjugam tradição e inovação. Sem-pre numa lógica de valorizar Albufeira. Desejo a todos os que nos visitam, um ótimo período de férias. Que aproveitem esta cidade que está sempre disponível para receber de braços abertos.

O Presidente da Câmara,Desidério Silva

Page 3: Albufeira August 2011

Destaque

4 agosto agosto 5

Animação

Sara Vincent

Programa

Animação de Verão Largo Eng.º Duarte Pacheco – 22h30

3 agostoEscola Danças deSalão e Orientais

Os alunos das classes de Danças de Salão e Danças Orientais do Futebol Clube de Ferreiras vão atuar no Centro da Cidade, exibindo animadas coreografias. As Danças de Salão têm conquistado excelentes resultados quer em competições individuais, quer coletivas. As Danças Orientais aliam as antigas tradi-ções árabes que passaram pelo Algarve ao encanto e a beleza femininas que, no seu conjunto, proporcio-nam momentos de rara beleza, sensualidade e cor.

‘Sons Ardentes’

Dmitri Shostakovich (1906 – 1975)Abertura Festiva, Op.96 / Festive Overture, Op.96Modest Mussorgsky (1838-1881)Uma Noite no Monte Calvo / Night on Bald Mountain (arr. Rimsky-Korsakov)Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1850-1893)Valsa das Flores da Suite «Quebras-Nozes» / Waltz of the Flowers from «The Nutcracker» SuiteAlexander Borodin (1833 – 1887)As Danças do Príncipe Igor / Prince Igor DancesNikolai Rimisky-Korsakov (1844-1908)Voo do Moscardo / The Flight of the Bumble BeePiotr Ilyitch Tchaikovsky (1850-1893)Abertura 1812 / 1812 Overture

20 agosto - 22h30

Praça dos Pescadores

No dia em que se celebra a entrega da Carta de Foral a Albufeira pela mão de D. Manuel I, o Município leva a cabo um programa à altura.

Depois das cerimónias agendadas para o dia 20 de agosto, chega a vez da animação encerrar as come-morações do Dia do Município com chave de ouro. O espetáculo ‘Sons Ardentes’ regressa à Praça dos Pes-cadores para mais um momento memorável.

Cerca de 40 músicos da Orquestra do Algarve irão interpretar obras de diversos compositores, como Tchaikovsky, Shostakovich ou Korsakov, conduzidos pela batuta do maestro Cesário Costa.

As edições anteriores deste evento constituíram dos mais belos eventos alguma vez realizados no Algar-ve. Para este ano, as expetativas são elevadas e o

‘Sons Ardentes’, um espetáculo grandioso que junta música clássica e pirotecnia, promete impressionar ainda mais.

10 agostoBanda Alhada

O Grupo Banda Alhada, constituído em meados dos anos 90, continua a presentear o público com uma diversidade de sons. Dos adufes à sarronca, passan-do pelos ferrinhos, pandeireta e bombos, este grupo musical de Albufeira recria os cantares tradicionais como ninguém, conjugando ainda a harmonia da viola clássica ao caraterístico soar dos acordeões, baixo e bandolins.

17 agostoJosé Praia e Áqua Viva

O grupo José Praia e Áqua Viva nasceu em Albufeira em 1989. Trata-se de um grupo de cantares por-tugueses, cujo reportório abrange temas de todo o país, desde o Minho ao Algarve, passando pelos Açores e Madeira. O seu último trabalho discográ-fico “De Lés a Lés”, faz referência a vários locais de Portugal.

Page 4: Albufeira August 2011

6 agosto agosto 7

MúsicaAnimação

24 agostoRancho FolclóricoInfantil de Albufeira

Através dos seus trajes, danças e cantares, o Rancho Folclórico de Albufeira representa duas vertentes caraterísticas da então vila de Albufeira: a faina do mar caraterizada pelo ‘pescador’, a ‘mulher da fábrica da sardinha’, e o ‘mestre da embarcação’; e por ou-tro lado, a vida do campo retratada pela apanha de frutos secos como o figo, a alfarroba e a amêndoa.

31 agostoGrupo de Danças e Cantares de Paderne

Este grupo formado por 45 elementos de várias ida-des foi fundado em agosto de 2006. Nas suas danças tradicionais do barrocal algarvio incluem os corridi-nhos, valsas, bailes de roda, marchas, entre outras.

