Aldeias Infantis SOS Brasil

68
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 www.aldeiasinfantis.org.br

Transcript of Aldeias Infantis SOS Brasil

Page 1: Aldeias Infantis SOS Brasil

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

w w w. a l d e i a s i n f a n t i s . o r g . b r

Page 2: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 3: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 4: Aldeias Infantis SOS Brasil

4

Sustentabilidadecom responsabilidade

O Brasil, que vinha de uma economia mais está-vel e promissora conquistada nos anos anterio-res, deparou-se com grandes desafios na eco-nomia em 2014. Apesar desse fato, assistimos a um país em democracia plena, trabalhando para reduzir desigualdades, com políticas de in-clusão social e uma expressiva agenda de sus-tentabilidade e responsabilidade fiscal em todos os setores. Diante desse cenário, a Aldeias In-fantis SOS Brasil também buscou sustentabi-lidade com responsabilidade, não apenas no âmbito financeiro, mas também no âmbito pro-gramático e legal, com o entendimento de que a Organização precisa se preparar para esse tempo em que, cada vez mais, vamos ter insu-mos e sustentabilidade nacional.

Nesse sentido, é muito importante destacar uma grande reestruturação da própria área de capta-ção de recursos e comunicação, com a mobiliza-ção de recursos nacionais por meio de subven-ções, convênios públicos, ações para prospecção de novas parcerias, amigos SOS e padrinhos cor-porativos, além de uma intensa participação em eventos que aconteceram no país durante todo o ano, tais como a Copa do Mundo, visitas de personalidades internacionais, autoridades e de-legações estrangeiras, que influenciaram, não só a economia e a política do país, mas também o

grande número de ações e eventos programados pela Organização no período.

Essa conjuntura geral fica mais evidente nos re-sultados que estamos apresentando neste Rela-tório de Atividades da Organização de 2014. Há alguns anos tínhamos 70% de investimento inter-nacional e apenas 30% de investimento local ou de recursos nacionais. Hoje, esse cenário está com uma perspectiva totalmente diferente, que é a de já termos atingido um patamar de mais de 60% de recursos nacionais.

Isso indica uma tendência desse conceito que te-mos divulgado muito que é a busca de sustenta-bilidade com responsabilidade. É a fidelização do doador e a constatação em todos os processos que indicam que estamos no caminho certo, coe-rente, correto, e que nós não faríamos essa busca da sustentabilidade sem buscar também o apoio da rede local e sem perder de vista os ensinamentos do nosso fundador Hermann Gmeiner, que é não deixar nenhuma criança no caminho, não perder o grande foco do nosso trabalho, proteger e aplicar, como objetivo principal, e isso está declarado em nossa missão, a proteção integral de crianças, ado-lescentes, jovens e suas famílias, na perspectiva de atendê-los e apoiá-los na superação das dificulda-des que geraram essa vulnerabilidade.

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

l

Page 5: Aldeias Infantis SOS Brasil

5

Mensagens de Hermann Gmeiner se transformaram em modelo de cuidado

SER MÃE

Nosso objetivo é que cada criança se sinta segura e querida em uma relação estável com seu pai/mãe ou outra pessoa responsável. Uma criança precisa ter constante incentivo, confiança e apoio.

IRMÃOS

A nossa intenção é manter as famílias juntas. Caso isso não seja possível, tentamos garantir que os irmãos cresçam juntos, compartilhando sua própria história e construindo, juntos, seu futuro.

FAMÍLIA

Independentemente de sua procedência e história, cada criança deve viver em uma família, com a qual possa estabelecer relações estáveis e de confiança para desenvolver todo seu potencial.

LAR

Apoiamos as famílias para que criem um ambiente em que as crianças possam se sentir em casa, e para onde possam sempre retornar.

MOMENTOS DE INFÂNCIA FELIZ

O nosso objetivo é que as crianças vivam como crianças – que se sintam queridas, protegidas, e que possam construir novas memórias positivas de uma infância feliz.

O PROGRAMA E A COMUNIDADE

O núcleo SOS é um bom lugar para crescer, um entorno familiar cujas necessidades das crianças são colocadas em primeiro lugar, onde podem adquirir confiança, aprender e viver em uma comunidade positiva que as apoie.

INFÂNCIA NA DIVERSIDADE CULTURAL

Nosso objetivo é tornar possível que cada criança forme suas próprias convicções, siga suas crenças, seja fiel a suas raízes culturais e aprenda a respeitar os outros.

EDUCAÇÃO E CRESCIMENTO PESSOAL

Nosso objetivo é dar a cada criança a confiança e formação necessárias para que, quando se tornar adulta, tenha as habilidades para se responsabilizar por si própria dentro da sociedade, desenvolvendo ao máximo suas potencialidades.

Hermann Gmeiner fundou a Aldeias Infantis SOS em 1949, na cidade de Imst, na Áustria. Desde aquela época, 66 anos se passaram e a Organização se expandiu para mais 133 países atendendo cerca de 1,8 milhão de crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias.

Page 6: Aldeias Infantis SOS Brasil

6

SumárioConselho Diretor Gestão 2013/2016

Assembleia Geral Ordinária de 21/3/2013

Conselho Fiscal Gestão 2014/2016 Assembleia Geral Ordinária de 31/3/2014

Diretor-PresidentePAULO GAIO DE CASTRO JUNIOR

Diretor Vice-PresidentePEDRO PAULO ELEJALDE DE CAMPOS

Diretor TesoureiroHENRY ALAIN FRANÇOIS UBERSFELD

Membros do Conselho Diretor: MAURICE MARIE JOSEPH VAN DEN BERCH VAN HEEMSTEDE

SALETE SIRLEI VALESAN CAMBAANDREA VERONICA HUGGARD CAINE RETI

Representantes SOS Kinderdorf InternationalARISTIDE RAMACIOTTI

NADIA GARRIDO

ANTONIO LUIS PARKINSON DE CASTROCAMILLE EL-KHOURI

FIRMINO MAURO CUSTODIOJOSE RICARDO DE MORAES PINTO

Editorial

Idealização e RealizaçãoAldeias Infantis SOS Brasil

Redação

Assessores da Organização, Gestores dos Programas, Acervo da Aldeias Infantis SOS Brasil, Roberto Conrado

e Yara M. Lanfredi de Andrade

EdiçãoKanova Comunicação Ltda.

Editor e Jornalista ResponsávelRoberto Conrado - MTb 33.882/SP

Diagramação Daniel Fogaça

Fotografia

Arquivo da Aldeias Infantis SOS BrasilBruno Conrado

Tadeu Mafra

AgradecimentosEquipe da Aldeias Infantis SOS Brasil

7 PALAVRA DO PRESIDENTE 8 QUEM SOMOS

9 PALAVRA DA GESTORA NACIONAL 10 CENáRIO DA INFÂNCIA E ADOLESCêNCIA NO PAÍS E DADOS INDICATIVOS DA ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL

12 PARTICIPAÇÃO DA ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL NO CONANDA E EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

14 NOTÍCIAS DE DESTAQUE EM 2014 19 ONDE ESTAMOS E HISTóRIAS DE SUCESSO

31 TODOS PODEM AJUDAR!

32 CAPTAÇÃO DE RECURSOS E COMUNICAÇÃO

34 AGRADECIMENTOS 36 DEMONSTRAÇõES FINANCEIROS

Gestora NacionalSANDRA GRECO DA FONSECA

Gestor Nacional AdjuntoALBERTO GUIMARãES

Subgestores NacionaisANTONIO CORREIA DA SILVA

ELIANE CRISTINA DE OLIVEIRA REISSERGIO EDUARDO MARqUES DA ROCHA

Gestão Nacional

Page 7: Aldeias Infantis SOS Brasil

7

Palavra do Presidente

Prezados(as) Amigos(as),

O ano de 2014 foi de consolidação e conti-nuidade nas ações de intervenção social no acolhimento e fortalecimento de vínculos fami-liares. Além disso, tivemos importantes avan-ços em nossas ações de Advocacy e também avançamos na busca de presença em todos os estados em nível nacional.

No centro da nossa atenção e ações sempre está uma criança, um jovem ou adolescente. Nesse sentido, ressaltamos o papel fundamen-tal da mãe social (cuidadora residente) que se dedica de corpo e alma para prover as crianças sob seu cuidado, com amor, em um ambiente familiar seguro e com um futuro promissor. Va-lorizamos também as(os) cuidadoras(es ) que atuam em outras modalidades de cuidado al-ternativo e do fortalecimento.

Apesar de ser uma das maiores organizações nacionais atuando em prol de crianças, temos limitações frente à extensão geográfica e de-mandas em nível nacional. Neste sentido, con-tamos com a liderança dos gestores que atuam em seu território em prol das crianças, adoles-centes e jovens, mobilizando a sociedade civil e buscando a sua sustentação financeira. Com este objetivo, celebramos a abertura de mais dois programas em 2014, em Maceió - Alagoas

e em Lorena - São Paulo, totalizando 23 pro-gramas. Em nível nacional, também conti-nuamos a contribuir ativamente, incidindo nas políticas públicas, mantendo assento no CONANDA e em 84 Conselhos de Defesa e Garantia de Direitos.

A nossa Organização depende essencialmente de parcerias com prefeituras, empresas, fun-dações, institutos e de Amigos SOS no Brasil, além da importante contribuição de milhares de Amigos SOS do Hermann Gmeiner Fonds (Alemanha), que nos apoia continuamente há 47 anos. No segundo semestre, recebemos a visita dos gestores da Hermann Gmeiner, que reconheceram o trabalho da Organização como referência mundial da Federação SOS Kinderdorf International.

Ao apresentar este Relatório de Atividades de 2014, é também o momento de reconhecer e agradecer a contribuição dos nossos colabo-radores, voluntários, parceiros e Amigos SOS pela dedicação, apoio e contribuições neste ano que passou. Afirmo que estamos cumprin-do a nossa missão e avançando no objetivo de impactar de forma positiva e sustentável a vida de milhares de crianças, jovens e adolescentes que necessitam de nosso cuidado.

Paulo G. de Castro Junior Presidente do Conselho Diretor

Aldeias Infantis SOS Brasil

Page 8: Aldeias Infantis SOS Brasil

8

Quem somos

Em 2 de abril de 1967, foi fundada a Organização Aldeias SOS no Brasil, na cidade de Porto Alegre - RS, com a presença de Hermann Gmeiner. Hoje, com 22 Programas em 12 estados, no Distrito Fe-deral e Escritório Nacional em São Paulo - SP, a Organização foi reeleita como uma das titulares do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma Organiza-ção não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de milhares de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvol-vimento sociocomunitário.

O trabalho conta com o apoio financeiro de pessoas físicas que contribuem com um va-lor mensal, por parcerias com empresas, que financiam projetos e convênios com o poder público. Além do apoio financeiro, a Organiza-ção conta com a divulgação de embaixadores nacionais e internacionais.

