Alcon News 24 - outubro 2013

download Alcon News 24 - outubro 2013

of 8

Transcript of Alcon News 24 - outubro 2013

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    1/8

    Gavio-avio-realealGavio-real

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    2/8

    Alcon News 24

    Expediente

    Indstria e Comrcio de AlimentosDesidratados Alcon Ltda.

    Equipe Tcnica: Projeto Grfico e Editorao Eletrnica:

    Bureau de Comunicao EuphorieFone: (47) 3366-6600

    Balnerio Cambori - SCe-mail: [email protected]

    Ricardo M. Silveira - Bioqumico

    Rodrigo O. B. Barreto - Eng. Agrnomo

    Caroline F. da Silva - Biloga

    Fernando Bagateli - Eng. Agrnomo

    Rua Santo Amaro, 1620 Cambori - SCFone: (47) 3367-0238Fax: (47) [email protected]

    Diretor:

    Jean Jacques Voirol

    Profissional Responsvel:

    Accio Coelho Jr. - DRT: 006236

    Nesta seo so publicadas algumas das dvidas mais frequentes

    que chegam ao Dr. Fala. Para entrar em contato com nosso

    especialista, acesse a Central de Atendimento em nosso site

    www.alconpet.com.br/centraldeatendimento. Estamos sempre

    prontos para responder o seu questionamento.

    A formao excessiva de algas incentivada pelailuminao abundante e excesso de matria orgnica(restos de comida, fezes dos animais).

    Para reverter essa situao:

    1. Apl ique o algic ida

    LabconAnti Algas a cada48 h, at a completoclareamento da gua.Associado ao algicida,aplique Labcon Cristalpara aglutinar as algasmortas e facilitar a capturapelo sistema de filtragem.

    2. Revise o sistema de filtragem e mantenha os filtrosligados 24 h por dia. O sucesso no clareamento da guaest na remoo das partculas orgnicas.

    3. Verifique a quantidade de rao fornecida. Ofereasempre uma quantidade de rao que seja consumidacompletamente em at 5 minutos, e retire eventuaissobras. Oferea somente alimentos de qualidade queapresentem alta digestibilidade, como as raes Alcon.

    4. Utilize somente lmpadas especficas para aqurios,mantendo a iluminao ligada por cerca de 8 horas ao dia.

    As paredes do aqurio devem ser esfregadasinternamente para a remoo das algas, pois apesar daao do Labcon Anti Algas , as algas mortaspermanecem aderidas s paredes do aqurio, sendonecessrias remoes manuais.

    A gua do aqurio est verde. O que devofazer para ela voltar a ficar cristalina?

    Quando devo utilizar o Labcon Protect Plus?

    Labcon Protec Plus deve ser utilizado namontagem do aqurio e em todas as trocas parciais degua, na gua que ser introduzida. Este produtoneutraliza os compostos nocivos aos peixes (cloro emetais pesados), diminui o estresse dos habitantes

    durante o manejo e preserva a integridadedos peixes, pela ao de coloides orgnicosque formam uma pelcula sobre o seu corpo,preservando seu muco natural. LabconProtect Plus tem ao imediata. Aps aaplicao do produto, a gua tratada japode ser introduzida no aqurio.

    Trocas totais de gua so extremamenteprejudiciais aos peixes, devido s mudanasbruscas nos parmetros de qualidade dagua e perda do equilbrio biolgico doaqurio, com consequente aumento dos

    nveis de amnia e nitrito. Tais alteraes estressam ospeixes, podendo lav-los a morte. O manejo adequadoprev trocas parciais de no mximo do volume de guado aqurio, uma ou duas vezes por ms ou sempre quehouver presena de amnia ou nitrito.

