Alianca pro minas e rede para a inovacao

22
PLATAFORMA “Minas é Inovação” “ REDE PARA INOVAÇÃO “

description

 

Transcript of Alianca pro minas e rede para a inovacao

Page 1: Alianca pro minas e rede para a inovacao

PLATAFORMA “Minas é Inovação”

“ REDE PARA INOVAÇÃO “

Page 2: Alianca pro minas e rede para a inovacao

“ O estado de Minas Gerais povoado de empresas inovadoras, com bem-estar e qualidade de vida para a sociedade “ Visão da MinasInvest

“ O SIMI – Sistema Mineiro de Inovação, tem por finalidade promover convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas de pesquisa e tecnologia para, de forma cooperada, desenvolver a inovação no Estado de Minas Gerais.”

VISÃ

O

A REDE PARA INOVAÇÃO apoia, organicamente, o potencial do Estado de Minas Gerais numa Parceria Público-Privada inovadora e atua como catalizadorada inovação no desenvolvimento sócio-econômico-

buscando oportunidades para criar parcerias comerciais entre o setor Público e a iniciativa privada

Page 3: Alianca pro minas e rede para a inovacao

IDÉI

A-FO

RÇA

IDÉIA-FORÇA: FORTALECER E LIGAR A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO AOS ATOS ECONÔMICOS.

A colaboração do conhecimento e dos negócios pode trazer benefícios estratégicos para Minas Gerais, interagindo com o Governo em seus objetivos econômicos de base mais ampla.

O papel da REDE PARA INOVAÇÃO é somar esforços operacionais com a capacidade instalada do Governo para direcionar e atrair os investimentos, negócios e inovação capazes de executar as metas e objetivos econômicos do Governo Estadual, traduzidas no PMDI 2007/2011/23 através dos 5 Eixos Estratégicos, 11 Áreas de Resultado e os 50 Projetos Estruturadores, enquanto o SIMI “ pretende, pioneiramente, ser a mais promissora iniciativa para promover uma articulação dinâmica e permanente para a inovação.”

O Governo, contando com o apoio operacional da REDE PARA INOVAÇÃO, agiliza medidas que aumentam o impacto econômico dos investimentos , ambiente de negócios e oxigenação de conhecimento adotando políticas que sustentam as metas econômicas mais amplas e de longa duração.

Page 4: Alianca pro minas e rede para a inovacao

A força-motriz: PLANEJAR E ATUAR.

A ferramenta é formular um planejamento estratégico como agenda de Governo em conjunto com o setor produtivo para ser implementada tanto na demanda na oferta de capacitações, como contribuição fundamental na melhoria dos níveis de inovação e competitividade.O planejamento tem por objetivo comprometer os agentes do desenvolvimento a criar um sistema de qualificação mais responsivo e flexível.A REDE PARA INOVAÇÃO deve incluir temas de políticas Públicas como:

necessidade de expandir os fundos para ciência;desenvolvimento de estratégias e “clusters” regionais orientados para a inovação;desenvolvimento de conhecimento e capacitações eInternacionalização

A REDE DA INOVAÇÃO EM MINAS se propõe a participar da formulação de políticas em áreas do conhecimento em que o Governo, a iniciativa privada e os Centros de Conhecimento, em rede, podem agir eficazmente para elevar a taxa de inovação.

FORÇ

A-M

OTR

IZ

Page 5: Alianca pro minas e rede para a inovacao

A REDE PARA INOVAÇÃO tem por objetivo derradeiro facilitar a criação de novos empreendimentos comercializando os resultados da pesquisa universitária com vistas a gerar retorno econômico para as partes.

Ao aproximar empresas com as tecnologias e recursos da Universidade, cria-se parcerias entre pesquisadores e empreendedores nos mercados local e global. Estes vínculos geram novos investimentos e benefícios econômicos de longo-prazo para a universidade, seus parceiros corporativos e a comunidade.

QUEREMOS que Minas seja um “hub”, um pólo de conhecimento na economia nacional, com reputação não apenas na descoberta científica e tecnológica, mas também na liderança de transformar conhecimento em produtos e serviços inovadores.

Embora o Governo atual tenha tido o mérito de estabelecer os fundamentos de uma nova economia através de um arrojado programa de choque de gestão capaz de equilibrar as políticas macro-econômicas e fiscais, outras medidas que afetam diretamente a inovação precisam ser adotadas, criando e implementando um programa de reforma micro-econômica.

O Q

UE

QU

EREM

OS

Page 6: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Minas vive um ambiente favorável para seu desenvolvimento: O PMDI – Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e o SIMI Sistema Mineiro de Inovação são programas avançados que impõem mudanças pragmáticas, rupturas de paradigmas e abertura para novas alternativas.