A obra surgiu com o educador Hermann Gmeiner, em 1949, na cidade de Imst, na Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Com o passar do tempo, o campo de atuação foi ampliado, com programas para famílias, comunidades, defesa de direitos e ações voltadas à saúde e nutrição, centros edu-cacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxilio em emergências. Presente em 134 países e territórios, atende crianças, adoles-centes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou que estão prestes a per-der os cuidados de suas famílias.

Na proposta de acolhimento, cada núcleo familiar é composto por até nove crianças, irmãos biológicos ou não, de diferentes idades e de ambos os sexos, que ficam sob o cuidado de uma Mãe Social (cuida-dora residente). Cada núcleo familiar possui suas próprias características, ritmo e rotina. No núcleo familiar estimula-se a convivência na comunidade, compartilhando responsabilidades, trabalhando conflitos e limites da vida cotidiana, na perspectiva de um desenvolvimento integral. Os núcleos familia-res estão inseridos no meio comunitário, onde crian-ças, adolescentes e jovens têm a oportunidade de participar ativamente da realidade local.

Fortalecimento familiar e comunitário é um traba-lho que visa contribuir para a diminuição do aban-dono infantil, facilitar processos que propiciem o desenvolvimento e a autonomia de famílias e comunidades, na promoção e proteção de crian-ças, adolescentes e jovens. Oferecemos diversas formas de apoio que promovem o fortalecimento das famílias para que as crianças possam se de-senvolver em seu próprio entorno familiar.

As crianças são encaminhadas pelas autoridades da infância e os irmãos biológicos não são sepa-rados. A Organização detém a guarda provisória e excepcional das crianças, adolescentes e jovens a ela confiada. Sempre com a garantia de seus direitos básicos como: alimentação, educação, saúde, lazer e o direito à convivência familiar e comunitária. Não há limite de idade para perma-nência e cada situação é analisada individual-mente. Para os jovens, em processo de emanci-pação, a Organização oferece apoio, orientação e acompanhamento, por um período específico, até que esteja garantida sua autonomia.

Declaração da Missão - Apoiamos crianças e famílias, ajudamos a construir seu próprio futuro e participamos no desenvolvimento de suas comunidades.

Nossa Missão Estratégica - Apoiar crianças, adolescentes e jovens que se encontram em vulnerabilidade, impulsionando seu desenvolvimento e autonomia em um ambiente familiar e comunitário protetor.

Nossa Visão - Cada criança pertence a uma família e cresce com amor, respeito e segurança.

O que nos mantém fortes - São as convicções e atitudes centrais sobre as quais se constrói nossa Organização, e constituem a pedra fundamental de nosso êxito. Valores duradouros que norteiam nossas ações, decisões e

relações à medida que nos esforçamos para cumpri-los.

Coragem • Compromisso • Confiança • Responsabilidade

Page 9: Aldeias Infantis SOS Brasil

9

Palavra da Gestora Nacional

Avaliando o cenário geral das atividades da Aldeias Infantis SOS Brasil em 2014, conclui-se que o foco prioritário das ações da Organização foi a busca da Sustentabilidade Responsável.

Hoje, temos certeza de que esse conceito se aplica não somente à questão financeira, mas também aos aspectos legais, programáticos e de posicionamento, entre outros.

Nesse contexto deu-se muita ênfase às ações de mobilização de recursos com o planeja-mento de múltiplas atividades, que atenderam demandas específicas como a área de empre-sas, de amigos SOS e de financiamento públi-co, buscando sempre o necessário equilíbrio e composição das diferentes fontes de recursos.

No âmbito programático atuamos na consoli-dação dos Programas existentes e na amplia-ção da presença da Organização em outras cidades e estados. Essas iniciativas se encon-tram em andamento, com previsão de início em 2015.

Atuamos na perspectiva do advocacy fortale-cendo o principio da proteção integral de crian-ças e adolescentes, incidindo nas políticas pú-blicas, com forte atuação nos Conselhos de

Direitos, especialmente no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA), garantindo a reeleição da Organização para o próximo período.

Simultaneamente, a Aldeias Infantis SOS Bra-sil liderou a criação da Frente Ampla, um mo-vimento que agrega inúmeras Organizações Sociais, que, entre outras atividades, apoiarão a Campanha “Cuida de Mim”.

Vivenciamos também a gratificante experi-ência da construção do plano de sustentabi-lidade local que possibilitará a definição das ações da Organização até 2020, além de termos dado continuidade aos processos de recrutamento, seleção e formação de colabo-radores, preparando-nos assim para o futuro.

Portanto, ao término de um momento, e início de outro, concluímos que o ano de 2014 ca-racterizou-se como um período de muitos de-safios vencidos e de sonhos que se tornaram realidade, com o apoio e o comprometimento de todos e de todas que fazem da Aldeias Infantis SOS Brasil a realização dos ideais de Hermann Gmeiner, e estes bons resultados nos inspiram a seguir adiante, com muita de-terminação, segurança e esperança.

Sandra Greco da FonsecaGestora Nacional

Aldeias Infantis SOS Brasil

Page 10: Aldeias Infantis SOS Brasil

10

Cenário da infância e adolescência no país e dados indicativos da Aldeias Infantis SOS Brasil

ATENDIDOS 2014

Estado Localidade Acolhimento Centro SocialCentro

Comunitário

Total Atendidos

Diretos

Atendidos Indiretos

Total

AL Maceió 9 - - 57 106 172AM Manaus 41 - - 53 272 366BA Bahia 17 - - 182 368 567DF Brasilia 29 - - 86 - 115MG Juiz de Fora 59 - - 131 262 452PB João Pessoa 28 - - 543 180 751PE Igarassu 47 - - 167 326 540PR Foz do Iguaçu 55 - - - - 55PR Goioere 26 - - 172 344 542RJ Jacarepagua 27 - - 297 346 670RN Caico 30 - - 537 990 1.557RN Natal 32 - - - - 32RS Porto Alegre 36 - - 106 206 348RS Santa Maria 28 - - 170 332 530SE Aracaju 15 - - 121 222 358SP Campinas 52 - - 80 133 265SP Lorena 24 - - - - 24SP Pirassununga 32 - - - - 32SP Poa 41 - - 779 1.420 2.240SP Rio Bonito 15 - - 446 870 1.331SP Rio Claro* 48 - - - - 48SP São Bernardo do Campo 21 - - 208 416 645

Total em 2014 712 - - 4.135 6.793 11.640

Conforme o relatório do Fundo das Nações Uni-das para a Infância (Unicef), 3,7 milhões de crian-ças e adolescentes de quatro a 17 anos estão fora da escola no Brasil e 77,47% das crianças de zero a três anos de idade não estão matriculadas em creches, segundo dados do IBGE de 2012.

Ainda segundo dados do IBGE, a população total de 0 a 18 anos no Brasil é de 59.657.339, sen-do 29.368.258 (feminina) e 30.289.081 (mascu-lina) com uma taxa de mortalidade, em menores de 1 ano para 1.000 nascidos vivos, de 13,5% e 296.940 casos de desnutrição crônica (fonte: Sis-van/Ministério da Saúde 2012). Sobre o trabalho infantil, o número de crianças e adolescentes nes-sa situação, de 5 a 17 anos em 2012, chegou a 3.517.540 (Fonte: IBGE/Pnad). Dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), serviço ligado à Secretaria de Direitos Humanos

da Presidência da República, demonstram que em 2011, aconteceram 161.390 denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Já em 2013, o número de denúncias subiu para 252.470.

Os principais tipos de violência registrados contra crianças e adolescentes em 2013 foram negligên-cia (73,4%), violência psicológica (50,4%), violên-cia física (42,63%) e violência sexual (25,71%), de acordo com dados do Disque 100.

Segundo dados do Levantamento Anual dos/as Ado-lescentes em Cumprimento de Medida Socioeduca-tiva 2012, produzido pela Secretaria de Direitos Hu-manos da Presidência da República, existem 20.532 adolescentes cumprindo medidas de restrição e pri-vação de liberdade no Brasil, número que representa 0,1% da população de 12 a 21 anos que reside no país, segundo dados do Censo 2010 do IBGE.

* Rio Claro - 37; Santa Gertrudes - 6; Charqueada 5

Page 11: Aldeias Infantis SOS Brasil

11

PARTICIPANTES 2010 2011 2012 2013 2014ACOLHIMENTO 1470 1333 950 735 712COMUNIDADES JUVENIS 0 0 0 0 0RESIDÊNCIA ASSISTIDA 46 61 58 0 0FORTALECIMENTO PARTICIPANTE DIRETOS 8290 8874 5170 3460 4135

TOTAL 9.806 10.268 6.178 4.195 4.847

FORTALECIMENTOFaixa Etária Diretos Crianças com deficiência

e necessidades especiais0 a 3 4 a 6 7 a 11 Acima de 12

Total Dezembro 2014 1442 641 1211 841 23

ACOLHIMENTOFaixa Etária Crianças com

deficiência e necessidades especiais0 a 1 1 a 2 3 a 5 6 a 11 12 a 15 16 a 17 18 ou

maisTotal Dezembro 2014 20 20 50 233 262 18 100 73

Dados de Acolhimento

Qtde. Total de Crianças Reintegradas

Qtde. Total de Crianças Adotadas

2010 902 39

2011 1327 77

2012 459 90

2013 270 51

2014 237 59

Qtde. Total Novos Acolhimentos

2010 596

2011 448

2012 317

2013 238

2014 326

Em 18 de janeiro de 2012, foi sancionada a Lei nº 12.594, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), um con-junto de princípios e regras cujo objetivo é su-prir algumas lacunas existentes no ECA e na Resolução nº 119/2006 do CONANDA sobre o Sistema Socioeducativo.

Campanha Care for ME! Breve Histórico

Em 2009 foi Publicado o documento Diretrizes da ONU para Alternativas de Cuidados de Crianças;

Em 2012 a Aldeias Infantis SOS Brasil definiu uma Campanha Internacional intitulada “Cuida de Mim!” para apoiar a implementação das Diretrizes;

Em 2013 a Organização publicou, em parceria com a Save the Children e outras organizações internacionais, um marco de referência chama-do: Guia para a Implementação das Diretrizes da ONU frente aos Cuidados Alternativos (coletânea de experiências do mundo inteiro);

Em 2013 a Aldeias Infantis SOS Brasil assumiu o compromisso de implementar a Campanha

a partir de grandes ações: Assessment; Comuni-cação e Mobilização; e Incidência. (Expectativas internacionais de boas práticas brasileiras).

Articulação de atores e atrizes para o “Cuida de MIM! Brasil”

Em 2014 foram realizadas diversas reuniões de articulação para a Campanha no Brasil. A pri-meira ocorreu no dia 21 de janeiro na SDH – Se-cretaria de Direitos Humanos, onde estiveram reunidos representantes do CONANDA, CNAS, MDS e SDH, juntamente com a Secretaria Nacio-nal da Criança e do Adolescente a Sra. Angélica Goulart. Após essa reunião foram iniciadas ar-ticulações com Organizações e especialistas no tema de cuidados alternativos e preventivos no Brasil. Entre estes contatos destacamos o NECA – Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente, IFH – Instituto Fazendo Histó-rias, Berço de Cidadania, Save the Children/ Fundação Abrinq e Flacso. Outros espaços de articulação e mobilização foram encontros formativos junto aos colaboradores da Aldeias Infantis SOS em São Paulo e em diversas re-giões do país.

