Algarve Press

24
DESTAQUES: Águas do Algarve com menção honrosa Pág..... 04 Mendes Bota alerta para violência psicológica. Pág..... 06 Ortopedia e Medicina Física em novo espaço Pág..... 07 BA no Algarve com bom resultado Pág..... 12 Asfixia de pequenas empresa em Faro Pág..... 14 Algarvios vencem Rali do Algarve Pág..... 21 ANDALUCÍA ....P/23 Em algarvepress.net um zapping pelo Algarve Confraria junta Cabo Verde ao Algarve Manuel Inocêncio Sousa, candidato do PAICV às eleições presidenciais, Fonseca, foi o convidado de honra do jantar-debate da Confraria dos Governo começa a cobrar portagens na Via do Infante a partir de 8 de Dezembro. A partir de agora é mais caro viajar no Algarve. PÁG. 10 PÁG. 17 Próximo dia 8 estão aí

description

Edição da 2ª Quinz. Novembro

Transcript of Algarve Press

Page 1: Algarve Press

DESTAQUES:

Águas do Algarve com menção honrosa

Pág..... 04

Mendes Bota alerta para violência psicológica.

Pág..... 06

Ortopedia e Medicina Física em novo espaço

Pág..... 07

BA no Algarve com bom resultado

Pág..... 12

Asfixia de pequenas empresa em Faro

Pág..... 14

Algarvios vencem Rali do Algarve

Pág..... 21

ANDALUCÍA ....P/23

Em algarvepress.netum zapping pelo Algarve

Confraria junta Cabo Verde ao Algarve

Manuel Inocêncio Sousa, candidato do PAICV às eleições presidenciais, Fonseca, foi o convidado de honra do jantar-debate da Confraria dos

Governo começa a cobrar portagens na Via do Infante a partir de 8 de Dezembro. A partir de agora é mais caro viajar no Algarve.

PÁG. 10

PÁG. 17

Próximo dia 8 estão aí

Page 2: Algarve Press

Algumas destas medidas destinam-se igualmente a dar cumprimento ao pla-no de contenção financeira desta autarquia que, apesar de não contemplar um corte nas valências sociais, prevê maior critério na atribuição de subsídios.

Um desses exemplos é o projecto de Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios a Agregados Fa-miliares Desfavorecidos, que agora será publicado em Diário da República e sub-metido a consulta pública.

O novo diploma visa pro-mover o acesso dos estratos sociais desfavorecidos do concelho de VRSA (cujo ren-dimento per capita seja igual ou inferior a 50% do salário mínimo nacional) a bens e serviços essenciais, evitan-do situações de exclusão

social e fomentando a plena cidadania das pessoas so-cialmente mais vulneráveis.

Este apoio funcionará como um instrumento de suporte às necessidades inerentes à gestão familiar, não pre-tendendo colmatar todas as

necessidades mensais das famílias abrangidas, mas antes algumas lacunas, de forma a garantir a sua auto-nomia e evitar situações de dependência.

Actuará ao nível da deficiên-cia (apoio no pagamento de sessões de terapia da fala e disponibilização de sessões gratuitas de hidroterapia/reabilitação); da toxicode-pendência (comparticipação de 20% sobre o valor total do internamento em comu-nidades terapêuticas); da subsistência (atribuição de géneros alimentares e vales de supermercado a todos os munícipes que disponham de um rendimento per capita diário igual ou inferior a 3,5 euros) e da teleassistência. Outro dos planos aprovados pelo executivo foi o projecto de Regulamento Municipal para Apoios a Estratos So-ciais Desfavorecidos no âm-

bito da promoção da saúde e combate à doença.

Este documento, agora tam-bém submetido a consulta pública, destina-se a promo-ver o acesso das famílias do concelho de VRSA aos cui-dados de saúde nos casos em que se verifiquem difi-

culdades económicas ou nos casos em que o Serviço Na-cional de Saúde não dispo-nha de uma resposta eficaz. Permitirá igualmente disci-plinar e simplificar um con-junto de normas e regras, possibilitando uma actuação com transparência, baseada em critérios claros, no aces-so à saúde, para todos aque-

les que o necessitem.

Assim, e para efeitos de acesso aos apoios no com-bate à doença, a autarquia terá, a partir de agora, em consideração, um conjunto de aspectos como a compo-sição do agregado familiar, a economia comum do agre-gado, os rendimentos auferi-dos, bem como o rendimen-to mensal disponível per capita. Simultaneamente, foi aprovada uma proposta de alteração do Regulamen-to para Apoio à Habitação

Degradada para Estratos So-ciais Desfavorecidos no mu-nicípio de VRSA. Esta medi-da fará com que, no presente ano civil, excepcionalmen-te, não seja criado nenhum período para apresentação de candidaturas ao referido apoio, tendo em conta que é pretensão da autarquia analisar todos os processos pendentes na Divisão de Ac-ção Social. De acordo com o presidente da Câmara Muni-cipal de VRSA, Luís Gomes, o conjunto de alterações torna «mais justa» a distri-buição de apoios por parte da Divisão de Acção Social «e permite, em tempo de crise, racionalizar as verbas afectas a estes mecanismos, sem, no entanto, deixar de ajudar quem nos procura ou mais necessita».

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

2

VRSA aprova novos regulamentos REGIONAL

A Câmara Municipal de Vila Real Santo António (VRSA) aprovou dois novos projectos de regulamen-to e duas propostas de alteração com vista a ampliar o rigor na atribuição de apoios sociais. Além de combaterem eventuais situações de fraude, as novas regras estipulam, de uma forma clara, as condições em que as famílias carenciadas do concelho podem beneficiar das valências prestadas pela Divisão de Acção Social.

“ Cujo rendimento per capita seja

igual ou inferior a 50% do salário mínimo nacional)

Page 3: Algarve Press

Depois do Porto e Lisboa, Albufeira foi a cidade esco-lhida para receber a confe-rência internacional “Design of Circuits and Integrated Systems”, que reúne os mais conceituados especialistas da área.

Durante três dias, cerca de 300 participantes provenien-tes de diferentes partes do mundo, discutiram o futuro das novas tecnologias de in-formação e comunicação.

O vice-presidente do Mu-nicípio, José Carlos Rolo (drtª.), recebeu no edifício dos Paços do Concelho al-guns dos participantes na Conferência Anual “Design of Circuits and Integrated Systems” (DCIS), que teve lugar no Hotel Real Santa Eulália, entre os dias 16 e 18 de novembro.

Destaque para a presença de José Machado Silva, profes-sor da Universidade do Por-to e um dos principais mem-

bros do comité organizador da iniciativa.

Albufeira foi a cidade eleita para acolher a 26.ª edição do evento que, todos os anos, é realizada em diferentes lo-calidades.

Esta é a terceira vez que o evento decorre em Portugal, depois do Porto (2001) e Lis-boa (2005). Sob o mote “The next 25 years”, investigado-res e docentes com atividade nos domínios da micro/nano electrónica, sistemas e tec-nologias das comunicações e outras áreas relacionadas, apresentaram perto de uma centena de comunicações durante os três dias de con-ferência.

Albufeira é uma cidade vi-rada para o futuro e para as novas tecnologias, tor-nando-a num dos destinos privilegiados para receber este tipo de iniciativas”, re-feriu José Carlos Rolo, jus-

tificando que “a autarquia tem investido fortemente na colocação de quadros in-terativos, Internet e outras tecnologias nas escolas, e aproveitado esta sinergia tecnológica para melhorar o desempenho dos mais va-riados serviços municipais, permitindo uma resposta mais célere e eficaz às solici-tações dos munícipes.

Manuel Luis

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

3

À BabujaREGIONAL

Albufeira acolheu conferência

internacional em Portugal

Conceituados especialistas debateram novas tecnologias

Vice-presidente do municipio de Albufeira José carlos Rolo( dir.) Professor Universitário José Machado Silva ( esq.)

Page 4: Algarve Press

Pela quinta vez a Associa-ção Portuguesa de Distribui-ção e Drenagem de Águas (APDA) atribuiu os “Prémios APDA – Tubos de Ouro”, nas temáticas de “Melhor sítio na internet, e “Melho-res acções de educação am-biental nas quais a Águas do Algarve SA, obteve o 1º Prémio na edição anterior de 2009 Este ano, a Águas do Algarve obteve uma menção Honrosa na categoria Me-lhores Acções de Educação Ambiental.

A educação ambiental é fundamental na sociedade actual, com a crise ambien-tal, o aquecimento global, o aumento da população mundial e outros factores intrínsecos a uma sociedade contemporânea.