Ana Moura 5 agosto - 21h45

CS Herdade dos Salgados

Organização: CS Hotels Golf and Resorts

Depois de três álbuns fortemente aclamados pela críti-ca nacional e internacional, Ana Moura sobe a fasquia e lança o seu quarto disco ‘Leva-me aos Fados’, que apresenta ao vivo na Herdade dos Salgados. A artista é considerada uma das melhores intérpretes de fado da atualidade e o seu repertório passa pelos fados mais tradicionais, mas também pela interpretação de criações dos mais conceituados autores e compositores contemporâneos.

Locais de Venda no Algarve: Worten: Albufeira, Faro, Guia, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão RP, Portimão, Tavira; Fnac: Algarve Shopping; Abreu: Lojas off-line - Albufeira, Faro, Portimão

‘Canta Comigo’ 7 agosto – 21h00

Praça dos Pescadores

O novo programa musical da TVI andou em castings pelo país à procura das melhores vozes nacionais. No passado dia 12 de julho, muitos foram os candidatos que desfilaram pelo palco do Auditório Municipal de Albufeira, interpretando os mais variados temas mu-sicais. Os seis finalistas vão atuar na primeira gala do programa, com estreia marcada para o dia 7 de agosto, em direto da Praça dos Pescadores, em Albufeira.

Joe CockerGala de Verão do Pine Cliff Resort7 Agosto - 22h30

Sheraton Algarve Hotel - Pine Cliffs Resort

Organização: Sheraton Algarve Hotel – Pine Cliffs Resort

A 15ª Gala de Verão do Sheraton Algarve traz a Portugal uma das vozes mais emblemáticas dos anos 70, 80 e 90. Joe Cocker prepara-se para atuar nos jardins da Casa Pine Cliffs, junto à piscina do Pine Cliffs Residence, no domingo, dia 7 de Agosto.

Esta é uma oportunidade única para ver de perto este conceituado artista e recordar grandes sucessos como ‘With a little help from my friends’, ‘You can leave your hat on’ e ‘Unchain my heart’.

Para mais informações e reservas, contatar 289 500 360 ou email: [email protected]

26 agostoBielorrússia – Grupo RADOST (Brest) Colaboração do Grupo Folclórico de Faro/FOLKFARO

A fama e a popularidade do Radost (que significa ‘alegria’ em russo) – Companhia de Dança Brest – continua a crescer, recrutando cada vez mais e mais admiradores da sua arte. Com um repertório singu-lar, a vivacidade e originalidade dos trajes e danças contribuem para o sucesso do grupo entre o público mais variado.

Largo Eng.º Duarte Pacheco – 22h30

Page 5: Albufeira August 2011

8 agosto

Comemorações

agosto 9

Exposições

Exposição de Pintura ‘Memórias de Ti’ de António Cavaco Silva6 a 30 agosto

Galeria de Arte Pintor Samora Barros

Segunda a Sábado: 17h00 às 23h00 Encerra domingos e feriados

‘Memórias de Ti’ é o título escolhido para homena-gear o percurso artístico de António Cavaco Silva, falecido no passado ano de 2010. A mostra reúne diversas obras do autor, que focam diferentes te-máticas.António Cavaco Silva nasceu em Boliqueime em 1947. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e iniciou-se na pintura como autodidata. Toda a sua aprendizagem foi feita através da leitura, da obser-vação e da experimentação. A mostra que é trazida a Albufeira, contempla uma vertente social. Vinte por cento do montante anga-riado com a venda das obras reverterá a favor da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer.

Exposição de Pintura ‘H2O’, Algarve Artists NetworkAté 16 agosto

Galeria Municipal de Albufeira

Segunda a Sábado: 11h30 às 17h30Encerra domingos e feriados

Exposição ‘Cores e Formasdos Nossos Artistas’ 20 agosto a 17 setembro

Galeria Municipal de Albufeira

Segunda a Sábado: 11h30 às 17h30 Encerra domingos e feriados

Os 20 trabalhos selecionados pelo júri da edição 2011 do concurso ‘Cores e Formas dos Nossos Ar-tistas’ vão estar em exposição na Galeria Municipal. Das 55 obras a concurso, três foram premiadas pelo Município e duas receberam uma menção honrosa.