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    3/8

    Micotoxinas so substncias txicas produ-

    zidas por fungos. Entre outros grupos de micotoxi-nas, o que desperta mais ateno o dasAflatoxinas, que so produzidas pelos fungosAspergillus flavus, Arpergillus niger e Arpergillusparasiticus. Estes compostos so encontrados emsementes e gros armazenados em condiesdesfavorveis, como alta temperatura e umidade.Esse ambiente favorvel ao desenvolvimento dediversas espcies de fungos, no entanto, apenas osAspergillus produzem estas substncias txicas.Outra particularidade desta micotoxina, que elapermanece nas sementes mesmo aps elas serem

    limpas e os fungos retirados.

    Existem mais de 17 compostos diferentes deaflatoxinas, sendo o AFB1 o que apresenta maiorpoder txico. Sua toxicidade varia conforme aespcie e a idade do animal, ao tempo de exposioe a concentrao da toxina nos alimentos. Tanto nasintoxicaes agudas como nas crnicas, frequenteocorrer imunossupresso, mutaes genticas,tumores, defeitos fetais e predisposies a doenasinfecciosas.

    Patologias encontradas em aves expostas aaltos nveis por um curto perodo:Sinais clnicos: depresso, letargia, cegueira, perdado sentido de direo, incapacidade para voar,tremores, asas cadas e morte.Necropsia: palidez heptica, com aumento dorgo, hemorragias difusas ou multifocais em quasetodo o tecido.

    Patologias encontradas em aves expostas abaixos nveis por um longo perodo:

    Sinais clnicos: perda de apetite, perda de peso eperda da condio fsica.Necropsia: palidez heptica compatvel com

    infiltrao gordurosa, fgado

    enrugado e nodulaes compat-veis com tumores. Alm disso, obao e pncreas podem estaraumentados e a bursa cloacalatrofiada.Microscopicamente: pode haverdegenerao e fibrose heptica etumores, hemorragia no tratogastrintestinal.

    Alm do risco com as micotoxi-

    nas, a utilizao de sementes na alimentao dasaves envolve problemas nutricionais, como:- Desbalano nutricional;- Excesso de gordura;-Baixo teor de aminocidos essenciais;- Baixo teor de vitaminas;-Desbalano na proporo de clcio e potssio.

    As raes Alcon so livres de aflatoxinas,pois contm ingredientes selecionados, de altaqualidade, livres de toxinas e patgenos. Sosinnimo de alimento seguro para o seu

    Pet.

    A base para a manuteno deaves saudveis reside na alimentaocom raes balanceadas especficaspara cada espcie.

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    4/8

    O ciclo reprodutivo das aves est diretamente ligado a fatores ambientais, como luminosidade e

    temperatura, alm de fatores diretamente ligados ao manejo, como alimentao, higiene e cuidados com osfilhotes. A poca de acasalamento, na maioria das espcies, tem incio na primavera, pela maior oferta ediversidade de alimentos.

    Podemos resumir o ciclo anual das aves em quatro fases: Repouso ou Manuteno, Acasalamento,Reproduo e Muda de penas.

    Nesta fase as aves devem ser alimentadas

    exclusivamente com as raes de manuten-o especficas para cada espcie: Osalimentos Alcon Eco Club ou Alcon Clubso cientificamente desenvolvidos e atendemcompletamente as exigncias nutricionaisdas espcies, prevenindo doenas de cunhonutricional e a debilidade do sistema imunol-gico.

    A l i m e n t a o : P a r aesquentar as aves,acrescente dieta demanuteno Alcon ClubFarinhada Pimenta, quedeve compor da dieta.

    1 Fase Repouso ou Manuteno

    O repouso o perodode descanso da ave, quando

    ela no apresenta nenhumesforo fsico ou metablico.Normalmente este perodoocorre nos meses de inverno. importante que as aves tenhamuma alimentao balanceadapara que entrem na fase deacasalamento plenamentesaudveis.

    2 Fase Acasalamento

    Na maioria das espci-es o perodo de acasalamento

    inicia na primavera, quando oscasais comeam a se formar.A exceo so os Psitacdeos,que formam casais para a vidainteira. Neste perodo osPasseri formes esto embusca de parceiros, por essemotivo os machos cantammais, se exibindo para asfmeas. Em cativeiro, oscriadores separam os casais conforme as caracte-rsticas desejadas nos filhotes.