Educar para a sustentabi-

lidade e cidadania é um dos desafios da educação ambiental promovida pela Águas do Algarve SA, atra-vés do desenvolvimento de acções diversas que pro-movam o constante diálogo com a sociedade.

Através da educação am-biental, a Águas do Algarve

pretende formar cidadãos conscientes sobre os pro-blemas do meio ambiente e muito objectivamente acer-

ca da água para consumo humano, criando perspecti-vas e novas dinâmicas para uma mudança de paradigma global, através de consumi-dores conscientes e pró-ac-tivos.

A Águas do Algarve S.A., como entidade gestora do ciclo urbano da água no Al-garve, a sua actividade de-pende dos recursos naturais e contribui para a sua preser-vação, pelo que a conserva-ção dos recursos é também

um requisito ao desenvolvi-mento da actividade da Em-presa.

Nesta conformidade, o de-senvolvimento de variadas acções de Educação Am-biental, dirigidas a diferentes públicos-alvo de forma a po-der abranger toda a popula-ção do Algarve, quer se trate de população residente (480 mil hab.), quer flutuante ( + de 1.500 milhões em época alta = Junho-Julho-Agosto), são uma constante.

A Divisão de Desporto do Município de Olhão or-ganiza, mais uma vez, na próxima pausa escolar, os habituais campos de férias de Natal, sob o lema “Férias para Recordar”.

Realizam-se dois campos, de 19 a 22 e de 27 a 30 de dezembro. As inscrições de-vem ser feitas entre os dias 5 e 7 de dezembro.

O Município de Olhão convi-

da todas as crianças do con-celho, com idades entre os 6 e os 10 anos, a participarem nos Campos de Férias de Natal 2011, organizados pela Divisão de Desporto.

Durante a pausa escolar do período de Natal, as agendas de tempos livres promovi-das pelo Município voltam, com o objetivo de ocupar as crianças do concelho de uma forma lúdica e pedagógica.

Sob o lema “ Férias para

Recordar!”, serão realiza-das ações que apelam à criatividade e ao espírito de equipa. Para inscreverem as crianças, os pais devem comparecer no Complexo das Piscinas Municipais de Olhão, entre os dias 5 e 7 de dezembro, no horário das 08h30 às 20h00. Calendari-zação: Campo 1 – 19 a 22 Dez. Campo 2 – 27 a 30 Dez.

e-mail: [email protected]

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

4

REGIONAL

Campos de férias de Natal para recordar

Águas do Algarve recebe Menção Honrosa

Page 5: Algarve Press

Um estudo recente do Ob-servador Cetelem revela que são os jovens, entre os 18 e os 24 anos, a faixa etária que mais consulta a Internet an-tes de efectuar as compras de Natal.

O estudo mostra também que os indivíduos entre os 55 e os 65 anos não fazem uma pesquisa prévia na In-ternet antes de iniciar as suas compras para esta épo-ca festiva.

Num panorama geral, os consumidores portugueses recorrem pouco à Internet como meio de consulta para fazer as suas compras de Na-tal.

Apenas 12% dos inquiridos admite fazer uma pesquisa prévia antes de adquirir al-gum presente. Esta percen-tagem é ainda menor na re-gião centro e norte do país, onde apensas 7% e 8% dos inquiridos, respectivamen-te, admite consultar a Inter-net.

Lisboa é a região do país onde existe o maior número de inquiridos admite reali-zar este tipo de consulta. Na análise por classes sociais, são as mais baixas (C2/D2) que menos recorre à pes-quisa na Internet – 98% dos inquiridos afirma que não costuma consultar a Inter-net antes de efectuar as suas compras de Natal.

Já entre os indivíduos das classes mais altas (AB/C1), 14% admite pesquisar antes de comprar. «Nesta questão específica sobre a consulta prévia na Internet antes de efectuar as compras de Na-tal, destaca-se o facto de quanto mais velhos são os indivíduos menor é a per-centagem que consulta a In-ternet.

Sabemos que as gerações mais novas são os maiores utilizadores da Web, princi-palmente das redes sociais, que dominam a preferência de acesso dos mais jovens.

As marcas e distribuidores

precisam de estar atentos a este fenómeno e desenvolver novas técnicas que lhes per-mita estabelecer o contac-to com este público. Saber como “falar” num ambiente online já se tornou numa questão de sobrevivência para as marcas.» defende Conceição Caldeira Silva, responsável pelo observador Cetelem em Portugal.

Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um in-quérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Con-tinental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

A Câmara Munic ipal de Alcoutim e a Associa-ção de “Amigos de Farelos e Clarines” assinaram um protocolo de colaboração que estabelece que a antiga escola primária dos Farelos será agora usada como sede da associação. Mediante o protocolo, os “Amigos de Farelos e Clarines” com-prometem-se a conservar e preservar o edifício e a dina-mizar o espaço com eventos recreativos, culturais e des-portivos.

O edifício da escola primá-ria acolhe há já alguns anos o núcleo museológico “Tecer e Usar”, que agora ficará sob a responsabilidade da asso-ciação e mais facilmente vi-sitável.

A entrega deste espaço à as-sociação “Amigos de Fare-los e Clarines” integra-se na política de apoio e incentivo às associações do concelho, no sentido de potencializar o desenvolvimento cultural e desportivo das povoações.

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

5

REGIONAL

Os jovens consultam Internet antes das compras de Natal

Alcoutim entrega escola primária

Page 6: Algarve Press

Tendo em vista assinalar o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as For-mas de Violência contra as Mulheres, que se celebrou no dia 25 de Novembro, Mendes Bota, presidente da Comissão para a Igualdade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, fez uma declaração a propósito.

“Devemos lutar contra qual-quer forma de violência contra as Mulheres, mesmo quando não deixa traços visíveis”, afirmou Mendes Bota (Portugal, PPE(DC), Presidente da Comissão para a Igualdade de Opor-tunidades entre Mulheres e Homens, que se encontra em Edimburgo a participar numa reunião da Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, durante a qual será aprovado um relatório sobre a Violência Psicológica.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência con-tra as Mulheres é uma recor-datória de quão disseminada está a violência contra as mulheres por todo o mundo.

A violência psicológica não deixa sinais exteriores, ape-sar de as suas cicatrizes du-rarem mais tempo. Trata-se de um crime particularmen-te insidioso e disruptivo, di-fícil de detectar – até pelas vítimas – e difícil de provar.

Provoca um enorme desgas-te e é, muitas vezes, o pri-meiro passo na escalada da violência.

Não há uma única vítima de violência física numa relação íntima, que não tenha sido primeiro uma vítima de vio-lência psicológica.

A Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência con-tra as Mulheres e a Violência

Doméstica, aberta à assina-tura em 11 de Maio de 2011, cobre todas as formas de violência, incluindo aquelas que não estão previstas em certos sistemas legais, tais como a violência psicológi-ca. Providencia novas ferra-mentas para a erradicação deste flagelo.

A Assembleia Parlamentar não poupa esforços para

promover esta Convenção, e insta todos os Estados, no Conselho da Europa ou fora dele, a proceder à sua assi-natura e ratificação o mais rapidamente possível. Quan-do a Convenção entrar em vigor, nascerá um melhor dia para milhões de vítimas de todas as formas de vio-lência. “

O Município coloca à dis-posição dos jovens e senio-res do concelho sessões gra-tuitas de Reiki.

Trata-se de mais uma ativi-dade destinada a promover a saúde da população, que se encontra ao acesso de todos, mediante inscrição na Divi-são de Ação Social ou no Gabinete da Juventude

O Clube Avô e o Gabinete da Juventude da autarquia encontram-se a promover sessões de Reiki destinadas aos seniores e jovens do concelho.

Ministradas pela terapeu-ta Ana Maria Gomes, estas

sessões consistem na cana-lização de energia univer-sal através da imposição de mãos, com o objetivo de res-tabelecer o equilíbrio ener-gético vital, podendo elimi-nar doenças e promover o bem-estar.

A iniciativa irá ter lugar na sala do Clube Avô, em ses-sões individuais para os se-niores, às terças-feiras, das 10h00 às 12h00.

