Algumas Frentes Aos Orixás

16
Algumas frentes aos Orixás. Chamamos de oferendas rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferendar aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como, para homenagear e cultuar um Orixá de forma a fortalecer nosso vínculo com a casa e com o mesmo. Na Nação Religiosa de Cabinda também se vale dos rituais da Nação Ijexá, já que esta última é atualmente a modalidade ritual predominante no Rio Grande do Sul; a diferença se dá basicamente no respeito à memória de seus ancestrais e a outros fatores como o início dos fundamentos da Nação Religiosa de Cabinda é justamente onde termina os das outras Nações: o Cemitério. No Rio Grande do Sul a raiz forte da Cabinda foi o Valdemar Antonio dos Santos, filho do Orixá Xangô Kamucá Baruálofina; sua primeira filha de santo foi a Sra. Madalena de Oxum. Outros que se iniciaram pelas mãos de Valdemar de Xangô, e com sua morte passaram para as mãos de Mãe Madalena de Oxum foram: Pai Tati de Bará, Mãe Palmira de Oxum, Ramão de Ogum, Pai Mario de Ogum e Pai Nascimento de Sapatá. Depois foram surgindo outros ícones da Nação Religiosa de Cabinda, onde podemos citar Pai Romário de Oxalá, filho de santo de Mãe Madalena de Oxum; Pai de Enio de Oxum, filho de santo de Pai Romário; entre muitos outros que conservam, ainda, os fundamentos desta Nação tão importante nos rituais Africanos do Sul. Os orixás cultuados na Nação Religiosa de Cabinda são os mesmos da Nação Ijexá acrescentando Bará Elegba, Oyá Dirã e Oyá Timboá; Na maioria das vezes as oferendas também são iguais com pouca diferença como por exemplo a obrigação do peixe que na Cabinda oferecem Pintado a determinados Orixás, que no Ijexá É Jundiá.

description

Frentes Orixás

Transcript of Algumas Frentes Aos Orixás

Page 1: Algumas Frentes Aos Orixás

Algumas frentes aos Orixás.

Chamamos de oferendas rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferendar aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como, para homenagear e cultuar um Orixá de forma a fortalecer nosso vínculo com a casa e com o mesmo.

Na Nação Religiosa de Cabinda também se vale dos rituais da Nação Ijexá, já que esta última é atualmente a modalidade ritual predominante no Rio Grande do Sul; a diferença se dá basicamente no respeito à memória de seus ancestrais e a outros fatores como o início dos fundamentos da Nação Religiosa de Cabinda é justamente onde termina os das outras Nações: o Cemitério.

No Rio Grande do Sul a raiz forte da Cabinda foi o Valdemar Antonio dos Santos, filho do Orixá Xangô Kamucá Baruálofina; sua primeira filha de santo foi a Sra. Madalena de Oxum.Outros que se iniciaram pelas mãos de Valdemar de Xangô, e com sua morte passaram para as mãos de Mãe Madalena de Oxum foram: Pai Tati de Bará, Mãe Palmira de Oxum, Ramão de Ogum, Pai Mario de Ogum e Pai Nascimento de Sapatá.

Depois foram surgindo outros ícones da Nação Religiosa de Cabinda, onde podemos citar Pai Romário de Oxalá, filho de santo de Mãe Madalena de Oxum; Pai de Enio de Oxum, filho de santo de Pai Romário; entre muitos outros que conservam, ainda, os fundamentos desta Nação tão importante nos rituais Africanos do Sul.Os orixás cultuados na Nação Religiosa de Cabinda são os mesmos da Nação Ijexá acrescentando Bará Elegba, Oyá Dirã e Oyá Timboá; Na maioria das vezes as oferendas também são iguais com pouca diferença como por exemplo a obrigação do peixe que na Cabinda oferecem Pintado a determinados Orixás, que no Ijexá É Jundiá.