Page 12: Aldeias Infantis SOS Brasil

12

Participação da Aldeias Infantis SOS Brasil no CONANDA e em eventos nacionais e internacionais

A Aldeias Infantis SOS Brasil está presente no CONANDA – Conselho Nacional da Criança e do Adolescente – nos últimos três mandatos como titular. Neste ano de 2014 decidiu apoiar na rede-mocratização da participação da sociedade civil por meio de definições de novos princípios e um processo de eleição diferenciado.

A Aldeias Infantis SOS junto com o Movimen-to Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), Movimento Nacional de Direitos Hu-manos (MNDH) e a Associação Nacional dos Centros de Defesa de Criança e Adolescente (ANCED), mobilizaram organizações e institui-ções populares, assim como sindicatos, fóruns e movimentos para participarem deste proces-so. Chamaram isto de “Frente Ampla”, visando reavaliação e mudanças das antigas estruturas e perspectivas democráticas conservadoras, para outras mais condizentes com as necessi-dades atuais. A Organização foi eleita no seg-mento III (Entidades) como a terceira candidata mais votada. Estes votos representam o reco-nhecimento de uma nova perspectiva para a in-fância e para a própria Organização.

Consultoria em Direitos Humanos da Infância e Juventude reforça atuação

da Aldeias Infantis SOS Brasil

O escritório nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil passou a contar com uma consultoria es-pecializada em Direitos Humanos da Infância e Juventude, com a finalidade de reforçar a atua-ção da entidade na promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente no País.

A equipe de advogados do escritório França e Castro Alves vai subsidiar e apoiar a atuação dos gestores e colaboradores da Organização com pareceres, orientações, capacitações e também na interlocução junto aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventu-de, como Conselhos Tutelares, Promotorias da Infância e Juventude, Polícia Civil, Defensorias Públicas, Varas da Infância e Juventude e Con-selhos de Direitos e de Políticas Públicas. O responsável pela consultoria e que também es-tará à disposição da equipe da Organização, atra-vés de plantões no escritório nacional e em visitas

em algumas unidades da Aldeias Infantis SOS é o advogado Ariel de Castro Alves. Reconhecido como um dos principais defensores dos direitos da infância e juventude no País, o advogado é um dos fundadores da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB.

II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento recebe

cerca de 450 participantes

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2014 aconte-ceu em São Paulo, no campus da FAPCOM, o II Seminário Internacional qualidade dos Servi-ços de Acolhimento, com participação e apoio da Aldeias Infantis SOS Brasil.

O II Seminário Internacional qualidade dos Servi-ços de Acolhimento teve como objetivo a troca de informações e experiências nacionais e internacio-nais, aprofundando a compreensão dos serviços de acolhimento de crianças a adolescentes, com abordagens inovadoras, para compartilhamen-to de experiências e metodologias. Cerca de 450 pessoas de 16 estados e mais de 99 municípios participaram nas palestras e oficinas durante es-ses dois dias. A organização esteve presente com mais de 40 colaboradores de todo o país.

A mesa de abertura do evento contou com a par-ticipação da gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco da Fonseca, que co-mentou a importância desse evento para o terceiro setor: “Buscamos formas de atuar coletivamente, em rede e esse evento proporciona isso. É preciso superar essa dicotomia do terceiro setor e traba-lhar pelas crianças, trabalhar para que elas tenham uma voz”. O evento foi realizado pelo NECA – Associa-ção dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, com apoio da Aldeias Infantis SOS Brasil, Fun-dação Itaú Social e Livraria Cortez, em parceria com o FICE - Federação Internacional de Comu-nidades Educativas, Instituto Sedes Sapientiae, Centro Universitário Anhanguera, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério do Desenvolvimento Social e Com-bate à Fome.

Page 13: Aldeias Infantis SOS Brasil

13

Encontro da Sociedade Civil em San Salvador, El Salvador

Em preparação para o XXI Congresso Pan- Americano da Criança e do Adolescente cele-brado em Brasília, Brasil, no mês de dezembro de 2014, o Departamento de Assuntos Inter-nacionais de Organizações dos Estados Ame-ricanos (OEA), o Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente (IIN) e o Movimento Mundial pela Infância na America Latina e Ca-ribe (MMI-LAC) facilitaram o diálogo com 91 representantes da sociedade civil vindos do Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Nicaragua, Pa-íses Baixos/Aruba, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além de re-presentantes da OEA, IIN e El Salvador.

Esse Encontro, realizado nos dias 12 e 13 de agosto de 2014, no Hotel Sheraton, em San Sal-vador, ofereceu um espaço onde os participan-tes da sociedade civil discutiram e compilaram suas recomendações sobre o combate à vio-lência contra a infância e adolescência, no mar-co dos 25 anos da Convenção dos Direitos da Criança, da justiça penal de adolescentes e da exploração sexual. A Aldeias Infantis SOS Brasil foi escolhida para representar a Organização em âmbito continental.

XXI Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente em Brasília

No dia 10 de Dezembro de 2014, no Centro de Convenções do Brasil, em Brasília, aconteceu o XXI Congresso Pan-Americano da Criança e do

Adolescente. O encontro, que teve como tema central “Infância e Adolescência: construindo am-bientes de paz”, reuniu aproximadamente 400 participantes.

O Congresso é a instância de deliberação máxima do Instituto Interamericano da Criança e do Ado-lescente (IIN), um órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). Reúne-se de cin-co em cinco anos e tem por objetivo promover o in-tercâmbio de experiências e conhecimentos entre os Estados-membros em temáticas relacionadas à criança e ao adolescente, bem como estabele-cer agenda regional para o avanço da promoção e da proteção da infância nas Américas. A Aldeias Infantis SOS Brasil participou ativamente de todo o evento e na preparação do mesmo.

Aldeias Infantis SOS apoia na Consulta Nacional para a Eliminação

da Violência contra Crianças e Adolescentes em Acolhimento

Aproximadamente 30 especialistas entre repre-sentantes de governos, da sociedade civil e do universo acadêmico participaram no dia 10 de novembro de 2014, em Brasília, da Consulta Nacional para a Eliminação da Violência contra Crianças e Adolescentes em Acolhimento. Rea-lizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com apoio da Aldeias Infantis SOS Brasil, UNICEF e ABTH – Associação Brasileira Terra dos Homens. O en-contro discutiu, entre outros temas, o panorama dos avanços conquistados, dos desafios enfren-tados e a elaboração da proposta de recomenda-ção do Brasil sobre o tema.

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

l

Page 14: Aldeias Infantis SOS Brasil

14

Aldeias Infantis SOS Brasil recebe doação de produtos da Electrolux

A Aldeias Infantis SOS Brasil - Programa de Rio Bonito – SP foi beneficiada pela Electrolux do Brasil S/A com a doação de 75 produtos.

Fevereiro/2014

Notícias de Destaque em 2014

Os produtos doados pela Electrolux, líder mun-dial em eletrodomésticos, foram destinados para as Casas Lares do Programa de Rio Bo-nito – SP. No total foram doados 75 produtos, incluindo geladeiras/refrigeradores, freezers, lavadoras de roupas, fogões de cinco bocas, micro-ondas, fornos elétricos, depuradores, purificadores de água, aspiradores de pó, batedeiras, liquidificadores, processadores, ferros de passar roupas e espremedores.

Crianças, adolescentes e jovens dos progra-mas de acolhimento e fortalecimento familiar e comunitário, representantes do Escritório Na-cional da Organização, representantes da área de recursos humanos da Electrolux, além da equipe do Programa de Rio Bonito estiveram presentes e muito motivados para receberem a doação. “Esses produtos vão ajudar muito o dia a dia das Mães Sociais aqui nas Casas Lares do Programa de Rio Bonito” afirma Marli da Silva, Mãe Social (cuidadora residente) há mais de 18 anos na Organização.

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

lA

rqui

vo d

a A

ldei

as In

fant

is S

OS

Bra

sil -

Bru

no C

onra

do

Page 15: Aldeias Infantis SOS Brasil

15

Aldeias Infantis SOS Brasil lança campanha “INFÂNCIAS DESAPARECIDAS”A campanha, que contou com o apoio de diver-sos meios de comunicação que vestem a camisa desta causa no Brasil, teve como foco a questão de milhares de infâncias perdidas em função da exploração do trabalho infantil. A Aldeias Infan-tis SOS Brasil lançou a campanha “INFÂNCIAS DESAPARECIDAS”, com foco na questão de mi-lhares de crianças, adolescentes e jovens que já perderam ou que estão perdendo suas infâncias, em função da exploração do trabalho infantil.

Na segunda quinzena de maio, várias peças de co-municação, criadas pela agência Revolution Brasil, incluindo anúncios em revistas, divulgaram a campa-nha em todo o país. Segundo indicadores do IBGE/Pnad/2012, cerca de 3, 5 milhões de crianças, ado-lescentes e jovens, com faixa etária entre 5 e 17 anos estão submetidos ao trabalho infantil. O fato novo é que para melhorar esse cenário, todos podem ajudar. Acesse o site www.aldeiasinfantis.org.br, seja um amigo SOS, colabore com a campanha e saiba mais sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil.

maio/2014

Junho/2014

Delegação da Confederação Alemã de Futebol foi recebida na Aldeias Infantis SOS Brasil - Programa de Igarassu - PEA delegação da Confederação Alemã de Futebol foi recebida no Programa de Igarassu – PE da Aldeias Infantis SOS Brasil no dia 25 de junho, acompa-nhada de mais de 70 integrantes da torcida orga-nizada da seleção alemã, que jogou e garantiu a vitória no dia seguinte na Arena Pernambuco.

A Organização, que já recebeu o apoio da Confe-deração Alemã de Futebol em 2006, para constru-ção do Programa de Igarassu – PE, além da manu-tenção dessas instalações por cinco anos, recebeu uma nova doação do futebol alemão. Esse apoio tem sido fundamental para o desenvolvimento do Programa da Organização na região.

Durante o evento, a delegação alemã visitou as instalações da Organização, assistiu apre-sentações de capoeira, maracatu, quadrilha e o presidente da Confederação Alemã de Fu-tebol, Wolfgang Niersbach, entre outras ob-servações positivas, destacou a importância do projeto desenvolvido pela Aldeias Infantis SOS Brasil, afirmando que “é gratificante ver

a felicidade estampada nos olhos dessas crian-ças e saber que elas estão bem”. Comentou ain-da que “os alemães que ali estavam puderam ver os resultados dos investimentos feitos em 2006”.