Os interessados deverão efe-tuar a respetiva inscrição na Divisão de Ação Social. Os jovens entre os 12 e os 18 anos, poderão participar em sessões de Reiki em grupo, às quartas-feiras, das 14h00

às 15h00. As inscrições en-contram-se abertas no GAF-

-Gabinete da Juventude.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

6

SAUDE

Reiki para jovens e séniores

Violência psicológica contra as mulheres precede a violência fisica

Mendes Bota (presidente da Comissão da Assembleia Parlamentar

Page 7: Algarve Press

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação, in-cluindo a atividade de con-sulta externa, vai funcionar a partir do próximo dia 28 de Novembro, nas novas instalações situadas no 3º piso do Edifício das Consul-tas Externas/Ambulatório do Hospital de Faro.

A atividade de consulta terá início logo na segunda-feira e os tratamentos de reabili-tação iniciar-se-ão na terça. Instalado numa área muito mais ampla e completamen-te nova, o serviço vai contar com: • 1 Sala de eletrotera-pia (com 8 boxes individu-ais) • 1 Ginásio • 1 Sala de Cinesioterapia respiratória • 3 Gabinete de Consulta • 1 Gabinete de Terapia da Fala

• 1 Gabinete para Neuropsi-cologia e Terapia da Fala • 1 Área de Terapia Ocupacional •

Áreas de Apoio para profis-sionais e utentes, incluindo zonas de espera Consulta Externa de Ortopedia tam-bém com novas instalações Recorde-se que neste mes-mo piso (3º), direcionado para o atendimento de uten-tes com patologias do foro neuro-musculo esqueléticas, também já funciona, em área distinta, a Consulta Externa de Ortopedia.

A nova área da Consulta Ex-terna de Ortopedia dispõe de cinco gabinetes médicos, uma ampla sala de trata-mentos (gessos), uma área multidisciplinar e infraestru-

turas de apoio.

A criação destas novas áre-as e infraestruturas insere--se na política de requalifi-cação que tem vindo a ser desenvolvida pelo Hospital de Faro com o objetivo pro-

porcionar melhores condi-ções de acolhimento e tra-tamento para os utentes e, simultaneamente, melhorar as condições de trabalho para os nossos profissionais.

Falando recentemente num Seminário sobre “Novos ho-rizontes na Qualidade de Vida das Pessoas com De-ficiência”, organizado pela Associação Existir, em Vila-moura, Mendes Bota consi-derou que existe hoje muita legislação de diversos minis-térios relativa à deficiência que, sendo importante, de-veria estar concatenada, para ser mais eficaz, e acrescen-tou que nem sempre é cum-prida, nomeadamente pelos poderes públicos, havendo que “compaginá-la com a realidade económico-social

do País”.

Mendes Bota lamentou ainda que “o Censo 2011 tenha sido uma oportuni-

dade perdida em termos de sabermos distinguir entre pessoas com deficiência e pessoas que perderam ca-pacidades devido à idade: visão, audição, mobilidade ou outras”, tendo recordado que “se ficou a desconhecer quantas são as pessoas com deficiência orgânica (renais, hemofílicos ou oncológicos), ou qual a situação em ter-mos de emprego, rendimen-to, apoio social ou alojamen-to em instituições sociais”.

Sobre o Plano de Emergên-cia Social, Mendes Bota sa-lientou que se trata de “uma resposta actualmente em

curso, ainda em desenvol-vimento, sendo cedo para avaliação, chamada Plano de Emergência Social, o qual considera o problema da Deficiência uma das suas prioridades”. O deputado terminou dizendo: “Não há deficientes.

Há pessoas com deficiência. E, se no meio desta tempes-tade que ameaça engolir aju-dando aqueles que um dia foram tocados pela roleta da vida”.

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

7

SAUDE

Consultas de Ortopedia e Medicina Física e Reabilitação com novas instalações

Legislação demasiado dispersa

Page 8: Algarve Press

Assim, no que concerne ao IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) a taxa a apli-car aos prédios urbanos será de 0,70%, duas centésimas acima do que foi fixado para 2011. Em relação à Taxa do IMI a aplicar aos prédios ur-banos avaliados nos termos do CIMI, a taxa estipulada é de 0,40%, ou seja, um au-mento de 0,04.

No entanto, e não obstante este agravamento fiscal, a edilidade vai manter a re-dução até 30% nas taxas de IMI nas freguesias do inte-rior – Alte, Ameixial, Bena-fim, Querença, Salir e Tôr – e que visa combater a de-sertificação, apoiando todos aqueles que se queiram fixar nestas zonas deprimidas do Concelho.

É também com este objeti-

vo de reverter o decréscimo populacional que, à seme-lhança do que aconteceu no ano transato, foi aprovada a isenção do pagamento do IMT (Imposto Municipal so-bre as Transmissões Onero-sas de Imóveis) nestas seis freguesias do interior, nas

aquisições efetuadas por jo-vens, com idade compreen-dida entre os 18 e os 35 anos, de prédio ou fração autóno-ma de prédio urbano situa-do nas áreas beneficiárias, destinado exclusivamente à primeira habitação própria e permanente, desde que o valor sobre o qual incidirá o imposto não ultrapasse os valores máximos de habi-tação a custos controlados, acrescidos de 50%. Refira-se que, desde 2007, ano recor-de das receitas arrecadadas no Município (74,3M€), os dividendos para os cofres da Câmara Municipal têm vindo a baixar: 60,8M€, em 2008; 52,3M€, em 2009; 47,1M€, em 2010; 41M€, até novembro deste ano.

Num momento difícil para as famílias, o executivo da Câmara Municipal de Loulé

assegurou que a verba que será arrecadada com este aumento dos impostos será investido na área da ação social cuja rubrica prevista para 2012 é de 4,5 milhões de euros, e que engloba a construção de três lares, o

apoio às instituições par-ticulares de solidariedade social e a criação do Fundo de Emergência Social, mas também na Educação, com o apoio à alimentação e trans-portes escolares dos alunos.

Foi ainda aprovado nesta Assembleia Municipal o lan-çamento de uma derrama no Município de Loulé, no valor de 1,5% sobre o lucro tribu-

tável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) e aplicável aos sujeitos pas-sivos com volume de negó-cios no ano superiores a 150 mil euros.

As empresas com volume de negócios inferior aos 150 mil euros, a esmagadora maio-ria das empresas louletanas, fica isenta deste pagamento.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

8

Loulé aprova impostos para o ano de 2012

REGIONAL

A Assembleia Municipal de Loulé aprovou os impostos para o ano de 2012, durante uma sessão extraordinária realizada na passada sexta-feira, 18 de novembro.

Page 9: Algarve Press

Quando o Observador Ce-telem questionou os consu-midores portugueses sobre os “locais onde costumam fazer as suas compras de Na-tal”, a grande maioria (76%) respondeu “lojas em centros comerciais”.

Um número significativo de inquiridos (58%) ainda pri-vilegia os super e hipermer-cados. Menos de metade da população (45%) vai a lojas do comércio tradicional.

Estes dados constam de um inquérito do Observador Cetelem que analisa as in-tenções de consumo para o Natal 2011.

Nesta análise dos locais de compras de Natal, eleitos

pelos portugueses, desta-cam-se algumas diferenças entre as faixas etárias.

Entre os indivíduos da fai-xa etária dos 55 aos 65 anos 57% prefere fazê-lo em cen-tros comerciais ou super e hipermercados e 54% em lojas de comércio tradicio-nal. Uma percentagem signi-ficativa (19%) diz fazê-lo em lojas do “chinês”.

Já entre os indivíduos entre os 18-24 anos e 25-34, uma esmagadora maioria prefere fazer as compras para esta época festiva em centros comercias (84% e 89%, res-pectivamente).

Um outro dado a destacar nesta análise do Observa-dor Cetelem é o facto de nas classes mais baixas (C2+D)

o local de eleição, para as compras de Natal, serem os super e hipermercados (57%) e só depois as lojas de centro comerciais (55%), seguidas do comércio tradi-cional (52% vs 45% a nível nacional).

Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e

aplicada, através de um in-quérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Con-tinental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011.

O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de con-fiança de 95%.

Início da Abstração é o nome da exposição de tra-balhos de Gabriel Rosa, que vai estar patente ao público na Galeria da Praça do Mar, em Quarteira, de 26 de no-vembro a 8 de janeiro.

O jovem artista é natural de Quarteira e tem-se dedicado à pintura e desenho, dando particular enfoque ao estudo das técnicas e perspetivas dos grandes nomes da pin-tura abstrata.

O seu trabalho acaba por refletir essas aprendizagens e a forma como foram com-

preendidas pelo artista que agora foi convidado para apresentar os seus trabalhos na sua cidade natal.

Esta é a primeira exposição individual de Gabriel Rosa que, desde 2009, se tem de-dicado à pintura expressio-nista abstrata.

