Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o...

20
Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005

Transcript of Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o...

Page 1: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Álbum de fotografias comentadas

O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o

princípio de Outubro de 2005

Page 2: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Depois de, durante a noite e a madrugada de 18 de Setembro, o fogo ter queimado milhares de hectares de tudo o que encontrou pela frente, entre Linhar de Pala, no Concelho de Mortágua, e as freguesias de Agadão, Belazaima e Aguada de Cima, no Concelho de Águeda, e ainda em localidades do Concelho de

Anadia, o eucaliptal fumega ainda na tarde desse Domingo.

Page 3: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Algo difícil de descrever por uma foto, mais ainda que o cheiro a fumo que tudo permeia, é o silêncio, não um silêncio vivo, como o de uma orquestra que se cala por um instante, mas que deixa no ar uma vibração que se sente, mas um silêncio sepulcral, definitivo, tornado ainda mais pesado por uma brisa

triste que se levanta.

Page 4: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Um pequeno e jovem carvalhal, cercado pela voracidade das chamas, que progrediram através das copas dos eucaliptos, não pode resistir à hecatombe.

Page 5: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Eucaliptal jovem vergado pelas vigorosas correntes de ar, fumo e chamas que se geraram.

Page 6: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Dois dias depois, uma nuvem de fumo ainda encobria o céu, entre o Cabeço do Meio (à direita) e o Cabeço Santo (à esquerda).

Page 7: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Pequeno vale no dia 1 de Outubro, já junto a Belazaima, onde o incêndio se deteve.

Page 8: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Outro vale, situado num eucaliptal que havia sido cortado antes do incêndio. Como caracterizar esta paisagem?

Page 9: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Medronhal com alguns pinheiros dispersos, no Cabeço Santo, a 7 de Outubro.

Page 10: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Outra zona de medronhal mais disperso, onde o matagal era dominante.

Page 11: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Aqui, onde o medronhal era mais denso, a densidade do negro era ainda mais opressiva.

Page 12: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Outra perspectiva de uma densa zona de medronhal.

Page 13: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Medronheiro de troncos múltiplos. Visão de uma estranha beleza, apesar de tudo.

Page 14: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

A 7 de Outubro já era contudo possível observar sinais do renascimento. Aqui, uma planta do matagal lenhoso.

Page 15: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Mais notável ainda, diria mesmo, comovente, já era possível observar flores. Aqui, campainhas de Outono. De notar ainda que, entre 18 de Setembro e 7 de Outubro, praticamente não tinha chovido.

Page 16: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Embora desfocada, outra flor a 7 de Outubro, testemunhando a tenacidade da vida.

Page 17: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Aldeia desabitada de Belazaima-a-Velha, ainda a 7 de Outubro.

Page 18: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

A 15 de Outubro, e mesmo depois de alguma chuva já ter caído, ainda era possível encontrar fontes de fumo, onde a combustão se manteve, lentamente, no solo.

Page 19: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Ribeiro de Belazaima, junto a Belazaima-a-Velha, ainda a 15 de Outubro.

Page 20: Álbum de fotografias comentadas O Cabeço Santo e sua vizinhança entre 18 de Setembro e o princípio de Outubro de 2005.

Estas mimosas, quebradas pela força da tempestade de fogo, mostram bem a violência que ele atingiu nas áreas de eucaliptal, onde foi alimentado pela elevada combustibilidade da sua folhagem.