    Dependendo da espcie, pode haver maisde um acasalamento por temporada. Alguns criado-res tm por hbito cruzar uma segunda vez, umpouco antes do desmame da primeira ninhada.Neste caso as fmeas cuidam sozinhas dos filhotes,j que o macho pode acasalar com quatro ou cincofmeas.

    Na criao em viveiro, os casais formados seseparam do bando e iniciam a busca por locale material para a confeco do ninho. Neste ambien-te podem ocorrer brigas por territrio, j que algu-mas espcies so territorialistas.

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    5/8

    Alimentao: Nesta fase, o esforo parachocar os ovos e alimentar os filhotes muitogrande, o que gera uma alterao no requeri-mento nutricional, com aumento nas exign-cias em protena e gordura. Para manter suasaves bem nutridas, complemente a dieta demanuteno, diariamente, com de AlconClub Farinhada.

    Se desejar auxiliar os pais na alimen-

    tao dos filhotes, fornea Alcon Club Papapara Filhotes direto aos pequeninos.

    Quando o objetivo amansar osfilhotes, estes devem ser retirados dos paiscom aproximadamente 20 dias e alimentados

    com Alcon ClubPapa para Filhotes.A quantidade a serf o r n e c i d a v a r i ac o n f o r m e c a d aanimal. Alimente ofilhote de maneira ae n c h e r o p a p o ,po rm es te no

    pode ficar muito trgido. Uma nova alimenta-o deve ser oferecida quando o papo estivervazio.

    Alimentao: Para que a muda transcorrasem maiores problemas, complemente adieta de manuteno, diariamente, com deAlcon Club Farinhada.

    3 Fase Reproduo

    O perodo reproduti-vo inicia da postura dosovos, passando pelo choco,at o desmame dos filhotes.Depois do ninho pronto, a

    fmea comea a postura,cujo nmero de ovos etempo de incubao variamuito conforme a espcie.

    Normalmente o choco e os cuidados com osfilhotes so realizados pelo casal. Porm, comocitado acima, para se conseguir um nmero maiorde filhotes, a fmea pode fazer todo o trabalhosozinha. Manipular o menos possvel as aves e agaiola, para no estressar os pais, pois eles podemrejeitar os filhotes.

    4 Fase Muda de Penas

    Aps a reproduo,inicia-se o perodo de mudade penas, que so gradativa-mente substitudas. A renova-o completa das penas dura

    aproximadamente 8 sema-nas, mas pode variar confor-me a espcie, idade da ave econdies nutricionais eambientais. A muda se tornamais difcil quando as aves possuem alguma defi-cincia nutricional ou sofrem com alguma doena,manejo errado ou estresse.

    Durante a muda de penas as aves diminuemsuas atividades, incluindo o canto, pois um proces-so fisiologicamente estressante. Por este motivo,

    importante que as aves estejam em um ambientetranquilo e muito bem higienizado, de prefernciacom temperatura agradvel, sem correntes de ventoe livre de patgenos.

    A alimentao e o ciclo anual das aves

    Inverno - Manuteno

    Primavera - Acasalamento

    Vero - Reproduo

    Outono - Muda de Penas

    Raes de manutenoAlcon Club ou Alcon Eco Club

    Raes de manuteno Alcon Club ou Alcon Eco Club+ Alcon Club Farinhada Pimenta

    Raes de manuteno Alcon Club ou Alcon Eco Club+ Alcon Club Farinhada + Alcon Club Papa para Filhotes

    Raes de manuteno Alcon Club ouAlcon Eco Club + Alcon Club Farinhada

    V o c e n c o n t r a n o b l o g D r . F a l a :www.drfala.com.br/aves matrias especficas

    sobre as espcies de aves mais criadas no Brasil.