Esta exposição pode ser vi-sitada das 15h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira, e ao sábado, das 10h00 às 22h00.

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

9

REGIONAL

Portugueses preferem centros comerciais

Exposição de pintura de Gabriel Rosa

Page 10: Algarve Press

No repasto, que decor-reu no restaurante “Dois Irmãos”, na baixa de Faro, um dos mais antigos e co-nhecidos da região, mais de 50 empresários, nacionais e caboverdianos, a que se juntaram alguns estudan-tes daquele país africano na Universidade do Algar-ve, colocaram ao político as mais diversas questões so-bre as possibilidades de in-vestimento em Cabo verde.

Sem quaisquer constrangi-mentos, de forma aberta e esclarecedora, Manuel Ino-cêncio de Sousa, que no dia anterior esteve no Seixal, num encontro empresarial promovido pela autarquia e a Confederação das Peque-nas e Médias Empresas, não deixou nenhuma questão por responder.

Sobre as potencialidades e oportunidades de negócios em Cabo Verde, o ex-minis-tro das Infra-estruturas e Telecomunicações cabover-

diano assumiu que “as áre-as de maior interesse para o desenvolvimento de Cabo Verde estão nas energias re-nováveis, habitação, turismo e infra-estruturas”.

Cabo Verde cresceu entre os 7 e 8 por cento ao ano, de 2005 a 2007, mas neste momento cresce cerca de 5 por cento, ficando a quebra

a dever-se à crise interna-cional, que afectou directa-mente a imobiliária turística, sector responsável pelo for-te crescimento da economia de Cabo Verde”, reforçou Inocêncio de Sousa.

Conhecedor das “necessida-des de investimento” no seu país, Manuel Inocêncio de Sousa, perante as questões

e interesse dos empresários presentes no jantar/debate em investirem naquele ar-quipélago africano, salien-tou as “potencialidades de investimento em Cabo Ver-de”, destacando “o Cluster do Mar”.

Algumas das dúvidas dos investidores centraram-se ainda nas facilidades pro-

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

10

Cabo Verde... Um arquipélago... nove destinos para visitar ou investir

REGIONAL

Manuel Inocêncio de Sousa com os seus conterrâneos , empresários e estudantes no Algarve

Milton Vieira (consul de cabo Verde em portugal esq.) Manuel luis (centro) Manuel Inocêncio de Sousa (candidato do PAICV)

Manuel Inocêncio Sousa, candidato do PAICV às eleições presidenciais de 21 agosto, em Cabo Ver-de, acto eleitoral que perdeu para Jorge Carlos Fonseca, foi o convidado de honra do jantar-debate (mensal) da Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada.

Page 11: Algarve Press

porcionadas pelo Governo do seu país a quem quiser investir em Cabo Verde. O político cabo-verdiano subli-nhou a existência de “finan-ciamentos, benefícios fiscais e financeiros”, especialmen-te no que respeita a “parce-rias ou outros investimentos em actividades em torno das áreas prioritárias” para Cabo Verde.

Manuel Inocêncio de Sousa, experiente e conhecedor da economia cabo-verdiana e da estratégia do desenvol-vimento que se está a im-plementar no país, destacou que “foi com muito agrado” que aceitou o convite de “poder promover Cabo Ver-de como destino de investi-mento”.

Licenciado em Engenharia Civil e mestre em Enge-nharia Sanitária, Manuel Inocêncio Sousa, natural do Mindelo (ilha de São Vi-cente), onde nasceu a 22 de Junho de 1951 (60 anos), é vice-presidente da Comissão Política do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) desde 1988.

Manuel Luís

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

11

REGIONAL

Manuel Luis com Manuel Inocêncio de Sousa

Manuel Inocêncio de Sousa com o campeoníssimo do boxe mundial Bento Algarvio

Page 12: Algarve Press

De 2 a 4 de dezembro, o Pavilhão do NERA, na Zona Industrial de Loulé, volta a ser palco de mais uma edi-ção da emblemática Feira da Serra de Loulé.

O certame vai contar com expositores de artesanato, com artesãos originários maioritariamente da serra algarvia, que aqui estarão a trabalhar “ao vivo e a co-res”, bem como stands de produtos agro-alimentares.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, em destaque vai estar uma exposição, desta feita dedicada às “Tradições Ser-ranas – Matança do Porco”

Através de imagens e de objetos, pretende-se recriar todo o ciclo desta tradição secular, que vai desde a criação dos porcos, passan-do pelo momento em que o animal é morto, ao seu tratamento, até ao aprovei-tamento do animal para a alimentação, nomeadamen-te para os tão apreciados enchidos.

No recinto haverá ainda um espaço de animação infanto--juvenil, que para além das pinturas, pinturas faciais ou modeladores de balões, in-tegra ainda o teatro infantil de Natal “Atira que eu apa-nho”, apresentado no do-mingo, pelas 16h00.

Está previsto igualmente um programa de animação musical, focado na música tradicional portuguesa, no fado e, este ano, nas tunas académicas já que os par-ticipantes no IV FiTUALLE também sobem ao palco da Feira da Serra.

Esta mostra de produtos tradicionais constitui uma

excelente oportunidade para os visitantes fazerem as suas compras de Natal. O horário de funcionamento do cer-tame é o seguinte: dia 2 de dezembro (sexta-feira), das 18h00 às 00h00; dia 3 de de-zembro (sábado), das 14h00 às 00h00; dia 4 de dezem-bro (domingo), das 14h00 às 21h00.

O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve angariou, no passado fim-de-semana, em mais de 140 locais dis-tribuídos por todo o distrito, cerca de 170 toneladas de alimentos.

Atualmente, o BACFAlg presta assistência a 73 Ins-tituições locais de Solida-riedade Social que, por sua vez, distribuem os alimentos a cerca de 15.500 pessoas carenciadas em toda a re-gião Algarvia, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

A nível nacional, quer as quantidades de alimentos recolhidas como o número de voluntários envolvidos, ultrapassaram todas as ex-pectativas. Cerca de 36.000 voluntários ajudaram a re-colher 2.950 toneladas de géneros alimentares. Um

resultado que permitirá aju-dar 2.047 Instituições de So-lidariedade Social e 329 mil pessoas com carências ali-mentares comprovadas.

Ao longo da próxima sema-na, até 4 de Dezembro, ha-verá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome via online, a partir do site www.alimentestaideia.net.

A nova plataforma, que se caracteriza por uma grande simplicidade, permite com-prar por multibanco ou visa, ao mais baixo preço do mer-cado, um conjunto de 6 pro-dutos alimentares essenciais para ajuda às famílias.

Também até 4 de Dezem-bro, prossegue a Campa-nha “Ajuda Vale”, nas lojas Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Ingles, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Modelo/Continente, ondese-

rão disponibilizados, em su-portes próprios, cupões-vale de produtos selecionados (azeite, óleo, leite, salsichas, atum e esparguete).

O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve agradece a generosidade de todos quan-

tos participaram em mais uma campanha de recolha de alimentos, quer através da doação de alimentos quer pelo seu trabalho voluntário, fazendo a diferença num ce-nário de grave crise econó-mica e social.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

12

REGIONAL

A matança do porco em destaque na feira da serra

Banco Alimentar Contra a Fome

Page 13: Algarve Press

Foi inaugurada no passado sábado, dia 19 de novembro, a nova delegação da Internatio-nal Police Association (IPA), na cidade de Loulé.

Esta Casa IPA / Sede da De-legação do Sul fica localizada no Largo Professor Cabrita da Silva, junto à Igreja Matriz de Loulé, num edifício cedido pela Câmara Municipal de Loulé, com escritura de constituição do direito de usufruto, caben-do à Secção Portuguesa da IPA a remodelação e requalificação do prédio.

Em Portugal, os estatutos da Secção Nacional da Associa-ção Internacional conhecida sob a denominação, em língua inglesa, de International Police Association (IPA), foram apro-vados em Assembleia Consti-

tuinte, a 24 de outubro de 1979, e registados por escritura públi-ca de 18 de março de 1980.

A IPA é a maior organização policial no mundo e foi forma-da em 1 de janeiro de 1950, está reconhecida oficialmente pe-las Nações Unidas e UNESCO, onde tem estatuto de observa-dor, e faz parte da lista de Or-ganizações Não Governamen-tais (ONG). Em Portugal usufrui do estatuto de pessoa coletiva de utilidade pública.

A Associação adota a desig-nação “Secção Portuguesa da IPA”, tem a sua sede em Lisboa, e compreende nove delegações a nível nacional (Continente e Ilhas).