OFERENDAS DE BARÁ

Page 2: Algumas Frentes Aos Orixás

Bará LodêMilho torrado, pipoca, 07 batatas inglesas assadas, 01 (ou 7) opeté(s) de batatas inglesas, dendê.Entregar no cruzeiro aberto, no cruzeiro de mato.Bará Lanã e Bará AdagueMilho torrado, pipoca, 07 batatas inglesas assadas.Entregar: Bará Lanã: No cruzeiro aberto, no cruzeiro de mato e Bará Adague: No cruzeiro abertoBará AgelúMilho cozido (axoxó), pipoca, 07 batatas inglesas assadas, 1 opeté, dendê, 07 tiras de coco fruta sem casca, 07 balas de mel.Opcional: bombons, doces coloridos, doces de massa.Entregar no cruzeiro aberto de praia, na beira da praia em local seco.Bará Elegba - Milho torrado, amendoim torrado, feijão preto torrado, miamiã gordo, 07 bifes com dendê, pimenta verde e pimenta da costa, 07 cachimbos de taquara recheados com pimenta.

OFERENDAS DE OGUM Churrasco de costela de gado frito no azeite de dendê, miamiã gordo, 1 laranja inteira ou 5 pedaços de laranja para doce (azeda). Entregar no mato, no cruzeiro aberto, no cruzeiro de mato.

Ogum AvagãOgum Onira e OlobedéChurrasco de costela de gado frito no azeite de dendê, miamiã gordo, pipocas, 1 laranja ou 5 pedaços de laranja.Entregar:Ogum Onira: No mato próximo a uma árvore.Ogum Olobedé: No mato próximo a uma árvore, ou, próximo a uma árvore com pedras ou cachoeiraOgum Adiolá:Costela assada, passada no miamiã, canjica branca, canjica amarela, quindim, cocada, merengue, laranja.

Page 3: Algumas Frentes Aos Orixás

Entregar: No mato próximo a praia, árvore próxima à beira da praia, no mato próximo a uma cachoeira

OFERENDAS DE IANSàPipocas, 07 rodelas de batata doce frita no azeite comum, 01 maçã, 01 moranga cozida recheada com carne moída.Opcional: bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora e cerejas.Entregar em uma Figueira.

Iansã TimboáIansã DirãPipocas, 07 rodelas de batata doce frita no azeite comum, 03 batatas doce assadas, 01 maçã, 01 panela de batata inglesa cozida, 07 palheiros.Opcional: bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora e cerejas.Entregar no cruzeiro.Iansã OiáPipocas, 07 rodelas de batata doce frita no azeite comum, 01 batata doce assada, 01 maçã.Opcional: bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora e cerejas.Entregar no mato próximo a uma árvore, em uma árvore próximo da beira da praia, na beira da praia.Iansã/Oyá/Timboá/Dirã - Pipoca, 07 rodelas de batatas doce fritas no dendê, 1 batata doce assada, feijão miúdo cozido e refogado com azeite comum e tempero verde.Acarajés Mãe Iansã:Feijão miúdo de molho por 24 horas, batido com temperos, frito no azeite comum.

  OFERENDAS DE XANGÔ  Amalá - Pirão (farinha de mandioca e farinha de milho), ensopado de carne de peito, temperado com alho, cebola e mostarda cozida só no bafo da panela da carne, 06 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes, 06 doces de massa, balas, pirulitos, bombons, mil folhas.Opcional: morango, caqui, bombons, brinquedos, mariolas.Entregar numa pedreira de praia ou numa pracinha de crianças (próximo dos balanços).

Page 4: Algumas Frentes Aos Orixás

Xangô Agandjú IbejeAmalá - Pirão com um pouco de farinha de milho grossa junto com carne de peito com osso frita no azeite comum, mostarda cozida só no bafo da panela da carne,depois que a mesma estiver frita,colocar 06 bananas da terra ou catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes e 06 doces de massa.Xangô AgandjúAmalá - Pirão de farinha de mandioca, ensopado de carne de peito bem picada e cozida, temperada com alho, cebola e mostarda cozida, 06 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes.Entregar numa pedreira de beira de praia.Xangô AgodôAmalá - Pirão de farinha de mandioca, ensopado de carne de peito bem picada grande e cozida, temperada com alho, cebola e mostarda cozida, 12 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes.Entregar numa pedreira de mato ou numa pedreira de cachoeira.