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    6/8

    O Topolino um pequeno roedor da espcieMus musculus, mede de 8 a 13 cm e pesa de 10 a 21 g.Sua pelagem curta e apresenta diversos padres decores, sendo os mais comuns o branco e preto. Soanimais extremamente dceis e de fcil manipulao.Estas caractersticas encantaram os japoneses, queem 1700 comearam a criar esta espcie como animalde estimao. Foram os ingleses, no entanto, que em1880 consolidaram a criao deste pequeno roedor,conhecido como Fancy Mouse (rato luxuoso).

    O Topolino um animal gil e possui um

    excelente senso de equilbrio. A cauda fundamentalnessa tarefa, pois auxilia quando ele est correndo eescalando. O olfato altamente desenvolvido, utiliza-do para localizar o alimento ou perceber predadores,alm de algumas atitudes comportamentais, como aocortejar seu par. A audio igualmente bem desen-volvida, sensvel ao ultrasom e sons agudos. Por serum animal com hbitos noturnos a viso menosapurada.

    Reproduzir esta espcie muito simples, bastamanter um casal em um local tranquilo, com materialpara o ninho. A maturidade sexual atingida comaproximadamente 45 dias de vida e ele pode sereproduzir at 6 vezes ao ano. Cada gestao tem adurao de 21 dias e as ninhadas tm de 3 a 8 filhotes.

    A identificao de machos e fmeas possvelatravs da visualizao dos orifcios do rgo sexual edo nus. Nos machos a distncia entre os dois orifcios cerca de trs vezes maior que nas fmeas.

    A expectativa de vida destes pequenos roedo-

    res relativamente curta, cerca de 12 meses. Maspode ser prolongada para at 18 meses quando aalimentao oferecida adequada e o ambiente emque ele vive limpo, tranquilo e apresenta diversaspossibilidades de atividades.

    A alimentao um dos fatores que maisexerce influncia sobre o sistema imunolgico econsequentemente na preveno s doenas. AAlcon desenvolveu uma rao balanceada queatende completamente as necessidades nutricionaisdos Topolinos, Alcon Club Roedores Alimento

    Extrusado. Em sua formulao so utilizados somen-te ingredientes selecionados e naturais, como ma ealfafa, que conferem um delicioso sabor rao.Aliado a isso, o aroma suave de ma aumenta a

    atratividade do alimento. Os diferentes formatos ecores contribuem para distrair o seu pequeno Pet,

    minimizando o estresse do cativeiro. Outra forma dedistrao ou enriquecimento ambiental oferecerAlcon Club Roedores Frutas e Legumes duas vezespor semana. Este alimento uma apetitosa combina-o de legumes e frutas desidratadas.

    Existem dois tipos bsicos de recintos para osTopolinos: gaiolas e aqurios de vidro. As gaiolas

    devem ter grades estreitas, caso contrrio o animalpoder fugir. As rodinhas, tneis e outros brinquedosso fundamentais, pois possibilitam que o animal seexercite, minimizando o estresse e aumentando aexpectativa de vida. Para forrar o recinto, pode serutilizado maravalha (pequenas lascas de madeira) oupapel toalha. Este forro deve ser substitudo sempreque estiver sujo. O comedouro e o bebedouro devemser limpos com frequncia.

    Cuide bem do seu gracioso Topolino e aprovei-te a excelente companhia!

    Veja as dicas e o contedo especial que o Dr. Falapreparou para voc sobre Topolinos e outros peque-nos roedores em www.drfala.com.br/roedores.

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    7/8

    O alho (Allium sativum),muito utilizado na culinria brasilei-ra e em diferentes culturas, possuidiversos efeitos benficos para

    humanos e animais. Suas proprie-dades so atribudas principal-mente aos componentes bioativosalicina e aliina.

    O primeiro registro do usodeste alimento na preveno etratamento de doenas foi noAntigo Egito. Na idade mdia, oalho tambm era muito valorizadopelas suas propriedades antimi-crobianas, entre outros benefcios.