Exposição Temporária ‘Cabeça Padrão’Até 30 setembro

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Diariamente de terça a domingo das 18h00 às 24h00Encerra à segunda feira

O Museu Municipal de Arqueologia vai acolher uma exposição de fundos documentais e espólio fotográ-fico relativos ao trabalho pioneiro que o arquiteto Ca-beça Padrão realizou em Albufeira, no ano de 1966.

Dia do Município20 agosto

Como vem sendo hábito no dia do seu ani-versário, Albufeira acorda bem cedo para o Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacio-nal, interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. Se-gue-se a Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários e Fanfarra que desfilam pelas ruas da cidade.

Programa09h30: Hastear da Bandeira - Paços do Concelho 16h00: Inauguração da Exposição ‘Cores e Formas dos Nossos Artistas’ Galeria Municipal de Albufeira 17h30: Inauguração da Casa Museu do Acordeão – Paderne 22h30: ‘Sons Ardentes’ – Praça dos Pescadores

Page 6: Albufeira August 2011

Programa21h30Dia 5 – Rancho Folclórico dos Olhos d`Água Dia 6 – As Moças Nagragadas Dia 7 – Grupo de Cantares da Casa do AlentejoDia 8 – Grupo de Danças e Cantares de Paderne Dia 9 – Escola de Danças de Salão e Danças Orientais – Ferreiras Dia 10 – Isabel do Valle e a Quase BandaDia 11 – Rancho Folclórico Amigos de FerreirasDia 12 – Danças da LUELDia 13 – Rancho Folclórico Infantil de AlbufeiraDia 14 – (Não haverá animação)Dia 15 – Banda Alhada Dia 16 – Banda DHD

10 agosto agosto 11

Festas e Romarias

XXIV Festa do Frango da Guia6 e 7 agosto – 19h00

Junto ao Estádio Arsénio Catuna

Organização: Guia Futebol ClubeApoio: Câmara Municipal de Albufeira e Junta de Freguesia da Guia

O famoso frango da Guia volta a ser o centro das atenções em mais uma edição deste certame gastro-nómico que, todos os anos, traz à Freguesia milhares de apreciadores desta iguaria. A animação musical nunca é esquecida, com artistas nacionais a aquece-rem ainda mais as noites de verão.

Programa6 agosto Vera Mónica e João Paulo Cavaco7 agosto Grupo Al-Buhera

Para além da animação, decorre no recinto a V Mos-tra de Artesanato na Guia, nos dias 6 e 7 de agosto, a partir das 19h00, com apresentação de artigos em cortiça, empreita, crochés, bordados, bijutaria, arraiolos, trapilho e pinturas.

14.a Festa da Sardinha de Olhos de Água11 a 14 agosto – 20h00

Largo dos Pescadores de Olhos de Água

Organização: Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos de ÁguaApoio: Câmara Municipal de Albufeira e Junta de Freguesia de Olhos de Água

O Largo dos Pescadores de Olhos de Água prepara-se para acolher a 14.ª edição da Festa da Sardinha. Durante quatro noites, a tradição piscatória da lo-calidade é reavivada e os apreciadores desta iguaria podem desfrutar de animados serões junto à praia, com muita música portuguesa.

ProgramaDia 11: ‘Vibrações’ e Grupo Coral da Casa do Alentejo de AlbufeiraDia 12: Fábio Lagarto e Banda AlhadaDia 13: Ricardo Glória e BelDia 14: Paco Dias e Rancho Folclórico dos Olhos de Água

Festas de Verão do Padernense Clube19 agosto – 20h00

Parque de estacionamento do Pavilhão Desportivo de Paderne

Organização: Padernense ClubeApoio: Câmara Municipal de Albufeira e Junta de Freguesia de Paderne

5a Mostra de Artesanato Marina de Albufeira 5 a 16 agosto – 20h00 às 24h00

Passeio dos Oceanos, Marina de Albufeira

Festas e Romarias

Organização: Marina de AlbufeiraApoio: Câmara Municipal de Albufeira

A Mostra de Artesanato regressa ao Passeio dos Oceanos, expondo peças de barro, madeira, linho, passando pela bijutaria e trapilho, bordados, artes decorativas, produtos agro-alimentares, até aos doces regionais e medronho. O evento conta com animação variada a partir das 21h30.