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

l

Page 16: Aldeias Infantis SOS Brasil

16

Junho/2014

Aldeias Infantis SOS Brasil recebeu delegação belga com atividades culturais e esportivas no Programa de Poá - SP

No dia 27 de junho de 2014, crianças, ado-lescentes e jovens da Aldeias Infantis SOS Brasil receberam a visita da delegação da Bélgica no Programa de Poá – SP. Entre os

integrantes da delegação, destacamos a pre-sença de Steven Martens, CEO da Federação de Futebol da Bélgica e cerca de 23 crianças belgas acompanhadas dos pais e responsáveis, que interagiram com as crianças, adolescentes e jovens do Programa de Poá, participando jun-tos de várias atividades lúdicas e esportivas, em um evento que reuniu mais de 100 participantes, além de representantes da imprensa do Brasil e da Bélgica, da equipe da Organização e das au-toridades locais.

O evento começou às 10h30, com um café da manhã de boas-vindas, seguido da apresentação da programação do dia, partidas de futebol entre crianças e adolescentes do Brasil e da Bélgica e em seguida, entre os adultos. Os convidados par-ticiparam também de várias atividades lúdicas e culturais e de um delicioso almoço de confrater-nização. Na parte da tarde, os convidados foram organizados em grupos para visitarem as instala-ções e as Casas Lares.

Jovens atletas da Aldeias Infantis SOS Brasil representaram o país no Campeonato Mundial de Futebol na Polônia

Com sorrisos nos rostos, olhos brilhantes, mui-tas histórias para contar e bagagens repletas de prêmios e boas lembranças, as crianças e ado-lescentes do Programa de Poá – SP, da Aldeias Infantis SOS Brasil, que representaram o país no

Julho/2014

campeonato mundial de futebol (World Cup 2014 of Children from Care Homes) em Varsóvia, na Po-lônia, nos dias 26 e 27 de julho, voltaram para casa vitoriosos porque participaram de uma competição com cerca de 30 países inscritos, onde todos ga-nharam com os resultados.

Valdemir Ferreira, João Pedro Ferreira, Frederico Gonçalez, Luiz Fernando, Jesus Ferreira, Bruno Mendes e Hilton Santos, com idades entre 11 e 17 anos formaram a equipe que conquistou para o nosso país, cinco prêmios individuais e um prê-mio coletivo.

Rogério Lima de Aguiar, Elton Pereira e Marcelo Paiva foram os representantes da Organização que acompanharam os atletas durante toda a viagem. Segundo a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco da Fonseca, “o prêmio mais importante que esses nossos jovens atletas con-quistaram foi a oportunidade de conhecerem um outro país e de conviverem com crianças e adoles-centes de vários países e culturas diferentes”.

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

lA

rqui

vo d

a A

ldei

as In

fant

is S

OS

Bra

sil -

Bru

no C

onra

do

Page 17: Aldeias Infantis SOS Brasil

17

Aldeias Infantis SOS Brasil participa do Projeto Dê Asa A Aldeias Infantis SOS Brasil foi uma das Orga-nizações escolhidas para ser benefi ciada pelo Projeto Dê Asa do HSBC, que tem como objetivo aprimorar a formação de Mães Sociais (cuidado-ras residentes), capacitando-as para participarem da educação formal de crianças, adolescentes e jovens da Organização.

Essa iniciativa benefi ciará cerca de 820 crianças, adolescentes e jovens que estudam na rede de ensino pública e que moram nas Casas Lares dos programas de acolhimento da Aldeias Infantis SOS Brasil em Maceió – AL, Manaus – AM, Lauro de Freitas – BA, Brasília – DF, Juíz de Fora – MG, João Pessoa – PB, Recife e Igarassu – PE, Goio-erê e Foz do Iguaçu – PR, Rio de Janeiro – RJ, Santa Maria e Porto Alegre – RS, Aracajú – SE, São Paulo, São Bernardo do Campo e Poá – SP e Natal – RN.

Por meio dessa formação das Mães Sociais have-rá um aumento na frequência escolar e um melhor

setembro/2014

rendimento na educação dessas crianças, adoles-centes e jovens. No prazo de um ano, a meta é ampliar cerca de 5% da frequência e desempenho, diminuindo em 3% a falha escolar e garantindo maior acesso e continuidade de uma educação com melhor aproveitamento e qualidade.

outubro/2014

Crianças e adolescentes da Aldeias Infantis SOS Brasil participam com opiniões na defi nição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONUOs Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU são os novos objetivos que serão defi nidos e trabalhados de 2015 a 2030, para que as pessoas possam viver melhor, sem afetar o planeta, como por exemplo, acabando com a pobreza extrema e a fome, garantindo os direitos humanos, a paz, a igualdade de gênero e a preservação do meio ambiente, entre outras metas importantes para a construção de um mundo melhor.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS para os próximos anos ainda estão em dis-cussão, por essa razão, as opiniões de todos os segmentos da comunidade global, incluindo as crianças e adolescentes são importantes e serão ouvidas e incluídas.

A Aldeias Infantis SOS Brasil, no mês de outubro, que é o mês das crianças, participou desse pro-cesso com um trabalho de escuta especializada de crianças e adolescentes da Organização, que de-ram suas opiniões sobre os 17 objetivos e 169 me-tas que estão em fase de defi nição. Esse trabalho

aconteceu nos seguintes Programas da Organiza-ção: Foz do Iguaçu - PR em parceria com a Rede Proteger, Rio Bonito - SP em parceria com a Rede de Enfrentamento, Pirassununga – SP, Caicó – RN, São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM.

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

lA

rqui

vo d

a A

ldei

as In

fant

is S

OS

Bra

sil

Page 18: Aldeias Infantis SOS Brasil

18

dezembro/2014

Aldeias Infantis SOS Brasil participa do #diadedoar

A Aldeias Infantis SOS Brasil participou do #dia-dedoar, o dia mundial da doação, com uma ação na Av. Paulista, em 2 de dezembro, às 11h00, em frente ao Shopping Center 3. O dia mundial da

doação funciona como uma celebração à impor-tância do fortalecimento da solidariedade através de doações para organizações da sociedade civil, lembrando que já é costume, para muitos, faze-rem doações no final do ano, além de agrupar di-ferentes pessoas, grandes empresas, pequenos negócios e organizações através de um univer-so cada vez maior, com o apoio de ações e das redes sociais para encorajar e ampliar pequenos gestos de empatia voltados para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

A Aldeias Infantis SOS Brasil participou e apoiou o movimento com uma equipe de voluntários que doaram algo diferente: tempo para ouvir e regis-trar as histórias das infâncias, famílias e momen-tos felizes das pessoas que compareceram ao local. quem não compareceu ou não era de São Paulo participou por meio das redes sociais com-partilhando a ideia. Nesse dia mundial da doa-ção, toda a ação da Aldeias Infantis SOS Brasil na Av. Paulista foi coberta pelo facebook e pelo twitter da Organização.

novembro/2014

Aldeias Infantis SOS participa do II Seminário Internacional Qualidade dos Serviços de Acolhimento

A Aldeias Infantis SOS Brasil participou e apoiou o II Seminário Internacional qualidade dos Ser-viços de Acolhimento, realizado pelo NECA, que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro em São Paulo – SP, no auditório da FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.

O II Seminário Internacional qualidade dos Serviços de Acolhimento teve como objetivo promover a troca de informações e experiên-cias nacionais e internacionais, aprofundando a compreensão dos serviços de acolhimento de crianças a adolescentes, com abordagens inovadoras, para compartilhamento de experi-ências e metodologias. Na programação, além dos diálogos temáticos, foram apresentados cinco painéis.

O evento foi realizado pelo NECA – Associa-ção dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescen-te, com apoio da Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Itaú Social e Livraria Cortez, em parceria com o FICE - Federação Internacional de Comunidades Educativas, Instituto Sedes Sapientiae, Centro Universitário Anhanguera, Secretaria de Direitos Humanos da Presidên-cia da República e Ministério do Desenvolvi-mento Social e Combate à Fome.

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

lA

rqui

vo d

a A

ldei

as In

fant

is S

OS

Bra

sil -

Bru

no C

onra

do

Page 19: Aldeias Infantis SOS Brasil

19

Onde Estamos e Histórias de Sucesso

Programas já existentes antes de 2014:

AL: Maceió AM: Manaus BA: Lauro de Freitas DF: Brasília MG: Juiz de Fora PB: João Pessoa PE: Igarassu PR: Foz do Iguaçu e Goioerê RJ: Jacarepaguá RN: Caicó e Natal RS: Porto Alegre e Santa Maria SE: Aracaju SP: Poá, Campinas, São Bernardo

do Campo, Rio Bonito e Rio Claro

Escritório Nacional SP: São Paulo

Programas em prospecção: CE: Fortaleza MA: São Luis PA: Belém

Programas novos: SP: Lorena e Pirassununga

Page 20: Aldeias Infantis SOS Brasil

20

Aldeias Infantis SOS de Maceió - AL

Aldeias Infantis SOS de Manaus - AM

Av. Pratagy, 540 - Centro Comerc. H Port. Bendedito Bentes - 57084-080 - Maceio - AL

82 3372-3151

Gestora: Rickelane Gouveia [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 9 Fortalecimento (diretos): 57 Fortalecimento (indiretos): 106

Rua Professora Cacilda Pedroso, 600 - Alvorada 1 - 69048-340 - Manaus - AM

92 3342-7518

Gestor: Nelson Peixoto [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 41 Fortalecimento (diretos): 53 Fortalecimento (indiretos): 272

Um importante caso que podemos destacar no Programa da Organização em Manaus – AM é o de uma criança autista. Após várias tentati-vas frustradas de adoção, ela foi adotada por um casal que, depois de um estágio de convivência, deu para esta criança uma família e a continuidade do acompanhamento médico. Podemos citar também o relato de uma jovem, com 19 anos, sem contato com os familiares, vinda de uma cidade do interior do Amazonas com 14 anos. Sua mãe nunca fora encontrada, pelo fato de morar nas beiradas do rio,

o que a forçava a mudanças de moradia pela pressão das vazantes e enchentes. Como Jovem Aprendiz e com o apoio da mãe social (cuidadora residente), a jovem usou seu salário para equipar a pequena casa que alugou em Manaus. Outros casos relevantes são os de dois jovens que foram servir ao Exército Brasileiro e um terceiro, selecio-nado para ingressar na Marinha. Durante a Copa do Mundo e nas eleições, esses jovens trabalharam no policiamento das ruas e na garantia da segurança e proteção dos torcedores e dos eleitores.

Em situação de acolhimento institucional desde os 6 anos, e com um histórico de fuga, o Progra-ma de Maceió – AL recebeu um menino de 12 anos que, após sua chegada na Casa Lar, nunca mais cogitou fugir. Ele vai e volta sozinho para a escola, joga futebol com os colegas, apresenta bom convívio com a mãe social (cuidadora resi-dente) e com as outras pessoas. Ele faz uso de medicamento controlado há 4 anos, com supos-to diagnóstico de transtorno de comportamen-to. Até o presente momento o jovem já realizou

vários exames e, com o devido acompanhamento médico, terá a medicação revista e uma possível interrupção no tratamento atual. Em relação à reintegração familiar, duas crianças estão sendo reintegradas à família de origem. O pai reapa-receu após anos de afastamento, sem o conhe-cimento do que ocorrera com as crianças. Para reinserção familiar das mesmas, foi constituído um criterioso acompanhamento envolvendo aten-dimento psicossocial, com apoio da mãe social (cuidadora residente) e orientação do juizado.