OFERENDAS DE ODÉ/OTIM

Odé

Costela de porco frita no azeite comum, miamiã doce (farinha de

mandioca e mel), feijão miúdo torrado e pipocas e folhas de alface que

servirá de forro.

Opcional: doces, balas, bombons, pirulitos.

Otim

Chuleta de porco frita no azeite comum, miamiã doce, feijão miúdo

torrado e pipocas.

Opcional: doces, balas, bombons, pirulitos.

Entregar:

Page 5: Algumas Frentes Aos Orixás

Odé: Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia.

Otim: Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia.

OFERENDAS DE OBÁ

Canjica amarela cozida, feijão miúdo cozido, misturados com salsa

picada e azeite de dendê. Refogar a canjica com feijão miúdo com dendê

e salsa. 

Opcional: lentilha cozida, abacaxi, pipoca, doces de massa, orelha de

macaco, balas de goma.

Entregar no cruzeiro aberto ou no mato ou na figueira.

OFERENDAS DE OSSANHA

Um opeté de batata inglesa sem casca, um opeté de batata inglesa com

casca, miamiã gordo, 7 rodelas de ovo cozido, 7 pedaços de linguiça de

porco, cágado feito de batata inglesa sem casca e pipocas.

Opcional: lingüiça de porco frita ou assada, ovo cozido, figo, abacate,

melão, mamão, alface, moedas.

Entregar num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia ou na figueira.

OFERENDAS DE XAPANÃ

Page 6: Algumas Frentes Aos Orixás

Xapanã Jubeteí, Belujá, Sapatá

Feijão preto torrado, amendoim torrado, pipocas e milho torado.

Opcional: opeté de batata inglesa, decorado com milho, feijão e

amendoim, pés-de-moleque, fatias de coco fritas no dendê.

Entregar:

Xapanã Jubeteí: Na figueira de mato ou no mato.

Xapanã Belujá: Numa figueira de praia ou numa figueira no mato ou de

mato.

Xapanã Sapatá: Numa figueira de mato.

OBSERVAÇÃO: Para algumas qualidades de Sapatá serve-se bife de gado

sem nervo e não batido, levemente passado no dendê fervente.

OFERENDAS DE OXUM

Oxum Pandá Ibeji

Canjica amarela cozida, 08 doces de massa, 01 maçã verde partida em

04 pedaços, balas, bombons, pirulitos, quindins e mel.

Canjica amarela cozida e refogada com mel, 08 doces quindins, 03 ou 06

bananas da terra ou catarina.

Opcionais: Omolocum (bola de feijão míúdo cozido em forma de bola

furado ao meio e mel).

Entregar na beira da praia ou numa pracinha de crianças (próximo aos

balanços).

Oxum Pandá

Canjica amarela, quindins e mel.

Canjica amarela cozida e mel.

Page 7: Algumas Frentes Aos Orixás

Opcional: pudim, ambrosia, cerejas, doce olho de sogra amarelo,

omolocum.

Entregar na beira da praia de água doce ou salgada, ou na beira de uma

cachoeira.

Oxum Demum

Couve manteiga partida fina, refogada com farinha de milho, gema de

ovo cozido esmagado e misturado com a couve com moedas e mel.

Canjica amarela cozida mistura com mel, salsa picada, quindins e mel.

Opcional: pudim, ambrosia, cerejas, doce olho de sogra amarelo,

omolocum

Entregar na beira da praia de água doce ou salgada, ou num coqueiro

junto à praia.

Oxum Olobá 

Feijão miúdo cozido e enfarofado com farinha de mandioca, 04 ovos

cozidos partidos e mel.

Canjica amarela cozida e refogada com mel.

Opcional: pudim, ambrosia, cerejas, doce olho de sogra amarelo e

omolocum.

Entregar na beira da praia de água doce ou salgada, ou figueira junto à

praia, ou pedra junto à praia.