Outro dos motivos de interesse é a área da náutica, onde o visitante pode apreciar as últimas novidades. Passeios em triciclos, segways, atividades de expres-são plástica, pinturas faciais, modelagem de balões, insufláveis e outras surpresas vão também estar dis-poníveis para os mais novos. A entrada é livre.

Page 7: Albufeira August 2011

Festas e Romarias Festas e Romarias

12 agosto agosto 13

Desporto

Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada 14 e 15 agosto

Ermida de Nossa Senhora da Orada

Organização: Câmara Municipal de Albufeira e Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira

Festa em Honra de Nossa Senhora da Guia e S. Luís 27 e 28 agosto

Polidesportivo do Guia Futebol Clube

Organização: Fábrica da Igreja Paroquial da GuiaApoios: Câmara Municipal de Albufeira e Junta de Freguesia da Guia

ProgramaDia 27: 19h30: Missa Vespertina na Capela de Nossa Senho-ra da Guia, seguida da Procissão de Velas para a Igreja Matriz21h00: Abertura do recinto da Festa onde funciona o bar, a quermesse e outros. Actuação de Acordeonista23h00: Variedades com artistas

Dia 28: 09h00: Alvorada18h00: Missa na Igreja Matriz, seguida de Procissão pelas ruas, abrilhantada pela Banda de Paderne21h00: Abertura do recinto da Festa onde funciona o bar, a quermesse e outros.21h30: Actuação de Acordeonista23h00: Variedades com artistas00h30: Encerramento da Festa com Fogo de Artificio.

Motorexpo Algarve 2011 10 a 15 agosto – 19h00 às 01h00

Marina de Albufeira

Organização: PackEmotions Eventos LdaApoio: Câmara Municipal de Albufeira e Marina de Albufeira

Após o sucesso da edição anterior, que contou com cerca de 20 mil visitantes dos 8 aos 88 anos, a orga-nização da MotorExpo Algarve ambiciona superar as expetativas com a presença de inúmeras marcas de automóveis, jeeps e motos, diversas equipas e viatu-ras de competição dos vários desportos motorizados.

Para mais informação contatar: 934 214 224, 934 042 715, email: [email protected] ou visite o site:www.packemotions.pt

Open Slot ‘Cidade Albufeira’ 20 agosto – 19h00

Hotel Paraíso de Albufeira

Organização: Slot Clube Albufeira

As corridas de slot cars estão de regresso a Albufeira. A pista do Hotel Paraíso de Albufeira vai ser o local de competição para os amantes desta modalidade. A corrida é de categoria livre, podendo ser usado qual-quer carro de slot desde que seja 1/32. As inscrições podem ser realizadas no local.

Para mais informação contatar a Slot Clube Albufeira: 918 432 863; 961 249 741, email: [email protected] ou visite o site: www.slotclubealbufeira.webnode.com.pt

As festividades em honra de Nossa Senhora da Ora-da, com o tradicional cortejo pelo mar, constituem um dos momentos mais marcantes do verão de Albufeira. Este ano, na Ermida da Orada, o encer-ramento das festividades estará a cargo do fadista Nuno da Câmara Pereira.

ProgramaDia 14: 9h00: Alvorada com foguetes e repique festivo dos sinos da Igreja Matriz.10h00: Missa Dominical na Igreja Matriz.11h00: Abertura da Ermida de Nossa Senhora da Orada e da Exposição de Arte Sacra alusiva ao culto de Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, ao longo de cinco séculos.15h00: Abertura ao público do Claustro do antigo Con-

vento da Orada até às 16h3017h00: Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada18h00: Procissão de Nossa Senhora da Orada pelo mar. Os pescadores de Albufeira transportam a imagem da sua Padroeira22h00: Espetáculo musical com o fadista Nuno da Camara Pereira no recinto em frente da Ermida da Orada.24h00: Sessão de Fogo de Artifício

Dia 15FESTA DA ASSUNçãO DE NOSSA SENHORA10h00: Missa na Igreja Matriz de Albufeira11h30: Missa campal na Quinta da Balaia19h00: Missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada e encerramento das festividades

Page 8: Albufeira August 2011

Visitas à Biblioteca Municipal Lídia Jorge e Ação de Sensibilização do Catálogo BibliográficoQUA. 10h30 e 14h30

As visitas são orientadas por técnicos, procurando evi-denciar as áreas temáticas e lúdicas existentes, bem como as demais valências da Biblioteca Municipal. São dirigidas para grupos de escolas do concelho e eventu-ais interessados.