CON

VITE

ÀIN

ICIA

TIVA

PRI

VAD

A

“Um “novo” modelo exige como tendência a predominância das iniciativas privadas na determinação da dinâmica econômicae um elevado grau de abertura à economia internacional.”

“Para alcançar o objetivo do desenvolvimento é imprescindível contar com a participação e o apoio dos segmentos empresariais.”“Para alcançar o objetivo do desenvolvimento é imprescindível contar com a participação e o apoio dos segmentos empresariais.”

O Governo concorda que para cumprir o Programa Mineiro de Desenvolvimento Integrado se " requer um agudo senso de prioridade e muita competência para inovar e criar, fazer diferente e conseguir resultados expressivos..."

* Relatório MG do Século XXI, BDMG

Page 7: Alianca pro minas e rede para a inovacao

“Não há nenhum inconveniente no fato de gestores públicos atuarem para implementar condições que levem ao aumento da capacidade produtiva, direcionando os investimentos e criando políticas que viabilizem o aproveitamento de potenciais produtivos, tendo em vista oportunidades no mercado externo e interno, e gerem oportunidades de trabalho e de negócios.” (FERNANDO DOLABELA,2003)

“ Empreendedorismo significa protagonismo social, ruptura de laços de dependência, crença dos indivíduos e das comunidades na própria capacidade de construir o seu desenvolvimento pela cooperação entre os diversos âmbitos político-sociais que a caracterizam.” (FRANCO, 2003)

ESTA

DO

EM

PREE

ND

EDO

R

EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: ao lado da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, a Constituição Federal inclui o princípio da “ eficiência” na gestão administrativa pública direta ou indireta.

A REDE PARA INOVAÇÃO se propõe a contribuir na construção da “ MINAS :ESTADO DE RESULTADOS” e “ MINAS É INOVAÇÃO”.

Page 8: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Parceria entre empresas, Governo e Centros de Conhecimento com oobjetivo de desenvolver uma agressiva iniciativa público-privada de desenvolvimento sustentável.

Esforço de “mutirão” para incentivar as iniciativas individuais de seus integrantes em programa mais amplo e planejado capaz de promover o desenvolvimento de negócios e de conhecimento do Estado, a nível local e internacional.

Ao congregar os agentes do desenvolvimento nos setores estratégicos, a parceria amplia o número de oportunidades de qualidade e promove o êxito geral das estratégias de desenvolvimento do Estado.

Visa construir foco, comunicação e colaboração entre os intervenientes do desenvolvimento econômico, congregando os esforços de todos os seus agentes de forma organizada e orgânica.

A rede deve servir como um “benchmark” criando atividades de ponta e inovadoras para expandir o ambiente de negócios do Estado de Minas Gerais.

ALIA

NÇA

PRO

MIN

AS

Page 9: Alianca pro minas e rede para a inovacao

O reconhecimento de que o bem estar econômico geral da Sociedade gera condições e ambiente favoráveis para o desenvolvimento de seu empreendimento justifica o comprometimento da ALIANÇA PRO MINAS no progresso sócio-econômico do Estado.

Através de sua participação e apoio efetivos, os parceiros da iniciativa privada e dos Centros de Conhecimento nas atividades de fomento do Estado são de vital importância para a sua viabilização econômica , gerando mais emprego e renda.

Sua principal contribuição , entretanto, é o aporte de capacidade empreendedora, dinamismo, gestão eficiente, celeridade aos processos capazes de inovar a gestão Pública.

A ALIANÇA PRO MINAS é uma cooperação entre os diversos âmbitos e agentes político-sociais, assentada na crença de que a sociedade é capaz de construir o seu desenvolvimento e a inovação é o instrumento.

ALIA

NÇA

PRO

MIN

AS

Page 10: Alianca pro minas e rede para a inovacao

A ALIANÇA PRO MINAS se propõe a ser um braço operacional dos agentes do desenvolvimento: do Governo como indutor e do empreendedor como executor:

Servindo como instrumento para lidar com barreiras administrativas e operacionais, oferecendo um ambiente de políticas e táticas mais amigáveis e palatáveis para canalizar os interesses dos empreendedores e investidores.

Identificando alternativas simples e práticas na política de investimento e na capacidade de remover os gargalos e preencher os elos faltantes

Aglutinando idéias, iniciativas, conhecimento e colaboração entre os agentes do desenvolvimento.

BRAÇ

O O

PERA

CIO

NAL

Page 11: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Objetivos gerais

Criar e disponibilizar ferramentas permanentes capazes de abordar a necessidade de políticas e métricas de inovação eficazes que possam traduzir o dinamismo da economia global de rede baseada no conhecimento e trazer competitividade às empresas e bem-estar à sociedade.