Oxum Docô 

Canjica amarela, canjica branca, quindins e mel.

Canjica amarela e canjica branca cozidas juntas e misturadas e mel.

Opcional: pudim, ambrosia, cerejas, doce olho de sogra amarelo e

omolocum.

Entregar na beira da praia de água doce ou salgada.

Acaçá para Oxum:

Canjica amarela de molho por 24 horas, batida e cozida, enrolados em

folhas de bananeira, passadas na água quente.

OFERENDAS DE YEMANJÁ

Page 8: Algumas Frentes Aos Orixás

Iemanjá Bocí, Bomi

Canjica branca cozida misturada com salsa e merengues.

Entregar na beira da praia de água salgada ou doce.

Iemanjá Nanã Borocum

Canjica branca, açúcar e merengues.

Entregar beira da praia de água salgada ou doce.

Iemanjá Bocí / Bomí - Canjica branca cozida refogada com salsa,

enfeitada com 8 merengues, regado a mel.

Iemanjá Nanã Borocum - Canjica branca refogada com tempero verde

e um pouquinho de sal.

OFERENDAS DE OXALA

Oxalá Obocum e Olocum

Canjica branca, 08 fatias de coco descascadas, 8 cocadas, coco ralado e

feijão miúdo descascado, mel.

Entregar na beira da praia de água doce ou salgada.

Oxalá Dacum

Canjica branca, axoxó descascado, cocadas, 8 cocadas, coco ralado, 08

fatias de coco.

Entregar na beira da praia de água salgada ou doce, ou na correnteza

das águas.

Oxalá Jobocum

Canjica branca, cocadas, 08 fatias de coco descascados, 8 cocadas, coco

ralado e mel.

Opcional: peras, uvas, doce de coco qualquer, manjar branco, maria

mole.

O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.

Na beira da praia de água doce ou salgada.

Oxalá Oromilaia - Canjica branca cozida, 04 ovos partidos cada um em

dois pedaços ao comprido.

Page 9: Algumas Frentes Aos Orixás

Acarajés para Oxalá:

Feijão miúdo de molho por 24 horas, sem casa, batido e frito no azeite

comum.

Acaçá Pai Oxalá:

Canjica branca de molho por 24 horas, batida e cozida, enrolar em forma

de croquete e enrolados em folhas de bananeira, passadas na água

quente.

OBSERVAÇÃO: Os Orixás devem receber suas oferendas, de uma

maneira geral nos respectivos lugares acima; porém, de acordo com o

ajuntó, podem os Orixás mudarem o lugar de receberem as oferendas,

ou ainda, de acordo com a (obrigação) que o Babalorixá ou Yalorixá vai

realizar, pode igualmente mudar o lugar do Orixá receber as oferendas.

Alguns ecós dos Orixás.

 BARÁ ELEGBA: Ecó amargo: água, 7 pitadas de farinha de mandioca, 7 pitadas de sal e azeite de dendê. Ecó doce: água, 7 pitadas de farinha de mandioca e azeite de dendê.

BARÁ LODÊ – BARÁ ADAGUÉ – BARÁ LANÁ: água, 7 pitadas de farinha de mandioca, azeite de dendê.

BARÁ AGELÚ: água, 7 pitadas de farinha de mandioca, mel e azeite de dendê.

OGUM AVAGÃ – OGUM ONIRA – OGUM OLOBEDÉ – OGUM ADIOLÁ: água, vinagre e azeite de dendê ou água, 1 colher açúcar e 7 gotas de vinagre.

Page 10: Algumas Frentes Aos Orixás

OIA IANSÁ – IANSÁ TIMBOÁ – IANSÃ DIRÃ: água, mel e pétalas de rosas vermelhas ou água, mel e perfume.

XANGÔ AGODÔ – XANGÔ AGANJÚ – XANGÔ AGANJÚ IBEJI: 1 banana esmagada, água, mel e azeite de dendê.

ODÉ: água, farinha de mandioca e azeite de dendê.

OTIM: água, farinha de mandioca, leite, azeite de dendê.