Page 21: Aldeias Infantis SOS Brasil

21

Aldeias Infantis SOS de Lauro de Freitas - BA

Aldeias Infantis SOS de Brasília - DF

Av. Amarilio Thiago dos Santos, 144 - Centro - 42700-000 - Lauro de Freitas - BA

71 3378-4066

Gestor: Jorge Artur Dantas [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 17 Fortalecimento (diretos): 182 Fortalecimento (indiretos): 368

SGAN W-5 quadra 914 Conj. F, s/nº - Asa Norte - 70790-140 - Brasília - DF

61 3273-0799 3273-9061

Gestora: Patricia Mello [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 29 Fortalecimento (diretos): 86 Fortalecimento (indiretos): 0

Com um histórico de maus tratos por parte de sua genitora, FNS foi acolhido em maio de 2014. Após meses de busca, o pai da criança manifestou o desejo de levar o filho. Median-te acompanhamentos realizados, o parecer da equipe técnica foi favorável à reintegração familiar. Atualmente ele encontra-se bem e ro-deado pelo carinho e cuidados da família bioló-gica paterna. Outro importante momento foi a maioridade do jovem SP, completada este ano. quando foi desligado da Organização, ele já

trabalhava com registro em carteira e decidiu residir com sua genitora, que, por meio do tra-balho realizado pela equipe técnica e pela mãe social (cuidadora residente), conseguiu reatar os vínculos familiares e fortalecê-los. Outro destaque foi a família da Srª. APL e do Sr. RPL, este último alcoólatra e dependente químico. Com a intervenção da Assistente Social e após o encaminhamento para internação no Centro de reabilitação, o Sr. RPL responde bem ao tra-tamento e até já voltou a trabalhar.

Muito bem recebidos pelas mães sociais (cuidado-ras residentes) e acolhidos com carinho e presentes, além da costumeira atenção e cuidados habituais, um grupo de 6 irmãos, 5 meninas e 1 menino, com idades entre 2 e 7 anos, chegaram ao Programa de Brasília em 2013, em situação de extrema pobreza, descalços, desnutridos e mal vestidos. Durante o acolhimento, conheceram o professor João e sua esposa, e o vínculo entre eles foi se estreitando. Com o abandono por parte da família de origem, e visando o direito que toda criança tem de crescer

em um ambiente familiar, esse casal, que sonhava com a possibilidade de serem pais desse grupo de irmãos, recebeu um belo presente: terem justamente como filhos esse grupo de irmãos que também de-sejavam tê-los como pais. Além dessa adoção singu-lar, o Programa teve cinco reintegrações, sendo que quatro delas, com transferências para as cidades de origem de suas famílias biológicas ou extensas. Ou-tras relevantes atuações, juntamente com a Terapia Comunitária e o artesanato, foram os passeios e as atividades culturais desenvolvidas por voluntários.

Page 22: Aldeias Infantis SOS Brasil

22

Aldeias Infantis SOS de Juiz de Fora - MG

Aldeias Infantis SOS de João Pessoa - PB

Av. Hilton Souto Maior, 555 - Mangabeira - 58055-018 - João Pessoa - PB

83 3238-8383

Gestora: Ana Lúcia Félix do Nascimento [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 28 Fortalecimento (diretos): 543 Fortalecimento (indiretos): 180

2014 foi um ano de muitas superações, como o caso de NS, que chegou com 15 anos ao Progra-ma da Organização em Juiz de Fora - MG. Com necessidades especiais, ela já havia vivenciado graves situações de negligência e não tinha ne-nhum domínio sobre si mesma. Mediante estímu-los e apoio das mães sociais, bem como das outras crianças e adolescentes, a jovem tem alcançado avanços significativos no seu desenvolvimento. Ou-tro caso que merece ser relatado é o das irmãs FPA e VPA, que após três anos em medida de proteção,

retornaram à responsabilidade da progenitora. As irmãs foram afastadas por estarem expostas a situ-ações de negligência e violência, mas há um ano a equipe da Organização percebeu significativa mu-dança no processo de vida da mãe, o que levou, mediante autorização judicial, a uma gradativa rea-proximação da família. É importante salientar tam-bém que durante todo o ano foram realizados diver-sos eventos, por parceiros e organizações sem fins lucrativos como contação de historias, brincadeiras e oficinas educativas, entre outras ações.

O que poderia ser uma barreira, para JPR, de 17 anos, transformou-se em conquista. Embora ado-rasse futebol, nas aulas de Educação Física, ela não podia participar das atividades com bola devido a um problema na retina. Com a ajuda do professor, pas-sou a fazer aulas de atletismo e começou a se des-tacar, participando de diversas competições como as Paralimpíadas Escolares. JPR vem ganhando mui-tas medalhas na modalidade e foi contemplada com a bolsa atleta. Pode-se citar também no Programa de João Pessoa um grupo com quatro irmãos biológicos

que se encontram em processo de reintegração e que, juntamente com suas famílias, recebem aporte pedagógico e psicológico da equipe da Organização. E entre os casos de empoderamento familiar que po-deriam ser comentados, o do Sr. MSP, de 48 anos, é exemplar. Ele é responsável pela criação dos filhos, pois sua esposa tem diagnóstico de esquizofrenia. Apesar das dificuldades financeiras e inúmeras ou-tras adversidades, ele está atualmente estudando Direito, um novo desafio que o impulsiona a melhorar sua própria vida e a vida de toda sua família.

Av. Juiz de Fora, 667 - Grama - 36048-001 - Juiz de Fora - MG

32 3224-7240 3224-7101

Gestor: Edson Bahia [email protected]

Rua Diomar Monteiro, 99 Grama - 36048-310 - Juiz de Fora - MG

32 3324-7390 [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 59 Fortalecimento (diretos):131 Fortalecimento (indiretos): 262

Fortalecimento

Acolhimento

Page 23: Aldeias Infantis SOS Brasil

23

Aldeias Infantis SOS de Igarassu - PE

Rua Santina Gomes de Andrade, 30 - Centro - 53610-270 - Igarassú - PE

81 3543-3898

Gestor: Alberes Barbosa [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 47 Fortalecimento (diretos): 167 Fortalecimento (indiretos): 326

O acolhimento bem conduzido é fundamental para uma trajetória bem-sucedida de crianças, adoles-centes e jovens. E para a adolescente BTA, de 17 anos, inserida no Programa de Acolhimento desde 2009, foi essencial. Com excelente desempenho escolar e determinação nos estudos, em 2014 ela iniciou um cursinho preparatório para concursos e conseguiu aprovação na Escola Técnica Estadual no curso de Meio Ambiente. Também podemos ci-tar o caso da AS, de 13 anos, que ganhou várias medalhas no Judô, e agora participa do atletismo,

uma modalidade em que sempre desejou atuar. Já o pequeno JE, que vivia em situação de rua com sua genitora, quando foi acolhido em 2014, com apenas dois meses de vida, foi viver em compa-nhia da família extensa. Hoje ele está sob os cui-dados de sua avó materna. No trabalho com as famílias, o destaque é para a AM, que possui cinco filhos no Programa e faz parte do comitê. Ela era alcoólatra, mas após meses de acompanhamento está madura, otimista e desenvolve um trabalho muito expressivo com o Maracatu Infantil.

Aldeias Infantis SOS de Foz do Iguaçu - PR

A adolescente KA trouxe-nos um importante exemplo de protagonismo infanto-juvenil, com o lançamento do seu livro “Mensagens de uma Ado-lescente”, ocorrido na 10ª Edição da Feira Interna-cional do Livro em Foz do Iguaçu/PR, no dia 10 de setembro. Durante o lançamento, a jovem fez uma explanação sobre a construção da obra, juntamen-te com a colaboradora Aline Niemeyer, que apoiou a adolescente através de um trabalho voluntário. KA foi convidada para palestras em escolas do município. Outros adolescentes também obtiveram

conquistas importantes, como DSG, que em audi-ência na Vara da Infância solicitou sua emancipa-ção antecipada, e está muito animado com a pos-sibilidade de poder ingressar na vida autônoma; e a jovem FA, que começou a trabalhar na área ad-ministrativa de um Hotel. O Programa da Organi-zação em Foz do Iguaçu também foi contemplado pelo Funcriança, com recursos da Fundação Itaú Social para execução do projeto “Escola de Pais”, que visa o atendimento a 80 famílias em 4 comuni-dades vulneráveis da região.

Rua : João Rouver , 314 - Centro - 85851-300 - Foz Iguaçu - PR

45 3029-5200 3029-5300

Gestor: Alex Thomazi [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 55 Fortalecimento (diretos): 0 Fortalecimento (indiretos): 0

Page 24: Aldeias Infantis SOS Brasil

24

Aldeias Infantis SOS de Jacarepaguá - RJ

Estrada da Boiúna, 485 - Taquara - Jacarepaguá - 22723-021 - Rio de Janeiro - RJ

21 2493-2861

Gestor: Wanderley Marcondes [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 27 Fortalecimento (diretos): 297 Fortalecimento (indiretos): 346

No ano de 2014, no Programa de Jacarepaguá- RJ, aconteceu o processo de reintegração familiar da CFR, vítima de violência física praticada pela mãe. No decorrer da execução do plano de ação, a equipe da Organização realizou atendimentos à mãe, porém, ainda, não se identificava a possibili-dade de efetivar a reintegração junto à mesma, de modo que verificou-se num primeiro momento, a possibilidade de reintegração junto ao pai, porque era o desejo da criança. Residente no estado da Bahia, onde possuía dois filhos de sua nova união

conjugal, o pai veio ao Rio de Janeiro para uma audiência especial, onde foi realizada a reintegra-ção de CFR. O reencontro foi muito emocionante, sendo nítido que ambos queriam muito retomar o convívio que foi rompido no passado. Destacamos ainda o caso de KM, acolhido pela mãe social (cui-dadora residente) Valéria, que o recebeu e criou vínculos importantes e efetivos entre ela, a criança e a Organização. E são esses vínculos que a Al-deias Infantis SOS Brasil incentiva no processo de adaptação do acolhido recém-chegado.

Aldeias Infantis SOS de Goioerê - PR

O carinho de uma mãe social (cuidadora residen-te) por uma criança acolhida, favoreceu um caso comovente de adoção, o de MSP, que está hoje com quatro anos de idade. Ele foi adotado pela própria mãe social, que o acolheu com quatro dias de vida e criou com este um vínculo de muito cari-nho. MSP é portador de uma doença degenerativa (Distrofia Muscular de Duchenne), embora a doen-ça ainda não tenha se manifestado, porque ocorre normalmente após os seis anos. Em outro caso, um casal simples, mas muito otimista, conseguiu

adotar 3 irmãos: KRA, JRA e CRA. Também mere-ce destaque a reintegração de CS e GS, de 15 e 16 anos, que estão com o avô na cidade de Drace-na (SP). Podemos citar ainda, o jovem CSA, com 18 anos completados em novembro, que terminou o curso de Técnico em Agropecuária e já tem está-gio garantido numa empresa, onde provavelmente será contratado. Entre os jovens independentes, ressaltamos o caso da jovem AS, que investiu no trabalho e que neste ano concluiu a Faculdade de Educação Física.