A Delegação do Sul abrange os distritos de Faro, Beja e Évora.

A IPA tem como fins, entre

outros: estabelecer, manter e desenvolver relações de ami-zade entre os seus membros, assim como com os membros das secções nacionais de outros países; organizar esquemas de férias económicas e promover a organização de viagens de estudo bem como outras inicia-tivas suscetíveis de fortalecer

os laços de amizade; promover quaisquer outras iniciativas ou atividades que se compreen-dam nos objetivos da IPA. Esta Associação tem como divisa “Servo Per Amikeco”, expres-são em esperanto que significa “Servir pela Amizade”.

Feirinha de Natal no Mu-seu do Trajo de São Brás de Alportel, Domingo, 4 de Dezembro 11h00-16h00

A Feirinha de Natal irá fazer as delícias de qualquer um, independentemente da na-cionalidade ou idade.

Poderá ver, saborear e com-prar os típicos produtos de Natal. Haverá pão, bolos, biscoitos, compotas, geleias de frutas, vinho e até tru-tas fumadas! Poderá tam-bém encontrar presentes em abundância para os apre-ciadores de jóias, ou sim-

plesmente bijuteria criativa e original, malas, pequenas obras de arte, livros, calen-dários e postais, sabonetes artesanais e muito mais!

Por último mas não o menos importante no espírito nata-lício, um stand de bricabra-que cujo lucro reverte para animais abandonados em São Brás de Alportel.

Entrada livre.

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

13

REGIONAL

Internacional association abre sede da delegação sul

Feirinha de Natal no Museu do Trajo

Page 14: Algarve Press

A propósito da inaugura-ção das instalaçãos da Deca-thlon em Faro, o movimento de Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-edil, José Vitorino, critica a autarquia e o Partido So-cialista (PS), através de uma nota de imprensa, que trans-crevemos na íntegra: “Por facilitarem a instalação de grandes superfícies, o Eng. Macário Correia e o PS são responsáveis pela asfixia de muitas pequenas empresas”

Com a batuta do Eng. Macário Correia e do PS num licencia-mento que várias entidades ofi-ciais consideram ilegal, vai abrir amanhã uma grande unidade comercial com a insígnia Deca-thlon ( junto ao Fórum Algarve), num terreno com 3.000 m2.

Pela análise feita pelo CFC – Movimento Autárquico In-dependente “Com Faro no Co-ração” e conforme é opinião geral, tendo em conta as mui-tas grandes superfícies comer-ciais já existentes e previstas, o Eng. Macário Correia e o PS assumem-se como os principais

responsáveis pela asfixia de nu-merosas pequenas empresas do Concelho.

Está em causa o encerramento crescente de empresas do co-mércio, serviços e restauração e a progressiva “morte” da Baixa de Faro, bairros e localidades das Freguesias do Concelho.

Irresponsavelmente, autorizam que se esteja a fazer um cerco com grandes superfícies e cen-tros comerciais na periferia da cidade, que sufocam e “secam” tudo. O CFC diz basta e vem denunciar a situação.

O que a autarquia está a fazer, é um atentado económico e um atentado social. Mas o presente caso ainda é mais grave por-que, segundo as informações disponíveis e face aos pareceres jurídicos das entidades oficiais, se está perante um atentado à lei, pois o projeto não respeita o PDM, não tem Plano de Porme-nor aprovado que o permitisse e falta o Estudo de Impato Am-biental, ou aprovação da dis-pensa do mesmo. Mas há ain-da outro atentado: para tentar argumentar contra as entidades oficiais, a Câmara apoia-se num parecer jurídico, imagine-se, encomendado e pago pela De-cathlon a um escritório de ad-vogados.

O mínimo que se pode dizer é

que se está perante uma imo-ralidade e um atentado à trans-parência, inconcebível numa en-tidade pública! O descalabro é total e é o vale tudo!

O poder público municipal em Faro, mesmo quando tem pare-ceres jurídicos de entidades pú-blicas, considera-se acima das

leis da República e faz a “sua lei”. Umas vezes, decide coisas ilegais e estranhas. Noutras, também à margem da lei, recor-re à PSP para intimidar cidadãos pacíficos”, conclui o documen-to CFC.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

14

Pequenas empresas em asfixiaECONOMIA

Macário Correia e PS são responsáveis pela asfixia de muitas pequenas empresas, afirma o movimento CFC.

“O movimento de Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-edil, José Vitorino, critica a autarquia

e o Partido Socialista (PS), através de uma

nota de imprensa,

José Vitorino lidera o movimento de cidadãos CFC

Page 15: Algarve Press

A empresária são-brasen-se Sandra Correia, Presiden-te Executiva da Empresa CorkFashion venceu o Tro-féu de Melhor Empresária da Europa 2011, atribuído pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu das Mu-lheres Empresárias.

A entrega do troféu a San-dra Correia teve lugar na passada segunda-feira, dia 21, em França, e foi feita por Alain Juppé, ministro dos Negócios Estrangeiros fran-cês, e por Elisabeth Morin Chartier, vice presidente da Comissão Europeia dos Di-reitos das Mulheres e Igual-dade de Género.

Criada no âmbito da Em-presa CorkFashion, a marca Pelcor surgiu como respos-ta à crise no setor corticeiro e à consequente redução no escoamento dos discos de

cortiça natural usados para o fabrico de rolhas. Após a abertura da 1ª loja da mar-ca, em São Brás de Alportel, uma segunda loja em Lisboa a marca expandiu-se interna-cionalmente, com a oferta de produtos diversificados, des-de peças de vestuários, aces-sórios e sapatos, que apos-tam na qualidade, inovação e no design.

Na atualidade a Pelcor marca presença em vários países da Europa, nos Estados Unidos e encontra-se neste momen-to a expandir as exportações para o Brasil, Dubai e Emira-dos Árabes.

Em Nova Iorque, a marca está presente no Museu de Arte Moderna (MoMA), um dos mais conceituados espaços de exposição do mundo, as-sim como na extensão deste museu em Tóquio, no Japão.

A atribuição do Troféu de Melhor Empresária da Eu-ropa 2011 à empresária são--brasense Sandra Correia, reconhecendo o seu meri-tório trabalho ao nível da valorização da cortiça e à indústria corticeira, à qual

emprestou a sua compe-tência e criatividade, muito orgulha o município de São Brás de Alportel, porquan-to este setor representa na história e na identidade são--brasense.

A Presidente do De-partamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS/ Algarve), Aldemira Pinho, renunciou ao mandato, no dia 16 de Novembro, do Órgão que presidia desde 2003.

Os motivos apontados para esta renúncia estão relacio-nados com a “ingerência nos diferentes Órgãos do Departamento Federativo, por parte de “uma candida-ta” a Presidente do DNMS

e de elementos “do seu se-cretariado” nacional, que considera inaceitável e que demonstram uma total falta de sentido ético, pessoal e político”, esclarece Aldemira Pinho.

Face a esta e outras situações Aldemira Pinho, “conscien-te das suas responsabilida-des”, considerou que “não tinha mais condições políti-cas para continuar a presidir o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve”.

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

15

ECONOMIA

Melhor Empresária da Europa 2011

Aldemira Pinho renúncia ao mandato de Presidente da DFMS/Algarve

Sandra Correia (melhor empresária da Europa 2011)

Aldemira Pinho não gostou da ingerencia de uma candidata

Page 16: Algarve Press

Inauguradas em Novembro de 2008, as Piscinas Munici-pais Cobertas de São Brás de Alportel têm vindo, ao longo destes 3 anos de existência, a assumir-se como uma re-ferência no desporto e bem--estar dos são-brasenses.

Para celebrar esta efeméri-de, as Piscinas Municipais abrem as portas a todos os visitantes num Dia Aberto, onde a participação é gratui-ta e as experiências ilimita-das!

Das 09h00 às 20h00, há

atividades para todas as idades! Durante a manhã, o tanque grande encontra--se disponível para todos os adeptos da Natação Livre usufruírem dos benefícios desta prática desportiva.

Para as futuras mamãs, o Dia Aberto reserva uma aula de Hidrográvidas, entre as 09h15 e as 10h00, composta por um conjunto de exercí-cios de baixo impacto que contribuem para fortalecer os músculos, controlar o peso, melhorar a flexibili-dade, entre muitos outros

benefícios para a saúde da mamã e do bebé.