OBÁ: água, 7 pitadas de farinha de milho e mel.

OSSANHA: água, 7 pitadas de erva mate, mel e azeite de dendê.

XAPANÁ: água, 7 pitadas de pó de café e azeite de dendê.

OXUM: água, perfume, mel e uma rosa amarela.

IEMANJÁ: água, 1 pitada de sal, perfume, uma rosa branca e mel.

OXALÁ: água, mel e 1 rosa branca.

Ajuntós - Nação Cabinda

Para quem não sabe, ajuntó é o Orixá que "casa" ou "acompanha" seu Orixá de cabeça. Todos temos um Orixá que rege nosso eledá (cabeça) e outro que rege nosso corpo, além dos Orixás

Page 11: Algumas Frentes Aos Orixás

de perna e passagem. Invariavelmente o Orixá do corpo precisa "casar" com o Orixá de cabeça, precisam combinar, e a essa combinação chamamos "ajuntó". Por exemplo: sou filho de Oxum Pandá, e o ajuntó de minha Oxum é Xangô Aganjú (meu Orixá de corpo).Abaixo seguem os possíveis ajuntós entre os Orixás:

Bará Elegba com Oyá Timboá.Bará Lodê com Iansã e com Obá.Bará Lanã com Obá e algumas vezes com Oyá Niqué.Bará Adague com Oyá Niqué e com Obá.Bará Agelú com Oxum Pandá e algumas vezes com Oyá Niqué.

Ogum Avagã com Oyá Timboá e Oyá Dirã.Ogum Onira com Oyá Niqué.Ogum Olobedé com Iansã.Ogum Adiolá com Oxum Pandá e com Yemanjá Bocí.

Oyá Timboá com Bará Elegba e com Ogum Avagã.Oyá Dirã com Ogum Avagã.Oyá Niqué com Bará Adague (às vezes com Bará Lanã e com Bará Agelú), com Ogum Onira, Xangô Aganjú e Xapanã Jubeteí.Iansã Com Bará Lodê, Ogum Olobedé, Xangô Agodô, Xapanã Belujá e Xapanã Sapatá.

Xangô Aganjú Ibeje com Oxum Pandá Ibeje.Xangô Aganjú com Oyá Niqué, Obá, Oxum Pandá e Yemanjá Bocí.Xangô Agodô com Iansã e Oxum Olobá.

Odé com Otim e Yemanjá Bocí.Otim com Odé.

Obá com Bará Lodê, Bará Lanã, Bará Adague, Xangô Aganjú, Xapanã Jubeteí e Xapanã Sapatá.

Ossanha com Oxum Demun e Yemanjá Bocí.

Xapanã Jubeteí com Oyá Niqué e Obá.Xapanã Belujá com Iansã e Oxum Olobá.Xapanã Sapatá com Iansã e Obá.

Oxum Pandá Ibeje com Xangô Aganjú Ibeje.Oxum Pandá com Bará Agelú, Ogum Adiolá, Xangô Aganjú, Oxalá Bocum e Oxalá Olocum.Oxum Demun com Ossanha.Oxum Olobá com Xangô Agodô e Xapanã Belujá.Oxum Docô com Oxalá Jobocum (às vezes com Oxalá Oromilaia).

Yemanjá Bocí com Ogum Adiolá, Xangô Aganjú, Odé, Ossanha e Oxalá Dacum.Yemanjá Bomí com Oxalá Jobocum (às vezes com Oxalá Oromilaia).Yemanjá Nanã Borocum com Oxalá Jobocum.

Oxalá Bocum com Oxum Pandá (quando a passagem de Orixá for Xangô Aganjú).Oxalá Olocum com Oxum Pandá (quando a passagem de Orixá for Xapanã Jubeteí).Oxalá Dacum com Yemanjá Bocí.Oxalá Jobocum com Oxum Docô e Yemanjá Bomí.Oxalá Oromilaia: somente em casos especiais este Orixá faz ajuntó com Oxum Docô e Yemanjá Bomí.