Fortalecimento

Acolhimento Av. Francisco Scarpari, 315 - Centro - 87360-000 - Goioere - PR

44 3522-1365 3522-3127

Gestor: Jose Rodrigues [email protected]

Praça Oeste, 101 Vila Guíra - Cx. Postal 181 - 87360-000 - Goioerê - PR

44 3522-6700 [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 26 Fortalecimento (diretos): 172 Fortalecimento (indiretos): 344

Page 25: Aldeias Infantis SOS Brasil

25

Aldeias Infantis SOS de Caicó - RN

Praça da Áustria, s/nº - Castelo Branco - 59300-000 - Caicó - RN

84 3421-2327

Gestor: Francisco de Assis Santiago Junior [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 30 Fortalecimento (diretos): 537 Fortalecimento (indiretos): 990

Aldeias Infantis SOS de Natal - RN

Av. do Sol, 3258 - Candelaria - 59065-600 - Natal - RN

84 3206-7542

Gestor: Frans Van Kranen [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 32 Fortalecimento (diretos): 0 Fortalecimento (indiretos): 0

Recebendo a atenção necessária em todas as áreas de resultado e desenvolvimento, as crianças, adoles-centes e jovens, desde que entram para o acolhimen-to, têm a chance de galgar um futuro promissor, como aconteceu com o jovem JCS. Ele deixou o Programa de Caicó – RN da Aldeias Infantis SOS Brasil há bem pouco tempo, ao completar seus dezoito anos de ida-de, e saiu em busca de seus sonhos. Um deles, aliás, ele já conseguiu realizar, que foi se alistar e servir ao Exército Brasileiro. JCS foi acolhido na Organização aos 10 anos de idade, juntamente com seus dois

irmãos biológicos mais novos. Vindo de uma família desestruturada, com problemas de drogadição, JCS, assim como seus irmãos, mesmo tendo vivenciado tal contexto, conseguiu aproveitar as oportunidades oferecidas e se tornou uma pessoa de bem e pro-tagonista de sua própria história de sucesso. Sua mãe social (cuidadora residente), Maria, sempre os orientou e educou, estabelecendo vínculos importan-tes entre todos. Antes de servir ao Exército Brasilei-ro, JCS trabalhava com marcenaria, e ainda hoje ele continua se especializando nesse segmento.

Após um processo de hospitalização, com sus-peita de abuso, TSG, de 3 anos foi acolhida no Programa da Organização em Natal – RN, juntamente com seus 4 irmãos. Ela e a família receberam suporte psicológico e acompanha-mento, o que foi vital para o encaminhamento do processo de acolhimento. Diante das visitas realizadas à família, da busca de informações e de uma investigação precisa junto à equipe médica e social do hospital onde a criança es-tava internada, pudemos concluir que os pais da

criança não estavam envolvidos na situação de risco da mesma. Contudo, devido às condições insalubres do ambiente em que a família resi-dia, justificou-se o acolhimento temporário das crianças, também para a investigação da saúde dos demais irmãos, visando o fortalecimento da família. Em outra situação de reintegração bem--sucedida, com o acompanhamento e mobiliza-ção da equipe, podemos citar o caso de AR, de 4 anos, que retornou ao convívio familiar no mês de outubro.

Page 26: Aldeias Infantis SOS Brasil

26

Aldeias Infantis SOS de Porto Alegre - RS

Aldeias Infantis SOS de Santa Maria - RS

Av. Caldeia, 250 - Sarandi - 91130-540 - Porto Alegre - RS

51 3364-2967 3364-7999

Gestor: Eneas Palmeira [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 36 Fortalecimento (diretos): 106 Fortalecimento (indiretos): 206

Rua Roberto Romano, 355 - P. Dom Antonio Reis - 97065-310 - Santa Maria - RS

55 3211-1722

Gestor: Onofre Mario Stanislawski [email protected]

Rua Agostinho Scolari, 300 - Bairro Uberlândia - 97070-030 - Santa Maria - RS

55 3211-3399 [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 28 Fortalecimento (diretos): 170 Fortalecimento (indiretos): 332

Em 2014, compartilhamos uma reintegração bem-sucedida de 3 irmãs, acolhidas em outubro de 2013 no Programa da Organização em Porto Alegre - RS. Os pais biológicos, usuários de substâncias psicoativas e em acompanhamento há anos pela rede de proteção, não conseguiam dar seguimento aos tratamentos, culminando no acolhimento das três filhas. O pai, após 7 meses de trabalho de for-talecimento, auxiliado por sua família extensa (tias paternas), comprometeu-se com o tratamento. Ini-ciamos a experiência familiar nas férias de julho

de 2014. Após 6 meses de experiência familiar, o juizado concedeu a guarda ao pai e as crianças estão felizes, mas mantêm a vinculação com a Organização, realizando contato com as crianças e com a mãe social (cuidadora residente). Outros casos importantes em acompanhamento são os processos de emancipação de dois jovens de 17 anos: RB, que trabalha com registro em carteira, e SM, que iniciará o curso profissionalizante do Pro-grama Jovem Aprendiz, executado pela instituição Pão dos Pobres, recebendo uma bolsa auxílio.

Em função de uma situação de extrema negligên-cia familiar, um grupo de três irmãos passou pelo processo de acolhimento. A equipe técnica avaliou o cenário familiar e realizou os encaminhamentos necessários em relação às crianças acolhidas e à família. A mãe social (cuidadora residente) teve que ensinar para essas crianças, desde o básico (como se alimentar) até a convivência com outras crianças na casa lar. Sobre os relatos de eman-cipação, vale mencionar o de uma jovem que completou a maioridade e será contratada com

registro em carteira, realizando o sonho do primei-ro emprego. Ela reside com a irmã, contribui nas despesas da casa e pretende prestar vestibular para Educação Física. Outro caso vitorioso é de uma jovem que, após ter saído da Aldeias Infantis SOS, deu continuidade aos estudos e formou-se em Fisioterapia. Atualmente, atende à domicílio e em uma clínica em Santa Maria. Conseguiu ad-quirir sua casa própria, onde acolherá uma das irmãs que está na Organização, em processo de reintegração familiar.

Fortalecimento

Acolhimento

Page 27: Aldeias Infantis SOS Brasil

27

Aldeias Infantis SOS de Aracaju - SE

Rua Rafael de Aguiar, 411 - Pereira Lobo - 49055-590 - Aracajú - SE

79 3213-1016

Gestora: Josefa Laurentino [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 15 Fortalecimento (diretos): 121 Fortalecimento (indiretos): 222

Como resultado da implantação do serviço de acolhimento institucional no Município de Aracaju neste ano, vale destacar a convivência de grupos de irmãos, que estavam separados em abrigos diferentes e, na casa lar, puderam fortalecer os laços. Os jovens, além de conviverem unidos em um ambiente familiar, tiveram a oportunidade de desfrutar de passeios, tais como idas à pizza-ria, à praia e parques, entre outros. O processo de reintegração vem sendo efetivado a partir do acompanhamento familiar por meio de visitas

domiciliares e institucionais, escuta das crianças e adolescentes, atuação junto à rede, à Vara da Infância, bem como intervenções e orientações frequentes da mãe social (cuidadora residente) com a família; práticas que possibilitam a troca de experiências no lidar com as crianças, adolescen-tes e jovens. Para atender às necessidades da família que está em processo de reintegração, o Programa contou com o apoio da rede, incluindo auxílio moradia e atendimento psicológico realiza-do na Unidade Básica de Saúde.

Aldeias Infantis SOS de Campinas - SP

Rua Cel. Joaquim José de Oliveira, 543 - Jd. Dom Bosco - 13076-627 - Campinas - SP

19 3395-3425

Gestora: Cassia Mercurio [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 52 Fortalecimento (diretos): 80 Fortalecimento (indiretos): 133

Muitas foram as conquistas no Programa de Campi-nas em 2014, com vários jovens e adolescentes em processo de reintegração, como o caso de RCP e ACP, que fazem parte de um grupo de seis irmãos. quando RCP e ACP foram transferidos para a Al-deias Infantis SOS, já estavam há anos no abrigo municipal. Para auxiliá-los no processo de ruptu-ra com o antigo grupo, com o qual estabeleceram vínculos, e também na criação de novos laços, a equipe do Programa está proporcionando o contato dos irmãos com pessoas significativas e com outros

serviços no espaço da Casa Lar, realizando visitas aos antigos amigos, bem como investindo no de-senvolvimento de habilidades de comunicação, fun-damentais para que ambos reconheçam seu novo espaço. Destacamos ainda o adolescente RPR, de 17 anos, acolhido na casa da mãe social (cuidadora residente) Elza, e que, após participar de atividades de culinária promovida por voluntários, deu um pas-so importante: conquistou o primeiro emprego em um restaurante, onde é respeitado pelos proprietá-rios do local e pelos colegas.

Page 28: Aldeias Infantis SOS Brasil

28

Aldeias Infantis SOS de Lorena - SP

Rua Dr. Carlos Autran, 28 - Centro - 12600-160 - Lorena - SP

12 3301-6160 3301-6166

Gestor: Juliano Lourenço [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 24 Fortalecimento (diretos): 0 Fortalecimento (indiretos): 0

ASO, de 15 anos, chegou ao convívio do Progra-ma da Organização em Lorena - SP com 14 anos, grávida e sem nenhum tipo de acompanhamento médico. Ela vivia na rua e fora da escola. Hoje é uma mãe responsável, estuda regularmente, é uma boa aluna, e coopera na Casa Lar, onde está totalmente integrada. Como ela é preocupada com o seu próprio futuro e com o futuro do filho, pediu o apoio da Organização para inserção no mercado laboral, visando sua autonomia para cui-dar do bebê. Iniciará, em janeiro, um curso de es-

tética (corte de cabelo, manicure e maquiagem). Em 2014 aconteceram três casos de adoção, além de um grupo de irmãos, com 5, 7 e 9 anos, em processo de adoção. A família que deseja adotá-los já constituiu advogado e requereu a guarda provisória. A maioria das nossas crianças e adolescentes, contudo, têm família e estão em contato constante com ela. O Programa desen-volveu uma excelente vinculação com as famílias de origem, o que possibilita o sucesso no retorno das crianças e adolescentes junto às mesmas.