Criar um Painel da Inovação com indicadores de medição da inovação em Minas Gerais no contexto da economia global, ajudando os tomadores de decisão com referenciais (benchmarks) e monitorando o desempenho da inovação, estabelecendo novos parêmetros para a gestão Pública e as estratégias empresariais.

CRIA

ND

O IN

DIC

ADO

RES

Page 12: Alianca pro minas e rede para a inovacao

“ a gente vive repetido, o repetido, e escorregável, num mim minuto, já está empurrado noutro galho.” (Guimarães Rosa)

Na Nova Economia, o que mais importa é a “ eficiência adaptativa”( Douglas North -Prêmio Nobel de economia) , ou seja, a capacidade das instituições de inovar, aprender continuamente e mudar produtivamente.Na velha economia, ativos fixos, financiamento e mão-de-obra eram as fontes principais de vantagem competitiva para as empresas. Na Nova Economia, as racionalidades e metas econômicas de desenvolvimento econômico devem dar lugar a formas inovadoras e sustentáveis de produzir. O desafio agora é criar uma estrutura de política econômica capaz de encorajar uma nova era de crescimento de renda per-capita mais elevado, adaptando-se às novas formas de produzir.

“ O mineiro não se adapta facilmente ao progresso(...) daí dizer-se que é uma grande força conservadora (...) Onde se instala, fica. Desconfia de mudanças.” (Alceu Amoroso Lima)D

ESAF

IO:

MU

DAN

ÇA

Inovação requer mudanças de paradigmas.Este é o grande desafio de Minas.

Page 13: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Portanto, o Governo desempenha importante papel:

na criação de condições favoráveis para a inovação;no desenvolvimento de uma gama de produtos Públicos que são essenciais para uma economia do conhecimento dinâmica e inovadora:base sólida de ciência, engenharia e tecnologia;incentivos para a transferência do conhecimento;padrões educacionais elevados;formação, retenção e circulação de talentos.financiamento

Para melhorar o desempenho da inovação, é preciso iniciativas intra-governamentais e parcerias com a sociedade civil.

Ações amplas são fundamentais. A inovação deve ser incrustada no pensamento de todos os agentes econômicos e colaboração intensa entre eles é imprescindível.

DES

AFIO

: M

UD

ANÇA

Page 14: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Estágios de atividades

– Descoberta: Como construir e sustentar uma massa crítica de ciência aplicada.

– Desenvolvimento: Como realizar a comercialização da inovação.

&

– Aplicação: Como atingir a formação do empreendimento, expansão e globalização.

AÇÕ

ES

Insumos

• Inovação: Como organizar as atividades.

• Financiamento: Como capitalizar as atividades.

• Recursos Humanos: Como adquirir os talentos necessários.

• Infra-estrutura: Facilidades para acionar as operações.

• Governança: Como alinhar políticas, programas e práticas para sustentar as ações.

Page 15: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Dutos Consistentes e Robustos da Inovação criam um ciclo que Promove a Formação de Aglomerações Produtivas

CICL

O D

A IN

OVA

ÇÃO

Investimento em P,D, I &G:Governo,

Setor produtivo

Comercialização do Novo Conhecimento:Patentes, Licenças

Enpreendedorismo:Crescimento e

Continuidade de Novos Negócios

Empresas Globais:Lançamento em BolsaLiderança Tecnológica

Page 16: Alianca pro minas e rede para a inovacao

VALO

RES

E D

ESAF

IOS

O desenvolvimento deve ser sustentável, visando ao bem-estar social, econômico e ambiental de toda a sociedade;

A participação dos segmentos empresariais e de toda a sociedade no desenvolvimento sócio-econômico é fundamental;

O desenvolvimento é missão de todos, mas não é inercial: requer forças aglutinadoras e coordenadoras para disparar o ciclo virtuoso e necessário do desenvolvimento.

O ambiente favorável para o crescimento criado pelo Governo atual e o peso da dimensão financeira para atender as crescentesdemandas, impõem como fator mais urgente inovações e reformas estruturais ainda mais profundas.

A ALIANÇA PRO MINAS acredita que deve existir um equilíbrio adequado entre o interesse Público e a iniciativa privada capaz de levar ao progresso social e desenvolvimento econômico.

Page 17: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Marketing institucional, criando um ambiente acolhedor para convivência dinâmica das diversas culturas.

Integração a uma vasta rede de conhecimento e negócios

Facilitação aos mecanismos de investimentos de empresas estrangeiras em Minas e de empresas Mineiras no exterior. (Modelo: “ One-Stop Shop”)

Assessoria e monitoramento nas etapas do projeto até a sua implementação.