Page 13: Algumas Frentes Aos Orixás

para ensinar e pregar os fundamentos e preceitos católicos. Os negros eram proibidos de qualquer prática religiosa que não fosse aquela aprendida aqui no Brasil. Então, para evitar represálias dos senhores de engenho, os escravos fingiram adaptar-se à nova fé. Para que pudessem continuar cultuando nossos Orixás os negros passaram a utilizar de imagens dos santos católicos. Atribuíram a imagem de um santo para cada Orixá, para isso procuraram os santos católicos que mais se adequasse e se identificasse com os santos afros. Em dia de batuque os escravos costumavam abrir um buraco no chão, dentro do qual eles depositavam as oferendas aos Orixás. Para esconder o buraco eles colocavam em cima uma pedra ou tronco de madeira. Em cima da pedra colocavam uma imagem de santo católico, geralmente a que tinham escolhido para corresponder ao Orixá que estava sendo homenageado. À noite então formavam uma roda em volta da pedra e dançavam e cantavam as rezas louvando os Orixás. Os brancos sem entenderem o idioma iorubá, acreditavam na conversão e achava até bonito a demonstração de fé dos negros com a nova religião.

Bará Lodê: São Pedro, quando faz ajuntó com Iansã.São Benedito quando faz ajuntó com Obá.

Bará Lanã: Santo Antônio do Pão dos Pobres.

Bará Adague: Santo Antônio.

Bará Agelú: Menino no colo de Santo Antônio.

Ogum Avagã: São Paulo.

Ogum Onira, Olobedé e Adiolá: São Jorge.

Oyá Timboá: Santa Terezinha quando faz ajuntó com Ogum Avagã.

Oyá Dirã: Joana D’arc.

Oyá Niqué: Santa Bárbara sem o castelo.

Iansã: Santa Bárbara com o castelo.

Xangô Ibeje: São Cosme e São Damião.

Xangô Aganjú: São Miguel Arcanjo.

Page 14: Algumas Frentes Aos Orixás

Xangô Agodô: São Jerônimo quando faz ajuntó com Iansã.São João Batista quando faz ajuntó com Oxum Olobá.

Odé: São Sebastião.

Otim: Santa Bernadete.

Obá: Santa Catarina.

Ossanha: São Cristóvão quando faz ajuntó com Oxum Demun.São Judas Tadeu quando faz ajuntó com Yemanjá Bocí.

Xapanã Jubeteí: São Roque quando faz ajuntó com Oyá.São Lázaro quando faz ajuntó com Obá.

Xapanã Belujá: Jesus Cristo crucificado quando faz ajuntó com Iansã.Senhor dos Passos quando faz ajuntó com Oxum Olobá.

Xapanã Sapatá: Jesus Cristo crucificado quando faz ajuntó com Iansã.São Lázaro quando faz ajuntó com Obá.

Oxum Ibeje: Nossa Senhora de Fátima.

Oxum Pandá: Nossa Senhora de Fátima quando faz ajuntó com Bará Agelú.Nossa Senhora do Rosário quando faz ajuntó com Ogum Adiolá.Nossa Senhora de Lourdes quando faz ajuntó com Xangô Aganjú.Nossa Senhora das Graças quando faz ajuntó com Oxalá Bocum.Imaculada Conceição quando faz ajuntó com Oxalá Olocum.Sagrado Coração de Maria quando faz ajuntó com Oxalá Olocum.

Oxum Demun: Nossa Senhora de Aparecida.

Oxum Olobá: Nossa Senhora do Carmo quando faz ajuntó com Xangô Agodô.Nossa Senhora Medianeira quando faz ajuntó com Xapanã Belujá.

Oxum Docô: Nossa Senhora da Conceição.

Yemanjá Bocí e Iemanjá Bomí: Nossa Senhora dos Navegantes.

Yemanjá Nanã Borocum: Sant’Anna.

Oxalá Bocum e Oxalá Olocum: Menino Jesus de Praga.

Oxalá Dacum: Sagrado Coração de Jesus.

Oxalá Jobocum: Divino Espírito Santo (pomba).

Oxalá Oromilaia: Santa Luzia.