    Em 1858, o microbiologistafrancs Louis Pasteur descobriuas propriedades bactericidas doalho. Desde ento, inmerose s t u d o s c i e n t fi c o svem confirmando osresultados obtidos porPasteur e descobrindonovas propriedades doAll ium sativum, comoan t i ox i dan tes , an t i -hipertensivas, hepatopro-

    tetoras, antifngicas, almde aumentar a respostaimune dos animais.

    Na piscicultura, o alho utilizado com sucesso no controlede uma grande variedade depatgenos e para melhorar o bemestar dos peixes. Diversas pesqui-sas cientficas* comprovam a aodo alho no controle de bactrias efungos em peixes ornamentais e

    de cultivo. Segundo os pesquisa-dores, este alimento pode atuar deduas formas:

    - Na preveno de doenas,

    quando administrado diariamen-te;- Otimizando o tratamento, quandoutilizado associado ao medica-mento.

    Agora os benefcios doalho esto disponveis tambmpara os peixes ornamentais. AAlcon desenvolveu a raofloculada Alcon Guard Allium,

    com Alho e uma variada formula-o, com Enzimas Digestivas ePrebitico, que favorecem odesenvolvimento da flora intestinalbenfica, melhorando o aproveita-mento dos nutrientes. Este alimen-to indicado para todas as espci-es de peixes ornamentais de guadoce e marinhos. Os alimentos dalinha Guard tm como objetivoprincipal nutrir e aumentar aresposta imunolgica dos peixes,

    prevenindo de forma natural incidncia de doenas.

    *Corzo-Martinez et al, 2007; Adetumbi et al,1986; Ress et al, 1993; Wei & Musa, 2008; Alyetal., 2008

    Espcie Ameaadaspcie Ameaadade Extinode ExtinoEspcie Ameaadade ExtinoGavio-realavio-realGavio-real

    Nome Popular:Gavio-realOrdem:FalconiformesFamlia:Accipitridae

    Nome cientfico:Harpia harpija

    Habitat:Vive dentro ou na borda de florestasaltas e densas. Era encontrado emquase todo o Brasil. Est ameaadode extino, sendo muito raro forada regio amaznica.

    Alimentao:Sua alimentao consiste de aves, comomutuns (Crax fasciolata) e araras-azuis(Anodorhynchus hyacinthinus), alm demamferos, como a preguia-real(Bradypus didactylus), filhotes de veadose macacos.

    Hbitos:Possui um metro de comprimento total edois metros de envergadura. a maisforte ave de rapina que existe. Paracapturar suas presas, o gavio-real fica

    espreita no alto de grandes rvores. rpido em suas investidas, sendo capazde carregar um bugio (Alouatta sp.) comat 6 kg. Nidifica em grandes rvores eseu ninho consiste em uma pilha degalhos secos. Pe dois ovos naprimavera, mas somente um filhotesobrevive.

    Bibliografia Consultada:Belton, W.(1994) Aves do Rio Grande do Sul:Distribuio e Biologia. So Leopoldo: Ed. UNISINOS.Dunning, J. S.(1987) South American Birds.Newtown Square, Penn.: Harrowood Books.Hilty, S. L. & W.L. Brown.(1986) Guide to the Birdsof Colombia. Princeton: Princeton University Press.

    Sick, H (1984) Ornitologia brasileira: uma introduo.Braslia: Ed. Universidade de Braslia.Weick, F. (1980) Die Greifvogel der Welt. Hanburg:CIP-Kurztitelaufnahme der DeutschenBibliothek.

    Ilustrao e texto:

    Eduardo ParentoniBrettas

    Alcon Guard Allium pode ser utilizadatanto na manuteno, para prevenode doenas de origem bacteriana, comoauxiliar no tratamento com LabconBacter.

  • 7/27/2019 Alcon News 24 - outubro 2013

    8/8

    Acesse nosso site para conhecer todas as edies do Alcon News.

    Alcon News na Internetlcon News na InternetAlcon News na Internet www.alconpet.com.brww.alconpet.com.brwww.alconpet.com.br