Financiamento (Fund raising): capital de risco e bancos de fomento

Acesso a projetos de investimentos em inovação e negócios em sua área de atuação.

Acesso a projetos e PPP com o Governo Estadual e Municipal e capital de risco e fundos privados de investimento.

Dedução de Imposto de Renda: até o limite de 2% (dois por cento) do lucro operacional (MP nº 2113-32, de 21.jun.2001, arts. 59 e 60.)

BEN

EFÍC

IOS

Page 18: Alianca pro minas e rede para a inovacao

SUST

ENTA

BILI

DAD

E D

O P

ROJE

TO

A mudança do modelo de pensamento (mind set) como chave para a transformação e crescimento.

A adoção de padrões internacionais de excelência vista como condição fundamental para se assegurar competitividade e êxito

Construir a Minas Gerais – Estado de Resultados

A antevisão de resultados seguros e positivos da ALIANÇA PRO MINAS sustenta-se nos seguintes pilares:

A iniciativa, ousadia e inovação como novos paradigmas dos conceito de gestão para a retomada do vigor de Minas.

A constatação de novas formas de viabilização de empreendimentos geradores de desenvolvimento requer a união das forças da sociedade.

Page 19: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Rede ALIANÇA PRO MINASComunidades

deNegócios

Comunidadesde

Conhecimento

Sub-redes

Clusters

INSTITUTO DE PESOS E

MEDIDAS - MG

MINAS INVEST

PROJETO ESTADUALINCLUSÃO DIGITAL

Comunidades de Colaboração

InovaçãoCompetitividade

Educação

AgronegócioComércioExterior

Projetos Oportunidades

Pauta das comunidades de colaboração alinhadacom os objetivos estratégicos de cada sub-rede

Page 20: Alianca pro minas e rede para a inovacao

UM

A PA

RCER

IA P

ÚBL

ICO

-PRI

VAD

A Ações Públicas são mais eficazes se realizadas em parceria com a sociedade civil, posto que suas organizações acumulam infra-estrutura,conhecimento e recursos humanos de qualidade.

“Ao convidar estas entidades para a execução de políticas públicas, o Estado reconhece, a um só tempo, as limitações inerentes às normas que regem a atuação estatal, e o importante papel da sociedade civil para o desenvolvimento social.” (SEPLAG)

A instituição das Organizações Sociais Civis de Interesse Público possui sentido estratégico no contexto do Plano Estruturador do Choque de Gestão:permite o fortalecimento da sociedade civil, aumenta a sua capacidade de influenciar as decisões públicas e alavanca recursos a serem destinados ao desenvolvimento estadual.

“ Para se alcançar este macro objetivo, impõe-se a adoção de metodologia baseada em indicadores de resultados, com gerenciamento intensivo, mediante clara responsabilização dos partícipes pelas metas, projetos e atividades.” (Governo de MG)

Page 21: Alianca pro minas e rede para a inovacao

UM

A PA

RCER

IA P

ÚBL

ICO

-PRI

VAD

A

Considerando que:

Compete ao SIMI – Sistema Mineiro de inovação, promover a integração e a articulação entre órgãos,entidades, empresas de direito público e privado, organizações da sociedade civil de interesse público - OSCIP, universidades e centros universitários (Art. 3º. Decreto 44.318/2006)O SIMI é a união de empresas, institutos de pesquisa e governo orientados e coordenados de forma a gerar um ambiente propício do desenvolvimento da inovação no Estado de Minas Gerais.MinasInvest é renomada OSCIP Estadual e Federal e tem demonstrado suas capacitações no fomento de negócios e investimentos sustentáveis, nos termos e prerrogativas da Lei Estadual 14.870/2003.Parceria...é estratégia da MinasInvest, propondo-se a “atuar como agente catalisador da Parceria para a Inovação, entre o setor privado, Universidade, Governo e Organismos financiadores para a gestão do conhecimento aplicado àcadeia produtiva.”O Instituto PEABIRUS disponibiliza uma robusta rede em Internet com ferramentas para a rearticulação e o reordenamento dos processos políticos, econômicos e sociais numa perspectiva dos interesses locais em função da globalização.

MINASINVEST/INSTITUTO PEABIRUS propõem à Secretaria de Ciência e Tecnologia, como Secretaria de coordenação do SIMI a celebração, de um Convênio com vistas a articular, implantar e gerenciar o ambiente da REDE DA INOVAÇÃO ora proposto.

Page 22: Alianca pro minas e rede para a inovacao

Espaços nobres, instalações e tecnologia de ponta para eventos e reuniões e “business lounge” para entrecruzamento de conhecimentos e oportunidades de negócios