Alimentaçao no mundo

2
Marina Maciel 10 de junho de 2013 Você com certeza já ouviu a frase você é o que você come. A comida de uma pessoa influencia seu estado de espírito e sua saúde. O que mais a sua comida pode dizer sobre você? Para os fotojornalistas Peter Menzel e Faith D’Aluision, além de revelar hábitos, pode dizer muito a respeito de economia, consumo, sustentabilidade, diferenças sociais e globalização. Eles chegaram a esta conclusão com seu projeto Hungry Planet: What the World Eats (Planeta Faminto: O que o Mundo Come), que virou livro. O projeto visitou 24 países e fotografou 30 famílias de diferentes classes sociais posando ao lado de toda a comida que consomem durante uma semana. O trabalho também faz um estudo da grande mudança pela qual passou a alimentação mundial depois da agricultura, impulsionada pela globalização, pelo turismo e pelo agronegócio. A pesquisa evidencia que as famílias mais ricas tendem a consumir mais produtos industrializados enquanto as mais pobres consomem grãos, frutas e vegetais. Abaixo, confira algumas das fotografias e o gasto de cada família com alimentação: Egito, Cairo, U$78 Mali, Kouakourou, U$30 Índia, Ujjain, $45 Japão, Kodaira, U$361 Alemanha, Bargteheide, U$568 Canada, Iqaluit, $392 China, Weitaiwu, U$65 Equador, Tingo, U$32 EUA, Carolina do Norte, $342 ATIVIDADES 1. De que país é a 4. Sobre as afirmativas abaixo, marque (X) nas que são verdadeiras. ( ) As famílias da Índia e China representam a elite desses países miseráveis. ( ) A família que representa os EUA é tipicamente norte americana já que a

Transcript of Alimentaçao no mundo

Page 1: Alimentaçao no mundo

Marina Maciel 10 de junho de 2013Você com certeza já ouviu a frase você é o que você come. A comida de uma pessoa influencia seu estado de espírito e sua saúde. O que mais a sua comida pode dizer sobre você? Para os fotojornalistas Peter Menzel e Faith D’Aluision, além de revelar hábitos, pode dizer muito a respeito de economia, consumo, sustentabilidade, diferenças sociais e globalização. Eles chegaram a esta conclusão com seu projeto Hungry Planet: What the World Eats (Planeta Faminto: O que o Mundo Come), que virou livro. O projeto visitou 24 países e fotografou 30 famílias de diferentes classes sociais posando ao lado de toda a comida que consomem durante uma semana. O trabalho também faz um estudo da grande mudança pela qual passou a alimentação mundial depois da agricultura, impulsionada pela globalização, pelo turismo e pelo agronegócio. A pesquisa evidencia que as famílias mais ricas tendem a consumir mais produtos industrializados enquanto as mais pobres consomem grãos, frutas e vegetais.

Abaixo, confira algumas das fotografias e o gasto de cada família com alimentação:

Egito, Cairo, U$78

Mali, Kouakourou, U$30

Índia, Ujjain, $45

Japão, Kodaira, U$361

Alemanha, Bargteheide, U$568 Canada, Iqaluit, $392

China, Weitaiwu, U$65

Equador, Tingo, U$32 EUA, Carolina do Norte, $342

ATIVIDADES

1. De que país é a família que mais consome alimentos?2. De que país é a família que menos consome alimentos?3. Observe as imagens e diga que dois países muito ricos (emergentes), consomem muitas verduras.

4. Sobre as afirmativas abaixo, marque (X) nas que são verdadeiras.( ) As famílias da Índia e China representam a elite desses países miseráveis. ( ) A família que representa os EUA é tipicamente norte americana já que a maioria da população desse país é negra.( ) A alimentação da família que representa o Equador mostra a realidade do país que é predominantemente agrário ( ) A alimentação da Alemanha representa a realidade de um dos países mais industrializados do mundo.( ) Japão e Canada tem em comum, além do grande consumo de industrializados, o consumo de pescados.( ) A alimentação da família de Mali , mesmo sendo precária, não reflete a realidade do continente Africano, que é de fome e miséria.

5. Faça uma conclusão sobre as imagens.