Marcação prévia através do telefone 289 598 700 e envio de fax 289 598 729.

Setor Infanto-JuvenilAtividades de Verão - 10h30 às 12h30Crianças dos 6 aos 14 anosDurante as férias escolares do verão, as crianças e jovens entre os 6 e os 14 anosocupam os seus tempos livres de forma divertida e pedagógica, participando nos vários ateliers pensados para as suas idades.

Inscrição prévia, presencialmente no sector infanto-juvenil. Máximo de 12 participantes por atelier.

Horário da Biblioteca Municipal Lídia JorgeSábado e Segunda-feira: 13h45 às 19h15 Terça a Sexta-feira: 9h30 às 19h15 Encerra Domingos e Feriados

14 agosto agosto 15

Desporto

2, 3 e 4 agosto

Atelier ‘Imagina, Escreve e Desenha a tua História’ Criação de uma história escrita e desenhada pelas crianças

Biblioteca de Praia Até 30 agosto

Bar Atlântico – Praia do Inatel

2ª a 6ª: das 10h00 às 18h00Sábado: das 15h00 às 18h00Encerra aos Domingos e Feriados

Durante o mês de agosto, pode relaxar na companhia de um bom livro, visitando a Biblioteca instalada na Praia do Inatel.À semelhança das edições anteriores, serão disponibili-zados livros para público infantil, juvenil e adulto.

Biblioteca

Verão Desportivo Albufeira 2011A 13ª edição do ‘Verão Desportivo’ oferece um vas-to leque de atividades a quem escolhe o concelho para residir ou passar férias durante os meses mais quentes do ano. Na praia ou na cidade, muitas são as propostas para que se divirta de forma saudável.

Todas estas atividades são gratuitas e abertas à população.

Fitness na Praia 6, 10, 13, 17, 24 e 27 agosto – 18h00

Praia dos Pescadores

Hidroginástica na Praia 7 agosto – 11h00

Praia dos Pescadores

Caminhadas Noturnas 12 e 26 agosto – 21h30

Edifício da Câmara Municipal de Albufeira

III Torneio Voleibol de Praia21 e 28 agosto – 14h00

Praia dos Pescadores

III Torneio Futevólei14 e 27 agosto – 14h00

Praia dos Pescadores

Jogos e Atividades na Praia com Insufláveis20 agosto – 10h00 às 17h00

Praia dos Pescadores

Para mais informações contatar a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Albufeira através do telefone: 289 580 252 ou e-mail: [email protected]

Page 9: Albufeira August 2011

Novembro 17

Geologia Mercados e Farmácias

Farmácias de serviçoAlves de Sousa Av. da Liberdade 103, Albufeira Telf. 289 512 258

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Piedade Rua João de Deus, nº 10, Albufeira Telf. 289 512 254Santos Pinto Belavista Comercial, Lt E1, Ljs 4 e 5, Av. dos Descobrimentos, Albufeira Telf. 289 512 901

22 Alves Sousa 23 Alves Sousa 24 Alves Sousa 25 Alves Sousa 26 Alves Sousa 27 Santos Pinto 28 Santos Pinto

29 Santos Pinto 30 Santos Pinto 31 Santos Pinto

15 Piedade 16 Piedade 17 Piedade 18 Piedade 19 Piedade 20 Alves Sousa 21 Alves Sousa

8 Santos Pinto 9 Santos Pinto 10 Santos Pinto 11 Santos Pinto 12 Santos Pinto 13 Piedade 14 Piedade

1 Alves de Sousa 2 Alves de Sousa 3 Alves de Sousa 4 Alves de Sousa 5 Alves de Sousa 6 Santos Pinto 7 Santos Pinto

agosto 1716 agosto

Mercados2 agosto TERÇAMercado dos Caliços 6 agosto SÁBADOMercado de Paderne Mercadinho de Artesanato Mercado Municipal dos Caliços7 agosto DOMINGOFeira das Velharias Olhos D`Água13 agosto SÁBADOFeira das Velharias Frente Mercado dos Caliços16 agosto TERÇAMercado dos Caliços19 agosto SEXTAMercado da Guia 20 agosto SÁBADO

Feira das Velharias Frente Mercado dos Caliços

27 agosto SÁBADO

Feira das Velharias Junto ao Mercado das Areias de São João

Recolha de Sangue 13 agosto – 09h00 às 13h00Centro de Saúde de Albufeira

Organização: ADSA – Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira Apoio: Câmara Municipal de Albufeira

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreen-dida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. Participe nesta iniciativa e ajude a salvar vidas.