À tarde, em dois diferentes períodos: entre as 13h00 e as 16h00 e entre as 18h15 e as 20h00 o programa pros-segue com a Hora da Famí-lia, que convida todos a um momento de convívio e prá-tica desportiva, em família.

O Dia Aberto convida os visitantes a participar em aulas gratuitas de duas das modalidades disponíveis neste equipamento despor-tivo: aquafitness (entre as 16h45 e as 17h30) e hidrogi-nástica (das 17h30 às 18h15). Estas aulas dinâmicas, acompanhadas por música, melhoram a coordenação motora e a condição física dos seus praticantes, sendo inclusive aconselhadas para minimizar alguns problemas

de saúde.

Os participantes neste dia especial podem ainda des-frutar, gratuitamente dos serviços de Sauna e Banho Turco, num valioso contri-buto para o relaxamento muscular, a libertação de toxinas, e o descongestio-namento nasal, entre muitos outros benefícios para a saú-de e beleza.

Todos os participantes de-vem inscrever-se no Dia Aberto, junto da receção das Piscinas Municipais Cober-tas, ou simplesmente através do Tel. 289 840 070, ou E--mail. [email protected], bem como fazer-se acompanhar do equipamen-to adequado, fato de banho, ou calção de lycra, chinelos e touca.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

16

Dia Aberto celebra 3º Aniversário das Piscinas Municipais

Cobertas

REGIONAL

Page 17: Algarve Press

O Município de Portimão e a Reciclimpa – Reciclagem de Resíduos Domésticos e Industriais vão estabelecer um protocolo para a instala-ção no concelho de 60 ole-ões, com a capacidade de 360 litros cada, durante os próximos cinco anos.

Numa primeira fase, aquele operador de gestão de resí-duos habilitado a desenvol-ver as operações de recolha, transporte e valorização de óleos alimentares usados, colocará 20 unidades em di-versos locais selecionados, seguindo-se por cada ano a instalação de mais dez ole-ões.

A medida permitirá ao Mu-nicípio de Portimão cumprir até 2015 o estipulado na le-gislação vigente, estando previsto que a verba a apu-

rar seja destinada a campa-nhas de sensibilização ou para fins de ajuda social no concelho.

Em complemento, serão di-namizadas e promovidas campanhas de educação e sensibilização ambiental que visem orientar os diver-sos segmentos da população

do concelho, com particular incidência para a população estudantil, para uma correc-ta e eficaz recolha de óleos alimentares usados.

Nesse sentido, a Reciclim-pa colocará à disposição as suas instalações para visitas escolares, assim como dis-ponibilizará um técnico para deslocações às escolas, no âmbito das acções de sen-sibilização promovidas pela Câmara Municipal de Porti-mão.

Para a Comissão de Utentes da Via do Infante (foto abaixo), CFC e Motoco Clube de Faro (foto protesto1), que não desistem da luta contra as portagens na Via do Infante, sem olharem a in-teresses politico-partidários, tenham eles a cor que tiverem, preocupando-se somente em defen-der a região dos prejuízos que as portagens acar-retarão para a economia e sociedade algarvia. M.L.

Para da decisão do Governo em portajar a Via do Infante, já a partir do próximo dia 8 de Dezembro, apesar dos milhares de protestos (fotos abaixo), algarvios e espanhóis ao longo de todo este processo.

Nem as petições, acompanhadas dos mais diversos estudos, demonstrativos que, impostas as portagens, serão maiores o prejuízos económico-sociais para a principal região turí-sitica do país que os benefícios , conseguirão demover o Governo da sua decisão do... quero, posso e mando!

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

17

Portimão vai instalar 60

oleões em todo o município

PALMADAS

PALMASREGIONAL

&

Page 18: Algarve Press

A 10 de dezembro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Lou-letano recebe um dos mais inovadores projetos do atual panorama musical portu-guês. Em 2005,

Noiserv ganha forma quando David Santos decide gravar algumas ideias num álbum demo. Meses mais tarde, es-ses três temas são editados na internet, pela Merzbau.

Já em 2009, sucederam-se as aparições em palcos es-trangeiros, nomeadamente na Alemanha, Áustria, Ingla-terra, Escócia. Um percurso internacional que, estando ainda no início, foi, também em 2009, complementado com a edição de um single pela editora escocesa Au-tumn Ferment Records.

Conta já com a presença em alguns dos mais carismáti-cos palcos nacionais como Coliseu dos Recreios, Coli-seu do Porto, Cinema de S. Jorge, Santiago Alquimista, Music Box, entre outros, tendo partilhado o palco com nomes incontornáveis como Perry Blake, Came-ra Obscura, Bill Callahan, I Like Trains, Tara Jane O’neil, Yndi Halda, Your Ten Mofo,

Julianna Barwick, The Swell, Damon & Naomi, entre mui-tos outros.

No início de julho de 2010, Noiserv editou o EP intitula-do “A day in the day of the days”. Em novembro desse ano concluiu a sua participa-ção na banda sonora do Do-cumentário “José&Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, sobre José Saramago, em que escreveu grande parte das letras, das quais “Palco do Tempo”.

Ainda na área do cinema, participou em 2011 no filme “Noiserv”, de Paulo Dias, onde a partir dos temas de Noiserv, conta-se a história de três personagens com di-

ferentes ambições.

Numa viagem entre me-mórias e sonhos, a ficção é intercalada num filme con-certo que poderia ser a ban-da-sonora para o dia-a-dia. Em 2011, Noiserv estreou a editora LebensStrasse Re-cords com a edição de um 7″ do tema “Mr. Carousel”.

Em abril regressou às edi-ções reunindo num disco duplo o “One Hundred Mi-les from Thoughtlessness” e o EP “A day in the day of the days” e ainda alguns extras: duas remisturas internacio-nais e uma colaboração por-tuguesa para um tema extra “Little Maestro”.

Este projeto tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulan-tes, de entre os surgidos em Portugal na última década.

O seu percurso tem sido marcado por concertos de elevadíssima intensidade atingindo cada individuo na sua intimidade, relembran-do-lhe vivências, momentos e memórias intrincadas en-tre a realidade e o sonho.

Com um vasto leque de ins-trumentos inusuais e ou-tros tantos, Noiserv cria em tempo real uma teia sonora que envolve o público e o transporta para o seu pró-prio mundo. Recorde-se que Noiserv participou na edição de 2011 do Festival MED.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

18

CULTURA

Noiserv no cine-teatro

“Em 2008, Noiserv edita

o seu primeiro longa-duração, “One Hundred

Miles from Thoughtlessness”,

disco incrivelmente bem recebido

pelo público, pela imprensa e crítica.

Page 19: Algarve Press

A TUALLE – Tuna Uni-versitária Afonsina de Loulé organiza, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Cine-Teatro Louletano, o IV FiTUALLE – Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé, evento inserido nas comemorações do seu 12º aniversário.

A concurso vão estar cinco tunas universitárias, vin-das de diferentes pontos do país: SEMPER TESUS – Tuna da Escola Agrária de Beja, T.U.S.A. – Tuna Universitária Agrariarum da Universidade dos Açores, BAGATUNA – Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, TUSA – Tuna Acadé-mica da ESTGF, VERSUS TUNA – Tuna Académica

da Universidade do Algarve e, naturalmente, a TUALLE, enquanto tuna anfitriã.

Para além das atuações no Cine-Teatro, que têm início pelas 22h00, em ambos os dias, os participantes serão avaliados ainda durante o “pasa-calles” previsto para o sábado de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, num des-file entre o Largo de S. Fran-cisco e o Mercado Municipal de Loulé.

A interpretação, a partici-pação e a simpatia serão al-guns dos critérios de avalia-ção do júri. Os prémios serão atribuídos após a votação do júri, no segundo dia, e constam dos seguintes: Tuna mais Tuna – Grande Prémio TUALLE, Melhor Tuna, 2ª Melhor Tuna, Melhor Origi-

nal, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Pan-deireta, Melhor Porta-Es-tandarte e Melhor Desfile (Pasa-Calles).

O preço dos bilhetes é de 10 euros (um dia) e 15 eu-ros (dois dias) Recorde-se que este Festival leva já três edições, tendo a primeira acontecido no ano de 2000, a segunda em 2003, que deu origem à edição de um CD, e

a última no ano de 2005.

Regressa novamente neste ano de 2011 numa nova data, integrando as comemora-ções de mais um aniversário da TUALLE. A organização, que conta com o apoio da Câmara Municipal, garante que estas duas noites estão reunidas as condições para muita música, boa disposi-ção e espírito académico.