Aldeias Infantis SOS de Pirassununga - SP

Depois de passar um ano na Fundação Casa em medida sócio-educativa em meio fechado, NF, de 15 anos foi acolhida e recebida pela mãe social (cui-dadora residente) e pela equipe do Programa da Organização em Pirassununga – SP, com muito ca-rinho e atenção. Ela permaneceu no Programa por 3 meses. Nesse período, conseguimos aproximá-la de sua avó, que pode recebê-la após um período de fortalecimento de vínculos. Ainda nos processos de reintegração, temos as irmãs MS e YS, com 12 e 7 anos respectivamente, cujos irmãos vivem com

outros parentes. Seus pais são alcoolistas e as duas irmãs já passam pelo segundo acolhimento. Com uma ação efetiva da mãe social (cuidadora residen-te) Sonia, foram promovidas ações de fortalecimen-to de vínculos dessa família. Os pais foram inseri-dos em programas de saúde para o enfrentamento do uso do álcool, com resultados importantes, como a abstinência da mãe. As meninas retornaram para casa, e a mãe social continua seu trabalho de vigi-lância e apoio a essa família, buscando o equilíbrio e a harmonia do grupo e o bem-estar das crianças.

Rua Bom Jesus, 810 - Centro - 13630-105 - Pirassununga - SP

19 3562-6881

Gestor: Luiz Medrano [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 32 Fortalecimento (diretos): 0 Fortalecimento (indiretos): 0

Page 29: Aldeias Infantis SOS Brasil

29

Aldeias Infantis SOS de Rio Bonito - SP

Av. Fernando Amaro Miranda, 61 - Jd. Colonial - 04821-100 - São Paulo - SP

11 5661-0026

Gestor: Luiz Marcos Medeiros Carvalho [email protected]

Av. Manoel Soares, 712 - Jd. Colonial - 04821-270 - São Paulo - SP

11 5663-6524 [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 15 Fortalecimento (diretos): 446 Fortalecimento (indiretos): 870

Fortalecimento

Acolhimento

quatro irmãos, com idades de 2, 4, 5 e 6 anos, foram acolhidos no Programa da Organização em Rio Bonito – SP, em 2012. A mãe, a Sra. MJO, que já tinha 6 filhos, após ser atingida por um tiro pelo seu antigo companheiro, perdeu a audição. Com medo de ser encontrada, abandonou os filhos e fu-giu. Conheceu seu segundo companheiro, usuário de drogas, com quem teve os 4 filhos acolhidos pela Organização. Ambos demonstravam afeto pelas crianças, mas o casal não conseguiu ade-rir aos serviços socioassistenciais. Nesse ínterim,

a Sra. MJO acabou falecendo devido a um carci-noma no colo do útero. As crianças, então, foram encaminhadas à família extensa: a avó materna recebeu dois irmãos e duas tias maternas recebe-ram os outros dois. Um amplo trabalho foi realiza-do para que as crianças compreendessem e acei-tassem a separação dos irmãos e o acolhimento em seus novos lares. Também tivemos processos de emancipação marcantes, como o de JR, que começou a trabalhar numa empresa de informática e com o apoio do Programa alugou uma casa.

Fortalecimento

Acolhimento

Aldeias Infantis SOS de Poá - SP

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 85 - Jd. Débora - 08566-600 - Poá - SP

11 4636 -6341

Gestor: Rogerio Aguiar [email protected]

Rua Maria Sanches Gambogi, 230 - Jd. Madre Angela - 08567-040 - Poá - SP

11 4638-1640 cspoa.sp@aldeiasinfantis org.br

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 41 Fortalecimento (diretos): 779 Fortalecimento (indiretos): 1420

No Programa da Organização em Poá – SP, tive-mos expressivas histórias de sucesso, como a de três jovens que iniciaram uma nova fase de suas vi-das com a maioridade. Eles vivenciam sua autono-mia por meio da inclusão no mercado de trabalho e residem sozinhos. AN e JFS, com sólidos conhe-cimentos de inglês, nutrem o sonho de fazer um intercâmbio em um país de língua inglesa. Ambos trabalham em empresas de telemarketing. AN está na universidade cursando Comércio Internacional e JFS iniciará em 2015 o Curso de Direito. A jovem,

RM, por sua vez, trabalha numa franquia de fast food e quer estudar Radiologia em 2015. Incentivar a educação, aliás, tem sido uma importante ferra-menta no desenvolvimento das crianças, adoles-centes e jovens na Organização. Nesse sentido, e pelo fato de que na cidade de Poá muitas crianças não têm acesso ao sistema de ensino por falta de vagas, iniciamos em dezembro a negociação com o governo local para a gestão de mais 4 centros de educação infantil, garantindo assim vagas para cerca de 400 crianças de 0 a 4 anos.

Page 30: Aldeias Infantis SOS Brasil

30

Aldeias Infantis SOS de São Bernardo do Campo - SP

Rua dos Eucaliptos, 45 Apto 11/12 - Assunção - 09810-640 - São Bernardo do Campo - SP

11 4335-6647

Gestor: Carlos Silva [email protected]

Estrada Ernesto Zabeu, 200 - Bairro Tatetos - 09835-000 - São Bernardo do Campo - SP

11 4354-0272 [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 21 Fortalecimento (diretos): 208 Fortalecimento (indiretos): 416

Fortalecimento

Acolhimento

Cada vez que um acolhido retorna à convivên-cia familiar é para todos nós da Aldeias Infantis SOS, motivo de muita alegria, e isto ocorreu com AMJ, que após 4 anos fazendo parte da família SOS, retornou ao convívio familiar. Também ao final do ano letivo de 2014, PS, de 4 anos e MS, de 6 anos, voltaram a conviver com sua mãe, que nesse período de acolhimento, com apoio da equipe técnica da Organização, superou muitas dificuldades. GMJ, que completará 18 anos em 2017, por sua vez, tem como meta permanecer

no Programa de Educação do Adolescente para o Trabalho–PEAT, do qual recebe bolsa auxílio de um salário mínimo. Já CP, de 18 anos, con-tinua acolhido a fim de terminar seus estudos e conseguir uma moradia de acordo com seu orça-mento. Seu objetivo é que até o primeiro bimes-tre de 2015, possa residir sozinho. Continuamos com o projeto da padaria comunitária, na qual foi possível inserir a Sra. LP, 42 anos, desemprega-da, que se interessou por participar do projeto e hoje é uma das cooperadas.

Aldeias Infantis SOS de Rio Claro - SP

Av quarenta e dois, 1481 - Alto do Santana - 13500-505 - Rio Claro - SP

19 3524-8168

Gestora: Solange Peixoto [email protected]

Atendimentos em 2014

Acolhimento: 48 Fortalecimento (diretos): 0 Fortalecimento (indiretos): 0

Um adolescente, acolhido na casa lar do Programa da Organização em Rio Claro – SP, desde abril de 2014, mostrava, no início, não se adaptar às re-gras de convivência. Passava dias fora de casa e fazia uso de substâncias psicoativas. Há dois me-ses, contudo, mais adaptado, aceitou fazer terapia psicológica grupal. Agora, ele já contribui com a rotina diária da casa lar e nutre o desejo de criar condições para viver independente. Destacamos também uma reintegração familiar bem-sucedida: em agosto de 2014, a Organização acolheu dois

irmãos. Um com 2 e o outro com 4 anos. A mãe estava em regime fechado e as crianças sob os cuidados do pai. Porém, o genitor também foi preso em regime fechado. Após o acolhimento, a equipe de apoio à gestão localizou a família exten-sa das crianças. A tia paterna se interessou pela guarda. Como os tios apresentavam condições de assumir os cuidados e responsabilidades pelas crianças, os irmãos foram desacolhidos em setem-bro. As visitas de monitoramento constataram que elas estão convivendo bem com a família extensa.

* Rio Claro - 48; Ipeúna - 7; Charqueada - 9 e Santa Gertrudes - 8

Page 31: Aldeias Infantis SOS Brasil

31

Todos podem ajudar!A Aldeias Infantis SOS Brasil precisa de apoio para cuidar de milhares de crianças, adolescen-tes e jovens. Todos podem ajudar e é muito fácil participar. Escolha entre as categorias abaixo, a que for mais adequada para você ou para a sua empresa e comece hoje mesmo.

Convênios com o Poder Público, através da Pre-feitura de cada município. Atuando de forma con-junta na aplicação da competência operacional em busca da garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens de todo Brasil. Para isso, basta entrar em contato com o Escritório Nacional pelo telefone (11) 5574-8199 ou envie um e-mail para: [email protected]

Parcerias com empresas, através do financiamen-to de diversas ações e projetos. Seja uma Em-presa Amiga SOS e garanta momentos felizes às milhares de crianças, adolescentes e jovens que merecem crescer com respeito, educação, digni-dade, amor e esperança de um futuro melhor.

Os incentivos fiscais são importantes ferramen-tas para o exercício da cidadania. O seu uso per-mite o destino de recursos públicos às doações de empresas. Sendo tributadas pelo regime de lucro real, as empresas podem utilizar incentivos fiscais para financiar projetos de caráter social, cultural e educativo das Organizações. Lem-brando que os projetos podem ser via FUMCAD ou Lei Rouanet.

Realizando sua doação para a Aldeias Infantis SOS Brasil até o último dia do ano vigente, a empresa po-derá deduzir até o limite de 2% do lucro operacional sobre o Imposto de Renda referente ao ano. Entre em contato com a área de Mobilização de Recur-sos e Comunicação e saiba mais informações pelo telefone (11) 5084-1182 ou envie um e-mail para: [email protected]

Amigos SOS são pessoas que apoiam a inicia-tiva da Aldeias Infantis SOS e reconhecem a ne-cessidade de atender as milhares de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de risco em nosso país. Pessoas como você, que querem fazer a diferença no mundo, e que, através da doação de uma pequena quantia em dinheiro, ou de objetos em bom estado de uso, transformam vidas e ajudam a construir um fu-turo melhor.

Seja um Amigo SOS e convide seus parentes, vizinhos e amigos para conhecerem o traba-lho da Organização. Entre em contato pelo te-lefone 0800 777 0123 ou envie um e-mail para: [email protected]

Alianças com outras ONG´s, Fundações ou Insti-tutos com o objetivo de fortalecer a rede de apoio, reconhecendo o papel de cada um de nós perante a responsabilidade social, entre os interesses co-muns da sociedade. Juntos, podemos muito mais! Para fazer parte dessa aliança, entre em conta-to com o Escritório Nacional pelo telefone (11) 5574-8199 ou obtenha informações pelo email: [email protected]

Padrinhos Corporativos são pequenas e médias empresas que doam um valor mensal recorrente, por um período de 12, 24 ou 36 meses. O valor inicial da doação é a partir de R$ 150,00 e esse recurso tem como objetivo ampliar e melhorar os serviços dos Programas da Organização em todo o território nacional. Para se tornar um Padrinho Corporativo em sua região, entre em contato pelo telefone (11) 5084-1182 ou envie um e-mail para: [email protected]

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

l - B

runo

Con

rado

Page 32: Aldeias Infantis SOS Brasil

32

Captação de Recursos e Comunicação

O ano de 2014, para a área de Captação de Recur-sos e Comunicação, foi um período de muito em-penho e trabalho em equipe, que gerou excelentes resultados para a Aldeias Infantis SOS Brasil. Hou-ve um aumento signifi cativo de Amigos SOS (cer-ca de 52%) e parcerias muito bem-sucedidas com pequenas, médias e grandes empresas, além de um consistente trabalho de comunicação, branding, assessoria de imprensa e eventos, que aumentou consideravelmente a visibilidade da Organização em todo o país.

histórias das pessoas que caminhavam pelo local. A ação foi um sucesso. As pessoas riram e choraram de emoção, relembrando fatos e momentos felizes e de superação. Um artista voluntário ilustrou as histó-rias em tempo real e presenteou os participantes com essas imagens.