Ambiente

Projeto/concurso ‘Descobre e Fotografa as Praias de Albufeira 2011’ Até 30 de setembro

O concurso está aberto ao público em geral, devendo as fotografias retratar as caraterísticas naturais das praias do concelho.

O Litoral e as Alterações Climáticasagosto – 11h00

Praias do Concelho

O Município encontra-se a distribuir uma brochura informativa e um inquérito pelas praias do concelho sobre as alterações climáticas e o litoral.

Jogo ‘Bandeira Azul, Mar, História e Recursos” agosto – 10h00

Praias do Concelho

O jogo ‘Bandeira Azul, Mar, História e Recursos’ é ou-tra das iniciativas preparadas para as camadas mais jovens, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a temática. Dia 1: Rocha Baixinha Nascente; 2: Santa Eulália; 3: Oura; 4: Salgados; 5: Olhos de Água; 8: Galé Oeste; 9: S. Rafael; 10: Barranco das Belharucas; 11: Oura Leste; 12: Coelha; 16: Castelo; 17: Maria Luísa; 18: Rocha Baixinha Poente; 19: Galé Leste; 22: Evaristo; 23: Arrifes; 24: Falésia Alfamar; 25: Manuel Louren-ço; 26: Aveiros; 29: Falésia Açoteias.

Geologia no VerãoOrganização: Centro de Ciência Viva do Algarve, promovido pela Agência Ciência Viva.

‘Um percurso geológico na Lagoa dos Salgados’ 3 agosto – 10h00 às 13h00

Praia dos Salgados

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia dos Salgados

Neste percurso é possível explorar a geomorfologia envolvente, aspetos geológicos associados à forma-ção e evolução da Lagoa dos Salgados e do cordão dunar adjacente que separa a lagoa da praia e as particularidades biológicas e paisagísticas locais.

Inscrição prévia através do endereço http://www.cienciaviva.pt/veraocv/

‘Praia dos Arrifes – uma praia com história’ 1 agosto – 10h00 às 13h00

Praia dos Arrifes

Ponto de encontro: Início do acesso pedonal à Praia dos Arrifes

Percurso onde será possível conhecer a história geo-lógica local através da interpretação das rochas e das estruturas geológicas existentes na área.

Inscrição prévia através do endereço http://www.cienciaviva.pt/veraocv/

Page 10: Albufeira August 2011

Urgências

Posto de Turismo de AlbufeiraPosto Municipal de Turismo de Sta. Eulália

Saúde

Farmácias

Correios

Postos de informação

CTT Rua 5 de OutubroCTT - Cerro da LagoaCTT - Areias de São JoãoCTT - Olhos de ÁguaCTT - PaderneBalcão dos CTT (Papelaria Papel & Lápis) - Guia

Farmácia Santos PintoFarmácia Alves de SousaFarmácia PiedadeFarmácia Godinho BeloFarmácia Marques da SilvaFarmácia Neves Silva - GuiaFarmácia Algarve - PaderneFarmácia Olhos de Água

Número Nacional de Socorro Número Nacional de Socorros Para IncêndiosIntoxicaçõesBombeiros Voluntários de AlbufeiraAPAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)Com. Protecção Crianças e Jovens de AlbufeiraDestacamento de TrânsitoDelegação Marítima de AlbufeiraPiquete de Albufeira da Policia MarítimaGNR - Vale Pedras - AlbufeiraGNR - Av. 25 de AbrilGNR - Olhos de ÁguaGNR - PadernePiquete de águasProtecção Civil

SUB – Serviços Urgência BásicaCentro de Saúde de AlbufeiraCentro de Saúde de FerreirasCentro de Saúde de GuiaCentro de Saúde de Olhos de ÁguaCentro de Saúde de PaderneHospital Distrital do BarlaventoHospital Distrital de Faro