No âmbito do projeto “Ci-nema Entre Linhas”, a rea-lizadora Solveig Nordlung estará presente, no próximo dia 5 de dezembro pelas 14 horas, na Biblioteca Munici-pal de Faro, numa atividade em parceria com o Cineclube de Faro.

Um dos objetivos do projeto promovido pela Biblioteca Municipal, “Cinema Entre Linhas”, é proporcionar o contato direto com cineas-tas.

Neste encontro com Sol-veig Nordlund, destinado a estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, será abordada a questão das adaptações de

obras literárias ao cinema. Solveig Nordlung nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas está radicada em Portugal há quarenta anos.

Começou a sua carreira como assistente de encena-ção e montagem, tendo tra-balhado com realizadores como Manoel de Oliveira, Fonseca e Costa, António--Pedro Vasconcelos e João Botelho, entre outros.

A partir de 1974 inicia a sua carreira como realizadora, tendo no seu curriculum inú-meros documentários para a RTP e televisão sueca, cur-tas e longas-metragens.

O seu último filme, A Mor-te de Carlos Gardel, estrea-

do em Setembro passado, é uma adaptação do romance homónimo de António Lobo Antunes.

A partir de 1999 começou a dedicar-se à encenação teatral, tendo divulgado di-versos autores nórdicos no

nosso país.

A sua última encenação, a peça Do Amor, de Lars No-ren, fez parte da programa-ção da edição deste ano do conceituado Festival de Tea-tro de Almada.

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

19

CULTURA

Realizadora Solveig Nordlung em Faro

Espirito académico invade cine-teatro

Page 20: Algarve Press

O Regimento de Infan-taria nº 1 (RI1) e a Câmara Municipal de Tavira, em conjunto com diversas enti-dades do distrito de Faro e do Clube Hípico Militar Os Lanceiros, realizou nos dias 26 e 27 de Novembro de 2011, no concelho de Tavira, o I Concurso Nacional Com-binado – Tavira.

Este Concurso, integrado no Calendário da Federação Equestre Portuguesa, foi composto por um combina-do de ensino, obstáculos e crosse, de nível Preliminar.

Encontrando-se aberto a cavaleiros civis, cavaleiros militares e da GNR, contou com a participação de cerca

de 30 cavaleiros, envolvendo no apoio cerca de 50 mili-tares do RI1. Pretendeu-se com este evento, proporcio-nar à população Algarvia um espectáculo equestre, que permitiu um enriquecimento cultural em contacto com a natureza.

As provas decorreram na ci-dade de Tavira: Dia 26NOV – Prova de Ensino e Obstá-culos no terreno da Equi-tavira (Coordenadas GPS: N37.141409,W7.649896)- Dia 27NOV – Prova de crosse num terreno privado onde se encontra sediado a Min--Arifa e a Rádio Horizonte (Coordenadas

Os tempos de ansiedade no Mundial de Ralis con-tinuam com a Ford ainda sem poder confirmar a sua presença no campeonato do próximo ano.

A dois meses do arranque do próximo WRC, Gerard Quinn, o patrão da Ford Mo-torsport Europe deu a enten-der que a discussão sobre a presença da equipa em 2012 ainda não foi encerrada, pois até agora a prioridade era concentrar todos os esforços na tentativa de assegurar o título de Pilotos que lhe es-capa desde 1981 (conquista-do por Ari Vatanen e David Richards, num Escort priva-do).

Muitos elementos da equipa oficial confirmaram também que os seus contratos não têm sido renovados e que

não o serão até a situação da equipa ficar resolvida, pa-recendo a única exceção ser a de Jari-Matti Latvala que, para o bem ou para o mal, já prolongou a sua ligação à marca oval.

Já com a MINI a situação é, aparentemente, menos com-prometedora, mas, sem dú-vida, surpreendente, já que a marca ligada à Prodrive não está a conseguir arranjar um patrocinador principal que lhe permita ‘respirar com plena saúde’ no próximo ano, o que diz bem das di-ficuldades que se avizinham em termos económicos, sen-do a contenção a palavra de ordem.

O primeiro sintoma foi o reajustamento e adiamento do calendário de testes para o Rally de Monte Carlo e Suécia que David Richards

negou ter relação direta com a falta de orçamento para 2012.

Essa decisão é antes uma consequência de, estra-tegicamente, a equipa ter adiado para dia 1 de março a homologação de certos componentes do carro”.

Para acalmar as hostes, Dirk Hollberg, responsável má-ximo da MINI Motorsport, assegurou que “não há dúvi-da que a MINI vai estar re-gistada como equipa oficial com dois carros no próximo WRC”.

www.algarvepress.net – diário online 2ª quinzena de Novembro de 2011

20

DESPORTO

I Concurso Nacional Equestre

Ford em ‘stand by’ e Mini procura

Page 21: Algarve Press

O difícil período que atra-vessam as competições motorizadas em Portugal levaram a que o número de participantes do Casinos do Algarve fosse pequeno. Jun-tar os concorrentes do CPR e da Taça de Portugal (incluin-do CRRS) no mesmo pelotão foi uma decisão audaz, que permitiu aumentar o interes-se competitivo do rali.

A dupla algarvia Ricardo Te-odósio e João Luz em Mit-subishi Lancer EVO 4 esti-veram imbatíveis. Entraram com a “faca nos dentes”, efe-tuando os melhores tempos e somando vitórias em todas as especiais de classificação. No compto geral, separaram mais de dois minutos do concorrente seguinte.

A audácia do piloto algarvio foi compensada com a vitó-ria na Taça de Portugal, a vi-tória entre os elementos que pontuavam para o regional sul, facto que lhe permitiu sagrar bicampeão regional

de ralis, e ser o piloto mais rápido a efetuar as oito espe-ciais que compunham o rali. No entanto, fundamentando na regulamentação, a vitória geral da prova foi averbada pela dupla Pedro Meireles e Mário Castro, os melhores representantes do CPR, num Mitsubishi Lancer EVO X. Pensando apenas no campe-onato nacional, Pedro Meire-les entrou com o pé direito e foi construindo paulatina-

mente uma vantagem sobre os rivais, que culminou na primeira vitória à geral.

Muito mais animada esteve a luta pelo Campeonato de Portugal de 2 Litros / 2 Ro-das Motrizes. João Silva/José Janela e Ivo Nogueira/Vítor Hugo discutiram a vitória na prova. No final da primeira secção a o madeirense le-vava uma vantagem de 13,3 segundos, mas nas duas es-peciais seguintes a dupla do Citroën DS3 inverteu a situ-ação, passando para a frente por 12 segundos.

O forcing feito por Ivo No-gueira, levou a um desgaste nos travões, e no último tro-ço perdeu quase dois minu-tos, ficando fora da conten-da do CPR2 e fora do pódio. Ficou com a consolação de ter ganho o Troféu Citroën.

Com uma exibição algo apa-gada e longe do que nos ha-bituou, Vítor Pascoal, com Luís Ramalho ao seu lado, em Mitsubishi Lancer EVO 4 andou constantemente no

quarto posto. Ascendeu ao terceiro lugar do CPR na úl-tima especial do rali graças

aos problemas que atingiram a viatura de Ivo Nogueira.

António Costa, foi presença de última hora no rali, par-ticipando ao lado de Miguel Barbosa no Mitsubishi EVO IX. O sexto lugar final foi su-ficiente para se sagrar cam-peão nacional de segundos condutores.

A decisão da primeira edi-ção da Taça de Portugal de Ralis ocorreu nos troços de Monchique. Julio Bastos e

Renato Pita eram os candi-datos, mas os concorrentes locais desempenhavam im-portante papel na obtenção do resultado final. A vitória na Taça estava “reservada” para Ricardo Teodósio, que andava longe da demais concorrência. No final da 1ª secção Renato Pita ocupava o segundo posto, enquanto Júlio Bastos quedava-se no oitavo. Estas contas favore-ciam o piloto do Mitsubishi. Foram os abandonos que le-varam à aferição do resulta-do final.

As desistências de António Lampreia, Pedro Lança e Octávio Nogueira, contribu-íram para que Júlio Bastos acabasse no quarto posto e obtivesse os pontos neces-sários para sair de Portimão como o 1º vencedor da Taça de Portugal. Nas contas do rali, Márcio Marreiros foi o terceiro classificado e José Carlos Paté foi o quinto.

(Fanáticos do Rally/QM Rally)

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

21

As condicionantes que marcaram a 40ª edição do Rallye Casinos do Al-garve foram ultrapassadas pela competição na estrada. Ricardo Teodósio e João Luz foram os mais rápidos, mas a vitória à geral ficou na posse de Pedro Meireles e Mário Castro em Mitsubishi EVO10.