Campanha – Doe Aldeias Infantis

Iniciamos também em 2014 uma parceria com a agência GRUMFT, que agora é responsável por nos-sas campanhas on-line. Com isso lançamos um site especial voltado apenas para doações on-line. Tam-bém criamos uma série de anúncios para Facebook e Google. Acreditamos muito no potencial das cam-panhas virtuais e sabemos que essa parceria será fundamental em nosso crescimento.

Campanha Aldeias Infantis Contra o Trabalho Infantil

A Kickante também foi uma de nossas parceiras du-rante o ano de 2014. Com ela iniciamos uma cam-panha de crowndfunding para desenvolver mais atividades contra o trabalho infantil. Ficamos longe de atingir nossa meta, mas essa experiência foi fun-damental para estreitar relacionamentos com parcei-ros e com o embaixador da campanha, o jogador de futebol Lucas.

Campanha Infâncias Desaparecidas

Durante o ano de 2014 focamos bastante na causa do trabalho infantil. Acreditamos que lugar de crian-ça é na escola, em casa e brincando. Por isso, para estimular e ampliar nossos projetos contra o trabalho infantil, lançamos a campanha Infâncias Desapare-cidas em parceria com a Agência Revolution e a Re-vista Carta Capital.

A ideia era colocar em foco a questão e mostrar que, quando uma criança começa a trabalhar, ela perde a sua infância. Foram peças fortes e com essa iniciativa conseguimos levantar a questão e fizemos com que todos pensassem mais sobre o assunto.

Mídias Sociais

2014 foi um ano de crescimento da Aldeias Infantis SOS nas mídias sociais. Fator fundamental para a divulgação do nosso trabalho. Observe nos gráfi -cos alguns números da nossa evolução: No Face-book conseguimos um crescimento muito expres-sivo e uma intensa participação dos internautas. Passamos de 13.233 curtidas para 15.990.

Amigos SOS

Face to Face – Programa interno

A nossa campanha de arrecadação de recursos pelas ruas só tem aumentado. Em 2013 iniciamos a campanha através de uma agência terceirizada, mas em 2014 montamos uma equipe interna. Esse desafi o foi um dos maiores e mais gratifi cantes que já tivemos. Ainda estamos em fase de testes com uma equipe piloto, que já mostra um grande po-tencial. Então, da próxima vez que você encontrar uma pessoa nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador ou Recife, com um colete da organização, por favor, pare e escute o que ela tem para falar. Com certeza será uma ótima experiência.

Dia de doar – 02 de dezembro

No dia 2 de Dezembro o mundo se uniu em prol do movimento #diadedoar, conhecido in-ternacionalmente como #givingtuesday com um propósito simples: celebrar a solidariedade mobilizando o maior número possível de pessoas, or-ganizações e empresas para que arrecadassem de forma criativa, recursos para organizações sem fi ns lucrativos. A Aldeias Infantis SOS Brasil participou do movimento com uma ação na Av. Paulista, em São Paulo, com uma equipe de voluntários que doaram algo muito diferente: tempo para ouvir e registrar

Page 33: Aldeias Infantis SOS Brasil

33

DADOS FINANCEIROS DE 2014REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014, 2013 E 2012

EXERCÍCIOSRESULTADOS FINANCEIROS (EM R$) 2014 2013 2012

DOACõES E CONTRIBUIÇõES

Doações Internacionais 16.345.662,00 18.623.571,00 16.974.821,98

Convênios Governamentais 15.775.746,00 9.720.202,71 7.214.506,95

Doações Nacionais 6.605.869,00 3.082.929,00 8.368.593,00

Outros 16.188.316,80 3.554.544,15 1.767.394,05

TOTAL DE RECEITAS 54.915.593,80 34.981.246,86 34.325.315,98

DESPESAS OPERACIONAIS E

FINANCEIRAS

Acolhimento Familiar 22.435.494,62 20.032.188,30 20.504.074,10

Fortalecimento Familiar e Comunitário 9.533.071,59 6.654.583,63 8.592.916,37

Mobilização de Recursos e Parcerias 3.448.457,95 2.456.879,33 1.058.823,37

Escritório Nacional e Administração 6.266.317,15 5.896.749,57 3.693.093,89

TOTAL DE DESPESAS 41.683.341,31 35.040.400,83 33.848.907,73

SUPERáVIT 13.232.252,49 -59.153,97 476.408,25

O número de seguidores do twitter da Organização também continua crescendo e a nossa comunicação hoje, com o Brasil e com o mundo é quase instantâ-nea e muito eficiente. Em 2014 passamos de 87.529 seguidores para 104.799. O nosso site, já com uma nova identidade visual e nova ferramenta de análise de visitas (imple-mentada em janeiro, por isso a ausência de da-dos), tem melhorado constantemente o número de visitantes e em 2014 ele foi fundamental para nos auxiliar a divulgar notícias em todo o país, pois em ano de Copa do Mundo, o que não faltou foram novidades.

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa e comunicação da Agência Kanova para a Aldeias Infantis SOS Brasil, em 2014, incluiu, não só a criação e divul-gação de sugestões de pautas e press releases, mas também a manutenção de um relacionamento bem-sucedido com a imprensa, sugerindo e articu-lando pautas, reportagens, editando publicações, acompanhando e apoiando os eventos que acon-teceram no país durante o ano, tais como a Copa do Mundo, visitas de personalidades internacio-nais, autoridades e delegações estrangeiras, que influenciaram, não só a economia e a política do país, mas também o grande número de ações e eventos programados pela Organização no perí-odo, gerando branding e inúmeros contatos com a imprensa nacional e internacional, além de um clipping muito expressivo. Centenas de Sites, Por-tais, Blogs, Revistas, Jornais, Rádios e TVs de todo o país publicaram notícias sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil em 2014.

Curtidas no Facebook

Seguidores no Twitter

Visitantes únicos por mês no site

Page 34: Aldeias Infantis SOS Brasil

34

Agradecimentos

• Aderj - Associação dos Atacadistas e Distribuidores do RJ

• Advalorem Fomento Ltda.• Ajinomoto do Brasil Ind. e Com. Ltda. • Alexandre Rodrigo Angélico ME - Óticas

Carol• Aonze Arquitetura Ltda.• Arábia Fiandeira• Associação Chama Viva • ATB Comunicações• Auto Elétrico Lut Ltda. Me • Bar e Lanches Duart’s Ltda- ME – ‘GIJOS’• Big Trevo Madeiras Ltda.• Brucken Eng. de Insp. de Estrutura Ltda.• Carbrink Ind. e Com. Ltda. • Capital Distribuidora de Veículos Ltda.• Center NOG Materiais e Construção – ME• Clinica Dr. Cyro Masci Medicina

e Saúde Ltda. - Me• Di Cunto• Dianin Advogados• Dr. Têxtil de Friburgo Ltda.

• Elgin S.A.• Embratec Tecnologia em Convênios• E-mídia Informações Ltda.• Escola De Educação Infantil

Gajete e Gajete Ltda. Me• Fabricia Rigon Loja• Figueiredo e Jordão Ltda.• Fundação Filantrópica Arymax • Fundação Konrad Wessel • Fundação Prada de Assistência Social• Global Crossing Comunicações

do Brasil Ltda.• Goioere Comercio Ltda.• Gráfi ca Brasília Ltda.• Hictel Telecomunicações Ltda.• Ind. Com. Jolitex Ltda. • Ind. e Com. de Panifi cação Show Pão• Info Arquivo da Propaganda Ltda. • Instituto Alcoa• Instituto de Sócio Economia Solidária• J Carneiro Comercio e Repres. Ltda. • JJ Souza Drogaria e Perfumaria Seskfarma

A Aldeias Infantis SOS Brasil agradece a todos os amigos SOS, empresas, parceiros, patrocinadores e colaboradores que contribuíram para que os objetivos da Organização,

com seus programas de acolhimento e fortalecimento familiar e comunitário, fossem atingidos e bem-sucedidos.

Page 35: Aldeias Infantis SOS Brasil

35

• J Lopes Advogados • LC Monteli Corretora de Seguros Ltda.• Lauro Victor de B Desp. Aduaneiros Ltda. • Lelis Nonato Duarte• Liberty Seguros• Livraria Bucherstube Brooklin• Loggos Treinamento e Informática• Marcos Ghio Serviço de Controladoria• Mattel do Brasil Ltda.• Mecano Pack Embalagens Ltda. • Meire Massulo Cabelo e Estética• Mimética Marketing Ltda. • MMKM Confecções de Roupas Ltda.• Nasajon Sistemas Ltda.• Nutricionais Ltda.• Omnion Marketing de Relacionamento• Oreplat Internacional S.A. • Paulo da Silva Restaurante ME – Frango

Assado• Ponto Um Logística Ltda.• Prostal Ind. e Com. de Produtos

em Alumínio Ltda.

• R Martins Comércio Ltda. • Rede Mega Boi Nelore Ltda.• Retífi ca Paulista de Rolamentos• Rivergate Tecnologia e Serviços Ltda.• Rivitex Comércio, Imp. e Exp. Ltda.• Saita Comércio de Peças e Serviços• Samex Comercial Ltda.• Serfi nan Consultoria Empresarial

S.C. Ltda.• Store Sist. Inteligentes de

Armazenagem Ltda.• Strategy Consultoria em Gestão Empresarial• Support Produtos• Tecnion Industria Têxtil Ltda. • Tranjano Fino e Zacarias• Transportadora Schlatter Ltda.• Ugalde Móveis Residenciais Ltda. • UNESP - Universidade Estadual Paulista• Universidade Metodista• Usina São José• Vision Comunicação e Marketing Ltda.• White Martins

Page 36: Aldeias Infantis SOS Brasil

36

Demonstrações financeiras

Arq

uivo

da

Ald

eias

Infa

ntis

SO

S B

rasi

l

Page 37: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 38: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 39: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 40: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 41: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 42: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 43: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 44: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 45: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 46: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 47: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 48: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 49: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 50: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 51: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 52: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 53: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 54: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 55: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 56: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 57: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 58: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 59: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 60: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 61: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 62: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 63: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 64: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 65: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 66: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 67: Aldeias Infantis SOS Brasil
Page 68: Aldeias Infantis SOS Brasil

ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL

ESCRITÓRIO NACIONALRua José Antônio Coelho, 400 - Vila Mariana - CEP: 04011-061

Tel: 55 11 5574-8199 - Fax: 55 11 5572-3893CNPJ: 35.797.364/0001-29

e-mail : [email protected]

Acesse o site para conhecer outros casos de sucesso:www.aldeiasinfantis.org.br