289 588 770289 598 400289 571 732289 561 662289 501 946289 368 853282 450 300289 891 100

289 512 901289 512 258289 512 254289 542 926289 571 130289 561 443289 367 139289 502 401

289 580 870289 580 880289 580 860289 510 160289 367 020289 561 236

289 585 279289 515 973

112117808 250 143289 586 333289 585 770 Fax 289 588 634289 514 064289 598 730289 514 255 Fax 289 587 198916 613 540289 590 790289 583 310289 501 478289 367 115808 202 274808 202 274

agosto 1918 agosto

Contactos úteisTabela das Marés

Quarto Crescente Lua NovaQuarto Minguante Lua Cheia

DIA LuA

1 SEG 0323 3.4 1544 3.6 0911 .5 2140 .3 103 1102 TER 0406 3.4 1626 3.6 0952 .4 2220 .4 107 1113 QuA 0448 3.4 1710 3.5 1033 .5 2302 .5 105 1064 QuI 0533 3.3 1756 3.4 1117 .6 2347 .7 97 965 SEX 0621 3.1 1847 3.2 - - 1206 .8 86 826 QC 0716 3.0 1948 2.9 0038 .9 1304 1.0 72 677 DOM 0822 2.8 2103 2.8 0140 1.1 1421 1.2 59 548 SEG 0941 2.8 2226 2.7 0304 1.3 1600 1.2 53 519 TER 1059 2.9 2339 2.8 0434 1.3 1723 1.1 55 5710 QuA - - 1204 3.0 0543 1.2 1823 1.0 6411 QuI 0037 2.9 1257 3.2 0636 1.0 1911 .8 66 7512 SEX 0124 3.0 1343 3.3 0720 .9 1951 .7 75 8413 LC 0205 3.1 1423 3.4 0758 .8 2027 .6 83 9114 DOM 0241 3.1 1459 3.4 0833 .7 2059 .6 87 9415 SEG 0316 3.2 1533 3.4 0905 .7 2129 .6 89 9416 TER 0348 3.2 1605 3.3 0936 .7 2158 .7 88 9117 QuA 0420 3.1 1636 3.2 1006 .8 2227 .8 84 8518 QuI 0452 3.0 1707 3.1 1037 .9 2256 .9 78 7619 SEX 0524 2.9 1740 2.9 1110 1.0 2329 1.1 70 6520 SAB 0559 2.8 1817 2.7 1148 1.2 - - 60 5321 QM 0643 2.7 1907 2.5 0008 1.3 1237 1.4 49 4122 SEG 0746 2.5 2023 2.4 0100 1.4 1348 1.5 39 3223 TER 0912 2.5 2155 2.4 0217 1.5 1531 1.5 35 3224 QuA 1033 2.6 2308 2.6 0355 1.5 1656 1.4 40 4225 QuI 1136 2.8 - - 0509 1.3 1752 1.1 52 26 SEX 0004 2.8 1226 3.0 0602 1.1 1837 .9 57 6827 SAB 0052 3.0 1312 3.3 0648 .9 1919 .6 74 8528 DOM 0136 3.2 1356 3.5 0730 .6 1959 .4 91 10129 LN 0219 3.4 1439 3.7 0811 .4 2038 .3 105 11330 TER 0301 3.5 1521 3.7 0851 .3 2117 .2 114 12031 QuA 0343 3.5 1604 3.7 0931 .3 2157 .3 117 120

MANhã TARDE MANhã TARDE MANhã TARDE

Barra de Faro-Olhão

agosto 2011PREIA-MAR BAIXA-MAR

Hora altura Hora altura Hora altura Hora altura

COEfICIENTE

© Copyright Marinha Instituto Hidrográfico 2010 | Publicado com a autorização nº17/2009 do Instituto Hidrográfico Marinha*) Alerta-se os utilizadores que as previsões de marés indicadas são referidas a um fuso horário que poderá não coincidir com o fuso horário correspondente à hora legal**) Para mais informações consultar www.hidrografico.pt ***) Para obter a ‘Hora de Verão’ deverá somar 1 hora aos valores indicados na tabela

Tabela das Marés

Page 11: Albufeira August 2011