DESPORTO

Brilhante exibição de Teodósio

“Dupla algarvia Ricardo Teodósio

e João Luz em Mitsubishi Lancer EVO 4 estiveram

imbatíveis.

Page 22: Algarve Press

No dia 18 de Novembro a Associação Existir feste-jou o seu 17º aniversário aproveitando a data para a realização de um jantar de solidariedade a favor desta organização.

O jantar que contou com 230 convivas, foi possível graças à colaboração de técnicos, clientes , sócios e outros voluntários, que de boa vontade ajudaram à iniciativa, sempre com um sorriso nos lábios.

O serviço de mesa esteve a cargo do Agrupamento vertical Engº Duarte Pache-co ( CEF de empregados de mesa). Após o respasto seguiu-se o momento de animação com o desfile de moda com alguns utentes da Existir, patrocinado pe-las lojas: Glam em Quar-teira, Husk em Loulé, Snail Shop em Quarteira. Até de madrugada a música esteve a cargo dos DJ Jony & Cory.

No pavilhão do NERA que acolheu a iniciativa, houve um pequeno bazar com coi-sas feitas pelos “meninos” do CAOL ( brincos, caixas pintadas, velas, quadros) doces tradicionais e casei-ros.

De referir que a Associação Existir é uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos e tem como fins desenvolver actividades

no âmbito de intervenção de populações deficientes e desfavorecidas. A suas ini-ciativas passam por desen-volver respostas ajustadas às populações portadoras de deficiência, cidadãos e famí-lias em situação de carência económica e social da região do Algarve .

Elsa Ramos

2ª quinzena de Novembro de 2011

22

www.algarvepress.net – diário online DESPORTO

Alguns dos trabalhos que se encomtravam à venda

A Assembleia Municipal de Castro Marim aprovou, recentemente, a proposta de alteração do Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho (PUHCV), apresentada pela Autarquia. O Plano de Urba-nização da Herdade de Corte Velho estende-se por uma extensão de 130 hectares, na freguesia do Azinhal, junto à margem esquerda do Rio Guadiana.

17 anos a ajudar o próximo

Presidente Paulo Graça a soprar as 17 velas

Uma das animações

Desfile de Moda

Foto de todos os participantes

Page 23: Algarve Press

Ficha Técnica Algarve Press

Diretor: Manuel Luís

Redatores: Manuel Andrade, Geraldo de Jesus

Colaboradores:António Cartaxo, Carla Franco, Luís Nadkarni, Luís Neves, Nélson Pires, Octávio Escolástico, Ricardo Gomes, Rogério Barroso

Fotógrafos principais:OSORES

Paginação:Elsa Ramos (www.switch.com.pt)

Revisão:Vico Ughetto (www.switch.com.pt)

El presidente de la Junta, José Antonio Griñán, ha pre-sidido en Sevilla la inaugu-ración del II Congreso para el Estudio de la Violencia de Género, que este año abor-da de modo pormenorizado las causas y consecuencias de los malos tratos entre menores y adolescentes. Ante un auditorio con más de 750 personas, el máxi-mo representante andaluz ha subrayado la apuesta del Gobierno andaluz por la “erradicación de un fenóme-no social tal lacerante como es la violencia sobre las mujeres”. En ese empeño, Griñán ha defendido que la crisis no será óbice para que el Gobierno andaluz deje de asumir su compromiso acti-vo en esta tarea.

“La crisis económica actual puede hacer invisible la si-tuación de las mujeres. Cor-remos el riesgo de pensar que éste no es el momen-to para hablar de igualdad y que ésta es un elemento superfluo que sólo hay que abordar cuando las cosas van bien. Esto no es así. Al contrario, las políticas de igualdad son una inversión a largo plazo que benefician a toda la sociedad y no sólo a las mujeres. Por eso no va-mos a retroceder en los lo-gros conseguidos y vamos a

mantener el esfuerzo inver-sor en políticas sociales y de igualdad”, ha expuesto.

En este sentido, Griñán ha destacado la existencia del I Plan Estratégico para la Igualdad de las Mujeres y Hombres en Andalucía, que con 700 millones de euros invertidos está permitiendo desarrollar iniciativas trans-versales para combatir dis-criminaciones por razón de sexo en los ámbitos laboral, educativo, cultural y social.

Asimismo, y enfocado di-rectamente en la incidencia que esta lacra social tiene entre los menores, ha des-granado la existencia del Observatorio de la Infan-cia en Andalucía, de la que emanan proyectos como ‘Educar para proteger: fa-milias y escuela’ y la inves-tigación ‘Uso de las nuevas tecnologías por la infancia y la adolescencia’. En este sentido, ha alertado del pe-ligro potencial de las nuevas tecnologías, “especialmente las redes sociales”. Éstas, afirma, “pueden convertirse en nuevas plataformas don-de tengan cabida abusos y hostigamientos contra las mujeres, lo que es especial-mente grave cuando se trata de adolescentes y jóvenes”.

Los profesionales del Hospi-tal Reina Sofía de Córdoba han extraído y trasplantado cuatro órganos (corazón, pulmones, hígado y riñón) en solo 12 horas gracias a la generosidad de los donantes y la estrecha coordinación de los equipos trasplanta-dores. Alrededor de medio centenar de profesionales, repartidos en cuatro equipos extractores y otros tantos implantadores, han hecho posible este nuevo logro sa-nitario.

Todos los órganos, excepto el riñón, proceden de una donación multiorgánica re-gistrada en otra provincia andaluza. Los sanitarios se desplazaron hasta el hospi-tal donde se registró la do-nación para llevar a cabo las extracciones (en primer lu-gar el corazón, a continuaci-ón los pulmones y más tarde el hígado). Casualmente, es-tos tres implantes coincidie-ron con una cirugía progra-mada para llevar a cabo un trasplante renal de donante vivo. Las cuatro intervencio-nes se desarrollaron a la vez sin problemas.

El hospital cuenta con una gran experiencia en materia

de donación y trasplante y con una de las carteras de servicios más completas que permite llevar a cabo todo tipo de trasplantes de órga-nos y tejidos. Intervenciones para implantar nuevos ór-ganos en tiempo récord se han producido en numero-sas ocasiones a lo largo de este año y ponen a prueba la capacidad logística y téc-nica del complejo sanitario cordobés.

2ª quinzena de Novembro de 2011 diário online – www.algarvepress.net

23

Griñán afirma que el Gobierno andaluz mantendrá el esfuerzo inversor en las po-líticas sociales y de igualdad pese a la cri-sis

Extraen y trasplantan cuatro órganos en

solo 12 horas

ANDALUCÍA

Igualdad de las Mujeres y Hombres en Andalucía

Page 24: Algarve Press

Nestes últimos dias, têm chovido pedidos de ajuda para várias pessoas com as mais diversas dificuldades e ou/ problemas. Este é mais um pedido de ajuda, desti-nado aos animais que são maltratados e abandonados todos os dias.

O pedido de ajuda chega--nos do Canil de São Fran-cisco, em Loulé. São dezenas e dezenas de animais que ali estão, abandonados, sem lar, e apenas com o carinho daqueles que dedicam al-gum do seu tempo para lhes dar algum conforto.

O canil gatil está com bas-tantes dificuldades para manter todos os animais com a dignidade que estes merecem e, por isso, está a fazer um peditório, não é de dinheiro, mas sim de bens, como sejam ração seca e húmida para Cães, Cãezi-nhos, Gatos e Gatinhos: Areia para Gato; Despara-

sitantes internos e exter-nos; Coleiras Anti-Pulgas; Detergentes e afins (Lixívia, Lava Tudo, Baldes, Esfrego-nas,…) Mantinhas e tapetes usados; Brinquedos, como por exemplo bolas de ténis; Roupa, bilblôs, ofertas, tudo o que se possa vender em feiras.

Toda a ajuda é preciosa e

custa tão pouco.

Enquanto apoiante desta iniciativa, a Águas do Algar-ve receberá, no seu edifício sede – sita na Rua do Repou-so, nº 10 – Faro, os donativos até ao dia 20 de Dezembro, os quais a empresa fará che-gar ao Canil.

Já agora, o Canil Gatil de São Francisco, em Loulé, apela igualmente à adopção de animais. Natal, também para os animais, é sempre que o homem quiser.

www.algarvepress.net – diário online

Canil Gatil de Loulé precisa de ajuda